Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 100, Número: 256, Publicado: 2019
  • Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire Estudos

    Nawroski, Alcione

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo trata das teorias e práticas pedagógicas de dois grandes educadores do século passado – Janusz Korczak e Paulo Freire. O primeiro foi um educador judeu-polonês que viveu boa parte da sua vida em Varsóvia, onde implementou suas ideias sobre educação infantil, que apresentaremos com base no Maly Przeglad (Little Review) – um jornal fundado em 1926 e extinto em setembro de 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O segundo foi um educador brasileiro que se tornou conhecido por abordar as questões da leitura e escrita de trabalhadores adultos. Se Korczak trabalhou com crianças e Freire com adultos, nada os distancia, mas os aproxima pelo fato de tratarem do acesso à educação para os oprimidos da sociedade. No artigo, desenvolvo uma análise, baseada no Little Review, para compreender o perfil social e econômico de leitores infantis, o papel dos professores, e, finalmente, os conceitos educacionais que permearam os dois educadores. Para concluir, apresento algumas ideias sobre mídias sociais organizadas através da leitura e da escrita capazes de elevar a consciência social daqueles menos favorecidos socialmente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo trata de las teorías y prácticas pedagógicas de dos grandes educadores del siglo pasado: Janusz Korczak y Paulo Freire. El primero fue un educador judío-polaco que vivió gran parte de su vida en Varsovia, donde implementó sus ideas sobre la educación de la primera infancia, que presentaremos con base en la revista fundada en 1926, y extinta con el estallido de la Segunda Guerra Mundial, en septiembre de 1939. El segundo era un educador brasileño conocido por ocuparse de los temas de lectura y escritura de los trabajadores adultos. Si Korczak trabajó con niños y Freire con adultos, nada los aleja, sino que los acerca porque están tratando del acceso a la educación para los oprimidos de la sociedad. En el artículo, desarrollo un análisis de “Little Review” para conocer el perfil social y económico de los lectores infantiles; el papel de los docentes; y, finalmente, los conceptos educativos que impregnaron a los dos educadores. Para concluir, presento algunas ideas sobre las redes sociales organizadas por medio de la lectura y de la escritura capaces de aumentar la conciencia social de los más pobres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discusses the theories and pedagogical practices of two great educators of the last century - Janusz Korczak and Paulo Freire. The first was a Polish Jew who spent much of his life at Warsaw, where he implemented his ideas on children’s education. Said ideas will be presented here as seen on the Mały Przegląd (Little Review), a journal founded in 1926 and extinguished in September 1939 with the outbreak of World War II. The second was a Brazilian educator made known for his work on the reading and writing of adult workers. Though Korczak worked with children and Freire with adults, they still had much in common since both fought for the right to education for the oppressed of their society. Furthermore, based on the Little Review, I analyse the social and economic profile of children readers; the role of teachers; and, finally, the educational concepts that permeated the work of both educators. To conclude, I present some ideas on social media that are organized through reading and writing capable of raising the social awareness of the disadvantaged.
  • Políticas de inserção profissional na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: uma proposta em movimento Estudos

