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(Atualizado: 04/07/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Há mais de três décadas a Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), publicada sob a responsabilidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), vem contribuindo com a tarefa de divulgar, mas, também, de intervir na produção de conhecimento em Educação Física/Ciências do Esporte. Ao longo da trajetória de sua publicação, a RBCE vem registrando a história da Educação Física brasileira a partir de diferentes olhares e concepções, de distintas abordagens, temas, objetos e problematizações.

Por ocasião do lançamento da RBCE em setembro de 1979 e nos dez anos seguintes, a revista privilegiou a publicação de artigos originais, crônicas, notícias, anais de congressos, cursos, relatos de experiências, entrevistas, cartas de leitores, resenhas de teses e dissertações, além de focalizar temas como motricidade humana, dirigente esportivo, educação física especial, bem como trabalhos referentes aos dez anos do CBCE. O volume 12, aglutinando os números 1, 2 e 3 e publicado em 1992, configurou a primeira edição temática da revista, focalizando o tema do lazer. Durante a década de 1990, as edições temáticas foram mantidas e os temas determinados a partir das demandas dos associados, das Secretarias Estaduais e também considerando-se os eventos organizados pelo CBCE. Ensino da Educação Física, aprendizagem motora, currículo, questões de gênero, legislação, metodologia do ensino, avaliação, esporte, comunicação e mídia, lazer e meio ambiente, conferências e textos apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, orientaram as edições temáticas daquela década.

O vol. 30, n. 1 (set/2008) da RBCE demarca uma suspensão da orientação temática que vinha regendo a dinâmica editorial da revista, um deslocamento importante de indução da demanda de trabalhos na Educação Física/Ciências do Esporte. Esse remate colocou-se em favor do movimento da própria área, que tem se fortalecido com a criação de novos programas de pós-graduação e com o incremento na divulgação do conhecimento científico por meio da publicação de artigos com distintos enfoques e oriundos de investigações em diferentes linhas de pesquisa. A partir de setembro de 2008, por ocasião do seu vigésimo nono aniversário, ao lado das comemorações dos trinta anos do CBCE, a RBCE ganha sua versão digital, favorecendo a ampliação da disseminação, da transferência de informações científicas e o intercâmbio com entidades nacionais e internacionais, estudantes e profissionais ligados à área da Educação Física/Ciências do Esporte e demais interessados.

A área geográfica de abrangência da RBCE atinge todo território nacional, além de outros países da América Latina e Europa. O quadro de associados do CBCE encontra-se espraiado pelas mais diversas regiões do País e em inúmeras instituições de ensino e pesquisa, além de sócios que estão em países como Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Canadá, França, Portugal, Alemanha e Espanha. Este indicador demonstra uma posição de ponta a qual o País e a RBCE ocupam no cenário internacional e que vem se consolidando no âmbito das Ciências do Esporte/Educação Física.

Entre as características do público alvo, destaca-se um evidente predomínio de pesquisadores consolidados (doutores seniores) ou em processo de consolidação (jovens doutores, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação que se iniciam na pesquisa). Atingimos, assim, aos alunos de cursos de graduação, pós-graduação strictu senso e latu senso em Educação Física e áreas a fins, pesquisadores nacionais e internacionais, bibliotecas nacionais e internacionais, revistas nacionais e internacionais interessadas em intercâmbio de conhecimento.

A RBCE é uma publicação contínua de acesso aberto, ou seja, todos os artigos podem ser acessados e baixados por qualquer pessoa, livre de quaisquer taxas ou demais cobranças.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Scopus
  • Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS
  • Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal – LATINDEX
  • Directory of Open Access Journals - DOAJ
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC-ND.

