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Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2007
  • O caminho inovador e empreendedor da Revista Latino-Americana de Enfermagem e a adoção de política de internacionalização Editorial

    Mendes, Isabel Amélia Costa; Marziale, Maria Helena Palucci
  • A visibilidade do enfermeiro segundo a percepção de profissionais de comunicação Original Article

    Kemmer, Ligia Fahl; Silva, Maria Júlia Paes da

    Resumo em Português:

    Este estudo procurou a compreensão das representações sociais sobre o enfermeiro e a enfermagem por profissionais de comunicação, uma vez que estes são intermediários na codificação das representações imagéticas e textuais sobre a sociedade. Metodologia: estudo de corte qualitativo, baseado na teoria das representações sociais de Moscovici. Foram entrevistados cinco profissionais de comunicação atuando nas áreas de rádio, televisão, imprensa escrita, propaganda e eventos. Resultados das análises indicaram 1) o desconhecimento dos campos de atuação, mercado de trabalho e categorização profissional da enfermagem; 2) a invisibilidade do enfermeiro perante a mídia e a sociedade e 3) a responsabilidade do próprio enfermeiro para haver reconhecimento profissional e visibilidade. Apontam dois processos imprescindíveis como estratégia para a construção de uma imagem mais coerente do enfermeiro e da enfermagem: 1) a exposição da profissão primeiramente perante a própria mídia, que desconhece suas potencialidades, e 2) através da mídia, para o alcance da grande população.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio busca profundizar la comprensión con respecto a las representaciones sociales acerca del enfermero y la enfermería por profesionales de comunicación, considerando que estos son los intermediarios en la codificación de representaciones de imágenes y textos sobre la sociedad. Metodología: estudio cualitativo basado en la teoría de las representaciones sociales de Moscovici. Fueron entrevistados 5 profesionales de la comunicación que trabajan en radio, televisión, prensa escrita, propaganda y eventos. Los resultados del análisis mostraron 1) el desconocimiento de los campos de actuación, del mercado de trabajo y de la categorización profesional de la enfermería; 2) la invisibilidad del enfermero frente a los médios de comunicación y la sociedad y 3) la responsabilidad del propio enfermero para obtener reconocimiento profesional y visibilidad. Se indican dos procesos imprescindibles como estrategia para la construcción de una imagen más coherente del enfermero y de la enfermería: 1) la exposición de la profesión frente a los propios medios de comunicación, quienes desconoce sus potencialidades, y 2) alcanzar a toda la población a través de estos medios.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to further our understanding of the social representations of nurses and the nursing profession by communication professionals, since they are intermediates in the decoding of imaging and written representations about society. Method: this is a qualitative study, based on the social representation theory of Moscovici. Five communication professionals working on radio, television, written press, advertising and events were interviewed. Results suggest 1) ignorance about the nurse's field of work, job market and nursing profession categorization. 2) nurses' invisibility before the media and society and 3) nurse's own responsibility to obtain professional recognition and visibility. Participants in this study pointed two essential processes for building a more coherent image of nursing and nurses: 1) exposing the profession primarily before the media, which ignores its potentialities, and 2) through the media in order to reach the population in general.
  • O processo saúde-doença-cuidado e a lógica do trabalho do enfermeiro na UTI Original Article

    Pinho, Leandro Barbosa de; Santos, Silvia Maria Azevedo dos

    Resumo em Português:

    O presente estudo pretende conhecer a lógica da produção de saúde na UTI com base no discurso defendido pelo enfermeiro e na prática profissional que efetivamente é reconhecida pelos familiares acompanhantes dos pacientes internados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de orientação dialética, realizada com 7 enfermeiros e 5 familiares em uma UTI de adultos de um hospital universitário de Santa Catarina. O referencial teórico-filosófico baseou-se em leituras marxistas e gramscianas. Os resultados mostram que a lógica da produção de saúde na UTI está inserida em uma complexa teia que se move em um ritmo dialético de autonomia, dependência e co-responsabilização para o cuidado. Entendemos que essa realidade possa demonstrar a necessidade de repensar saberes e práticas profissionais para promover a constante reformulação e transformação do contexto assistencial de cuidados intensivos.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio pretende conocer la lógica de producción en salud en la UCI basado en lo que es expresado - defendido por el enfermero dentro de su práctica profesional, la cual es reconocida por los familiares que acompañan a los pacientes internados. Se trata de una investigación cualitativa con orientación dialéctica, realizada con 7 enfermeros y 5 familiares de una UCI de adultos dentro de un hospital universitario de Santa Catarina. El referencial teórico-filosófico escogido se basó en lecturas marxistas y gramscianas. Los resultados demuestran que la lógica de producción en salud en UCI se encuentra incluida dentro de una red compleja, la cual se da dentro de un ritmo dialéctico basado en autonomía, dependencia y co-responsabilidad para con el cuidado. Comprendemos que la realidad refleja la necesidad de repensar sobre el saber y las prácticas profesionales promoviendo la constante reformulación y transformación de los cuidados intensivos dentro del contexto asistencial.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims to learn the health production logic in the ICU based on the discourse defended by nurses and on the professional practice that is recognized by the relatives accompanying the hospitalized patients. This is a qualitative and dialectic investigation performed with seven nurses and five relatives in an ICU for adults of a teaching hospital in Santa Catarina. The theoretical-philosophical referential was based on Marxist and Gramscians readings. The results show that the logic of the health production in the ICU is inserted in a dialectic rhythm of autonomy, dependence and co-responsibility for the care. We understand that this reality can demonstrate the need to rethink the knowledge and practices to promote the constant re-formularization and transformation of the assistant context of intensive care.
  • Percepções do graduando de enfermagem sobre a dimensão humana no seu aprendizado Original Article

    Camillo, Simone de Oliveira; Silva, Ana Lúcia da; Nascimento, Alan Jefferson do

    Resumo em Português:

    Os objetivos deste estudo foram identificar e interpretar as percepções apresentadas por alunos de um Curso de Graduação de Enfermagem após o estágio de Saúde Mental. Foram gravadas 12 entrevistas com acadêmicos de Enfermagem da Faculdade da Fundação ABC - Santo André, São Paulo, Brasil, em agosto de 2004, utilizando-se de roteiro semi-estruturado. Por meio da Análise de Conteúdo, modalidade temática, foram identificadas quatro categorias: 1. saúde mental: proporcionando a compreensão do outro; 2. respeito pelo humano: a importância de ouvir; 3. saúde mental: contribuindo para uma visão contextualizada do paciente e 4. graduação em enfermagem: "sinais e sintomas" indesejáveis da profissão. A análise e a discussão dessas categorias representaram o vislumbramento da possibilidade de um ensino pautado na condição humana. Dessa forma, defende-se, aqui, a idéia de que novos estudos devam ser realizados, mas já considerando que a disciplina Saúde Mental deve ser valorizada nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos de este estudio fueron identificar e interpretar las percepciones de los alumnos de Graduación de Enfermería posteriores a las prácticas de Salud Mental. Fueron grabadas 12 entrevistas con alumnos de Enfermería de la Facultad de la Fundación ABC - Santo André, São Paulo, Brasil, en agosto de 2004, utilizándose para ello, una guía semi-estructurada. El Análisis de Contenido, en su modalidad temática fue empleada para la identificación de cuatro categorías temáticas: 1. salud mental: proporcionando la comprensión del otro; 2. respeto por lo humano: la importancia de escuchar; 3. salud mental: contribución en la visión en el contexto del paciente y 4. graduación en enfermería: "signos y síntomas" indeseados por la profesión. Del análisis y la discusión de esas categorías se vislumbró la posibilidad de una enseñanza basada en la condición humana. De esa forma, se defiende la idea de que nuevos estudios deben realizarse, tendiendo en consideración que el curso de Salud Mental debe ser valorizado dentro de los Proyectos Políticos Pedagógicos dentro de la Graduación en Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and interpret the perceptions presented by undergraduate students of a Nursing course after internship in Mental Health. Twelve nursing undergraduate students at the Nursing School of ABC Foundation - Santo André, São Paulo, Brazil were interviewed. These interviews using a semi-structure script were performed and recorded in August 2004. Through Content Analysis, thematic modality, four categories were identified, 1. mental health: providing understanding of the other; 2. respect for the human being: the importance of listening, 3. mental health: contributing for a contextualized view of the patient and 4. nursing graduation: undesirable "signs and symptoms" of the profession. The analysis and the discussion of these categories suggest the possibility of teaching based on the human condition. Thus, we support the idea of new research been carried out, considering that the Mental Health discipline must be valued in the Political and Pedagogical projects of the Nursing Undergraduate Courses.
  • Grupoterapia com estudantes de enfermagem durante a transição teórico-prática Original Article

