Acessibilidade / Reportar erro
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2021
  • DIÁLOGOS CIENTÍFICOS Editorial

    Siebert, Silvânia; Rauen, Fábio José
  • IDENTIDADE EM LINGUÍSTICA APLICADA: EM DIREÇÃO A UMA SISTEMATIZAÇÃO CONCEITUAL Artigos De Pesquisa

    Frank, Hélvio; Conceição, Mariney Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo A identidade é atualmente um tema linguístico e social bastante profícuo e abrange grandes discussões em Linguística Aplicada (REIS et al., 2011). Pesquisas desenvolvidas sob diferentes orientações teórico-metodológicas enxergam o conceito e suas caracterizações de maneira diversificada. Por se tratar de um fenômeno instalado no circuito da cultura, a gama de definições e exemplos produzidos por variadas frentes de estudo acaba por gerar sua robusta configuração. Esse alargamento parece relevante para acenar uma possível sistematização com vistas à análise científica do construto no universo das relações sociais mediadas por linguagem. Sob tais perspectivas, este artigo busca sistematizar percursos teórico-metodológicos do conceito difundidos em estudos de Linguística Aplicada. Serve-se, para tanto, da condição interdisciplinar do campo de investigação científica, a fim de traçar algumas características da/s identidade/s e, em seguida, discutir abordagens utilizadas em pesquisas da área de Linguística Aplicada, incluindo propostas de taxonomia para análises futuras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Identidad es, actualmente, un tema lingüístico y social bastante proficuo, e incluye grandes discusiones en Lingüística Aplicada (REIS et al., 2011). Investigaciones desarrolladas bajo diferentes orientaciones teórico-metodológicas ven el concepto y sus caracterizaciones de manera diversificada. Por tratarse de un fenómeno instalado en el circuito de la cultura, a gama de definiciones y ejemplos producidos por variadas frentes de estudio generan su robusta configuración. Ese alargamiento parece relevante para saludar una posible sistematización con el objetivo de analizar científicamente el constructo en el universo de las relaciones sociales mediadas por lenguaje. Bajo tales perspectivas, este artículo busca sistematizar recorridos teórico-metodológicos del concepto difundidos en estudios de lingüística Aplicada. Para ello, se sirve de la condición interdisciplinaria del campo de investigación científica, para trazar algunas características de la/s identidad/es, y a continuación, discutir abordajes utilizadas en investigaciones del área de lingüística Aplicada, incluyendo propuestas de taxonomía para analices futuras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Identity is currently a very important linguistic and social theme that comprehends relevant discussions in Applied Linguistics (REIS et al., 2011). Researches developed under different theoretical-methodological orientations present the concept and its characterizations in distinct ways. Since it is a phenomenon instated in culture, the range of definitions and examples produced by various studies increases the identity’s configuration. All this concept expansion seems significant to indicate a possible systematization to analyse, scientifically, the construct in the universe of language-mediated social relations. From these perspectives, this paper aims to systematize theoretical-methodological paths of the concept disseminated in Applied Linguistics studies. For this purpose, it uses the interdisciplinary aspects of the scientific research field, in order to present some characteristics of the identity and then discuss some approaches used in Applied Linguistics research, including taxonomic proposals for future analyses.
  • DA SOBREASSEVERAÇÃO PARA A AFORIZAÇÃO: PERCURSO TEÓRICO PARA UM REGIME ENUNCIATIVO Artigos De Pesquisa

