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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 27 Suplemento 1, Publicado: 2017
  • Prácticas Discursivas y Violencia Simbólica Hacia la Comunidad LGBT en Espacios Universitarios1 Suplemento Especial: Investigación Cualitativa Em Psicología

    Martínez-Guzmán, Antar; Íñiguez-Rueda, Lupicinio

    Resumo em Português:

    Resumo: A violência simbólica dirigida para a comunidade lésbica, gay, bissexual e transgênero (LGBT) opera de maneira padrão e contribui para gerar relações de desigualdade em diversos espaços sociais. O objetivo deste estudo é explorar formas de violência simbólica contra pessoas LGBT por meio do discurso de estudantes e docentes no contexto universitário mexicano. Propõe-se uma metodologia qualitativa que utiliza a técnica dos grupos de discussão para a produção de informação e, posteriormente, realiza-se uma análise do discurso sobre a mesma desde uma perspectiva psicossocial. Nos resultados identificam-se duas estratégias discursivas sobressalentes que contribuem para reproduzir formas de discriminação e violência contra pessoas LGBT neste contexto: uma ligada à zombaria e outra relacionada com a figura do respeito. Finalmente, mostra-se a relevância de compreender as práticas discursivas informais e cotidianas para a melhor abordagem desta problemática em instituições educativas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La violencia simbólica dirigida hacia la comunidad lésbico, gay, bisexual y transgénero (LGBT) opera de manera normalizada y contribuye a generar relaciones de desigualdad en diversos espacios sociales. El objetivo de este estudio es explorar formas de violencia simbólica hacia personas LGBT a través del discurso de estudiantes y docentes en el contexto universitario mexicano. Se plantea una metodología cualitativa que utiliza la técnica de los grupos de discusión para la producción de información y posteriormente se realiza un análisis del discurso sobre la misma desde una perspectiva psicosocial. En los resultados se identifican dos estrategias discursivas sobresalientes que contribuyen a re-producir formas de discriminación y violencia hacia personas LGBT en este contexto: una vinculada con la burla o carrilla; otra relacionada con la figura del respeto. Finalmente, se muestra la relevancia de comprender las prácticas discursivas informales y cotidianas para el mejor abordaje de esta problemática en instituciones educativas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Symbolic violence against the lesbian, gay, bisexual and transgender (LGBT) community operates in a normalized way and enhances relationships of inequality in diverse social spaces. The objective of this study is to explore forms of symbolic violence against LGBT people committed through the discourse of students and teachers in the context of Mexican universities. A qualitative methodology was adopted involving the use of the discussion group technique. Subsequently, discourse analysis was conducted drawing on psychosocial thinking. The results reveal two discursive strategies that contribute to the reproduction of forms of discrimination and violence against LGBT people: one in the form of carrilla (Mexican slang for making fun), and the other in the form of tropes and rhetorical figures involving the notion of respect. Finally, we highlight the importance of understanding informal and everyday discursive practices to better address this problem in educational institutions.
  • Casamento no Cárcere: Agenciamentos Identitários e Conjugais em uma Galeria LGBT1 Suplemento Especial: Pesquisa Qualitativa Em Psicologia

    Baptista-Silva, Gabriela; Hamann, Cristiano; Pizzinato, Adolfo

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo discute a concepção de casamento em uma galeria direcionada a homossexuais, bissexuais, travestis e mulheres transexuais e seus companheiros em um presídio masculino. Casamento é um dos termos êmicos chave para a análise dos campos aqui compreendidos como políticos, tanto identitários como de conjugalidade. Utilizou-se a Teoria Fundamentada como dimensão metodológica, de modo a possibilitar compreensões situadas acerca das formas estratégicas de agenciamento no território carcerário engendrado por pessoas em detenção. Foram realizadas oito entrevistas de caráter narrativo com pessoas da galeria. Os resultados apontam que os processos políticos se associam às experiências de violência, afeto e resistência, configurando um espaço de negociação cujos sentidos se tensionam cotidianamente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo se analiza la concepción del matrimonio en una galería para los homosexuales, bisexuales, travestis y mujeres transexuales y sus compañeros en una prisión masculina brasileña. Matrimonio es un término émico clave para los campos de análisis aquí entendidos como políticos, tanto en término de identidad como de conyugalidad. Se utilizó la Teoría Fundamentada como dimensión metodológica con el fin de permitir entendimientos acerca de las formas estratégicas de agencia en el territorio de la prisión engendradas por las personas detenidas. Se realizaron ocho entrevistas de carácter narrativo con personas en la Galería. Los resultados muestran los procesos políticos están asociados con experiencias de violencia, afecto y resistencia, el establecimiento de un espacio de cambios cuyos sentidos están cotidianamente em tensión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discusses the conception of marriage in a wing for homosexuals, bisexuals, transvestites and transsexual women and their companions in a Brazilian male prison. Marriage is an emic term for the analysis of the field here understood as politic, both identitary and conjugality-related. Grounded Theory was used as a methodological dimension, in order to make it possible to gain understandings about the strategic forms of agency in the prison territory engendered by persons imprisoned in this wing. Eight interviews of narrative character were carried out with people from the wing. The results indicate that this political process is associated with the experiences of violence, affection and resistance, forming a space for negotiation, whose meanings are strained daily.
  • Concepto de Felicidad en Adultos de Sectores Populares1 Suplemento Especial: Investigación Cualitativa Em Psicología