 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF

FAPDF

Apoio institucional:

Universidade de Brasília

Univerdidad de Brasília. Faculdade Educação Físcica

 

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editores-chefes

   

 

Editores de área

   

 

Editores associados

   

 

Editor assistente

   

 

Conselho Editorial

 
  • Alessandro Moura Zagatto
    (Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Educação Física, Bauru, Brasil)
  • Alexandre Palma de Oliveira
    (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desporto, Rio de Janeiro, Brasil)
  • Alexandre Sergio Silva
    (Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Educação Física, João Pessoa, Brasil)
  • Alvaro Rodríguez Díaz
    (Universidad de Sevilla, Departamento de Sociología, Sevilla, Espanha)
  • Ana Márcia Silva
    (Universidade Federal do Goiás, Faculdade de Educação Física e Dança, Goiânia, Brasil)
  • Andreas H. Trebels
    (Universität Hannover, Institut für Sportwissenschaft, Hannover, Alemanha)
  • Antonio Jorge Goncalves Soares
    (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, Brasil)
  • Antônio José Natali
    (Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Educação Física, Viçosa, Brasil)
  • Claudia Regina Cavaglieri
    (Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, Brasil)
  • David Hill
    (University of North Texas, Department of Kinesiology, Health Promotion and Recreation, Denton, EUA)
  • David Kirk
    (University of Strathclyde, School of Education, Glasgow, Scotland)
  • David Le Breton
    (Université de Strasbourg, Faculté des Sciences Sociales, Strasbourg, França)
  • Edilson Serpeloni Cyrino
    (Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação Física, Londrina, Brasil)
  • Felipe Quintão de Almeida
    (Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, Brasil)
  • Jaison José Bassani
    (Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Brasil)
  • James Lang
    (Iowa State University, College of Human Science, Iowa, EUA)
  • James Patrick Fisher
    (University of Auckland, Faculty of Medicaland Health Sciences, Auckland, New Zealand)
  • José Fernando Tabares Fernández
    (Universidad de Antioquia, Instituto Universitario de Educación Física, Medellín, Colombia)
  • Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, Brasil)
  • Leonardo Souza Fortes
    (Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Educação Física, Recife, Brasil)
  • Marcilio Barbosa Mendonça de Souza Júnior
    (Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física, Recife, Brasil)
  • Marta Genú Soares
    (Universidade do Estado do Pará, Departamento de Artes Corporais, Belém, Brasil)
  • Martim Francisco Bottaro Marques
    (Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, Brasil)
  • Meily Assbú Linhales
    (Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belo Horizonte, Brasil)
  • Pedro Rodrigues Curi Halal
    (Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Brasil)
  • Ricardo Luis Crisorio
    (Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, La Plata, Argentina)
  • Shigehiko Ogoh
    (Toyo University, Department of Biomedical Engineering, Bunkyo-ku, Japan)
  • Simone Rechia
    (Universidade Federal do Paraná, Departamento de Educação Física, Curitiba, Brasil)
  • Terezinha Petrucia de Nóbrega
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Física, Natal, Brasil)
  • Yara Maria de Carvalho
    (Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, Brasil)
 

 

Editores honorários

 
  • Aguinaldo Gonçalves
    (Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, Brasil)
  • Alex Branco Fraga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola Superior de Educação Física, Porto Alegre, Brasil)
  • Alexandre Fernandez Vaz
    (Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)
  • Carmen Lucia Soares
    (Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, Brasil)
  • Elenor Kunz
    (Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Brasil)
  • Giovani de Lorenzi Pires
    (Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Brasil)
  • Jocimar Daolio
    (Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, Brasil)
  • Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
    (Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, Brasil)
  • Osni Jacó da Silva
    (Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Brasil)
  • Rossana Valéria de Souza e Silva
    (Universidade de Brasília, Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, Brasília, Brasil)
  • Silvana Vilodre Goellner
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola Superior de Educação Física, Porto Alegre, Brasil)
 

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

A Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE, eISSN 2179-3255), é um periódico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), editada e mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o SciELO Brasil e a Editora Cubo. Apresenta investigações originais sobre temas atuais e relevantes provenientes de profunda reflexão teórica e/ou rigorosa investigação empírica. Além disso, a RBCE publica revisões abrangentes sobre temas atuais em Educação Física/Ciências do Esporte, que refletem a significativa diversidade teórica, metodológica, disciplinar, interdisciplinar e geográfica da área.