    Scherer, Zeyne Alves Pires; Scherer, Edson Arthur; Carvalho, Ana Maria Pimenta

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi verificar se a intervenção de grupo de curto prazo pode proporcionar às estudantes de enfermagem meios de lidarem com o estresse, próprio da transição do aprendizado teórico para o prático. Utilizou-se a observação participante como método, possibilitando que 12 alunas que cursaram a disciplina de Fundamentos II expressassem suas ansiedades e angústias frente ao novo e futuro papel de cuidadoras da saúde de outros. A técnica grupal aparece como um instrumento a ser considerado pelas instituições de ensino superior de enfermagem como recurso não apenas de apoio, mas também didático, em seus currículos. No momento em que são discutidas reformas do ensino, é importante lembrar que qualquer mudança planejada não será somente técnica, mas terá efeitos no ser humano.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad del estudio fue verificar si la intervención de grupo a corto plazo puede proporcionar a las estudiantes de enfermería recursos para enfrentar el stress, propio del paso, del aprendizaje teórico al práctico. Se utilizó la observación participante como método, lo que permitió que 12 alumnas matriculadas en el curso de Fundamentos II, pudieran expresar sus ansiedades y angustias ante el nuevo y futuro rol de cuidadoras de la salud. La técnica grupal aparece como un instrumento a ser considerado por las instituciones de enseñanza superior en enfermería no solo como un recurso de apoyo, sino también didáctico dentro de los programas curriculares. Considerando las actuales discusiones sobre las reformas en la enseñanza, cualquier planificación de cambio no solo se dará nivel técnico, sino también traerá efectos en el ser humano.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to verify whether the intervention of short term groups could provide nursing students means to cope with stress, typical of the transition process from the theoretical to the practical learning. Participant observation was used, allowing 12 students in the discipline Fundamentals II, to express their anxieties and anguish towards the new and future role of taking care of other people's health. Results suggest that higher nursing education institutions should consider the group technique not only as a support resource, but also as a didactical resource in their curricula. At a time when educational reforms are discussed, is important to bear in mind that any planned changes will have an effect not only in technical terms but will also affect the human being.
  • Caracterização da estrutura para o preparo de medicamentos em hospitais de ensino: fatores que interferem na qualidade da assistência Original Article

    Oliveira, Regina Célia de; Cassiani, Sílvia Helena De Bortoli

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve a estrutura do preparo de medicamentos em seu ambiente físico, recursos materiais e humanos. Trata-se de estudo exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por meio de roteiros estruturados para observação e entrevista, aplicados em amostras de 92 e 76% dos auxiliares de enfermagem e 100% dos enfermeiros, em dois hospitais na cidade de Recife, PE. Os resultados mostraram que o ambiente do preparo de medicamentos se encontra em discordância com a legislação vigente, os materiais disponíveis precisam ser revisados e os profissionais necessitam de capacitação. Concluiu-se que a estrutura em um sistema de medicação é essencial e que os fatores apontados interferem na qualidade do processo de medicação.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo describe la estructura de preparación de medicamentos en su ambiente físico, recursos materiales y humanos. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo. Los datos fueron recolectados por medio de guías estructuradas tanto para la observación y entrevista, las cuales fueron aplicadas en 92% y 76% de los auxiliares de enfermería y en el 100% de los enfermeros de dos hospitales de Recife, PE. Los resultados muestran que el ambiente de preparación de medicamentos no esta de acuerdo con la legislación vigente, considerando que los materiales requieren ser revisados y los profesionales capacitados. Se concluye que la estructura dentro del sistema de medicación es esencial y que los factores señalados influyen en la calidad de tal proceso.

    Resumo em Inglês:

    This article describes the physical environment, material and human resources of the structure for the preparation of medicaments. It is an exploratory descriptive study. Data were collected through scripts structured for observation and interview carried out with a sample of 92 (76%) nurse auxiliaries and all nurses of, two hospitals in Recife, PE, Brazil. Results showed that the environment in which medication is prepared is in disagreement with current legislation, the available materials need to be reviewed and professionals need to get their knowledge updated. It is concluded that the structure in the system of medication is essential and the factors pointed out in the study interfere with the quality of the process of medication.
  • O espaço social das mulheres e a referência para o cuidado na prática da amamentação Original Article

    Nakano, Ana Márcia Spanó; Reis, Márcia Cristina Guerreiro dos; Pereira, Maria José Bistafa; Gomes, Flávia Azevedo

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo identificar os agentes ou instituições tomadas por referência pelas nutrizes, na prática da amamentação. Realizou-se pesquisa qualitativa, cujos sujeitos foram 20 puérperas que procuraram, por razões alheias à amamentação, as 5 Unidades Básicas de Saúde, selecionadas neste estudo. Os dados foram coletados por entrevista do tipo semi-estruturada realizada no domicílio e a análise foi baseada na técnica de análise de conteúdo-modalidade temática. Identificou-se que o profissional de saúde assume papel normatizador da amamentação, respaldando-se em conhecimentos científicos. No cotidiano da amamentação, a família ocupa o primeiro lugar de referência para as mulheres, transmitindo crenças, hábitos e condutas. Acredita-se na valorização do contexto familiar pelo profissional de saúde, desenvolvendo ações e interação nas questões da amamentação, constituindo-se as bases de um novo modelo de assistência em amamentação, que considere as diversidades dessa prática, adequando as ações à pluralidade de ser mãe/nutriz/esposa/trabalhadora no contexto social.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar los agentes o instituciones consideradas como referencia por las madres lactantes en la práctica de amamatación. Investigación cualitativa con 20 puérperas quienes buscaron por razones ajenas a la lactancia una de las 5 unidades básicas de salud seleccionadas en este estudio. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semi-estructuradas realizadas en su domicilio; su análisis se apoyó en el análisis de contenido, modalidad temática. Fue identificado que el profesional de salud asume un rol normativo en este proceso, apoyándose en conocimientos científicos. Dentro del proceso de amamantar, la familia ocupa el primer lugar de referencia para las mujeres, transmitiendo creencias, hábitos y conductas. Se cree que la valorización del contexto familiar por el profesional de salud, al desarrollar acciones e interacciones durante la lactancia, se constituyen en bases para un nuevo modelo de atención en lactancia, que considere las diversidades de esta práctica, adecuándolas a la pluralidad de ser madre/lactante/esposa/trabajadora dentro de su contexto social.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify agents or institutions taken as reference by women when breastfeeding. A qualitative study was carried out on 20 primiparous who were assisted, for reasons not related to breastfeeding, in the five health services selected by this study. Data were collected by semi-structured interviews carried out in the participants' households and were analyzed by content analysis in the thematic mode. We identified that health professionals play a standardize role of breastfeeding based on scientific knowledge. In the daily breastfeeding routine, the family is the first reference for women, transmitting beliefs, habits and behaviors. We believe in the valorization of the family context by the health professional, in which actions and interactions in the breastfeeding issue are developed in order to constitute the foundations for a new care model in breastfeeding. This model should, therefore, consider the practice diversity, adapting actions to the multiple roles of being mother/fortress/wife/worker in the social context.
  • Participação das mães/pais no cuidado ao filho prematuro em unidade neonatal: significados atribuídos pela equipe de saúde Original Article

    Martínez, Josefina Gallegos; Fonseca, Luciana Mara Monti; Scochi, Carmen Gracinda Silvan

    Resumo em Português:

    Esse estudo tem como objetivo identificar e analisar os significados atribuídos pela equipe de saúde acerca da participação da mãe/pais no cuidado ao filho prematuro hospitalizado em um hospital público. Trata-se de um estudo com delineamento na abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e gravada de 23 profissionais. Os resultados mostraram que esta participação ainda é incipiente na unidade neonatal do hospital, mas há interesse da equipe de saúde em implementá-la, reconhecendo a sua importancia ao favorecer a estabilidade clínica do prematuro e seu processo de crescimento e desenvolvimento, possibilitar a interação mãe-filho e o estabelecimento do vínculo afetivo, bem como o treinamento materno para a alta do filho. Percebemos ainda, que a mãe ajuda a enfermagem nos cuidados do filho hospitalizado, executando cuidados de maternagem. Por outro lado, a presença dos pais modifica o ambiente da unidade neonatal, pois interfere com a dinâmica do trabalho, gera insegurança na equipe que se sente fiscalizada e há preocupação com as infecções hospitalares. Assim, esses significados em consonância com outros estudos em diferentes paises, nos levam refletir na necessidade de fundamentar a assistência ao prematuro em termos de construir coletivamente uma filosofía de cuidado que recupere conceitos sobre direitos humanos, cidadania, vínculo e apego mãe-filho, psicología pediátrica e ampliar o conceito de treinamento para a educação participativa em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tiene como objetivo identificar y analizar los significados atribuidos por el equipo de salud con relación a la participación de la madre/padre en el cuidado del niño prematuro hospitalizado en un hospital público. Se trata de un estudio con enfoque cualitativo. Los datos fueron recolectados a través de la entrevista semi-estructurada y grabada de 23 profesionales. Los resultados mostraron que, aún esta participación es incipiente dentro de la unidad neonatal hospitalaria, no obstante existe interés por parte del equipo de salud en implementarla, reconociendo su importancia al favorecer en la estabilidad clínica del prematuro y en su proceso de crecimiento y desarrollo; permitiendo de esta forma, la interacción madre-hijo y el establecimiento del vínculo afectivo, así como el entrenamiento materno para la futura alta. Se percibió que la madre ayuda al equipo de enfermería brindado cuidados al niño y realizando cuidados propios de su función materna. Por otro lado, la presencia de los padres modifica el ambiente dentro de la unidad neonatal, pues interfiere con la dinámica de trabajo, genera inseguridad en el equipo por sentirse fiscalizado, así mismo, existe la preocupación por infecciones hospitalarias. Estas situaciones en conformidad con otros estudios en diversos países, nos llevan a reflexionar sobre la necesidad de fundamentar la asistencia al prematuro hacia la construcción colectiva de una filosofía de cuidado que rescate conceptos con relación a los derechos humanos, ciudadanía, vínculo y apego madre-hijo, psicología pediátrica y de esta forma, ampliar el concepto de entrenamiento en educación participativa en salud.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study aims to identify and analyze the meanings the health team attributes to the parents' participation in the care of premature children hospitalized at a public hospital. Data were recorded and collected through semi-structured interviews performed with 23 professionals. The results show that parents' participation in the care of these children is still in an initial stage at the hospital's neonatal unit. However, there is interest from the health team to implement it because its importance is recognized in improving the clinical stability, the growth and development process of premature children. In addition to allowing for mother-child interaction and affective bonding, it prepares the mother for the child's discharge. The presence of the mother helps the nursing team by giving maternal care to the hospitalized child. On the other hand, the parents' presence interferes in the environment of the neonatal unit. It affects the work dynamics and creates insecurity among team workers, who feel supervised. Besides, there is concern regarding hospital infection. Thus, in accordance with other studies from different countries, these meanings entail reflections on the need to base the premature care in terms of collectively building a care philosophy that restores concepts of human rights, citizenship, bonding and mother-child attachment, pediatric psychology and also expands the concept of training for a participative health education.
  • A interferência do contexto assistencial na visibilidade do consumo de drogas por mulheres Original Article

    Oliveira, Jeane Freitas de; Paiva, Mirian Santos; Valente, Camila Motta Leal

    Resumo em Português:

    Considerando a crescente demanda por assistência à drogadição feminina e sua internacionalmente reconhecida especificidade, este estudo qualitativo, realizado em Salvador-Ba, no período de outubro/2003 a setembro/2004, com profissionais de saúde, propõe investigar se o contexto assistencial em que eles se encontram interfere na visibilidade do consumo feminino de drogas. Através da observação participante e da análise de conteúdo de entrevistas com dezenove profissionais, revelaram-se situações específicas quanto à visibilidade de mulheres usuárias de acordo com o local de atendimento ("instituição" versus "rua"). Diferenças na percepção da demanda, tipo de droga utilizado, idade, papéis sociais desempenhados e influência do parceiro para início e manutenção do consumo de drogas demonstraram que o contexto assistencial influencia na representação daqueles profissionais sobre as usuárias de drogas, o que pode interferir nas estratégias assistenciais implementadas. Recomenda-se a articulação entre os dois contextos assistenciais na unidade estudada e desta com outros serviços de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Considerando la creciente demanda por la asistencia a la drogadicción femenina y su internacionalmente reconocida especificidad, este estudio cualitativo, realizado en Salvador-Ba, en el período de octubre/2003 a septiembre/2004, con profesionales de salud, se propone investigar si el contexto asistencial en el cual se encuentran influye en la visibilidad del consumo de drogas en mujeres. A través de la observación participante y del análisis de contenido fueron entrevistadas diecinueve profesionales, quienes expresaron situaciones específicas en relación a la visibilidad de mujeres consumidoras de acuerdo con el lugar de atención ("las instituciones" versus "la calle"). Diferencias en la percepción de demanda, tipo de droga utilizada, edad, roles sociales desempeñados e influencia del compañero para inicio y continuidad en el consumo de drogas muestran que, el contexto asistencial influye en la representación de aquellos profesionales sobre las consumidoras, lo que puede interferir en las estrategias asistenciales utilizadas. Se recomienda la articulación entre los dos contextos asistenciales en la unidad estudiada y de esta con los otros servicios de salud.

    Resumo em Inglês:

    In light of the increasing demand for female drug addiction care and its internationally acknowledged specificity, this qualitative study was carried out in Salvador, BA, Brazil, from October 2003 to September 2004. It aimed to investigate whether the context of care in which participants are inserted interferes with the visibility of female drug addiction. Participant observation and content analysis of 19 interviews performed with health care practitioners revealed that some aspects of female drug addiction were perceived differently according to the context of care (institution versus outdoors): demand, kind of drug used, age, social roles and partner's influence in the initiation and maintenance of drug use. Since the context of care impacts the health care practitioners' representation of female drug users which in turn can affect the strategies devised for their care, we recommend that not only the contexts of care within the studied unit should be articulate, but these contexts with those from other health services as well.
  • A vivência de uma trabalhadora de enfermagem portadora de lesão "De Quervain" Original Article

    Leite, Patricia Campos; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa; Silva, Arlete

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo de caso qualitativo de abordagem fenomenológica sobre a experiência de uma mulher trabalhadora de enfermagem portadora de Lesão De Quervain, um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho. Objetivou-se compreender como é ser mulher trabalhadora de enfermagem, estando doente por um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, por meio de uma trabalhadora do Centro de Material e Esterilização de um hospital particular. Utilizou-se o referencial filosófico de Martin Heidegger para análise compreensiva do depoimento em questão. A análise revelou que o processo fisiopatológico da Lesão de De Quervain desencadeou mudanças na vida da trabalhadora, caracterizadas pelas manifestações dolorosas e especialmente pelas limitações físicas, gerando, assim, uma multiplicidade de sentimentos. A angústia se fez presente no processo de aceitação da doença, momento em que a trabalhadora percebe a fragilidade de sua existência e se reconhece como responsável pelo seu autocuidado, alcançando a autenticidade e transcendendo a doença.

    Resumo em Espanhol:

    El presente es un estudio de caso cualitativo fenomenológico sobre la experiencia de una mujer trabajadora portadora de la Lesión De Quervain, un disturbio osteomuscular relacionado al trabajo. Siendo el objetivo comprender como es el ser una mujer trabajadora de enfermería dentro del Centro de Material y Esterilización de un hospital particular con un disturbio osteo-muscular relacionado al trabajo. Se utilizó el referencial filosófico de Martín Heidegger para el análisis comprensivo de la entrevista. El análisis mostró que el proceso fisiopatológico originó cambios en su vida, caracterizados por las manifestaciones dolorosas y especialmente por limitaciones físicas, lo que generó una multiplicidad de sentimientos. La angustia esta presente dentro del proceso de aceptación de la enfermedad, momento en el cual, la trabajadora percibe la fragilidad de su existencia y se reconoce como responsable de su cuidado, alcanzando la autenticidad y transcendiendo la enfermedad.