    Aburto, Karen Hernández; Rioseco, Marcia Muñoz; Moyano-Díaz, Emilio

    Resumo em Português:

    Resumo: Há escassa pesquisa sobre o significado da felicidade, já que boa parte dos estudos são psicométricos, permanecendo na opacidade seu significado para as pessoas. Este artigo teve por objetivo identificar o conceito de felicidade (emic) de pessoas de baixa renda do Chile. Usando o método qualitativo foi aplicada uma entrevista com perguntas abertas acerca dos significados da felicidade a uma amostra de 141 adultos de ambos os sexos, de 24 a 88 anos de idade, da cidade de Molina (Chile). As respostas foram analisadas por meio do programa NVivo e para sua representação gráfica utilizou-se CmpasTools. A felicidade pode ser entendida através de quatro eixos de significado: bem-estar, emoções, ser, e ter, sendo essencialmente representada como tranquilidade, alegria e bem-estar geral, produzida como consequência ou associada a satisfações básicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Existe escasa investigación acerca del significado de la felicidad, ya que los estudios la miden psicométricamente (etic), permaneciendo en la opacidad su significado para las personas. El objetivo aquí es identificar cuál es el concepto de felicidad que tienen personas (emic) de sectores populares chilenos, de bajos ingresos Utilizando método cualitativo fue aplicada una entrevista con preguntas abiertas acerca del significado de felicidad a una muestra de 141 adultos de ambos sexos, de 24 a 88 años de edad, de la comuna de Molina (Chile). Sus respuestas fueron analizadas con el programa NVivo y representadas gráficamente mediante CmpasTools. Para esta muestra la felicidad puede ser entendida mediante cuatro ejes de significado: bienestar, emociones, estar, y tener, siendo esencialmente representada como tranquilidad y alegría y más globalmente bienestar, producida como consecuencia de - o asociado a - la obtención de ciertos satisfactores básicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: There is relatively little research about the meaning of happiness, since studies measure it psychometrically (etic), and its meaning for the people remains opaque. The objective here is to identify what the concept of happiness is for low-income class people (emic) from popular Chilean sectors. By using the qualitative method, an interview with open questions about the meaning of happiness was applied to a sample of 141 adults of both genders, within the age range 24 to 88, from the city of Molina (Chile). Their answers were analyzed with the program NVivo, graphically represented through CmpasTools. For this sample, happiness can be understood through four axes of meaning: well-being, emotions, to be, and to have, and all these essentially represented as tranquility, joy, and, more globally as well-being, produced as a consequence of, or associated with, the obtainment of some basic satisfiers.
  • O Compromisso Pró-Ecológico nas Palavras de Seus Praticantes1 Suplemento Especial: Pesquisa Qualitativa Em Psicologia

    Diniz, Raquel Farias; Pinheiro, Jose de Queiroz

    Resumo em Português:

    Resumo: O compromisso pró-ecológico (CPE) compreende uma relação de caráter positivo que as pessoas estabelecem com o meio ambiente, manifestada por via de práticas de cuidado ambiental. Para aprofundar o conhecimento sobre esse fenômeno psicossocioambiental, o objetivo foi explorar as definições sobre o CPE a partir do ponto de vista de pessoas comprometidas pró-ecologicamente, e as concepções de meio ambiente que o embasam. Pessoas indicadas como comprometidas pró-ecologicamente (N = 29; idades entre 23 e 79 anos) discorreram livremente em entrevistas sobre seu CPE, sobre meio ambiente e indicaram outras pessoas avaliadas como sendo comprometidas. O corpus foi submetido à análise de conteúdo interpretativa. Identificamos mudanças nos entendimentos de meio ambiente, que se distinguiu do conceito de natureza, e de CPE atreladas aos contextos sócio-históricos e às experiências pessoais. Foram mencionadas práticas relativas às escolhas cotidianas, saúde, conscientização e relações de caráter pró-social, assim como barreiras e hábitos que dificultam o cuidado ambiental.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El compromiso pro-ecológico (CPE) comprende una relación de carácter positivo que las personas tienen con el medio, manifiesta a través de las prácticas de cuidado del medio ambiente. Para profundizar el conocimiento de este fenómeno psicosocioambiental, nuestro objetivo fue explorar el CPE desde el punto de vista de las personas comprometidas y los conceptos de medio ambiente que le dan soporte. 29 personas pro-ambientalmente comprometidas (edades de 23 a 79 años) participaron en entrevistas en las que hablaron sobre su CPE, sobre medio ambiente e indicaron personas evaluadas como comprometidas; el corpus fue objeto de análisis de contenido interpretativa. Identificamos cambios en la comprensión del medio ambiente, diferente de la naturaleza, y del CPE vinculados a los contextos socio-históricos y a las experiencias personales. Fueron mencionadas las prácticas relacionadas con las opciones de todos los días, la salud, la concienciación y relaciones de carácter pro-social, así como barreras y hábitos que impiden el cuidado del medio ambiente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: A pro-ecological commitment (PEC) is a positive relationship people establish with the environment and is manifested through environmental care practices. In order to deepen knowledge of this psychosocial and environmental phenomenon, we explored the definitions of PEC from the perspectives of people committed to the environment, taking into account the environmental conceptions underpinning this commitment. People who were nominated as being pro-ecologically committed (N = 29; aged between 23 and 79 years old) freely talked about their PECs and environment and also nominated other people they deemed to have the same commitment. The corpus was analyzed according to interpretive content analysis. We identified changes in their understandings concerning PEC and the environment, which was distinguished from the concept of nature, linked to socio-historical contexts and personal experiences. Practices related to daily choices, health, sensitization and pro-social relations, as well as barriers and habits that hinder environmental care, were also reported.
  • O Imaginário de Adolescentes Sobre o Vestibular: Um Estudo Psicanalítico1 Suplemento Especial: Pesquisa Qualitativa Em Psicologia

    Gallo-Belluzzo, Sueli Regina; Ferreira-Teixeira, Marcela Casacio; Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José

    Resumo em Português:

    Resumo: Um grupo significativo de adolescentes brasileiros, em sua maioria de classe média, realiza o processo de vestibular visando a ingressar no ensino superior. Tal processo pode provocar ansiedade e insegurança clinicamente relevantes. O presente estudo tem como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário de adolescentes em relação ao vestibular. Foi realizada entrevista coletiva com nove estudantes do último ano do ensino médio, mediada pelo uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. As manifestações dos participantes sustentam a interpretação de dois campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos: “responsabilidade individual” e “chave para o sucesso”. O quadro geral revela que a aprovação é concebida como fruto direto da competência e talento do jovem, que lhe garantiriam uma vida de sucesso profissional, segundo uma visão simplificadora, que desconsidera a importância do contexto social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Un grupo significativo de adolescentes brasileños, pertenecientes en su mayoría a la clase media, completan el examen de ingreso a la educación superior. Este proceso puede causar ansiedad e inseguridad clínicamente relevantes. Este estudio tiene el objetivo de investigar psicoanalíticamente el imaginario de adolescentes acerca del examen de ingreso a la universidad. Se llevó a cabo entrevista grupal con nueve estudiantes de la enseñanza secundaria, mediada por el uso del Procedimiento Dibujos-Cuentos con Tema. Las manifestaciones de los participantes apoyan la interpretación de dos campos de sentido afectivo-emocional o inconsciente relativo: “responsabilidad individual” y “clave del éxito”. El panorama general muestra que la aprobación se concibe como un resultado directo de la experiencia y el talento de los jóvenes, que garantizarían una vida profesional exitosa, según una visión simplificada que no tiene en cuenta la importancia del contexto social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Each year, thousands of Brazilian adolescents sit the vestibular (university entrance exam). This process often results in clinically significant levels of anxiety and insecurity. This study consists of a psychoanalytic investigation of the imaginary of middle class adolescents in relation to the vestibular. A group interview was conducted with nine students in the last year of high school using the Thematic Story-Drawing Procedure. An examination of the participants’ manifestations resulted in the interpretive production of two affective-emotional sense fields or relative unconscious: “individual responsibility” and “the key to success”. The findings show that there is a general belief that the ability to pass the vestibular, and thus guarantee a successful professional life, is directly related to the candidate’s academic skills and capacity. This oversimplified view ignores the importance of the social context.
  • Always Alert for the Unpredictable: Experiencing and Treating Migraine1 Special Supplement: Qualitative Research In Psychology

