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Ciência & Educação (Bauru), Volume: 10, Issue: 3, Published: 2004
  • History and philosophy of science in science curricula: a proposal for its incorporation in science classes

    Guridi, Verónica; Arriassecq, Irene

    Abstract in Spanish:

    Durante los últimos años se viene enfatizando la necesidad de la incorporación de la Historia y Filosofía de las Ciencias (HFC, en adelante) a los currículos de Ciencias. Mucho se ha avanzado respecto de la definición de los marcos teóricos que debieran orientar la incorporación de la HFC en la Enseñanza de las Ciencias, pero sin embargo son pocos los trabajos que muestran propuestas concretas de incorporación de la HFC en las clases de Ciencias. Este trabajo intenta realizar un aporte en el sentido antes mencionado, presentando una propuesta para el tratamiento de un núcleo temático específico correspondiente al primer año Polimodal (orientación Humanidades y Ciencias Sociales) en el espacio curricular Físico - Química. El núcleo temático seleccionado corresponde al estudio de la evolución de los modelos atómicos (hasta el modelo atómico de Bohr).

    Abstract in English:

    In the last few years the necessity of including History and Philosophy of Science (HFC, hereafter) in Science Curricula has been emphasised. There have been important advances in theoretical frameworks, which should orient the incorporation of HFC into Science classes. However, there are only a few works that include proposals that show some ways of making this concrete. This work attempts to make a contribution in that direction, presenting a proposal for the treatment of a specific thematic nucleus of the curricular area "Physics-Chemistry". The proposal is designed for the first year of High School Education (with orientation in Humanities and Social Sciences). The selected content corresponds to the study of the evolution of atomic models (up to the model of Bohr).
  • The history of science in portuguese teachers' practice: implications for science teachers education Artigos

    Duarte, Maria da Conceição

    Abstract in Portuguese:

    O reconhecimento das limitações da educação científica tradicional para atuar numa sociedade que se reclama, cada vez mais, como "sociedade da informação e do conhecimento" conduziu à retomada da discussão sobre a necessidade de inovar e produzir novos currículos e novas formas de ensinar ciências. Esta idéia vai atravessar diferentes culturas e países, nomeadamente Portugal, conduzindo a importantes reformas ou reorganizações curriculares, onde a História da Ciência aparece como uma dimensão importante na promoção da cidadania e do conhecimento das ciências como cultura. Mas estarão os professores preparados para enfrentar esse novo desafio? Neste artigo procuraremos dar uma resposta a esta questão, com base tanto em resultados de estudos realizados em que se procurou investigar as práticas de professores portugueses e suas percepções relativamente à sua formação e à importância conferida à História da Ciência, quanto na análise dos currículos de formação de professores de ciências. Com base nesses resultados serão retiradas algumas implicações para a formação de professores.

    Abstract in English:

    There are limitations of traditional Science Education in a society that more and more claims to be a "society of information and knowledge". It brings back the discussion about the need to innovate and produce new curricula and new approaches for science teaching. This idea will cross different cultures and countries, namely Portugal, leading to important curricular reforms or reorganizations, where the History of Science appears as an important dimension of the promotion of citizenship and of scientific knowledge as culture. But the following question arises: Are teachers prepared to face the new challenge? In this article we will try to give an answer to this question, building on results of research studies focused on Portuguese teachers' practices, their perceptions about their education and the importance they attach to the History of Science, as well as on the analysis of science teacher education curricula. Some implications regarding teacher education will be made according to these results.
  • Historicity and interdiscourse: considering science education in the basic school Artigos

    Almeida, Maria José P. M. de

    Abstract in Portuguese:

    É discutida a possibilidade de diferentes abordagens da dimensão histórica na História da Ciência e apontada a necessidade de que elas sejam explicitadas quando se pensa a utilização da História da Ciência no ensino da Ciência.