    Resumo em Inglês:

    This is a case study with a phenomenological approach on the experience of a woman who works in nursing and suffers from the de Quervain's disease, an osteo-muscular disorder related to working conditions. This study aimed to understand what means to be a woman working in nursing and suffering from an osteo-muscular disorder related to working conditions through a worker of the Material and Sterilization Center of a private hospital. The philosophical referential from Martin Heidegger was used for the comprehensive analysis of the statement in question. The analysis revealed that the physiopathological process of the de Quervain's disease caused changes in the worker's life, characterized by painful manifestations and especially by physical limitations, which generate a multiplicity of feelings. Anguish is present in the process of accepting the disease, when the worker perceives the fragility of her existence and recognizes herself as the one responsible for her own care, reaching authenticity and transcending the disease.
  • A vulnerabilidade à tuberculose em trabalhadores de enfermagem em um hospital universitário Original Article

    Souza, Juliana Nery de; Bertolozzi, Maria Rita

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou identificar aspectos que podem potencializar a vulnerabilidade dos trabalhadores de enfermagem relacionada à tuberculose, por meio da verificação de indicadores de vida pessoal, trabalho e relativas ao conhecimento da enfermidade. A amostra compôs 81 trabalhadores de enfermagem envolvidos com a assistência nos turnos diurno e noturno do Hospital Universitário da USP, que responderam a um questionário sobre hábitos de vida e trabalho. A amostra integrou indicadores que induzem à vulnerabilidade à tuberculose: período longo de experiência profissional em hospital e jornada maior que 12 horas diárias. Os dados evidenciaram que auxiliares de enfermagem apresentam maior número de indicadores de vulnerabilidade, assim como os trabalhadores do noturno em geral. Parcela expressiva dos trabalhadores apresentou conhecimento equivocado sobre a enfermidade, apesar de prestarem assistência a pacientes com tuberculose. Os resultados evidenciam a necessidade de se difundir conhecimento apropriado sobre a enfermidade, já que esses trabalhadores constituem agentes no controle da tuberculose.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se buscó identificar aspectos que pueden potenciar la vulnerabilidad de los trabajadores de enfermería frente a la tuberculosis, utilizando la verificación de indicadores de vida personal, trabajo y los relacionados al conocimiento de la enfermedad. La muestra estuvo conformada por 81 trabajadores de enfermería involucrados con la asistencia en los turnos diurno y nocturno del Hospital Universitario de la USP, los cuales respondieron a un cuestionario sobre los hábitos de vida y de trabajo. A través de la muestra fue posible mostrar indicadores sobre la vulnerabilidad a la tuberculosis: una larga experiencia profesional en hospital y jornada con más de 12 horas diarias. Los datos mostraron que, auxiliares de enfermería y trabajadores del turno nocturno presentan mayor número de indicadores de vulnerabilidad. Gran parte de los trabajadores mostraron conocimiento equivocado sobre la enfermedad, a pesar de brindar atención a pacientes con tuberculosis. Los resultados evidenciaron la necesidad de difundir el conocimiento apropiado sobre la tuberculosis, ya que estos trabajadores constituyen agentes para su control.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify aspects that potentially increase the vulnerability of nursing workers to tuberculosis, through the verification of personal life, work and disease knowledge indexes. The sample is composed of 81 nursing workers involved with assistance in the night and day shifts at USP Teaching Hospital, who answered a questionnaire about life and work habits. The sample aggregated the indexes that increase vulnerability to tuberculosis: long professional experience in hospitals and work load longer than 12 hours. Data show that nursing auxiliaries and workers from the night shift in general have a higher number of vulnerability indexes.
  • Fatores psicossociais e comportamentais associados ao risco de DST/AIDS entre estudantes da área de saúde Original Article

    Dessunti, Elma Mathias; Reis, Alberto Olavo Advincula

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou identificar e comparar os fatores psicossociais e comportamentais associados ao risco de DST/aids entre estudantes do primeiro e do último ano dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Estadual de Londrina. Selecionou-se uma amostra de conveniência, composta pelos 263 alunos matriculados, tendo sido analisados os dados dos 183 estudantes sexualmente ativos (70,4%). Utilizou-se a estrutura do Modelo de Redução de Risco da Aids para a elaboração do questionário, adotando-se 5% como nível de significância estatística. Alguns fatores de risco foram identificados como a percepção de invulnerabilidade, a referência a múltiplos parceiros sexuais, o uso de bebidas alcoólicas antes das relações sexuais e o uso descontínuo ou não uso do preservativo. Conclui-se que esses fatores são comuns às duas séries, não havendo mudanças significativas com o passar do tempo e com a maior graduação dos alunos. Os alunos do último ano tendem a adotar a parceria única e parecem sentir-se mais seguros, diminuindo o uso do preservativo com seus parceiros sexuais.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar y comparar los factores psico-sociales y comportamentales asociados al riesgo de ETS/sida entre estudiantes del primero y del último año de los cursos de Enfermería y Medicina de la Universidad Estatal de Londrina. Fue seleccionada una muestra por conveniencia, compuesta por 263 alumnos matriculados, de los cuales fueron analizadas las informaciones de 183 estudiantes sexualmente activos (70,4%). Para la elaboración del cuestionario, se utilizó la estructura del Modelo de Reducción de Riesgo de Sida, adoptándose el 5% como nivel significativo. Algunos factores de riesgo fueron identificados tales como, la percepción por la falta de vulnerabilidad, múltiples compañeros sexuales, el uso de bebidas alcohólicas antes de las relaciones sexuales y la falta de uso o uso descontinuado del preservativo. Se concluyó que, esos factores son comunes a los dos grupos, no generándose cambios significativos al paso del tiempo, ni con el incremento en el nivel educativo de los mismos. Los alumnos del último año tienden a adoptar un único compañero, lo que les genera mayor seguridad, disminuyendo por tanto el uso de preservativo con sus parejas sexuales.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and compare psychosocial and behavioral factors associated to STD/AIDS risk among students enrolled in the first and last years of the Nursing and Medical Undergraduate Programs at State University of Londrina. A convenience sample was selected from 263 enrolled students, and the 183 students who were sexually active (70.4%) had their data assessed. The Aids Risk Reduction Model framework was used to design the questionnaire in which a 5% statistical significance level was considered. Some risk factors were identified such as the perception of invulnerability, multiple sexual partners, consumption of alcoholic beverages before intercourse, and the discontinuous use or no use of condom. The risk factors are common both to the freshman and senior students, with no significant differences related to the passage of time or to the students' higher educational level. Senior students tend to be monogamous which makes them feel safer and decrease the use of condom with their sexual partners.
  • Violência doméstica: do visível ao invisível Original Article

    Silva, Marta Angélica Iossi; Ferriani, Maria das Graças Carvalho

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou identificar e analisar as notificações de violência doméstica contra crianças, realizadas junto às Regionais de Saúde Guarulhos, os limites da atuação dos profissionais da saúde e o significado da violência doméstica contra a criança no cotidiano do seu trabalho. Caracteriza-se o cenário das notificações realizadas nos anos 2001 e 2002, no município, com o intuito de melhor compreender a realidade e subsidiar o diálogo com os dados colhidos através da abordagem qualitativa. Constatou-se predominância dos casos de negligência 45% das notificações, 26% de violência física e 14% de suspeita de violência sexual. Quem mais notificou foram os assistentes sociais, sendo responsáveis por 46% das notificações. Por meio das falas dos atores sociais, identificou-se duas categorias empíricas: "interfaces da violência" e "medo".

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo por finalidad identificar y analizar las notificaciones realizadas en las sedes de salud del municipio de Guarulhos, los límites en las acciones realizados por los profesionales y el significado de la violencia domestica en su cotidiano de trabajo. Fue descrito el escenario de las notificaciones realizadas en 2001 y 2002 con el objetivo de obtener una mejor comprensión de la realidad y apoyar el diálogo con las informaciones recolectadas a través de la investigación cualitativa. De los casos notificados constatamos un predominio de casos de negligencia en 45% de las notificaciones, así mismo, 26% fueron notificaciones de violencia física y 14% de las notificaciones fueron sospecha de violencia sexual. Quién más realizó las notificaciones fue el asistente social, siendo responsable por 46% de las mismas. A partir de las discusiones con los agentes sociales, identificamos dos categorías empíricas: "interfases de la violencia" y "miedo".

