Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais

Investigating the function concept learning from the previous knowledge and the social interactions

Resumos

Neste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual.

Aprendizagem; conceitos prévios; interações sociais; conceito de função


This paper reports a research about the influences of previous ideas and social interaction in learning of function concept carried out with 8th grade students of a public school. Comparing moments of individual work with interactions situations we observed that the circumstances where interactions occurs, a greater comprehension of concept and how it enables abstraction and generalization was made possible whereas this did not occur in the situation where individual work was carried out.

Learning; previous ideas; social interaction; function concept


ARTIGOS

Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais

Investigating the function concept learning from the previous knowledge and the social interactions

Manoel Oriosvaldo de MouraI; Vanessa Dias MorettiII

IProfessor Associado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

IIDoutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, professora do Ensino Médio

RESUMO

Neste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual.

Unitermos: Aprendizagem, conceitos prévios, interações sociais, conceito de função.

ABSTRACT

This paper reports a research about the influences of previous ideas and social interaction in learning of function concept carried out with 8th grade students of a public school. Comparing moments of individual work with interactions situations we observed that the circumstances where interactions occurs, a greater comprehension of concept and how it enables abstraction and generalization was made possible whereas this did not occur in the situation where individual work was carried out.

Keywords: Learning, previous ideas, social interaction, function concept.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Bibliografia

Artigo recebido em setembro de 2002 e selecionado para publicação em abril de 2003.

  • AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D., HANESIAN, H. Psicología Educativa: un punto de vista cognoscitivo. México, Trillas,1983.
  • BEDNARZ, N. Interações sociais e construção de um sistema de escrita dos números no ensino fundamental, In: GARNIER,C. et alii. Após Vygotsky e Piaget:perspectiva social e construtivista. Escola russa e ocidental. Porto Alegre, Artes Médicas,1996.
  • BRUNHEIRA, L. e FONSECA, H. Investigar na aula de Matemática. In: ABRANTES, P. et alii (ORG). Investigar para aprender Matemática Lisboa, Grupo "Matemática para todos - investigações na sala de aula" (CIEFCUL)  e Associação de Professores de Matemática, 1996.
  • COLL, C. e SOLÉ, I. Os professores e a concepção construtivista. In: COLL, C. et alii. O construtivismo na sala de aula São Paulo, Ática, 1997.
  • GARNIER,C. et alii. Após Vygotsky e Piaget:perspectiva social e construtivista. Escola russa e ocidental. Porto Alegre, Artes Médicas,1996.
  • GARNIER,C, BEDNARZ, N. e ULANOVSKAYA, I. Duas diferentes visões da pesquisa em Didática. In: Após Vygotsky e Piaget:perspectiva social e construtivista. Escola russa e ocidental. Porto Alegre, Artes Médicas,1996.
  • LA TAILLE, Y. O lugar da interação social na concepção de Jean Piaget. In: Piaget, Vygotsky, Wallon São Paulo, Summus, 1992.
  • LÜDKE,M., ANDRÉ,M.E.D.A.. Pesquisas em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.
  • MIRAS, M. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: COLL,C. et alii. O construtivismo na sala de aula São Paulo, Ática, 1997.
  • MORETTI,V.D. O Conceito de função: os conhecimentos prévios e as interações sociais como desencadeadores da aprendizagem. Dissertação de Mestrado. Feusp, São Paulo, 1998.
  • MOURA, M. O. Construção do signo numérico em situação de ensino Tese de Doutoramento. Feusp, São Paulo, 1992.
  • MOYSÉS, L. Aplicações de Vygotsky 'a Educação Matemática Campinas, Papirus,1997.
  • PIAGET, J. e GARCIA, R. Psicogênese e História das Ciências Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1987.
  • RUBTSOV, V. A atividade de aprendizado e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: GARNIER,C. et alii. Após Vygotsky e Piaget:perspectiva social e construtivista. Escola russa e ocidental. Porto Alegre, Artes Médicas,1996.
  • SOLÉ, I. Disponibilidade e sentido na aprendizagem. In: COLL, C. et alii. O construtivismo na sala de aula São Paulo, Ática, 1997.
  • VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente São Paulo, Martins Fontes, 1984.
  • VIGOTSKY,L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual em idade escolar.In: VIGOTSKY,L.S. et alii. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem São Paulo, Ícone, 2001.
  • VINNER, S. e DREYFUS, T. Images and definitions for the concept of function. Journal for Research in Mathematics Education, vol 20, nş 4, 356-366, 1989.
  • YOUSCHKEVITCH, A. P. The concept of function. In: Archive for History of exact sciences, vol 16, nş1, 37-85, 1976.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2010
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Aceito
    Abr 2003
  • Recebido
    Set 2002
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br