Artigos da subárea da Biodinâmica devem ser submetidos obrigatoriamente em língua inglesa. Artigos das subáreas Sociocultural e Pedagógica podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.
Os artigos que atenderem as instruções aos autores serão submetidos ao Comitê Editorial ou a pareceristas ad hoc. A RBCE adota uma política de avaliação por pares (peer-review), garantindo a qualidade da avaliação por meio de um corpo de pareceristas especializados, e sistema duplo-cego, assegurando o anonimato e integridade da avaliação, visto que os pareceristas não tem acesso a identidade dos autores. Os autores podem sugerir pareceristas para avaliar seus trabalhos, e podem indicar aqueles que não gostariam. Os Editores-Chefes avaliam o mérito do trabalho e encaminham para os pareceristas. Artigos aceitos, ou aceitos com indicação de reformulação, poderão retornar aos autores para aprovação de eventuais alterações no processo de editoração.

A publicação de artigos na RBCE, após a aprovação, ocorre mediante a associação do(s) autor(es) no CBCE ou, então, por pagamento de taxa de publicação. A taxa de publicação corresponde atualmente ao valor de US$ 100,00 a ser pago quando da entrada do artigo na fase de editoração, pós aprovação. Quando o(s) autor(es) forem associados ao CBCE estarão isentos de qualquer taxa. Em artigos com mais de um autor, a isenção só é válida caso todos os autores sejam sócios do CBCE, com o pagamento da anuidade em dia.

A seguir apresenta-se um esquema do fluxo editorial da RBCE, apresentando os principais processos que envolvem o trabalho da Equipe Editorial.

Fonte: Elaborado pelo Comitê Editorial da RBCE

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

A RBCE segue as práticas editoriais que incentivam as recomendações de ética na pesquisa, como o Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica (SCIELO)A RBCE conta com as seguintes seções:

a) Artigos originais: artigos que comunicam resultados de pesquisas empíricas e/ou teóricas originais sobre temas relevantes e inéditos, apresentando, preferencialmente, as seguintes seções fundamentais – ou variações destas, de acordo com a exposição do objeto e resultados da investigação: introdução; delineamento metodológico; resultados e discussão; conclusões; referências. As submissões nesta seção podem ser realizadas a qualquer tempo, em sistema de demanda contínua.

b) Artigos de revisão: revisão ou artigo sumário do estado da arte, isto é, artigos com o objetivo de sintetizar e/ou avaliar trabalhos científicos já publicados, estabelecendo um recorte temporal, temático, disciplinar e/ou geográfico para análise da literatura consultada. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.

c) Ensaios: reflexão teórico-conceitual produzida a partir da experiência autoral para defender determinada posição que vise aprofundar ou problematizar discussões de relevo para a área, apresentando novas contribuições sem, necessariamente, fundamentar-se em revisão ou produção de empiria. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.

d) Dossiê: reúne artigos e ensaios submetidos a partir de indução e chamamento público, pelo qual a RBCE se propõe mobilizar a comunidade científica da área, a partir do agendamento de debates em torno de temas emergentes no cenário nacional. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.

e) Painel: reúne artigos e ensaios submetidos a partir de indução, proposta por grupos de pesquisa consolidados em interlocução com grupos vinculados a instituições estrangeiras, que se dedica ao agendamento científico de debates em torno de temas emergentes no cenário internacional. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.

f) Entrevista: entrevistas induzidas pela RBCE por convite dedicadas a provocar o diálogo entre pesquisadores(as) expoentes sobre temas de relevo ou tendências de desenvolvimento da área. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.

g) Editorial: texto introdutório do periódico manifestando opiniões, comentários e/ou posicionamentos escrito por membros da equipe editorial acerca do desenvolvimento da área e da RBCE. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.