    Nascimento, Maria das Graças Chagas de Arruda; Flores, Maria José Batista Pinto; Silva, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as ações propostas pela rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, a partir de 2012, voltadas para a inserção profissional docente. Participaram, como sujeitos, professores ingressantes na rede de ensino, gestoras que atuavam no nível central e diretoras de escolas. A coleta de informações foi realizada por meio de consulta a documentos, entrevistas e questionário. O diálogo teórico se deu, principalmente, com Gatti, Barreto e André, Imbernón e Marcelo Garcia. Analisou-se a institucionalização da Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, responsável pela implementação dessas ações. Além disso, buscou-se compreender as concepções norteadoras da proposta implementada. Os dados permitiram analisar a organização da instituição, assim como compreender a implementação da proposta. Constatou-se que, na sua curta historicidade, essa institucionalização passou pelo cruzamento de projetos e normatizações que evidenciaram disputas em torno de diferentes perspectivas de formação docente. Os principais achados da pesquisa apontaram que a formação básica oferecida aos docentes, ainda durante o processo seletivo, era a principal ação de formação voltada para os ingressantes e que a proposta de tutoria, apesar de ter sido iniciada, não teve o alcance desejado e foi descontinuada. A pesquisa apontou ainda que o desafio maior era garantir o assentamento de uma política de formação docente mais sistemática e permanente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo presenta los resultados de una investigación que analizó las acciones propuestas por la red municipal de enseñanza de Río de Janeiro, a partir de 2012, centradas en la inserción profesional docente. Participaron, como sujetos, profesores que ingresaron a la red de enseñanza, gerentes que actuaban en el nivel central y directoras de escuelas. La recolección de informaciones se realizó mediante consulta de documentos, entrevistas y cuestionarios. El diálogo teórico tuvo lugar, principalmente, con Gatti, Barreto y André, Imbernón y Marcelo Garcia. Se analizó la institucionalización de la Escuela de Formación del Profesor Carioca Paulo Freire, responsable de la implementación de estas acciones. Además, se buscó comprender las concepciones orientadoras de la propuesta implementada. Los datos permitieron analizar la organización de la institución, así como comprender la implementación de la propuesta. Se constató que, en su corta historicidad, esta institucionalización pasó por el cruzamiento de proyectos y normatizaciones que evidenciaron disputas en torno a diferentes perspectivas de la formación docente. Los principales hallazgos de la investigación indicaron que la capacitación básica ofrecida a los profesores, incluso durante el proceso de selección, era la principal acción de capacitación dirigida a los recién llegados y que la propuesta de tutoría, a pesar de haberse iniciado, no tuvo el alcance deseado y fue descontinuada. La investigación también señaló que el mayor desafío era asegurar el establecimiento de una política de educación docente más sistemática y permanente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents the results of a research on the propositions of the municipal education system of Rio de Janeiro, as of 2012, targeting the professional insertion of teachers. Those taking part in the research were: as subjects, teachers newly-admitted to the education network; managers operating in the center of the system; and principals. Data collection happened through interviews, questionnaires, and consultation of documents. The theoretical dialogue involved mainly readings of Gatti, Barreto and André, Imbernón, as well as Marcelo Garcia. The institutionalization of the Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire - responsible for implementing said propositions - was analyzed. Moreover, we sought to understand the main concepts behind the implemented proposal. Data allowed an analysis of the management of the institution, as well as it clarified the implementation of its proposal. It was verified that, in the few years it operated, this training institution has faced the overlapping of projects and rules that revealed a disagreement regarding different points of view on teacher training. This research’s main findings reveal that the basic training offered to teachers, still within the selection process, was the main training newcomers got; however, although initiated, it lacked the intended outreach and was discontinued. The research also indicates that the biggest challenge was to ensure that a more systematic and permanent teacher-training policy would be established.
  • Ensino de língua portuguesa escrita na educação bilíngue de surdos: questões a partir de narrativas de professores da Baixada Fluminense Estudos

    Calixto, Hector Renan da Silveira; Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral; Ribeiro, Alexandre do Amaral

    Resumo em Português:

    Resumo: A Lei nº 10.436/2002 e o Decreto nº 5.626/2005 determinam o ensino de língua portuguesa escrita para surdos, o que é corroborado pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Essas determinações impactam a formação docente e o fazer pedagógico nos anos iniciais, especialmente em contextos bilíngues e em espaços geograficamente identificados como periferias urbanas. Este artigo, de caráter original, discute como professores que atuam em salas de aula inclusivas e bilíngues percebem os desafios decorrentes do ensino de língua portuguesa escrita para surdos. Com base em princípios da pesquisa-ação, analisaram-se narrativas de professores dos anos iniciais da educação bilíngue de surdos da Baixada Fluminense. Buscou-se, nessas narrativas coletadas em um curso de extensão sobre ensino de português escrito como segunda língua, mapear concepções e expectativas dos professores em relação à aprendizagem de português escrito por surdos. Os resultados permitem, na concepção dos professores, apontar questões como: a essencialidade do entendimento da aprendizagem do português escrito por alunos surdos, na perspectiva da interculturalidade, como forma de ampliar horizontes culturais e de relacionamento com os outros; a necessidade de espaços de compartilhamento de saberes e fazeres docentes; o resgate de conhecimentos que permitam pensar pedagogicamente sobre saberes e fazeres; e o destaque do planejamento e de proposição de atividades que atendam às especificidades do ensino de português escrito como segunda língua para surdos (PL2S).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Tanto la Ley 10.436/2002 como el Decreto 5.626/2005 determinan la enseñanza del portugués escrito para personas sordas, lo que se ve reforzado por el Plan Nacional de Educación 2014-2024 (Plano Nacional de Educação - PNE). Estas ordenanzas afectan la formación de los profesores y sus prácticas pedagógicas durante los años iniciales, especialmente en contextos bilingües y en espacios geográficamente identificados como periferias urbanas. Este artículo, de carácter original, discute cómo los profesores que trabajan en aulas inclusivas y bilingües perciben los desafíos planteados por la enseñanza del portugués escrito para sordos. Basado en los principios de la investigación-acción, se analizaron las narrativas de los profesores de los años iniciales de la educación bilingüe de sordos de la Baixada Fluminense. El objetivo del análisis de estas narrativas, obtenidas de un curso de extensión sobre enseñanza del portugués escrito para sordos, fue identificar las concepciones y expectativas de los profesores en relación con el aprendizaje de portugués escrito por estudiantes sordos. Los resultados permiten señalar temas como la esencialidad del aprendizaje del portugués escrito por alumnos sordos, en una perspectiva intercultural, como forma de ampliar el horizonte de las relaciones culturales e interpersonales, la necesidad de espacios de intercambio de conocimientos teóricos y prácticos sobre la enseñanza, la recuperación del conocimiento que conduce a un pensamiento pedagógico y, como punto culminante, la planificación y propuesta de actividades que satisfacen las especificidades de la enseñanza del portugués escrito como segunda lengua para sordos (PL2S) para sordos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Both the Law 10.436/2002 and the Decree 5.626/2005 enforce the teaching of written Portuguese for deaf people, which is reinforced by the National Plan for Education (or Plano Nacional da Educação, in Portuguese) for 2014 - 2024. These legal ordinances affect teacher education and their pedagogical practices within primary school, especially in bilingual contexts and in the geographical areas called urban peripheries. This original article discusses how teachers who work in inclusive and bilingual classrooms perceive the challenges rose by the teaching of written Portuguese for deaf. The narratives of primary teachers of deaf bilingual education at Baixada Fluminense are analyzed with basis on the action-research principles. Within these narratives gathered at an extension course on the teaching of written Portuguese for the deaf, the aim was to identify teachers’ conceptions and expectations in relation to deaf students’ learning of written Portuguese. According to the teachers’ conceptions, the results point towards issues such as: the essentiality in understanding the learning of written Portuguese by the deaf, in an intercultural perspective, as a way of broadening cultural and interpersonal relationship horizon; the need for spaces to share theoretical and practical knowledge; the recovery of knowledge that lead to a pedagogical thinking; and the highlight to the planning and proposition of activities that satisfy the specificities of the teaching of written Portuguese as a second language (PL2S) for the deaf.
  • Inserção na docência da Academia Militar das Agulhas Negras: a perspectiva dos professores Estudos