    Abstract in English:

    This paper discusses the possibility of different approaches for the historic dimension in the History of Science and points to the necessity to make them explicit when one thinks about the use of the History of Science in the teaching of Science.
  • The "strong criticism" of science and the implication to science education Artigos

    Greca, Ileana María; Freire Jr., Olival

    Abstract in Portuguese:

    Neste trabalho discutimos alguns elementos oriundos tanto do que se pode denominar vagamente de tendências pós-modernas na filosofia, quanto do campo da história social e da sociologia das ciências, e as possíveis implicações dos mesmos para a pesquisa e a educação em ciências. Nossa avaliação é que, independentemente do problemático de alguns de seus pressupostos, estas correntes têm a contribuir para a nossa compreensão da ciência e para a formação de cidadãos mais responsáveis.

    Abstract in English:

    In this article we discuss some issues from what can be termed vaguely postmodernists tendencies in philosophy and social history, trying to establish some implications from these positions for Science Education. Although problematic aspects exist in their assumptions, we think they may contribute to our understanding of science and help us to prepare more responsible citizens.
  • From Science Education to Science Teaching: an epsitemological rethinking Artigos

    Cachapuz, António; Praia, João; Jorge, Manuela

    Abstract in Portuguese:

    No presente artigo, discute-se a construção epistemológica da Educação em Ciência como área interdisciplinar que integra, por apropriações e transposições educacionais, campos relevantes do saber, nomeadamente a Filosofia da Ciência, a História da Ciência, a Sociologia da Ciência e a Psicologia Educacional. Desenvolvem-se, em seguida, argumentos de natureza curricular e de política educativa4 que procuram clarificar, afinal, para quê e para quem a Educação em Ciência. Debruçamo-nos, necessariamente, por fim, sobre o ensino das Ciências e suas orientações preferenciais e que se perfilam como as mais congruentes com os referenciais teóricos enunciados. Note-se que esse percurso de pesquisa/teoria/prática exige reflexão, tempo, maturação de idéias, cumplicidade com a inovação e empenho na ação.

    Abstract in English:

    The paper starts with a brief description of the epistemological construction of Science Education and its interdisciplinary character, in particular the contributions of the Philosophy of Science, History of Science, Sociology of Science and Educational Psychology. Secondly, arguments are developed in order to find out appropriate answers to two key educational issues, namely, the purpose of science education and who science education is for. Finally, the paper characterizes three main orientations for science teaching based on the previously developed framework.
  • Principles in the empirical sciences and their treatment in textbooks Artigos

    Custódio, José Francisco; Pietrocola, Maurício

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, analisamos o papel desempenhado pelos princípios na produção e no ensino de conteúdos científicos. Nós constatamos que nas ciências empíricas princípios são guias heurísticos genéricos na produção científica. E exercendo essa função, um princípio é capaz de limitar consideravelmente as possíveis arbitrariedades dentro de um sistema teórico. No ensino, focalizamos o tratamento do princípio de conservação de energia em livros didáticos de física. Nós concluímos que existe uma frágil relação entre teorias/modelos e objetos/eventos nos livros didáticos; disso decorre que o tratamento dos princípios assume apenas o papel de técnica adicional para a resolução de problemas fechados, um estatuto epistemológico reduzido e diferente daquele das ciências empíricas. Nós sugerimos que tratar os princípios nos livros didáticos aproximando-os de sua função teórica exige incentivar a atividade de criação dos estudantes na construção de significados balizada na validade dos princípios. Isto se daria por meio da apresentação de situações físicas não modelizadas, não idealizadas e abstraídas. Assim, a riqueza heurística do princípio estaria sendo explorada, e não somente aspectos operacionais.

