ARTIGO ORIGINAL O ensino de lutas/artes marciais como uma prática de educação libertadora: entremeando círculos de cultura, situações-problema e jogos Pereira, Álex Sousa Oliveira, Marcelo Alberto de Prodócimo, Elaine Resumo em Português: RESUMO A inserção das Lutas/Artes Marciais no campo escolar tem sido tema frequente no campo da Educação Física. As obras de Paulo Freire emergem como possibilidade para atuação pedagógica nesse tema. Realizou-se uma pesquisa-formação qualitativa, com observação, análise e reflexão sobre a experiência com três turmas de Ensino Médio de uma escola pública do município de Lavras (Brasil), somando-se 44 horas/aula. Recorreu-se a um diário de bordo para registro. Os resultados apontaram para uma vasta bagagem cultural dos estudantes sobre o assunto. Concluiu-se que o ensino de práticas como essa, numa perspectiva de educação libertadora, pode contribuir com a formação de sujeitos autônomos, com visões ampliadas de mundo.Resumo em Espanhol: RESUMEN La inserción de las Luchas/Artes Marciales en el ámbito escolar ha sido un tema frecuente en el campo de la Educación Física. Las obras de Paulo Freire emergen como una posibilidad de acción pedagógica en esta temática. Se realizó una investigación cualitativa, con observación, análisis y reflexión sobre la experiencia con tres clases de secundaria de una escuela pública del municipio de Lavras (Brasil), sumando 44 horas/clase. Para el registro se utilizó un cuaderno de bitácora. Los resultados apuntaron a un vasto bagaje cultural de los estudiantes sobre el tema. Se concluyó que la enseñanza de prácticas como ésta, en una perspectiva de educación liberadora, puede contribuir a la formación de sujetos autónomos, con visiones ampliadas del mundo.Resumo em Inglês: ABSTRACT The insertion of Fights/Martial Arts in the school field has been a frequent theme in the field of Physical Education. Paulo Freire's works emerge as a possibility for pedagogical action in this theme. A qualitative research was carried out, with observation, analysis and reflection on the experience with three high school classes from a public school in the municipality of Lavras (Brazil), adding up to 44 hours/class. A logbook was used for recording. The results pointed to a vast cultural baggage of students on the subject. It was concluded that the teaching of practices like this, in a perspective of liberating education, can contribute to the formation of autonomous subjects, with expanded views of the world. |
ARTIGO ORIGINAL Mapeando o ensino das atividades circenses no contexto escolar: escolas, professores e práticas pedagógicas Falcade, Raissa Cruz Bortoleto, Marco Antonio Coelho Resumo em Português: RESUMO Este estudo investigou o ensino das atividades circenses em escolas brasileiras, com foco no perfil das escolas, docentes e suas práticas pedagógicas. Utilizando um questionário online e combinando o método “bola de neve” e a busca ativa de participantes, a pesquisa envolveu 82 professores de todas as regiões. Os resultados destacam que o ensino de circo prevalece nos anos iniciais do Ensino Fundamental, integrado à disciplina de Educação Física principalmente nas escolas públicas e como atividade extracurricular nas privadas. Desafios como falta de infraestrutura, turmas numerosas e escassa formação nessa temática foram destacados. A pesquisa corrobora o fortalecimento dessa atividade no âmbito escolar e sugere a necessidade de mais formação e suporte aos professores.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este estudio investigó la enseñanza de las actividades circenses en las escuelas brasileñas, centrándose en el perfil de la escuela, de los docentes y las prácticas pedagógicas. Por medio de un cuestionario en línea y combinando el método de “bola de nieve” con la búsqueda activa de participantes, respondieron 82 docentes de todas las regiones. Los resultados destacan que la enseñanza del circo ocurre mayoritariamente en los primeros años de la Educación Primaria, integrándose más frequentemente a la disciplina de Educación Física en las escuelas públicas y como actividad extraescolar en las privadas. Se destacaron desafíos como la falta de infraestructura y formación y clases numerosas. El estudio corrobora el fortalecimiento de esta actividad en la escuela y sugiere la necesidad de formación y apoyo a los docentes.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study investigated teaching circus activities in Brazilian schools, focusing on the school and teachers profile and its pedagogical practices. Using an online questionnaire and combining “snowball” method and active search of participants, our study included 82 teachers from all regions. The results highlight that circus teaching happens more recurrently in the early years of Elementary Education, being integrated into the PE mostly in public schools and as an extracurricular activity in private schools. Lack of infrastructure and training and large group of students were highlighted as frequent challenges. The study reinforces the strengthening of this activity at the school level and suggests the need for additional training and support for teachers. |
ARTIGO ORIGINAL Regulamentação da profissão ou do trabalho? Os movimentos de 1940 e 1980/1990 na Educação Física Machado, Rogério Tauã Mello Resumo em Português: RESUMO O presente trabalho tem como objetivo, analisar os movimentos pela regulamentação da profissão de Educação Física nos anos de 1940 e nos anos de 1980/1990. Debruçados no método materialista histórico dialético, buscamos demonstrar ao leitor as diferenças em ambos os movimentos e exprimir o processo histórico de cada uma das épocas, possibilitando-nos comprovar nossa hipótese de que o primeiro movimento buscava a regulamentação do trabalho, enquanto o segundo a regulamentação da profissão. Por fim, apesar da literatura utilizar-se da mesma categoria para ambos os movimentos, os processos históricos e as determinações, de cada período, nos ajudam a compreender suas diferenças.Resumo em Espanhol: RESUMEN El presente trabajo tiene como objetivo analizar los movimientos por la regulación de la profesión de la Educación Física en la década de 1940 y en las décadas de 1980/1990. Centrándonos en el método materialista histórico dialéctico, buscamos demostrar al lector las diferencias de ambos movimientos y expresar el proceso histórico de cada una de las épocas, lo que nos permite probar nuestra hipótesis de que el primer movimiento buscaba la regulación del trabajo, mientras que el segundo la regulación de la profesión. Finalmente, aunque la literatura utiliza la misma categoría para ambos movimientos, los procesos y determinaciones históricas de cada período nos ayudan a entender sus diferencias.Resumo em Inglês: ABSTRACT The present work aims to analyze the movements for the regulation of the profession of Physical Education in the 1940s and in the 1980s/1990s. Focusing on the dialectical historical materialist method, we seek to demonstrate to the reader the differences in both movements and to express the historical process of each of the epochs, enabling us to prove our hypothesis that the first movement sought the regulation of work, while the second the regulation of the profession. Finally, although the literature uses the same category for both movements, the historical processes and determinations of each period help us to understand their differences. |
ARTIGO ORIGINAL Contextos de aprendizagem profissional de professores-treinadores de voleibol escolar Marcelino, Anderson Collet, Carine Both, Jorge Alencar, Allana Backes, Ana Flávia Alcoser, Sandy Dorian Isla Nascimento, Juarez Vieira do Resumo em Português: RESUMO O estudo identificou os contextos de aprendizagem profissional mais valorizados por 52 professores-treinadores de voleibol escolar. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e a Escala de Contextos de Aprendizagem de Treinadores. Os dados foram analisados no software SPSS, versão 20.0, adotando o nível de significância de 95% (p<0,05). Enquanto que o grupo de professores-treinadores mais jovens apresentou baixa valorização do contexto formal, o grupo de professores-treinadores mais experientes valorizou todos os contextos de aprendizagem. Conclui-se que a existência de perfis distintos, ressaltam o caráter individual do processo de aprender e a necessidade de considera-los na implementação das ações de formação continuada destes profissionais.Resumo em Espanhol: RESUMEN El estudio identificó los contextos de aprendizaje profesional más valorados por 52 entrenadores-profesores de voleibol escolar. Para la recolección de datos, se utilizó un cuestionario sociodemográfico y la Escala de Contextos de Aprendizaje. Los datos fueron analizados el software SPSS, versión 20.0, adoptando un nivel de significación del 95% (p<0,05). Mientras que el grupo de profesores–entrenadores más jóvenes mostraron poca apreciación del contexto formal, el grupo de profesores–entrenadores más experimentados valoró todos los contextos de aprendizaje. Se concluye que la existencia de diferentes perfiles enfatiza el carácter individual del proceso de aprendizaje y la necesidad de considerarlos en la implementación de acciones de educación continua para estos profesionales.Resumo em Inglês: ABSTRACT The study identified the professional learning contexts most valued by school volleyball 52 teacher-coaches. A sociodemographic questionnaire and the Coaches Learning Context Scale were used for data collection. Data were analyzed using SPSS, version 20.0, adopting a significance level of 95% (p<0.05). While the younger teacher-trainers showed low appreciation of the formal context, the more experienced teacher-trainers valued all learning contexts. It is concluded that the existence of different profiles emphasizes the individual nature of the learning process and the need to consider them in implementing continuing education actions for these professionals. |
Artigo Original O impacto do tamanho do grupo no desenvolvimento do potencial social da Ginástica para Todos: uma análise a partir da Praxiologia Motriz Menegaldo, Fernanda Raffi Bortoleto, Marco Antonio Coelho Resumo em Português: RESUMO Neste estudo, investigou-se a relação entre o tamanho de grupo (quantidade de integrantes) e o desenvolvimento de quatro variáveis da dimensão social da Ginástica para Todos: relações de amizade, habilidades sociais, participação ativa e encontros sociais. A pesquisa é quantitativa, com uso de questionário online e participação de 378 integrantes de 22 grupos brasileiros. Em síntese, os resultados indicam que grupos pequenos (≤19 integrantes) tem níveis maiores de amizade, habilidades sociais e participação ativa do que grupos grandes (≥20 integrantes). Conclui-se que a prática da Ginástica para Todos e as relações sociais dela derivadas mostram coerência com a teoria praxiológica (sistêmica), tornando-se mais complexa à medida em que a quantidade de sujeitos aumenta no interior dos grupos (maior complexidade informacional-relacional).Resumo em Espanhol: RESUMEN En este estudio se investigó la relación entre el tamaño del grupo (número de miembros) y el desarrollo de cuatro variables de la dimensión social de la Gimnasia para Todos: relaciones de amistad, habilidades sociales, participación activa y reuniones sociales. El estudio es cuantitativo y se aplicó un cuestionario a 378 miembros de 22 grupos brasileños. Los resultados indican que los grupos pequeños (≤19 miembros) tienen mayores niveles de amistad, habilidades sociales y participación activa que los grupos grandes (≥20 participants). Se concluye que la práctica de la Gimnasia para Todos y las relaciones sociales que de ella se derivan muestran coherencia con la teoría praxiológica (sistémica), volviéndose más complejas a medida que aumenta el número de sujetos dentro de los grupos (mayor complejidad informacional-relacional).Resumo em Inglês: ABSTRACT This study aimed to analyse the relationship between group size (number of gymnasts) and the development of four variables of the social dimension of Gymnastics for All: friendship, social skills, active participation, and social activities. Regarding the methods, the study is quantitative, and a questionnaire was applied to 378 members of 22 Brazilian GfA groups. The results indicate that small groups (≤19 participants) have higher levels of friendship, social skills and active participation than large groups (≥20 participants). It is concluded that the GfA activities and the social relations derived from it show coherence with the Motor Praxeology theory (systemic), becoming more complex as the number of participants increases within the groups (greater informational-relational complexity). |
ARTIGO ORIGINAL Avaliabilidade da Política Niterói de Bicicleta: avanços e desafios para uma agenda saudável e sustentável Oliveira, Catia Cristina Martins de Freitas, Marcellly Gomes Campos, Ana Clara Paixão Resumo em Português: RESUMO Esse artigo tem como objetivo apresentar os resultados do estudo de Avaliabilidade da Política Niterói de Bicicleta. Trata-se de uma abordagem pré-avaliativa cujo caminho metodológico adotou como etapas: i) Análise documental; ii) Construção do modelo teórico-lógico; iii) Pactuação do modelo com os atores interessados; iv) Definição das perguntas avaliativas. O estudo permitiu apresentar um desenho factível, mensurável e realista da política com as seguintes dimensões: Mobilidade Urbana, Segurança e Educação Cicloviária, Accountability e Cidade Saudável e Sustentável. Reforça-se aqui a importância de capilarizar ações de monitoramento e avaliação como um movimento indispensável ao fortalecimento da política de ciclomobilidade como transporte alternativo e promotor da saúde.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados del estudio de Evaluabilidad de la Política de Bicicletas de Niterói. Se trata de un enfoque preevaluativo cuyo recorrido metodológico adoptó los siguientes pasos: i) Análisis de documentos; ii) Construcción del modelo teórico-lógico; iii) Acuerdo sobre el modelo con los actores interesados; iv) Definición de preguntas evaluativas. El estudio permitió presentar un diseño factible, medible y realista de la política con las siguientes dimensiones: Movilidad Urbana, Seguridad y Educación Ciclista, Rendición de Cuentas y Ciudad Saludable y Sostenible. Se refuerza aquí la importancia de difundir acciones de seguimiento y evaluación como un movimiento imprescindible para fortalecer la política de ciclomovilidad como transporte alternativo y promotor de la salud.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article aims to present the results of the Niterói Bicycle Policy Evaluability study. It is a pre-evaluative approach whose methodological path adopted the following steps: i) Document analysis; ii) Construction of the theoretical-logical model; iii) Agreement on the model with interested actors; iv) Definition of evaluative questions. The study made it possible to present a feasible, measurable and realistic design of the policy with the following dimensions: Urban Mobility, Safety and Cycle Education, Accountability and Healthy and Sustainable City. The importance of spreading monitoring and evaluation actions is reinforced here as an essential movement to strengthen the cyclomobility policy as an alternative transport and health promoter. |
