• Editorial I

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves; Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal
  • Editorial II

    Behlau, Mara
  • Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espere Linguagem

    Dall' Aqua, Maria de Fátima; Takiuchi, Noemi; Zorzi, Jaime Luiz

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a efetividade de um procedimento de capacitação para professores de alunos com necessidades especiais do município de Suzano, fazendo uso dos princípios dos métodos Hanen e Veja-Ouça-Espere (V.O.E), que seguem uma linha de intervenção interacionista. MÉTODOS: o método Hanen foi criado em 1977 por Ayala Manolson, Fonoaudióloga no Canadá. Ele é dirigido a pais cujos filhos sejam portadores de um Retardo de Linguagem de qualquer etiologia. O método V. O. E. (Veja, Ouça e Espere) é derivado do Programa Hanen e foi adaptado para a língua portuguesa por Rigoletto e Monteiro. Esse método propõe preparar as famílias para que possam estimular seus filhos por meio de interações sociais de maior eficácia. Neste trabalho usamos os princípios desses métodos adaptando-os ao contexto escolar. Quatro professores participaram dessa capacitação, a qual constou de três filmagens em sala de aula e dez sessões de orientações na Hora de Trabalho Pedagógico Compartilhado, sendo a primeira filmagem realizada antes da primeira sessão de orientação, a segunda realizada durante o treinamento e a última quando se encerrou a capacitação. A fonoaudióloga preencheu um protocolo específico de avaliação das orientações dadas após cada filmagem. RESULTADOS: o número de comportamentos comunicativos dos professores aumentou significativamente após a capacitação, provavelmente devido às orientações dadas e às reflexões sobre as filmagens realizadas em sala de aula. CONCLUSÕES: a linha de intervenção proposta pelos métodos fez com que os professores mudassem sua maneira de trabalho em sala de aula, no sentido de perceberem o valor de atividades lúdicas e a efetiva estimulação de fala e linguagem que as mesmas proporcionam.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the effectiveness of a training program for teachers of students with special education needs based on Hanen and S.W.L. (See, Wait and Listen) Programs, both of them proposing an interacionist intervention line. METHODS: Hanen Program was created in 1977 by Ayala Manolson, a Speech Language Pathologist in Canada. It is designed for parents of children diagnosed with limited communication ability. The S.W.L Program was derived from the Hanen Program and adapted to the Portuguese language by Rigoletto and Monteiro. Its purpose is to prepare families to stimulate their children by more effective social interactions. For the present paper, the principles of both Programs were adapted to the school context. Four teachers took part in this program, which consisted of ten guidance sessions and three video recordings of the teachers and their groups. Each teacher was recoded on film for three times: first before the first guidance session; second during the training; and third after the guidance sessions were over. After each video recording, the speech language pathologist in charge filled out a specific form in order to assess the effectiveness of the given guidance. RESULTS: the number of communicative behaviors concerning the teachers increased significantly after developing the course. This was probably due to the given guidance and the reflections after watching the videos, when the teachers could evaluate their students and their own communication behavior, and because of the opportunity for sharing experiences with other teachers. CONCLUSIONS: the intervention proposed by the Programs caused some teachers to change their way of working in classroom, as they noted the value achieved in playful activities and speech and language stimulation that thy propitiate.
  • Teste de fluência verbal no adulto e no idoso: verificação da aprendizagem verbal Linguagem

    Rodrigues, Adriana Bonachela; Yamashita, Érica Tiemi; Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a aprendizagem verbal em indivíduos normais submetidos ao teste de fluência verbal, considerando idade, nível de escolaridade e sexo. MÉTODOS: indivíduos de 40 a 80 anos de idade, submetidos aos testes de fluência verbal semântica e fonológica, geradas em 1 minuto, realizado em dois momentos em 24 horas. RESULTADOS: na análise longitudinal dos dados obtidos na prova semântica (1º dia versus 2º dia) o G1 apresentou aprendizagem verbal em todos os níveis de escolaridade, com exceção de 9 a 12 anos. No G2 observou-se significância no nível de 0 a 4 anos de escolaridade. Na prova fonológica observou-se aprendizagem verbal no G1 para todos os níveis de escolaridade, exceto de 9 a 12 anos. E no G2 foi significante no nível de 5 a 8 anos de escolaridade. Na análise transversal dos dados (G1 versus G2) não foram encontrados resultados significantes na prova semântica e na fonológica observou-se significância apenas no 2º dia nos sujeitos de 0 a 4 anos de escolaridade. Na comparação entre os sexos para todas as combinações de grupo e dia na prova semântica o G1 apresentou dados significantes tanto no 1º quanto no 2º dia. CONCLUSÃO: verificou-se a ocorrência da aprendizagem verbal mais nos adultos que nos idosos em ambas as provas. Porém na comparação entre os grupos não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes, mas observou-se decréscimo na produção de palavras com o aumento da idade e diminuição do nível de escolaridade. Na comparação entre os sexos verificou-se melhor desempenho dos homens na prova semântica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check verbal learning in normal subjects submitted to a verbal fluency test, considering age, schooling and sex. METHODS: 200 subjects, from 40 to 80-year old, submitted to a semantic and phonologic verbal fluency test, 1 minute long, taking place twice in a 24 hours period. RESULTS: after longitudinal analysis of the data obtained from the semantic test (1st day versus 2nd day) G1 indicated verbal learning in all schooling levels, except from 9 to 12 years of schooling. For G2 the level from 0 to 4 years of schooling was significant. In phonologic test G1 indicated verbal learning in all schooling levels, except from 9 to 12 years of schooling. And for G2, the level from 5 to 8 years of schooling was significant. Transversal analysis of the data (G1 versus G2) indicated no significant semantic test results and considering the phonologic test, just the second day was significant, observing the subjects from 0 to 4 years of schooling. Comparing both genders, among all groups and combinations of days, considering the semantic test, G1 gave evidence of significant data during the first and the second day. CONCLUSION: both tests attest that verbal learning was more effective for adults than for elderly people. However, there were no significant statistical differences among all groups, except from a decrease in words creation as long as age increased and schooling decreased. By comparing both genders, men performance improved in the semantic test.
  • Aquisição fonológica de crianças de classe sócio econômica alta Linguagem