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and analyze notifications of domestic violence against children registered at the Regional Health Services in Guarulhos, São Paulo, Brazil; the limitations imposed to health professionals' actions and the meaning of domestic violence against children in the health professionals' routine. The notifications registered between 2001 and 2002 were characterized in order to better understand this reality and also to support the collected data through the qualitative approach. There is a predominance of negligence cases 45%, while 26% of the notifications related to physical violence and 14% to suspected sexual violence. Social workers registered the highest number of notifications, 46%. Based on the social agents' discourse, we identified two empirical categories: "interfaces of the violence" and "fear".
  • Práticas de alimentação complementar em crianças no primeiro ano de vida Original Article

    Parada, Cristina Maria Garcia de Lima; Carvalhaes, Maria Antonieta de Barros Leite; Jamas, Milena Temer

    Resumo em Português:

    Objetivou-se estudar práticas de alimentação complementar no primeiro ano de vida em Botucatu, SP, descrevendo-as segundo faixa etária e presença do aleitamento materno (AM). Foram entrevistados 1.238 acompanhantes das crianças menores de 1 ano vacinadas em Campanha de Multivacinação. Diferenças associadas à situação do AM foram identificadas pelo teste qui-quadrado e teste exato de Fisher. A introdução de alimentos complementares foi precoce, levando à baixa freqüência de aleitamento materno exclusivo (36,9% em <4 meses). Crianças menores de 4 meses consumiram chás (30,7%), crianças entre 4 e 6 meses consumiram frutas (54,1%), sopas (39,9%) e comida (19,2%). Sucos foram oferecidos a apenas 15,2% das crianças menores de 4 meses com desmame completo, água a 60%. Os dados apontam consumo de preparações inadequadas pela consistência: oferta de comida da família a crianças entre 6 e 8 meses (48,8%) e oferta de sopa a crianças acima de 8 meses (71,6%). Justificam-se no município intervenções focadas na alimentação complementar.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue estudiar las prácticas de alimentación complementaria en el primer año de vida de niños en la región de Botucatu, SP, las cuales fueron descritas según el grupo etáreo y las prácticas de lactancia materna (LM). Fueron entrevistados 1238 acompañantes de niños menores de 1 año vacunados en la Campaña de Vacunación Múltiple. Diferencias asociadas con la situación de LM fueron identificadas a través del test Chi-cuadrado y el test exacto de Fisher. La introducción de alimentos conplementarios fue precoz, lo que produjo una baja frecuencia en la lactancia materna exclusiva (36,9% en < 4 meses). Niños menores de 4 años consumieron mates (30,7%), entre 4 y 6 meses consumieron frutas (54,1%), sopas (39,9%) y comida (19,2%). Los jugos fueron ofrecidos apenas en 15,2% de los niños menores de 4 meses quienes ya no lactaban, y, agua en 60,0% de los casos. Los datos muestran prevalencia en el consumo de preparaciones inadecuadas con relación a su consistencia: oferta de comida por parte de la familia en niños entre 6 y 8 meses (48,8%) y oferta de sopa a niños mayores de 8 meses (71,6%). Se sugiere que el municipio realice intervenciones enfocando la alimentación suplementaria.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate complementary feeding practices during children's first year of life in Botucatu, SP, Brazil. Practices were described according to the age range and the breastfeeding (BF) practice. Data were collected during a multi-vaccination campaign through the interview of 1,238 individuals who accompanied children younger than one year old being vaccinated. Differences associated with the BF situation were identified by the chi-square test and Fisher's exact test. The early introduction of complementary food was observed, which led to the low frequency of exclusive breastfeeding (36.9% <4 months). Children younger than 4 months old consumed tea (30.7%); children between 4 and 6 months old consumed fruits (54.1%), soups (39.9%) and home-made food (19.2%). Juice was offered only to 15.2% of children younger than 4 months old who were completed weaned, 60% of the children was offered water. Data show that the consistence of the food consumed was inappropriate: children between 6 and 8 months old were offered the family's regular food (48.8%) and children older than 8 months (71.6%) were offered soup. Therefore, interventions focused on complementary feeding are justified on the city.
  • O brincar em sala de espera de um ambulatório infantil na perspectiva de crianças e seus acompanhantes Original Article

    Pedro, Iara Cristina da Silva; Nascimento, Lucila Castanheira; Poleti, Livia Capelani; Lima, Regina Aparecida Garcia de; Mello, Débora Falleiros de; Luiz, Flávia Mendonça Rosa

    Resumo em Português:

    O brincar é uma das formas que a criança tem para se comunicar com o mundo que a rodeia. O objetivo deste estudo descritivo-exploratório foi compreender a experiência do brincar para a criança e seu acompanhante, que permanecem em sala de espera ambulatorial. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com 12 crianças e seus acompanhantes. A análise dos dados permitiu a identificação de três temas: tempo de espera: "não tem jeito, tem que esperar"; aproveitando para brincar: tornando o ambulatório um espaço agradável e o brinquedo como mediador das relações. O brincar mostra-se como uma efetiva estratégia de intervenção da enfermagem pediátrica, para auxiliar a criança na superação de barreiras impostas pelo atendimento. É um recurso facilitador do processo de comunicação entre as crianças, acompanhantes e profissionais, que muito contribui para a melhoria do cuidado prestado.

    Resumo em Espanhol:

    Jugar es una de las formas que el niño tiene para comunicarse con el mundo que lo rodea. La finalidad de este estudio descriptivo-exploratorio fue comprender sobre la experiencia que el niño y su acompañante tienen con relación al jugar mientras permanecen en la sala de espera. Se realizaron entrevistas semi-estructuradas con 12 niños y sus responsables. Mediante el análisis de los datos fue posible identificar tres temas: tiempo de espera: "no se puede hacer nada, hay que esperar"; aprovechando para jugar: convirtiendo el servicio de ambulatorio en un espacio agradable siendo el juguete un mediador en estas relaciones. El acto de jugar se muestra como una estrategia efectiva de intervención en enfermería pediátrica, como una forma de ayudar al niño a superar los obstáculos impuestos durante la atención. Es un recurso que facilita el proceso de comunicación entre los niños, acompañantes y profesionales y que contribuye para mejorar el cuidado brindado.

    Resumo em Inglês:

    Playing is one way children use to communicate with the world that surrounds them. This descriptive-exploratory study aimed to understand the experience of playing for children and their companions in an outpatient waiting room. We performed semi-structured interviews with 12 children and those responsible for them. In the data analysis, three themes were identified: waiting time: "there is no other way, you have to wait"; using the time to play: turning the clinic into a more pleasant space; and the toy as a relations mediator. Playing is revealed to be an effective pediatric nursing intervention strategy in helping the child to overcome barriers imposed by the assistance. This resource favors the communication process among children, companions and professionals and, thus, greatly contributes to improve the care delivery.
  • Avaliação dos percentis de crescimento de crianças com cardiopatias congênitas Original Article

    Silva, Viviane Martins da; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Araujo, Thelma Leite de

    Resumo em Português:

    O propósito do presente estudo foi avaliar a correlação entre as medidas antropométricas de crianças com cardiopatias congênitas com os percentis que representam seus indicadores de crescimento. Foram realizadas 135 avaliações antropométricas de crianças com cardiopatias congênitas, internadas num hospital especializado em doenças cardíacas da cidade de Fortaleza / Ceará. Para avaliação do crescimento, foram calculados os percentis de altura por idade, peso por altura e peso por idade. A média de idade das crianças foi de 4,74 meses (+ 3,78) e 66,7% das crianças eram do sexo masculino. As medianas dos três percentis apresentaram valores abaixo do percentil 10, indicando grande proporção de valores na faixa considerada de risco. A prega subescapular esteve correlacionada de forma positiva com os três percentis. Os valores dos percentis estudados indicaram atraso de crescimento.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito del presente estudio fue evaluar la correlación entre las medidas antropométricas de niños con cardiopatías congénitas con los percentiles que representan los indicadores de crecimiento. Se realizaron 135 evaluaciones antropométricas de niños con cardiopatías congénitas internados en un hospital especializado en enfermedades cardíacas de la ciudad de Fortaleza / Ceará. Para evaluar el crecimiento fueron calculados los percentiles de talla por edad, peso por talla y peso por edad. La media de edad de los niños fue de 4,74 meses (+ 3,78), siendo que 66,7% de los niños eran del sexo masculino. Las medianas de los tres percentiles presentaron valores por debajo del percentil 10, lo que indica una gran proporción de valores dentro del grupo considerado de riesgo. El pliegue subescapular estuvo correlacionado de forma positiva con los tres percentiles. Los valores de los percentiles estudiados indicaron retraso en el crecimiento.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to evaluate the correlation between anthropometric measures of children with congenital heart disease with percentiles that represent their growth indicators. Anthropometric evaluations of 135 hospitalized children with congenital heart disease were performed in a hospital specialized in cardiac diseases in Fortaleza, CE, Brazil. For the growth evaluation, percentiles of height by age, weight by height and weight by age were calculated. Children's average age was 4.74 months (+ 3.78) and 66.7% of the children were male. The medians of the three percentiles presented values below percentile 10, indicating a high proportion of values considered of risk. The subscapular thickness presented positive correlation with the three percentiles. The values of percentiles studied indicated growth delay.
  • Familiares visitantes e acompanhantes de adultos e idosos hospitalizados: análise da experiência na perspectiva do processo de trabalho em enfermagem Original Article

