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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 23, Número: 3, Publicado: 2021
  • A alimentação saudável como tendência: a percepção dos consumidores em relação a produtos com alegações nutricionais e de saúde Article

    Duarte, Paulo; Teixeira, Mariana; Silva, Susana Costa e

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O número de produtos alimentícios, que contêm alegações nutricionais ou de saúde, como adição de cálcio para ossos mais fortes, tem vindo a aumentar. Nesse sentido, pretendemos entender qual a percepção dos consumidores em relação a produtos considerados mais saudáveis e conhecer de que forma essas percepções afetam suas intenções de compra. Referencial teórico: Tendo por base a teoria da percepção do consumidor e a forma como o consumidor processa e interpreta a informação, procuramos entender melhor o comportamento do consumidor em relação ao uso, na comunicação de marketing, de alegações nutricionais. Metodologia: Foi conduzida uma pesquisa por meio de um questionário online, tendo-se obtido respostas de 477 consumidores portugueses. Resultados: De acordo com os resultados obtidos, as características mais relevantes no momento de compra de produtos alimentícios são o preço e o sabor. No entanto, a adição de uma alegação pode fazer aumentar a intenção de compra. Implicações práticas e sociais da pesquisa: Os motivos que sustentam as novas ofertas das indústrias alimentícias prendem-se à crescente procura dos indivíduos por soluções que melhorem seu estado de saúde, que tem se degradado em razão de fatores como o sedentarismo, a maior longevidade e uma pior alimentação em termos nutricionais. É importante conhecer se essas alegações se traduzem em efetivas mudanças de comportamento de compra. Contribuições: Esses resultados permitem concluir que as alegações são importantes nas escolhas alimentares dos portugueses que responderam à pesquisa, menos afeitos ao “light” e “magro”. Portanto, quando se trata de usar alegações na comunicação, em Portugal é sempre preferível usar uma abordagem direta, transparente e rigorosa, sob pena de o consumidor não ser induzido à compra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The number of food products containing nutritional or health claims, such as added calcium for stronger bones, has been increasing. Accordingly, we aimed to understand consumers’ perceptions towards products that are considered to be healthier and to know how these perceptions affect their purchase intentions. Theoretical framework: Based on consumer perception theory and how consumers process and interpret information, we sought to better understand consumer behavior in relation to the use of nutrition claims in marketing communication. Design/methodology/approach: A survey was conducted via an online questionnaire and responses were obtained from 477 Portuguese consumers. Findings: The results show that the most relevant characteristics when purchasing food are price and taste. However, the addition of a claim can increase purchase intentions. Practical & social implications of research: The reasons behind the new offerings by the food industry are related to the growing demand from individuals for products aimed at improving their health status, which has been deteriorating due to factors such as sedentary lifestyles, longer life expectancy, and a poor diet in terms of nutrition. It is important to know if these claims translate into effective changes in purchasing behavior. Originality/value: The results lead to the conclusion that claims are important in the food choices of the Portuguese respondents, who are less keen on “light” and “lean.” When it comes to using claims in communication, in Portugal, it is always better to use a direct, transparent, and rigorous approach; otherwise the consumer will not be induced to buy.
