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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 15, Issue: 3, Published: 2015
  • Pre-service Languages and Literature Education: an overview of the studies considering the teacher educator's perspective Artigos

    Corrêa, Francini Percinoto Poliseli

    Abstract in Portuguese:

    Esse trabalho tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas sobre a formação inicial em Letras/Inglês no Brasil que tenham gerado dados envolvendo e dando voz ao professor formador de Letras entre 1987 e 2012. A fim de atingir o objetivo, foi realizada uma busca bibliográfica no banco de teses e dissertações da CAPES a partir de termos chaves no campo assunto. Como resultados, aponto as instituições e regiões do Brasil de realização de pesquisas com este foco; o período de crescimento de estudos sobre o tema; as áreas de atuação específica dos formadores investigados e os diferentes instrumentos para geração de dados. A expectativa é não só informar sobre pesquisas quanto ao professor formador, mas também possibilitar que se detectem lacunas sobre o tema que ainda necessitam ser investigadas.

    Abstract in English:

    This paper aims at presenting an overview of the studies on the pre-service English Languages and Literature education in Brazil that have raised data involving and giving a voice to the university professor from 1987 to 2012. In order to achieve the goal, a bibliographical research was conducted at CAPES database on theses and dissertations using keywords related to this subject. The results pointed out to the institutions and areas where research about this topic was conducted, the period of growth in the number of studies, the specific field of work of the educators investigated and the different instruments used for data generation. We expect not only to inform about conducted studies on the university professor, but also to allow the identification of gaps on this theme.
  • Why may the English Language undergraduate program be considered continuing education? Artigos

    Sorte, Paulo Boa

    Abstract in Portuguese:

    Atribuir a um curso de graduação o status de formação contínua pode soar contraditório, a princípio. Entretanto, no contexto brasileiro, há particularidades marcantes a serem observadas. Antes mesmo de concluírem a faculdade, alunos de Letras têm a possibilidade de assumir aulas de inglês em institutos de idiomas e/ou escolas públicas e privadas. Discutir os motivos pelos quais a graduação em Letras-Inglês pode ter o status de formação contínua é o ponto central deste artigo, cujos fundamentos teóricos são Celani (2001, 2010), Perrenoud (2002), Cunha (2003), Menezes (2003), Azambuja (2007), Hepp (2008) e Vieira-Abrahão (2010). Além disso, são utilizadas entrevistas semiestruturadas (RIZZINI, 1999) que captam ossentidosesignificados(VYGOTSKY, 1934/2010) sobre formação docente atribuídos por alunos-professores de Letras com experiência.

    Abstract in English:

    Attributing the status of continuing education to an undergraduate program may sound contradictory at first. However, in the Brazilian context, there are marked peculiarities to be observed. Even before finishing college, students of English language undergraduate programs are allowed to teach English classes at language institutes and/or public and private schools. Discussing the reasons why an undergraduate program in English Language may have the status of continuing education is the focus of this article, whose theoretical basis are Celani (2001, 2010), Perrenoud (2002), Cunha (2003), Menezes (2003), Azambuja (2007), Hepp (2008) and Vieira-Abrahão (2010). Semi-structured interviews (RIZZINI, 1999) were used to capture thesensesandmeanings(VYGOSTKY, 1934/2010) on teacher education attributed by experienced student-teachers of the English language.
  • Interpersonal metafunction: a glimpse into the research article genre Artigos

    Bernardino, Cibele Gadelha

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo tem por objetivo sistematizar reflexões acerca da metafunção interpessoal (HALLIDAY, 1994) no artigo acadêmico. Para tanto, realizamos a análise integral de um exemplar do artigo acadêmico da área de Linguística, estabelecendo um parâmetro entre a organização retórica do gênero e a utilização de recursos léxico-gramaticais relacionados à metafunção interpessoal. Os resultados parecem fornecer um breve olhar sobre como autores(as) podem construir seu posicionamento em um exemplar típico do gênero na área em questão.

