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Revista de Administração de Empresas, Volume: 61, Número: 6, Publicado: 2021
  • SUCESSÃO EXITOSA: O CONTEXTO DO ENTORNO E O PLANO DE SUCESSÃO Artigos

    García, Guadalupe Manzano; Ayala-Calvo, Juan-Carlos; Schumacher, Alexandre José

    Resumo em Português:

    RESUMO A literatura sobre sucessão continua desarticulada, e apenas nos últimos anos começam a surgir estudos que oferecem uma visão global dos fatores que contribuem para que o processo de sucessão seja exitoso. Com base em uma amostra de 230 empresários do agronegócio do Estado do Paraná, utilizamos um desenho de estudo de distanciamento temporal para comprovar até que ponto o plano de sucessão, o entorno familiar, o entorno organizacional e o entorno econômico podem prever o êxito da sucessão. Os resultados mostram que a variável que mais contribuiu para o êxito do processo de sucessão foi aquela sobre a qual a empresa tem menos controle: o entorno econômico. Os resultados sugerem que, para garantir sua sobrevivência, as empresas familiares devem planejar a sucessão e fomentar o desenvolvimento de contextos familiares e organizacionais que incentivem os novos líderes a querer assumir a gestão da empresa familiar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La literatura sobre sucesión sigue desarticulada y apenas hay estudios que ofrezcan una visión global de los factores que ayudan a que el proceso de sucesión sea un éxito. Nuestro estudio se basó en una muestra de 230 emprendedores del agronegocio del estado de Paraná (Brasil). Usamos un diseño de tiempo retardado para comprobar hasta qué punto el plan de sucesión, el entorno familiar, el entorno organizacional y el entorno económico pueden predecir el éxito de la sucesión. Los resultados mostraron que la variable que más contribuyó al éxito del proceso de sucesión fue aquella sobre la que la empresa tiene menos control: el entorno económico. Los hallazgos sugieren que, para garantizar su supervivencia, las empresas familiares deben planificar la sucesión y fomentar el desarrollo de contextos familiares y organizacionales que alienten a los nuevos líderes a desear asumir la gestión de la empresa familiar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Succession literature remains non-cumulative and disjointed, and studies are only just appearing that offer an overall view of the factors that make the succession process a success. Our study was based on a sample of 230 agribusiness entrepreneurs from the state of Paraná (Brazil). We used a time-lagged design to test the extent to which the succession plan, the family environment, the organizational environment and the economic environment are able to predict succession success. Our results showed that the variable that contributed most to the success of the succession process is one that the firm has the least control over: the economic environment. The findings suggest that in order to guarantee survival family-run enterprises must plan for succession and foster the development of a family and organizational context that encourages new leaders to want to take over the management of the family business.
  • COMBINAÇÕES COMPORTAMENTAIS EXPLICATIVAS DA COLABORAÇÃO EM REDES DE SUPRIMENTOS Artigos