    Almeida, Anderson Magno de; Ambrosetti, Neusa Banhara

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar os desafios de atuação docente, no contexto do ensino superior militar, na perspectiva dos professores da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O referencial teórico apoia-se nas contribuições de autores que vêm discutindo o processo de inserção de profissionais e o seu desenvolvimento na carreira docente em instituições civis de ensino. Foi realizada pesquisa qualitativa, a partir da aplicação de um questionário (com questões discursivas e objetivas de múltipla escolha) e análise documental. A pesquisa contou com a participação de 47 docentes de um total de 95. O questionário foi respondido por meio eletrônico, sendo garantido o anonimato dos participantes. A análise dos dados demonstrou que 55% dos docentes que compunham a amostra foram graduados na própria instituição, portanto, vinham do ensino superior militar, enquanto 45% foram graduados em instituições civis. Os resultados demonstraram ainda que há diferentes percepções sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre os desafios da carreira docente, no contexto do ensino superior militar, as quais podem estar associadas à trajetória acadêmica e aos vínculos institucionais anteriores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tuvo como objetivo analizar los desafíos de actuación docente, en el contexto de la educación superior militar, desde la perspectiva de los profesores de la Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). El marco teórico se basa en las contribuciones de autores que han estado discutiendo el proceso de inserción de profesionales y su desarrollo en la carrera docente en instituciones educativas civiles. Se llevó a cabo una investigación cualitativa, a partir de la aplicación de un cuestionario (con preguntas de opción múltiple discursivas y objetivas) y análisis de documentos. La encuesta contó con la participación de 47 profesores de un total de 95. El cuestionario fue respondido electrónicamente, asegurando el anonimato de los participantes. El análisis de los datos mostró que el 55 % de los profesores de la muestra se graduaron en la propia institución, por tanto, provenían de la educación superior militar, mientras que el 45 % se graduó en instituciones civiles. Los resultados también mostraron que existen diferentes percepciones sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje y los desafíos de la carrera docente, en el contexto de la educación superior militar, que pueden estar asociados con la trayectoria académica y con los vínculos institucionales anteriores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes the challenges associated with teaching, in the context of military higher education, from the perspective of professors of the Academia Militar das Agulhas Negras. The theoretical framework is based on contributions of authors who have been discussing the process of entering teaching and the professional development of professors within non-military educational institutions. A qualitative research was employed, based on a questionnaire (with open and closed questions) and documentary analysis. Forty seven out of ninety five professors took part on the research. The questionnaire was answered via electronic device, in order to maintain the participants’ anonymity. Data analysis revealed that 55% of the professors graduated in the researched institution; thus, they were alumnus of military higher education institutions, while 45% were alumnus of non-military institutions. The results point to differences in the participant-professors’ notion regarding the teaching and learning process, as well as regarding the challenges of teaching, in the context of military higher education, which may be related to the academic path and prior institutional ties.
  • As contribuições do Pibid para uma formação crítica e social do professor: a experiência da Universidade Regional do Cariri (Urca) Estudos