    Abstract in English:

    This article aims to systematize ideas about the interpersonal metafunction (HALLIDAY, 1994) in the academic article. Thus, we performed a comprehensive analysis of an example of the academic article from the Linguistic field, establishing a parameter between the rhetorical organization of gender and the use of lexico-grammatical sources related to interpersonal metafunction. The results seem to provide a glimpse on how writers may construct their stance in a prototypical example of the genre from the field in study.
  • English as a lingua franca: recent developments Artigos

    Gimenez, Telma; Kadri, Michele Salles El; Calvo, Luciana Cabrini Simões; Siqueira, Domingos Sávio Pimentel; Porfirio, Lucielen

    Abstract in Portuguese:

    Em face da atual posição do inglês como uma língua franca global, este artigo tem como principal objetivo discutir os desenvolvimentos recentes dessa área, tomando como base os trabalhos apresentados durante a 7th International Conference on English as a Lingua Franca, realizada em Atenas, Grécia, em setembro de 2014. As reflexões, aprofundadas nos tópicos i) Teorizações sobre ILF; ii) ILF e formação de professores; iii) Desenvolvimentos futuros, trazem um olhar analítico sobre os temas discutidos no evento. Espera-se que as informações e reflexões aqui contempladas possam contribuir para o desenvolvimento de uma "curiosidade acadêmica" a respeito do paradigma ILF (inglês como língua franca) e para o engajamento com suas questões e implicações.

    Abstract in English:

    Given the current position of English as a global lingua franca, this article aims to discuss recent developments in this area of study, based on the papers presented at the 7th International Conference on English as a Lingua Franca, which was held in Athens, Greece, in September 2014. Under the topics: i) theorizing about ILF; ii) ILF and teacher education; iii) Future developments, we bring an analytical view on the issues presented at the event. It is hoped that the information and reflections included here may contribute to the development of an "academic curiosity" about the ELF paradigm (English as a Lingua Franca) as well as to further interest in its implications.
  • Globalization and Multilingualism in Brazil Linguistic Competence and the Science Without Borders Program Artigos

    Archanjo, Renata

    Abstract in Portuguese:

    A contemporaneidade celebra a sociedade do conhecimento e da informação. O conhecimento científico e tecnológico mobiliza e alimenta sua produção, consumo e progresso. Nesse cenário, o "mercado" linguístico cresce em importância. Globalizar e internacionalizar são palavras de ordem na sociedade atual e, nela, a promoção de uma educação multilíngue assume uma preponderância estratégica. Este texto problematiza este cenário e questiona se há, no Brasil, uma política linguística que favoreça uma educação multilíngue, para que objetivos como internacionalização e incremento da produção científica e tecnológica no país tornem-se uma realidade efetiva. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa em andamento sobre as competências linguísticas de estudantes de graduação participantes do Programa Ciência sem Fronteiras. Os dados apontam para a predominância do sistema privado de educação sobre o público e para a busca de estratégias individuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

    Abstract in English:

    In contemporary and urban societies, knowledge and information feature prominently. Scientific and technological knowledge drives production, consumption and progress of societies. In this scenario, languages and the "linguistic market" appear as important issues and are crucial for human interaction as well as for political, educational and economic achievements. Globalization and internationalization are key words in the configuration of this kind of society. That is why a multilingual education is a strategic orientation. This paper discusses linguistic policies that could favour a multilingual education in Brazil, so that broader objectives, such as the internationalization and the enhancement of scientific and technological production and innovation, become a reality. The data presented in the paper is part of a broader research on the linguistic competence of Brazilian undergraduate students in international mobility programs. Preliminary results point out the predominance of the private educational system rather than the public, and the increase of individual strategies, in the process of learning a foreign language.
  • Accuracy and grammatical complexity in a foreign language oral proficiency interview Artigos

    Almeida, Vanessa Borges de

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo configura um recorte de uma tese de doutorado que investiga diferenças na produção de candidatos a um teste de proficiência oral em língua inglesa, e insere-se nas investigações sobre validade e descritores em escalas de proficiência de testes referenciados em critério. Participam da pesquisa oito alunas formandas de um curso de Letras de uma universidade pública paulista. Os resultados apontam diferenças quantitativas e qualitativas entre as faixas de proficiência para precisão, e principalmente qualitativas para complexidade gramatical. A discussão proposta neste artigo é atual e pertinente para o campo de Avaliação de Proficiência no Brasil, num momento em que se debate a necessidade de medidas para avaliar competências docentes, entre elas a proficiência na língua-alvo.