    Abstract in English:

    In this article, we analyse the role performed by the principles in teaching scientific content. We observed that principles in the empirical sciences are generic heuristic guides in scientific production and by exercising this function, a principle is able to limit the feasible arbitrarinesses inside a theoretical system. In teaching, we have focused on the treatment of energy conservation principles in physics textbooks. We concluded that there is a fragile relationship between theory/model and objects/events in textbooks: consequently the treatment of principles only assumes a role as an additional technique to solve given problems. We suggested the enhanced treatment of principles in textbooks by bringing them closer to the theoretical function, so demanding, and motivating the students' creativity in constructing inferences limited by the validity of principles. That could happen through the presentation of non-modeled physical situations, neither idealized nor abstracted. Thus, heuristic wealth would be sought and not only the operational aspects.
  • The Darwinist myth in clasroom: an analysis of information sources for public understanding

    Bizzo, Nelio; Molina, Adela

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem como objetivo analisar como certas fontes secundárias de informação sobre Darwinismo apresentam conceitos centrais da teoria. Essa análise é considerada importante para o contexto educacional, uma vez que fontes primárias de informação raramente são utilizadas com esse propósito. O livro de Huxley e Kettlewell "Darwin and his World" foi estudado, bem como o livro de Richard Dawkins "O Relojoeiro Cego". Estes dois livros têm sido referências muito importantes para professores e estudantes. Este artigo mostra algumas distorções de alguns conceitos, bem como de evidências factuais sobre a cronologia da construção da teoria.

    Abstract in English:

    This article aims at analyzing how secondary sources of information of Darwinism present key-concepts of the theory. This analysis is considered important for educational purposes as primary sources rarely are used . Huxley and Kettlewell's book, "Darwin and His World" was studied, as well as Richard Dawkins' "The Blind Watchmaker". These two books have been major references for teachers and students. This article shows how distorted some concepts are, as well as some factual evidence about the chronology of the construction of the theory.
  • Research on yellow fever (1881-1903): a reflexion aiming to contribute to Science Education Artigos

    Bastos, Fernando; Krasilchik, Myriam

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo focaliza episódios históricos relacionados à pesquisa médica acerca da febre amarela (1881-1903), buscando discutir (a) a influência que os fatores econômicos, sociais e políticos exercem sobre a pesquisa científica; (b) o caráter coletivo, controvertido e não-linear do processo de produção de conhecimentos na ciência; (c) a natureza arbitrária dos conhecimentos científicos, no sentido de que representam "formas de ver", e não são perenes ou elaborados apenas sobre bases racionais; (d) o papel pouco cabal desempenhado pelas demonstrações experimentais, que não se mostram "irrefutáveis"; e (e) o papel desempenhado pelos paradigmas, que conduzem não apenas a caminhos frutíferos, mas também a becos sem saída. O intuito é proporcionar subsídios que sejam úteis tanto aos pesquisadores como aos professores que atuam na área do Ensino de Ciências.

    Abstract in English:

    This paper focuses on historical episodes related to medical research concerning yellow fever (1881-1903), and attempts to discuss (a) the influence that economic, social and political factors exert on scientific research; (b) the collective, polemical and nonlinear nature of the process of production of knowledge in science; (c) the arbitrary characteristic of scientific knowledge, in that it represents "a certain point of view", and it"s not perennial or elaborated exclusively on objective grounds; (d) the limited role played by experimental demonstrations, that are not "irrefutable"; and finally (e) the role played by paradigms, that lead not only to fruitful ways, but also to dead-ends. The intention is to provide suggestionss that are useful both to the science education researchers and teachers.
  • The motion of blood in human body: from the knowledge production context to its teaching Artigos

    Delizoicov, Nadir Castilho; Carneiro, Maria Helena da Silva; Delizoicov, Demétrio

    Abstract in Portuguese:

    A partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas - "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento" e "circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas" - são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores.