    Vieira, Rebeca Veras de Andrade; Gauer, Gustavo; Souza, Luciana Karine de; Gomes, William Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo: A enxaqueca é uma doença com sérios impactos à qualidade de vida. Conduzimos uma pesquisa qualitativa fenomenológica para compreender como 10 pacientes mulheres com enxaqueca lidaram com sua doença e o tratamento em um ambulatório de cefaleia de um hospital de referência. Através de análise fenomenológica, obtivemos sete temas que conectaram as experiências das participantes àquelas reportadas na literatura. Percebemos que as pacientes recorrentemente descreveram experiências usando metáforas. As metáforas comunicativas apontam para o tema principal vigilância constante para o imprevisível. As participantes sentiram falta de empatia dos outros durante episódios de enxaqueca e mostraram ambivalência sobre vários aspectos do tratamento. Nossa interpretação é que abordar a forma de os pacientes comunicarem sua doença pode auxiliar profissionais de saúde a estabelecerem alianças terapêuticas fortes baseadas em empatia e respeito. As habilidades comunicativas dos profissionais são o recurso primordial para facilitar a adesão ao tratamento e seu sucesso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La jaqueca es una enfermedad con impactos importantes en la calidad de vida. Realizamos un estudio cualitativo fenomenológico para entender cómo 10 pacientes mujeres con jaqueca lidian con la enfermedad y tratamiento, en un servicio ambulatorio de jaqueca en un hospital de referencia. A través del análisis fenomenológico obtuvimos siete temas que relacionan las experiencias de las participantes con aquellas relatadas en la literatura. Notamos que las participantes describieron sus experiencias de jaqueca de forma recurrente a través de metáforas. Las metáforas señalaron el tema principal vigilancia constante para lo impredecible. Las participantes manifestaron sentir falta de la empatía de los demás durante los episodios de jaqueca y ambivalencia sobre diversos aspectos del tratamiento. Nuestra interpretación es que tratar de la manera como el paciente se comunica acerca de la enfermedad puede ayudar a los profesionales de salud a establecer alianzas terapéuticas fuertes basadas en empatía y respeto. Las habilidades comunicativas del profesional son el recurso primordial para facilitar la adhesión al tratamiento y su éxito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Migraine is a disease with serious impacts on quality of life. We conducted a phenomenological qualitative inquiry in order to understand how 10 female patients with migraine dealt with their disease and its treatment, at a headache unit of a reference hospital. Through a phenomenological analysis, we highlighted seven themes that connected participants’ experiences to those reported in the previous literature. We noticed that participants recurrently described their migraine experiences through metaphors. The communicative metaphors indicated an overarching theme of constant vigilance for the unpredictable. Participants felt lack of empathy from others during headache episodes, and showed ambivalence about several aspects of treatment. Our interpretation is that addressing to how patients communicate about their illness might help health professionals to establish stronger therapeutic alliances based on empathy and respect. Professionals’ communication skills are the primordial resource to facilitate adherence to treatment and its success.
  • Rede Pessoal Significativa de Pacientes Submetidos à Cirurgia Cardíaca1 Suplemento Especial: Pesquisa Qualitativa Em Psicologia

    Wottrich, Shana Hastenpflug; Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo

    Resumo em Português:

    Resumo: A rede pessoal estabelecida frente ao processo cirúrgico cardíaco tem um impacto expressivo na recuperação e na reabilitação dos pacientes. Este estudo teve como objetivo compreender a dinâmica relacional das redes pessoais significativas de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Doze pacientes pós-cirúrgicos participaram, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e da construção do Mapa de Redes. A análise dos dados foi baseada na Teoria Fundamentada. A família foi o grupo citado com maior ênfase pelos participantes. A função predominante exercida pelos membros da rede pessoal foi o apoio emocional, evidenciando as competências relacionais dos profissionais da saúde. Os resultados salientam atores geralmente invisibilizados pelos processos de atenção à saúde, também corresponsáveis pelo cuidado. Constata-se a relevância da dinâmica relacional entre as diferentes pessoas presentes no processo cirúrgico cardíaco, na construção de ações de cuidado favorecedoras do protagonismo dos pacientes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La red personal establecida frente al proceso quirúrgico cardíaco tiene impacto significativo en la recuperación y en la rehabilitación de los pacientes. La finalidad de este estudio cualitativo fue comprender la dinámica relacional de las redes personales significativas de pacientes sometidos a cirugía cardíaca. Doce pacientes postquirúrgicos fueran sometidos a entrevistas semiestructuradas y construyeron el Mapa de Red. El análisis de datos fue basado en la Teoría Fundamentada. La familia fue el grupo citado con mayor énfasis por los participantes. La función predominante de los miembros de la red personal de los participantes fue el apoyo emocional, evidenciando las competencias relacionales de los profesionales de la salud. Los resultados destacan actores generalmente invisibles en los procesos de atención a la salud, también corresponsables por el cuidado. Se evidencia la relevancia de la dinámica relacional entre las diferentes personas presentes en el proceso quirúrgico cardíaco, en la construcción de acciones de cuidado que favorecen el protagonismo de los pacientes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The personal network established by the patient when facing the cardiac surgical process has a significant impact regarding patients’ recovery and rehabilitation. This qualitative study aimed to comprehend the relational dynamics of significant personal networks of patients who underwent cardiac surgery. Twelve post-surgical patients participated in the research. Data collection was carried out through semi-structured interviews and the Social Networks Map. Data analysis was based on Grounded Theory. Family was the most emphasized group mentioned by the participants. The predominant function of the members of the personal network of participants was emotional support, evidencing the relational competencies of the health care professionals. Results highlight actors who are generally invisible in processes of health care, but who are also responsible for it, evidencing the relevance of the relational dynamics of different subjects present in the cardiac surgery process, regarding health care actions that consider patients as protagonists of their treatment.
  • Mecanismos de Defesa Utilizados por Adolescentes com Bebês Prematuros em UTI Neonatal1 Suplemento Especial: Pesquisa Qualitativa Em Psicologia