ARTÍCULO ORIGINAL Efeito de exercícios especiais para o treino da figura em nadadores artísticos Hernández Soutelo, Liudmila Aedo Muñoz, Esteban Brito Vázquez, Erva Bestard Revilla, Alina Ávila Solis, Miguel Ángel Resumo em Português: RESUMO O objetivo deste estudo foi testar o efeito do treino da figura através de exercícios especiais durante o período preparatório. Os participantes foram 13 nadadores artísticos com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos. Foi realizado um pré-experimento pré-teste-pós-teste para um único grupo e foi aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon. No que diz respeito aos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste na figura da perna de ballet reta, no desenho de indicadores Z (-2,536b) e no controlo Z (-2,539b), verifica-se um maior efeito do treino, o mesmo acontecendo na figura da barracuda Z (-2,536b). Pode-se afirmar, que a proposta evidencia sua funcionalidade.Resumo em Espanhol: RESUMEN El objetivo de este estudio fue comprobar el efecto del entrenamiento de las figuras a través de ejercicios especiales durante el período preparatorio. Las participantes fueron 13 nadadoras artísticas con edades de 9 a 12 años. Se realizó un pre-experimento pretest-postest para un solo grupo y se aplicó la prueba no paramétrica de Wilcoxon. En cuanto a los resultados del postest con respecto al pretest en la figura pierna de ballet recta, en los indicadores diseño Z (-2,536b) y control Z (-2,539b) se muestra un mayor efecto del entrenamiento y fue de igual manera en la figura barracuda Z (-2,536b). Se puede afirmar, que la propuesta resalta su funcionabilidad.Resumo em Inglês: ABSTRACT The aim of this study was to test the effect of figure training through special exercises during the preparatory period. The participants were 13 artistic swimmers aged 9 to 12 years. A pretest-posttest pre-experiment was performed for a single group and the Wilcoxon nonparametric test was applied. Regarding the results of the post-test with respect to the pretest in the figure straight ballet leg, in the indicators design Z (-2.536b) and control Z (-2.539b) a greater effect of the training is shown and it was the same way in the figure barracuda Z (-2.536b). It can be affirmed that the proposal highlights its functionality. |
ARTIGO ORIGINAL Tendências de participação esportiva de jovens atletas de basquetebol de Santa Catarina Possamai, Kauana Quinaud, Ricardo Teixeira Carvalho, Humberto Moreira Resumo em Português: RESUMO Este estudo investigou a participação e retenção de jovens atletas de basquetebol em Santa Catarina de 2012 a 2022. Utilizando uma abordagem quantitativa e descritiva, foram analisados, a partir de modelos de regressão multinível, dados da Federação Catarinense de Basquetebol, envolvendo 2978 atletas. Os resultados mostraram que apenas 7% dos homens e 6% das mulheres, que competem nas categorias sub 12, sub 13 e sub 15, alcançaram a competição adulta. Atletas das competições sub 12 tiveram maior probabilidade de ingressar na categoria adulta, com variações geográficas evidenciando diferenças na probabilidade de atingir a categoria adulta. Este estudo fornece informações cruciais para melhorar as oportunidades de desenvolvimento de jovens atletas de basquetebol em Santa Catarina.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este estudio investigó la participación y retención de jóvenes atletas de baloncesto en Santa Catarina de 2012 a 2022. Utilizando un enfoque cuantitativo y descriptivo, se analizaron datos de la Federación Catarinense de Baloncesto, involucrando a 2978 atletas, mediante modelos de regresión multinivel. Los resultados muestran que solo el 7% de los hombres y el 6% de las mujeres que compiten en las categorías sub-12, sub-13 y sub-15 llegan a la competencia adulta. Los atletas de las competiciones sub-12 tienen mayor probabilidad de ingresar a la categoría adulta, con variaciones geográficas que evidencian diferencias en las posibilidades de éxito. Este estudio brinda información crucial para mejorar las oportunidades de desarrollo de jóvenes atletas catarinenses de baloncesto.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study examined the trends of participation and retention among young basketball athletes in Santa Catarina from 2012 to 2022. Using a quantitative and descriptive approach, data from the Catarinense Basketball Federation, involving 2978 athletes, were analyzed using multilevel regression models. The results showed that only 7% of men and 6% of women, which compete in the under-12, under-13, and under-15, categories attained adult competition. Athletes from the under-12 competitions had a higher probability of entering the adult category, with geographical variations highlighting differences in success rates. This study provides crucial information to improve the development opportunities for young basketball athletes in Santa Catarina. |
ARTIGO ORIGINAL Abordagem comparativa sobre o financiamento esportivo dos entes subnacionais de Brasil e Portugal Athayde, Pedro Fernando Avalone Marques, Luís Maurício Montenegro Figueiredo, António José Barata Resumo em Português: RESUMO O artigo aborda o financiamento público do esporte em entes subnacionais do Brasil e Portugal, com uma ênfase na comparação entre os dois contextos. O objetivo é descrever e analisar comparativamente o financiamento público do esporte nestes países. O estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa combinada com análise descritiva, utilizando principalmente pesquisa documental. Conquanto haja diferenças na organização das fontes de recursos públicos para o esporte, os entes subnacionais de ambos os países participam destacadamente no financiamento deste setor. Embora o Brasil gaste mais em termos absolutos, os municípios portugueses têm despesas proporcionais mais elevadas.Resumo em Espanhol: RESUMEN El artículo aborda la financiación pública del deporte en entidades subnacionales de Brasil y Portugal, con énfasis en la comparación entre los dos contextos. El objetivo es describir y analizar comparativamente la financiación pública del deporte en estos países. El estudio se caracteriza por ser una investigación cualitativa combinada con un análisis descriptivo, utilizando principalmente investigación documental. Si bien existen diferencias en la organización de las fuentes de financiamiento público para el deporte, las entidades subnacionales de ambos países participan de manera destacada en el financiamiento de este sector. Aunque Brasil gasta más en términos absolutos, los municipios portugueses tienen gastos proporcionales más altos.Resumo em Inglês: ABSTRACT The article addresses the public financing of sport in subnational entities in Brazil and Portugal, with an emphasis on the comparison between the two contexts. The objective is to describe and comparatively analyze public financing of sport in these countries. The study is characterized as qualitative research combined with descriptive analysis, using mainly documentary research. Although there are differences in the organization of public funding sources for sport, subnational entities in both countries participate prominently in financing this sector. Although Brazil spends more in absolute terms, Portuguese municipalities have higher proportional expenses. |
ARTIGO ORIGINAL Panorama e balanço bibliométrico do GTT Políticas Públicas nos Anais do CONBRACE/CONICE (2011-2019) Onofre, Tiago Lino, Wilson Athayde, Pedro Resumo em Português: RESUMO Neste trabalho pretende-se apresentar o balanço bibliométrico da produção do GTT Políticas Públicas, no período entre 2011 e 2019, nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONBRACE/CONICE). Tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva e documental, visando identificar e caracterizar os 242 trabalhos levantados. Predominam pesquisadores das regiões Sul e Sudeste. Quanto aos Estados e Instituições, destacam-se o PR (UEM e UFPR), o RS (UFRGS e UNISINOS) e o DF (UnB). As políticas públicas, o esporte e o lazer foram temáticas centrais. Os autores mais citados participam do próprio GTT-PP. O estudo permite afirmar a qualificação dos pesquisadores envolvidos e a valorização da publicização em anais de eventos.Resumo em Espanhol: RESUMEN El objetivo de este trabajo es presentar una evaluación bibliométrica de la producción de Políticas Públicas de GTT, entre 2011 y 2019, en los anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte y del Congreso Internacional de Ciencias del Deporte (CONBRACE/CONICE). Se trató de un estudio exploratorio-descriptivo y documental con el objetivo de identificar y caracterizar los 242 trabajos relevados. Predominaron los investigadores de las regiones Sur y Sudeste. En cuanto a estados e instituciones, destacan PR (UEM y UFPR), RS (UFRGS y UNISINOS) y DF (UnB). Las políticas públicas, el deporte y el ocio fueron los temas centrales. Los autores más citados son miembros del propio GTT-PP. El estudio permite afirmar la cualificación de los investigadores implicados y el valor concedido a la publicación en los anales de los acontecimientos.Resumo em Inglês: ABSTRACT The aim of this paper is to present a bibliometric assessment of the production of the GTT Public Policies, between 2011 and 2019, in the annals of the Brazilian Congress of Sports Sciences and the International Congress of Sports Sciences (CONBRACE/CONICE). This was an exploratory-descriptive and documentary study, aimed at identifying and characterizing the 242 papers surveyed. Researchers from the South and Southeast regions predominated. In terms of states and institutions, the PR (UEM and UFPR), RS (UFRGS and UNISINOS) and DF (UnB) stand out. Public policies, sport and leisure were the central themes. The most cited authors are members of the GTT-PP itself. The study shows the qualifications of the researchers involved and the value placed on publication in event proceedings. |
ARTIGO ORIGINAL O orçamento público de esporte e lazer no Brasil: a participação dos entes federados (2013-2022) Carneiro, Fernando Henrique Silva Silva, Dirceu Santos Elicker, Eliane Mascarenhas, Fernando Resumo em Português: RESUMO Este estudo teve o objetivo de analisar como tem se materializado o orçamento público da Função Desporto e Lazer (FDL) pelos diferentes entes federados do Estado brasileiro de 2013 a 2022. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho quanti-qualitativo, realizada a partir de análise documental, com base no indicador magnitude do gasto. Os dados da pesquisa revelam que: os diferentes entes federados variaram significativamente o gasto com FDL no período; os Municípios foram o ente federativo que mais investiu em FDL, além de mais de 90% daqueles terem aderido a destinação de recurso financeiro para a FDL; todos os Estados/Distrito Federal direcionaram recursos para a FDL no período, mas foram o segundo ente federado que mais gastou; e a União foi a que teve menor investimento.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo analizar cómo el presupuesto público para la Función de Deportes y Ocio (FDO) ha sido materializado por las diferentes entidades federadas del Estado brasileño de 2013 a 2022. Se trata de una investigación descriptiva, de carácter cuantitativo y cualitativo, realizado con base en un análisis documental, con base en el indicador de magnitud del gasto. Los datos de la investigación revelan que: las diferentes entidades federativas variaron significativamente su gasto en FDO en el período; Los municipios fueron la entidad federativa que más invirtió en el FDO, además de que más del 90% de ellos acordaron destinar recursos financieros al FDO; todos los estados/distrito federal dirigieron recursos al FDO durante el período, pero fueron la segunda entidad federativa que más gastó; y la Unión fue la que tuvo menor inversión.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study aimed to analyze how the public budget for the Sports and Leisure Function (SLF) has been materialized by the different federated entities of the Brazilian State from 2013 to 2022. It is a descriptive research, of a quantitative and qualitative nature, carried out based on documentary analysis, based on the magnitude of expenditure indicator. The research data reveals that: the different federated entities significantly varied their spending on SLF in the period; Municipalities were the federative entity that invested the most in SLF, in addition to more than 90% of them having agreed to allocate financial resources to SLF; all States/Federal District directed resources to the SLF during the period, but they were the second federated entity that spent the most; and the Union was the one with the lowest investment. |