    Ferrante, Carla; Van Borsel, John; Pereira, Mônica Medeiros de Britto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar a aquisição fonológica em uma população de crianças com desenvolvimento normal. MÉTODOS: foram avaliadas 240 crianças, de ambos os sexos, com idades entre três e oito anos. Foram realizadas análises relativas ao inventário fonético e percentual de consoantes corretas. Os dados foram analisados em relação à faixa etária e sexo. RESULTADOS: aos três anos de idade os fonemas /p/, /b/, /t/, /d/, /k/, /g/, /m/, e /n/ já estão adquiridos e estabilizados no sistema fonológico das crianças. Os fonemas /f/, /v/, /s/, /ʃ/,/z/, /ʒ/, /ʎ/e/ɲ/ e as africadas [tʃ]e[dʒ]também são adquiridos nesta faixa etária apesar de ter sido encontrada uma grande variabilidade de produção entre as crianças. A aquisição do fonema /ɾ/ ocorre inicialmente na posição de onset simples (quatro anos) e posteriormente na posição de onset complexo (cinco anos), a aquisição do fonema /l/ em onset simples ocorre aos três anos e em onset complexo aos quatro anos e o fonema /R/ em onset simples é adquirido na faixa etária de três anos e na posição de coda aos quatro anos. CONCLUSÃO: desde a faixa etária de três anos, muitas crianças possuem o inventário fonético completo havendo, porém, uma grande variabilidade entre as crianças. Com relação ao PCC e ao PCC-R, concluiu-se que a média do percentual de consoantes corretas tem um crescimento significativo e gradual de acordo com o aumento da faixa etária. Em relação à variável sexo, não foi observada nenhuma diferença estatisticamente significante em nenhuma das análises realizadas nesta pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate phonological acquisition in population of children with normal development. METHODS: the participants of this study were 240 children of both genders, between 3 and 8-year old. Data were analyzed with respect to age and gender. RESULTS: the results allow to conclude that at the age of 3 the phonemes /p/, /b/, /t/, /d/, /k/, /g/, /m/, and /n/ are already acquired and stabilized in the phonological system of the children. Also the phonemes /f/, /v/, /s/, /ʃ/, /z/, /ʒ/, /ʎ/ and /ɲ/ and the affricates [tʃ]e[dʒ] are already acquired at that age although we found a great production variability between children. The acquisition of the phoneme /ɾ/ occurs initially in simple onset (age 4) and afterwards in complex onset (age 5), the acquisition of the phoneme /l/ in simple onset occurs at age 3 and in complex onset at age 4 and the phoneme /R/ in simple onset is acquired at age of 3 and in final position at the age of 4. CONCLUSION: as for the total number of phonemes acquired, it can be concluded that from the age of 3 many children have a complete phonetic inventory, there is a great variability among children. As far as PCC and PCC-R is concerned, the mean percentage of correct consonants increases significantly and gradually while age increases. With regard to gender, not a single significant difference was found for any of the analyses performed in the current study.
  • Tipo de estímulo e memória de trabalho fonológica Linguagem

    Lobo, Fernanda Senna; Acrani, Isabela Olszanski; Ávila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar a influência do modo de apresentação do estímulo lingüístico sobre a memória de trabalho fonológica. MÉTODOS: avaliaram-se 27 escolares (59,25% meninas) entre sete anos, sete meses e oito anos, sete meses, da 2ª série do Ensino Fundamental de Escola Pública, sem histórico de retenção, ou queixas de déficits neurológicos, cognitivos ou auditivos. Passaram na Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo e foram submetidos à tarefa de repetição de sílabas ou pseudopalavras. Os estímulos foram gravados e apresentados como: I) fluentes: lista de pseudopalavras, com intervalos de dez segundos entre uma e outra, apresentada a 13 escolares, e II) silabados, lista apresentada a 14 escolares, com intervalo de um segundo entre cada sílaba e dez segundos entre cada seqüência. As repetições foram transcritas, os erros assinalados e comparados segundo o sexo e o modo de apresentação do estímulo. RESULTADOS: na análise geral do desempenho notou-se diferença, com melhor desempenho na apresentação da lista II e, a partir dos estímulos de cinco sílabas, maiores porcentagens de acerto na apresentação da lista I, quando comparada à II. A comparação entre os sexos mostrou diferença significante para estímulos de cinco sílabas na análise geral e da lista II, com melhores resultados dos meninos. CONCLUSÃO: não houve diferença de desempenho até a extensão de quatro sílabas. A apresentação na forma fluente facilitou o desempenho da memória fonológica de trabalho dos escolares do sexo masculino e feminino quando os estímulos apresentados foram mais extensos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the influence of the type of linguistic stimulus presentation on phonological memory. METHODS: 27 2nd grade students of a public elementary school with ages ranging between 7 and 8-years old were assessed (59.25% girls). The students had no history or complaints of neurological, cognitive or auditory deficits. The children passed the Auditory Processing Simplified Assessment and were submitted to a syllable or pseudo-word repetition task. The stimuli were recorded and presented as: I) fluent - (pseudo-words presented within a 10-second interval) - presented to 13 students, and II) syllabic - 01-second intervals between syllables and 10-second intervals between each series - presented to 14 students. The repetitions were transcribed; the errors were marked, analyzed and compared according to gender and stimuli presentation pattern. RESULTS: according to the analysis, a one syllable difference was observed, with a better performance when the second list was presented and starting with the 5 syllable stimuli, a higher percentage of correct answers on list 1, when compared to list 2. Gender comparison showed significant differences for the 5 syllables stimuli on the general analysis and on list 2, with better results for boys. CONCLUSION: there was no difference in performance up to the extension of 4 syllables. The presentation of the fluent form facilitated phonological memory performance for both male and female students when the presented stimuli were longer.
  • Comparação do desempenho em leitura de palavras de crianças com e sem transtorno de déficit de atenção/hiperatividade Linguagem