    Chvatal, Vera Lucia Soares; Vasconcellos, Juliana Freitas de Jesus; Rivoredo, Carlos Roberto Soares; Turato, Egberto Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo: A maternidade entre adolescentes, no contexto de internação neonatal, traz ao profissional de saúde uma demanda de compreensão sobre especificidades desta fase do ciclo vital e peculiaridades da díade mãe-bebê internado. Este artigo teve por objetivo explorar as vivências no puerpério de adolescentes primíparas com bebês prematuros internados em UTI Neonatal. Utilizamos método clínico-qualitativo com amostragem intencional fechada pelo critério de saturação. Aplicamos entrevistas semi-dirigidas em sete adolescentes entre 13 e 19 anos. Os dados foram tratados por análise temática de conteúdo e discutidos em referencial psicodinâmico. Na composição das categorias constatamos que para lidar com os sentimentos conflitantes de onipotência, aflição, ambivalência, estranhamento, choque, confusão, surpresa, impotência, medo, tristeza, angústia, dor, culpa, afeto e alegria utilizaram mecanismos de defesa de natureza primitiva: negação, dissociação, divisão (splitting) e idealização, que são ineficazes e exigem grande dispêndio de energia psíquica. A identificação desses mecanismos de defesa é fundamental para uma adequada formulação terapêutica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Maternidad adolescente en contexto hospitalario neonatal aporta una comprensión de la demanda de profesionales acerca de características específicas de esta fase del ciclo de vida y peculiaridades de la díada madre-hijo hospitalizados. Este artículo objetivó Analizar las experiencias adolescentes primíparas posparto con bebés prematuros. Utilizamos método Clínico-cualitativo con muestreo intencional cerrado por criterio de saturación, compuesto por 7 adolescentes de 13 a 19 años. Las entrevistas semi-dirigidas y tratamiento de datos fue tomada através de análisis de contenido temático, discutido en enfoque psicodinámico. En la composición de categorías se encontró sentimientos contradictorios de omnipotencia, angustia, ambivalencia, extrañamiento, shock, confusión, sorpresa, impotencia, miedo, tristeza, angustia, dolor, culpa, el afecto, alegría y los mecanismos de defensa utilizados que son de naturaleza primitiva: la negación, disociación, división y la idealización, que son ineficientes y requieren gran gasto de energía psíquica. La identificación de estos mecanismos de defensa es fundamental para la formulación terapéutica adecuada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Adolescent motherhood, in the context of neonatal hospitalization, causes the health professional to need to understand the specificities of this phase of the life cycle and peculiarities of the mother-hospitalized baby dyad. This study aims to analyze life experiences in the puerperium of first-time adolescent mothers with premature babies hospitalized in the neonatal ICU. We use the Clinical-Qualitative Method, with intentional sampling, in 7 adolescents aged between 13-19 years old. Semi-directed interviews were used and the data underwent thematic analysis and are discussed in a psychodynamic approach. We observed that to deal with the conflicting feelings of omnipotence, affliction, ambivalence, estrangement, shock, confusion, surprise, anger, fear, sadness, anguish, pain, guilt, joy and affection, these adolescents used primitive defense mechanisms: denial, dissociation, splitting and idealization, which are inefficient and require great expenditure of psychic energy. Identifying these defense mechanisms is fundamental to an appropriate therapeutic formulation.
  • A Mulher no Contexto das Drogas: Representações Sociais de Usuárias em Tratamento1 Suplemento Especial: Pesquisa Qualitativa Em Psicologia

    Medeiros, Katruccy Tenório; Maciel, Silvana Carneiro; Sousa, Patrícia Fonseca de

    Resumo em Português:

    Resumo: O consumo de drogas por mulheres é um fenômeno influenciado por discursos acerca das relações de gênero e das estruturas sociais normatizadoras. O objetivo deste estudo foi analisar a dimensão representacional acerca da mulher usuária de drogas a partir da Teoria das Representações Sociais. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e de campo, com 45 usuárias em tratamento. Utilizou-se entrevista semiestruturada, submetida à análise textual com uso do software IRAMUTEQ. Os resultados indicaram que a mulher usuária de drogas está representada como alguém que oferece perigo e que não tem o controle de si, ancorada em elementos representacionais objetivados na ruptura de comportamentos pautados nas normas sociais, distanciando-se, assim, dos papéis sociais atribuídos ao feminino. Tais representações postas na sociedade e compartilhadas pelas usuárias têm impacto na forma como elas lidam com a dependência química, repercutindo na inclusão sociofamiliar destas mulheres, na expressão de sua identidade e no exercício de seus papéis sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El consumo de drogas por mujeres es un fenómeno influenciado por discursos acerca de las relaciones de género y las estructuras sociales normatizadoras. Se objetivó analizar la dimensión representacional sobre la mujer usuaria de drogas utilizándose la Teoría de las Representaciones Sociales. Estudio cualitativo, de carácter descriptivo y de campo, con 45 usuarias en tratamiento. Se usó entrevista semiestructurada, sometida al análisis textual mediante el software IRAMUTEQ. Los resultados indicaron que la usuaria de drogas está representada como alguien que ofrece peligro y sin control de sí misma; sujeta a elementos representacionales objetivados en la ruptura de comportamientos pautados por normas sociales, alejándose, así, de los papeles sociales atribuidos al femenino. Tales representaciones puestas en la sociedad y compartidas por las usuarias tienen impacto en la forma como estas lidian con dependencia química, repercutiendo en su inclusión sociofamiliar, en la expresión de identidad y en el ejercicio de papeles sociales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Women drug comsumption is a phenomenom influenced by speeches regarding gender relationships and standardizing social structures. This study aims to analyze the representational dimension of female drug users through the social representation theory; it is a qualitative, descriptive field study with 45 women admitted to therapeutic communities and rehabilitation clinics in the states of Paraíba and Pernambuco, Brazil. This study uses a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview, which were submitted to qualitative textual analysis using IRAMUTEQ software. The results indicate that the female drug user is represented as someone who presents a threat and lacks self-control; anchored in representational elements concerning the transgression of social norms, she is considered to have set herself apart from the social roles assigned to women. Such images projected in society and shared by the users affect the manner in which they address chemical dependency and have consequences for their inclusion in their families and society, their expression of identity and the manner in which they perform social roles.
  • Adaptação de Bebês à Creche: Aspectos que Facilitam ou não esse Período1 Suplemento Especial: Pesquisa Qualitativa Em Psicologia

    Bossi, Tatiele Jacques; Brites, Sílvia de Andrade Neves Dias; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo: A creche representa a primeira experiência regular de cuidado não materno para muitas crianças, de modo que especial atenção deve ser dirigida ao período de adaptação. O objetivo deste estudo foi investigar, a partir do relato materno, os aspectos que facilitaram ou não a adaptação de bebês à creche aos seis meses de idade. Participaram 20 mães que foram entrevistadas um mês após o início da adaptação dos filhos à creche. As respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. Como possíveis facilitadores da adaptação foram ressaltados a tranquilidade materna, aspectos individuais dos bebês e a qualificação profissional das educadoras. Quanto aos aspectos não facilitadores foram ressaltados o sentimento de insegurança materna, bem como o adoecimento do bebê. Salienta-se para a complexidade da adaptação à creche aos seis meses de idade por envolver aspectos específicos do desenvolvimento do bebê, da relação mãe-bebê e educadora-bebê e da dinâmica da creche.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El jardin infantíl es la primera experiencia regular de cuidado no maternal para muchos niños, por lo que debe prestarse especial atención al periodo de adaptación. El objetivo de este estudio fue investigar los factores que facilitaron o no la adaptación de los bebés al jardín infantil a lós seis meses de edad. Se incluyeron 20 madres entrevistadas un mes después del inicio de la adaptación del niño. Las respuestas fueron examinadas a través de análisis cualitativo de contenido. Como posibles facilitadores se destacaron la tranquilidad de la madre, aspectos individuales de los bebés, y la calificación de los docentes. Com respecto a los aspectos que no facilitan la adaptación fueron destacados el sentimiento de inseguridad de la madre, y que el bebé se enferme. Los resultados apuntan a la complejidad de la adaptación al jardín infantil a los seis meses de edad, referidos a aspectos del desarrollo del niño, la relación madre-hijo y profesor-bebé, y la dinámica del jardín infantil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: For many children, daycare is the first regular experience of receiving non-maternal care, so that special attention should be paid to the adjustment period. This study’s objective was to investigate, from the mothers’ perspectives, the aspects that facilitated or did not facilitate the adjustment of six-month-old babies to daycare. Twenty mothers participated in this study. They were interviewed one month after their babies started attending a daycare facility. The answers were examined using qualitative content analysis. The factors that potentially facilitated adjustment included: the mothers’ peace of mind; the babies’ individual characteristics; and the caregivers’ qualification. Aspects that did not facilitate adjustment were insecurity on the part of mothers and if the babies became ill. The results reveal how complex adjustment of six-month-old babies to daycare can be, as aspects concerning child development, the relationship established between mother and infant and between caregiver and infant, as well as the dynamics of the daycare center itself, are involved.
  • Conflitos Conjugais e Parentais em Famílias com Crianças: Características e Estratégias de Resolução1 Suplemento Especial: Pesquisa Qualitativa Em Psicologia

