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Dados, Volume: 65, Número: 2, Publicado: 2022
  • Laços Brasil-Haiti: Estratégias de reprodução familiar, redes socioeconômicas e o voye kòb Artigos Originais

    Pedroso Neto, Antonio José; Monace, Jhon Kelly

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a ação econômica, social e cultural de transferência de dinheiro ( voye kòb ) de migrantes haitianos (diáspora) residentes no Brasil para famílias residentes no Haiti. À luz da noção de estratégia de reprodução e por meio de entrevistas semiestruturadas e observação de uma comunidade transnacional haitiana na região metropolitana de Belo Horizonte (Esmeraldas, MG), buscamos demonstrar que a emigração precede e possui alguma autonomia em relação a fatores naturais (terremoto, por exemplo). Tratamos também de demonstrar que a ação econômica do voye kòb da comunidade haitiana é um ato recorrente de retribuição sem interesses financeiros pessoais, realizado em meio às estratégias de reprodução social dos grupos familiares para reconverter as formas de integração social e econômica no Haiti.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Cet article présente une recherche sur l’action économique, sociale et culturelle de transférer de l’argent – voye kòb – des migrants haïtiens – dyaspora – résidant au Brésil en faveur des familles résidant en Haïti. À la lumière de la notion de stratégie de reproduction et à travers des entretiens semi-structurés et l’observation d’une communauté transnationale haïtienne de la région métropolitaine de Belo Horizonte – Esmeraldas, MG –, nous essayons de démontrer que l’émigration précède et dispose d’une certaine autonomie des facteurs naturels – tremblement de terre, par exemple. Et aussi de démontrer que l’action économique de voye kòb de la communauté haïtienne est un acte répétitif de rétribution sans calcul économique, réalisé au milieu des stratégies de reproduction sociale du groupe familial pour reconvertir les formes d’insertion sociale et économique en Haïti.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo presenta una investigación sobre la acción económica, social y cultural de la transferencia de dinero - voye kòb - de migrantes haitianos - dyaspora - residentes en Brasil para familias que viven en Haití. A la luz de la noción de estrategia de reproducción y a través de entrevistas semiestructuradas y la observación de una comunidad haitiana transnacional en el área metropolitana de Belo Horizonte - Esmeraldas, MG -, intentamos demostrar que la emigración precede y tiene cierta autonomía en relación con factores naturales - terremoto, por ejemplo. Y también demostrar que la acción económica de voye kòb de la comunidad haitiana es un acto repetitivo de retribución sin cálculo económico, llevado a cabo en medio de estrategias de reproducción social del grupo familiar para reconvertir las formas de inserción social y económica en Haití.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents research on the economic, social, and cultural dimensions of the action of money transfer ( voye kòb ) from Haitian migrants (diaspora) residing in Brazil to families residing in Haiti. In light of the notion of reproduction strategy and through semi-structured interviews and the observation of a transnational Haitian community in the metropolitan region of Belo Horizonte (Esmeraldas, a city in the state of Minas Gerais), we seek to demonstrate that emigration precedes natural factors (earthquakes, for example) and retains a certain autonomy in relation to them. We also try to demonstrate that the economic activity of the Haitian community called voye kòb is a recurring act of retribution unrelated to personal financial interests, carried out amidst the strategies of social reproduction of family groups to reconvert the modes of social and economic integration in Haiti.
  • O Carrossel Burocrático dos Cargos de Confiança: Análise de Sobrevivência dos Cargos de Direção (DAS) do Executivo Federal Brasileiro (1999-2017) Artigos Originais