    Lobo, Priscila d'Albergaria de Souza; Lima, Luiz Alberto de Mendonça

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: determinar se existem diferenças qualitativas e/ou quantitativas na leitura silenciosa ao nível da decodificação de palavras isoladas apresentada por crianças com e sem Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H); identificar aspectos que possam justificar as diferenças, se evidenciadas; caracterizar alterações da leitura silenciosa, que possam ser específicas das crianças portadoras de TDA/H; e estabelecer as relações possíveis entre os aspectos verificados e os déficits atencionais. MÉTODOS: esta pesquisa seguiu um desenho exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa, comparando o desempenho obtido na leitura silenciosa de palavras. Foi aplicado um teste de leitura em um grupo de 60 crianças (20 com TDA/H e 40 sem TDA/H), selecionadas entre 295 estudantes alfabetizados, com idades que variaram entre sete e 14 anos, e coletou informações em questionários respondidos por seus pais e professores. RESULTADOS: a proporção de acertos, entre todos os participantes, não seguiu uma distribuição semelhante para todas as categorias; as categorias incorretas visuais, incorretas fonológicas e incorretas homófonas apresentaram, respectivamente, maior concentração de erros para todos os participantes, e os leitores sem TDA/H obtiveram melhor desempenho do que os com TDA/H; as características de gênero e escolaridade dos participantes não determinaram diferenças significativas na proporção de acertos. CONCLUSÃO: as diferenças encontradas foram mais quantitativas que qualitativas e podem ser justificadas pela falta de atenção do leitor à grafia da palavra; os leitores com TDA/H utilizaram-se preferencialmente do processamento fonológico, apresentando dificuldades de intensidades variadas no processamento lexical; demonstrou-se que a atenção compromete a leitura no nível da decodificação de palavras isoladas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine if qualitative and/or quantitative differences in silent reading at the isolated word decoding level, could be shown by children with and without Attention Deficit/Hyperactive Disorders (ADHD); identify which aspects can justify these differences; characterize the abilities of silent reading's alterations, that can be specific to ADHD children; set up the possible relations between these aspects and the attention deficits. METHODS: this research followed an exploration-description design, with a qualitative approach, comparing the performance obtained in silent word reading. We applied a reading test in 60 children (20 ADHD children and 40 without ADHD), selected among 295 literate students, with ages that varied between 07 and 14 years, and we collected information in questionnaires answered by theirs parents and professors. RESULTS: the hitting ratio between all participants, did not follow a similar distribution for all categories; the visual incorrect, phonological incorrect and incorrect similar sound test categories had presented, respectively, highest concentration of errors for all the participants, and ADHD readers showed a lower performance than those verified in those without ADHD; gender characteristics and/or participants' school level did not determined significant differences in hitting ratio. CONCLUSION: the verified differences were more quantitative than qualitative, and can be justified by the lack of reader attention to the word form; ADHD readers preferentially used the phonological processing and showed various intensity difficulties in lexical processing; it was possible to demonstrate that the attention compromises reading in decoding level referring to isolated words.
  • La sílaba en la producción del habla de individuos con afasia de Broca

    Martínez Matos, Hernán

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVOS: analizar los sonidos [+ líquidos] en dos tipos de estructura silábica en la producción de habla de 35 hablantes de español con afasia de Broca con el fin de determinar si dichas estructuras se conservan o se pierden. MÉTODOS: se utilizó una muestra de habla obtenida a partir de conversaciones grabadas con 35 pacientes, 12 hombres y 23 mujeres, con afasia de Broca. A partir de esa muestra se seleccionaron las producciones silábicas de estructura CCV y de estructura CV para determinar las frecuencias respectivas y los posibles errores o sustituciones de fonemas. RESULTADOS: del total de estructuras silábicas analizadas ninguna mostró una estructura diferente a la de la sílaba española. Tanto la estructura CCV como la CV se han mantenido en la muestra de habla afásica analizada. Ninguno de los errores observados contiene secuencias de sonidos mal formadas. CONCLUSIONES: independientemente de los procesos de reducción, asimilación, sustitución, elisión de segmentos, se ha podido determinar que en la producción de habla de los sujetos afásicos hay un gran apego a la estructura silábica. Se sugiere, además, que la sílaba es una unidad funcional que se codifica en el nivel de programación fonética.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the [+liquid] phonemes in two types of syllabic structure in production of speech of 35 Venezuelan subjects whit Broca's aphasia, with the purpose of determining if these structures are conserved or lost. METHODS: a sample of speech was used. It was obtained from conversations recorded with the subjects, 12 men and 23 women. From that sample, the syllabic productions with CCV and CV structure were selected in order to determine the frequencies and the possible errors or substitutions. RESULTS: from the total of analyzed syllabic structures, all of them showed a similar structure to the Spanish syllable. The CCV and CV structures were maintained. None of the observed errors contained sequences of badly formed sounds. CONCLUSIONS: it was possible to determine that in the production of speech of the aphasic subjects there is a great link with the syllabic structure, regardless of the reduction, assimilation, substitution, and elision processes. In addition, it is suggested that the syllable is a functional unit codified in the level of phonetic programming.
  • Verificação e análise morfofuncional das características da mastigação em usuários de prótese dentária removível Motricidade Orofacial

    Cavalcanti, Renata Veiga Andersen; Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar as características da mastigação em indivíduos usuários de prótese dentária removível parcial e total, analisando prováveis fatores interferentes associados à função mastigatória. MÉTODOS: participaram 53 indivíduos, ambos os sexos, entre 42 anos e 67 anos, divididos em dois grupos: 32 indivíduos usuários de prótese dentária total e/ou parcial removível estável (G1) e 21 indivíduos com dentição natural (G2). Foram critérios de exclusão: deficiência neurológica ou cognitiva, deformidades dentofaciais, disfunção temporomandibular e qualquer lesão bucal que pudesse interferir na mastigação. A avaliação foi realizada com pão de sal, solicitando-se mastigação habitual. Foram analisados: características das estruturas e da musculatura, tipo de corte, manutenção de vedamento labial, tempo de mastigação, número de ciclos mastigatórios, e tipo de mastigação: se uni ou bilateral, considerando-se predomínio unilateral em mais de 66% dos ciclos mastigatórios em um único lado. RESULTADOS: foram verificadas alterações quanto à característica do músculo masseter e ao tipo de corte para G1 com diferenças estatisticamente significantes, quando comparado à G2. As demais estruturas orofaciais, lábios, língua, bochechas, mentual, e postura de lábios durante a mastigação apresentaram-se normais para ambos os grupos. Não houve diferença significante entre os grupos quanto aos movimentos mandibulares, ao tipo, tempo e número de ciclos mastigatórios e caracterização da deglutição. CONCLUSÃO: a mastigação em usuários de prótese dentária removível caracteriza-se por alterações no corte do alimento, indefinição de tipo mastigatório, vedamento labial satisfatório, média do tempo e de ciclos mastigatórios semelhantes àqueles obtidos para indivíduos com dentição natural.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check mastication characteristics in individuals using removable dental prosthesis, analyzing probable interference factors associated to functional mastication. METHODS: fifty-three individuals of both genders, between 42 and 67 year old, were divided in two groups: thirty-two individuals, users of total stable prosthesis dentures and/or partially stable removable prosthesis (G1); and twenty-one individuals with natural dentition (G2). the following exclusion criteria were used: neurological or cognitive deficiency, dental facial deformities, temporomandibular disorders and any mouth injuries which could interfere in mastication. Evaluation was done with salt bread, using habitual mastication. The analyses focused on: oral structures and muscle characteristics; type of cutting, maintenance of labial sealing; length of mastication time, number of masticatory cycles, and type of mastication: uni or bilateral, considering unilateral predominance in more than 66% of the cycles on just one particular side. RESULTS: alterations were noted as for the characteristics of the masseter muscle and type of food cutting for G1, with significant statistical differences when compared to G2. All other orofacial structures: lips, tongue, cheeks, mentual, and position of lips during mastication proved to be normal for both groups. There was no significant difference between the groups regarding jaw movements; type, time, and number of masticatory cycles and deglutition characterization. CONCLUSION: mastication in removable prosthesis users is characterized by alterations in the form of cutting food, undefined type of mastication, and satisfactory lips posture. The average time and the number of masticatory cycles are similar to those obtained for individuals with natural dentitions.
  • Eficácia da fonoterapia em disfagia neurogênica usando a escala funcional de ingestão por via oral (FOIS) como marcador Motricidade Orofacial