    Bocchi, Silvia Cristina Mangini; Silva, Lucía; Juliani, Carmen Maria Caquel Monti; Spiri, Wilza Carla

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo qualitativo, utilizando-se como referencial metodológico a Grounded Theory e como referencial teórico o Processo de Trabalho em Enfermagem, para compreender o papel assumido pelo enfermeiro perante as normas e rotinas hospitalares, relativas aos familiares visitantes e acompanhantes de adultos e idosos internados em um Hospital Universitário. A análise dos dados permitiu a identificação do tema: definindo-se a modalidade de apoio familiar durante a hospitalização, que reúne duas categorias principais: tornando-se familiar visitante e tornando-se familiar acompanhante. Por meio da análise, pôde-se aprofundar a compreensão do quanto as regras estabelecidas, com o objetivo de disciplinar e tornar eficiente o trabalho desenvolvido no hospital, podem explicitar o desprovimento de autonomia no processo de trabalho, para modificar as relações nesse contexto e o quanto a apropriação do familiar como parte da equipe de saúde, está distante de ser pensada no concreto das instituições.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio cualitativo que utiliza como referencial metodológico la Grounded Theory y como referencial teórico el Proceso de Trabajo en Enfermería para comprender el rol asumido por el enfermero frente a las normas y rutinas hospitalarias, de los familiares visitantes y de los acompañantes de adultos y ancianos internados en un hospital universitario. El análisis de los datos permitió la identificación del tema: definiéndose la modalidad de apoyo familiar durante la hospitalización, que reúne dos categorías principales: tornándose un familiar visitante y tornándose un familiar acompañante. Por medio del análisis, se puede profundizar la comprensión acerca de las reglas establecidas que, con el objetivo de disciplinar y hacer eficiente el trabajo desarrollado en el hospital, permite explicar la ausencia de autonomía en el proceso de trabajo, para de esta forma, modificar las relaciones en este contexto y resaltar la integración a la institución del familiar como parte del equipo de salud.

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative study using Grounded Theory as the methodological reference and the Process of Work in Nursing as the theoretical reference in order to understand the role assumed by nurses regarding hospital norms and routines applied to family visitors and companions of adult and elderly patients in a teaching hospital. Data analysis identified the theme: defining the modality of family support during hospitalization. This theme aggregates two main categories: becoming the family visitor and becoming the family companion. Through the analysis, it could be observed how established rules, which aims at disciplining and developing an efficient work in the hospital, can expose the lack of autonomy in the work process to modify relations in this context and how the familiar appropriation, as part of the health team, is far from being considered in the institutions.
  • Variáveis associadas à ocorrência de quedas a partir dos diagnósticos de enfermagem em idosos atendidos ambulatorialmente Original Article

    Moreira, Marcia Duarte; Costa, Andréa Rodrigues; Caldas, Célia Pereira

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, no qual são delineadas variáveis associadas à ocorrência de quedas nos idosos atendidos ambulatorialmente, a partir dos diagnósticos de enfermagem. Foram investigados os registros de dados dos prontuários de 490 idosos a partir de 60 anos. As variáveis sofreram análise univariada e bivariada (p<0,05). A variável dependente - ocorrência de quedas - obteve prevalência de 30% com maior proporção no sexo feminino. Foi encontrada associação positiva e independente com os seguintes diagnósticos de enfermagem: perda de equilíbrio (p<0,001), pressão arterial elevada (p<0,001), fraqueza (p<0,025) e incontinência urinária (p<0,025). Não se observou associação entre quedas e os diagnósticos: visão alterada, audição alterada, dores osteoarticulares, marcha alterada e hipotensão postural. O estudo demonstra a importância de se trabalhar melhor as questões relativas às variáveis que apresentaram associação positiva com a ocorrência de quedas, na abordagem de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo - exploratorio con enfoque cuantitativo, en el cual son mencionadas variables asociadas con caídas de ancianos atendidos ambulatoriamente, en base a los diagnósticos de Enfermería. Fueron investigados los registros de informaciones de las historias clínicas de 490 personas ancianas a partir de 60 años. Fue utilizado el análisis estadístico univariado y bivariado (p <0,05). La variable dependiente - ocurrencia de caídas - tuvo una prevalencia de 30%, siendo mayor en el sexo femenino. Se encontró una asociación positiva e independiente con los siguientes diagnósticos de enfermería: pérdida de equilíbrio (p <0,001), presión arterial alta (p <0,001), debilidad (p <0,025) e incontinencia urinaria (p <0,025). No se observó asociación entre las caídas y los siguientes diagnósticos: visión alterada, audición alterada, dolores osteo-articulares, marcha alterada e hipotensión postural. El estudio demuestra la importancia de ser trabajados por enfermería aspectos relacionados con las variables que presentan asociación directa con las caídas.

    Resumo em Inglês:

    This is an exploratory descriptive study with a quantitative approach, in which variables associated to the occurrence of falls observed in elderly assisted in an outpatient clinic are delineated from the nursing diagnoses. Data from the files of 490 elderly with age between 60 and 98 years old were investigated. Univariate and bivariate statistical analyses were performed (p <0,05). The dependent variable, occurrence of falls, was prevalent in 30% of the cases and occurred with more frequency among females. A positive and independent association with the following diagnoses of Nursing was found: loss of balance (p <0,001), high blood pressure (p <0,001), weakness (p <0,025) and urinary incontinence (p <0,025). No association was observed for: altered vision, altered audition, joints pain, altered march and postural hypotension. The study shows the importance of working issues related to the variables that presented positive association with the occurrence of falls in the nursing practice.
  • Retenção urinária pós-operatória: avaliação de pacientes em uso de analgesia com opióides Original Article

    Fernandes, Maria do Carmo Barretto de Carvalho; Costa, Verônica Vieira da; Saraiva, Renato Ângelo

    Resumo em Português:

    Os objetivos deste estudo foram determinar a incidência de retenção urinária pós-operatória em pacientes que estavam em uso de analgesia com opióides e descrever o método utilizado para esvaziamento vesical. Trata-se de uma série prospectiva e consecutiva de 1.316 pacientes cirúrgicos de 9/1999 a 4/2003. Dos 1.316 pacientes, 594 não usaram cateterismo de demora no pré-operatório. Desses, 128 pacientes apresentaram retenção urinária, com incidência de 22% (128/594). Houve associação estatisticamente significativa entre a ocorrência de retenção urinária e uso da analgesia peridural contínua (p=0,009). Cerca de 69% dos pacientes apresentaram micção espontânea após a realização de apenas um cateterismo. A incidência de retenção urinária encontrada é semelhante à literatura, sendo mais freqüente em homens e naqueles submetidos à analgesia peridural contínua. Sugere-se orientação e vigilância adequada pela equipe de enfermagem, com ênfase no cateterismo vesical intermitente asséptico, na ocorrência de retenção urinária para prevenção de complicações do trato urinário.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos de este estudio fueron determinar la incidencia de retención urinaria post-operatoria en pacientes que se encontraban en uso de analgésicos opioides, así como describir el método utilizado en el vaciado vesical. Se trata de una serie prospectiva y consecutiva de 1.316 pacientes quirúrgicos, estudiados de septiembre de 1999 a abril de 2003. De ellos, 594 pacientes no usaron cateterismo de demora en el pre-operatorio. Así mismo, 128 pacientes de este grupo presentó retención urinaria, con una incidencia del 22% (128/594). Hubo una asociación estadísticamente significativa entre la ocurrencia de retención urinaria y el uso de analgesia epidural continua (p=0,009). El 69% de los pacientes presentó una micción espontánea luego de haber realizado apenas un cateterismo. La incidencia de retención urinaria encontrada es semejante a la descrita en la literatura, siendo más frecuente en hombres, así como en aquellos pacientes sometidos a analgesia epidural continua. Se sugiere una orientación y vigilancia adecuadas por el equipo de enfermería, haciendo énfasis en el cateterismo vesical intermitente aséptico, durante el transcurso de la retención urinaria, para prevenir complicaciones del tracto urinario.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed to determine the occurrence of urinary retention in patients using opioid analgesic and to describe the method used for vesical relief. A prospective and consecutive series of 1,316 patients undergoing surgery from September 1999 to April 2003 and using opioids post surgery were studied. From the 1,136 patients, 594 did not use urinary catheters pre-surgery. From these 594 patients, 128 (22%) suffered post operative urinary retention. Urinary retention was significantly related to the use of continuous epidural analgesia (p=0.009). About 69% of patients experiencing urinary retention post surgery returned to spontaneous micturition following a single catheterization. The incidence found of urinary retention was similar to the literature, more frequent in men who received continuous epidural analgesia. The findings suggest orientation and careful nursing team observation of post operative micturition, emphasizing the intermittent aseptically catheterization for urinary retention in order to prevent potential complications of the urinary tract.
  • Avaliação do suporte social entre pacientes cardíacos cirúrgicos: subsídio para o planejamento da assistência de enfermagem Original Article

