Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO EXERCÍCIO AERÓBICO NOS ÍNDICES DE FUNÇÃO FÍSICA DOS IDOSOS

RESUMO

Introdução

A China enfrenta atualmente o problema do envelhecimento populacional, e o estado de saúde dos idosos tornou-se um dos principais focos de atenção social.

Objetivo

Estudar o efeito do exercício aeróbico nos índices da função física nos idosos.

Métodos

40 idosos executaram exercícios aeróbicos 5 vezes por semana durante 8 semanas. Cada exercício teve duração de 60 minutos, incluindo 10 minutos de aquecimento, 40 minutos de exercício aeróbico (corrida, caminhada rápida, dança de quadrilha, entre outras atividades) e 10 minutos de relaxamento final. A mensuração dos dados incluiu índices corporais, função cardiopulmonar, marcadores sanguíneos e capacidade de exercício.

Resultados

O exercício aeróbico pode efetivamente melhorar a forma corporal, a função cardiopulmonar e o conteúdo lipídico sanguíneo do idoso, além de melhorar a sua flexibilidade e a qualidade física, aprimorando suas atividades de vida diárias.

Conclusão

Os resultados deste estudo mostram que o exercício aeróbico pode melhorar efetivamente o desempenho corporal dos idosos nas atividades de vida diária, otimizando efetivamente os índices cardiopulmonares e lipídicos. O engajamento dos idosos na participação em exercícios aeróbicos deve ser considerada pelos assistentes sociais comunitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Exercício Aeróbico; Idoso; Forma Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br