ARTIGO ORIGINAL A formação docente em educação física nos anos iniciais da década de 1970 Molina Neto, Vicente Diehl, Vera Regina Oliveira Silva, Lisandra Oliveira e Bins, Gabriela Nobre Wittizorecki, Elisandro Shultz Resumo em Português: RESUMO Os objetivos desse artigo são identificar e compreender um momento histórico da Educação Física brasileira em que vigora um modo de ser, agir e pensar a formação inicial dos professores e professoras dessa disciplina. Construímos a informação, recorrendo a análise de documentos da época constantes do acervo do CEME/UFRGS, de Resoluções do CNE e do acervo de um dos autores. O artigo configura-se como um estudo de caso. O processo analítico aponta para que desde os anos iniciais da década de 1970 (1969-1975), conforme normativas atuais houve avanços na formação do professorado de Educação Física, na teoria e prática do treinamento esportivo e na Educação Física escolar que ganhou desde lá relevância no debate acadêmico da área.Resumo em Espanhol: RESUMEN Los objetivos de este artículo son identificar y comprender un momento histórico de la Educación Física brasileña en el que una forma de ser, actuar y pensar prevalece en la formación inicial de los profesores en esta disciplina. La información se construyó a partir del análisis de documentos de la época contenidos en el acervo CEME/UFRGS, Resoluciones del CNE y el acervo de uno de los autores. El artículo se configura como un estudio de caso. El proceso analítico señala que desde los primeros años de la década de 1970 (1969-1975), según la normativa vigente, se han producido avances en la formación del profesorado de Educación Física, en la teoría y práctica del entrenamiento deportivo y en la Educación Física escolar, que ha ganado relevancia desde entonces en el debate académico del área.Resumo em Inglês: ABSTRACT The objectives of this article are to identify and understand a historical moment in Brazilian Physical Education in which a way of being, acting and thinking prevails in the initial training of teachers in this discipline. We constructed the information, using the analysis of documents from the time contained in the CEME/UFRGS collection, CNE Resolutions and the collection of one of the authors. The article is configured as a case study. The analytical process points out that since the early years of the 1970s (1969-1975), according to current regulations, there have been advances in the training of Physical Education teachers, in the theory and practice of sports training and in school Physical Education, which has gained since then. relevance in the academic debate in the area. |
ARTÍCULO ORIGINAL A ambientalização das disciplinas de atividades físicas e esportivas no meio natural da graduação em Ciências da Atividade Física e Desporto na Espanha: uma análise de conteúdo Inácio, Humberto Luís de Deus Devís, José Devís Botella-Pla, Alberto Resumo em Português: ABSTRACT In this work we seek to identify the degree of environmentalization of the subjects that deal with physical activities in nature, including those of Adventure, from a content analysis. We analyze the teaching guides of the subjects of the Science of Physical Activity and Sports grades of Spanish public universities. The sample consisted of 53 subjects from 29 institutions. We conclude that the subjects are very little environmentalized and that little that is observed is given from an anthropocentric perspective, moving away from the objectives of a more fair and egalitarian socio-environmental development for all those who make up the planet.Resumo em Espanhol: RESUMEN En el presente trabajo buscamos identificar el grado de ambientalización de las asignaturas que tratan de las actividades físicas y deportivas en el medio natural, incluidas las de Aventura, a partir de un análisis de contenido. Analizamos las guías docentes de las asignaturas de los grados de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte de las universidades públicas españolas. La muestra fue de 53 asignaturas de 29 instituciones. Concluimos que las asignaturas son casi nada ambientalizadas y que lo poco que se observa se da en una perspectiva antropocéntrica, alejándose de los objetivos de un desarrollo socioambiental más justo e igualitario para todos los que componen el planeta.Resumo em Inglês: RESUMO Neste trabalho buscamos identificar o grau de ambientalização de disciplinas que tratam das atividades físicas no meio natural, incluídas as de Aventura, desde uma análise conteúdo. Analisamos os planos de ensino de disciplinas de graduação em Ciências da Atividade Física e Esporte das universidades públicas espanholas. A amostra constituiu-se 53 disciplinas de 29 instituições. Concluímos que as disciplinas são quase nada ambientalizadas e que o pouco que se observa se dá desde uma perspectiva antropocêntrica, distanciando-se de objetivos de um desenvolvimento socioambiental mais justo e igualitário para todos que compõem o planeta. |
ARTIGO ORIGINAL Concepções e implicações didáticas: homem, movimento e educação Hildebrandt-Stramann, Reiner Oliveira, Amauri Aparecido Bassoli de Resumo em Português: RESUMO Este ensaio busca analisar o contexto de implicações didáticas entre imagens do ser humano, compreensão de educação, compreensão de movimento e concepções de movimentos no ensino e aprendizagem. Para tanto, apresenta os conceitos esportivo, crítico-emancipatório e histórico-materialista, vinculando-os aos entendimentos subjacentes de esporte, homem e ensino do movimento e consequências no processo de aprendizagem e autonomia.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este ensayo busca analizar el contexto de las implicaciones didácticas entre las imágenes del ser humano, la comprensión de la educación, la comprensión del movimiento y las concepciones de los movimientos en la enseñanza y el aprendizaje. Para ello, presenta los conceptos deportivo, crítico-emancipatorio e histórico-materialista, vinculándolos a las concepciones subyacentes del deporte, el hombre y la enseñanza del movimiento y sus consecuencias en el proceso de aprendizaje y autonomía.Resumo em Inglês: ABSTRACT This essay seeks to analyze the context of the didactic implications between images of the human being, the understanding of education, the understanding of movement, and conceptions of movements in teaching and learning. To this end, it presents the concepts of sport, critical-emancipatory and historical-materialist, linking them to the underlying conceptions of sport, man and the teaching of movement and their consequences in the process of learning and autonomy. |
ARTIGO ORIGINAL Fatores de influência e implicações do consumo de esteroides anabolizantes Azevedo, António Eira, Paulo Amaral, Filipe Resumo em Português: RESUMO Os esteroides anabolizantes devem ser consumidos nos casos em que se atenta à alimentação e ao treino e desde que prescritos por profissionais qualificados. O presente estudo objetivou apontar os fatores influenciadores do consumo de esteroides anabolizantes e analisar a perceção acerca dos benefícios e malefícios do seu consumo. O grupo de estudo compreendeu 22 clientes de um Health Club da cidade de Viseu. Recorreu-se a entrevistas individuais semiestruturadas para a recolha de dados e, posteriormente, à análise de conteúdo. Os participantes consomem por auto prescrição, destacando a melhoria da performance no treino, assim como o aumento da força e densidade musculares, o alívio de dores articulares e recuperações mais rápidas no pós-treino como principais causas de consumo.Resumo em Espanhol: RESUMEN Los esteroides anabólicos deben consumirse siempre que sean recetados por profesionales cualificados. El presente estudio tuvo como objetivo señalar los factores que influyen en el consumo de esteroides anabólicos y analizar la percepción de los beneficios y perjuicios de su consumo. El grupo de estudio estuvo formado por 22 clientes de un Health Club de la ciudad de Viseu. Para la recolección de datos y el análisis de contenido se utilizaron entrevistas individuales semiestructuradas. Los participantes consumen por auto prescripción, destacando la mejora del rendimiento en el entrenamiento, así como el aumento de la fuerza y densidad muscular, el alivio del dolor articular y las recuperaciones post-entrenamiento más rápidas como las principales causas de consumo.Resumo em Inglês: ABSTRACT Anabolic steroids should be consumed in cases that pay attention to food and training and if they are prescribed by qualified professionals. The present study aimed to point out the influencing factors of anabolic steroid consumption and to analyze the perception of their consumption’s benefits and harms. The study group comprised 22 clients of a Health Club in the city of Viseu. Semi-structured individual interviews were used for data collection and, subsequently, content analysis. Participants consume by self-prescription, highlighting training performance improvement, as well as the increase in muscle strength and density, the relief of joint pain and faster post-workout recoveries as the main causes of consumption. |
ARTIGO ORIGINAL Crítica e renovação da Educação Física: possíveis interseções com a educação infantil de Brasil e Chile Rocha, Maria Celeste Almeida, Felipe Quintão Doña, Alberto Moreno Resumo em Português: RESUMO Este artigo analisa movimentos de crítica e renovação da Educação Física e suas repercussões sobre a educação infantil no Brasil e no Chile. Realiza um estudo comparado pautado em uma pesquisa bibliográfica e documental. No Brasil, destaca a inserção da Educação Física no currículo da educação infantil e o debate que a área acumulou sobre a temática. No Chile, sobressai a produção de materiais didáticos e os programas para combater a obesidade e o sedentarismo. A despeito das diferenças, esses países também convergem em muitos pontos nas discussões sobre corpo, movimento e infância. As interfaces entre Educação Física e educação infantil refletem as transformações e evoluções nos debates acadêmicos e nas práticas pedagógicas construídas.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este artículo analiza movimientos de crítica y renovación de la Educación Física y sus repercusiones en la educacion infantil de Brasil y Chile. Realiza un estudio comparativo basado en una investigación bibliográfica y documental. En Brasil, destaca la inclusión de la Educación Física en el currículo de educación infantil y el debate que el área ha acumulado sobre el tema. En Chile se destaca la producción de materiales didácticos y programas para combatir la obesidad y el sedentarismo. A pesar de sus diferencias, estos países también convergen en muchos puntos en los debates sobre el cuerpo, el movimiento y la infancia. Las interfaces entre Educación Física y educación infantil reflejan las transformaciones y evoluciones en los debates académicos y las prácticas pedagógicas construidas.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article analyzes movements of criticism and renewal of Physical Education and its repercussions on early childhood education in Brazil and Chile. Conducts a comparative study based on bibliographic and documentary research.In Brazil, it highlights the inclusion of Physical Education in the early childhood education curriculum and the debate that the area has accumulated on the subject. In Chile, the production of teaching materials and programs to combat obesity and a sedentary lifestyle stand out. Despite their differences, these countries also converge on many points in discussions about the body, movement and childhood. The interfaces between Physical Education and early childhood education reflect the transformations and evolutions in academic debates and constructed pedagogical practices. |
ARTIGO ORIGINAL O brincar na iniciação esportiva da escola: a experiência da criança Tamashiro, Guilherme Garanhani, Marynelma Camargo Paula, Déborah Helenise Lemes de Resumo em Português: RESUMO Este estudo mostra, pela fala de crianças, como o brincar se apresenta em experiências de iniciação esportiva. A Sociologia da Infância e estudos da Educação Física deram suporte teórico e, da roda de conversa como instrumento metodológico, emergiram os seguintes temas para Análise Temática: a polissemia do esporte na infância; eixos que estruturam o brincar da criança; brincar para aprender esporte. A análise e interpretação dos dados mostrou que as crianças conceituam o esporte como polissêmico e o interpretam como brincadeira, jogo ou treino. Para elas, a iniciação esportiva é lúdica, as brincadeiras precisam ser reiteradas e a imaginação transcende a realidade na interação com seus pares. Assim, concluímos que, para as crianças da pesquisa, aprende-se esporte brincando.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este estudio muestra, a través de las palabras de los niños, cómo se presenta el juego en las experiencias de iniciación deportiva. Los estudios de Sociología de la Infancia y Educación Física proporcionaron el soporte teórico y los siguientes temas surgieron del círculo de conversación como herramienta metodológica para el Análisis Temático: la polisemia del deporte en la infancia; los ejes que estructuran el juego infantil; jugar para aprender deporte. El análisis y la interpretación de los datos mostraron que los niños conceptualizan el deporte como polisémico y lo interpretan como juego o entrenamiento. Para ellos, la iniciación deportiva es lúdica, los juegos necesitan ser repetidos y la imaginación trasciende la realidad en la interacción con sus compañeros. Por lo tanto, concluimos que, para los niños del estudio, el deporte se aprende jugando.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study shows, through the words of children, how play is presented in sports initiation experiences. The Sociology of Childhood and Physical Education studies provided theoretical support and the following themes emerged from the conversation circle as a methodological tool for Thematic Analysis: the polysemy of sport in childhood; the axes that structure children's play; playing to learn sport. The analysis and interpretation of the data showed that the children conceptualize sport as polysemic and interpret it as play, games or training. For them, sports initiation is playful, games need to be repeated and imagination transcends reality in interaction with their peers. We therefore conclude that, for the children in the study, sport is learned through play. |