Com o intuito de fortalecer e expandir as fronteiras das pesquisas em Educação Física/Ciências do Esporte no Brasil e no exterior, a política editorial da RBCE busca incentivar a publicação de artigos inovadores e que espelhem a grande diversidade e variedade teórica, metodológica, disciplinar, interdisciplinar e geográfica das pesquisas nacionais e internacionais neste campo.  

A submissão compreende o envio dos seguintes arquivos:

1. Termo de acordo dos autores;
2. Folha de Rosto;
3. Artigo;
4. Comitê de Ética, se for o caso;
5. Arquivos individuais de figuras e vídeos.

1. Termo de acordo dos autores: Trata-se de uma carta que deverá ser assinada por todos os autores, autorizando a publicação do artigo e declarando que o mesmo é inédito e que não foi ou está submetido para publicação em outro periódico. A RBCE orienta que só devem assinar os trabalhos as pessoas que de fato participaram das etapas centrais da pesquisa, não bastando, por exemplo, ter revisado o texto ou apenas coletado os dados. Todas as pessoas relacionadas como autores, por ocasião da submissão de trabalhos na RBCE, estarão automaticamente declarando responsabilidade nos termos dos modelos abaixo (itens 1.1 e 1.2). Estes itens deverão compor carta (copiar os dois itens e colar em um único arquivo em formato PDF).

1.1. Declaração de Responsabilidade: “Certifico que participei sufi cientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo. Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este artigo, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores”.

1.2. Transferência de Direitos Autorais: “Declaro que, em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), vedado qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento ao CBCE e os créditos correspondentes a RBCE.”

1.3. Informação Suplementar: Em manuscritos com 04 (quatro) ou mais autores devem ser obrigatoriamente especificadas no Termo de Acordo dos autores as responsabilidades individuais de todos os autores na preparação do mesmo, de acordo com o modelo a seguir: "Autor X responsabilizou-se por…; Autor Y responsabilizou-se por…; Autor Z responsabilizou-se por…, etc." Deve-se também atentar para o preenchimento do formulário disponível no passo 04 no sistema de submissão, Provide CRediT Contribution, que permite atribuir 14 diferentes papéis ou funções desempenhadas pelos coautores dos artigos. Para mais informações, sugere-se acessar a página disponível neste link.

2. Folha de Rosto: Este documento deve conter exclusivamente:

2.1. Título do trabalho;

2.2. Identificação completa de todos os autores, contendo: e-mail, último grau acadêmico, filiação institucional (Departamento ou Programa de Pós-graduação, Centro ou Setor, Instituição de Ensino ou Pesquisa - as afiliações devem ser apresentadas em ordem hierárquica decrescente (p.e Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria) e na língua original da instituição ou na versão em inglês quando a escrita não é latina (p.e: Johns Hopkins University, Universidade de São Paulo, Université Paris-Sorbonne), Cidade, Estado (unidade da Federação) e país;

2.3. ORCID de todos os autores;

2.4. Endereço postal e telefone (apenas do contato principal do trabalho);

2.5. Apoio financeiro: é obrigatório informar sob a forma de nota de rodapé, todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, inclusive bolsas, mencionando agência de fomento, edital e número do processo. Essa informação será mantida na publicação em campo específico. Caso a realização do trabalho não tenha contado com apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação: “O presente trabalho nãocontou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização”.

2.6. Conflitos de interesse: É obrigatório declarar a existência ou não de conflitos de interesse sob a forma de nota de rodapé. Essa informação será mantida na publicação em campo específico. Não havendo conflitos de interesse acrescentar a seguinte informação: “Os autores declaram não haver conflitos de interesse”.

2.7. Agradecimentos: caso sejam mencionados, deverão vir sob a forma de notas de rodapé.

3. Artigo:

3.1. Língua: Artigos da subárea da Biodinâmica devem ser submetidos obrigatoriamente em língua inglesa. Artigos das subáreas Sociocultural e Pedagógica podem ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol. 

