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Sociologia & Antropologia, Volume: 10, Número: 3, Publicado: 2020
  • Material Culture and Mass Consumption: Considerações sobre o Impacto da obra de Daniel Miller no Brasil Entrevista

    Balthazar, Ana Carolina; Machado, Monica

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo introduz o número especial sobre o impacto do livro Material culture and mass consumption, de Daniel Miller, para o debate interdisciplinar das ciências sociais no Brasil. Nesta Apresentação, nós, as organizadoras, fazemos uma revisão das principais ideias contidas no livro - que nunca foi traduzido para o português - , além de considerar algumas críticas que surgiram nas últimas décadas sobre a obra. Abordamos também a relação da teoria do consumo de Miller e sua larga produção em antropologia digital. Em seguida, numa entrevista com o próprio Miller, discutimos algumas das impressões que temos sobre sua perspectiva teórica e trajetória profissional. Por fim, o texto apresenta os quatro artigos originais que, a partir de dados de pesquisa empírica, discutem a pertinência daquele estudo inicial sobre consumo e cultura material para o atual debate teórico sobre materialidades, mídias sociais e trocas interdisciplinares. Além disso, o artigo também introduz a seção Registros de Pesquisa, em que pesquisadores próximos a Miller escrevem sobre a sua produção teórica, colaborações acadêmicas e parceria profissional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article introduces the special issue reflecting on the influence of the book Material culture and mass consumption by Daniel Miller on interdisciplinary debates in social science in Brazil. Here we review the main arguments presented in the book - yet to be translated into Portuguese - while also considering some of the criticism it has received in past decades. Next, we present the connection between Miller’s theory of consumption and his wide-ranging work in digital anthropology. Afterwards, we introduce the four original papers contained in this special issue and which consider, based on empirical research, the on-going relevance of Miller’s theory to current debates on materiality, social media and interdisciplinary exchange, including an interview with the author. Finally, in this introduction, we also present the section Registros de Pesquisa, where different Brazilian researchers discuss the opportunity of working closely with Miller.
  • O DASEIN DIGITAL DOS MIGRANTES RURAIS CHINESES Artigos

    Wang, Xinyuan

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo procura reconhecer as possibilidades radicais nos modos pelos quais a existência humana é percebida e construída na era digital. Uma etnografia de 15 meses, focalizando o uso das redes sociais entre os operários chineses, é empregada para abrir uma conversa com pensamentos filosóficos sobre a existência humana e pensamentos antropológicos sobre objetificação. Afinal, as mídias sociais são mais do que uma forma de comunicação ou uma tecnologia que facilita a conexão entre diferentes locais. Ao explorar as três camadas de experiência existencial dos migrantes rurais chineses no contexto do uso onipresente da mídia social, o artigo sugere que podemos começar a considerar o grau em que a mídia digital é em si um lugar em que as pessoas realmente vivem e se sentem em casa. O reconhecimento de tal construção de lugar por meio do digital nos permite repensar a relação entre a materialidade e as possibilidades digitais para a existência humana e explorar mais o processo fundamental de objetivação pelas lentes da antropologia digital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper sets out to acknowledge the radical possibilities in the way in which human existence is perceived and constructed in the digital age. A 15-month ethnography, focused on the use of social media among Chinese factory workers, is employed to create a conversation with philosophical thoughts on human existence and anthropological thoughts on objectification. Social media is more than a form of communication, or a technology, that facilitates the connection between different locations. By exploring the three layers of existential experience of Chinese rural migrants in the context of ubiquitous social media use, this paper suggests that we might start to consider the degree to which digital media is itself a place in which people actually live and feel at home. The acknowledgement of such place-making via the digital allows us to re-think the relationship between the materiality and digital possibilities for human existence and further explore the fundamental process of objectification through the lens of digital anthropology.
  • NEM O CÉU É O LIMITE: SENTIDOS DO CONSUMO E DINÂMICAS DE MOBILIDADE SOCIAL NO PERFIL @blogueiradebaixarenda NO INSTAGRAM E YOUTUBE Artigos