    Furkim, Ana Maria; Sacco, Andréa Baldi de Freitas

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a eficácia da fonoterapia e a interferência dos fatores de risco para disfagia no atendimento de pacientes adultos internados com doença neurológica e sintoma de disfagia, tendo a escala funcional de ingestão por via oral como marcador da progressão segura da dieta por via oral. MÉTODOS: foi realizado estudo retrospectivo de 49 prontuários de pacientes com disfagia neurogênica, atendidos em fonoterapia no leito hospitalar e comparada a escala de ingestão de alimentação por via oral antes e depois da terapia - FOIS, (mede a quantidade e tipo de alimento que o paciente consegue ingerir por via oral de forma segura). Foram estudados também possíveis fatores de interferência na melhora via ingestão oral na fonoterapia como: doença de base, idade, condições respiratórias, condições clínicas, estado de consciência, tempo de terapia e número de sessões. RESULTADOS: dos 49 pacientes, 36 apresentaram melhora na FOIS após a fonoterapia. Quanto aos possíveis fatores de interferência nessa melhora, foram constatados: a piora clínica do doente, as intercorrências clínicas e o rebaixamento do nível de consciência, como estatisticamente significantes para a não evolução em fonoterapia visando à ingestão de alimentos por via oral. Os outros fatores analisados como: doença de base, idade, condições respiratórias, tempo e numero de sessões não demonstraram significância estatística, sugerindo não interferir na melhora ou piora do paciente. CONCLUSÃO: observa-se melhora efetiva da ingestão de alimentos por via oral nos pacientes com disfagia neurogênica atendidos em ambiente hospitalar em fonoterapia, salvo se apresentarem intercorrências clínicas e rebaixamento do nível de consciência durante o processo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate efficacy of speech therapy treatments and the interference of risk factors in adult patients admitted to the wards with neurological diseases and symptoms of dysphagia, using the functional oral intake scale as parameter of safe progression for oral feeding. METHODS: We carried out a retrospective study on forty-nine patients with neurogenic dysphagia under speech therapy sessions while in the wards and a comparison between the results of the functional oral intake scale before and after the therapy sessions(measuring the amount and type of orally-taken food in a safe manner by the patients). Possible factors affecting the therapy such as etiology of the neurologic disease, age, respiratory and clinical conditions, alertness, time and duration of the therapy sessions were studied. RESULTS: over the 49 studied patients, 36 showed improvement in the FOIS after speech therapy sessions. Regarding possible factors affecting the therapy, statistical analysis showed that deterioration of clinical condition, clinical intercurrences and decreased level of alertness were significant factors for the lack of progress to oral feeding during the speech therapy sessions. The other factors, etiology of disease, age, respiratory condition, time and number of sessions, did not demonstrate statistical significance. However, they did not interfere in improving or worsening the patients' clinical condition. CONCLUSION: there is an effective improvement in feeding by oral intake in patients with neurogenic dysphagia being treated by speech therapy sessions in the hospital wards. However, it cannot be achieved if the patient shows clinical intercurrences and decreased alertness level.
  • O impacto da asma, da rinite alérgica e da respiração oral na qualidade de vida de crianças e adolescentes Motricidade Orofacial

    Campanha, Silvia Márcia Andrade; Freire, Lincoln Marcelo Silveira; Fontes, Maria Jussara Fernandes

    Resumo em Português:

    TEMA: qualidade de vida em pacientes com doenças respiratórias. OBJETIVO: rever a literatura enfocando o impacto da asma, da rinite alérgica e da respiração oral na qualidade de vida do paciente, as relações entre essas morbidades e medidas que possam diminuir esse impacto. CONCLUSÃO: há consenso na literatura de que existe inter-relação dessas co-morbidades. O impacto da asma, rinite alérgica e respiração oral afetam diretamente a qualidade de vida do indivíduo não só pela alteração respiratória, mas, também pelos prejuízos comportamentais, funcionais e físicos que ocasionam. O controle dessas morbidades é um tema usual na literatura. Novas propostas terapêuticas englobam o envolvimento de equipes multiprofissionais. Há programas de saúde estruturados com essa visão e objetivam não só melhorar a condição respiratória, mas, também propõem medidas que analisam a qualidade de vida e possibilitam avaliação global do paciente.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: quality of life for patient with breathing illnesses. PURPOSE: to review specialized literature focusing on the impact of asthma, allergic rhinitis and mouth breathing on patient's life quality, the relationship between these illnesses and measures that can reduce this impact. CONCLUSION: it is a consensus in the specialized literature that there is a relationship between these illnesses. Asthma, allergic rhinitis and mouth breathing affect the person's life quality not only producing breathing disorder but also causing behavioral, functional and physical damage. Controlling these illnesses is a usual subject in the specialized literature. New therapeutic proposals include the involvement of multiprofessional teams. There are health programs whose goals are not only the improvement of respiratory condition. They also propose measures that analyze life quality and make possible patient's global evaluation.
  • Atuação fonoaudiológica em bebês pré-termos de mães adolescentes: uma nova realidade Motricidade Orofacial

    Barros, Percy Maria de Lima; Araújo, Cláudia Marina Tavares de; Lins, Larissa Costa Barros

