Acessibilidade / Reportar erro

DESEMPENHO DO EXERCÍCIO FÍSICO NA AUTONOMIA DE PESSOAS SEDENTÁRIOS

RESUMO

Introdução

Pessoas sedentárias estão mais propensas a sofrer de obesidade e doenças cardiovasculares quando comparadas às pessoas que praticam atividades físicas regularmente. Por isso, é de grande importância estudar os efeitos do exercício físico sobre a saúde das pessoas sedentárias.

Objetivo

Estudar os efeitos do exercício físico sobre a atividade física e a autonomia das pessoas sedentárias.

Métodos

Equações estruturais e estatísticas matemáticas foram utilizadas para analisar a autonomia das pessoas sedentárias durante o exercício físico e as repercussões da atividade no físico dos praticantes.

Resultados

As pessoas sedentárias tiveram um aumento de confiança e autoestima após participarem de exercícios físicos. Suas funções físicas podem ser efetivamente melhoradas após a prática de exercícios físicos.

Conclusão

Foram apresentadas sugestões efetivas e realistas para melhorar a consciência do exercício físico, considerando as condições particulares das pessoas sedentárias. O exercício físico também ajuda as pessoas sedentárias a desenvolverem a confiança no exercício, melhorando o nível de autoeficácia geral. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Exercício Físico; Autoeficácia; Comportamento Sedentário

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br