    Barros, Carla

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda os sentidos do consumo no perfil @blogueiradebaixarenda nas redes sociais online Instagram e Youtube, considerando as percepções presentes acerca da materialidade e suas articulações com dinâmicas de mobilidade social. Trata-se de analisar quais elementos compõem o “lifestyle baixa renda” enquanto categoria nativa, dentro do contexto dos “influenciadores digitais”. Mediante pesquisa de observação online, foram analisadas publicações, hashtags e comentários nas duas plataformas, explorandose de que modo as práticas de consumo aparecem como mediadoras de dinâmicas de hieraquização social e construções identitárias. Dentre os resultados, destacam-se as articulações entre materialidade e mobilidade social, a ideia de minimalismo dentro do “lifestyle baixa renda” e o lugar da blogueira como mediadora cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article sets out to explore the meanings surrounding consumption on the @blogueiradebaixarenda profile on the Instagram and YouTube online social networks, considering the perceptions of materiality and their articulations with the dynamics of social mobility. It analyses the elements making up the “low-income lifestyle” as a native category within the context of “digital influencers.” Through online observational research, the posts, hashtags and comments on both social media platforms were analysed, seeking to explore how consumption practices appear as mediators of social dynamics and identity constructs. Among the results, the articulations between materiality and social mobility, the idea of minimalism within the “low-income lifestyle” and the blogger’s status as a cultural mediator are highlighted.
  • DIÁLOGOS COM DANIEL MILLER NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DAS PESQUISAS DO GP CONSUMO E CULTURAS DIGITAIS Artigos

    Silva, Sandra Rúbia da; Machado, Alisson

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo reflete as práticas de investigação do grupo de pesquisa Consumo e Culturas Digitais (UFSM/CNPq) tendo em vista o legado teórico de Daniel Miller a respeito do consumo e da cultura material em interface com os estudos do campo da comunicação e, em especial, das culturas digitais. Mediante a apreciação crítica de quatro teses e seis dissertações, demonstramos como temos realizado diálogos com a antropologia digital por meio da tessitura de diferentes pesquisas de campo que animam e propõem desafios à pesquisa empírica. Nossa filiação à linhagem etnográfica de Miller nos faz perseguir o argumento de que as práticas cotidianas de consumo da internet, das mídias sociais e de dispositivos móveis podem ser entendidas enquanto gêneros culturais que se elaboram na experiência vivida e nos contextos particulares em que as mídias digitais são utilizadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article reflects the research practices of the research group Consumption and Digital Cultures (Consumo e Culturas Digitais, Brazil) in view of Daniel Miller’s theoretical legacy regarding consumption and material culture in interface with studies in the field of communication and in particular of digital cultures. Through the critical appraisal of four theses and six dissertations, it demonstrates how we have been working with digital anthropology through the interlacement of different field researches that animate and pose challenges to empirical research. Our affiliation with Miller’s ethnographic lineage makes us pursue the argument that it is possible to understand the everyday consumption practices of the internet, social media and mobile devices as cultural genres elaborated in the lived experience and in the particular contexts in which digital media are used.
  • AS PESSOAS, AS COISAS E AS PERDAS: PERSPECTIVAS DA CULTURA MATERIAL E DO CONSUMO NOS ESTUDOS DE DANIEL MILLER Artigos

    Pereira, Cláudia; Martinelli, Fernanda

    Resumo em Português:

    Resumo Na sociedade de consumo, as relações entre pessoas, coisas e significados se estendem por territórios vastos e diversificados. Neste artigo, enfatizamos a construção ontológica que se dá entre pessoas e coisas, coisas e pessoas, para além das trocas simbólicas, coletivas e públicas, promovida pelo consumo. Propomos uma reflexão sobre as relações que pessoas estabelecem com coisas em situações de luto, expressão que utilizamos para nos referir não somente ao sentimento associado à morte de pessoas, mas, de modo amplo, ao sentimento de perda de materialidades. Metodologicamente, a contribuição de Daniel Miller está na abordagem antropológica e etnográfica das relações dialéticas entre pessoas e coisas, e entre coisas e pessoas, que discutimos aqui a partir de conceitos como “objetificação”, “humildade dos objetos” e “poder da agência”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the consumption society, the relationships between people, things and meanings extend across vast and diverse territories. In this article, we emphasize the ontological construction that occurs between people and things, reciprocally, beyond symbolic, collective and public exchanges in consumption practices. We reflect upon relationships that people establish with things in contexts of mourning. By mourning, we refer not only to the feeling associated with someone’s death but broadly, to the feeling of loss of materialities. Methodologically, Daniel Miller’s contribution lies in the anthropological and ethnographic approach to the dialectical and mutual relationships between people and things, which we discuss here departing from concepts such as “objectification”, “humility of objects” and “agency”.
  • ANOS REBELDES E A ABERTURA DA TELEFICÇÃO Artigos