    Abstract in English:

    This paper forms part of a doctorate thesis which investigates differences in the production of candidates to an English oral language test. It contributes to the body of research on validity and descriptors in criterion-referenced language test scales. Eight students graduating from a Language and Literature course in a public university in the state of Sao Paulo participate in this study. Results point to quantitative and qualitative differences between the scale bands for accuracy, and mainly qualitative ones for grammatical complexity. The discussion posed in this article is topical and pertinent to the Language Testing field in Brazil, at the moment when experts have been debating the need for measures to assess teachers' competences - amongst which proficiency in the target language.
  • Learning trajectories, language advising and complexity theory Artigos

    Silva, Walkyria Magno e; Matos, Maria Clara Vianna Sá e; Rabelo, Jhonatan Allan de Andrade

    Abstract in Portuguese:

    Desde a primeira conexão dos sistemas adaptativos complexos (SACs) com a aprendizagem de línguas estrangeiras (LARSEN-FREEMAN, 1997), o tema tem chamado a atenção de pesquisadores de diversos países. Há uma lacuna, no entanto, na descrição de experiências que acolham os conceitos básicos desse paradigma, tomando-os como explicativos para o sucesso ou o insucesso dos aprendentes. O objetivo deste texto é mostrar como a teoria da complexidade pode contribuir para explicar o sucesso ou não na aprendizagem de graduandos de Licenciatura em Letras, habilitação em Inglês, de uma universidade do norte do Brasil. Por meio de sessões de aconselhamento linguageiro, os autores, todos conselheiros e pesquisadores, identificam pontos de bifurcação, bacias atratoras, episódios de surgimento e luta contra a entropia na trajetória dos aprendentes. Os resultados mostram como a interferência do conselheiro, um agente no sistema, atento à dinâmica dos SACs, pode alterar o processo de aprendizagem.

    Abstract in English:

    Since the founding text linking complexity with foreign languages learning (LARSEN-FREEMAN, 1997), this theme has been present in researches in several countries. However, few studies reporting experiments described under this paradigm were published, explaining the success or failure in students´ trajectories. This text aims at showing how this can happen in language learners´ stories of TEFL undergraduates in a university in Northern Brazil. In language advising sessions, the authors, who are all advisors and researchers, identify bifurcation points, attractor basins, synergetic or entropic episodes in students´ trajectories. Results show how the interference of the advisor, as another agent in the system, can alter the learning process.
  • Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level Artigos

    Dias, Reinildes; Pimenta, Sônia Maria de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é relatar os dados e resultados obtidos de um curso de 60 horas elaborado para 20 alunos, futuros professores de inglês em formação inicial, realizado no primeiro semestre de 2014. O curso integrou tecnologias e práticas pedagógicas para aperfeiçoamento das capacidades de comunicação oral dos alunos. O quadro teórico envolveu Kalantzis e Cope (2012, 2013) e seus trabalhos sobre letramentos, o uso de tecnologias digitais (PRENSKY, 2010; WARSCHAUER, 2011), blended learning (THORNE, 2003) e gênero (KRESS, 2003). A metodologia aproximou as reflexões críticas de práticas pedagógicas, aulas no formato semipresencial utilizando fóruns do Moodle e discussões em aula, assim como gravações de apresentações pessoais, entrevistas e documentários. Os resultados mostraram que professores em formação pré-serviço melhoraram suas habilidades orais de forma significativa. Com base em nosso estudo, acreditamos que eles serão capazes de implementar essa pedagogia, denominada pedagogia dos letramentos, em suas práticas de ensino quando passarem a atuar em sala de aula.

    Abstract in English:

    The main purpose of this article is to report data findings and results obtained in a 60-hour course designed for 20 pre-service English teachers in the first semester of 2014. The course integrated technologies and pedagogical practices to improve advanced oral communication skills. The theoretical framework comprised Kalantzis and Cope (2012, 2013) and their work on literacy, the use of technology by Prensky (2010) and Warschauer (2011), blended learning (THORNE, 2003) and genre (KRESS, 2003). The methodology involved critical reflection of teaching practices, blended-learning classes using Moodle forums and class discussions as well as recording of personal introductions, interviews and documentaries. The results showed that our student teachers improved their oral communication skills by means of critical reflection, use of web tools and recording, thus comprehending oral genres in a significant way. Based on our study, we can say that they will be able to implement these instructional strategies in their future teaching practices.
  • Learning and Interaction in Social Networking Sites: an analysis based on Vygotsky's and Bakhtin's socio-historical concepts Artigos

    Rabello, Cíntia Regina Lacerda

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como as contribuições das concepções sócio-históricas de Vygotsky e de Bakhtin relativas à atitude responsiva, dialogismo, zona de desenvolvimento proximal e conceitos espontâneos e científicos podem trazer luz aos processos de interação, colaboração e aprendizagem em Sites de Redes Sociais (SRSs) de forma a contribuir para a realização de processos educacionais em contextos digitais que conduzam a uma maior participação e construção colaborativa do conhecimento. O artigo relata um estudo exploratório acerca da utilização do SRS Facebook no ensino de língua inglesa no ensino superior com o objetivo de expandir as interações realizadas na sala de aula.