    Cabral, Luís Rodolfo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é traçar um percurso teórico para o regime aforizante, desenvolvido detalhadamente na obra de Dominique Maingueneau Frases sem texto (Les phrases sans texte, Paris, 2012), lançada no Brasil em 2014. A teoria sobre a aforização é resultado de, pelo menos, dez anos de pesquisa, e com o levantamento bibliográfico das publicações sobre o assunto a partir de 2004, o estudo explicita a progressiva construção do estatuto pragmático desse regime enunciativo, mais especificamente no que concerne às noções de sobreasseveração e aforizador. Levanta uma breve discussão sobre responsabilidade enunciativa de forma a evidenciar como se constrói a noção de sujeito da enunciação nesse regime. Este trabalho busca dirimir a diversidade terminológica em torno dos conceitos que essa teoria mobiliza, e apresentar uma revisão teórica para os iniciantes no assunto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de ese trabajo es trazar un recorrido teórico para el régimen aforizante, desarrollado detalladamente en la obra Frases sin texto (Frases sem texto), de Dominique Maingueneau, lanzada en Brasil el año de 2014. La teoría sobre aforización es resultado de por lo menos diez años de investigación, y con encuesta bibliográfica de publicaciones sobre el tema desde 2004, el estudio haz explicita la progresiva construcción del estatuto pragmático de ese régimen enunciativo, más específicamente con respeto a nociones de sobreasseveración y aforizador. Trae una breve discusión sobre responsabilidad enunciativa de manera a hacer evidente cómo se construye la noción de sujeto da enunciación en ese régimen. Ese trabajo busca resolver la diversidad terminológica sobre los conceptos que esa teoría moviliza, y presentar una revisión teórica para los iniciantes en el asunto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to outline a theoretical path for a specific regime of enunciation named aphorization, which is developed in detail on Dominique Maingueneau's work entitled Frases sem texto (Les phrases sans texte, Paris, 2012), launched in Brazil in 2014. The theory of aphorization is a result of at least ten years of research, and with a bibliographic survey of publications about the subject from 2004 onwards, this paper makes explicit the progressive construction of the pragmatic statute for this regime of enunciation, specifically regarding to the notions of surassertion and aphorizer (the enunciator of an aphorization). It briefly discusses about enunciative responsibility in order to emphasize the development process of the subject of enunciation in this regime, as well as intends to clarify the terminological diversity concerning the concepts mobilized by this theory. At last, the research presents a theoretical review for beginners.
  • OS VINGADORES: MOBILIZAÇÃO DOS DISCURSOS DA RELIGIÃO, DO MITO, DA TECNOLOGIA, DA HISTÓRIA Artigos De Pesquisa

    Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda uma pesquisa pós-doutoral, analisando-se discursivamente a filmografia Vingadores. Examinam-se oito sequências enunciativas referentes ao primeiro filme, atentando-se para enunciados concernentes à violência/paz; à verdade/inverdade, ao conhecimento/desconhecimento, fundamentados nas pesquisas arqueológica, genealógica (FOUCAULT). Conforme a primeira, focalizam-se dois conceitos basilares: discurso e enunciado, a partir dos quais são estudados o objeto, os campos de saber nele/por ele mobilizados (religião/mito/ufologia; tecnologia/armamentismo; história), averiguando-se os acontecimentos em seu entorno. Atinente à genealogia, reflete-se sobre as relações entre poder, produção de verdades homogeneizadoras, capazes de universalizar culturas, modos de vida. Duas perguntas norteiam a análise: qual o papel dos discursos veiculados nesse Universo Cinematográfico para a criação do imaginário dos sujeitos? Num gesto arqueológico, questiona-se a conexão entre a mídia e a história do presente. Constata-se que os Vingadores são considerados pessoas notáveis, rememorando o poder político-econômico, armamentista estadunidense, a possível engenhosidade de seus heróis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo aborda una investigación posdoctoral, analizando discursivamente la filmografía “Vengadores”. Objetivase examinar ocho secuencias enunciativas referentes a la primera película, atentando para enunciados concernientes con la violencia/paz; la verdad/falsedad, y conocimiento/desconocimiento, basado en la investigación arqueológica, genealógica (FOUCAULT). Conforme la primera, se enfocan dos conceptos básicos: discurso y enunciado, de los cuales se estudia el objeto, los campos de saber en él/por él movilizados (religión/mito/ufología; tecnología/armamentismo; historia), estudiándose los hechos en su entorno. Relacionado con la genealogía, reflexionase sobre las relaciones entre poder, producción de verdades homogeneizadoras, capaces de universalizar culturas, modos de vida. Dos preguntas orientan el análisis: ¿cuál es el papel de los discursos difundidos en ese Universo Cinematográfico para la creación del imaginario de los sujetos? En un gesto arqueológico, cuestionase la conexión entre los medios de comunicación y la historia del presente. Constatase que los Vengadores son considerados personas notables, rememorando el poder político-económico estadounidense, armamentista, la posible ingeniosidad de sus héroes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper addresses a postdoctoral research, which discursively analyzes The Avengers, aiming to examine eight enunciative sequences of the movie. Based on the Foucauldian perspective of archaeology and genealogy, we observe utterances regarding violence/peace; truth/untruth, and knowledge/unawareness. In the archaeology, the focus is in two basic concepts: discourse and utterance, where we observe the object, the fields of knowledge mobilized in/by it (religion/myth/ufology; technology/armamentism; history), and study the events around them. Regarding the genealogy, the reflection is on the relations between power and the production of homogenizing truths, as the latter is capable of universalizing cultures and ways of life. Two questions guide the analysis: what is the role of the circulated discourses in this Cinematographic Universe in order to create the subjects' imaginary? In addition, through an archaeological gesture, we question the connection between the media and the history of the present. It is noticeable that the Avengers are remarkable people, resembling the political-economic and arms power of USA, the possible cleverness of their heroes.
  • QUAIS SENTIDOS PARA GÊNERO? UMA ANÁLISE DE DICIONÁRIOS Artigos De Pesquisa