    Pinheiro, Dimitri

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda Anos rebeldes, minissérie da Rede Globo de Televisão veiculada entre junho e agosto de 1992. Primeira incursão explícita da teleficção da emissora pelo tema regime militar, a exibição do programa coincide com um momento decisivo no processo de democratização política do país: a campanha Fora Collor. A análise delineia telegraficamente as condicionantes gerais, as circunstâncias de produção e o enredo da minissérie, enfatizando uma vertente de suas tramas. O objetivo é examinar diferentes figurações da indústria cultural na teleficção brasileira com rebatimentos reflexivos sobre a própria atitude dos estudos em relação ao objeto. Longe dos juízos depreciativos acerca do “des-valor inerente” aos bens simbólicos associados ao polo ampliado de produção cultural, o argumento sustentado aqui é o de que tais objetos sempre desempenham funções práticas, econômicas, sociais, políticas e culturais insuspeitadas que justificam o esforço de uma análise sociológica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article approaches Rebel Years, a serial of Rede Globo Television that was displayed between June and August of 1992. It was the first time that the television station explicitly approached the theme of the military regime, and the show’s presentation happened at a decisive moment in the process of political democratization of the country: the campaign for “Fora Collor” (Collor Out). The analysis slightly outlines the general conditions, the circumstances of production and the plot of the miniseries, giving emphasis in one specific story. Its objective is to examine different representations of the cultural industry in the Brazilian telefiction with a reflexive repercussion about the attitude of academic studies themselves in relation to the object. Far from the disparaging judgments about the “inherent worthlessness” of symbolic goods associated with the expanded pole of cultural production, the argument advanced here is that such objects always perform unsuspected practical, economic, social, political, and cultural functions that justify the effort of a sociological analysis.
  • VELEJAR E DESCOBRIR: CONSIDERAÇÕES SOBRE VAQUEIROS, CORPOS E LEMBRANÇAS Artigos

    Pereira, Renan Martins

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, meu objetivo é analisar a produção de ‘prestígio’, reputação e memória entre vaqueiros do sertão de Pernambuco a partir de suas relações com o corpo, os animais e o território. Para tanto, demonstro que a exaltação de uma vida de sacrifícios e as tarefas concernentes ao ofício do vaqueiro resultam de diversas de suas práticas e de seus conhecimentos, mas também de sua habilidade retórica de narrar e reconstruir acontecimentos passados. Nas práticas denominadas ‘pega de boi’, vaqueiros, animais e caatingas surgem como seres em disputa, buscando triunfar uns em relação aos outros. Para analisar essas práticas, o material etnográfico ao qual recorro são narrativas de um ‘vaqueiro velho’ cuja particularidade no modo de confeccionar oralmente as suas experiências passadas expressa de uma só vez a importância do corpo, da memória e dos animais no cotidiano dos vaqueiros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, my objective is to analyze the production of prestige, reputation and memory among cowboys of the sertão of Pernambuco, focusing in their relations with body, animals and territory. I demonstrate that the exaltation of a life of sacrifice and the tasks concerning the cowboy’s craft result from several of his practices and knowledges, but also from his rhetorical ability to narrate and to reconstruct past events. In the practices known as pegas de boi, cowboys, animals and the native vegetation (caatinga) appear as beings in dispute, seeking to triumph over each other. In order to analyze these practices, the ethnographic material to which I refer are narratives of an old cowboy whose particularity in the way of making orally his past experiences expresses at once the importance of body, memory and animals in the daily life of the cowboys.
  • EXPERIÊNCIA SOCIAL E TEATRO MUSICAL ESTADUNIDENSE NOS PALCOS PAULISTANOS Artigos

    Machado, Bernardo Fonseca

    Resumo em Português:

    Resumo Na virada para o século XXI, espetáculos da Broadway passaram a ser largamente produzidos em diversos países. No Brasil, particularmente na cidade de São Paulo, as condições legislativas, os interesses empresariais e o fascínio de parcela da classe artística se combinaram e permitiram a criação de um sistema de montagens na cidade. Este texto esquadrinha os fatores sociais que considero essenciais para a abundante produção de musicais nos últimos anos. Estou particularmente interessado em descrever como determinados agentes orquestraram múltiplos procedimentos e interesses na ordernação de um cenário ímpar e profícuo que alterou a produção cênica da cidade. Minha aposta reside na compreensão do teatro como uma forma expressiva, um termômetro de desejos e práticas sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract At the turn of the twenty-first century, Broadway musicals began to be produced in many countries outside the United States. In Brazil, particularly the city of São Paulo, new laws, business interests, and the fascination of some artists with US productions converged to enable the creation of a new system of musicals. In this article I examine the social elements I consider fundamental to understanding the proliferation of musicals in recent years. My description focuses especially on how some actors orchestrated multiple procedures and interests to organize a unique and fertile setting that changed the city’s theatrical production. In the process, I explore theatre as an expressive form that acts as a thermometer of social desires and practices.
  • “SOMOS DESCENDENTES!” − CONTRANARRATIVAS E AGENCIAMENTOS MUSICAIS DOS COLETIVOS DE TCHABETA NA ROÇA AGOSTINHO NETO (SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE) Artigos

    Semedo, Carla Indira Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo Cabo Verde, localizado na costa ocidental da África, é reconhecido como país marcadamente migratório. Entre vários destinos das pessoas cabo-verdianas, a experiência migratória em São Tomé e Príncipe foi concebida e narrada como o retrato da “pior migração” cabo-verdiana, por reverberar a experimentação da escravidão e reforçar uma negritude renegada. À luz da forma como a prática musicocoreográfica tchabeta aparece mobilizada no quotidiano das pessoas cabo-verdianas e os descendentes em São Tomé e Príncipe, as musicalidades constituem um mecanismo de reterritorialização e criação de um território existencial no arquipélago santomense. O que está em jogo é uma reatualização dos vários cristais de tempo: um batuko reprimido e silenciado do tempo colonial/do branco para um tchabeta que permite outros espaços e outros modos existenciais no território santomense.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Cape Verde, located on the West Coast of Africa, is recognized as being a highly migratory country. Among several Cape Verdean destinations, the migratory experience in São Tomé and Príncipe was conceived and narrated as the portrait of the Cape Verdean “worst migration”, reverberating the experimentation of slavery and reinforcing a denied negritude. In light of the way the Tchabeta musical-choreographic practice appears mobilized in the practices of Cape Verdean people and the descendants in São Tomé and Príncipe, musicality is a mechanism of reterritorialization and creation of an existential territory in the São Toméan archipelago. And what is at stake is a re-updating of the various crystals of time: a repressed and silenced Batuko from colonial time/from white to a tchabeta which allows other spaces and other existential modes in the territory of São Tomé.
  • IDEOLOGIA DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DOS SE Artigos

    Hamlin, Cynthia Lins

    Resumo em Português:

    Resumo O discurso sobre “ideologia de gênero” como “arma de guerra cultural” vem sendo analisado em uma série de estudos genealógicos relativos aos processos históricos recentes que possibilitaram sua emergência. Como esses estudos mostram, trata-se de um projeto alternativo de produção do que conta como conhecimento e como verdade. Contudo, pouca ou nenhuma atenção vem sendo dada aos sentidos que a expressão assume nas teorias feministas e de gênero. Ao negar que a ideologia de gênero pode ser reduzida a um mero espantalho produzido pela agenda conservadora, proponho uma espécie de história das ideias associadas à expressão, com ênfase no trabalho da socióloga Viola Klein, cujas reflexões em sociologia do conhecimento constituem uma das primeiras explorações teóricas do tema. Ao ilustrar a pluralidade de sentidos dos estudos acadêmicos sobre ideologia de gênero, argumento que, embora por vias distintas, eles convergem numa negação radical do discurso antigênero da direita global.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the last few years, a number of genealogical studies have been published about recent historical processes that enabled the emergence of the discourse on “gender ideology” as a “weapon in the culture war.” As some of these studies suggest, what is at stake is an alternative project of knowledge and truth production. Little or no attention, however, has been given to the meanings of gender ideology internal to feminist and gender theories. Rejecting the idea that gender ideology can be reduced to a straw man produced by a conservative agenda, I propose a brief history of ideas associated with the concept, foregrounding the work of sociologist Viola Klein, whose reflections on the sociology of knowledge represent one of the first academic investigations of gender ideology. In illustrating the plethora of meanings associated with the concept, I argue that they converge towards a radical negation of the anti-gender discourse of the global right.
  • RASTROS DA VIOLÊNCIA: A TESTEMUNHA Artigos