    Abstract in English:

    This paper aims to discuss how the contributions of Vygotsky's and Bakhtin's socio-historical concepts concerning responsive attitude, dialogism, zone of proximal development and spontaneous and scientific concepts can bring light to interaction, collaboration and learning processes in Social Networking Sites (SNSs) in order to contribute to educational processes in digital contexts that lead to greater participation and collaborative construction of knowledge. The paper reports on an exploratory study on the use of Facebook in English language teaching in higher education aiming at expanding students' interactions beyond the physical classroom.
  • Diversity, redundancy and distributed competence in a virtual system of collaborative learning Artigos

    Silva, Valdir

    Abstract in Portuguese:

    O trabalho proposto discute o conceito de aprendizagem colaborativa, tomando como ponto de partida o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), formulado por Vygotsky (1978). Por entender que o processo de colaboração em um sistema de aprendizagem se faz em uma perspectiva para além da descrita para a ZDP. Defendo então, o conceito de competências distribuídas que se realizam dentro de um sistema altamente complexo, marcado pela emergência de atitudes colaborativas em decorrência da diversidade (HOLLAND, 1995, VAN LIER, 2004) e da capacidade de redundância (DAVID e SUMARA; 2006) que caracterizam os sistemas sociais. Para mostrar essa dinâmica, tomo para análise, 1.370 e-mails intercambiados pelos participantes (professor e alunos) de uma comunidade virtual de aprendizagem. A análise permitiu verificar que o processo de colaboração se configurou em uma propriedade dinamizadora da comunidade, ou seja, um evento que emergia nos interstícios entre o previsível e o imprevisível do sistema. As práticas colaborativas entre os participantes do sistema estudado se configuraram uma propriedade do sistema, pois, através delas o sistema estudado se revelou ainda mais dinâmico e complexo.

    Abstract in English:

    The proposed paper discusses the concept of collaborative learning, taking as its starting point the concept of Zone of Proximal Development (ZPD), formulated by Vygotsky (1978). By understanding that the process of collaboration in a learning system is done in a perspective beyond the one described for the ZPD. I argue then, the concept of capabilities that are within a highly complex system is marked by the emergence of collaborative attitudes due to the diversity (Holland, 1995, van Lier, 2004) and power redundancy (David and Sumara, 2006) characterizing social systems. To show that dynamics, take for analysis, 1,370 e-mails exchanged by the participants (teacher and students) of a virtual learning community. The analysis showed that the collaborative process was configured in a proactive community property, or an event that emerged in the interstices between the predictable and unpredictable system. The collaborative practices among participants in the studied system is configured a system property, because through them the system under study is revealed even more dynamic and complex.
  • Providing Indigenous Peoples with the appreciation of their languages? Discursive problems in the differentiation of Brazilian indigenous schools Artigos

    Guerola, Carlos Maroto

    Abstract in Portuguese:

    Partindo da crítica às políticas linguísticas baseadas nos regimes metadiscursivos de línguas inventadas para a sua transmissão escolar e dos fundamentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso, este artigo busca apontar obstáculos discursivos à diferenciação da educação escolar indígena e à valorização escolar das línguas indígenas. Através da análise de um corpus composto por excertos da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, e pela reportagem "Por uma escola diferenciada", do programa Globo Educação, a análise aponta dois obstáculos discursivos: a monologização de signos e objetos culturais polivalentes, como a educação, aescola ou a língua, e a alocação assimétrica de agência em relação aos atores representados nos discursos oficial e midiático sobre a educação escolar indígena.

    Abstract in English:

    Upon the criticism over linguistic policies based on metadiscursive regimes of languages invented for their school transmission and upon the theoretical and methodological background of Critical Discourse Analysis, this paper aims at pointing out discursive obstacles to the differentiation of the Indigenous School Education and to the school appreciation of indigenous languages in Brazil. Through the analysis of a corpus composed by excerpts of the Brazilian Federal Constitution of 1988 and the Law of National Education of 1996, and by the report "For a differentiated school", by the TV program Globo Educação, the analysis points out two discursive obstacles: themonologization of cultural signs and objects, such aseducation, school or language, and the asymmetric allocation of agency to the actors represented in the official and media discourses on indigenous schooling.
  • Emotional experiences of Mexican language learners: A qualitative study of their effects on motivation Artigos

    López, Mariza G. Méndez

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo relata as experiências emocionais de alunos mexicanos em seu segundo ano de um programa de ensino de inglês em uma universidade estadual. O objetivo foi identificar os efeitos das emoções no comportamento motivacional dos alunos exibidos em aulas diárias. Os instrumentos utilizados foram diários de aprendizagem e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados mostram que as emoções influenciam fortemente o desenvolvimento dos alunos e que as meta-emoções podem ajudar os alunos a se tornarem mais motivados. O estudo revelou que as emoções, positivas e negativas, podem ajudar os alunos a desenvolver a autoconsciência, a responsabilidade e o compromisso com o seu processo de aprendizagem de línguas.