Artigo Original Análise da produção científica dos grupos de pesquisa na área da Educação Física da região Norte entre os anos de 2017 a 2021 Quaresma, Thaís de Souza Rocha, Wilson Santos Radicchi, Marcelo Rocha Resumo em Português: RESUMO Buscou-se analisar quanti e qualitativamente os grupos de pesquisa da Região Norte certificados na área da Educação Física. Pesquisa documental nas bases de dados das plataformas do CNPq do diretório dos grupos de pesquisa e Lattes, sendo realizada a busca em janeiro de 2022. Buscou-se os grupos de pesquisa na área da Educação Física certificados localizados em instituições na região Norte do Brasil e os artigos completos publicados em periódicos do líder e vice-líder de cada um dos grupos entre os anos de 2017 a 2021. Todos os 42 grupos de pesquisa na região são de instituições públicas de ensino superior ou tecnológico em todos os estados da região com exceção do Amapá. A maior parte das 977 produções foram na área biomecânica e da saúde, com baixa produção na área pedagógica.Resumo em Espanhol: RESUMEN El objetivo fue analizar cuanti y cualitativamente los grupos de investigación de la Región Norte certificados en el área de Educación Física. La investigación documental se realizó en el directorio de grupos de investigación del CNPq y en las bases de datos de la plataforma Lattes, con búsqueda en 2022. Se buscaron los grupos de investigación certificados en el área de Educación Física localizados en la región norte de Brasil y los artículos completos publicados por el líder y subjefe de cada grupo entre 2017 y 2021. Los 42 grupos de investigación pertenecen a instituciones públicas de enseñanza superior o tecnológica de todos los estados de la región, excepto Amapá. La mayoría de las 977 producciones fueron en las áreas biomecánica y salud, con baja producción pedagógica.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study sought to quantify and qualitatively analyze the research groups in the North Region certified in the area of Physical Education. Documentary research in the databases of the CNPq platforms on the directory of research groups and Lattes, with the search being carried out in January, 2022. We searched for certified research groups in the area of Physical Education located in institutions in the northern region of Brazil and the full articles published in journals by the leader and co-leader in each of the groups between 2017 and 2021. All 42 research groups were from public higher education or technological institutions in all the states except Amapá. Most of the 977 productions were in the biomechanical and health areas, with low production in the pedagogical area. |
ARTIGO ORIGINAL Contribuições dos jogos eletrônicos na formação de professores de educação física Nunes, Rodrigo Tavares Costa, Alan Queiroz da Silva, Ana Paula da Silva, Pedro Henrique Bezerra Oliveira da Melo, Marcelo Soares Tavares de Resumo em Português: RESUMO O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições teórico-metodológicas dos jogos eletrônicos na formação de professores em um curso de Licenciatura em Educação Física. Optamos por uma abordagem qualitativa e pela Hermenêutica-Dialética como método, cujo princípio central é a comunicação, abordada nesta pesquisa por meio de uma entrevista semiestruturada com os professores na formação inicial em Educação Física em uma universidade pública. Concluímos que os jogos eletrônicos trazem contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores de Educação Física. Eles estão presentes na vida dos estudantes como também nos cursos de formação inicial. Revelamos, nesta pesquisa, possibilidades de trabalho com esses jogos na prática pedagógica dos professores.Resumo em Espanhol: RESUMEN El objetivo de esta investigación fue analizar los aportes teórico-metodológicas de los videojuegos en la formación de docentes en un curso de licenciatura en Educación Física. Optamos por un enfoque cualitativo y por la Hermenéutica-Dialéctica como método, cuyo principio central es la comunicación, abordada en esta investigación a través de una entrevista con los profesores del curso de Educación Física de una universidad pública. Concluimos que los videojuegos aportan contribuciones teórico-metodológicas a la formación de profesores de Educación Física. Están presentes en la vida de los estudiantes y también en los cursos de Educación Física. En esta investigación, revelamos posibilidades de trabajo con estos juegos en la práctica pedagógica de los profesores.Resumo em Inglês: ABSTRACT The purpose of this research was to analyze the theoretical-methodological contributions of video games to teachers training in a Physical Education degree program. We opted for a qualitative approach and employed Hermeneutic-Dialectical methodology, whose central principle is communication, explored in this research through semi-structured interviews with teachers in Physical Education training at a public university. We concluded that video games provide theoretical-methodological contributions to the training of Physical Education teachers. They are present in the students' lives and also in degree programs. We revealed in this research possibilities for working with these games in the teaching practice. |
ORIGINAL ARTICLE A suplementação de cafeína não aumenta o desempenho em jogos oficiais de futebol professional Silva, Ronaldo Angelo Dias da Idelfonso, Rafael de Oliveira Couto, Bruno Pena Drummond, Marcos Daniel Motta Resumo em Português: RESUMO Para investigar o efeito agudo da cafeína no desempenho em partidas oficiais de futebol, foi aplicado um delineamento duplo-cego, cruzado balanceado em 13 homens jogadores profissionais de futebol brasileiros da primeira divisão do campeonato estadual. A suplementação foi realizada com cafeína (400mg aproximadamente, 6mg/kg) em capsulas ou placebo. Não houve efeito da suplementação na distância total percorrida (p=0,53; IC95%=-370, 796; d=0,22) ou na distância total percorrida em diferentes velocidades (todos p ≥0,45; IC95%=-40,14, 84,57; ŋp2=0,048), aceleração (p=0,38; IC95%=-5,67, 11,8; ŋp2=0,06; d=0,22), número de sprints (p=0,52; IC95%=-1,55, 2,63; d=0,16), FCmédia (p=0,52; IC95%=-1,87, 3,49; ŋp2=0,03; d=0,22), FCmáx (p=0,10; IC95%=-6,69, 0,77; ŋp2=0,19; d=0,00), RPE (p=0,15; IC95%=-0,258, 1,48; d=0,50) ou índice de eficiência (p=0,48; IC95%=-0,06, 0,12; ŋp2=0,04; d=0,22). Portanto, a suplementação aguda de cafeína não é eficaz para aumentar o desempenho de jogadores de futebol em partidas oficiais.Resumo em Espanhol: RESUMEN Para investigar el efecto agudo de la cafeína en el rendimiento en partidos oficiales de fútbol, se aplicó un diseño cruzado balanceado y doble ciego en 13 jugadores profesionales de fútbol brasileños de la primera división del campeonato estatal. La suplementación se realizó con cafeína (400mg aproximadamente, 6mg/kg) en cápsulas o placebo. No hubo efecto de la suplementación en la distancia total recorrida (p=0,53; IC95%=-370, 796; d=0,22) o en la distancia total recorrida a diferentes velocidades (todos p ≥0,45; IC95%=-40,14, 84,57; ŋp2=0,048), aceleración (p=0,38; IC95%=-5,67, 11,8; ŋp2=0,06; d=0,22), número de sprints (p=0,52; IC95%=-1,55, 2,63; d=0,16), FCmedia (p=0,52; IC95%=-1,87, 3,49; ŋp2=0,03; d=0,22), FCmáx (p=0,10; IC95%=-6,69, 0,77; ŋp2=0,19; d=0,00), RPE (p=0,15; IC95%=-0,258, 1,48; d=0,50) o índice de eficiencia (p=0,48; IC95%=-0,06, 0,12; ŋp2=0,04; d=0,22). Por lo tanto, la suplementación aguda de cafeína no es eficaz para aumentar el rendimiento de los jugadores de fútbol en partidos oficiales.Resumo em Inglês: ABSTRACT To investigate the acute effect of caffeine on performance in official soccer matches, a double-blind, balanced crossover design was applied to 13 professional male Brazilian soccer players in the first division of the state championship. Supplementation was carried out of caffeine (400mg, approximately 6mg/kg) in capsule form or a placebo. No effect of supplementation on the total distance covered (p=0.53; CI95%=-370, 796; d=0.22) or the total distance covered at different speeds (all p≥0.45; CI95%=-40.14, 84.57; ŋp2=0.048), acceleration (p=0.38; CI95%=-5.67, 11.8; ŋp2=0.06; d=0.22), number of sprints (p=0.52; CI95%=-1.55, 2.63; d=0.16), HRmean (p=0.52; CI95%=-1.87, 3.49; ŋp2=0.03; d=0.22), HRmax (p=0.10; CI95%=-6.69, 0.77; ŋp2=0.19; d=0.00), RPE (p=0.15; CI95%=-0.258, 1.48; d=0.50) or efficacy index (p=0.48; CI95%=-0.06, 0.12; ŋp2=0.04; d=0.22). Therefore, acute caffeine supplementation not effective to increase the performance of soccer players in official matches. |
ORIGINAL ARTICLE Assimetrias bilaterais e perfil de desempenho na avaliação isocinética do joelho em jovens jogadores de futebol de acordo com o pico de velocidade de crescimento Souza, Nicolau Melo de Ramos-Silva, Luiz Fernando Borges, Paulo Henrique Moura, Felipe Arruda Ronque, Enio Ricardo Vaz Costa, Julio Cesar da Resumo em Português: RESUMO Comparar o desempenho isocinético (PT) dos extensores (ext.) e flexores (flex.) do joelho, a relação I:Q e a assimetria do PT em jogadores jovens de futebol de acordo com a maturação somática. 80 jogadores de futebol (entre 12 e 17 anos), pré-PVC (n=19) e pós-PVC (n=61), foram avaliados no dinamômetro isocinético nos ext/flex do joelho (60º/s). O grupo pré-PVC apresentou menor massa corporal/altura do que o grupo pós-PVC (P < 0,001), além de menor PT na perna dom e não-dom na ext. e flex. (P < 0,001). Não houve diferenças na assimetria (ext: 31,6% x 31,1%; flex: 31,6% x 34,4%) e relação I:Q (dom: 42,1% x 32,8%; não-dom: 26,3% x 39,3%) entre os grupos, onde assimetria foi considerada >15%, e os pontos de corte para a relação H:Q em cada membro foram definidos como ≥60%. O desempenho isocinético aumentou com PVC, mas sem efeito sobre as assimetrias e relação I:Q.Resumo em Espanhol: RESUMEN Comparar el rendimiento isocinético (PT) de los extensores (ext.) y flexores (flex.) de la rodilla, y la relación I:Q en jóvenes jugadores de fútbol según la maduración somática. Evaluamos a 80 jugadores (entre 12 y 17 años), pre-PVC (n=19) y post-PVC (n=61), en el dinamómetro isocinético (ext/flex de la rodilla a 60º/s). El grupo pre-PVC tuvo menor masa corporal/altura (P < 0,001) y PT en la pierna dom y no-dom en ext. y flex. (P < 0,001). No hubo diferencias en la asimetría (ext: 31,6% vs 31,1%; flex: 31,6% vs 34,4%) y relación I:Q (dom: 42,1% vs 32,8%; no-dom: 26,3% vs 39,3%) entre los grupos, donde la asimetría se consideró >15%, y los puntos de corte para la relación H:Q en cada miembro ≥60%. El rendimiento isocinético aumentó con el PVC, pero sin impacto en las asimetrías y la relación I:Q.Resumo em Inglês: ABSTRACT The aim of the study was to compare isokinetic performance (PT) of knee extensors (ext) and flexors (flex), H:Q ratio, and PT asymmetry in young soccer players based on somatic maturation. 80 soccer players (aged 12-17) were sampled, classified as pre-PHV (n=19) and post-PHV (n=61). Isokinetic dynamometry assessed knee extensors/flexors at 60º/s. Pre-PHV had lower body mass/height than post-PHV (P < 0.001). Pre-PHV exhibited lower PT for dominant and non-dominant leg in ext and flex (P < 0.001). No differences in asymmetry (ext: 31.6% vs 31.1%; flex: 31.6% vs 34.4%) and H:Q ratio (dominant: 42.1% vs 32.8%; non-dominant: 26.3% vs 39.3%) between PHV groups, where asymmetry was considered >15%, and cutoff points for each limb H:Q were set at ≥60%. Study showed increased isokinetic performance according to PHV, but no effect on asymmetries and H:Q ratio. |
ORIGINAL ARTICLE Manipulação da altura da rede em jogos reduzidos no voleibol: efeitos no desempenho técnico-tático de atletas profissionais femininas Moura, Ricardo Royes dos Santos de Rodrigues, Marcelo Couto Jorge Lima, Ricardo Franco Figueiredo, Lucas Savassi Silva, Francielli Evelin Lopes Freitas, Filipe Nepomuceno Ribas, Schelyne Costa, Gustavo De Conti Teixeira Castro, Henrique de Oliveira Resumo em Português: RESUMO Esse estudo objetivou investigar os efeitos da manipulação da altura da rede em jogos reduzidos de 4 x 4 no desempenho tático-técnico de atletas profissionais femininas de voleibol. Participaram oito atletas femininas profissionais, que jogaram 4 x 4 em três alturas de rede: 2,15 m, 2,24 m e 2,33 m. As ações técnico-táticas (Desempenho Específico por Ação, Desempenho Específico por Componente e Desempenho Geral) foram analisadas através do IAD-VB. Os resultados indicaram que a menor altura favoreceu as ações do complexo 0 (p=0.034; V=0.329), enquanto a maior altura da rede favoreceu o levantamento (p=0.001; V=0.449), ataque (p=0.038; V=0.325), e estruturação das ações defensivas (p<0.001; V=0.731). Adicionalmente, a altura da rede foi associada ao componente de tomada de decisão (p=0.011; V=0.368), sugerindo que esta manipulação específica pode afetar a complexidade do processo de tomada de decisão no cenário de jogo.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este studio tuvo como objetivo investigar los efectos de la manipulación de la altura de la red em juegos reducidos de 4 vs. 4 sobre el rendimiento táctico-técnico de atletas profesionales de voleibol femenino. Participaron ocho atletas femininas professionais, que jugaron 4 vs. 4 en tres alturas de red: 2,15 m, 2,24 m y 2,33 m. Las acciones técnico-tácticas (Rendimiento Especifico por Acción, Rendimiento Especifico por Componente y Rendimiento General) fueron analizadas mediante el IAD-VB. Los resultados indicaron que la menor altura favoreció las acciones del complejo 0 (p=0.034; V=0.329), mientras que la mayor altura de la red favoreció la distribuición (p=0.001; V=0.449), ataque (p=0.038; V=0.325) y la estructuración defensiva (p<0.001; V=0.731). Además, la altura de la red se asoció con el componente de toma de decisión (p=0.011; V=0.368), lo que sugiere que esta manipulación específica puede afectar la complejidad del proceso de toma de decisión en el scenario del juego.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study investigated the effects of manipulating the net height in 4 vs. 4 small-sided games on the tactical-technical performance of professional female volleyball athletes. Eight professional female athletes participated in this study, playing 4 vs. 4 small-sided games at three net heights: 2.15 m, 2.24 m, and 2.33 m. The technical-tactical actions (Specific Performance per Action, Specific Performance per Component, and General Performance) were analyzed through the IAD-VB. Results indicated that the lower net height favored the complex 0 actions (p=0.034; V=0.329), while the higher net height favored setting (p=0.001; V=0.449), attack (p=0.038; V=0.325), and defense (p<0.001; V=0.731) action structuring. Additionally, the net height was associated with the decision-making component (p=0.011; V=0.368), suggesting that this specific manipulation may affect the complexity of the decision-making process in the game setting. |