    Oliveira, Francisca Clara de Paula; Algebaile, Eveline Bertino

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação crítica e social do professor. As questões discutidas referem-se ao papel do programa nos cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri (Urca). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que o Pibid se constituiu uma experiência significativa para os cursos de formação de professores da IES ao sintonizá-los com os problemas da escola básica da região, fortaleceu uma nova concepção de ensino desses cursos e deu mais visibilidade à educação básica no processo de pensar e fazer a formação docente. Constatou-se que o programa trouxe uma aproximação mais qualitativa e permanente da universidade com a escola, o que permitiu que professores e estudantes pensassem e agissem juntos no cenário da educação escolar local, desenvolvendo atividades embasadas nas problemáticas específicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las contribuciones del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid) a la formación crítica y social del docente. Los temas discutidos se refieren al papel del programa en los cursos de licenciatura en la Universidade Regional do Cariri (Urca). Los datos fueron recolectados mediante investigación documental y bibliográfica. Los resultados muestran que el Pibid fue una experiencia significativa para los cursos de formación de profesores de la Institución de Educación Superior al sintonizarlos con los problemas de la escuela primaria de la región, fortaleció una nueva concepción de la enseñanza de estos cursos y dio más visibilidad a la educación básica en el proceso de pensar y hacer la formación docente. Se constató que el programa aportó un acercamiento más cualitativo y permanente entre la universidad y la escuela, lo que permitió a los profesores y estudiantes pensar y actuar juntos en el escenario educativo de la escuela local, desarrollando actividades basadas en problemas específicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to present reflections on the contributions of the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (Pibid), for a critical and social formation of the teacher. The questions that guided this article relate to the role played by Pibid in undergraduate courses at the Regional University of Cariri-URCA. Data were collected through documental and bibliographic research. The results show that the Pibid was a significant experience for the IES teacher education courses, as: 1. It created the conditions to think and make a teacher education more in tune with the problems and challenges experienced by the local elementary school. 2. Strengthened a new conception of teaching within teacher training courses aiming at an interdisciplinary training and in tune with the daily life of the school. 3. Gave more visibility and weight to Basic Education in the process of thinking and doing teacher education. 4. In this sense, it was found that through this program there was a more qualitative and permanent approach between the university and the school, which allowed the teachers and students of these institutions to think and act together in the local school education scenario developing activities based on specific problems.
  • A importância da classe hospitalar Semear do Recife no processo de continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes com câncer Estudos

    Santos, Raffael Bruno Gomes dos; Conceição, Cláudia Cristina da; Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro

    Resumo em Português:

    Resumo: As classes hospitalares surgem como espaço institucional importante na continuidade do processo de escolarização dos sujeitos hospitalizados e atuam na garantia de direitos desses estudantes. A presente pesquisa propõe-se a adentrar no campo da pedagogia hospitalar e possui como objetivo geral analisar a importância da classe hospitalar Semear do Recife, localizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no processo de continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes com câncer. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas análise documental, observações com diário de campo na classe hospitalar e entrevista com roteiro semiestruturado com a professora. Percebemos claramente a importância da classe hospitalar para a continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes, evitando o rompimento do ciclo escolar devido ao momento de internamento, bem como a relevância das atividades pedagógicas e a significação dessa modalidade de ensino para os discentes em tratamento do câncer. Foi possível constatar também que o pedagogo tem papel fundamental na classe hospitalar, pois é ele quem planeja, executa e analisa o que está dando certo ou não nas atividades diárias da classe. É preciso que os indivíduos hospitalizados sejam vistos como sujeitos de direito, do direito à saúde e também à educação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las clases hospitalarias surgen como espacio institucional importante en la continuidad del proceso de escolarización de los sujetos hospitalizados, actuando en la garantía de derechos de esos estudiantes. La presente investigación se propone adentrar en el campo de la pedagogía hospitalaria, teniendo como objetivo general analizar la importancia de la clase hospitalaria Semear do Recife del Hospital Universitario Oswaldo Cruz en el proceso de continuidad de la escolarización de los estudiantes/pacientes con cáncer. Como procedimientos de recolección de datos, se realizaron análisis documentales, observaciones con diario de campo en la clase hospitalaria y una entrevista con un guion semiestructurado con la profesora. Se puede percibir claramente la importancia de la clase para la continuidad de la escolarización de los estudiantes/pacientes, evitando el rompimiento del ciclo escolar debido al momento de internamiento, así como la relevancia de las actividades pedagógicas y la significación de esa modalidad de enseñanza para los discentes en tratamiento del cáncer. Fue posible constatar también que el pedagogo tiene papel fundamental en la clase hospitalaria, pues es él quien planea, ejecuta y analiza lo que está funcionando o no en las actividades diarias de la clase. Es necesario que los sujetos hospitalizados sean vistos como sujetos de derecho, del derecho a la salud y también a la educación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The hospital school program figures as an important institutional space in the continuity of the schooling process of hospitalized subjects, ensuring the rights of these students. This research enters the field of hospital pedagogy, and its general objective is to analyze the importance of the hospital school program Semear do Recife, which functions at the Oswaldo Cruz University Hospital, for the process to continue the schooling of students/patients with cancer. Data collection was carried through documentary analysis, observations with field diary at the hospital-based class, and an interview with the teacher using a semi-structured script. The importance of the hospital school program for the continuity of the education of students/patients was clearly verified, as it was able to avoid the disruption of the school cycle caused by hospitalization. The relevance of the pedagogical activities and the significance of this mode of education to students treating cancer was also verified. The pedagogue plays a key role in the hospital school program, since he is the responsible for planning, putting in place, and analyzing what is producing results or not in the daily activities of the class. Hospitalized subjects must be seen as subjects of law, from the right to health to that of education.
  • Os debates sobre educação moral, caráter e conduta do indivíduo nas primeiras décadas do século 20 e seus reflexos na atualidade Estudos