  • Autopercepção de justiça organizacional e de burnout em atitudes e comportamentos no trabalho de auditores internos Article

    Bernd, Daniele Cristina; Beuren, Ilse Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo analisa a autopercepção de justiça e do burnout em atitudes e comportamentos no trabalho (satisfação no trabalho, comprometimento organizacional afetivo e intenções de turnover). Referencial teórico: A literatura prenuncia que percepções de injustiça no local de trabalho podem impactar no comprometimento organizacional afetivo (Folger & Konovsky, 1989), na satisfação no trabalho (Folger & Konovsky, 1989; Cohen-Charash & Spector, 2001; Colquitt, Conlon, Wesson, Porter & Ng, 2001) e nas intenções de turnover (Flint, Haley & McNally, 2013; Vaamonde, Omar & Salessi, 2018), além de causar frustrações e gerar estresse crônico e burnout (Maslach, 2007). Metodologia: Uma pesquisa quantitativa foi realizada com auditores internos de empresas e obteve-se um total de 124 respostas válidas. Os dados foram analisados com aplicação de modelagem de equações estruturais. Resultados: Os resultados indicaram relações diretas entre justiça distributiva e variáveis comportamentais. Também revelaram mediação de burnout nas relações de justiça processual com satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Mostraram ainda que auditores que percebem injustiça processual apresentam atitudes e comportamentos de intenções de turnover quando exaustos emocionalmente e em estado de despersonalização. Implicações práticas e sociais da pesquisa: Este estudo apresenta implicações ao explorar como as percepções de justiça organizacional são capazes de influenciar psicologicamente os indivíduos em comportamentos positivos (maior satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo) ou disfuncionais (intenções de turnover) no âmbito organizacional. Contribuições: Ampliam-se as discussões sobre atitudes de iniciativa e interação social e atitudes passivas decorrentes do esgotamento e da indiferença ao trabalho, que podem advir de julgamentos de distribuição de recursos, processos de tomada de decisões e interações com supervisores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study analyzes self-perceptions of justice and burnout in job attitudes and behaviors (job satisfaction, affective organizational commitment, and turnover intentions). Theoretical framework: The literature foresees that perceptions of injustice in the workplace may impact affective organizational commitment (Folger & Konovsky, 1989), job satisfaction (Folger & Konovsky, 1989; Cohen-Charash & Spector, 2001; Colquitt, Conlon, Wesson, Porter, & Ng, 2001), and turnover intentions (Flint, Haley, & McNally, 2013; Vaamonde, Omar, & Salessi, 2018), as well as causing frustration, chronic stress, and burnout (Maslach, 2007). Design/methodology/approach: A quantitative survey was carried out of internal auditors of companies and a total of 124 valid questionnaires were obtained. The data were analyzed using structural equation modeling. Findings: The results indicated direct relationships between distributive justice and behavioral variables. They also revealed mediation by burnout in the relationships between procedural justice and both job satisfaction and affective organizational commitment. They also show that auditors who perceive procedural injustice present turnover intentions when they are emotionally exhausted and in a state of depersonalization. Research Practical & Social implications: This research shows how perceptions of organizational justice are capable of psychologically influencing individuals into displaying positive behaviors (greater job satisfaction and affective organizational commitment) or dysfunctional behaviors (turnover intentions). Originality/value: The paper discusses attitudes of initiative and social interaction and passive attitudes arising from exhaustion and indifference to work, and how these can derive from judgments about resource allocation, decision-making processes, and interactions with supervisors.