    Moraes, Talita Poliana Roveroni; Dantas, Rosana Aparecida Spadoti

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo e transversal com objetivo de medir o suporte social de indivíduos internados para tratamento cirúrgico de cardiopatias e verificar as relações existentes entre suporte social e variáveis sociodemográficas. Os dados foram coletados no período de maio de 2004 a junho de 2005. Participaram do estudo 86 sujeitos, sendo 47 homens, 58 casados, com idade média de 53 anos. Quanto ao suporte social, em um intervalo possível de 1 a 5, constatou-se média de 4,2+0,74 (intervalo de 1,92 a 5) para o suporte emocional e de 4,2+0,6 (intervalo de 2,3 a 5) para o suporte instrumental, indicando elevada satisfação e disponibilidade quanto aos suportes recebidos. Houve correlações fracas e estatisticamente significantes entre os suportes instrumental e emocional e a idade dos participantes e entre suporte instrumental e escolaridade. Não foram encontradas diferenças na percepção do suporte social quanto ao sexo e a situação conjugal dos sujeitos do estudo.

    Resumo em Espanhol:

    Las finalidades de este estudio descriptivo y transversal fueron medir el apoyo social de individuos hospitalizados para tratamiento quirúrgico de cardiopatías y verificar las relaciones existentes entre el apoyo social y las variables sociodemográficas. La recopilación de datos ocurrió entre mayo de 2004 y junio de 2005. Participaron del estudio 86 individuos, 47 de los cuales eran hombres, 58 casados, con edad promedio de 53 años. Con respecto al apoyo social, en un intervalo de 1 a 5, se observó una media de 4,2+0,74 (intervalo de 1,92 a 5) para el apoyo emocional, y de 4,2+0,6 (intervalo de 2,3 a 5) para el apoyo instrumental, lo que indica alta satisfacción y disponibilidad con relación a los apoyos recibidos. Se constató correlaciones bajas y estadísticamente significativas entre los apoyos instrumental - emocional y la edad; y entre el apoyo instrumental y la escolaridad. No fueron encontradas diferencias entre el apoyo social con relación al sexo y situación conyugal de los participantes.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive and cross-sectional study aimed to measure social support among subjects hospitalized for surgical treatment of cardiac diseases and to verify the relations between social support and socio-demographic variables. Data were collected between May, 2004 and June, 2005. A total of 86 patients were studied, 47 men, 58 married and the average age was 53 years old. Regarding social support, in an interval from 1 to 5, we found an average of 4.2+0.74 (interval of 1.92 to 5) for the emotional support and 4.2+0.6 (interval of 2.3 to 5) for the instrumental support, which indicate high satisfaction and availability of received supports. We found weak but statistically significant correlations between instrumental and emotional supports and the participants' age and between instrumental support and years of education. We did not find any differences in the perception of social support in terms of participants' gender and marital status.
  • A amputação na percepção de quem a vivencia: um estudo sob a ótica fenomenológica Original Article

    Chini, Gislaine Cristina de Oliveira; Boemer, Magali Roseira

    Resumo em Português:

    Diante da inquietação com a questão da amputação, suas implicações e sentimentos experimentados pela pessoa que a vivencia, realizou-se esse estudo, com a proposta de compreender esse fenômeno. Inicialmente, a revisão da literatura possibilitou conhecer esse tema sob diversos enfoques, além de permitir a apropriação de algumas idéias do pensamento filosófico de Merleau-Ponty sobre o corpo e a percepção. Após o conhecimento sob essa ótica, realizou-se entrevistas com as pessoas submetidas à amputação, habitando seu mundo, ouvindo seus depoimentos. Compartilhando desses momentos, pôde-se compreender seus significados, a partir da experiência de quem os vivencia, expressando-os sob a forma de seis categorias temáticas. Desse modo, foi possível desvelar algumas facetas do fenômeno amputação, à luz do referencial fenomenológico, além de compreender a pessoa amputada em sua situcionalidade, tal como ela se mostra em si mesma, em sua essência.

    Resumo em Espanhol:

    Frente a las circunstancias de amputación, sus implicaciones y sentimientos vividos, este estudio fue realizado con la propuesta de comprender este fenómeno. Inicialmente, la revisión de la literatura permitió conocer el tema desde diversos enfoques, además de permitir la adquisición de algunas ideas sobre el pensamiento filosófico de Merleau-Ponty con respecto al cuerpo y la percepción. Posteriormente al obtener conocimiento sobre esta óptica fueron realizadas entrevistas con las personas quienes fueron sometidas a una amputación, para poder introducirnos en su mundo y escuchar sus expresiones. A partir de esos momentos se pudo comprender el significado de quien lo vive; manifestaciones que son descritas por medio de seis categorías temáticas. De esta forma, fue posible mostrar algunas fases del fenómeno de amputación bajo la óptica del referencial fenomenológico, así como, comprender a la persona amputada en toda su magnitud, tal como ella se manifiesta en sí misma en su esencia.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand the implications and feelings associated with the experience of amputation. The literature review allowed the knowledge of this phenomenon under several perspectives, besides the appropriation of some ideas of the philosopher Merleau-Ponty about body and perception. After this initial knowledge, interviews were performed with people who underwent amputation, by living in their world and listening to their statements. By sharing these moments, it was possible to understand meanings from the perspective of those who experience it, which led to six thematic categories. In addition to understanding those who underwent amputation in their context and in their essence, some facets of this phenomenon were revealed through the phenomenological referential.
  • Educação em saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo Review Articles

    Souza, Luccas Melo de; Wegner, Wiliam; Gorini, Maria Isabel Pinto Coelho

    Resumo em Português:

    Objetiva-se, com este artigo, tecer reflexões acerca da importância da atuação do enfermeiro por meio de estratégias de educação em saúde aos cuidadores leigos, atores fundamentais no processo saúde/doença. Trata-se de reflexão temática, construída a partir de busca bibliográfica, através da qual se discute o papel desses cuidadores nas diferentes etapas do ciclo vital. Tomando como base sua atual participação no cenário brasileiro, buscam-se estratégias para incluí-los na assistência de saúde, tendo em vista a pouca relevância que as Políticas Públicas têm demonstrado a eles. Assim, o enfermeiro, como educador em saúde, deve buscar oferecer subsídios aos cuidadores leigos para que escolham as alternativas disponíveis, durante a fase em que cuidam dos doentes, sem que essa função acarrete prejuízo à sua saúde. Conclui-se que a educação em saúde pode ser alternativa para oferecer atenção aos cuidadores leigos, tendo o enfermeiro papel indispensável no desenvolvimento de suas estratégias.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene por objetivo reflexionar acerca de la importancia de la intervención de enfermería a través de estrategias de educación en salud, para los cuidadores legos, actores fundamentales en el proceso salud/enfermedad. Se trata de una reflexión temática, construida por medio de la búsqueda bibliográfica, a través de la cual se discute el rol de los cuidadores en las diferentes etapas del ciclo vital. Tomando como base la actual participación de los cuidadores legos en el escenario brasileño, se buscan estrategias para incluirlos en la asistencia de salud teniendo en vista la poca relevancia que las Políticas Públicas les han demostrado. Así, el enfermero, como educador en salud, debe ofrecer subsidios a los cuidadores legos para que sean capaces de escoger entre las alternativas disponibles para el cuidado de los enfermos, de forma tal que esta función no perjudique la salud del paciente. Se concluye que la educación en salud puede ser una forma alternativa para ofrecer atención de salud a los cuidadores legos, siendo el rol del enfermero indispensable para el desarrollo de estrategias.