    Medeiros, Laís Virginia Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, situado no campo da História das Ideias Linguísticas, analisa diferentes definições para a entrada gênero em dois dicionários de língua e dois dicionários especializados. O objetivo é investigar como a diferença sexual e a identidade de gênero são elaboradas (ou silenciadas) em diferentes instrumentos linguísticos. Partindo do campo da História das Ideias Linguísticas a partir de Collinot e Mazière (1997) e autores brasileiros (OLIVEIRA, 2006; NUNES, 1996), reflete sobre instrumentos linguísticos e gramatização. Em seguida, apresenta os critérios para a construção do corpus e procede à análise dos verbetes. Os resultados apontam uma regularidade que permeia gênero nos dicionários de língua e nos dicionários especializados: as relações com categorias e diferenças. As especificidades que delineiam diferentes sentidos dependem do funcionamento de gênero nos campos do saber que são incluídos ou deixados de fora em cada definição.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se sitúa en el campo de la Historia de las Ideas Lingüísticas, analiza diferentes definiciones para la entrada género en dos diccionarios de lengua y dos diccionarios especializados. El objetivo es investigar cómo la diferencia sexual y la identidad de género son elaboradas (o silenciadas) en diferentes instrumentos lingüísticos. Partiendo del campo de la Historia de las Ideas Lingüísticas desde Collinot y Mazière (1997) y autores brasileños (OLIVEIRA, 2006; NUNES, 1996), reflexiona sobre instrumentos lingüísticos y de gramática. A continuación, presenta criterios para construcción del corpus y hace el análisis de las entradas. Los resultados apuntan regularidad que impregna género en los diccionarios de lengua y en los diccionarios especializados: las relaciones con categorías y diferencias. Las especificidades que delinean diferentes sentidos dependen del funcionamiento de género en los campos del saber que son incluidos o dejados fuera en cada definición.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Situated in the field of History of Linguistics Ideas, this paper offers an analysis in the field of History of Linguist Ideas of different definitions for the entry word gender in two language dictionaries and two specialized dictionaries. Our objective is to investigate how the exploration and silencing of sexual differentiation and gender identity act in different linguistic instruments. Based on the theoretical framework of the History of Linguistic Ideas developed by Collinot and Mazière (1997), as well as on Brazilian references (OLIVEIRA, 2006; NUNES, 1996), we reflect upon linguistic instruments and gramatization. Subsequently, we present the criteria for the construction of our corpus and proceed to the entries’ analysis. The results point to a regularity that permeates the definitions of gender in both the language and the specialized dictionaries: its relations with categories and differences. The specificities that outline distinct meanings depend on the way the word gender functions in the knowledge fields that are included or excluded in each definition.
  • WE CAN DO IT!: DISCURSOS SOBRE A FORÇA DA MULHER NAS MOVÊNCIAS DA HISTÓRIA Artigos De Pesquisa