    Macedo, Roberta de Cássia; Martins, Ricardo Silveira; Freitas, Jonathan Simões

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar se combinações de fatores da Cultura Organizacional (CO) e dos Traços da Personalidade de gestores de compras e vendas são relevantes para explicar a colaboração na rede de suprimentos (CRS). Utilizaram-se como referenciais teóricos: Behavioral Operations Management (BOM), Comportamento Organizacional e Rede de Suprimentos (RS). Aplicou-se questionário eletrônico, autoadministrado e baseado em instrumentos difundidos na literatura. A análise foi feita pela Qualitative Comparative Analysis com condições dicotomizadas. A CRS com fornecedores apresentou diferentes associações com os construtos comportamentais quando comparados com a CRS com clientes, evidenciando que há diferenças comportamentais entre gestores de compras e de vendas. A qualificação da CRS sugere que as exigências comportamentais para a contratação de gestores de compras e de vendas são diferentes, assim como as relações com os clientes são prioritárias dentro da organização.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este estudio fue investigar si las combinaciones de factores de la cultura organizacional y de los rasgos de personalidad de los gerentes de compras y ventas son relevantes para explicar la colaboración en la cadena de suministro. Las referencias teóricas son: Behavioral Operations Management, Comportamiento Organizacional y Red de Abastecimiento. Se aplicó un cuestionario electrónico autoadministrado y basado en instrumentos difundidos en la literatura. El análisis se realizó mediante Qualitative Comparative Analysis con condiciones dicotomizadas. La colaboración en la cadena de suministro con los proveedores mostró diferentes asociaciones con las construcciones conductuales en comparación con la misma colaboración con los clientes, que demuestra diferencias de comportamiento entre los gerentes. De esta manera, la colaboración en la cadena de suministro sugiere que los requisitos conductuales para contratar gerentes de compras y ventas son diferentes, así como las relaciones con los clientes son una prioridad dentro de la organización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to investigate whether combinations of factors regarding organizational culture and the personality traits of purchasing managers and sales managers are relevant for explaining collaboration in the supply network (CSN). Our theoretical framework comprises Behavioral Operations Management, Organizational Behavior, and Supply Network. We used a self-administered electronic questionnaire based on instruments that are well-known in the literature. We used Qualitative Comparative Analysis with dichotomized conditions. CSN with suppliers had different associations with behavioral constructs than CSN with customers did, which shows there are behavioral differences between purchasing and sales managers. Our findings with regard to CSN suggest that the behavioral requirements for hiring purchasing and sales managers are different, and that customer relations are a priority within the organization.
  • TRABALHANDO NA INTERSECÇÃO ENTRE AS ABORDAGENS ESTRUTURALISTA E DISCURSIVA: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ESTUDOS BASEADOS NA PRÁTICA Artigos

    Pozzebon, Marlei; Delgado, Natalia Aguilar; Rodriguez, Charo

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, propomos uma ferramenta metodológica que busca contribuir para investigações empíricas da perspectiva da prática em estudos organizacionais. Existe a necessidade de inovar e aprimorar táticas analíticas para teorizar a prática, particularmente para ajudar a conectar interações sociais localizadas em contextos mais amplos. Este artigo propõe o “temporal bracketing” de discursos e inclui um exemplo detalhado que ilustra empiricamente a sua aplicação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo proponemos una herramienta metodológica que busca hacer una contribución al estudio empírico de prácticas en estudios organizacionales. Existe la necesidad de innovar y mejorar las tácticas analíticas para teorizar la práctica, en particular para ayudar a conectar las interacciones sociales localizadas con contextos más amplios. Proponemos la estrategia analítica temporal bracketing para los discursos e incluimos un ejemplo detallado que ilustra empíricamente su aplicación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper we propose a methodological tool that seeks to contribute to the empirical study of practices in organization studies. There is a need for innovating and improving analytical tactics for theorizing about practice, particularly for helping connect localized social interactions to broader contexts. We propose the “temporal bracketing of discourses” tool and provide a detailed example that empirically illustrates its application.
  • REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE CRIAÇÃO DE VALOR COLABORATIVO ENTRE ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS E EMPRESARIAIS Artigos