3.2. Formatos: O texto deve estar gravado em formato Microsoft Word, sem qualquer identificação de autoria. Os artigos devem ser digitados em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, folha A4, margens inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm. O tamanho máximo dos artigos da subárea da Biodinâmica é de 25.000 caracteres (contando espaços e todos os elementos textuais). O tamanho máximo dos artigos das subáreas Sociocultural e Pedagógica é de 35.000 caracteres (contando espaços e todos os elementos textuais). O número de caracteres será contabilizado incluindo todos os elementos presentes no manuscrito, inclusive as tabelas. Consideram-se elementos textuais os títulos, resumos, palavras-chaves, notas de rodapé, referências bibliográficas, títulos e fontes de tabelas e ilustrações. Importante ressaltar que, mesmo após processo de revisão editorial, o manuscrito deverá manter-se dentro do limite máximo de caracteres de acordo com a subárea.

3.3. Título do trabalho: O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo do trabalho Deve estar em negrito, alinhado à esquerda, e caixa baixa (iniciais e nomes próprios deverão vir em caixa alta).

3.4. Resumo: Deve ser elaborado um resumo informativo, incluindo objetivo, metodologia, resultados, conclusão. Cada resumo que acompanhar o artigo deverá ter, no máximo, 790 caracteres (contando espaços).

3.5. Palavras-chave: constituídos de quatro termos que identifiquem o assunto do artigo separados por ponto e virgula. Recomendamos a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

Título, resumo e palavras-chave deverão estar na língua em que o artigo será submetido (Português, Inglês ou Espanhol). Em seguida, deverão constar as mesmas informações correspondentes, com a mesma formatação, traduzidas para os demais idiomas (Português, Inglês e Espanhol). Importante ressaltar que cada resumo deverá respeitar o limite máximo de 790 caracteres (Português, Inglês e Espanhol).

3.6. Corpo do texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5; Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem ser em tamanho 11, espaçamento simples. Os subtítulos das seções devem ser digitados em caixa alta e alinhados à esquerda (sem negrito).

3.7. Tabelas e Quadros: deverão estar inseridos no corpo do texto e numerados por ordem de aparecimento no texto com números arábicos. Deve ter um título (antes da tabela ou quadro), uma legenda explicativa (após a tabela ou quadro) e apresentar as fontes que lhes correspondem. Deve-se evitar o uso de margens e linhas verticais nas tabelas. As legendas e fontes devem ser em tamanho 11, fonte Times New Roman.

3.8. Notas de rodapé: Somente notas explicativas e que devem ser evitadas ao máximo. As notas contidas no artigo devem ser indicadas com algarismos arábicos e de forma sequencial imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Observação: não inserir Referências completas nas notas, apenas como referência nos mesmos moldes do texto.

3.9. Referências: Devem ser atualizadas contendo, preferencialmente, os trabalhos mais relevantes sobre o tema publicados nos últimos cinco anos. Deve conter apenas trabalhos referidos no texto. A apresentação deverá seguir o formato denominado "Autor-Data.' As citações no texto devem referir-se a: 1. Autor único: sobrenome do autor (sem iniciais, a menos que haja ambiguidade) e ano de publicação; 2. Dois autores: ambos os sobrenomes dos autores e o ano de publicação; 3. Três ou mais autores: sobrenome do primeiro autor seguido de “et al.” e o ano de publicação. Sugere-se o uso do DOI quando disponível. A lista de referências deverá ser apresentada em ordem alfabética. 

Caso se utilize na elaboração do texto algum gerenciador de referências (Mendeley, Zotero, EndNote), pode-se facilmente instalar o estilo de referência para a RBCE, disponível em: https://www.zotero.org/styles/revista-brasileira-de-ciencias-do-esporte

4. Comitê de Ética: Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados dentro dos termos da Resolução 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, quando envolver experimentos com seres humanos; e de acordo com os Princípios éticos na experimentação animal do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal - COBEA, quando envolver animais. Os autores deverão obrigatoriamente encaminhar como Documento suplementar, juntamente com os manuscritos nas situações que se enquadram nesses casos, o parecer de Comitê de Ética reconhecido ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos que norteiam as resoluções já citadas.