    Pizolati, Audrei Rodrigo da Conceição; Alves, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo: A educação moral é um tema que periodicamente volta à pauta das políticas educacionais brasileiras. Essa discussão tem suas raízes nas propostas pedagógicas das primeiras décadas do século 20. Moralizar o corpo social foi um anseio compartilhado por eugenistas, pedagogos, políticos, sanitaristas e higienistas, que temiam que a sociedade se “degenerasse” devido às precárias condições de moradia e higiene e aos maus hábitos da população como vícios e doenças venéreas. Este artigo visa problematizar algumas dessas propostas, analisando como os estudos referentes à hereditariedade biológica e ao determinismo sociocultural pautaram as propostas pedagógicas no início do século passado, quando foram dados os primeiros passos para a construção de um sistema nacional de ensino no Brasil. Para isso, fizemos uma análise histórica dos debates na I Conferência Nacional de Educação, realizada em Curitiba, no ano de 1927, assim como de outros documentos da época. A pesquisa pretende contribuir para a compreensão do debate sobre as propostas educacionais relativas à formação moral do caráter e da conduta dos indivíduos. Com base no estudo desenvolvido, percebe-se que, antes de se pensar a escola, se debateu sobre o tipo de sujeito que seria alvo da ação educativa, o que demonstra que a necessidade de moralização dos hábitos desde a infância era uma das prioridades da época e pautava os debates educacionais. Esses debates oscilaram entre o determinismo biogenético e a influência do meio como fatores determinantes da conduta humana. Ecos dessas discussões ainda ressoam no presente, nas propostas para a formação moral que hoje transitam entre o ideário progressista e o liberal-conservadorismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La educación moral es un tema que periódicamente vuelve a la pauta de las políticas educativas brasileñas. Esta discusión tiene sus raíces en las propuestas pedagógicas de las primeras décadas del siglo XX. Moralizar el cuerpo social fue un deseo compartido por eugenistas, pedagogos, políticos, sanitaristas e higienistas, que temían que la sociedad se "degenerara" debido a las precarias condiciones de vivienda e higiene y a los malos hábitos de la población como vicios y enfermedades venéreas. Este artículo tiene como objetivo problematizar algunas de estas propuestas, analizando cómo los estudios referentes a la herencia biológica y al determinismo sociocultural guiaron las propuestas pedagógicas a principios del siglo pasado, cuando se dieron los primeros pasos para la construcción de un sistema nacional de enseñanza en Brasil. Para ello, hicimos un análisis histórico de los debates en la I Conferencia Nacional de Educación, realizada en Curitiba, en 1927, así como de otros documentos de la época. La investigación pretende contribuir a la comprensión del debate sobre las propuestas educativas relacionadas con la formación moral del carácter y de la conducta de los individuos. Con base en el estudio desarrollado, está claro que, antes de pensar en la escuela, se debatió sobre el tipo de sujeto que sería el objetivo de la acción educativa, lo que demuestra que la necesidad de moralización de los hábitos desde la infancia era una de las prioridades de la escuela y guiaba los debates educativos. Estos debates oscilaron entre el determinismo biogenético y la influencia del medio ambiente como factores determinantes de la conducta humana. Los ecos de estas discusiones aún resuenan en el presente, en las propuestas de formación moral que hoy transitan entre el ideario progresista y el conservadurismo liberal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Moral education periodically resurfaces in the agenda of the Brazilian educational policies, which is a discussion that stems from pedagogical proposals of the first decades of the twentieth century. The likes of eugenicists, pedagogues, politicians, sanitarianists, and hygienists have yearned to moralize the social body; they feared that society would "degenerate" due to poor housing and hygiene conditions, as well as to the bad habits of the population - vices, venereal diseases, etc. This article aims to problematize some of these proposals, analyzing how studies referring to biological heredity and socio-cultural determinism guided the pedagogical proposals at the beginning of the last century; when the first steps to build a national education system in Brazil were taken. For that purpose, we made an historical analysis of the debates in the First National Conference of Education, held in Curitiba in 1927, as well as other documents from that period. The research contributes to explain the debate on the educational proposals for the moral formation of individuals’ character and conduct. Our analyses revealed that, before considering a national school system, specialists debated the type of subject educational action would target, which shows that the need to moralize habits from childhood was top priority at the time and guided the debate on education. These debates oscillated between biogenetic determinism and the influence of the environment as a determinant aspect of human conduct. Echoes of these discussions still resonate in the present; in the proposals for moral formation that today circulate between progressivist ideas and liberal-conservatism.
  • O Planejamento da educação na contemporaneidade: a visão de gestores de escolas públicas de Recife e Olinda Estudos