    Resumo em Inglês:

    This article aimed to reflect about the importance of the role nurses perform in strategies of health education to lay caregivers, who are important actors in the health/disease process. It is a thematic reflection, built through bibliographic review, which discusses the role of lay caregivers in different stages of the life cycle. Considering the participation of lay caregivers in the Brazilian reality, strategies have been sought to include them in the health care, given the little attention Public Policies have given to them. Therefore, the nurses as health educators, must offer support to the lay caregivers helping them to choose among available alternatives, while delivering care, to not harm their own health. Concluding, health education can be an alternative to offer attention to the lay caregivers, while the nurse has important role in the development of alternatives.
  • Cenários de educação para o manejo de pacientes com insuficiência cardíaca Review Articles

    Aliti, Graziella Badin; Rabelo, Eneida Rejane; Domingues, Fernanda Bandeira; Clausell, Nadine

    Resumo em Português:

    A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) apresenta, além da magnitude dos dados epidemiológicos, características relevantes, incluindo hospitalizações freqüentes devidas à exacerbação dos sinais e sintomas, que devem ser mais amplamente abordados para reduzir o impacto negativo da doença sobre o sistema público de saúde. Com o advento dos vários ensaios clínicos na área de ICC, o tratamento da doença passou a ser mais complexo, necessitando de uma estrutura organizada para o atendimento de pacientes por ela acometidos. A educação, nesse contexto, é considerada essencial para reduzir a morbimortalidade. O cenário, para o início ou a continuidade do processo educativo, pode ser hospitalar (internação), ambulatorial, domiciliar, hospital-dia ou, ainda, ser uma combinação desses ambientes. Os principais pesquisadores nessa área reconhecem e estimulam a investigação de outros caminhos, que melhorem os resultados no tratamento farmacológico e não-farmacológico. Neste artigo, revisaremos dados contemporâneos, abordando os diversos cenários da educação para o manejo de pacientes com ICC.

    Resumo em Espanhol:

    La insuficiencia cardiaca congestiva (ICC) además de la magnitud epidemiológica, presenta características relevantes, entre las que se incluyen hospitalizaciones frecuentes debidas a la exacerbación de signos y síntomas, los cuales deben ser ampliamente abordados para reducir el impacto negativo de la enfermedad en el sistema público de salud. Con la aparición de nuevos ensayos clínicos en el área de ICC, el tratamiento pasó a ser más complejo, surgiendo la necesidad de una estructura más organizada para la atención de los pacientes afectados. En este contexto, la educación es considerada esencial para reducir la morbimortalidad, siendo el escenario ideal para dar continuidad en el proceso educativo, el ambiente hospitalario (internación), el ambiente de ambulatorio, el domiciliar, en la rutina diaria del hospital, o en la combinación de éstos. Investigadores del área reconocen y estimulan a la investigación, de tal modo que sea posible mejorar los resultados en el tratamiento farmacológico y no-farmacológico. En este artículo revisaremos información contemporánea, abordando los diversos escenarios de educación para el manejo del pacientes con ICC.

    Resumo em Inglês:

    Congestive heart failure (CHF) presents, besides the magnitude of epidemiological data, relevant characteristics, including frequent hospitalizations caused by severe signs and symptoms, which should be studied to reduce the negative impact of the disease on the public health system. With the advent of several clinical trials in the area of CHF, the treatment has become more complex, with the need of a more organized structure to assist these patients. Education is considered essential to reduce morbidity and mortality. The setting, to begin or to continue the educational process, can be a hospital (hospitalization), outpatient clinic, home, a day-hospital or yet, a combination of these. The main researches in this area recognize and motivate an investigation of other paths to get better results in the pharmacological and non-pharmacological treatments. In this study we review recent data, approaching several educational settings in the management of patients with CHF.
  • Cuidados paliativos ao portador de câncer: reflexões sob o olhar de Paterson e Zderad Review Articles

    Santos, Míria Conceição Lavinas; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Fernandes, Ana Fátima Carvalho

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo reflexivo que apresenta a abordagem do Cuidado Paliativo de Enfermagem ao portador de câncer, fora de possibilidade terapêutica, sob o olhar dos pressupostos da Teoria Humanística de Enfermagem de Paterson e Zderad. O Cuidado Paliativo tem por finalidade proporcionar ao paciente e sua família melhor qualidade de vida. Quando o enfermeiro, ao cuidar do paciente portador de câncer fora de possibilidade terapêutica, aplica o referencial da Teoria Humanística em combinação com a terapêutica do Cuidado Paliativo, é possível reconhecer cada ser como existência singular em sua situação. Desse modo, propicia entender seu significado e compeendê-lo no processo de sua doença.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio reflexivo que presenta un enfoque del Cuidado Paliativo de Enfermería para aquel portador de cáncer sin posibilidad terapéutica, de acuerdo con los supuestos de la Teoría Humanística de Enfermería de Paterson y Zderad. El Cuidado Paliativo tiene como finalidad proporcionar al paciente y a su familia una mejor calidad de vida. Cuando el enfermero, al cuidar del paciente portador de cáncer sin posibilidad terapéutica, aplica el referencial de la Teoría Humanística en combinación con la terapia del Cuidado Paliativo, le es posible reconocer la existencia singular de cada ser. De este modo es posible entender su significado y comprenderlo dentro del proceso de su enfermedad.

    Resumo em Inglês:

    This reflective study presents the approach of the Nursing Palliative Care to the cancer patient without therapeutic possibility according to the Paterson and Zderad's Humanistic Nursing Theory. The palliative care aims to provide the patient without therapeutic possibility and his family better quality of life. When the nurse, in addition to delivering palliative care to the cancer patient, uses the Humanistic Theory, (s)he starts to recognize each person as a singular existence. This recognition permits one to understand the person's meaning in the process of his(er) disease.
  • O ensino da saude da mulher em cursos de graduação em enfermagem Short Communications/cases Accounts

    Alencar, Neiva Gomes de; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva; Ruiz-Moreno, Lídia

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva analisar o ensino da Saúde da Mulher nos Cursos de Enfermagem da cidade de São Paulo, caracterizando os docentes e os processos pedagógicos neles vivenciados. Aplicou-se questionário a 17 docentes responsáveis por este ensino. Observa-se boa qualificação docente e tempo de docência, predominantemente, superior a 05 anos. A maioria dos professores tem curso de formação docente e atuam em regime parcial ou hora-aula. A denominação "Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher" é a mais adotada nos cursos. Os processos pedagógicos mostram uma tendência de ampliação dos referenciais conceituais, mantendo-se a aula expositiva como a estratégia fundamental e, a prova escrita como instrumento avaliativo prioritário. O ensino da Saúde da Mulher apresenta, assim, incorporação de perspectiva mais crítica sobre saúde da mulher, contando com a participação de professores titulados e apresentando situações de aprendizagem que transitam entre a transmissão e a construção ativa.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo analizar la enseñanza en Salud de la Mujer a nivel de graduación de Enfermería en la ciudad de São Paulo, describiendo a los docentes y sus procesos pedagógicos. Se aplicó un cuestionario a 17 docentes responsables por materias relacionadas a la Salud de la Mujer. Fue observada una buena calificación del docente y un tiempo de la enseñanza superior a cinco años. La mayoría de los profesores tienen formación pedagógica y trabaja en un régimen de tiempo parcial o por hora/ clases. La denominación "Asistencia de Enfermería en Salud de la Mujer" es adoptada en la mayoría de las facultades y escuelas. Los procesos pedagógicos muestran una tendencia de ampliar los referenciales conceptuales; siendo aún mantenida la clase expositiva como estrategia fundamental y la prueba escrita como instrumento prioritario para la evaluación. La perspectiva de la enseñanza en Salud de la Mujer es mas crítica por parte de los docentes, quienes por tener algo nivel académico favorecen al aprendizaje, el cual se da entre la transmisión y la construcción activa.

    Resumo em Inglês:

    This article aimed to analyze the Women's Health Education in the Nursing courses in São Paulo, SP, Brazil, characterizing faculty members and the pedagogical processes implemented. A questionnaire was carried out with 17 professors responsible for the teaching. It was possible to observe good qualification of the faculty members, in its majority with teaching experience superior to five years. In addition, most of the professors have teaching education with partial dedication to teaching and research or work per hour. The denomination "Women's Health Nursing Assistance" is adopted by the majority of courses. The pedagogical processes tend to extend conceptual references, keeping expositive classes as the main teaching strategy and written tests are the most applied evaluation method. The teaching of woman's health presents, therefore, a more critical perspective about woman's health with the participation of graduate professors and learning situations that integrate both the transmission and the active construction of knowledge.
  • Errata

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