  • Qual é o efeito da localização nos preços dos aluguéis residenciais em Atenas? Article

    Chica-Olmo, Jorge; Cano-Guervos, Rafael; Moschovaki, María-Despoina; Tamaris-Turizo, Ivan

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo é quantificar o efeito da localização nos preços dos aluguéis residenciais na cidade de Atenas. Referencial teórico: O direito a uma moradia adequada é um direito humano fundamental defendido pelas sociedades democráticas. Portanto, é do interesse considerar o sistema habitacional, seja de residência própria ou alugada. Metodologia: Métodos geoestatísticos (krigagem por regressão) foram utilizados para obter os resultados, que são representados em um mapa de isovalores com os preços dos aluguéis residenciais mostrando efeitos menores e maiores da localização por área. Resultados: Este estudo destacou o impacto da localização nos preços dos aluguéis residenciais ao mostrar como o valor do aluguel de uma residência padrão na cidade de Atenas varia no plano. Implicações práticas e sociais da pesquisa: As principais implicações sociais deste trabalho é ajudar os investidores a determinar para onde direcionar os investimentos, e as autoridades públicas a determinar o foco das políticas de gestão pública, para controlar os efeitos indesejáveis de um aumento excessivo nos valores dos aluguéis causado pelo turismo. Contribuições: A principal contribuição deste trabalho é o mapa de isovalores dos preços dos aluguéis residenciais para residências padrão, que também pode ser interpretado como um mapa de isovalores com as localizações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The aim of this study is to quantify the effect of location on rental housing prices in the city of Athens. Theoretical framework: The right to adequate housing is a fundamental human right defended by democratic societies. Therefore, it is of interest to examine housing tenures for both owned and rented accommodation. Design/methodology/approach: Geostatistical methods (regression-kriging) were used to obtain the results, which are represented on an isovalue map of rental housing prices displaying the minor and major effects of location by zone. Findings: This study highlights the impact of location on rental housing prices by showing how the rent of a standard dwelling in the city of Athens varies depending on its location. Research Practical & Social implications: The main social implications of this work is it helps investors determine where to direct investments and it assists public authorities in deciding where to focus urban management policies, in order to control the undesirable effects of an excessive rise in rents caused by tourism. Originality/value: The main originality of this paper lies in its isovalue map of rental housing prices for standard dwellings, which can also be interpreted as a locational isovalue map.
  • O efeito da liderança despótica no comportamento contraproducente: o papel da autoestima reduzida baseada na organização e da estabilidade emocional Article

    Haq, Muhammad Anwar ul; Ahmed, Mirza Ashfaq; Shabeer, Sobia; Khalid, Shaista

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste trabalho foi examinar o efeito do comportamento de liderança despótica no comportamento contraproducente dos liderados. Foi também levantada uma hipótese de que o efeito seria mediado pela autoestima reduzida baseada na organização (ROBSE) e moderado pela estabilidade emocional do funcionário. Fizemos uso da perspectiva da conservação de recursos e do fenômeno da troca social. Referencial teórico: Recorremos ao fenômeno da troca social. Metodologia: O contexto do estudo foram as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) na Divisão de Gujranwala no Paquistão. Dados foram coletados com um intervalo de tempo de 227 dadas supervisor-subordinado. A Modelagem de Equações Estruturais foi utilizada para testar os efeitos diretos e mediadores. A moderação da interação foi realizada utilizando o Macroprocesso de Hayes no SPSS. Resultados: Os resultados sugerem que a liderança despótica tem efeito positivo sobre o comportamento contraproducente. A autoestima reduzida baseada na organização faz a mediação parcial da influência da liderança despótica no comportamento contraproducente. Do mesmo modo, a estabilidade emocional modera o impacto da liderança despótica no comportamento contraproducente. Implicações práticas e sociais da pesquisa: O fenômeno da liderança despótica não é novo nas organizações; entretanto, foi apenas recentemente que ele conquistou o interesse dos pesquisadores. É oportuno investigar empiricamente as implicações que tal estilo de liderança pode ter para os subordinados. Contribuições: Os resultados, pela primeira vez, confirmam que o comportamento despótico do líder reduz a autoestima dos subordinados e os faz ter um comportamento contraproducente, exceto para aqueles que têm alta estabilidade emocional. O estudo esclarece os efeitos nocivos dos líderes despóticos nos liderados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The aim of this paper was to examine the effect of despotic leadership behavior on followers’ counterproductive behavior. It was also hypothesized that the effect would be mediated by reduced organization-based self-esteem (ROBSE) and moderated by employee emotional stability. We draw upon the conservation of resources perspective and social exchange theory. Theoretical framework: We draw upon social exchange theory. Design/methodology/approach: The setting of the study was SMEs (small and medium enterprises) in the Gujranwala Division of Pakistan. Time-lagged data were collected from 227 supervisor-subordinate dyads. Structural equation modeling was applied to test the direct and mediating effects. Interaction moderation was performed using Hayes’ PROCESS macro in SPSS. Findings: The findings suggest that despotic leadership has a positive effect on counterproductive behavior. Reduced organization-based self-esteem partially mediates the influence of despotic leadership on counterproductive behavior. Similarly, emotional stability moderates the impact of despotic leadership on counterproductive behavior. Research Practical & Social Implications: The phenomenon of despotic leadership is not new in organizations; however, it has only recently attracted interest from researchers. It is a good time to empirically investigate the impacts this leadership style can have on subordinates. Originality/Value: For the first time, it is confirmed by our results that despotic leaders’ behavior lowers subordinates’ self-esteem and causes them to engage in counterproductive behavior, except those who have high levels of emotional stability. The study sheds light on the ill effects of despotic leaders on followers.