    Abstract in English:

    Based on a historical and epistemological study of the explanations of Galeno and Harvey about the movement of blood in the human body, this paper discusses the role of the History of Science in teacher education. The article focuses on the confrontation of problems stemming from historically decontextualized teaching of analogies found within the content of Biology. It also discusses those problems related to conceptions about the nature of scientific knowledge found in science teachers. Based on the concepts of Polish epistemologist and physician Ludwick Fleck, the analytical categories - "style of thinking", "collective thinking" and "inter and intra-collective circulation of ideas and practices" are used for an analysis of two successive interpretations that have been used to explain the movement of blood in the human body. The use of bibliographies is recommended as well as the production of texts suitable for the insertion of the History and Philosophy of Sciences in school curricula, particularly those concerning teacher education.
  • The teaching of physics theories in a historical-philosophical structure Artigos

    Batista, Irinéa de Lourdes

    Abstract in Portuguese:

    A contribuição da História e Filosofia da Ciência para o ensino de Física tem sido tema de várias pesquisas preocupadas com a conexão dessas três áreas, particularmente com a explicitação da relação história-filosofia-cognição. Nosso trabalho se insere no contexto do desenvolvimento de referenciais teóricos que auxiliem na criação de instrumentos de aperfeiçoamento de uma capacidade analítica para a implementação de uma aprendizagem de conceitos e teorias físicas de forma estruturada, articulada e integrada, e que demonstrem a organicidade da relação citada. Esse processo envolve a identificação e caracterização de modelos científicos por uma reconstrução histórico-filosófica que pressupõe a superação dessa modelagem - uma prototeoria - para a obtenção de uma teoria abrangente. Como exemplar de análise, apresentamos uma aplicação ao estudo concernente ao entendimento do decaimento b, que leva à primeira identificação das interações fracas, e é direcionada a estudantes de graduação ou à formação de professores em serviço.

    Abstract in English:

    The role of History and Philosophy of Science for Physics teaching has been theme of several worried researches with the correlation of those three areas, particularly with explicit relationship history-philosophy-cognition. Our research is inserting in the context of the development of theoretical references for the creation of instruments to improve an analytic capacity which implements a learning of concepts and physical theories in a structured, articulated and integrated mode. These involve the identification and characterization of scientific models by historical-philosophical reconstruction which presupposes the overcome of that modeling - a prototheory -for the obtaining of an universal theory. As exemplar of analysis, we present an application to the study of bdisintegration (first identification of weak interaction) addressed for undergraduate students or in-service teacher education.
  • History of science, interdisciplinarity and physics teaching: the Maxwell's Demon problem Artigos

    Mattos, Cristiano; Hamburger, Amélia Império

    Abstract in Portuguese:

    Propomos que uma evolução de idéias científicas seja usada como instrumento de aprendizagem de conteúdos específicos e, em particular, para ressaltar como os conteúdos se articulam entre as disciplinas. Como exemplo, apresentamos um estudo sobre a proposta do "demônio de Maxwell" e discussões sobre sua "exorcização", isto é, um estudo sobre a compreensão da natureza de um ser inteligente que atua dentro de um sistema físico e de como seria essa atuação. Estão envolvidos nesse problema fenômenos relacionados com várias teorias - Termodinâmica, Física Molecular, Mecânica Estatística, Teoria da Informação - dentro das disciplinas de Física, Química, Biologia, Computação. Entre diversas questões epistemológicas e conceituais aí contidas, será enfatizada a questão do objeto limitado de uma eoria científica, isto é, da limitação de seu significado aos fenômenos por ela compreendidos. A delimitação dos fenômenos estudados e as teorias e técnicas caracterizam a compreensão que vai realizar sua emergência concreta nos laboratórios. Essa compreensão vai dar também a possibilidade de atuação interdisciplinar.

