Acessibilidade / Reportar erro

Ideologia e psicopatologia: uma discussão fenomenológica transcultural

Resumos

Este estudo tem como objetivo discutir a relação entre ideologia e psicopatologia com base na perspectiva de homem mundano colocada pela fenomenologia de Merleau-Ponty (¡964,1966,1970). Na medida em que esta entende o homem existindo em mútua constituição com o mundo, dá lugar a uma leitura da psicopatologia também como emergente em constituição com o mundo, ou a cultura (Moreira, 1993, 1999; Moreira & Aramburu, 1999).

São examinados alguns exemplos de ideologias ou formas de pensar na cultura contemporânea que levam ao surgimento de patologias mentais, assim como pesquisas de caráter transcultural (Draguns, 1990; Cooper & Sartorius, 1991 ; Schumaker, 1996) que mostram a estreita relação entre ideologia e psicopatologia além de publicações feno menológicas sobre a relação entre psicoterapia, psicopatologia e cultura (Tatossian, 1997; Doukhan, 1998; Dörr, 1995).

Ideologia; psicopatologia; cultura contemporânea


Este estudio tiene como objetivo discutir la relación entre psicopatologia y cultura, a partir de la perspectiva de hombre mundano planteada en la fenomenología de Merleau-Ponty (1964, 1966, 1970). Dado que esta entiende al hombre existiendo en mútua constitución com el mundo, da lugar a una lectura de la psicopatologia también como emergente en mútua constitución com el mondo, o la cultura (Moreira, 1993, 1999; Moreira & Aramburu, 1999)

Se examinan algunos ejemplos de ideologías o formas de pensar en la cultura contemporánea, que llevan al surgimiento de patologías mentales, así como investigaciones de carácter transcultural (Draguns, 1990; Cooper & Sartorius, 1991 ; Shumaker, 1996) que muestran la estrecha relación entre ideología y psicopatologia, además de publicaciones fenomenológicas sobre la relación entre psicoterapia, psicopatologia y cultura (Tatossian, 1997, Doukhan, 1998, Dörr, 1995).

Ideología; psicopatologia; cultura contemporánea


Cet étude a comme bût de discuter la relation entre la psychopathologie et la culture, à partir de la visión d'homme mondain, postulé par la phénoménologie de Merleau-Ponty (1964, 1966, 1970). En comprennat à l'homme comme existant en constitution réciproque avec le monde, cette ci donne lieu a une lecture de la psychopathologie aussi comme émergeant en constitution réciproque avec le monde ou la culture (Moreira, 1993, 1999; Moreira & Aramburu, 1999).

On examine quelques exemples de idéologies ou de formes de pensée dans la culture contemporaine, qui ammenent a des pathologies mentales, aussi que des recherches trans-cultures (Draguns, 1990 ; Cooper & Sartorius, 1991 ; Schumaker, 1996) qui montrent la importante relation entre idéologie et culture, et, finalement, des publications phénoménologiques sur la relation entre psycothérapie, psychopathologie et culture (Tatossian, 1997, Doukhan, 1998, Dõrr, 1995).

Idéologies; psychopathologie; culture contemporaine


This study aims at discussing the relationship between ideology and psychopathology starting from of mundane man's perspective placed by the phenomenology of Merleau-Ponty (1964,1966,1970). As it understands man existing in mutual constitution with the world, it also gives place to a reading of psychopathology as emergent in constitution with the world, or the culture (Moreira, 1993, 1999; Moreira & Aramburu, 1999).

Some examples of ideologies are examined or forms of thinking in the contemporary culture that leads to the emergence of mental pathologies, as well as cross-cultural inquiries (Draguns, 1990; Cooper & Sartorius, 1991; Schumaker, 1996) that shows the narrow relationship between ideology and psychopathology besides phenomenological publications about the relationship among psychotherapy, psychopathology and culture (Tatossian, 1997, Doukhan, 1998; Dörr, 1995).

Ideology; psychopathology; contemporary culture


Texto completo disponível apenas em PDF.