  • Análise do impacto das facetas da inteligência emocional (traço) e da confiança nos colegas de trabalho no desempenho de tarefa Article

    Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Com base na relevância da inteligência emocional (IE) para prever o desempenho individual no trabalho, este estudo examina as ligações entre as facetas da IE (traço), a confiança nos colegas e o desempenho de tarefa em um trabalho de engenharia de software. Referencial teórico: Especificamente, este trabalho se baseia no modelo de cascata de Joseph e Newman para levantar hipóteses sobre o impacto sequencial das facetas de IE (traço) no desempenho de tarefa. Ele também testa empiricamente o efeito mediador da confiança nos colegas no vínculo entre a regulação emocional e esta variável critério. Metodologia: Ele segue um desenho de investigação preditivo com duas fases de coleta de dados. Na primeira fase, as facetas da IE e a confiança nos colegas foram respondidas pelos participantes. A segunda fase foi implementada seis meses depois para coletar as avaliações do desempenho de tarefa dos funcionários facultadas pelos supervisores diretos. Foi obtida uma amostra final de 102 funcionários que pertencem a uma única função de engenharia de software. Resultados: Os resultados das análises de equações estruturais deram suporte ao efeito sequencial esperado entre as facetas da IE em estudo (i.e., das facetas da avaliação das emoções dos outros e da avaliação das próprias emoções na faceta de regulação emocional). Estes também demonstraram que o efeito da regulação emocional no desempenho de tarefa é inteiramente indireto por meio da variável de confiança nos colegas de trabalho. Implicações práticas e sociais da pesquisa: Os gestores devem constituir e desenvolver uma força de trabalho com indivíduos com alta IE (traço), porque estes serão mais capazes de atingir níveis melhores de desempenho de tarefa, por meio do desenvolvimento de confiança em relação a seus colegas. Contribuições: De acordo com o nosso conhecimento, este é o primeiro estudo que dá enfoque na interação entre as facetas da IE (traço) e a confiança nos colegas na determinação do desempenho de tarefa no trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Building upon the relevance of emotional intelligence (EI) in predicting individual performance at work, this research paper examines the links between trait EI facets, co-worker trust, and task performance in a software engineering job. Theoretical framework: Specifically, it draws upon the Joseph and Newman cascading model to hypothesize that trait EI facets impact on task performance in a sequential way. It also empirically tests the mediating effect of co-worker trust on the link between emotion regulation and task performance. Design/methodology/approach: This study follows a predictive design with two data collection phases. In the first phase EI facets and co-worker trust were self-rated by the participants. The second phase was implemented after six months to collect the employees’ task performance ratings from direct supervisors. A final sample was obtained of 102 employees, all of whom were project software engineers. Findings: The results from structural equation modelling provided support for the expected sequential effect between the EI facets under study (from appraisal of others’ and one’s own emotions to emotion regulation). They further showed that the effect of emotion regulation on task performance is fully indirect and occurs via co-worker trust. Research Practical & Social implications: Managers should build and develop a workforce of individuals with high trait EI, since they are more able to achieve stronger levels of task performance by developing feelings of trust towards their co-workers. Originality/value: To the best of our knowledge, this is the first study to focus on the interplay between trait EI facets and co-worker trust in determining task performance at work.
