Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos CEDES, Volume: 39, Número: 108, Publicado: 2019
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL: DIVERSIDADE, POLÍTICAS E PRÁTICAS Apresentação

    Mazza, Débora; Varani, Adriana; Spigolon, Nima Imaculada; Rossin, Elizabeth
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL, INSTITUCIONALIZAÇÃO DO TEMPO LIVRE: OUTRAS LÓGICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO LUSO-BRASILEIRO Dossiê

    Rodrigues, Juliana Pedreschi; Gonçalves, José Luís; Garcia, Valéria Aroeira; Gonçalves, Daniela

    Resumo em Português:

    RESUMO: A finalidade principal do presente artigo é refletir sobre os debates que circundam a educação integral. Baseado em revisão bibliográfica de estudos específicos sobre essa temática, propõe um breve diálogo entre concepções de educação integral no Brasil e em Portugal, articulando-as com propostas no campo da educação não formal. São apresentadas observações sobre as peculiaridades da educação integral em ambos os países, atentos para outros jeitos de organizar o processo educacional, escapando de uma única lógica e do risco de institucionalização cada vez maior do tempo livre.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The main purpose of the article is to reflect on the debates surrounding full-time education, and based on a bibliographical review of specific studies on the subject, to propose a brief dialogue between the conceptions of full-time education in Brazil and Portugal, articulating them with proposals in the field of non-formal education. Observations on the peculiarities of full-time education in both countries are presented here, attentive to other ways of organizing the educational process, escaping from a single logic and the risk of institutionalization of free time.
  • A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DIANTE DE RETROCESSOS SOCIAIS Dossiê

    Modesto, Crislaine Matozinhos Silva; Mazza, Débora; Spigolon, Nima Imaculada

    Resumo em Português:

    RESUMO: O artigo aborda os desafios da formação humana integral, diante da eminência de retrocessos sociais. A partir da análise de fontes documentais e legais, o texto persegue a construção conflituosa e contraditória do Estado democrático de direito expresso na Constituição Federal de 1988, que alçou os direitos sociais ao estatuto de direitos fundamentais. Sugere que a Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016 representa um retrocesso no campo dos direitos sociais, com consequências imprevisíveis para a democracia, a educação e a educação integral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The article addresses the challenges of full-time human formation, in the face of the eminence of social setbacks. From the analysis of documentary and legal sources, the text pursues the construction of the Democratic State of Law expressed in the Federal Constitution of 1988 that raised social rights to the status of fundamental rights. It suggests that Constitutional Amendment 95/2016 represents a setback in the field of social rights with unpredictable consequences for democracy, education and integral education.
  • A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRA A EDUCAÇÃO INTEGRAL? O QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TÊM A NOS DIZER Dossiê

    Varani, Adriana; Campos, Cristina Maria; Rossin, Elizabeth

    Resumo em Português:

    RESUMO: O artigo aborda como a formação humana pode integrar a educação integral nos contextos de resistência à estrutura escolar, em que tempos e espaços cindidos promovem reprodução de relações desumanizantes. Com uma abordagem qualitativa da pesquisa, contextualizou-se política e conceitualmente o tema. Em seguida, foi feito o registro narrativo da experiência com alfabetização de uma professora de escola pública para refletir sobre como as dimensões ética e estética podem se materializar na educação integral. Essa materialização indica a potência de recriação do trabalho pedagógico como ato responsável para o reconhecimento das crianças como autoras de seu processo de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The article discusses how human education can integrate full-time education in contexts of resistance to school structure in which split time and spaces promote the reproduction of dehumanizing relationships. Using a qualitative approach, the topic is contextualized politically and conceptually. Furthermore, there is a narrative record of literacy experience in a public school in order to reflect on how ethical and aesthetic dimensions can be materialized in full-time education. This materialization indicates the power of re-creation of pedagogical practice as a responsible act for the recognition of children as authors in their own learning process.
  • ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VERSUS FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, SÃO PAULO Dossiê

    Messa, Elaine Cristina Panini; Baiocchi, Juliana Cristina Chaves Buldrin; Nunes, Renato Horta; Fernandes, Simone Cecilia

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo pretende socializar algumas práticas educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Educação Integral (EEI) Dr. João Alves dos Santos, localizada na região norte da cidade de Campinas, São Paulo. Pretende também apresentar considerações a respeito do conceito de Educação Integral na perspectiva da formação humana, buscando refletir sobre suas políticas de implementação. Interessa-nos olhar para as necessidades dos estudantes e dos educadores, provocando reflexões e narrativas que mobilizam o jeito de ver/fazer o trabalho educativo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article intends to socialize some educational practices developed in the Municipal School of Full-time Education (Escola Municipal de Educação Integral - EEI Dr. João Alves dos Santos), located in the northern region of the city of Campinas, São Paulo, Brazil. It also intends to raise discussions about the concept of full-time education in the perspective of human formation, seeking to reflect on its implementation. We are interested in looking at the needs of students and educators, provoking reflections and narratives that mobilize the way to see/do the educational work.
  • AMPLIAÇÃO DA JORNADA DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM PANORAMA DE POLÍTICAS E DISCURSOS Dossiê