    Gohr, Cláudia Fabiana; Soares, Felipe Alves de Oliveira; Oliveira, Lucas Carvalho de; Amorim, Matheus Henrique da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo propor um framework integrativo que sintetiza a literatura sobre criação de valor colaborativo entre organizações sem fins lucrativos e empresariais. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida, resultando em 41 artigos. Os artigos foram analisados quantitativamente para apresentar uma visão geral; e qualitativamente com o objetivo de identificar fatores que influenciam a criação de valor colaborativo. O framework proposto apresenta atributos e subatributos para criação de valor. O framework amplia o estudo sobre a temática, apresentando o contexto (países e empresas) e as principais teorias da literatura. Estudos em economias emergentes baseados em teorias relevantes e métodos quantitativos ainda são escassos. Também são poucos os estudos que abordam os impactos ambientais e econômicos das parcerias e que analisam a relação entre os atributos e sua influência na criação de valor. Assim, uma agenda de pesquisa abrangendo tais aspectos foi proposta.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo propone un marco integrador que sintetice la literatura sobre la creación de valor colaborativo entre organizaciones sin fines de lucro y organizaciones empresariales. Se realizó una revisión sistemática de la literatura que resultó en 41 artículos. Aplicando análisis de contenido, analizamos los artículos cuantitativamente. También proporcionamos un análisis cualitativo para identificar los factores que influyen en la creación de valor. El marco tiene atributos y subatributos para la creación de valor, y amplía el estudio sobre el tema presentando el contexto y las principales teorías. Hay una falta de estudios en las economías emergentes que adopten teorías relevantes y métodos cuantitativos. También son escasos los estudios que abordan los impactos ambientales y económicos de las colaboraciones y analizan la relación entre los atributos y su influencia en la creación de valor. Así, se propuso una agenda de investigación que englobe estos aspectos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to propose an integrative framework that synthesizes the literature on collaborative value creation between nonprofit and business organizations. A systematic literature review was conducted of 41 papers. We analyzed the content of the papers quantitatively to present an overview. We also provided a qualitative analysis with the aim of identifying those attributes that influence collaborative value creation. The proposed integrative framework was based on the main findings, and the attributes and sub-attributes for value creation were presented. The framework extends the study on collaborative value creation, and provides the context (countries and businesses) and the main theories found in the literature. There is a lack of studies of emerging economies that adopt relevant theories (such as the relational view) and quantitative methods. Studies that address the environmental and economic impacts of partnerships and analyze the relationship between attributes and their influence on value creation are also scarce. Thus, a research agenda was proposed encompassing such aspects.
  • VAREJO EM DESMATERIALIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DA LIVRARIA NAS DIMENSÕES FÍSICA E VIRTUAL Artigos

    Pena, Maria Silvia Moliterno; Brito, Eliane Pereira Zamith

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é o entendimento do papel e da relevância da loja física no varejo contemporâneo em processo de desmaterialização. A literatura sugere que a loja física mantém a relevância no varejo integrado como lugar da experiência, entretanto não detalha, pela perspectiva do consumidor, o que determina a relevância e que experiências emergem da loja física. Partindo do conceito de cocriação da experiência por empresa e consumidor, verificamos que a experiência de cada consumidor é única e que a relevância da loja é determinada pelas características pessoais do consumidor. Identificamos os tipos de experiência que emergem da loja física e da loja virtual, e o papel da tecnologia no empoderamento do consumidor. Como contribuição gerencial, nosso estudo fornece subsídios para a gestão do varejo com dimensões física e virtuais integradas. Determinamos que, nas livrarias, segmento fortemente impactado pela desmaterialização, as características pessoais que determinam a relevância da loja física são relacionadas ao apreço pela leitura e apego ao mundo material, e as experiências que emergem da loja são Lugar de Compra, Garimpo, Portal da Magia e Refúgio do Lar. Os resultados são específicos do contexto, mas direcionam a análise da desmaterialização do varejo em geral.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este estudio es comprender el papel y la relevancia de la tienda física en el comercio minorista contemporáneo en proceso de desmaterialización. La literatura sugiere que la tienda física mantiene su relevancia en el retail integrado como lugar de experiencia; sin embargo, no detalla, desde la perspectiva del consumidor, qué determina la relevancia y qué experiencias surgen de la tienda física. Partiendo del concepto de cocreación de la experiencia por empresa y consumidor, verificamos que la experiencia de cada consumidor es única y que la relevancia de la tienda está determinada por las características personales del consumidor. Identificamos los tipos de experiencias que surgen de la tienda física y de la tienda virtual y el papel de la tecnología en el empoderamiento del consumidor. Como aporte gerencial, nuestro estudio proporciona material para la gestión del retail con dimensiones físicas y virtuales integradas. Determinamos que, en las librerías, segmento fuertemente afectado por la desmaterialización, las características personales que determinan la relevancia de la tienda física están relacionadas con el aprecio por la lectura y el apego al mundo material, y las vivencias que emergen de la tienda son Lugar para Comprar, Minería, Portal Mágico y Refugio del Hogar. Los resultados son específicos del contexto, pero dirigen el análisis de la desmaterialización minorista en general.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study is to understand the role and relevance of the physical store in contemporary integrated retail. The literature suggests that a physical store maintains its relevance as a place of experience, but from the consumer's perspective it does not detail what determines relevance and which experiences emerge from the physical store. Based on the concept of experience co-creation, we argue that each consumer's experience is unique, and that the relevance of the store is determined by the consumer's personal characteristics. We identified emergent experiences from both physical and virtual stores and the role of technology in consumer empowerment. As a managerial contribution, our study provides a direction for physical and virtual integrated retail management. We determined that in bookstores, a segment strongly impacted by dematerialization, the characteristics that determine the relevance of the physical store are related to an appreciation of reading and an attachment to materiality. The experiences that emerge from the store are Buying Place, Gold-Digging, Magical Portal and Home Refuge. Although the results are context-specific, they can drive analysis of the dematerialization of retail in general.
  • ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE USO DO LINE TODAY EM TAIWAN BASEADO NO MODELO UTAUT2 Artigos