  • Cultura Nacional e Responsabilidade Social Corporativa Article

    Koprowski, Sirlene; Mazzioni, Sady; Magro, Cristian Baú Dal; Rosa, Fabricia Silva da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar se as dimensões culturais de país influenciam o desempenho em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) das empresas. Referencial teórico: O estudo utiliza as dimensões culturais de Hofstede e a Teoria dos Stakeholders como base teórica. Metodologia: O estudo utilizou o método de regressão linear múltipla para analisar os dados de uma amostra com 4.598 empresas de 41 países. A coleta dos dados foi realizada nos sites CSRHub, Geert Hofstede, Transparência Internacional e Thomson Reuters. Resultados: Os achados indicam que as diferenças nas dimensões culturais dos países influenciam as atividades empresariais de RSC. Mais especificamente, empresas localizadas em países com cultura de i) maior distância do poder; ii) maior individualismo; iii) maior feminilidade; iv) menor aversão à incerteza; e v) maior orientação a longo prazo apresentam maiores desempenhos em RSC. Implicações práticas e sociais da pesquisa: O conhecimento prévio da expectativa de engajamento em RSC de acordo com a cultura do país pode auxiliar na formulação de estratégias de empresas que almejam expandir seus negócios para países distintos daquele de sua origem, possibilitando atender às diversas partes interessadas e melhorar a competição em relação a suas concorrentes domésticas. Contribuições: A cultura do país pode determinar se os stakeholders estão interessados em práticas de RSC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To determine whether national cultural dimensions influence a company’s Corporate Social Responsibility (CRS) performance. Theoretical Framework: Hofstede’s cultural dimensions and Stakeholder Theory were used as theoretical bases for the study. Methodology: The study uses the multiple linear regression method to analyze data from a sample of 4,598 companies from 41 countries. The data were collected from the CSRHub, Geert Hofstede, Transparency International, and Thomson Reuters websites. Results: The findings indicate a country’s cultural dimensions influence business CRS activities. More specifically, companies based in countries with cultures that feature (i) a high power distance, (ii) high individualism, (iii) more femininity, (iv) low uncertainty avoidance, and (v) a long-term orientation exhibit higher CRS performance. Practical & Social Implications of the Research: Prior knowledge of expected CRS engagement according to the country’s culture could contribute to formulating corporate strategies to expand a company’s activities to countries other than the one of its origin. This would ensure stakeholders’ expectations are met and improve competitiveness in the domestic market. Contributions: The culture of a country may determine whether stakeholders are interested in CRS practices.
  • Princípios globais de contabilidade gerencial: a relação entre as práticas gerenciais e o desempenho de empresas brasileiras Article

    Costa, Ingrid Laís de Sena; Lucena, Wenner Glaucio Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: As mudanças econômicas relacionadas às estruturas organizacionais e aos novos modelos de negócios exigem um novo posicionamento da contabilidade gerencial, de modo que os Princípios Globais de Contabilidade Gerencial (PGCG), tomados como um guia de boas práticas, têm o papel de auxiliar as organizações a fornecerem melhores bases para o suporte a decisões. O objetivo desta pesquisa é analisar a relação dos PGCG com o desempenho das empresas brasileiras, tanto do ponto de vista operacional quanto econômico. Metodologia: A amostra final foi composta por 342 empresas listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), de 2010 a 2016. Para responder ao problema de pesquisa, a metodologia consistiu em construir um índice de cumprimento das recomendações propostas pelos PGCG, observando os impactos da boa gestão de práticas contábeis sobre o desempenho organizacional, estimado seguindo os aspectos operacionais e econômicos. Resultados: Percebeu-se que as práticas gerenciais adotadas afetam mais seu desempenho de mercado e a expectativa de crescimento futuro, demonstrando assim uma relação positiva, conforme pressupõe a proposta dos PGCG e a literatura sobre gestão, uma vez que as práticas gerenciais são rotinas incorporadas à identidade organizacional das empresas, refletindo melhores resultados de longo prazo. Implicações práticas e sociais da pesquisa: Diante dos resultados obtidos, o estudo contribui com a proposta trazida pela CGMA, reforçando o papel que a contabilidade gerencial desempenha na tomada de decisão das empresas, e como é uma peça relevante para o desempenho futuro das organizações. Além disso, contribui com o mercado ao destacar a apresentação de uma estrutura voltada especificamente às decisões de controladoria e gestão, para auxiliar na escolha de ferramentas que impactem positivamente em seus resultados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Economic changes related to organizational structures and new business models require a new positioning of management