    Gonzaga, Juliane de Araujo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa os discursos produzidos pelo célebre cartaz de fundo amarelo que traz a imagem de uma mulher operária com a legenda We can do it!. Criado na Segunda Guerra Mundial e repetido pelos feminismos dos anos 1980 e 2010, o cartaz produz discursos que se relacionam com distintas conjunturas históricas. O estudo objetiva analisar os discursos sobre a força da mulher, materializados pelo enunciado verbo-visual, para compreender como as condições de possibilidade históricas motivam a enunciação da capacidade feminina em épocas distintas. Este trabalho se inscreve no campo da Análise do Discurso filiada a Michel Foucault, que investiga as práticas discursivas e a formação de objetos e subjetividades. Assim, mobiliza os conceitos foucaultianos de enunciado, arquivo e acontecimento. A análise demonstra que as condições de retorno da imagem promovem transformações nas regras de formação desses discursos. Logo, as descontinuidades históricas determinam as repetições desse enunciado como acontecimentos únicos e singulares.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza los discursos producidos por el célebre afiche de fondo amarillo que trae la imagen de una mujer operaria con la leyenda We can do it!. Creado en la Segunda Guerra Mundial y repetido por feminismos de los años 1980 y 2010, el afiche produce discursos que se relacionan con distintas coyunturas históricas. El estudio tiene el objetivo de analizar los discursos sobre la fuerza de la mujer, materializados por el enunciado verbo-visual para comprender cómo las condiciones de posibilidad históricas motivan la enunciación de la capacidad femenina en épocas distintas. Este trabajo se inscribe en el campo de Análisis del Discurso afiliada con Michel Foucault, que investiga prácticas discursivas y la formación de objetos y subjetividades. Así, moviliza conceptos de Foucault para enunciado, fichero y acontecimiento. El análisis demuestra que las condiciones de retorno de la imagen promueven transformaciones en las reglas de formación de eses discursos. Luego, discontinuidades históricas determinan las repeticiones de ese enunciado cómo acontecimientos únicos y singulares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the discourses produced by the famous yellow background poster with the image of a working woman and the title We can do it!. Created in the World War II and repeated by the feminisms in the 1980s and 2010s, the poster produces discourses that relate to different historical conjunctures. We propose an analysis of discourses about the women’s strenght, materialized by the verb-visual utterances, in order to understand how historical conditions of possibility motivate the enunciation of women’s capacity at different times. Affiliated to the Foucauldian Discourse Analysis, a field that investigates the discursive practices and the formation of objects and subjectivities, this work mobilizes the concepts of utterance, archive, and event. The analysis demonstrates that the image’s conditions of return modify the formation rules of theses discourses. Therefore, historical discontinuities determine the repetitions of this utterance as unique and singular events.
  • A SUBJETIVIDADE NOS DISCURSOS DA LITERATURA DE AUTOAJUDA Artigos De Pesquisa

    Oliveira, Geilson Fernandes de; Mendes, Marcília Luzia Gomes da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a questão da subjetividade nos livros da literatura de autoajuda, de modo específico nas obras Treinando a emoção para ser feliz (2007a) e 12 semanas para mudar uma vida (2007b), ambas do escritor brasileiro Augusto Cury. Tomando como base a perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso (AD) de orientação francesa, especialmente aquela desenvolvida na esteira dos estudos foucaultianos, são empreendidas discussões sobre a problemática. A partir de um processo de descrição e interpretação dos enunciados que compõem o corpus, identifica-se, nos discursos analisados, a mobilização de dispositivos e práticas da relação do sujeito consigo mesmo, os quais discursivizam e trabalham com a produção de subjetividades na contemporaneidade e inscrevem-se em um campo da produção editorial marcado por condições de possibilidades históricas e sociais dadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el tema de la subjetividad en los libros de literatura de autoayuda, específicamente en las obras Treinando a emoção para ser feliz (2007a) y 12 semanas para mudar uma vida (2007b), ambas del escritor brasileño Augusto Cury. Partiendo de la perspectiva teórica y metodológica del Análisis del Discurso (AD) con orientación francesa, especialmente la desarrollada a raíz de los estudios de Foucault, se emprenden discusiones sobre este tema. A partir de un proceso de descripción e interpretación de los enunciados que componen el corpus, se identifica, en los discursos analizados, la movilización de dispositivos y prácticas de la relación del sujeto consigo mismo, que discursan y trabajan con la producción de subjetividades en la época contemporánea, y se inscriben en un campo de producción editorial marcado por condiciones de posibilidades históricas y sociales dadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to reflect on the question of the subjectivity in self-help literature books, particularly in Treinando a emoção para ser feliz (2007a) - Training Your Emotion To Be Happy, in English - and 12 semanas para mudar uma vida (2007b) - Twelve Weeks to Change Your Life, in English -, two works of the Brazilian writer Augusto Cury. Based on the theoretical-methodological perspective of the Discourse Analysis (DA), especially the one developed by Michel Foucault, we mobilize some discussions about this matter. From a process of description and interpretation of the statements that compose the corpus, we identified, in the analyzed discourses, the mobilization of devices and practices in the subject's relations with himself. Those devices discursivize and work with the production of subjectivities in the contemporaneity, as well as they are in a field of the editorial production marked by given conditions of social and historical possibilities.
  • IMPOLIDEZ E IDENTIDADES EM UMA INTERAÇÃO ON-LINE NO FACEBOOK: UMA ABORDAGEM SOCIODISCURSIVA Artigos De Pesquisa

    Barreto Filho, Ricardo Rios; Barros, Kazue Saito Monteiro de

    Resumo em Português:

    Resumo Os sites de redes sociais, como o Facebook, podem servir como um palco de disputas políticas e ideológicas onde interlocutores entram em conflito, gerando linguagem ofensiva e disputas identitárias. Este artigo objetiva apresentar contribuições que os estudos das identidades podem fornecer à análise da impolidez - uso da língua para causar ofensa - em interações on-line. Para tanto, propõe a análise qualitativa de cunho interpretativista de uma postagem e seus respectivos comentários, coletados no Facebook. Os resultados sugerem que o estudo combinado entre impolidez e identidades possibilita demonstrar que o processo de ofensa nessa plataforma on-line é normalmente inferencial, e depende de processos de identificação com a impolidez presentes nos textos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las portadas de redes sociales, como Facebook, pueden servir de escenario de disputas políticas e ideológicas donde interlocutores entran en conflicto, generando lenguaje ofensivo y disputas identitarias. Así, ese artículo tiene el objetivo de presentar contribuciones que estudios de las identidades pueden proveer para análisis de la descortesía - uso de la lengua para causar ofensa - en interacciones en línea. Para ello, propone el análisis cualitativo de naturaleza interpretativa de un postaje y sus respectivos comentarios, colectados en Facebook. Los resultados sugieren que el estudio combinado entre descortesía e identidades haz posible demostrar que el proceso de ofensa en esa plataforma en línea es normalmente de inferencia, y depende de procesos de identificación con la descortesía presentes en los textos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The social networking websites, such as the Facebook, have become a place for political and ideological conflicts between the interlocutors, generating offensive language and identity disputes. This paper aims to present the contributions that the identity studies can provide to the impoliteness analysis (the use of language to cause offense) in online interactions. For this purpose, it proposes a qualitative and interpretative analysis of a Facebook post and its respective comments. The results suggest that the combined study between the impoliteness and identities is capable of showing that the offense processes in this online platform are normally inferential and rely on identification processes with the impoliteness in the texts.
  • TENSÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM BAKHTIN E O CÍRCULO Artigos De Pesquisa

    Stella, Paulo Rogério; Brait, Beth

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute o sentido de tensão com base nos conceitos de compreensão e avaliação em Bakhtin e o Círculo, considerando que os sentidos se constroem no encontro de dois polos opostos, como uma faísca elétrica (VOLÓCHINOV, 2017). Perguntas de pesquisa: O que é tensão como reflexão teórica? Quais são os possíveis pontos de tensão, considerando compreensão e avaliação nos textos selecionados das obras de Bakhtin e o Círculo? Coletados os dados em artigos de periódico acadêmico especializado, em três obras é constatada a recorrência dos conceitos sob análise. As reflexões e definições teóricas apontam para dois centros de circulação de valores em embate. Quanto aos resultados obtidos, compreensão e avaliação, dois centros de valores, atuam como duplo um do outro na preparação de uma resposta ativa por parte de um locutor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo discute el significado de tensión desde los conceptos de comprensión y evaluación en Bakhtin y el Círculo, considerando que los significados se construyen mediante el enganche de dos terminales, como una chispa eléctrica (VOLOSHINOV, 1976). Preguntas de investigación: ¿cuál es el significado de la tensión como reflexión teórica? ¿Cuáles son los posibles puntos de tensión, considerando la comprensión y evaluación en textos seleccionados entre las obras de Bakhtin y el Círculo? Luego de realizar la fase de recolección de datos en una revista especializada, se obtuvieron tres trabajos en los que se verifican que los conceptos bajo análisis eran los más frecuentes. Las reflexiones y definiciones teóricas apuntan a dos focos de circulación de valores en conflicto. En cuanto a los resultados obtenidos, comprensión y evaluación, dos centros de valores, actúan como un doble entre sí en la preparación de una respuesta activa por parte de un locutor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the meaning of tension based on Bakhtin and The Circle’s concepts of comprehension and evaluation, considering that the construction of the meanings occurs in the encounter of two opposite poles, as an electric spark (VOLOSHINOV, 2017 [1973]). The research questions are two: what is tension as a theoretical reflection? What are the possible tension points when considering comprehension and evaluation in the texts selected among the works of Bakhtin and The Circle? After the data collection phase in papers of a specialized journal, we noticed three works in which we verified a recurrence of the concepts analyzed. Theoretical definitions and reflections about the meaning of tension lead to two centers of circulation of clashing values. Concerning the outcome of this research, comprehension and evaluation (two centers of value) act as a double of each other in the preparation of an active response by a speaker.
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br