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar os aspectos do sistema sensório motor oral de recém-nascidos pré-termos de mães adolescentes, comparando-os com os de mães não adolescentes. MÉTODOS: a amostra foi constituída de 15 mães e 18 recém-nascidos, já que duas das puérperas tiveram gravidezes múltiplas, dos quais, quatro bebês pré-termos são de mães adolescentes e 11 de mães não adolescentes na mesma condição, internos na Maternidade do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. RESULTADOS: ficou evidente que existe uma inadequada assistência ao pré-natal, tanto das mães adolescentes quanto das mães não adolescentes, podendo estar relacionado a fatores socioeconômicos. Os recém-nascidos que apresentaram muito baixo peso ao nascer têm maior dificuldade quanto à transição da alimentação por sonda para via oral, tanto no grupo de mães adolescentes quanto no de mães não adolescentes. CONCLUSÃO: a imaturidade biológica dos recém-nascidos pré-termos pode levar na sua maioria à imaturidade do sistema sensório motor oral, independente da idade da mãe. As alterações do sistema sensório motor oral encontradas podem ter acontecido devido à quantidade de aparelhos utilizados pelos recém-nascidos. Não houve diferença no peso ao nascimento entre os bebês de mães adolescentes e não adolescentes, podendo ser explicado pela faixa etária das mães adolescentes que se encontraram entre 16 a 19 anos, o que definiu uma homogeneidade do grupo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the aspects of the oral motor sensorial system of preterm babies of teenage mothers, in order to compare them with those of non-teenage mothers. METHODS: the sample was constituted of 15 mothers and 18 newborn babies, from which two mothers had multiple pregnancies, 4 preterm babies were born from teenage mothers and the others 11 from non-teenage mothers, all of them in the same condition of interns in the maternity of "Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco". RESULTS: it was evidenced that assistance to pregnancy care is inadequate, both for teenage mothers as well as for non-teenage mothers, and this may be related to socioeconomic factors. The preterm newborns with very low weight have more difficulty during the transition from leaded feeding to oral feeding, both in the group of teenage mothers as well as in the group of non-teenage mothers. CONCLUSION: biological immaturity of the preterm babies can lead, in most cases, to immaturity of the oral motor sensorial system, independently of their mother's age, teenager or not. The found alterations in the oral motor sensorial system may have taken place due to the quantity of medical devices used by the newborns. There was no difference in the weight on birth between teenage mother's babies and those of non-teenage mothers, a fact that may be explained by the homogeneity of the group, composed by mothers between 16 and 19-year old.
  • Condições de produção vocal de vendedores de móveis e eletrodomésticos: correlação entre questões de saúde, hábitos e sintomas vocais Voz

    Ferreira, Léslie Piccolotto; Luciano, Patrícia; Akutsu, lara Megumi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as condições de produção vocal, considerando saúde geral, hábitos vocais, assim como seus sintomas e possíveis causas, em vendedores de móveis e eletrodomésticos. MÉTODOS: foram selecionados 100 vendedores de móveis e eletrodomésticos, de ambos os sexos, em seu próprio local de trabalho, para responderem 16 questões que pesquisou dados pessoais, saúde geral, hábitos e sintomas vocais. Os dados foram analisados com auxílio do programa Statistical Package for Social Sciences, em sua versão 13.0. RESULTADOS: 66 homens e 34 mulheres, com idade média de 24 anos e tempo médio de profissão de 8,5 anos apontaram em maior número os distúrbios de saúde geral, relacionados às questões emocionais (31%), alterações no sono (27%) e problemas digestivos (25%); as alterações auditivas, como coceira no ouvido (36%), intolerância a sons altos (29%), e dificuldade para ouvir (20%). Quanto aos hábitos relacionados à voz, fizeram referência a falar muito (83%), tomar gelado (73%) e tomar café (68%). Os sintomas mais apontados foram garganta e boca seca (30%), cansaço ao falar (22%) e pigarro (18%). As possíveis causas para a ocorrência dos sintomas foram uso intenso da voz (49%), presença de poeira (27%) e de ar condicionado (23%). Apenas quatro deles relataram ter alteração de voz. CONCLUSÃO: os vendedores pesquisados percebem a presença dos sintomas vocais, mas não os relacionam com alterações de voz, assim como desconhecem os cuidados com a mesma. Necessitam, portanto, de ações de promoção de saúde e prevenção de alterações vocais, com o objetivo de sensibilizá-los com relação a essas questões.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the vocal production conditions for furniture and household appliance salespeople, considering the aspects of general health, vocal habits, as well as vocal symptoms and their possible causes. METHODS: 100 furniture and household appliance salespeople of both genders were selected in their own work environment, to answer a questionnaire composed of 16 questions concerning personal information, issues on general health, vocal habits and symptoms. Data were digitized and analyzed using SPSS (Statistical Package for Social Sciences) version 13.0. RESULTS: the sample was composed of 66 men and 34 women, with an average age of 24 years of age, working in this occupation for an mean time of 8.5 years. The subjects mostly reported general health disorders, related to emotional (31%), sleep (27%), and digestive (25%) issues; in auditory disorders, such as ear-itch (36%), intolerance to loud sounds (29%), and hearing difficulty (20%). As far as vocal habits, the aspects mentioned were excessive talking (83%), fluid intake in cold temperatures (73%) and drinking coffee (68%). The symptoms that were most reported were dry throat and mouth (30%), vocal fatigue (22%) and phlegm (18%). The possible causes associated to these symptoms by the participants in the study were intense vocal usage (49%), presence of dust (27%) and air-conditioning (23%) in work environment. Only four subjects reported having a voice disorder. CONCLUSION: the salespeople at issue note the occurrence of vocal symptoms, but not those related to voice disorders. They are also unaware of vocal care habits. Therefore, they need health promotion and vocal disorder prevention actions, aiming at making them aware on these health issues.
  • Disfonias: relação S/Z e tipos de voz Voz