accounting. The Global Management Accounting Principles (GMAP), as a guide to good practice, play the role of assisting organizations in creating better frameworks to support their decisions. The objective of this research is to analyze the relationship between the GMAP and the performance of Brazilian companies, from both an operational and an economic perspective. Design/methodology/approach: The final sample comprised 342 companies listed on the B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) exchange, from 2010 to 2016. The methodology used to answer the research problem consisted of constructing an index of compliance with the recommendations proposed by the GMAP and observing the impacts of good management accounting practices on organizational performance, which was estimated according to operational and economic aspects. Findings: It was observed that the adopted management practices positively affect market performance and future growth expectations. This is already presumed by the CGMA proposal and the management literature, since management practices are routines incorporated into the organizational identity of companies and are reflected in better long-term results. Research Practical & Social implications: Considering the results obtained, the study contributes to the proposal presented by the CGMA, by reinforcing the role that management accounting plays in companies’ decision making, and how it is a relevant element for the future performance of organizations. In addition, it contributes to the market by presenting a structure focused specifically on controlling and management decisions, to assist in choosing tools that have a positive impact on results.
  • Inovação em pequenas empresas: rumo a uma abordagem de inovação centrada no proprietário Article

    Silva, Glessia; Di Serio, Luiz Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Nosso objetivo é entender como os proprietários de pequenas empresas desenvolvem inovações. Referencial teórico: Adotamos a teoria social cognitiva para entendermos como se dão as atividades inovadoras em pequenas empresas. Além disso, voltamos a Schumpeter para retornar ao conceito central de inovação e entender como o proprietário pode desenvolver inovações e como deve ser essa abordagem de inovação centrada no proprietário. Metodologia: Realizamos uma pesquisa de estudo de caso múltiplo em pequenas empresas de diferentes setores tradicionais. Como fontes de evidência, entrevistamos os participantes em profundidade por meio de uma entrevista semiestruturada; e acessamos dados de redes sociais como as fan pages das empresas em questão no Facebook e no Instagram. Resultados: Os resultados explicam o que leva os empresários à inovação e o que afeta a estrutura de inovação de seus negócios. Esses resultados são expressos pelos antecedentes de inovação que surgiram indutivamente nesse setor e podem ajudar a explicar as diferenças entre pequenas empresas inovadoras e pequenas empresas não inovadoras. Implicações práticas e sociais da pesquisa: Desenvolvemos uma abordagem projetada para estudar a inovação no contexto e na realidade das pequenas empresas. E, a fim de contribuir para o desenvolvimento de inovações em “empresas esquecidas”, listamos algumas recomendações para agências de apoio, órgãos governamentais e pesquisadores. Contribuições: A inovação em pequenas empresas é influenciada pela propensão do proprietário em reconhecer e aproveitar as oportunidades. O foco no proprietário, portanto, tem implicações que norteiam a atividade de inovação na pequena empresa e que precisam ser consideradas pelos pesquisadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: We aim to understand how small business owners develop innovations. Theoretical framework: We adopt social cognitive theory to understand innovative activities in small businesses. We draw on Schumpeter’s work to understand how owners may develop innovations and how an owner-centered approach to innovation should take form. Design/methodology/approach: We conducted a multiple case study in small businesses from different traditional sectors. We conducted in-depth semi-structured interviews with the participants and we accessed data from social networks such as the Facebook and Instagram fan pages of the businesses. Findings: The results explain what drives business owners towards innovation and what affects the innovation structure of their businesses. These results are expressed through the antecedents of innovation that emerged from the field and may help in explaining the differences between innovative small businesses and non-innovative small businesses. Research Practical & Social implications: We developed an approach designed for studying innovation within the context and reality of small businesses. In order to contribute to the development of innovations in forgotten businesses, we have listed some recommendations for supporting agencies, government bodies, and researchers alike. Originality/value: Small business innovation is influenced by the owner’s propensity to recognize and act on opportunities. Therefore, the owner can guide the innovation activity in a small business and this needs to be considered by researchers.