    Abstract in English:

    We propose that an evolution of scientific ideas be used as an instrument of learning specific content and, also how the subjects permeate the disciplines. As an example, we present a study about the "Maxwell's demon" problem and some discussions about its "exorcization", that is, an understanding of the nature of the intelligent being that acts inside a physical system and what is the meaning of the performance. Several phenomena are involved in this problem within the theories - Thermodynamics, Molecular Physics, Statistical Mechanics, Information Theory - and disciplines such as Physics, Chemistry, Biology and Computation. Among several epistemological and conceptual questions concerned with this problem, we will emphasize the limits to the objectives of a scientific theory, that is, the limitation of the meaning of a theory to the range of phenomena it describes and explains. The delimitation of the studied phenomena, and also the theories and the techniques, characterize the understanding that will accomplish its concrete emergenge in the laboratory. This comprehension will also give the possibility of interdisciplinary actions.
  • History of Science in teaching education: suggestions for a course plan on gravitational attraction aiming to change teachers' attitudes Artigos

    Gatti, Sandra Regina Teodoro; Nardi, Roberto; Silva, Dirceu da

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo desta pesquisa foi estudar como a evolução histórica dos modelos de atração entre corpos, tendo como pano de fundo a evolução dos modelos de mundo, pode auxiliar na formação inicial do docente de Física. Para tanto, sugerimos um planejamento de curso sobre o tema atração gravitacional, destinado principalmente a docentes de Física que atuam no ensino médio. O planejamento do curso foi baseado: em dados sobre a evolução dos modelos de mundo, buscando evidenciar como o conceito de atração gravitacional desenvolveu-se historicamente; nas concepções alternativas mais comuns encontradas na literatura, incluindo um breve esboço de noções diagnosticadas em uma amostra de docentes de Física de ensino médio; e em sugestões de leituras de resultados de pesquisas recentes sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências. Pretende-se fornecer aos docentes elementos de reflexão que lhes proporcionem mudanças de postura, através do questionamento da visão de ciência enquanto processo de construção e sobre sua própria prática de ensino. Partindo de resultados recentes da pesquisa em Ensino de Ciências, a metodologia sugerida privilegia o trabalho coletivo, com a realização de debates e sínteses. As atividades mencionadas são acompanhadas de justificativas sobre a escolha do tema e objetivos.

    Abstract in English:

    The main purpose of this research was to study how the attraction among bodies, having as background the evolution of models of the world, can help prospective teachers' education. To reach this goal, we suggest a course plan on gravitational attraction, addressed mainly to High School Physics teachers. This course was based: on data about world models' evolution, searching to make clear how the concept of gravitational attraction was historically developed; on the most common alternative conceptions found in the literature, including a brief outline of notions found among in-service High School Physics teachers, and on suggestions from recent research about Science teaching and learning processes.. The sequence of activities aims to provide teachers with some reflections in order to change their attitudes, through an inquiry into their view of science as a constructive process, and their own teaching practice. The methodology proposed considers the collective work through f debates and synthesis.
  • Hypothesis and experimental interpretation: Poincaré's conjecture and the discovery of hyperphosphorescence by Becquerel and Thompson Artigos

    Martins, Roberto de Andrade

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho descreve as pesquisas realizadas por Henri Becquerel e por Silvanus Thompson, em 1897, que são normalmente descritas como representando a descoberta da radioatividade. No entanto, o estudo histórico detalhado desse episódio mostra que os pesquisadores em questão tinham uma interpretação sobre os fenômenos que estudaram muito diferente da atual. Sua interpretação, segundo a qual haviam descoberto a "hiperfosforescência", baseava-se nos pressupostos que guiaram seus experimentos - como a conjetura de Henri Poincaré, de que havia uma relação entre a emissão de raios X em um tubo de Crookes e a luminescência do vidro. Este estudo de caso mostra como a observação científica é guiada por idéias pré-existentes, e quão difícil é interpretar os fenômenos observados. Este exemplo histórico pode ser utilizado no ensino, para apresentar uma visão mais adequada do que a ordinária, a respeito do próprio processo de pesquisa experimental.

