Curso |
Projeto pedagógico do programa |
1.1 Concepção educacional do programa |
1.1.1 Concepção de educação |
Descreve as concepções de educação predominante no Programa de RMSF integrada aos princípios, crenças e valores da IES ou serviço e comunidade ao qual está vinculado. |
1.1.2 Concepção de saúde |
Descreve concepção de saúde condizente com os princípios do SUS, clínica ampliada, realidade local (condição de saúde da população). |
1.1.3 Concepção de ensino-aprendizagem |
Descreve a concepção de ensino-aprendizagem preconizada pela CNRMS e legislação pertinente. |
1.1.4 Concepção de avaliação educacional |
Descreve as concepções de avaliação adotadas pelas residências multiprofissionais em saúde. |
1.1.5 Concepção de formação em Residência Multiprofissional em Saúde da Família |
Descreve a concepção de formação em residência multiprofissional em saúde da família abordando seus aspectos técnico, humano, social, político e ético. |
1.2 Estratégias educacionais |
1.2.1 Metodologias educacionais |
Identificam e avaliam a utilização e resultados das diversas estratégias metodológicas educacionais adotadas pelo corpo docente no programa de RMSF. |
1.2.2 Recursos pedagógicos |
Identificam e avaliam a disponibilidade, a qualidade e aplicabilidade dos diversos recursos pedagógicos utilizados pelo corpo docente e residentes no programa de RMSF. |
1.2.3 Alcance dos objetivos |
Avalia o alcance dos objetivos propostos pelo Programa de RMSF. |
1.3 Corpo docente |
1.3.1 Tutoria |
Explicita o conceito de tutoria e suas competências na formação em RMSF, conforme orientação da CNRMS. |
1.3.2 Preceptoria de categoria |
Explicita o conceito de preceptoria e suas competências na formação em RMSF, conforme orientação da CNRMS. |
1.3.3 Educação permanente para o corpo docente |
Explicita e realiza ações de educação permanente para o corpo docente da RMSF. |
1.3.4 Política de fixação docente |
Explicita política de incentivos que ajudem na fixação do corpo docente. |
1.3.5 Qualificação do corpo docente |
Explicita e oportuniza incentivos à formação do corpo docente, como acesso a mestrado, doutorado e ou participação em eventos em área de interesse da RMSF. |
1.4 Corpo discente |
1.4.1 Residente |
Explicita o conceito de residente e suas atribuições na RMSF, conforme orientação da CNRMS. |
1.4.2 Perfil do egresso |
Define o perfil do egresso do programa de RMSF. |
1.5 Cenários de aprendizagem |
1.5.1 Atividades em serviço na ESF |
Explicitam a carga horária e como se dá a formação do residente na ESF e sua articulação com as equipes de SF. |
1.5.2 Atividades no território |
Explicitam a carga horária e as atividades destinadas ao território como espaço de aprendizagem. |
1.5.3 Atividades nas redes de atenção em saúde |
Explicitam a carga horária destinada ao residente nas Redes de Atenção em Saúde como cenário de aprendizagem. |
1.5.4 Atividades teórico-conceituais |
Explicitam a carga horária destinada aos momentos teóricos conceituais. |
1.6 Estratégias de aprendizagem multiprofissional e interdisciplinar (campo) |
1.6.1 Atividades teórico-conceituais |
Descrevem como estão organizadas as estratégias metodológicas para a realização das atividades teórico-conceituais na RMSF, articulando o campo comum da ESF para todas as profissões. |
1.6.2 Atividades práticas |
Descrevem as estratégias metodológicas de desenvolvimento das atividades práticas na RMSF, articulando o campo comum ESF para todas as profissões. |
1.6.3 Atividades teórico-práticas |
Descrevem as estratégias metodológicas de desenvolvimento das atividades teórico-práticas, articulando o campo comum para todas as profissões. |
1.7 Estratégias de aprendizagem para os núcleos de saberes |
1.7.1 Atividades teórico-conceituais |
Descrevem como estão organizadas as estratégias metodológicas para a realização das atividades teórico-conceituais na RMSF, correspondentes ao núcleo de saberes de cada profissão com vistas a preservar sua identidade profissional. |
1.7.2 Atividades práticas |
Descrevem as estratégias metodológicas de desenvolvimento das atividades práticas na RMSF, correspondentes ao núcleo de saberes de cada profissão com vistas a preservar sua identidade profissional. |
1.7.3 Atividades teórico-práticas |
Descrevem as estratégias metodológicas de desenvolvimento das atividades teórico-práticas, correspondentes ao núcleo de saberes de cada profissão com vistas a preservar sua identidade profissional. |
1.8 Integração ensino-serviço-comunidade |
1.8.1 Ações de integração ensino-serviço-comunidade |
Avaliam a articulação de sua proposta pedagógica com o modelo de gestão municipal, a capacidade técnico-operacional instalada e as necessidades locorregionais e da comunidade. |
1.8.2 Processo educativo com foco nas necessidades da população/território |
Avalia a articulação de sua proposta pedagógica com as necessidades de saúde e epidemiológicas locais. |
1.8.3 Articulação com os movimentos sociais, participação popular e controle social do território |
Avalia a articulação do Programa de RMSF com movimentos sociais, participação social, participação popular e controle social do território. |
1.8.4 Articulação com outras modalidades de formação no âmbito da ESF |
Avalia a integração do programa de RMSF com outras modalidades de formação que ocorrem nos serviços da ESF, como ensino técnico, graduação, PET Saúde e outras residências. |
1.9 Sistema de avaliação |
1.9.1 Avaliação da aprendizagem discente |
Explicita o sistema de avaliação para o residente, informando as estratégias de avaliação dos diversos componentes da formação na modalidade RMSF, teórico-conceitual, prático e teórico-prático, por parte dos residentes, corpo docente e profissionais da ESF. |
1.9.2 Avaliação do residente no âmbito da ESF |
Avalia o desempenho do residente semestralmente de acordo com as habilidades voltadas à ESF, garantindo o feedback àquele. |
1.9.3 Avaliação da competência técnica-humanizada dos residentes |
Explicita como avalia a capacidade do residente em lidar com a realidade do território, com sensibilidade, visão crítica e resolutividade. |
1.9.4 Avaliação docente |
Explicita estratégias de avaliação do corpo docente da RMSF por parte dos residentes, docentes e coordenação. |
1.9.5 Avaliação do cenário de prática/serviços |
Explicita estratégias de avaliação dos residentes no cenário de prática/serviços por parte dos profissionais que compõem as equipes da ESF e usuários. |
1.9.6 Autoavaliação do programa de RMSF |
Explicita proposta de autoavaliação do Programa de RMSF por parte dos residentes, tutores, preceptores, gestores, usuários e profissionais dos serviços. |