5. Arquivos individuais:

5.1. Figuras, Imagens e Ilustrações: Quando for o caso, devem ser numeradas por ordem de aparecimento no texto com números arábicos. No corpo do artigo, deve ter um título (antes), uma legenda explicativa (após) e apresentar as fontes que lhes correspondem. Deverão ser enviadas em arquivos individuais, separadas do texto principal do artigo, nominados conforme a ordem em que estão inseridos no texto (ex.: Figura 1, Tabela 1, Figura 2, Quadro 1, etc.). Devem estar em alta definição (300 dpi) e em formato TIF. Quando for o caso, deverão vir acompanhadas de autorização específica para cada uma delas (por escrito e com firma reconhecida) em que seja informado que a imagem a ser reproduzida no artigo foi autorizada, especificamente, para esse fim. No caso de fotografias, a autorização tem de ser feita pelo fotógrafo (mesmo quando o fotógrafo é o próprio autor do artigo) e pelas pessoas fotografadas. Obras cujo autor faleceu há mais de 71 anos já estão em domínio público e, portanto, não precisam de autorização. As legendas devem ser em tamanho 11, fonte Times New Roman.

Informações sobre o processo de avaliação: Os manuscritos que atenderem as instruções aos autores serão submetidos ao Conselho Editorial ou a pareceristas ad hoc, que os apreciarão observando o sistema peer-review. Manuscritos aceitos, ou aceitos com indicação de reformulação, poderão retornar aos autores para aprovação de eventuais alterações no processo de editoração. Manuscritos recusados não serão devolvidos, a menos que sejam solicitados pelos respectivos autores no prazo de até seis meses posterior a data de submissão.

 

 

Envio de manuscritos

 

As submissões à RBCE devem ser feita por meio do link: https://mc04.manuscriptcentral.com/rbce-scielo.

A submissão compreende o envio dos seguintes arquivos: 1. Termo de acordo dos autores; 2. Folha de Rosto; 3. Artigo; 4. Comitê de Ética, (se necessário); 5. Arquivos individuais de figuras, imagens e ilustrações. Um vídeo tutorial de como efetuar uma submissão no sistema ScholarOne pode ser acessado em https://clarivate.com/webofsciencegroup/support/scholarone-manuscripts/for-authors/.

Para eventuais dúvidas e esclarecimentos sobre o processo de submissão de artigos na RBCE sugerimos a seguir o link para o guia dos autores, o e-mail e telefone para contato:

Artigos aceitos

O autor responsável pela submissão será comunicado da decisão editorial e receberá instruções para o pagamento da taxa de publicação. A publicação de artigos na RBCE, após a aprovação, ocorre mediante a associação do(s) autor(es) no CBCE ou, então, por pagamento de taxa de publicação. A taxa de publicação corresponde atualmente ao valor de US$ 100,00 a ser pago quando da entrada do artigo na fase de editoração, pós aprovação. Quando o(s) autor(es) forem associados ao CBCE estarão isentos de qualquer taxa. Em artigos com mais de um autor, a isenção só é válida caso todos os autores sejam sócios do CBCE, com o pagamento da anuidade em dia.

Uma versão do artigo aprovado (em PDF) será enviada pela empresa de editoração por e-mail para o autor correspondente, que poderá solicitar ajustes e correções na versão para publicação. Instruções sobre essa correção do arquivo PDF estarão no e-mail. Vale ressaltar que esta versão de aprovação destina-se apenas a verificação da composição, edição, completude e correção do texto, tabelas e números. Alterações significativas no artigo aceito para publicação só serão  consideradas nesta fase com a permissão do editor-chefe da RBCE.

 

 


 

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com