ARTIGO ORIGINAL Comparação do desempenho tático-técnico entre os estágios competitivos laranja e verde no tênis de campo infantil Borges, Lauro Lamas, Leonardo Resumo em Português: RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar as tendências tático-técnicas nos estágios laranja (9 anos) e verde (10 anos) em competições infantis de tênis de campo. Este estudo observacional utilizou o índice Kappa de Cohen para verificar a confiabilidade intra-observador (1,00). Os resultados mostraram diferenças significantes na duração dos pontos, subdivididos em três momentos, e na frequência de golpes entre os estágios laranja e verde, com maior duração dos pontos e variedade de golpes no estágio verde (p < 0,05). Não foram observadas diferenças nas áreas de rebatida da quadra. Conclui-se que as adaptações no tênis infantil devem levar em conta as dimensões do espaço de jogo e as características dos implementos em função da experiência dos praticantes.Resumo em Espanhol: RESUMEN El objetivo de este estudio fue analizar las tendencias tácticas y técnicas en las etapas naranja (9 años) y verde (10 años) de las competiciones de tenis infantil. Este estudio observacional utilizó el índice Kappa de Cohen para verificar la confiabilidad intraobservador (1,00). Los resultados mostraron diferencias significativas en la duración de los puntos, subdividida en tres momentos, y en la frecuencia de los tiros entre las etapas naranja y verde, con mayor duración de los puntos y variedad de tiros en la etapa verde (p < 0,05). No se observaron diferencias en las áreas de golpeo de la cancha. Se concluye que las adaptaciones en el tenis infantil deben considerar las dimensiones del espacio y las características de los implementos según la experiencia de los jugadores.Resumo em Inglês: ABSTRACT The aim of this study was to analyze tactical and technical trends in the orange (9 years) and green (10 years) stages of children's tennis competitions. This observational study used Cohen's Kappa index to verify intra-observer reliability (1.00). The results showed significant differences in the duration of points, subdivided into three moments, and in the frequency of shots between the orange and green stages, with greater duration of points and variety of shots in the green stage (p < 0.05). No differences were observed in the hitting areas of the court. It is concluded that adaptations in children's tennis should consider the dimensions of the playing space and the characteristics of the implements according to the experience of the players. |
ARTIGO ORIGINAL Tradição e modernidade na Luta Marajoara Santos, Carlos Afonso Ferreira dos Furtado, Renan Santos Andrade, Welison Alan Gonçalves Freitas, Rogério Gonçalves de Cardias-Gomes, Fábio José Resumo em Português: RESUMO Trata-se de uma pesquisa teórica de orientação reflexiva que objetiva discutir sobre os aspectos e características que constituem as dimensões tradicional e moderna na Luta Marajoara. Os resultados indicam que a tradição e a modernidade perfazem a história da Luta Marajoara como manifestação cultural do povo da Ilha de Marajó, e que existe um conjunto de caracterizações que dizem respeito a tais modalidades de experiência presentes nesta luta brasileira. Na tradição, destacam-se os contextos tradicionais de prática da Luta Marajoara, e seu caráter ritualístico. Conectados com a expressão moderna, são observados desafios, tensões e tendências de avanço em direção à sua esportivização e escolarização.Resumo em Espanhol: RESUMEN Se trata de una investigación teórica de orientación reflexiva que tiene como objetivo discutir los aspectos y características que constituyen las dimensiones tradicional y moderna de la Lucha Marajoara. Los resultados indican que la tradición y la modernidad son parte integral de la historia de la Lucha Marajoara como manifestación cultural del pueblo de la Isla de Marajó, y que existe un conjunto de caracterizaciones relacionadas con estos tipos de experiencias presentes en esta lucha brasileña. En la tradición, se destacan los contextos tradicionales de práctica de la Lucha Marajoara y su carácter ritualístico. Conectados con la expresión moderna, se observan desafíos, tensiones y tendencias hacia su deportivización y escolarización.Resumo em Inglês: ABSTRACT This is a theoretical search of reflective orientation aimed at discussing the aspects and characteristics that constitute the traditional and modern dimensions of Marajoara Wrestling. The results indicate that tradition and modernity are integral to the history of Marajoara Wrestling as a cultural manifestation of the people of Marajó Island, and that there is a set of characterizations related to these types of experiences present in this Brazilian fight. In tradition, the traditional contexts of practicing Marajoara Wrestling and its ritualistic nature are highlighted. Connected with the modern expression, challenges, tensions, and trends towards its sportification and formalization in schools are observed. |
ORIGINAL ARTICLE Efeitos de uma intervenção de treinamento remoto multicomponente na qualidade de vida de idosos: um ensaio clínico randomizado controlado Fraga, Bruna Sacchi Zanella, Jonas Casagranda Miranda, Camila Strehl, Mariana de Souza Silva, Andressa Martins e Pires, Valéria Jardim Bracht, Cláudia Gomes Reichert, Thaís Kanitz, Ana Carolina Resumo em Português: RESUMO Este estudo teve como objetivo avaliar como o grupo de treinamento multicomponente remoto (GMT) influencia a qualidade de vida (QV) de idosos. Cinquenta e seis participantes (63 ± 2,93 anos) foram divididos em dois grupos: o (GMT, n = 28) e o grupo controle (GC, n = 28). A avaliação da QV utilizou o WHOQOL-BREF e o WHOQOL-OLD. A análise dos dados empregou Equações de Estimativa Generalizadas (ɑ= 0,05). Os achados não mostraram diferenças significativas na QV geral ou em seus domínios quando avaliada pelo WHOQOL-BREF. No entanto, o WHOQOL-OLD revelou uma notável melhoria geral da QV (p = 0,049) em ambos os grupos. Concluindo, o MTG remoto demonstrou eficiência na melhoria da QV, particularmente em domínios associados ao envelhecimento, como Participação Social e Morte e Morrer.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo evaluar cómo el grupo de entrenamiento multicomponente (MTG) remoto influye en la calidad de vida (CdV) entre las personas mayores. Cincuenta y seis participantes (63 ± 2,93 años) se dividieron en dos grupos: el (MTG, n = 28) y el grupo de control (CG, n = 28). La evaluación de la CV utilizó WHOQOL-BREF y WHOQOL-OLD. El análisis de datos empleó ecuaciones de estimación generalizadas (ɑ= 0,05). Los hallazgos no mostraron diferencias significativas en la calidad de vida general o sus dominios cuando se evaluaron mediante WHOQOL-BREF. Sin embargo, WHOQOL-OLD reveló una mejora notable en la calidad de vida general (p = 0,049) en ambos grupos. En conclusión, el MTG remoto demostró eficiencia para mejorar la calidad de vida, particularmente en dominios asociados con el envejecimiento, como la participación social y la muerte y los moribundos.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study aimed to assess how remote multicomponent training group (MTG) influences the quality of life (QoL) among older individuals. Fifty-six participants (63 ± 2.93 years) were divided into two groups: the (MTG, n = 28) and the control group (CG, n = 28). The assessment of QoL used WHOQOL-BREF and WHOQOL-OLD. Data analysis employed Generalized Estimating Equations (ɑ= 0.05). The findings showed no significant differences in overall QoL or its domains when assessed using WHOQOL-BREF. However, WHOQOL-OLD revealed a noteworthy overall QoL enhancement (p = 0.049) in both groups. In conclusion, remote MTG was effective in enhancing QoL, particularly in domains associated with aging, such as Social Participation and Death and Dying. |
ORIGINAL ARTICLE Manutenção de desfechos de saúde após treinamento online em idosos com fatores de risco cardiovascular durante a pandemia de COVID-19 Diesel, Mabel Leonel, Larissa dos Santos Oliveira, Silas Nery de Danielevicz, Angelica Sirydakis, Maria Eduarda de Moraes Santo, Bárbara Carlin de Ramos do Espírito Bandeira, Antônio Cleilson Nobre Freitas, Cintia de la Rocha Gerage, Aline Mendes Delevatti, Rodrigo Sudatti Resumo em Português: RESUMO O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de treinamento online na capacidade aeróbia, qualidade de vida, sintomas depressivos e qualidade do sono de idosos com fatores de risco cardiovascular. Um programa de treinamento multicomponente foi aplicado por 12 semanas e os desfechos foram avaliados antes e após a intervenção. Participaram 12 idosos (69.08 ± 4.54 anos; 41.67% mulheres), com aderência de 49.17%. Foi observada piora da qualidade do sono (p = 0.016), e nenhuma mudança para os demais desfechos. Em conclusão, o programa de treinamento possivelmente auxiliou na manutenção da capacidade aeróbia, na qualidade de vida e nos sintomas depressivos em idosos com fatores de risco cardiovascular durante a pandemia de COVID-19.Resumo em Espanhol: RESUMEN El objetivo del estudio fue verificar los efectos de un programa de entrenamiento online sobre la capacidad aeróbica, la calidad de vida, los síntomas depresivos y la calidad del sueño en personas mayores con factores de riesgo cardiovascular. Se aplicó un programa de entrenamiento multicomponente por 12 semanas y se evaluaron los resultados antes y después. Participaron 12 adultos mayores (69.08±4.54 años; 41.67% mujeres), con adherencia del 49.17%. Se observó una reducción de la calidad del sueño (p = 0.016) y ningún cambio en los otros resultados. En conclusión, el programa de entrenamiento posiblemente ayudó a mantener la capacidad aeróbica, la calidad de vida y los síntomas depresivos en personas mayores con factores de riesgo cardiovascular durante la pandemia de COVID-19.Resumo em Inglês: ABSTRACT The aim of this study was to verify the effects of an online training program on aerobic capacity, quality of life, depressive symptoms and quality of sleep in elderly people with cardiovascular risk factors. A multicomponent training program was applied for 12 weeks and outcomes were assessed before and after the intervention. Twelve elderly people participated (69.08 ± 4.54 years; 41.67% women), with adherence of 49.17%. Worsening in sleep quality was observed (p = 0.016), and no change in other outcomes. In conclusion, the training program possibly helped maintain aerobic capacity, quality of life and depressive symptoms in elderly people with cardiovascular risk factors during the COVID-19 pandemic. |
ORIGINAL ARTICLE Mudança de direção no futebol: a relação com diferentes habilidades físicas Veiga, Rousseau Silva da Müller, Camila Borges Silva, Amanda Franco da Ferreira, Gustavo Dias Del Vecchio, Fabricio Boscolo Pinheiro, Eraldo dos Santos Resumo em Português: RESUMO O estudo teve como objetivo explorar a relação entre força dinâmica máxima, velocidade linear e potência muscular com o déficit de mudança de direção (DCOD) em jovens atletas de futebol. Vinte atletas masculinos da categoria Sub-17 (16,05 ± 0,60 anos) participaram. Eles foram submetidos a testes físicos de supino, levantamento terra, agachamento, potência de membros inferiores, velocidade linear (10 e 20 m) e com troca de direção. A regressão linear múltipla revelou correlações fracas entre habilidades físicas e DCOD (R2=0,35; p >0,05), indicando uma associação limitada. Em geral, as habilidades físicas apresentaram baixa correlação com o DCOD, sugerindo sua utilidade limitada como medida de desempenho nos testes de mudança de direção em jovens atletas de futebol.Resumo em Espanhol: RESUMEN El estudio tuvo como objetivo explorar la relación entre la fuerza dinámica máxima, la velocidad lineal y la potencia muscular con el déficit de cambio de dirección (DCOD) en jóvenes atletas de fútbol. Participaron veinte atletas de fútbol masculino U-17 (16.05 ± 0.60 años). Se sometieron a diversas pruebas físicas, incluyendo press de banca, peso muerto, repeticiones de sentadilla, salto de sentadilla, salto de contramovimiento y evaluaciones de velocidad lineal (10 y 20 m), así como el test en zigzag para cambio de dirección. La regresión lineal múltiple reveló correlaciones débiles entre las habilidades físicas y el DCOD (R2=0.35, p >0.05), indicando una asociación limitada. En general, las habilidades físicas mostraron una correlación baja con el DCOD, sugiriendo su utilidad limitada como medida de rendimiento en pruebas de cambio de dirección en jóvenes atletas de fútbol.Resumo em Inglês: ABSTRACT The study aimed to explore the relationship between maximum dynamic strength, linear velocity, and muscle power with the change of direction deficit (DCOD) in young soccer athletes. Twenty male U-17 soccer athletes (16.05 ± 0.60 years) participated. They underwent various physical tests, including bench press, deadlift, squat repetitions, squat jump, countermovement jump, and linear speed assessments (10 and 20 m), as well as the zigzag test for change of direction. Multiple linear regression revealed weak correlations between physical abilities and DCOD (R2=0.35, p >0.05), indicating limited association. Overall, physical abilities exhibited low correlation with DCOD, suggesting its limited utility as a performance measure in young soccer athletes change of direction tests. |