  • Gestão Estratégica de Resiliência Organizacional (GERO) Proposição de framework Article

    Moura, Denise de; Tomei, Patricia Amelia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Apresentar o framework Gestão Estratégica de Resiliência Organizacional (GERO) e analisá-lo com as estratégias utilizadas por quatro organizações brasileiras, em um momento de intensa vulnerabilidade: a pandemia deflagrada pela COVID-19 no início de 2020. Referencial teórico: Resiliência organizacional e práticas de gestão correlatas a resiliência organizacional. Metodologia: Revisão da literatura; bibliometria sobre Resiliência Organizacional; proposição do framework teórico GERO; análise desse framework junto a quatro organizações brasileiras, a partir de pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas, visando identificar ações estratégicas adotadas por essas organizações, antes e durante a COVID-19. Resultados: As organizações analisadas, de setores e tamanhos diversos, apresentaram pontos comuns diretamente ligados às dimensões do GERO: análise sistemática de cenários; parceria com stakeholders; compartilhamento sistemático das informações; capacidade de tomada de decisão; gerenciamento financeiro; capacidade rápida de resposta e de aprendizagem. Implicações práticas e sociais da pesquisa: Entendimento sobre como as organizações podem aprimorar a cultura da resiliência, lidando de forma mais assertiva com vulnerabilidades e desastres de diferentes naturezas. A COVID-19 impôs que o mundo e as organizações se reinventassem, e o GERO busca trazer uma compreensão mais detalhada do gerenciamento dos riscos/ vulnerabilidades ambientais. Contribuições (originalidade e valor): O framework GERO pode contribuir para que organizações, de diferentes níveis de complexidade, entendam suas forças e fraquezas, cenários internos e externos, e analisem seus processos sistematicamente, visando gerenciar estrategicamente suas respectivas resiliências.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To present and describe the Strategic Management of Organizational Resilience (SMOR) framework, as well as to analyze it based on the strategies used by four Brazilian organizations in this current time of intense vulnerability due to the worldwide pandemic triggered by COVID-19 at the beginning of 2020. Theoretical framework: Organizational resilience and related management practices. Design/methodology/approach: A literature review; bibliometrics relating to organizational resilience; the SMOR theoretical framework; an analysis of this framework within four Brazilian organizations, based on qualitative research and interviews, aiming to identify the strategic actions adopted by these organizations before and during COVID-19. Findings: The organizations analyzed, which were different sizes and from different sectors, presented common points directly linked to the dimensions of SMOR: systematic analysis of scenarios; partnerships with stakeholders; systematic sharing of information; decision-making ability; financial management; rapid response and learning ability. Practical & social implications: The research contributes to understanding how organizations can improve their culture of resilience and, therefore, deal more assertively with vulnerabilities and disasters of different natures. The COVID-19 pandemic has forced the world and organizations to reinvent themselves. In this context, the SMOR framework aims to provide a more detailed understanding of environmental risk / vulnerability management. Originality/value: The SMOR framework helps organizations with different levels of complexity to understand their strengths and weaknesses, assess internal and external scenarios, and systematically analyze their processes, with the aim of strategically managing their respective resilience.