    Silva, Alex Vieira da; Silva, Givanildo da

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa se voltou para o estudo do planejamento da educação, tendo por foco o Plano Municipal de Educação das cidades de Recife e de Olinda. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem com caráter exploratório. Os sujeitos entrevistados foram três gestores escolares, quatro vice-gestores e quatro coordenadores pedagógicos de quatro escolas, sendo duas de Recife e duas de Olinda, os quais contribuíram para a concepção de planejamento educacional vivenciado em escolas públicas. Como principais resultados, foi possível perceber que os Planos de Recife e de Olinda sinalizaram uma concepção de planejamento educacional global, sistematizando diferentes dimensões para a concretização de uma educação pública de boa qualidade. Ficou perceptível que os gestores escolares das instituições pesquisadas não têm a mesma visão sobre o planejamento da educação apresentada nos Planos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta investigación se dirigió al estudio de la planificación de la educación, centrándose en el Plan Municipal de Educación de las ciudades de Recife y de Olinda. El estudio se realizó por medio de un enfoque exploratorio. Los sujetos entrevistados fueron tres gestores escolares, cuatro vicegestores y cuatro coordinadores pedagógicos de cuatro escuelas, dos de Recife y dos de Olinda, los cuales contribuyeron a la concepción de la planificación educativa experimentada en escuelas públicas. Como resultados principales, fue posible notar que los Planes de Recife y de Olinda señalaron una concepción de la planificación educativa global, sistematizando diferentes dimensiones para la concretización de una educación pública de buena calidad. Se notó que los gestores escolares de las instituciones investigadas no tienen la misma visión sobre la planificación de la educación presentada en los Planes.

    Resumo em Inglês:

    This research focuses on the study of educational planning, aimed at the Municipal Education Plan of two cities - Recife and Olinda. The research followed an exploratory approach. Three school administrators, four vice-managers and four pedagogical coordinators from four schools were interviewed, two from Recife and two from Olinda; they added to the notion of the educational planning experienced in public schools. Main findings show that Recife and Olinda’s plans signaled towards a global notion of educational planning, systematizing different dimensions to accomplish a quality public education. It was noticeable that the school administrators do not share the same view about the educational planning presented in the plans.
  • Técnicas de produção e tratamento de dados qualitativos em teses e dissertações sobre tecnologias educacionais digitais utilizando a pesquisa-ação Estudos

    Falcade, Andressa; Falcade, Laís; Abegg, Ilse; Dalcin, Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo: São muitas as técnicas de produção e tratamento de dados utilizadas em pesquisas qualitativas, como entrevistas, observações, diários de campo, fotografias, vídeos, entre outras. Essa grande quantidade de técnicas gera certa dúvida no momento de escolher quais se enquadram melhor na pesquisa a ser realizada. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar as técnicas de produção e tratamento de dados empregados em dissertações e teses que tenham como concepção a pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático dividido em três etapas: o planejamento, a realização/condução e a análise dos resultados. A questão da pesquisa a ser respondida com este mapeamento sistemático é: quais ferramentas e técnicas de produção e tratamento de dados são utilizadas em teses e dissertações brasileiras que abordam tecnologias educacionais digitais e têm como concepção de pesquisa a pesquisa-ação? A busca foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da string de busca: “tecnologias” or “digital” or “virtual” and “pesquisa-ação” or “investigação-ação”. A fundamentação teórica deste estudo está amparada em autores que seguem a abordagem da pesquisa qualitativa em educação, como Flick (2004), Gatti (2002) e Gibbs (2009). Além disso, foi considerado para o desenvolvimento da pesquisa o autor Kitchenham (2004), que estuda o planejamento de mapeamentos sistemáticos. Após a leitura dos trabalhos selecionados, observou-se que as técnicas mais utilizadas foram a observação e a construção de diários de campo, complementadas por entrevistas, imagens e análise documental.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Existen muchas técnicas de producción y tratamiento de datos utilizadas en investigaciones cualitativas, como entrevistas, observaciones, diarios de campo, fotografías, videos, entre otras. Esta gran cantidad de técnicas genera algunas dudas en el momento de elegir cuáles se ajustan mejor a la investigación a ser realizada. En este sentido, este estudio tiene como objetivo analizar las técnicas de producción y tratamiento de datos utilizados en disertaciones y tesis que tengan como concepción la investigación-acción. Para ello, se realizó un mapeo sistemático dividido en tres etapas: la planificación, la realización/conducción y el análisis de los resultados. La pregunta de investigación que debe responderse con este mapeo sistemático es: ¿Qué herramientas y técnicas de producción y tratamiento de datos se utilizan en tesis y disertaciones brasileñas que abordan las tecnologías educativas digitales y tienen como concepción la investigación-acción? La búsqueda fue realizada en el Catálogo de Tesis y Disertaciones (CTD) de la Coordinación de Mejoramiento de Personal de Educación Superior (Capes) a través de la string de búsqueda: "tecnologías" or "digital" or "virtual" and "investigación-acción". La base teórica de este estudio está respaldada por autores que siguen el enfoque de la investigación cualitativa en educación, como Flick (2004), Gatti (2002) y Gibbs (2009). Además, fue considerado para el desarrollo de la investigación el autor Kitchenham (2004), quien estudia la planificación de mapeos sistemáticos. Después de la lectura de los trabajos seleccionados, se observó que las técnicas más utilizadas fueron la observación y la construcción de diarios de campo, complementadas por entrevistas, imágenes y análisis de documentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Many data production and processing techniques are used in qualitative surveys, such as interviews, observations, field journals, photographs, videos, among others. These many techniques raise doubts when it comes to pairing one to any given research. In this sense, this study looks into the techniques for producing and processing data used in dissertations and theses that have as basis methodology the action research. For this reason, a systematic mapping was drew in three stages: the planning, the accomplishment/conducting and the analysis of the results. The research question to be answered with this systematic mapping is: which tools and techniques of data production and processing are used in the Brazilian theses and dissertations that approach educational technologies and have action research as their research concept? The examination was performed in the catalogue of theses and dissertations of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (respectively acronymed in Portuguese as Capes and CTD), by employing the search string: "technologies" or "digital" or "virtual" and "search-action" or "action research". The theoretical basis for this study is supported by authors who follow the approach of qualitative research in education such as: Flick (2004), Gatti (2002) and Gibbs (2009). In addition, the author Kitchenham (2004), who studies the planning of systematic mappings, was used in the development of the research. After reading the studies chosen, it was observed that the techniques used more often were the observation and construction of field journals complemented by interviews, images and documentary analysis.
  • “Eu achei que lá seria tudo diferente”: representações do Brasil e do exterior entre bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras da Universidade Federal de Viçosa Estudos