    Abstract in English:

    This work describes the research developed by Henri Becquerel and Silvanus Thompson, in 1897, that are usually described as the discovery of radioactivity. However, the detailed historical scrutiny of this episode shows that those researchers had an interpretation of the phenomena they studied that was widely different from the one accepted nowadays. Their interpretation that they had discovered a phenomenon called "hyperphosphorescence" was grounded upon the presuppositions which guided their experiments - such as Henri Poincaré's conjecture that there was a relation between the emission of X rays by a Crookes tube, and the luminescence of its glass. This case study shows how scientific observation is guided by preexisting ideas, and how difficult it is to interpret the observed phenomena. This historical example can be used in teaching, to present a view on the process of experimental research, that is more adequate that the ordinary one.
  • Michael Faraday: the road from the bookstore to the discovery of electromagnetic induction Artigos

    Dias, Valéria Silva; Martins, Roberto de Andrade

    Abstract in Portuguese:

    Estudando o trabalho experimental sobre eletromagnetismo realizado por Michael Faraday no início do século XIX, encontramos vários elementos que poderiam ser utilizados no Ensino de Ciências. Um conhecimento histórico sobre o trabalho experimental desenvolvido por Faraday e que o levou à descoberta da indução eletromagnética pode transmitir aos estudantes uma concepção mais adequada do processo de desenvolvimento da Ciência. No entanto, isso só pode ser feito utilizando-se um estudo detalhado e bem fundamentado do processo histórico ocorrido, deixando de lado as simplificações e os mitos que costumam ser apresentados.

    Abstract in English:

    The study of Michael Faraday's experimental research on electromagnetism developed in the early 19th century provides several components which could be used in Science Teaching. A historical knowledge of the experimental work that led Faraday to the discovery of electromagnetic induction may convey to students a more adequate process of the development of science. However, this can only be done by the use of a detailed and well grounded study of the historical process, leaving aside the naïve simplifications and the myths that are usually told.
  • History's critical reading: reflexions on the history of mathematics Artigos

    Nobre, Sergio

    Abstract in Portuguese:

    Muitos elementos que fornecem informações para a escrita da história apresentam direcionamentos representativos de uma forma de pensamento, seja ela política, filosófica ou de cunho social. Esses elementos são trabalhados para que se tenha uma visão específica da história. O objetivo deste texto é, por meio de alguns exemplos, discutir que existem diferentes formas de análise dos elementos que nos fornecem informações históricas, com destaque para a História da Ciência, especificamente para a História da Matemática. Quanto maior for a quantidade de informações sobre determinados acontecimentos históricos, maior é a possibilidade de se obter um encadeamento histórico, firmado em bases qualitativas, que sustente a informação adquirida. Se essas informações forem escassas, ou originárias de fontes duvidosas, as conclusões históricas referentes ao assunto tratado ficam frágeis e passíveis de diferentes e, muitas vezes, conflitantes interpretações. Neste texto, pretende-se apresentar alguns exemplos históricos onde, por conta de poucas informações, ou informações distorcidas, a interpretação histórica é passível de mudanças.

    Abstract in English:

    Many elements that supply information for the writing of history include directives, which are representative of a specific form of thought - be they of a social, political or philosophical stamp. These elements are elaborated upon in order to present a specific view of history. The objective of the present text is, through some examples, to discuss the fact that there are different forms of analysis of the elements that supply us historical information, with emphasis on the History of Science, specifically the History of Mathematics. The more information we have about any given historical events, the better able we are to make historical connections among them, on a qualitative basis, that supports the acquired information. If this information is scarce, or comes from doubtful sources, the historical conclusions about the subject under consideration will be fragile and susceptible to different and,frequently, conflicting interpretations. The present text intends to present some historical examples in which, due to a lack of information, or to distorted information, the historical interpretation is subject to differing interpretations.
  • The false position method in history and in mathematics education Artigos

    Medeiros, Cleide Farias de; Medeiros, Alexandre

    Abstract in Portuguese:

    Este texto coloca em uma perspectiva histórica o tratamento algébrico precoce que, costumeiramente, é dedicado ao ensino elementar da Aritmética. Defendendo que um tal tratamento algébrico precoce carrega vários pontos negativos para a formação do educando, o texto discute o "método da falsa posição" como uma alternativa viável para um tal ensino introdutório. Apontando as raízes históricas de tal método, o texto procura evidenciar as origens, aplicações e várias formas de visualizar este procedimento iterativo, desde a manipulação de materiais concretos, passando por aplicações geométricas, até atingir o Cálculo Numérico, como um dos procedimentos iterativos na resolução de equações lineares. Uma das conclusões é que, embora não seja o referido método, em sua forma mais simples, nenhum substitutivo para a resolução algébrica simbólica e moderna de equações e de sistemas de equações, ele se constitui certamente em um precioso trampolim para iniciarmos o salto em direção a um estudo mais formalizado. Particularmente, o método da falsa posição revela-se uma utilíssima ferramenta pedagógica na Educação Matemática, principalmente quando vinculado às suas origens históricas, suas abordagens concretas iniciais e suas associações com a Geometria e a Geometria Analítica.

    Abstract in English:

    This text is a historical perspective on the early algebraic approach that is usually applied to the elementary teaching of Arithmetic. By arguing that such an initial algebraic treatment contains several drawbacks for elementary education, the ‘false position method' is discussed and is presented as a viable alternative for such introductory teaching. By pointing out the historical roots of the method, the text tries to make clear several ways of visualising this iterative procedure. This is done by incorporating the use of manipulatives and geometrical applications as well as the use of numerical calculus as an iterative procedure for solving linear equations. Although one conclusion is that in its simpler form this method does not constitute any substitute for the modern symbolic algebraic resolution of equations and linear systems, it certainly represents a valuable springboard to reach a more formalised study. Particularly, the false position method is a very useful pedagogical tool in mathematics education, mainly when it is interwoven with its initial concrete approaches and its associations with geometry and analytical geometry.
  • Pedro Nunes and the historical problem of fractions measure understanding Artigos

    Medeiros, Alexandre; Medeiros, Cleide Farias de; Monteiro Junior, Francisco Nairon

    Abstract in Portuguese:

    Este texto enfoca a invenção histórica do Nônio, instrumento destinado a medir, com precisão, as frações em uma escala. Inventado por Pedro Nunes, em meio à problemática do desenvolvimento das grandes navegações portuguesas do século XVI, seu aperfeiçoamento por Clavius e seu desenvolvimento por Vernier, conduziu à criação do paquímetro. No ano de 2002 foram comemorados os 500 anos de nascimento do grande matemático que foi Pedro Nunes. Rever a forma de aparecimento do Nônio, entendendo o seu princípio de funcionamento, pode levar-nos a prestar uma justa homenagem a este importante personagem da história da Matemática. Para além da homenagem, esse resgate histórico pode dar-nos, também, uma idéia não apenas do funcionamento deste importante instrumento matemático, que é o paquímetro, como também, ilustrar a íntima ligação entre os desenvolvimentos científicos e a temática social que os cerca. Este resgate histórico propicia, ainda, o desvelar de um interessante modo de ilustrar a problemática educacional da representação das frações.

    Abstract in English:

    This text focuses on the invention of the Vernier, a very useful instrument in Engineering and used to measure fractions with great precision on a scale. Invented by Pedro Nunes at the time of the development of the great Portuguese navigations in the XVIth Century, its improvement by Clavius led to the development of the calliper by Vernier. In 2002 the 500th anniversary of the great Portuguese engineer Pedro Nunes was celebrated and his invention of the Vernier is remembered. Understanding the foundations of such a technological tool is a means of justifiably honouring him.. Beyond this honour, this historical study can give us an idea not only about the working of this important instrument but also serve as an illustration of the intimate relationship between scientific concepts and the social fabric around them. Such a historical study may also lead us to an interesting way to illustrate the educational problem of the representation of fractions.
  • The valence concept: its historical and epistemological construction and its importance to teaching

    Gallego Badillo, Rómulo; Pérez Miranda, Royman; Uribe Beltrán, María V.; Cuéllar Fernandez, Luigi; Amador Rodríguez, Rafael Y.