    Sarti, Cynthia

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto tem como objetivo discutir a figura da testemunha, a partir da apreensão de seus sentidos nas memórias de experiências de violência, partindo de uma pesquisa sobre a memória da ditadura militar brasileira (1964-1985), da qual emergiram as indagações. Embora a testemunha possa coincidir com a vítima que sofreu diretamente a experiência da violência, essas figuras não se confundem. Na abordagem aqui proposta, a testemunha transcende a experiência da violência, sendo tratada em um registro distinto daquele da ocorrência da violência. A testemunha constitui-se no desenrolar do trabalho da memória a partir da inclusão de quem não estava lá, mas se dispõe a ouvir o relato da dor do outro, colocando a alteridade no centro do processo de elaboração do sofrimento. Nesse sentido, argumenta-se que o trabalho de pesquisa configura um modo de testemunhar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Having questions that emerged from a research on memories of Brazilian military dictatorship (1964-1985) as starting point, this text aims to discuss the witness figure, apprehending its meanings in memories of violence experiences. Although the witness may coincide with the victim who has directly experienced the violence, these figures are not the same. In the approach here proposed, the witness transcends the experience of violence, being considered in a distinct level from that where violence occurs. The witness is constituted as such in the unfolding of the work of memory by including those who were not there but who are willing to listen to the account of the other’s pain, placing otherness at the center of the process of suffering elaboration. In this sense, the text argues that researching is a way of witnessing.
  • O QUE A “HUMILDADE DOS OBJETOS” PODE NOS DIZER SOBRE A BELEZA NO RIO DE JANEIRO: NOTAS SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA Registros De Pesquisas

    Mizrahi, Mylene

    Resumo em Português:

    Resumo Neste texto discorro sobre a relação entre minha trajetória acadêmica e conceitual e a teoria, obra e trajetória de pesquisa de Daniel Miller. A partir de trabalho de campo junto ao funk carioca, com ênfase em sua dimensão estética e nas materialidades que o compõem, elaboro sobre a noção de “humildade dos objetos” e exploro o rendimento que as coisas “ubíquas” podem oferecer para a pesquisa em ciências sociais. Trago à tona a generosidade analítica e afetiva que marca minha interlocução com Miller e revisito o período correspondente ao doutorado-sanduíche, em Londres sob a supervisão do antropólogo inglês. Retomo, ainda que brevemente, as muitas teorias da materialidade que acionei nesse processo e que sigo explorando em meu percurso intelectual e acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract I discuss the relationship between my academic and conceptual trajectory and Daniel Miller’s theory, work and research trajectory. Departing from my fieldwork within funk carioca - Brazilian electronic music - mainly focused on its aesthetic dimension and the materialities, I dell upon the notion of “humility of objects” and explore the potentialities that “ubiquitous” things offer for research in Social Sciences. I bring out the analytical and affective generosity that marks my interlocution with Miller and revisit the period I spent in London to carry on my part of PhD research, under his supervision. I return briefly to different theories of materiality that I explored and continue to explore in my intellectual and academic path.
  • AS ESCOLHAS METODOLÓGICAS PARA PRODUZIR PESQUISAS COLABORATIVAS E COMPARATIVAS: O CASO DO “POR QUE POSTAMOS” Registros De Pesquisas

    Spyer, Juliano

    Resumo em Português:

    Resumo Antropólogos geralmente trabalham sozinhos durante a maior parte de seus projetos de pesquisa, até a análise estar pronta para publicação ou para ser apresentada em eventos acadêmicos. Os nove pesquisadores do projeto “Por que postamos”, coordenado pelo antropólogo inglês Daniel Miller, colaboraram e cooperaram desde o momento em que o tema do estudo foi definido, e seguiram interagindo de maneira coordenada ao longo do processo. O objetivo deste artigo é descrever como esse experimento metodológico aconteceu e examinar as vantagens e desvantagens das escolhas que guiaram o trabalho conjunto dos nove antropólogos que atuaram na equipe entre 2012 e 2017.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Anthropologists generally work alone for most of their research projects, until the analysis is ready for publication or to be presented at academic events. The nine researchers from the “Why we post” project, coordinated by the English anthropologist Daniel Miller, collaborated and cooperated from the moment the theme of the study was defined, and continued to interact in a coordinated way throughout the process. The purpose of this article is to describe how this methodological experiment took place and to examine the advantages and disadvantages of the choices that guided the joint work of the nine anthropologists who worked on the team between 2012 and 2017.
  • DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASIL Registros De Pesquisas

    Barbosa, Livia

    Resumo em Português:

    Resumo O texto tem como primeiro objetivo rever as propostas teóricas desenvolvidas por Daniel Miller acerca do significado da cultura material no contexto das produções acadêmicas das ciências sociais em seu hoje clássico Material culture and mass consumption. Nesse livro Miller não só propõe uma teoria geral do consumo como apresenta uma releitura do processo de objetificação, como desenvolvido por Hegel, e a partir desse oferece nova leitura para as contradições da sociedade contemporânea. Em um segundo momento, as ideias desenvolvidas pelo autor naquela oportunidade são examinadas em seu entrelaçamento com suas produções e pesquisas posteriores simultaneamente a sua influência teórica em alguns dos temas dos estudos de antropologia e consumo no Brasil, sobressaindo-se os realizados sobre consumo entre os segmentos na base da pirâmide social e os de antropologia digital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines the significance of the theoretical ideas developed by Daniel Miller on material culture in the broader context of the social sciences in his classic book Material Culture and Mass Consumption. In this book, Miller not only proposes a general theory of consumption but also presents a new reading of the process of objectification as developed by Hegel and on this basis offers a new interpretation of the contradictions of contemporary society. The ideas developed in this book are then analyzed in the light of his later publications, and finally we discuss the influence Miller’s ideas on anthropology and consumption studies in Brazil, particularly those dealing with social groups at the base of the pyramid and digital anthropology.
  • REFLEXÕES SOBRE O TEMPO E AS EMOÇÕES NA ANTROPOLOGIA: DEFINIÇÕES, PRÁTICAS E POLÍTICAS Registros De Pesquisa

    Coelho, Maria Claudia Pereira; Oliveira, Eduardo Moura Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho propõe uma reflexão sobre as relações entre emoções, tempo e política, tendo como pressuposto a tensão entre as vivências subjetivas e a organização do fluxo da vida em passado, presente e futuro. Considerando a pluralidade de sentidos relacionados à experiência do tempo, exploramos os aspectos sociais e políticos ligados ao deslocamento das emoções das realidades imediatas, bem como as formas pelas quais os indivíduos entretêm relações afetivas com o tempo, revitalizando o passado ou imaginando o futuro de modo a engendrar formas de atuação política. O trabalho está organizado em duas seções de revisão bibliográfica relativas à fecundidade analítica de dois sentimentos: a nostalgia, com base em Berliner (2015), e a esperança, com base em Crapanzano (2004). Nas considerações finais, examinamos o rendimento heurístico do arcabouço conceitual delineado, apresentando algumas possibilidades de construção de objetos ligados às formas de atuação política.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper deals with the relations between emotions, time and politics engendered by the tension between subjective experiences and the organization of the flow of life as past, present and future. It considers the variety of meanings related to the experience of time in order to explore social and political aspects associated to the displacement of emotions from immediate realities and to examine the multiple affective relations individuals establish with time, revitalizing the past or imagining the future in order to elicit forms of political action. Its structure comprehends two sections dedicated each to bibliographical reviews of two feelings: nostalgia (based on Berliner, 2015) and hope (based on Crapanzano, 2004). Final considerations approach issues concerning the analytical fruitfulness of the conceptual framework hereby outlined, presenting several possibilities to the construction of objects of research related to forms of political action.
  • A VIGILÂNCIA COMO CULTURA Resenhas

    Bricalli, Iafet Leonardi
  • FEEDING AND OWNING IN AMAZONIA Reviews

    Cepek, Michael L.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com