    Moura, Marina Lourenço; Doula, Sheila Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: O Programa Ciência sem Fronteiras ficou conhecido mundialmente por proporcionar aos estudantes brasileiros bolsas de mobilidade acadêmica internacional em diversos países, possibilitando um contato direto com culturas e costumes diferentes. Este artigo analisou as representações que os bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras, vinculados ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa - Minas Gerais (MG), constroem sobre a experiência no exterior e o futuro do Brasil. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e documental e de questionários on-line. Os resultados demonstram que os participantes esperavam encontrar no exterior maior qualidade de vida e segurança e melhor infraestrutura em relação tanto às cidades quanto às instituições de ensino. Constatou-se que algumas expectativas sobre o exterior foram confirmadas, ocorrendo situações no intercâmbio que fizeram os estudantes reavaliarem o atual cenário brasileiro. Porém, apesar de todos os problemas, alguns deles encontrados também em outros países, o Brasil ainda é representado como um país promissor, com capacidade de promover o desenvolvimento econômico e social, ainda que projetado no futuro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El Programa Ciencia sin Fronteras se ha hecho mundialmente conocido por proporcionar a estudiantes brasileños becas de movilidad académica internacional en varios países, posibilitando un contacto directo con diferentes culturas y costumbres. Este artículo analizó las representaciones que los becarios del Programa Ciencia sin Fronteras, vinculados al Centro de Ciencias Agrarias de la Universidad Federal de Viçosa, campus de Viçosa - Minas Gerais (MG), construyen sobre la experiencia en el extranjero y el futuro de Brasil. La metodología utilizada fue el enfoque cualitativo, desarrollado por medio de investigación bibliográfica y documental y de cuestionarios en línea. Los resultados muestran que los participantes esperaban encontrar una mejor calidad de vida y seguridad en el extranjero y mejor infraestructura en relación con las ciudades y las instituciones educativas. Se constató que se confirmaron algunas expectativas sobre el exterior, ocurriendo situaciones en el intercambio que hicieron que los estudiantes revalúen el escenario brasileño actual. Sin embargo, a pesar de todos los problemas, algunos de ellos encontrados también en otros países, Brasil todavía está representado como un país prometedor, con capacidad de promover el desarrollo económico y social, aunque proyectado en el futuro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The program Ciência sem Fronteiras became known worldwide for providing Brazilian students with scholarships that promoted international academic mobility into various countries, which enabled them direct contact with different cultures and customs. This paper analyzed the representations built by students in the scholarship program Ciencia sem Fronteiras, linked to the Agrarian Sciences Center of the Universidade Federal de Viçosa in its campus at Minas Gerais (MG), regarding their experience abroad and Brazil’s future. The methodology used was the qualitative approach, developed through bibliographical and documentary research, and online questionnaires. Results show that the participants expected to find abroad a better security, infrastructure, and quality of life, regarding both the cities and educational institutions. It was verified that they confirmed some of their expectations about the foreign countries, and situations occurred during the exchange that caused students to reassess the current Brazilian scenario. However, despite all the problems, some of which also present in other countries, Brazil is still represented as a promising country able to promote economic and social development, even if projected in the future.
  • Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental Estudos