    Cielo, Carla Aparecida; Conterno, Giseane; Carvalho, Cláudia Dutra de Moraes; Finger, Leila Susana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar o resultado da relação s/z e do tipo de voz em pacientes com diagnóstico de disfonias orgânico-funcionais (DOF) e disfonias funcionais por uso incorreto da voz (DFUIV), bem como a ocorrência das diferentes patologias dentro das DOF. MÉTODOS: 70 indivíduos, de ambos os sexos, entre cinco e 65 anos de idade, atendidos numa clínica-escola, cadastrados em Banco de Dados, entre 1998 e 2006, com DOF e DFUIV, ambos classificados em três subgrupos: casos em que a relação s/z indicava hipercontração, normalidade, e falta de coaptação das pregas vocais durante a fonação. Os tipos de voz foram classificados conforme a ocorrência em: sem alteração; ruidosa; ruidosa, comprimida e/ou apresentando alteração de f0h; ruidosa e/ou apresentando alteração de f0h; e comprimida. RESULTADOS: ocorrência significativa de DOF e de DOF com nódulos vocais; nas DOF e DFUIV, ocorrência significante de relação s/z normal com tempos isolados de /s/ e /z/ abaixo do normal e voz ruidosa. CONCLUSÕES: O resultado da relação s/z foi estatisticamente significativo a favor da faixa de normalidade estabelecida, tanto nos pacientes com diagnóstico de DOF, quanto naqueles com DFUIV, sendo que, em ambos os grupos de pacientes, a voz ruidosa foi a mais freqüente. Dentro das DOF, os nódulos vocais foram significativamente mais freqüentes do que as demais patologias.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the result of s/z ratio and types of voice in patients with diagnosis of organic-functional dysphonias (DOF) and functional dysphonias by incorrect use of voice (DFUIV), as well as the occurrence of the various pathologies within the DOF. METHODS: 70 subjects of both genders, between 5 and 65 years old, seen in a clinic-school, registered in a data bank from 1998 to 2006, with DOF and DFUIV, both classified in three sub-groups: cases in which the s/z ratio indicated hypercontraction, normality and lack of coaptation of the vocal folds during phonation. According to the occurrence, the types of voice were classified in: without alteration; noisy; compressed and/or presenting alteration of f0h; noisy and/or with alteration of f0h; and compressed. RESULTS: significant presence of DOF and DOF with vocal nodules; in DOF and DFUIV, significant presence of the normal s/z ratio with isolated times of /s/ and /z/ below the normal and noisy voice. CONCLUSIONS: the result of the s/z ratio was statistically significant in favor of the range of established normalcy, both in patients with a diagnosis of DOF, as well as with those with DFUIV, and that, in both groups of patients, the noisy voice was the most frequent. Within the DOF, the vocal nodules were significantly more frequent than the other pathologies.
  • O corpo do cantor: alongar, relaxar ou aquecer? Voz

    Mello, Enio Lopes; Andrada e Silva, Marta Assumpção de

    Resumo em Português:

    TEMA: exercícios físicos e canto. OBJETIVO: fazer uma reflexão a respeito da diferença entre: alongamento, relaxamento e aquecimento e seus benefícios para os cantores. CONCLUSÃO: exercícios de aquecimento e alongamento são complementares na preparação de cantores. Aquecimento previne lesões, favorece o alongamento e garante melhor vibração das pregas vocais. Alongamento auxilia na manutenção da postura e na abertura do tórax. Relaxamento é desaconselhado na preparação do canto, porque pode comprometer o controle motor. Vocalizar é um excelente exercício de aquecimento e de alongamento das pregas vocais, porém deve ser antecedido pelo aquecimento do corpo, com ênfase na musculatura extrínseca e intrínseca da laringe sem emissão sonora.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: physical exercises and singing. PURPOSE: to make a reflection on the difference among stretching, relaxation and warm-up and theirs benefits for singers. CONCLUSION: warm-up and stretching exercises are complementary to preparation of singers. Warm-up prevents injuries; is favorable for stretching and provides us with better vocal folds vibration. The stretching aids to maintain posture and opening the thorax. The relaxation is not advisable to prepare the singing, because it may compromise the motor control. Vocalize is an excellent exercise for warm-up and stretching as for the vocal folds, but it must come anteceded by body warm-up, with emphasis on the extrinsic and intrinsic muscles of the larynx, without sound emission.
  • 25 anos de cuidados com a voz profissional: avaliando ações Voz

    Ueda, Kelly Hitomi; dos Santos, Leila Zambuze; Oliveira, Iara Bittante de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as informações adquiridas por profissionais da voz em ações preventivas e verificar o impacto destas para a saúde vocal. MÉTODOS: participaram 100 profissionais da voz, de ambos os sexos, entre 16 e 55 anos, sendo professores, locutores, cantores, atores e operadores de tele-serviços. Os sujeitos estudados responderam a um questionário sobre cuidados com a voz, a proveniência das orientações recebidas e a aplicação das mesmas e, ainda, a qualificação destas quanto sua eficácia. RESULTADOS: as informações mais citadas, a partir das orientações recebidas foram: hidratação, apontada por 66% (N=66) dos sujeitos e o consumo de maçã citado por 32% (N=32), não sendo, no entanto, as mais apontadas como utilizadas pelo grupo estudado. Os exercícios de aquecimento vocal são utilizados por todos os sujeitos que os referiram (12%), sendo mais praticados pelos cantores. Para 66% dos sujeitos as informações e orientações foram recebidas de diversas fontes profissionais, enquanto que 34% referiram o fonoaudiólogo. Os sujeitos que referiram seguir as orientações sobre os cuidados com a voz (58%, N=58) afirmaram observar melhora na qualidade vocal. CONCLUSÃO: o relevante desconhecimento por parte dos profissionais da voz estudados em relação aos cuidados com a saúde vocal pode ser atribuído a pouca importância dada à saúde preventiva. No entanto, os sujeitos que afirmaram seguir as orientações recebidas confirmam melhoras na voz. Conclui-se que o fonoaudiólogo pode ser considerado como referência de orientação, quando comparado com os diferentes seguimentos de profissionais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the information acquired by voice professionals in preventive speech actions and check their impact in relation to vocal health. METHODS: 100 voice professionals took part in this study, men and women, between 16 and 55-year old, including teachers, announcers, singers, actors and telemarketing operators. The studied subjects answered a questionnaire on how to take care of voice, origin of received guidance and its application, and how the interviewed subjects qualify its effectiveness. RESULTS: the most cited information, considering the received guidance, was: hydration of vocal cords by 66% (N=66) of the subjects and consumption of apple by 32% (N=32) of the subjects, however, they were not the most used by them. Voice warm up exercises were used by 12% of all those that had cited them, being mostly practiced by the singers. For 66% of the subjects, the information and guidance were received from other professionals while 34% got them from the speech therapists. And 58% (N= 58) of the people who closely followed the guidance steps affirmed having noted an improvement in their voice quality. CONCLUSION: the relevant lack of knowledge on the part of the studied voice professionals in relation to the cares with the vocal health can be attributed to the little importance given to preventive speech actions. However, the subjects that affirmed following the received guidance confirmed improvements in voice quality. We may conclude that speech therapists can be considered as guidance reference when compared with different segments of professionals.
  • Sentimentos manifestados por mães frente à triagem auditiva neonatal Audiologia

    Tochetto, Tania Maria; Petry, Tiago; Gonçalves, Maiara Santos; Silva, Milena Leite; Pedroso, Fleming Salvador