    Abstract in English:

    This article reports on the emotional experiences of Mexican language learners in their second year of an English language teaching programme at a state university. The aim was to identify the effects of emotions on the motivational behaviour that the students displayed in their daily classes. The instruments employed were personal narratives, electronic journals and semi-structured interviews. The results demonstrated that emotions are a source for students' development and that meta-emotions can help students to become more motivated. The study revealed that emotions, both positive and negative, can help students develop awareness, responsibility and commitment to their language learning process.
  • Pronouns also Used as Terms: a Contextual Analysis of the Pronouns yo and ello in Psychoanalysis Articles in Portuguese-Spanish Translation Artigos

    Salgado, Ana Rachel

    Abstract in Portuguese:

    A psicanálise é uma área que se caracteriza por produzir artigos com temáticas variadas e na qual são encontradas palavras do léxico geral usadas como termos, o que pode constituir uma dificuldade tanto para o reconhecimento terminológico quanto para a tradução. Além disso, uma mesma unidade lexical pode ser usada, ao longo de um texto, tanto em sentido terminológico quanto em sentido comum, sendo muito tênues as fronteiras entre um uso e outro. No presente artigo, apresentaremos duas dessas unidades lexicais em língua espanhola que podem ser usadas como termo e como palavra - yo e ello - e seus respectivos equivalentes em português: id e ego ou eu e isso. Para o estudo das referidas unidades em contexto, foi realizada uma pesquisa baseada em corpus, pautada por referenciais teóricos da linguística de corpus, da vertente funcionalista de tradução e da TCT.

    Abstract in English:

    Psychoanalysis is a field in which articles on a wide variety of topics abound and in which general lexical items are used as terms, thus hindering both the recognition of terms and their translation. Moreover, the same lexical unit can be used throughout a text both with terminological and plain-language meanings, and the line between them is rather blurred. In the present paper, we analyze two lexical units in Spanish that can be used as terms and as words - yo and ello - and their respective equivalents in Portuguese: id and ego or eu and isso. A corpus-based study was carried out for the contextualized analysis of these two lexical units, using the theoretical background of corpus linguistics, the functionalistic approach to translation, and the Communicative Theory of Terminology.
  • The negotiation of morality through the production of justification in the child and adolescent reconstruction of the narrative of sexual abuse: a situated study Artigos

    Sell, Mariléia

    Abstract in Portuguese:

    Esta pesquisa, ancorada nos preceitos teóricos da Etnometodologia (GARFINKEL, 1967) e da Análise da Conversa (SACKS, 1992) estuda qualitativamente interações entre um conselheiro tutelar e crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O objetivo é observar como a experiência do abuso é significada e realinhada com as expectativas morais e sociais (BERGMANN, 1998). A análise das interações mostra que os adolescentes realizam um trabalho moral defensivo de forma mais ativa (DREW, 1988), enquanto as crianças se engajam menos neste tipo de atividade. Esse dado indica que os adolescentes possivelmente se orientam para o paradoxo da vitimização e da culpabilização das vítimas de abuso sexual (SANTOS, 2003), demonstrando maior socialização sobre como narrar histórias com implicações morais e sobre como performar a vítima "ideal" (TRINCH, 2013).

    Abstract in English:

    This study, based on the theoretical principles of Ethnomethodology (GARFINKEL, 1967) and Conversation Analysis (SACKS, 1992), is a qualitative investigation of spoken interactions between a Child Protective Services officer and sexually abused children or adolescents. The aim is to observe how the experience of the abuse is signified and realigned according to moral and social expectations (BERGMAN, 1998). The analysis of the interactions shows that adolescents invest more in moral defense (DREW, 1988), while children display weaker engagement in this type of activity. These data reveal that adolescents probably guide themselves toward the paradox of victimization and culpability displayed by victims of sexual abuse (SANTOS, 2002), showing a higher degree of socialization concerning the activity of narrating stories with moral implications and the ability of performing the "ideal" victim (TRINCH, 2013).
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