    Lopez, Felix; Moreira, Thiago

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisamos o tempo de permanência dos nomeados para cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) do Executivo federal brasileiro, no período de 1999 a 2017. A duração mediana em um cargo DAS é de 25 meses e, no alto escalão burocrático, 23 meses. Cerca de 30% dos nomeados não completa o primeiro ano de trabalho e menos de 30% dos nomeados permanece no mesmo cargo por todo um mandato presidencial. A estabilidade dos ministros, ser filiado a partidos, pertencer às carreiras federais, e o local de exercício do cargo influenciam as chances de permanência dos nomeados. Os resultados contribuem para deslindar a lógica de funcionamento do Executivo federal brasileiro e sua relação com a organização federativa e partidária. Contribuem também refletir sobre os meios de ampliar as capacidades de planejamento e a qualidade do ciclo de planejamento das políticas pela autoridade pública.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Nous avons analysé la durée de séjour des candidats aux postes de direction et de conseil (DAS) dans l’Exécutif Fédéral Brésilien, de 1999 à 2017. La durée médiane dans un poste DAS est de 25 mois et, au plus haut niveau bureaucratique, de 23 mois. Environ 30 % des candidats ne terminent pas leur première année d’emploi et moins de 30 % des candidats restent au même poste pendant tout un mandat présidentiel. La stabilité des ministres, étant affiliés à des partis, appartenant à des carrières fédérales, et le lieu où ils exercent leurs fonctions influent sur les chances de permanence des candidats. Les résultats contribuent à démêler la logique de travail de l’Exécutif Fédéral Brésilien et sa relation avec l’organisation fédérative et partisane. Ils contribuent également à la réflexion sur les moyens d’étendre les capacités de planification et la qualité du cycle de planification des politiques par l’autorité publique.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Analizamos el tiempo de la permanencia de los nominados para cargos de Dirección y Asesoramiento Superior (DAS) del ejecutivo federal brasileño, desde 1999 hasta 2017. La duración promedio en un cargo DAS es de 25 meses y, en un alto nivel burocrático, de 23 meses. Cerca del 30% de los nominados no completan el primer año de trabajo, y menos del 30% de los nominados permanecen en el mismo cargo durante todo el mandato presidencial. La estabilidad de los ministros, estar afiliados a partidos, pertenecer a las carreras federales, y el lugar del cargo influyen en las posibilidades de que los candidatos permanezcan. Los resultados contribuyen a desvincular la lógica del funcionamiento del Ejecutivo federal brasileño y su relación con la organización federativa y partidista. También contribuyen a reflexionar sobre los medios de ampliar la capacidad de planificación y la calidad del ciclo de planificación de políticas por parte de la autoridad pública.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We analyzed the length of stay of the nominees for Senior Management and Advisory (in the acronym in Portuguese, DAS) positions in the Brazilian Federal Executive, from 1999 to 2017. The median duration in this type of position is 25 months and, at the top bureaucratic level, 23 months. About 30% of the nominees do not complete their first year of work and less than 30% of them remain in the same position for an entire presidential term. Factors such as the stability of ministers, affiliation to parties, belonging to federal careers, and place of work influence the chances of permanence of the nominees. The results contribute to unraveling the Brazilian Federal Executive’s working logic and its relationship with federative and party organizations. They also contribute to reflecting on ways to expand planning capacities and on the quality of the policy planning cycle by the public authority in charge.
  • Uruguai: novo realinhamento partidário ou toda democracia de partidos sólida se desmancha no ar? Artigos Originais

    Reis, Guilherme Simões; Lopes, Nathália

    Resumo em Português:

    RESUMO O Uruguai sempre foi um país singular na América Latina, visto como exemplo de estabilidade, e isso não foi afetado mesmo com o realinhamento do sistema de partidos – antes bipartidário – ocorrido a partir da criação da Frente Ampla. A despeito disso, este artigo identifica, com base nas primárias e eleições nacionais de 2019, principalmente por meio de análise qualitativa de dados, mas também com evidências quantitativas, indícios de um desalinhamento e de novo realinhamento do sistema partidário. A análise da correlação de forças das frações dos partidos tradicionais e a comparação dos últimos pleitos com o histórico eleitoral de outros partidos além de colorados, blancos e Frente Ampla são o que permite tal diagnóstico. Percebem-se a emergência de agremiações antipartido ou fora da clivagem direita-esquerda e o aumento tanto da fragmentação partidária como do voto conservador.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ L’Uruguay a toujours été un pays unique en Amérique latine, considéré comme un exemple de stabilité, et qui n’a pas été affecté même avec le réalignement du système des partis – autrefois bipartite – qui a eu lieu après la création de la Frente Amplio . Malgré cela, cet article identifie, sur la base des primaires et des élections nationales de 2019, principalement à travers l’analyse de données qualitatives, mais aussi avec des preuves quantitatives, des évidences d’un désalignement et d’un nouveau réalignement du système des partis. L’analyse de la corrélation des forces des fractions des partis traditionnels et la comparaison des dernières élections avec l’histoire électorale d’autres partis que Colorados, Blancos et Frente Ampla permet ce diagnostic. On constate l’émergence de groupes antipartis ou en dehors du clivage droite-gauche et l’augmentation à la fois de la fragmentation des partis et du vote conservateur.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Uruguay siempre ha sido un país único en América Latina, visto como un ejemplo de estabilidad, y esto no se ha visto afectado ni siquiera con la realineación del sistema de partidos – anteriormente bipartidista – que tuvo lugar desde la creación del Frente Amplio. A pesar de ello, este artículo identifica, basándose en las elecciones primarias y nacionales de 2019, principalmente a través de análisis de datos cualitativos, pero también con pruebas cuantitativas, evidencia de desalineación y realineación del sistema de partidos. El análisis de la correlación de fuerzas de las fracciones de partidos tradicionales y la comparación de los últimos alegatos con la historia electoral de otros partidos además de colorados, blancos y Frente Amplio son lo que permite este diagnóstico. Se puede ver la aparición de agrupamientos antipartidistas o fuera del clivaje derecha-izquierda y el aumento de la fragmentación de los partidos como del voto conservador.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Uruguay has always been a unique country in Latin America, seen as an example of stability, and this image was not affected even with the realignment of the party system – previously bipartisan – that took place after the creation of the Broad Front. Despite this, this article identifies, based on the 2019 primaries and national elections, mainly through qualitative data analysis, but also bringing to the surface quantitative evidence, signs of misalignment and a new realignment of the party system. An analysis of the correlation of forces within the fractions of the traditional parties and the comparison of the last elections with the electoral history of other parties besides the Colorados , the Blancos , and Broad Front allows such a diagnosis. The emergence of anti-party associations or groups that place themselves outside the right-left categorization is noticeable, as well as the increase in both party fragmentation and the conservative vote.
  • Os Fundamentos Jurídicos e Filosóficos do Autoritarismo Realeano: Experiência, Cultura e Decisionismo Artigos Originais

    Cunha, Diogo

    Resumo em Português:

    RESUMO Miguel Reale foi um dos juristas brasileiros mais importantes do século XX, tendo produzido uma imponente obra política, jurídica e filosófica. A partir da perspectiva da história intelectual, esse artigo busca estabelecer uma conexão entre essas três dimensões com o objetivo de revelar os fundamentos jurídicos e filosóficos de um pensamento político francamente autoritário e conservador. Mostramos que na base do autoritarismo realeano estão as noções de cultura, experiência e decisão, desenvolvidas sobretudo em seus escritos jurídicos e filosóficos. Argumentamos também que a “obra integralista” de Reale, uma das mais comentadas pelos historiadores e cientistas políticos, não constitui a parte primordial da sua reflexão política. Nossa hipótese é que o jurista evoluiu de um corporativismo autoritário de corte fascista nos anos 1930 para a defesa de um modelo político autoritário e antiliberal devidamente decantado das referências fascistas e, a partir dos anos 1950, amparado num importante instrumental conceitual filosófico e jurídico.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Miguel Reale était l’un des juristes brésiliens les plus importants du XXe siècle, ayant produit un travail politique, juridique et philosophique impressionnant. Du point de vue de l’histoire intellectuelle, cet article cherche à établir un lien entre ces trois dimensions afin de révéler les fondements juridiques et philosophiques d’une pensée politique franchement autoritaire et conservatrice. Nous montrons qu’à la base de l’autoritarisme chez Reale se trouvent les notions de culture, d’expérience et de décision, développées avant tout dans ses écrits juridiques et philosophiques. Nous soutenons également que « a obra integralista » de Reale, l’une des plus commentées par les historiens et les politologues, ne constitue pas la partie primordiale de sa réflexion politique. Notre hypothèse est que le juriste a évolué d’un corporatisme autoritaire d’une coupure fasciste dans les années 1930 à la défense d’un modèle politique autoritaire et antilibéral dûment décanté de références fascistes et, dès les années 1950, soutenu par un important instrument conceptuel philosophique et juridique.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Miguel Reale fue uno de los juristas brasileños más importantes del siglo XX, habiendo producido un imponente trabajo político, jurídico y filosófico. Desde la perspectiva de la historia intelectual, este artículo busca establecer una conexión entre estas tres dimensiones para revelar los fundamentos jurídicos y filosóficos de un pensamiento político francamente autoritario y conservador. Demostramos que en la base del autoritarismo realiano están las nociones de cultura, experiencia y decisión, desarrolladas sobre todo en sus escritos jurídicos y filosóficos. También sostenemos que la “obra integralista” de Reale, una de las más comentadas por historiadores y científicos políticos, no constituye la parte primordial de su reflexión política. Nuestra hipótesis es que el jurista evolucionó de un corporativismo autoritario de corte fascista en los años 1930 para defender un modelo político autoritario y antiliberal debidamente decantado de las referencias fascistas y, a partir de los años 1950, apoyado por un importante instrumento conceptual filosófico y jurídico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Miguel Reale was one of the most important Brazilian jurists of the 20th century, having produced an important political, legal, and philosophical work. Based on the perspective of intellectual history, this article seeks to establish a connection between these three dimensions in order to reveal the legal and philosophical foundations of a clearly authoritarian and conservative political thinking. We show that the notions of culture, experience, and decision underlie Reale´s authoritarianism and are developed mainly in his legal and philosophical writings. We also argue that Reale´s so-called “integralist work”, which has been widely commented on by historians and political scientists, is not the primordial part of his political reflection. We hypothesize that the jurist evolved from authoritarian corporatism of fascist inspiration in the 1930s to the defense of an authoritarian and anti-liberal political model arising from fascist references and, from the 1950s, supported by important philosophical and legal conceptual devices.
  • Reinterpretando o sindicalismo mineiro terceirizado no Chile. Uma Perspectiva Territorial Marxista sobre a subcontratação Artigos Originais

