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O ensino de teorias físicas mediante uma estrutura histórico-filosófica

The teaching of physics theories in a historical-philosophical structure

Resumos

A contribuição da História e Filosofia da Ciência para o ensino de Física tem sido tema de várias pesquisas preocupadas com a conexão dessas três áreas, particularmente com a explicitação da relação história-filosofia-cognição. Nosso trabalho se insere no contexto do desenvolvimento de referenciais teóricos que auxiliem na criação de instrumentos de aperfeiçoamento de uma capacidade analítica para a implementação de uma aprendizagem de conceitos e teorias físicas de forma estruturada, articulada e integrada, e que demonstrem a organicidade da relação citada. Esse processo envolve a identificação e caracterização de modelos científicos por uma reconstrução histórico-filosófica que pressupõe a superação dessa modelagem - uma prototeoria - para a obtenção de uma teoria abrangente. Como exemplar de análise, apresentamos uma aplicação ao estudo concernente ao entendimento do decaimento b, que leva à primeira identificação das interações fracas, e é direcionada a estudantes de graduação ou à formação de professores em serviço.

História e Filosofia da Ciência; ensino de Física; modelos; prototeoria; estrutura teórico-conceitual


The role of History and Philosophy of Science for Physics teaching has been theme of several worried researches with the correlation of those three areas, particularly with explicit relationship history-philosophy-cognition. Our research is inserting in the context of the development of theoretical references for the creation of instruments to improve an analytic capacity which implements a learning of concepts and physical theories in a structured, articulated and integrated mode. These involve the identification and characterization of scientific models by historical-philosophical reconstruction which presupposes the overcome of that modeling - a prototheory -for the obtaining of an universal theory. As exemplar of analysis, we present an application to the study of bdisintegration (first identification of weak interaction) addressed for undergraduate students or in-service teacher education.

History and Philosophy of Science; Physics teaching; models; prototheory; conceptual-theoretical structure


ARTIGOS

O ensino de teorias físicas mediante uma estrutura histórico-filosófica1 1 Esta é uma versão revisada e ampliada de nosso trabalho apresentado no IX EPEF, sendo parcialmente apoiado pela Capes e Fundação Araucária.

The teaching of physics theories in a historical-philosophical structure

Irinéa de Lourdes Batista

Depto de Física/Universidade Estadual de Londrina. (e-mail: irinea@uel.br)

RESUMO

A contribuição da História e Filosofia da Ciência para o ensino de Física tem sido tema de várias pesquisas preocupadas com a conexão dessas três áreas, particularmente com a explicitação da relação história–filosofia–cognição. Nosso trabalho se insere no contexto do desenvolvimento de referenciais teóricos que auxiliem na criação de instrumentos de aperfeiçoamento de uma capacidade analítica para a implementação de uma aprendizagem de conceitos e teorias físicas de forma estruturada, articulada e integrada, e que demonstrem a organicidade da relação citada. Esse processo envolve a identificação e caracterização de modelos científicos por uma reconstrução histórico-filosófica que pressupõe a superação dessa modelagem – uma prototeoria – para a obtenção de uma teoria abrangente. Como exemplar de análise, apresentamos uma aplicação ao estudo concernente ao entendimento do decaimento b, que leva à primeira identificação das interações fracas, e é direcionada a estudantes de graduação ou à formação de professores em serviço.

Unitermos: História e Filosofia da Ciência; ensino de Física; modelos; prototeoria; estrutura teórico-conceitual.

ABSTRACT

The role of History and Philosophy of Science for Physics teaching has been theme of several worried researches with the correlation of those three areas, particularly with explicit relationship history-philosophy-cognition. Our research is inserting in the context of the development of theoretical references for the creation of instruments to improve an analytic capacity which implements a learning of concepts and physical theories in a structured, articulated and integrated mode. These involve the identification and characterization of scientific models by historical-philosophical reconstruction which presupposes the overcome of that modeling – a prototheory –for the obtaining of an universal theory. As exemplar of analysis, we present an application to the study of bdisintegration (first identification of weak interaction) addressed for undergraduate students or in-service teacher education.

Keywords: History and Philosophy of Science; Physics teaching; models; prototheory; conceptual-theoretical structure.

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Agradecimentos

É importante registrar nosso agradecimento a Michel Paty, Newton A. C. da Costa e Pablo R. Mariconda, pelas leituras e discussões que nos ajudaram a lapidar nossa proposta de referencial teórico-metodológico, e aos pareceristas deste artigo, pelos comentários e sugestões que nos auxiliaram no formato final deste texto.

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    Esta é uma versão revisada e ampliada de nosso trabalho apresentado no IX EPEF, sendo parcialmente apoiado pela Capes e Fundação Araucária.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 2004
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