Original Article Efeitos da ordem do treinamento concorrente na composição corporal e variáveis cardiovasculares em idosos Silva, Juliana Cristina Garcês, Caroline Pereira Cunha, Ana Clara Ribeiro Puga, Guilherme Morais Kanitz, Ana Carolina Resumo em Português: RESUMO Este estudo avaliou a ordem do treinamento concorrente (TC) (Aeróbio-Resistido (AR) e Resistido-Aeróbio (RA)) na composição corporal e variáveis cardiovasculares em idosos. Os participantes (n = 38) foram divididos nos grupos AR e RA. O treinamento aeróbio envolveu caminhada e o resistido seis exercícios. Não houve mudanças na gordura corporal, massa muscular, relação cintura-quadril e índice de massa corporal em ambos os grupos. O grupo AR apresentou maior redução na circunferência do braço e ambos os grupos reduziram a circunferência abdominal, da cintura e do quadril. Não houve alterações na pressão arterial sistólica, diastólica e média, frequência cardíaca e duplo produto em ambos os grupos. Assim, a ordem do TC não afetou a composição corporal e as medidas cardiovasculares.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este estudio evaluó el orden del entrenamiento concurrente (EC) (Aeróbico-Resistencia (AR) y Resistencia-Aeróbico (RA)) sobre la composición corporal y variables cardiovasculares en personas mayores. Los participantes (n = 38) fueron divididos en grupos AR y RA. El entrenamiento aeróbico involucró caminar, mientras que el entrenamiento de resistencia incluyó seis ejercicios. No se encontraron cambios en la grasa corporal, masa muscular, relación cintura-cadera e índice de masa corporal en ambos grupos. El grupo AR mostró una mayor reducción en la circunferencia del brazo, y ambos grupos redujeron la circunferencia abdominal, de la cintura y de la cadera. No hubo cambios en la presión arterial sistólica, diastólica, media, frecuencia cardíaca y producto doble en ninguno de los grupos. En resumen, el orden del EC no afectó la composición corporal y las mediciones cardiovasculares.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study assessed concurrent training (CT) order (Aerobic-Resistance (AR) and Resistance-Aerobic (RA)) on body composition and cardiovascular variables in elderly people. Participants (n = 38) were divided into AR and RA groups. Aerobic training involved walking, while resistance training included six exercises. No significant changes were found in body fat, muscle mass, waist-hip ratio, and body mass index in both groups. The AF group showed a greater reduction in arm circumference, and both groups reduced abdominal, waist, and hip circumference. There were no changes in systolic blood pressure, diastolic blood pressure, mean blood pressure, heart rate, and double product in either group. In conclusion, the order of CT did not affect body composition and cardiovascular measurements. |
ARTIGO ORIGINAL Lazer e participação popular na Assembleia Nacional Constituinte: o “Projeto Constituição” (1986-1987) Santos, Flávia da Cruz Resumo em Português: RESUMO A partir da análise da participação popular na Assembleia Nacional Constituinte, através do Projeto Constituição, tentamos perceber o que a população brasileira pensava e desejava no que se refere ao lazer, e quem eram os brasileiros que se preocuparam com tal temática. Foram analisadas as 674 sugestões populares que tiveram como tema o lazer. Concluímos que o lazer era compreendido como direito e como necessidade básica. Os cidadãos proponentes do lazer possuíam perfil socioeconômico que se afastava do perfil da população brasileira.Resumo em Espanhol: RESUMEN A partir del análisis de la participación popular en la Asamblea Nacional Constituyente, a través del Projeto Constituição, intentamos percibir lo que la población brasileña pensaba y deseaba en lo que se refiere al ocio, y quiénes eran los brasileños que se preocuparon con tal temática. Se analizaron las 674 sugerencias populares que tuvieron como tema el ocio. Concluimos que el ocio era entendido como derecho y como necesidad básica. Los ciudadanos proponentes del ocio poseían perfil socioeconómico que se alejaba del perfil de la población brasileña.Resumo em Inglês: ABSTRACT From the analysis of popular participation in the National Constituent Assembly, through the Projeto Constituição, we tried to understand what the Brazilian population thought and wanted with regard to leisure, and who were the Brazilians who were concerned about this issue. We analyzed the 674 popular suggestions that had as theme leisure. We concluded that leisure was understood as right and as a basic need. Citizens proposing leisure had a socioeconomic profile that departed from the profile of the Brazilian population. |
ORIGINAL ARTICLE Acurácia de testes motores indicadores de aptidão musculoesquelética para predizer dor lombar em adultos jovens Oliveira, Raphael Gonçalves de Reis, Alex Lopes dos Vitor, Gleice Beatriz Batista Campos Júnior, Jorge Furtado de Oliveira, Laís Campos de Resumo em Português: RESUMO Este estudo verificou a capacidade de testes motores relacionados com aptidão musculoesquelética para predizer jovens adultos com dor lombar (DL). A amostra foi composta por 377 participantes de ambos os sexos, que responderam ao questionário nórdico para DL e realizaram os testes sentar-e-alcançar, salto horizontal, abdominal em 1-min, Sorensen e prancha lateral. Todos os testes apresentaram baixa acurácia (AUC < 0,70), embora os testes Sorensen (p = 0,03) e prancha lateral (p = 0,00) tenham apresentado significância estatística. Desta forma, apesar da baixa acurácia, o ponto de corte identificado no teste prancha lateral (< 41 seg.) e Sorensen (< 89 seg.) podem ser utilizados com certa cautela para predizer jovens adultos com DL.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este estudio verificó la capacidad de las pruebas motoras relacionadas con la aptitud musculoesquelética para predecir adultos jóvenes con dolor lumbar. La muestra estuvo compuesta por 377 participantes de ambos sexos, quienes respondieron el cuestionario nórdico de dolor lumbar y realizaron las pruebas de sentar y alcanzar, salto horizontal, abdominales de 1 min, Sorensen y plancha lateral. Todas las pruebas mostraron baja precisión (AUC < 0,70), aunque las pruebas de Sorensen (p = 0,03) y de plancha lateral (p = 0,00) mostraron significación estadística. Por lo tanto, a pesar de la baja precisión, el punto de corte identificado en la prueba de plancha lateral (< 41 s) y Sorensen (< 89 s) se puede utilizar con cierta precaución para predecir adultos jóvenes con dolor lumbar.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study verified the capacity of motor tests related to musculoskeletal fitness to predict young adults with low back pain (LBP). The sample consisted of 377 participants of both sexes, who answered the Nordic questionnaire for LBP and performed the sit-and-reach, horizontal jump, 1-min sit-up, Sorensen, and side plank tests. All tests showed low accuracy (AUC < 0.70), although the Sorensen (p = 0.03) and side plank (p = 0.00) tests showed statistical significance. Therefore, despite the low accuracy, the cutoff point identified in the side plank test (< 41 sec.) and Sorensen (< 89 sec.) can be used with some caution to predict young adults with LBP. |
Artigo Original O karatê entre espontaneidade e autoconsciência: reflexões configuracionais a partir de uma etnografia na região do Cariri cearense Lima, George Almeida Vasques, Daniel Giordani Mariante Neto, Flávio Py Millen Neto, Alvaro Rego Resumo em Português: RESUMO Objetivou-se analisar como a leitura da configuração atual do karatê pode auxiliar a entender o estágio do processo civilizador em que estamos inseridos. Para a compreensão e interpretação das percepções e significados atribuídos aos cotidianos da academia de karatê, utilizou-se da etnografia e, em seguida, a análise configuracional, as quais produziram dois elementos de reflexão: a configuração do karatê e os elementos pedagógicos que transformam a configuração. Ao analisarmos o karatê, estamos pensando onde estamos nesse processo civilizador. No que se refere ao karatê como lazer, entendemos que ele está mais conectado com um espectro que transita entre a tradição e o novo, entre a espontaneidade e a autoconsciência.Resumo em Espanhol: RESUMEN El objetivo fue analizar cómo la lectura de la configuración actual del karate puede ayudar a comprender la etapa del proceso civilizador en el que estamos insertos. Para comprender e interpretar las percepciones y significados atribuidos a las rutinas cotidianas de la academia de karate, se utilizó la etnografía y luego el análisis configuracional, que produjo dos elementos de reflexión: la configuración del karate y los elementos pedagógicos que transforman los escenarios. Cuando analizamos el Karate, pensamos en dónde nos encontramos en este proceso civilizador. Cuando se trata del karate como ocio, entendemos que está más conectado a un espectro que se mueve entre la tradición y lo nuevo, entre la espontaneidad y la autoconciencia.Resumo em Inglês: ABSTRACT The aim of this study was to analyze how reading the current configuration of karate can help us understand the stage of the civilizing process in which we are inserted. To understand and interpret the perceptions and meanings attributed to the daily life of the karate academy, we used ethnography and then configurational analysis, which produced two elements for reflection: the configuration of karate and the pedagogical elements that transform the configuration. When we analyze karate, we are thinking about where we are in this civilizing process. Regarding karate as a leisure activity, we understand that it is more connected to a spectrum that moves between tradition and the new, between spontaneity and self-awareness. |
ARTIGO ORIGINAL Aconselhamento breve sobre atividade física no Sistema Único de Saúde: uma possibilidade para todos os profissionais de saúde Vieira, Leonardo Araújo Guerra, Paulo Henrique Spósito, Letícia Aparecida Calderão Motta-Santos, Daisy Bocalini, Danilo Sales Carvalho, Fabio Fortunato Brasil de Resumo em Português: RESUMO Tomando como base um infográfico de aconselhamento sobre a Atividade física (AF) proposto para o contexto internacional, o objetivo deste ensaio foi adaptá-lo para a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). São apresentadas justificativas para a oferta do aconselhamento breve na Atenção Primária à Saúde e estratégias sobre ‘como aconselhar’, a partir do: Respeito à singularidade das pessoas e suas possibilidades; Reconhecimento das oportunidades e barreiras; (Re)conhecimento da rede intersetorial de AF; e Considerar a educação popular em saúde. As estratégias de saúde digital e a formação e treinamento dos profissionais de saúde são apontados como alguns desafios. Em conclusão, defende-se que há potencial para a ampliação de acesso à AF por meio do aconselhamento breve.Resumo em Espanhol: RESUMEN Tomando como base un infográfico de asesoramiento sobre la Actividad Física (AF) propuesto para el contexto internacional, el objetivo de este ensayo fue adaptarlo a la realidad del Sistema Único de Salud (SUS). Se presentan justificaciones para la oferta del asesoramiento breve en la Atención Primaria de Salud y las estrategias sobre ‘cómo aconsejar’, a partir de: el respeto a la singularidad de las personas y sus posibilidades; el reconocimiento de las oportunidades y barreras; el (re)conocimiento de la red intersectorial de AF; y la consideración de la educación popular en salud. Las estrategias de salud digital y la formación y capacitación de los profesionales de la salud se señalan como algunos desafíos. En conclusión, se defiende que hay potencial para la ampliación del acceso a la AF a través del asesoramiento breve.Resumo em Inglês: ABSTRACT Based on an infographic on physical activity (PA) counseling proposed for the international context, the aim of this essay was to adapt it to the reality of the Brazilian Unified Health System (SUS). Justifications are presented for the provision of brief counseling in Primary Health Care and strategies on ‘how to counsel’, based on: respect for the uniqueness of individuals and their possibilities; recognition of opportunities and barriers; (re)understanding the intersectoral PA network; and considering popular health education. Digital health strategies and the training of health professionals are highlighted as some of the challenges. In conclusion, it is argued that there is potential to expand access to PA through brief counseling. |
DOSSIÊ “A gente brinca junto, mas nem liga que é cada uma de um jeito”: produções culturais infantis e marcadores sociais da diferença Farias, Mayrhon José Abrantes Ferreira, Flávia Martinelli Souza, Adriano Lopes de Resumo em Português: RESUMO O presente artigo teve como objetivo analisar a relação entre infância, corpo e diferença, representadas em produções culturais infantis que tematizam marcadores sociais de classe, gênero e raça, somadas à categoria violência. O estudo recorre a registros de duas pesquisas desenvolvidas em escolas públicas de comunidades periféricas, uma na cidade de São Luís do Maranhão e outra em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal. Fundamentando-se em estudos da Sociologia do Cotidiano e dos Estudos da Infância, analisou-se, de forma qualitativa, desenhos e narrativas de sete crianças, entre nove e 11 anos, dos contextos pesquisados. As informações obtidas apresentam cotidianos permeados de desigualdade que se inserem nas culturas infantis, forjando compreensões de corpo.Resumo em Espanhol: RESUMEN El artículo analizó la relación entre infancia, cuerpo y diferencia, representadas en producciones culturales infantiles que abordan marcadores sociales de clase, género y raza, junto con la categoría de violencia. El estudio recurre a registros de dos investigaciones desarrolladas en escuelas públicas de comunidades periféricas, en São Luís do Maranhão y en Sobradinho, región administrativa del Distrito Federal. Basándose en estudios de la Sociología de la Vida Cotidiana y Estudios Sociales de la Infancia, se analizaron cualitativamente los dibujos y narrativas de siete niños, de entre nueve y once años, de los contextos investigados. La información obtenida revela cotidianos permeados de desigualdad que se insertan en las culturas infantiles, forjando comprensiones del cuerpo.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article analyzed the relationship between childhood, body, and difference, as represented in children's cultural productions that address social markers of class, gender, and race, along with the category of violence. The study draws on records from two research projects conducted in public schools in suburban areas, one in São Luís do Maranhão and one in Sobradinho, an administrative region of the Federal District. Based on studies from the Sociology of Everyday Life and Childhood Studies, the drawings and narratives of seven children, aged nine to eleven years, from the researched contexts were qualitatively analyzed. The obtained information reveals daily lives permeated by inequality that are embedded in children's cultures, shaping their understandings of the body. |