Referências Bibliográficas

  • Binswanger, L. El caso de Helen Westt. In May, R.; Angel, E. y Ellenberger, H. Existencia: nueva dimensión en psiquiatría y psicologia. Madrid: Gredos, 1977.
  • Chauí, M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. (Primeiros Passos).
  • Dõrr, O. Psiquiatria antropológica. Santiago: Editorial Universitária, 1995.
  • Draguns, J. Applications of cross-cultural psychology in the field of mental health. In R. W. Brilin (Ed.). Applied crosss-cultural psychology. Newbury Park, CA: Sage, 1990.
  • Doukhan, F. Cultures et relations thérapeutiques. Sur & Nord: folies & cultures, 9, 127-132, 1998.
  • Figueiredo, L. C. Psicologia: uma introdução. São Paulo: Educ, 1996.
  • Freitag, B. & Rouanet, S. Habermas: sociologia. São Paulo: Ática, 1980.
  • Gramsci, A. Obras escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
  • Habermas, J. On systematically distorted communication. Inquiry, 13, 205-218, 1970.
  • Habermas, J. Communication and the Evolution of Society. Boston: Beacon, 1979.
  • Habermas, J. Introducción. In Freitag, B. & Rouanet, S. Habermas: sociologia. São Paulo: Ática, 1980.
  • Heidegger, M. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1989. v. II.
  • Horkheimer, M. & Adorno, T. Temas básicos da sociologia. São Paulo: Cultrix, 1978.
  • Lalande, A. Vocabulaire technique et critique de la philosophie. Paris: Presses Universitaires de France, 1985.
  • Lipovetsky, G. La era del vacío. Barcelona: Anagrama, 1986.
  • Merleau-Ponty, M. Signes. Paris: Gallimard, 1960.
  • Merleau-Ponty, M. L'oeil et l'esprit. Paris: Gallimard, 1964.
  • Merleau-Ponty, M. La doute de Cézanne. In Merleau-Ponty, M. Sens et non sens. Paris: Nagel, 1966.
  • Merleau-Ponty, M. Lo visible y lo invisible. Barcelona: Seix Barrai, 1970.
  • Moreira, V. O homem "mundano" na fenomenologia. lnsight-Ρsicoterapia, 32, 23- 24, 1993a.
  • Moreira, V. Beyond the person: Merleau-Ponty's concept of "flesh" as (re)defining Cari Rogers Person Centered Theory. The Humanistic Psychologist, 21, 138-157, 1993b.
  • Moreira, V. Psicoterapia centrada na pessoa e fenomenologia. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 9, n. 1, p. 157-172, 1993c.
  • Moreira, V. Bases epistemológicas de la psicologia humanista. Revista de la Facultad de Humanidades, Universidad de Santiago de Chile. v. 4, n. 4, p. 87-96, 1999a.
  • Moreira, V. Modos de constitución de la subjetividad: una perspectiva fenomenológica transcultural. Psykhe. v. 8, n.l, p. 27-31, 1999b.
  • Moreira, V. & Aramburu, Β. (1999). ¿Psicopatología(s)?. Hacia una comprensión histórico-cultural. Revista Terapia Psicológica, v. 7, n.l, 1999 (En prensa.)
  • Pastor, G. Ideologías: su medición psicosocial. Barcelona: Herder, 1986.
  • Ricouer, P. Interpretação e ideologia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1974.
  • Sloan, T. Psychological resistance to de-ideologization http://www.personal.utulsa.edu/~tod-sloan/deideologization.htm 17/3/2000.
    » http://www.personal.utulsa.edu/~tod-sloan/deideologization.htm
  • Schumaker, J. Understanding Psychopatology Lessons from the developing World. In Psychology and Developing World. Connecticut: Praeger, 1996.
  • Tatossian, A. (1997). Psychiatrie phénoménologique. Paris: ETIM, 1997.
  • Wuthnow, R.; Hunter, J.; Bergesen, A. & Kurzweil, E. Cultural analysis. London: Routledge & Kegan Paul, 1985.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2000

Histórico

  • Recebido
    Jul 2000
  • Aceito
    Nov 2000
Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com