    Zapletal, Patrícia Peixoto; Machado, Adriana Marcondes

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo deste artigo é caracterizar as publicações sobre as atuais práticas de ampliação da jornada escolar no Brasil. Por meio do mapeamento da produção escrita sobre o tema - em capítulos de livros e artigos publicados em periódicos indexados da área educacional, produzidos entre 2006 e 2014 -, foram encontrados argumentos que variam entre aqueles utilizados para justificar as propostas de escola de tempo integral em curso nas redes de ensino público do país e aqueles que procuram questionar supostas adesões acríticas às reformas educacionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The objective of this article is to characterize publications on the current practices for extending the school day in Brazil. From the mapping of written production on the subject - in chapters of books and articles published in indexed periodicals of the educational area produced between 2006 and 2014 -, arguments have been found ranging between those used to justify the full-time school proposals in progress in the Brazilian public school education to those seeking and the ones that challenge alleged uncritical adherences to educational reforms.
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UM DIÁLOGO SOBRE OS TEMPOS Dossiê

    Roveroni, Mariana; Momma, Adriana Missae; Guimarães, Bruna Cirino

    Resumo em Português:

    RESUMO: O presente texto propõe-se a trazer indagações sobre a escola de tempo integral e a educação integral no contexto atual. Essa reflexão implica a leitura do contexto e do cenário social e político, nos quais as concepções de educação e sociedade são forjadas atreladas aos ditames da economia global. Em termos sociológicos, a educação integral faz um chamamento contrário à visão fragmentada do ser, da vida, do tempo, mas, por outro lado, em termos políticos, não altera drasticamente a realidade, mantendo o conjunto de contradições socioeconômicas, de classe, acirrando a exclusão em escala global.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The present text proposes to bring inquiries about the “full-time school” and “full-time education” in the current context. This reflection implies the reading of the context and social and political scenario in which the conceptions of education and society are forged tied to the dictates of global economy. In sociological terms, full-time education makes a contrary call to the fragmented vision of being, of life, of time… But on the other hand, in political terms, it does not drastically alter reality, maintaining the set of socioeconomic and class contradictions, exacerbating exclusion on a global scale.
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: COMO ESSAS POLÍTICAS SÃO IMPLEMENTADAS AO MESMO TEMPO? Dossiê

    Sotero, Mariana da Cunha; Cunha, Eliana Briense Jorge; Garcia, Valéria Aroeira

    Resumo em Português:

    RESUMO: Esse artigo tem como propósito trazer problemáticas e levantar questões acerca de quais tempos e espaços o atendimento educacional especializado vem ocupando nas escolas de educação integral. Não apresentamos respostas, mas a partir do cotidiano das escolas de educação integral em suas organizações para a realização do atendimento educacional especializado, trazemos perguntas e reflexões sobre as dificuldades no atendimento à legislação tanto do atendimento educacional especializado quanto da educação integral, coadunando as necessidades das crianças e adolescentes público-alvo da educação especial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article aims to raise problems and questions about what time and spaces the Specialized Educational Care (SCE) are occupying in Full-time Education Schools. The article does not offer answers, instead, it raises questions and considerations from the everyday life of Full-time Education schools in their organizations for the achievement of the SCE, as well as the difficulties in compliance from both the SCE and the education in line with the needs of children and adolescents, the target audience of special education.
  • ANÍSIO TEIXEIRA: DILEMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICOS DO SEU E DO NOSSO TEMPO Dossiê

    Mendonça, Ana Waleska; Moll, Jaqueline; Xavier, Libânia

    Resumo em Português:

    RESUMO: Nesta entrevista, do final de 2016, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), as Profas. Ana Waleska Mendonça (falecida em 2017) e Libânia Xavier, falam das ideias e da obra de Anísio Teixeira. Inscrevem-no em seu tempo, refletindo a luz dos desafios atuais. Entre os temas abordados: Plano Nacional de Educação (PNE) de 1962, formação de professores, prolongamento do tempo escolar, educação integral, experiências pedagógicas, diálogo com D. Ribeiro e outros. O diálogo abriu pontes com a atualidade, na perspectiva anisiana de que os intervalos democráticos vividos pelo Brasil não permitiram a consolidação de um sistema educacional universal e de qualidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this interview, from the end of 2016, at Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Professors Ana Waleska Mendonça (deceased in 2017) and Libânia Xavier talk about the ideas and work of Anísio Teixeira. They inscribe it in their time, reflecting the light of present challenges. The topics covered include: PNE of 1962, teacher training, lengthening of school time, full-time education, pedagogical experiences, dialogue with D. Ribeiro and others. The dialogue has now opened bridges, from the Anisian perspective that the democratic intervals experienced by Brazil did not allow the consolidation of a universal and quality educational system.
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br