DOSSIÊ Interseccionalidade e Educação Física Escolar: a subjetivação da inter-relação dos marcadores sociais das diferenças no componente curricular Alverne, André Luis do Nascimento Mont Brito, Leandro Teofilo de Maldonado, Daniel Teixeira Resumo em Português: RESUMO Este texto objetivou evidenciar como a interseccionalidade se organiza e se torna uma possibilidade dentro das práticas político-pedagógicas de professoras de Educação Física Escolar. Realizamos um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Selecionamos duas professoras de Educação Física por meio da amostragem típica intencional. Utilizamos o instrumento de entrevistas semiestruturadas. O material empírico foi submetido à análise temática. Os dados nos permitiram identificar a interseccionalidade como uma ferramenta analítico-política potente para os projetos político-pedagógicos de docentes de Educação Física, colocando-a como uma possibilidade de resistência nas aulas, por meio dos conhecimentos atribuídos pelas nuances da vida real.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este texto tuvo como objetivo resaltar cómo la interseccionalidad se organiza y se convierte en una posibilidad dentro de las prácticas político-pedagógicas de los docentes de Educación Física Escolar. Se realizó un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio. Seleccionamos a dos profesores de Educación Física mediante muestreo intencional típico. Se utilizó el instrumento de entrevistas semiestructuradas. El material empírico fue sometido a análisis temático. Los datos permitieron identificar la interseccionalidad como una poderosa herramienta analítico-política para los proyectos político-pedagógicos de los docentes de Educación Física, ubicándola como una posibilidad de resistencia en las clases, a través del conocimiento atribuido por los matices de la vida real.Resumo em Inglês: ABSTRACT This text aimed to highlight how intersectionality is organized and becomes a possibility within the political-pedagogical practices of School Physical Education. We carried out a qualitative, descriptive and exploratory study. We selected two Physical Education teachers through typical intentional sampling. We used the instrument of semi-structured interviews. The empirical material was subjected to thematic analysis. The data allowed us to identify intersectionality as a powerful analytical-political tool for the political-pedagogical projects of Physical Education teachers, placing it as a possibility of resistance in classes, through the knowledge attributed by the nuances of real life. |
DOSSIÊ Práticas corporais na congada: permanências e transformações nas tradições da festa da Vila João Vaz, Goiânia - GO Carvalho, Cleber de Sousa Resumo em Português: RESUMO O texto apresenta reflexões acerca das práticas corporais promovidas pelos congadeiros da Vila João Vaz, Goiânia – GO. Tem como propósito identificar aspectos simbólicos decorrentes dos processos de transformação e permanência que interferem nas práticas corporais, considerando-se as danças e os cantos realizados pelos congadeiros. Utilizando-se da pesquisa etnográfica foram realizadas observações, entrevistas e o uso de caderno de campo. Identificou-se que os congadeiros vivenciam suas tradições, por meio de experiências corporificadas que valorizam determinados aspectos criativos, assim como mantém vivas suas referências com a ancestralidade africana e afro-brasileira.Resumo em Espanhol: RESUMEN El texto presenta reflexiones sobre las prácticas corporales promovidas por los congadeiros de Vila João Vaz, Goiânia - GO. Su objetivo es identificar aspectos simbólicos resultantes de los procesos de transformación y permanencia que interfieren en las prácticas corporales, considerando las danzas y cantos interpretados por los congadeiros. A partir de una investigación etnográfica, se realizaron observaciones, entrevistas y un cuaderno de campo. Se identificó que los congadeiros viven sus tradiciones a través de experiencias corporales que valorizan ciertos aspectos creativos, además de mantener vivas sus referencias a la ascendencia africana y afrobrasileña.Resumo em Inglês: ABSTRACT The text presents reflections on the bodily practices promoted by the congadeiros of Vila João Vaz, Goiânia - GO. Its purpose is to identify symbolic aspects resulting from the processes of transformation and permanence that interfere in bodily practices, considering the dances and songs performed by the congadeiros. Using ethnographic research, observations, interviews and a field notebook were carried out. It was identified that the congadeiros live their traditions through embodied experiences that value certain creative aspects, as well as keeping alive their references to African and Afro-Brazilian ancestry. |
DOSSIÊ Corpo, diferença e educação física: experiências interseccionais a partir dos Estudos Culturais Físicos Marani, Vitor Hugo França, Ábia Lima de Resumo em Português: RESUMO O artigo apresenta perspectivas interseccionais nos Estudos Culturais Físicos por meio de ações do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação Física e Diferença, apoiadas nos pressupostos da justiça social. Utilizando uma metodologia descritiva e qualitativa, baseada em relatos de experiência, o texto incursiona pelo contato inicial com pesquisas interseccionais em contexto internacional para, após, abordar como os marcadores sociais de diferença (gênero, raça, classe, entre outros) são apreendidos em contextos brasileiros específicos. Os resultados destacam a relevância da interseccionalidade para compreender as dinâmicas de poder e as desigualdades na educação física, oferecendo possibilidades analíticas e práticas para transformar as relações entre corpo, cultura e poder.Resumo em Espanhol: RESUMEN El artículo presenta perspectivas interseccionales en los Estudios Culturales Físicos a través de las acciones del Grupo de Investigación Cuerpo, Educación Física y Diferencia, apoyadas en los principios de justicia social. Utilizando una metodología descriptiva y cualitativa, basada en relatos de experiencias, el texto explora el contacto inicial con investigaciones interseccionales en un contexto internacional para, posteriormente, abordar cómo se comprenden los marcadores sociales de diferencia (género, raza, clase, entre otros) en contextos específicos brasileños. Los resultados destacan la relevancia de la interseccionalidad para comprender las dinámicas de poder y las desigualdades en la educación física, ofreciendo posibilidades analíticas y prácticas para transformar las relaciones entre cuerpo, cultura y poder.Resumo em Inglês: ABSTRACT The article presents intersectional perspectives in Physical Cultural Studies through the actions of the Research Group on Body, Physical Education, and Difference, supported by the principles of social justice. Utilizing a descriptive and qualitative methodology, based on experience reports, the text explores the initial contact with intersectional research in an international context and then addresses how social markers of difference (gender, race, class, among others) are understood in specific Brazilian contexts. The results highlight the relevance of intersectionality in understanding power dynamics and inequalities in physical education, offering analytical and practical possibilities for transforming the relationships between body, culture, and power. |
DOSSIÊ Pedagogia decolonial e intersecções entre corpo, gênero e sexualidade Marques, João Paulo Lara, Larissa Michelle Resumo em Português: RESUMO O presente estudo analisa intersecções entre corpo, gênero e sexualidade sob a perspectiva pedagógica decolonial no campo da educação física. De cunho teórico e prático, o texto compõe-se de literatura relacionada a marcadores sociais de diferença (notadamente, gênero e sexualidade) e decolonialidade, assim como orienta-se por reflexões acerca de experiências corporais com foco no gênero e na sexualidade na dança a dois, decorridas do desenvolvimento de uma oficina numa realidade local. As análises teóricas e a experiência prática registrada em diário de campo (interpretada e ressignificada para esse escrito) favorecem o debate acerca da pedagogia decolonial como potencializadora de transformações que envolvem as intersecções entre corpo, gênero e sexualidade. Ao mesmo tempo, esse estudo propõe o enfrentamento da colonialidade de gênero e sexualidade que atravessa diferentes corpos, acionando práticas de engajamento e consciência crítica para o enfrentamento dos desafios decoloniais.Resumo em Espanhol: RESUMEN El presente estudio analiza las intersecciones entre cuerpo, género y sexualidad desde la perspectiva pedagógica decolonial en el campo de la educación física. De naturaleza tanto teórica como práctica, el texto se compone de literatura relacionada con los marcadores sociales de diferencia (notablemente, género y sexualidad) y la decolonialidad. Además, se orienta mediante reflexiones sobre experiencias corporales centradas en el género y la sexualidad en la danza en pareja, surgidas del desarrollo de un taller en un contexto local. Los análisis teóricos y la experiencia práctica registrada en un diario de campo (interpretada y resignificada para este escrito) favorecen el debate sobre la pedagogía decolonial como potenciadora de transformaciones que involucran las intersecciones entre cuerpo, género y sexualidad. Al mismo tiempo, este estudio propone enfrentar la colonialidad de género y sexualidad que atraviesa diferentes cuerpos en el objetivo de accionar prácticas de compromiso y conciencia crítica para el enfrentamiento de los desafíos decoloniales.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study analyses intersections between body, gender, and sexuality from a decolonial pedagogical perspective within the field of physical education. Both theoretical and practical in nature, the text draws from literature related to social markers of difference (notably, gender and sexuality) and decoloniality. It is also guided by reflections on bodily experiences, with a focus on gender and sexuality in partner dancing, stemming from the development of a workshop in a local context. The theoretical analyses and practical experiences documented in a field diary (interpreted and reframed for this writing) contribute to the discussion surrounding decolonial pedagogy as an agent for transformations involving the intersections of body, gender, and sexuality. Simultaneously, this study proposes confronting the gender and sexuality coloniality that permeates diverse bodies, activating practices of engagement and critical consciousness to address decolonial challenges |
DOSSIÊ Marcadores sociais das diferenças nas aulas de Educação Física: narrativas dos(as) estudantes, docentes e gestores(as) da Escola Estadual Abya Yala Ricardo, Karoline Hachler Terragno, Tatiana Martins Santos, Simone Wittizorecki, Elisandro Schultz Resumo em Português: RESUMO Este estudo tem o objetivo de analisar e interrogar as noções de Educação Física dos(as) estudantes do sexto ano do ensino fundamental e demais pessoas da comunidade escolar de uma escola estadual em Porto Alegre/RS, envolvidos(as) em uma pesquisa-ação participante que intencionou desenvolver aulas de Educação Física inspiradas nos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade; assim como as (im)possíveis relações e diálogos desse componente curricular com os marcadores sociais das diferenças. Trata de uma pesquisa-ação participante que utilizou as narrativas orais dos(as) participantes em entrevistas coletivas e individuais como produção de informações. As narrativas trouxeram diferentes concepções e percepções sobre o que é (ou deveria ser) a Educação Física, e qual é (ou deveria ser) o seu lugar na escola. Notamos que a aposta em outras possibilidades de Educação Física, interseccionadas pelos marcadores sociais das diferenças, convidou os(as) estudantes a atravessarem conteúdos e assuntos por eles(as) antes não dialogados e experienciados na escola.Resumo em Espanhol: RESUMEN Este estudio tiene como objetivo analizar e interrogar las nociones de Educación Física de los estudiantes del sexto año de la escuela primaria y de otras personas de la comunidad escolar de una escuela pública de Porto Alegre/RS, participantes en una investigación acción participativa que pretendió desarrollar clases de Educación Física inspiradas en los supuestos de descolonialidad e interculturalidad; así como las (im)posibles relaciones y diálogos de este componente curricular con los marcadores sociales de las diferencias. Es una investigación de acción participativa que utilizó las narrativas orales de los participantes en entrevistas colectivas e individuales para producir información. Las narrativas trajeron diferentes concepciones y percepciones sobre qué es (o debería ser) la Educación Física y cuál es (o debería ser) su lugar en la escuela. Notamos que la inversión en otras posibilidades de la Educación Física, atravesadas por marcadores sociales de diferencias, invitó a los estudiantes a atravesar contenidos y temas que no habían discutido y vivido previamente en la escuela.Resumo em Inglês: ABSTRACT This study aims to analyze and interrogate the notions of Physical Education of students in the sixth year of elementary school and other people in the school community of a state school in Porto Alegre/RS, involved in a participatory action research that intended to develop Physical Education classes inspired by the assumptions of decoloniality and interculturality; as well as the (im)possible relationships and dialogues of this curricular component with the social markers of differences. It is a participatory action research that used the oral narratives of participants in collective and individual interviews to produce information. The narratives brought different conceptions and perceptions about what Physical Education is (or should be), and what its place is (or should be) in school. We noticed that the investment in other possibilities of Physical Education, intersected by social markers of differences, invited students to go through contents and subjects that they had not previously discussed and experienced at school. |