  • Reputação da marca e a relação com a fidelidade do cliente no varejo farmacêutico: um estudo de caso Article

    Pereira, Péricles Ewaldo Jader; Ardigó, Carlos Marcelo; Limberger, Pablo Flôres

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre a reputação da marca do varejo e a fidelização do cliente no varejo farmacêutico. Referencial teórico: Este artigo é baseado na relação entre a fidelidade do cliente e a reputação da marca; ele usa parte das variáveis de reputação da marca do modelo de brand equity (AAKER, 1991) para chegar a um quadro explicativo capaz de revelar as variáveis-chave diferenciais das marcas mais frequentadas no varejo farmacêutico para se manterem no mercado - e também os diferenciais das marcas mais frequentadas no varejo farmacêutico. Metodologia: Para atingir o objetivo do estudo, foram utilizadas como técnicas de análise a análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla. Foi realizada uma pesquisa para coletar os dados de 469 clientes do varejo farmacêutico de um município catarinense localizado na Região Sul do Brasil. A amostra é não probabilística. Resultados: Os resultados sugerem que a popularidade, o nível de conhecimento e a familiaridade afetam significativa e positivamente a fidelidade para com as marcas mais frequentadas. No caso das menos frequentadas, o nível de conhecimento e familiaridade têm um impacto significativo e positivo na fidelização da marca. Esses achados revelam percepções diferentes sobre as drogarias mais frequentadas e as menos frequentadas. No entanto, os aspectos mais relevantes permanecem os mesmos, independentemente da frequência do varejo. Implicações práticas e sociais da pesquisa: Teoricamente, o estudo tem implicações positivas, pois mostra os itens que têm maior e menor impacto na reputação da marca e na fidelização do cliente. Como implicações práticas, este estudo pode ajudar os gestores farmacêuticos a escolher e focar melhor suas estratégias. Quanto aos impactos sociais, notou-se que as marcas consideradas menos frequentadas apresentam um nível de fidelização inferior, o que era esperado; no entanto, a fidelidade é mais constante do que as marcas mais frequentadas. Contribuições: Este estudo contribuiu para o avanço das pesquisas envolvendo reputação de marca e fidelização de clientes no varejo, principalmente no setor farmacêutico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to evaluate the relationship between the reputation of the retail brand and customer loyalty in the retail pharmacy sector. Theoretical framework: This article is based on the relationship between customer loyalty and brand reputation. It uses some of the brand reputation variables from the brand equity model (Aaker, 1991) to arrive at an explanatory framework that can differentiate key variables for the most frequented retail pharmacy brands to remain in the market, as well as the differentials of the most frequented retail pharmacy brands. Design/methodology/approach: To achieve the objective of the study, exploratory factor analysis and linear multiple regression were used as the analysis techniques. A survey was carried out to collect data from 469 retail pharmacy customers in a municipality of Santa Catarina, located in the South Region of Brazil. The sample is non-probabilistic. Findings: The results suggest that popularity, level of knowledge, and familiarity significantly and positively affect loyalty to the most frequented brands. In the case of the least frequented ones, level of knowledge and familiarity have a significant and positive impact on loyalty to the brand. These findings reveal different perceptions regarding the most frequented and the least frequented pharmacies. However, the most relevant aspects remain the same regardless of how frequented the retail pharmacy is. Practical & social implications of research: Theoretically, the study has positive implications as it demonstrates the items that have the greatest and least impact in terms of brand reputation and customer loyalty. As practical implications, this study can help pharmacy managers to choose and better focus their strategies. As for social impacts, it was noted that brands that are considered to be less frequented have a lower level of loyalty, which was expected; however, this loyalty is more constant than for more frequented brands. Originality/value: This study contributes to the advancement of research involving brand reputation and customer loyalty in retail, especially in the pharmaceutical sector.
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