    Chen, Lisa Y.; Chen, Yi-Jhen

    Resumo em Português:

    RESUMO À medida que os negócios baseados em tecnologia móvel têm crescido e mudado o hábito de leitura de notícias das pessoas, o uso de plataformas móveis de notícias tem se tornado uma nova tendência. Devido a essa mudança, a taxa de utilização da plataforma de notícias Line Today de Taiwan foi a mais alta do mundo em 2018. O estudo utiliza o Modelo Estendido ao Consumo da Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia (Utaut2) para explorar as intenções comportamentais e o comportamento de uso do Line Today em Taiwan. Foi coletado um total de 199 amostras válidas. Os resultados mostram que a expectativa de desempenho, a expectativa de esforço, a influência social, as condições facilitadoras e o hábito afetam positivamente as intenções de comportamento. As intenções de comportamento e o hábito afetam positivamente o comportamento de uso. Os resultados oferecem ao Line Today e seus similares uma estratégia de aprimoramento, bem como referências para desenvolvimento e pesquisas futuras sobre plataformas móveis de notícias.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN A medida que los negocios basados en tecnología móvil han prosperado y cambiado los hábitos de lectura de noticias de las personas, el uso de plataformas móviles de noticias se ha convertido en una nueva tendencia. Debido a este cambio, la tasa de uso de la plataforma de noticias LINE TODAY en Taiwán fue la más alta del mundo en 2018. El estudio utiliza el modelo de teoría unificada de la aceptación y uso de tecnología 2 (UTAUT2) para explorar la intención conductual y el comportamiento de uso de LINE TODAY en Taiwán. Se recogió un total de 199 muestras válidas. Los resultados muestran que la expectativa de desempeño, expectativa de esfuerzo, influencia social, las condiciones facilitadoras y el hábito tienen impactos positivos en la intención conductual. A su vez, la intención conductual y el hábito tienen impactos positivos en el comportamiento de uso. Los resultados proporcionan a LINE TODAY y sus pares una estrategia de mejora, así como referencias para desarrollo e investigación futuros sobre las nuevas plataformas móviles de noticias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As mobile business has flourished and people’s news-reading habits have changed, the use of mobile news platforms has become a new trend. Due to this change, the use rate of LINE TODAY news from Taiwan became the world’s highest in 2018. The study uses the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2) model to explore behavioral intentions and the use behavior of LINE TODAY in Taiwan. A total of 199 valid samples were collected. Results show that performance expectancy, effort expectancy, social influence, facilitating conditions, and habit have positive impacts on behavior intentions. Behavior intentions and habit have positive impacts on use behavior. Results provide LINE TODAY and its peers with an improvement strategy and a reference for future development and research into mobile news platforms.
  • MULTIDISCIPLINARIDADE NO (RE)PENSAR AS CIDADES NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS Resenha

    Costa Junior, Valdir
  • A CIDADE EXISTE E RESISTE: EXPANDINDO A DINÂMICA ORGANIZACIONAL Resenha

    CÉSAR DE OLIVEIRA LACERDA, CARLOS
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