    Bolze, Simone Dill Azeredo; Schmidt, Beatriz; Böing, Elisangela; Crepaldi, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo: Conflitos são considerados inevitáveis nos relacionamentos e, portanto, mais do que a ocorrência, o que importa são as estratégias utilizadas para sua resolução. O objetivo do estudo foi compreender as características e as estratégias de resolução de conflitos conjugais e parentais em famílias com crianças. Trata-se de pesquisa empírica, de delineamento qualitativo, da qual participaram 12 casais, que responderam a uma entrevista semiestruturada. Análise categorial temática evidenciou que os conflitos conjugais envolveram motivos pessoais, relacionais e contextuais e a utilização de estratégias de resolução construtivas e destrutivas. As estratégias construtivas abrangeram comunicação aberta e solução de problemas; as destrutivas, evitação e hostilidade verbal. Os conflitos pais-criança abarcaram motivos relacionados à dificuldade parental para imposição de limites, com uso de estratégias construtivas, caracterizadas pela disciplina não violenta, bem como estratégias destrutivas, com agressão física e psicológica. Os achados desse estudo podem contribuir para intervenções de profissionais que atuam com famílias, em diferentes contextos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los conflictos son inevitables en las relaciones y, por lo tanto, lo que importa mas allá de la ocurrencia son las estrategias utilizadas para su resolución. El objetivo fue comprender las características y las estrategias de resolución de conflictos conyugales y parentales en familias con niños. Se trata de un estudio empírico cualitativo, del cual participaron 12 parejas, que respondieron una entrevista semiestructurada. El análisis categorial temático evidenció que los conflictos conyugales abarcaron motivos personales, relacionales y contextuales y la utilización de estrategias de resolución constructivas y destructivas. Las estrategias constructivas implican comunicación abierta y solución de problemas, y las destructivas implican evitación y hostilidad verbal. Los conflictos padres-hijos abarcaron motivos relacionados a la dificultad parental para imposición de límites, con uso de estrategias constructivas, caracterizadas por la disciplina no violenta, y destructivas, con agresión física y psicológica. Los hallazgos de este estudio pueden contribuir para intervenciones de profesionales que actúan con familias en diferentes contextos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Conflicts are considered inevitable in relationships and, therefore, more than their occurrence, what matters are the strategies used for resolving them. The aim of the study was to investigate the characteristics of, and the strategies used for resolving, marital and parental conflicts in families with children. It is an empirical study, with qualitative design, in which 12 couples participated in a semi-structured interview. Thematic categorical analysis has shown that marital conflicts involved personal, relational and contextual reasons and the use of constructive and destructive resolution strategies. Constructive strategies included an emphasis on open communication and problem solving; destructive, emphasis on avoidance and verbal hostility. Parent-child conflicts involved reasons related to the parental difficulty in imposing limits, with the use of constructive strategies, characterized by non-violent discipline, and destructive, by physical and psychological aggression. The findings of this study may contribute to interventions of professionals who work with families, in different contexts.
  • Reverberações de um Programa de Educação Conjugal: A Percepção dos Moderadores1 Suplemento Especial: Pesquisa Qualitativa Em Psicologia