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: identificar os sentimentos das mães em relação à Triagem Auditiva Neonatal (TAN) durante a testagem de seu filho; verificar a suficiência de informações prestadas sobre o tema; conhecer sua opinião quanto à possibilidade de o filho apresentar deficiência auditiva. MÉTODOS: durante três meses foram entrevistadas 75 mães de crianças nascidas no Hospital Universitário de Santa Maria, que compareceram, para realização da Triagem Auditiva Opcional. Foram prestadas informações sobre objetivos e procedimentos da TAN e ressaltada a importância do retorno da criança entre oito e 12 meses de idade. Foi aplicado um questionário de forma individual por graduandos em Fonoaudiologia, relacionado aos objetivos da pesquisa. RESULTADOS: 58 (77,3%) mães afirmaram que a TAN é uma maneira de identificar a deficiência auditiva cedo; 64 (85,3%) consideraram suficientes as informações recebidas; 27 (36%) referiram sentimentos positivos enquanto o filho está sendo avaliado, 23 (30,7%) apontaram sentimentos negativos e 25 (33,3%) sentimentos mistos (tanto negativos quanto positivos). Quanto à possibilidade de o filho apresentar deficiência auditiva 57 (76%) mães opinaram negativamente. CONCLUSÕES: a grande maioria das mães entrevistada soube responder corretamente o que é a TAN e as informações por elas recebidas foram consideradas suficientes; houve predomínio de sentimentos positivos durante a realização do exame; a possibilidade de o filho apresentar deficiência auditiva foi considerada nula por três quartos das mães estudadas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: to identify feelings expressed by the mothers during their children's Neonatal Auditory Screening (NAS), to check the sufficiency of the provided information; to find out their opinions on the possibility of having a hearing impaired child. METHODS: during three months 75 mothers that gave birth at the University Hospital were interviewed after signing the Permission Form when they arrived for the Optional Neonatal Auditory Screening. Information on the purposes and procedures of NAS were provided, showing the importance of the screening done between the age of 8 and 12 months. A questionnaire was applied by undergraduate Audiology students. The questionnaire was applied individually. RESULTS: 58 (77.3%) mothers affirm that NAS is an early way of identifying hearing impairment; 64 (85.3%) consider that the provided information is sufficient; 27 (36%) point out having positive feelings during their children's screening, 23 (30.7%) point out negative feelings, while 25 (33.3%) point out having mixed feelings about the subject. As to the possibility of having a hearing impaired child, 57 (76%) mothers showed negative opinions. CONCLUSIONS: the majority of the interviewed mothers were able to answer correctly on what NAS was, as well as they considered the information given about the test to be sufficient; there was a predominance of positive feelings during the screening; the possibility of having a hearing impaired child was considered null by three-thirds of the studied mothers.
  • Aplicabilidade do software Fast Forword na reabilitação dos distúrbios do processamento auditivo: resultados iniciais Audiologia

    Balen, Sheila Andreoli; Massignani, Rosiana; Schillo, Raquel

    Resumo em Português:

    TEMA: novas propostas de reabilitação para crianças com distúrbios do processamento auditivo associadas aos distúrbios de linguagem e de aprendizagem são necessárias para aumentar a eficácia do tratamento fonoaudiológico. Assim, o objetivo foi descrever a aplicabilidade do software Fast ForWord Language (FFWL) na reabilitação dos distúrbios de processamento auditivo (DPA) em três crianças brasileiras. PROCEDIMENTOS: estas três crianças, na faixa-etária de 9 a 14 anos, foram selecionadas pela avaliação audiológica básica, do processamento auditivo, de linguagem escrita e de consciência fonológica. Estes procedimentos foram utilizados antes e após a realização do treinamento com o software FFWL, que foi aplicado durante 80 minutos por dia, em cinco dias por semana em até oito semanas de treinamento. Foram utilizadas as seguintes estratégias: Circus sequence, Old Mac Donald's Flying Farm, Phoneme identification e Phonic Match, envolvendo detecção, discriminação, atenção sustentada e memória auditiva. RESULTADOS: após, em média 30,67 dias de uso do FFW, observou-se adequação em duas crianças do processamento auditivo. Em uma das crianças isso não foi evidenciado mantendo-se com as mesmas alterações na reavaliação do processamento auditivo. Após a terceira semana de estimulação observou-se diminuição do interesse pelas estratégias, o que necessitou uma intervenção mais intensa e criativa dos pesquisadores. CONCLUSÃO: pode-se inferir que o FFW apresenta aplicabilidade para crianças brasileiras com distúrbio do processamento auditivo, entretanto, são necessárias novas pesquisas com uma amostra maior para verificar a eficácia deste software para crianças brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: news proposals of rehabilitation for children with auditory processing disorders associated to language and learning disorders are necessary to increase the efficacy of speech and language treatment. So, the purpose was to check the applicability of Fast Forword (FFW) software for managing auditory processing disorder (APD) in three Brazilian kids. PROCEDURE: these three children, ranging from 9 to 14-year old, were selected in basic auditory evaluation, auditory process evaluation, language evaluation and phonological awareness. These tests applied before and after the training with FFW, ran during 100 minutes a day, five days a week along eight weeks. The following strategies were applied: Circus sequence, Old Mac Donald's Flying Farm, Phoneme identification and Phonic Match, involving detection, discrimination, sustained attention and auditory memory. RESULTS: after about 30.67 days using FFW, we noted adequacy in auditory process of two kids. In one of the kids that were not the case, the same alterations showed in the auditory process re-evaluation. After a third week of stimulation a diminution of interest for the strategies was observed, which demanded a more intense and creative intervention of the researchers. CONCLUSION: it is possible to infer that FFW presents applicability for Brazilian kids with auditory process disturbances; however, research with larger samples is necessary in order to check the effectiveness of this software on Brazilian kids.
  • Vertigem no idoso: relato de caso Audiologia

    Levandowski, Marcelle Alpino; Bueno, Valéria Kruskiewicz; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes; Melo, Juliana Jandre

    Resumo em Português:

    TEMA: investigar a vertigem em paciente idosa com vários comprometimentos sistêmicos e avaliar a efetividade terapêutica para o tratamento da vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB). PROCEDIMENTOS: estudo de caso longitudinal de paciente do sexo feminino com vertigem submetido à terapia fonoaudiológica com exercícios de habituação vestibular. RESULTADOS: no período de seis meses, observou-se melhora no quadro vertiginoso da paciente. CONCLUSÃO: a reabilitação vestibular com exercícios de habituação vestibular mostrou eficácia no tratamento da VPPB da paciente.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: to investigate the vertigo in elderly woman with several systemic commitments and evaluate treatment effectiveness for Benign Paroxysmal Positional Vertigo (BPPV). PROCEDURES: longitudinal clinical study of a female patient with vertigo submitted to speech and hearing therapy with vestibular habituation exercises. RESULTS: after six months the patient had clinical improvement. CONCLUSION: vestibular rehabilitation with vestibular habituation exercises showed effectiveness in the treatment of this patient with BPPV.
  • Comparação dos resultados do limiar de detectabilidade de voz por meio de material gravado e a viva voz Audiologia