    Assis, Évelin Fulginiti de; Corso, Luciana Vellinho

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os fatores preditivos do desempenho matemático, assim como o perfil acadêmico dos alunos que apresentam problemas nesse âmbito e as pesquisas de intervenção. O estudo contou com 136 alunos de 1º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, divididos em grupo controle (n=76) e grupo experimental (n=60). A intervenção foi feita duas vezes por semana, durante duas semanas, apenas com o grupo experimental. Foi realizada uma análise estatística dos dados mediante o teste Z de comparação, e os resultados evidenciam a eficácia do programa de intervenção em princípios de contagem, uma vez que os alunos do grupo experimental demonstram avanços estatisticamente superiores aos alunos do grupo controle.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar un estudio experimental de intervención en principios de conteo, a fin de investigar su efectividad. Para ello, inicialmente se presentan estudios en el área que investigaron los factores predictivos del rendimiento matemático, así como el perfil académico de los estudiantes que tienen problemas en este ámbito y las investigaciones de intervención. El estudio contó con 136 estudiantes del primer año de la educación primaria de tres escuelas públicas de Porto Alegre, divididos en grupo control (n = 76) y grupo experimental (n = 60). La intervención se realizó dos veces por semana, durante dos semanas, solo con el grupo experimental. Se realizó un análisis estadístico de los datos utilizando la prueba Z de comparación, y los resultados evidencian la efectividad del programa de intervención en los principios de conteo, ya que los estudiantes del grupo experimental muestran avances estadísticamente superiores que los del grupo de control.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents an experimental study of intervention in counting principles, in order to investigate its efficacy. Thus, studies that investigated the predictive factors of mathematics outcomes are presented, as well as the academic profile of students with problems in this area and results of intervention researches. The experimental study counted with 136 students from the first year of elementary school from three public schools located in Porto Alegre, divided into control group (n=76) and experimental group (n=60). The intervention occurred two times a week, for two weeks, only with the experimental group. A statistical analysis of the data was carried through the Z test of comparison, and the results demonstrate the efficacy of the intervention program in counting principles, since students in the experimental group show statistically higher advances than those of the students in the control group.
  • O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência Relatos De Experiência

    Lima, José Ossian Gadelha de; Leite, Luciana Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da análise da experiência vivenciada por uma mestranda durante atividades desenvolvidas em seu estágio de docência, decorrido no segundo semestre de 2015, nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III no Ensino Médio do curso de licenciatura em Química de uma universidade cearense. Serão relatadas as etapas da experiência e algumas reflexões a respeito de aprendizados, anseios e perspectivas formativas da pós-graduanda, embasadas na literatura disponível sobre esse campo de conhecimento. Os resultados obtidos indicam que as contribuições dessa experiência foram importantes para o desenvolvimento profissional da mestranda, todavia são insuficientes, mostrando-se premente, no contexto da pós-graduação stricto sensu, a necessidade de inserção de componentes curriculares que possibilitem o desenvolvimento de um diálogo mais aprofundado entre a parte teórica do curso e o preparo para o magistério no ensino superior.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar los resultados del análisis de la experiencia vivida por una estudiante de maestría durante las actividades desarrolladas en su pasantía docente, que tuvo lugar en el segundo semestre de 2015, en las disciplinas de Pasantía Supervisada I, II y III en la educación secundaria de la carrera de Licenciatura en Química de una universidad de Ceará, Brasil. Se informarán las etapas de la experiencia y algunas reflexiones sobre el aprendizaje, los anhelos y las perspectivas formativas de la estudiante de posgrado, con base en la literatura disponible sobre este campo de conocimiento. Los resultados obtenidos indican que las contribuciones de esta experiencia fueron importantes para el desarrollo profesional de la estudiante, sin embargo, son insuficientes, mostrándose apremiante, en el contexto de los estudios de posgrado stricto sensu, la necesidad de insertar componentes curriculares que permitan el desarrollo de un diálogo más en profundidad entre la parte teórica del curso y la preparación para la enseñanza en la educación superior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work presents the results of an analysis of the experience of a MSc student during her teaching internship, which ran in the second semester of 2015, at the disciplines Supervised Internship I, II and III, taught to High School, for the undergraduate Chemistry course of a university in Ceará. The phases of the experience and some reflections on the learnings, aspirations, and formative perspectives of the post-graduation student are reported here, with basis on the available literature in this field of knowledge. The results show that the contributions of the experience were important for the professional development of the MSc student, albeit insufficient. This reveals that, in the context of the stricto sensu post-graduation, there is a pressing need for curricular components that would allow the development of a more intensive dialogue between the theoretical part of the course and the training for teaching in higher education.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br