Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DE SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ATLETAS DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-20 EM RECIFE-PE: UM ESTUDO TRANSVERSAL

RESUMO

Introdução

Ser jogador de futebol é um dos sonhos mais presentes no imaginário popular da criança brasileira. Entretanto, o caminho para a profissionalização é árduo, e diversos motivos podem ser apontados para essa dificuldade: ambiente muito acirrado, poucas chances, aconselhamento insatisfatório na carreira, entre outros. No futebol competitivo, o atleta deve estar pronto para todas as cobranças que vierem a ser feitas, assim como aceitar a exigência da melhor performance possível. Aliado a isso, atletas da categoria de base ainda são adolescentes e jovens em formação, normalmente até os 21 anos, que são muitas vezes obrigados a escolher o futebol e suas exigências, em detrimento do estudo e do convívio familiar, para se tornarem jogadores profissionais. Nesse cenário, um motivo ainda pouco debatido é a saúde mental entre jogadores de futebol.

Objetivos

Verificar a frequência de sintomas de ansiedade e depressão entre jogadores de futebol das categorias de base sub-20 dos clubes pernambucanos e avaliar sua associação a dados sociodemográficos, atléticos e de saúde.

Métodos

Aplicou-se a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD), assim como foram colhidos dados sociodemográficos, atléticos e de saúde. Realizou-se uma análise descritiva marginal, assim como avaliação categórica e numérica das variáveis relacionadas com ansiedade e depressão. Por fim, foi feito um estudo de regressão linear para os escores de ansiedade e depressão.

Resultado

Verificou-se associação estatisticamente significativa entre renda recebida e aumento de sintomas de ansiedade. Também foi identificado aumento de sintomas de depressão com a diminuição da renda recebida.

Conclusão

Mostra-se necessário a realização de mais pesquisas, com um número maior de participantes, assim como maior variabilidade de clubes, para melhor entender a relação encontrada. Nível de Evidência: II; Estudo prognóstico – Investigação do efeito de característica de um paciente sobre o desfecho da doença.

Saúde mental; Psicologia do esporte; Futebol; Depressão; Ansiedade; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br