    Ribas, Angela; Klagenberg, Karlin Fabianne; Diniz, Marine da Rosa; Zeigelboim, Bianca Simone; Martins-Bassetto, Jackeline

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar os resultados do teste denominado limiar de detectabilidade de voz, utilizando-se uma lista de palavras trissilábicas previamente gravadas e à viva voz em indivíduos com audiograma de configuração plana. MÉTODOS: participaram da pesquisa 60 indivíduos (120 orelhas) com exame audiométrico dentro dos padrões da normalidade e audiometria tonal de configuração plana, sem intercorrências auditivas, em faixa etária de 20 a 30 anos. Aplicou-se o teste à viva voz e com material gravado, em cabine tratada acusticamente, por meio do audiômetro AC40 e com o auxílio de um cd player acoplado. RESULTADOS: o limiar de detectabilidade de voz foi encontrado 10 dB melhor que a média tritonal em 35 orelhas (58,5% da amostra) quando realizado a viva-voz e em sete orelhas (11,5%) quando realizado com material gravado; e foi encontrado 5 dB pior que a média tritonal em uma orelha (1,5%) quando realizado a viva-voz e em 23 orelhas (38%) com material gravado. CONCLUSÃO: a) ao utilizar-se material gravado para o estabelecimento do LDV em curvas de configuração plana, deve-se considerar como padrão de normalidade níveis de intensidade iguais à média tritonal ou pior em 5 dB e b) evidenciou-se diferença entre os resultados obtidos com material gravado e a viva voz, o que demonstra a importância da utilização de testes gravados para determinação dos limiares auditivos na logoaudiometria.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the results of the test referred to as voice detection lower thresholds, using a previously-recorded list of trisyllabic words and in live voice in individuals with flat configuration audiogram. METHODS: 60 subjects (120 ears) took part in the study, each with an audiometric exam within normal patterns and tonal audiometry at a flat configuration, without auditory incidents, in the age group going from 20 to 30. The test was given with a live voice and with recorded material, in an acoustically-managed booth, by means of an AC40 audiometer and with the aid of a linked CD player. RESULTS: voice detection lower thresholds were found to be 10 dB better than the tritonal average in 35 ears (57% of the sample) when accomplished by live voice and in 10 ears (17%) when accomplished by recorded material; and were found to be 5 dB worse than the tritonal average in one ear (3%) when accomplished by live voice and in 23 ears (38%) by recorded material. CONCLUSION: a) when using recorded material for the establishment of LDV in flat configuration curves, one should consider intensity levels equal to the tritonal average or 5 dB lower as standards of normality and b) a difference was revealed between the results obtained with recorded material and those from live voices, demonstrating the importance of using recorded tests for determining lower auditory thresholds in logoaudiometry.
  • Avaliação audiológica na doença mitocondrial: relato de dois casos Audiologia

    Silveira, Marcela Rosana Maia da; Gil, Daniela

    Resumo em Português:

    TEMA: audição e mitocondriopatia. PROCEDIMENTOS: este relato de caso teve como objetivo descrever os resultados da avaliação audiológica de duas crianças atendidas no ambulatório de audiologia clínica da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), com diagnóstico de doença mitocondrial, correlacionando os achados desta avaliação com a fisiopatologia subjacente. As crianças deste estudo, filhas de pais consangüíneos, foram encaminhadas para o ambulatório de audiologia clínica da UNIFESP-EPM pelo ambulatório de doenças metabólicas da mesma instituição em março de 2006 para realizar avaliação audiológica completa. As crianças foram submetidas à audiometria tonal, audiometria vocal, observação comportamental, medidas da imitância acústica e emissões otoacústicas. RESULTADOS: as avaliações comportamental e fisiológica revelaram que as crianças apresentam deficiência auditiva neurossensorial de grau leve a moderadamente severo e presença de sobressalto com ausência de habituação, indicando assim, comprometimento auditivo central. CONCLUSÃO: estes relatos de casos ressaltam a importância de ser considerada a associação entre os fatores de risco para deficiência auditiva no planejamento da reabilitação dos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: hearing and mitochondriopathy. PROCEDURE: this case report aims at describing audiological evaluation results of two children diagnosed with mitochondrial disease referred to Clinical Audiology Out-patient Clinic of UNIFESP/EPM. Children were referred to audiology department from metabolic diseases out-patient clinic of UNIFESP. Both have undergone pure tone audiometry, behavioral observation, immittance measures and otoacoustic emissions. RESULTS: either behavioral or physiological evaluations revealed abnormal results evidencing mild to moderate-to-severe sensorineural hearing loss and presence of startle reflex without habituation, indicating central auditory involvement. CONCLUSION: these case reports reinforce the importance of considering the association of risk factor for hearing loss in the rehabilitation planning of these patients.
  • Medidas de biossegurança em audiologia Saúde Coletiva

    Mancini, Patrícia Cotta; Teixeira, Letícia Caldas; Resende, Luciana Macedo de; Gomes, Adriana Martins; Vicente, Laélia Cristina Caseiro; Oliveira, Patrícia Marques de

    Resumo em Português:

    TEMA: Biossegurança na atuação audiológica. OBJETIVO: rever as medidas de precaução-padrão na literatura para o controle de infecção na audiologia. As medidas de biossegurança sugeridas para diversos profissionais de saúde foram adaptadas para as atividades inerentes à prática audiológica no Serviço de Audiologia do Hospital das Clínicas da UFMG. CONCLUSÃO: as medidas de precaução-padrão apresentadas podem ser consideradas e viabilizadas nas diversas instituições, hospitais ou clínicas, nas quais a atuação fonoaudiológica é cada vez mais presente e, por conseguinte, impele medidas de precauções específicas à natureza dos exames audiológicos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: biosafety precautions for audiologic practice. PURPOSE: to review the biosafety precautions suggested in the literature for infection control in audiology. The biosafety precautions suggested for many health professionals were adapted for the inherent activities of audiologic practice in Audiology Service at Hospital das Clínicas of UFMG. CONCLUSION: the submitted biosafety precautions can be used by any institution, hospital or clinic where the audiologic performance is becoming more widespread and, consequently, demanding specific precautions for audiologic practice.
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