DOSSIER Associações entre relações interseccionais de opressão e domínios de atividade física no estudo Vigitel (2016-2020) Paiva, Giovana Barbosa de Araújo, Mariane Ferreira dos Santos Rodrigues, Phillipe Augusto Ferreira Carvalho, Pedro Henrique Melo de Oliveira, Francine de Corrêa Neto, Victor Gonçalves Palma, Alexandre Resumo em Português: RESUMO A literatura recomenda a prática de atividade física (AF), independente do domínio. Contudo, a maioria dos estudos desconsidera as relações interseccionais de opressão. O objetivo do presente estudo é verificar as associações entre determinantes sociais e distintos domínios da atividade física (lazer, ocupacional, deslocamento e doméstico), especialmente a partir da perspectiva do índice de desvantagem, que traduz as relações interseccionais de opressão na pesquisa do Vigitel entre os anos de 2016 e 2020. A partir dos dados coletados, foi calculado o índice de jeopardy. Foi possível observar que a prática de AF no lazer é mais acentuada entre os grupos com menos opressão social. Por outro lado, os grupos mais oprimidos apresentaram maior envolvimento nos domínios de AF ocupacional, de deslocamento e doméstica. Conclui-se, portanto, que a noção de que qualquer AF é melhor do que ser inativo deveria ser revista.Resumo em Espanhol: RESUMEN La literatura recomienda la práctica de actividad física (AF), independientemente del dominio. Sin embargo, la mayoría de los estudios ignoran las relaciones interseccionales de opresión. El objetivo del presente estudio es verificar las asociaciones entre los determinantes sociales y los distintos dominios de la actividad física (tiempo libre, ocupacional, desplazamiento y doméstica), especialmente desde la perspectiva del índice de desventaja, que traduce las relaciones interseccionales de opresión en la investigación de Vigitel entre los años 2016 y 2020. A partir de los datos recolectados, se calculó el índice de desventaja. Se observó que la práctica de AF durante el tiempo libre es más pronunciada entre los grupos con menos opresión social. Por otro lado, los grupos más oprimidos mostraron un mayor involucramiento en los dominios de AF ocupacional, de desplazamiento y doméstica. Se concluye, por lo tanto, que la noción de que cualquier AF es mejor que la inactividad debe ser revisada.Resumo em Inglês: ABSTRACT The literature recommends the practice of physical activity (PA), regardless of the domain. However, most studies ignore intersectional relations of oppression. The objective of the present study is to verify the associations between social determinants and distinct domains of physical activity (leisure-time, occupational, commuting, and domestic), especially from the perspective of the jeopardy index, which translates the intersectional relations of oppression in Vigitel´s research between the years of 2016 and 2020. From the data collected, the jeopardy index was calculated. It was possible to observe that the practice of PA during leisure time is more pronounced among groups with less social oppression. On the other hand, the most oppressed groups showed greater involvement in the domains of occupational, commuting and domestic PA. It is concluded, therefore, that the notion that any PA is better than being inactive should be reviewed. |
DOSSIÊ Mulheres com deficiência jogadoras de voleibol sentado: virada biográfica e interseccionalidade extra e intragrupo Silva, Maria Denise Dourado da Resumo em Português: RESUMO O estudo tem como objetivo compreender o papel do voleibol sentado na promoção da virada biográfica de mulheres com deficiência, reconhecendo a interseccionalidade de marcadores sociais da diferença nos processos de inclusão promovidos pelo e no ambiente esportivo. Obtivemos informações por meio de questionário, observação participante e entrevista. Compreendemos que o voleibol sentado foi fator contribuinte na modificação da percepção e autoidentificação das participantes da pesquisa, mas que outras sobreposições de características também ocorrem intragrupo. Apesar dos aspectos paradoxais estudados, o voleibol sentado forneceu bases para uma mudança de atitude social frente à deficiência.Resumo em Espanhol: RESUMEN El estudio tiene como objetivo comprender el papel del vóleibol sentado en la promoción del giro biográfico de mujeres con discapacidad, reconociendo los marcadores sociales de la diferencia en los procesos de inclusión promovidos por dicha práctica corporal. Se obtuvo información a través del cuestionario, observación participante y entrevista. Entendimos que voleibol sentado contribuyó a modificar la percepción y la autoidentificación de los participantes de la investigación, pero que otras características también ocurren intragrupo. A pesar de los aspectos paradójicos estudiados, el voleibol sentado proporcionó bases para un cambio en la actitud social hacia la discapacidad.Resumo em Inglês: ABSTRACT The study aims to understand the role of sitting volleyball in the promotion of the biographical turn of women with disabilities, recognizing the intersectionality of social markers of difference in the inclusion processes promoted by such body practice. Obtaining information through questionnaire, participating observation and interview. We understood that sitting volleyball was a contributing factor in modifying the perception and self -identification of research participants, but that other characteristics overlays also occur intragroup. Despite the paradoxical aspects studied, the sitting volleyball provided foundations for a change of social attitude towards disability. |
DOSSIÊ Mapeando as margens do futebol de mulheres no Brasil: um olhar interseccional sobre as experiências e as barreiras para a prática desse esporte Martins, Mariana Zuaneti Delarmelina, Gabriela Borel Souza, Letícia Carvalho de Resumo em Português: RESUMO O objetivo deste artigo foi analisar, de forma interseccional, o perfil e a experiência da participação das mulheres no futebol no Brasil. Realizamos uma análise comparativa entre as mulheres, baseada nos dados da PNAD de 2015 (IBGE, 2017). Os dados foram tratados com estatística descritiva. São justamente as mulheres negras, pobres, jovens, de menor escolaridade que se engajam com o futebol, o que contrasta com um perfil oposto que se engaja com atividades físicas. A experiência dessas mulheres é marcada pela ênfase competitiva, em espaços públicos ou gratuitos de prática de futebol participativo. Esses resultados evidenciam a importância de observar como os divisores sociais dificultam o acesso ao futebol e das políticas públicas para democratizá-lo.Resumo em Espanhol: RESUMEN El objetivo de este artículo fue analizar, de manera interseccional, el perfil y la experiencia de la participación femenina en el fútbol en Brasil. Realizamos un análisis comparativo entre mujeres, a partir de datos de la PNAD de 2015 (IBGE, 2017). Los datos fueron tratados con estadística descriptiva. Son precisamente mujeres negras, pobres, jóvenes y con menor nivel educativo las que practican fútbol, lo que contrasta con el perfil opuesto que practica actividades físicas. La experiencia de estas mujeres está marcada por un énfasis competitivo, en espacios públicos o libres para la práctica participativa del fútbol. Estos resultados resaltan la importancia de observar cómo las divisiones sociales obstaculizan el acceso al fútbol y a las políticas públicas para democratizarlo.Resumo em Inglês: ABSTRACT The objective of this article was to analyze, in an intersectional way, the profile and experience of women's participation in football in Brazil. We carried out a comparative analysis between women, based on data from the 2015 PNAD (IBGE, 2017). The data were treated with descriptive statistics. It is precisely black, poor, young, less educated women who engage in football, which contrasts with the opposite profile who engages in physical activities. The experience of these women is marked by a competitive emphasis, in public or free spaces for participatory football practice. These results highlight the importance of observing how social divides hinder access to football and public policies to democratize it. |
DOSSIÊ Educação física escolar e interseccionalidades: da coeducação ao antirracismo na experiência mimética com a juventude Corsino, Luciano Nascimento Barreto, Samara Moura Venâncio, Luciana Sanches Neto, Luiz Conceição, Willian Lazaretti da Resumo em Português: RESUMO O presente trabalho discute a relação entre coeducação e antirracismo na educação física escolar. O objetivo é transitar em análise teórico-empírica sobre educação física escolar e interseccionalidade ao situar a experiência mimética de tematização das relações raciais nas aulas de educação física por meio de um relato autobiográfico docente, cujo investimento metodológico permeia saberes-fazeres autorreferenciados na construção de artefatos narrativos em situação de ensino com os (as) discentes. Afirmamos, portanto, a necessidade de conceber a interseccionalidade como paradigma para a análise e compreensão dos fenômenos sociais na educação física escolar estabelecendo nexos de reflexividade crítica em consonância de conscientização pela relação da dodiscência.Resumo em Espanhol: RESUMEN El presente trabajo discute la relación entre la coeducación y el antirracismo en la educación física escolar. El objetivo es transitar en un análisis teórico-empírico sobre la educación física escolar y la interseccionalidad, situando la experiencia mimética de la tematización de las relaciones raciales en las clases de educación física a través de un relato autobiográfico docente. El enfoque metodológico entrelaza saberes y prácticas autorreferenciales en la construcción de artefactos narrativos dentro del contexto de enseñanza con los estudiantes. Afirmamos, por tanto, la necesidad de concebir la interseccionalidad como un paradigma para el análisis y la comprensión de los fenómenos sociales en la educación física escolar, estableciendo vínculos de reflexividad crítica en consonancia con la toma de conciencia promovida por la relación docente-estudiante.Resumo em Inglês: ABSTRACT The present work discusses the relationship between coeducation and anti-racism in school physical education. The objective is to navigate a theoretical-empirical analysis of school physical education and intersectionality by situating the mimetic experience of thematizing racial relations in physical education classes through an autobiographical account by a teacher. The methodological approach intertwines self-referential knowledge-practices in the construction of narrative artifacts within the teaching context with the students. We therefore affirm the necessity of conceiving intersectionality as a paradigm for the analysis and understanding of social phenomena in school physical education, establishing critical reflexivity links in alignment with the awareness fostered through the teacher-student relationship. |
DOSSIÊ Interseccionalidade e inclusão: um diálogo com os marcadores sociais da diferença Fonseca, Michele Pereira de Souza da Resumo em Português: RESUMO O objetivo deste artigo é refletir sobre as articulações entre inclusão, interseccionalidade e marcadores sociais da diferença operacionalizadas nas ações de ensino, pesquisa e extensão propostas pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (LEPIDEFE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apoio-me em um sentido amplo, dialético, processual e infindável sobre inclusão, articulando marcadores sociais da diferença como raça, deficiência, gênero, idade e seus aspectos interseccionais. A partir de narrativas de vida, apresento cenas formativas que retratam falas potentes reconhecendo as diferenças em intersecção que as compõem, o que nos leva a reflexões para a construção de uma form(ação) mais inclusiva na Educação Física.Resumo em Espanhol: RESUMEN El objetivo de este artículo es reflexionar sobre los vínculos entre la inclusión, la interseccionalidad y los marcadores sociales de diferencia tal y como se operacionalizan en las actividades de enseñanza, investigación y extensión propuestas por el Laboratorio de Estudios e Investigaciones sobre Inclusión y Diferencias en Educación Física Escolar (LEPIDEFE) de la Universidad Federal de Río de Janeiro (UFRJ). Me baso en una comprensión amplia, dialéctica, proceso continuo e interminable de la inclusión, articulando marcadores sociales de diferencia como la raza, la discapacidad, el género, la edad y sus aspectos interseccionales. A partir de narrativas de vida, presento escenas formativas que retratan discursos poderosos reconociendo las diferencias de intersección que los componen, lo que nos lleva a reflexionar sobre la construcción de una form(acción) más inclusiva en Educación Física.Resumo em Inglês: ABSTRACT The aim of this article is to reflect on the links between inclusion, intersectionality and social markers of difference as operationalized in the teaching, research and extension activities proposed by Laboratory for Studies and Research on Inclusion and Differences in School Physical Education (LEPIDEFE) at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). I refer to a sense of inclusion that is broad, dialectical and in a continuous and endless process, articulating social markers of difference such as race, disability, gender, age and their intersectional aspects. Based on life narratives, I present formative scenes that portray powerful speeches recognizing the intersecting differences that make them up, which leads us to reflect on building an inclusive form(action) in Physical Education. |