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Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados

PATHWAYS TO FREEDOM: THE MEANING OF TEACHING ENSLAVED PEOPLE

CAMINOS DE LA LIBERTAD: LOS SIGNIFICADOS DE LA EDUCACIÓN DE LOS ESCLAVIZADOS

RESUMO

O objetivo deste trabalho é discutir os significados da educação de escravizados no século XIX. Muitos estudos no âmbito da historiografia da educação sinalizam para a importância de ações diversas em torno da escolarização de libertos, ingênuos e escravizados. O trabalho procura mapear a produção acadêmica existente acerca da temática e indicar a existência de muitos caminhos e possibilidades envolvendo esse objeto de investigação. O presente trabalho analisa fontes variadas, tais como periódicos, escritas autobiográficas, filmes, na busca por uma compreensão dos caminhos construídos pelos sujeitos escravizados. A educação é compreendida como uma brecha para a conquista da mobilidade e ascensão social em tempos de escravidão. A educação foi parte do movimento de resistência dos escravizados e representou para muitos um caminho para a conquista da liberdade.

PALAVRAS-CHAVE:
escravizados; educação; liberdade; história da educação

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