    Neumann, Angélica Paula; Wagner, Adriana

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo tem como objetivo conhecer a percepção dos profissionais que coordenaram o programa de educação conjugal Viver a dois: Compartilhando este desafio acerca da sua reverberação nos casais participantes. Foram realizadas entrevistas em grupo com dez equipes de profissionais que conduziram as oficinas do programa Viver a dois, totalizando 28 participantes. Os dados foram analisados por meio de Análise Temática no software NVivo. Os temas identificados demonstram que os casais apresentam tanto reações de receptividade à proposta quanto de relutância a determinadas atividades. Evidencia-se a importância da relação estabelecida entre os casais do grupo, pois esta gera refexão e aprendizado. Percebe-se que atividades de educação conjugal têm o poder de ampliar as perspectivas sobre a vida a dois, bem como a proximidade entre os casais e a melhora nas estratégias de resolução de seus conflitos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este estudio tiene como objetivo conocer la percepción de los profesionales que coordinaran el programa de educación conyugal Vivir en Pareja: El arte de enfrentar los conflictos sobre las reverberaciones de este programa en las parejas participantes. Se ha hecho entrevistas en grupo con diez equipos de profesionales que han coordinado los talleres del programa. Los datos fueron analizados mediante el Análisis Temático en el software NVivo. Las percepciones de los profesionales fueran que las parejas presentaran tanto reacciones de receptividad a la propuesta, como de evitación a determinadas actividades. Se destaca la importancia de la relación establecida entre las parejas del grupo, la cual ha favorecido reflexión y aprendizaje. Se percibe que actividades de educación conyugal tienen el poder de ampliar las perspectivas sobre la vida en pareja, así como la proximidad entre las parejas y la mejora en las estrategias de resolución de sus conflictos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims to know the perception of the professionals who coordinated the marital education program Living as partners: Turning challenges into opportunities (Viver a dois: Compartilhando este desafio) about the reverberations of the program in the participating couples. Group interviews were conducted with ten teams of professionals who conducted workshops of the program, totaling 28 participants. Data were analyzed using Thematic Analysis, with the support of NVivo software. The themes show that the couples presented reactions of both receptivity and reluctance to certain activities. It is evidenced that the relationship established between the couples produces reflection and learning. It is perceived that marital education programs may extend the perspectives of marital life, as well as enhance the closeness between couples and improve their conflict resolution strategies.
  • Desenvolvendo Autorregulação Psíquica em Crianças mediante Portfólios de Autoavaliação na Interação Escolar1 Suplemento Especial: Pesquisa Qualitativa Em Psicologia

    Silva, Neyre Correia da; Loos-Sant’Ana, Helga

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo aborda a natureza dos processos de autorregulação (sua dinâmica e desenvolvimento) que subsidiam a autoavaliação da aprendizagem. Objetiva elucidar tais processos envolvidos na autoavaliação da aprendizagem por crianças, especialmente quando constroem portfólios no contexto escolar. Focaliza uma turma de vinte e nove alunos, entre sete e nove anos, e sua professora. O Nível Amplo de coleta de dados, destacado no presente trabalho, abrange a observação participante e a aplicação de Roteiros de Autoavaliação. As categorias de análise baseiam-se nas dimensões da Célula Psíquica (Self-Identidade-Resiliência-Alteridade) postuladas pelo Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA). Encontrou-se que as crianças evidenciam processos básicos e complexos de autorregulação psíquica e autoavaliação de sua aprendizagem, (des)envolvendo e fortalecendo suas referências identitárias, recursivas, resilientes e de regulação das interações. Defende-se que a autorregulação pode ser impulsionada por autoavaliações orientadas pelo uso de portfólios no contexto escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El estudio aborda los procesos de autorregulación que subsidian la autoevaluación del aprendizaje. Con el objetivo de elucidar tales procesos desde la perspectiva del Sistema Teórico de la Afectividad Ampliada (STAA), deteniéndose en la autoevaluación del aprendizaje por niños cuando construyen portafolios en el contexto escolar. Se centra en una clase de veintinueve alumnos, entre siete y nueve años y su profesora. El Nivel Amplio de recolección de datos, enfocado en el trabajo, implica observar al participante y aplicar Instrumentos de Autoevaluación. Las categorías de análisis se basan en las dimensiones de la Célula Psíquica (Self-Identidad-Resiliencia-Alteridad) postuladas por el STAA. Encontramos que los niños evidencian procesos básicos y complejos de autorregulación psíquica y autoevaluación de su aprendizaje, (des)involucrando y fortaleciendo sus referencias identitarias, recursivas, resilientes y de regulación en las interacciones. Se defiende que la autorregulación puede ser impulsada por autoevaluaciones orientadas por el uso de portafolios en el contexto escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The study addresses the nature of the self-regulation processes (their dynamics and development) that support the self-assessment of learning. It aims to elucidate these processes from the perspective of the Theoretical System of Expanded Affectivity (TSEA), focusing on the self-assessment of learning by children when constructing portfolios at school context. Participants were a class of twenty-nine students, seven to nine years old, and their teacher. The Broad Level of data collection, focused on the present work, covers participant observation and the application of Self-Assessment Scripts. The categories of analysis are based on the dimensions of the Psychic Cell (Self-Identity-Resilience-Alterity) postulated by TSEA. We found that children demonstrate basic and complex processes of psychic self-regulation and self-assessment of their learning, developing and strengthening their identity, recursive, resilient, and regulation references of the interactions. It is argued that self-regulation can be driven by self-assessments guided by the use of portfolios in the school context.
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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