    Abstract in Spanish:

    El objetivo de éste escrito es reconocer la importancia de la historia y la filosofía de los modelos, teorías y conceptos científicos en la enseñanza de las ciencias, en particular en la enseñanza del concepto de valencia, además de la forma como es presentado éste en los libros de texto. El estudio histórico y epistemológico de este concepto fue realizado desde los criterios establecidos por los autores, aplicado a algunos de los libros de texto utilizados en educación básica y media del sistema educativo Colombiano.

    Abstract in English:

    The aim of this article is to promote a better understanding about the important role played by both the history and the philosophy of the science on the teaching of the scientific concepts, theories and models, in particular on the teaching of "the valency" concept; and, how is it presented in textbooks. Thus, a historic and epistemological study of this concept was done in order to define the main criteria to analyze different textbooks that are used at both secondary and university levels of the education in the Colombian system.
  • Mario Bunge's epistemology and its contribution to science education Artigos

    Westphal, Murilo; Pinheiro, Thais Cristine

    Abstract in Portuguese:

    Apresenta-se parte da epistemologia de Mario Bunge, sua preocupação com a crise que se instaurou sobre a ciência e com o avanço de visões relativistas como as de Kuhn e Feyerabend. Destacam-se as divergências de opiniões e as muitas críticas que desenvolve no anseio de retorno ao realismo ontológico - seu maior interesse - razão de um progresso científico coeso e de uma aproximação consistente com a verdade. Faz-se referência, ainda, ao uso de tal epistemologia no ensino de ciências, mostrando-se o seu benefício, em contraste àquelas anti-realistas, quando se pensa nos estudantes, em seus interesses e nas possíveis mudanças conceituais que são o objetivo de qualquer forma de ensino.

    Abstract in English:

    This paper aims to show part of Mario Bunge's epistemology, his attention to the crisis of science and with the advancement of relativist views like those of Kuhn and Feyerabend. It emphasizes the disagreement with their opinions and critique that Bunge develops to return to his main interest that of ontologic realismThis paper also shows that the use of this kind of epistemology in the science education is better than relativistic ones because of the students interests and the possiblity of change of their conceptions which is the principal aim of any form of education.
  • The epistemology of Maturana Artigos

    Moreira, Marco Antonio

    Abstract in Portuguese:

    Diferentemente dos epistemólogos mais conhecidos no Ensino de Ciências, geralmente oriundos das ciências físicas e predominantemente racionalistas, Maturana vem das ciências biológicas e procura explicar o conhecer explicando o conhecedor e tomando como ponto de partida a experiência do observador e o observar. Esse observador não pode distinguir, na experiência, entre ilusão e percepção, mas pode gerar explicações da experiência que são reformulações da experiência. As explicações científicas, por exemplo, são reformulações da experiência aceitas pela comunidade científica por satisfazerem um critério de validação estabelecido por ela mesma. Este texto procura detalhar essas idéias.

    Abstract in English:

    Unlike some epistemologists well known in science education, usually coming from the physical sciences and mostly rationalists, Maturana comes from the biological sciences and tries to explain knowing by explaining the knower and taking as starting point the observer's experience and the observation. This knower cannot distinguish, in his/her experience, between illusion and perception, but he/she can generate explanations of the experience, which are reformulations of the experience. Scientific explanations, for instance, are reformulations of experience accepted by the scientific community because they satisfy validation criteria established by the community itself. This paper attempts to clarify these ideas.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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