    Pérez, Domingo

    Resumo em Português:

    RESUMO No neoliberalismo chileno, ao contrário do que ocorre em países semelhantes da região, os mineiros atacaram radicalmente o regime de subcontratação em 2006-2007. Com muita pesquisa empírica acumulada sobre o assunto, a agência sócio-espacial dos trabalhadores, no entanto, tem recebido pouca atenção. Este documento propõe uma abordagem territorial marxista da subcontratação para resolver esta fraqueza. Procurando testar esta teoria, a metodologia consiste em reinterpretar a extensa evidência do caso chileno e a evidência original focalizada. Duas novas e centrais descobertas sócio-espaciais são: i) os trabalhadores se organizam de forma territorial e multi-escalonável para forçar negociações com a empresa cliente; e ii) utilizam “espaços seguros” estratégicos para enfrentar a polícia, centrais para se afirmar no conflito. Ao fazer isso, concluo que existe uma estratégia sindical territorial radical, que responde a contradições maximizadas pelos recursos naturais, mas que é relativamente reproduzível pelos trabalhadores na estrutura urbana.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Dans le néolibéralisme chilien, contrairement à des pays similaires dans la région, les mineurs ont radicalement attaqué le régime de sous-traitance, en 2006-2007. Avec de nombreuses recherches empiriques s’accumulant à ce sujet, l’actutation socio-spatiale des travailleurs, cependant, a reçu peu d’attention. Ce document propose une approche marxiste territoriale de la sous-traitance pour pallier cette faiblesse. Cherchant à tester cette théorie, la méthodologie consiste à réinterpréter les preuves abondantes du cas chilien et les preuves ciblées originales. Deux découvertes socio-spatiales nouvelles et centrales sont: i) les travailleurs s’organisent de manière territoriale et multi-évolutive pour forcer les négociations avec l’entreprise cliente; et ii) ils utilisent des « espaces sûrs » stratégiques pour affronter la police, ce qui est essentiel pour s’affirmer dans le conflit. Ce faisant, je conclus qu’il existe une stratégie syndicale territoriale radicale, qui répond à des contradictions maximisées par les ressources naturelles, mais qui est relativement reproductible par les travailleurs à la structure urbaine.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En el neoliberalismo de Chile, a diferencia de lo experimentado en países semejantes de la región, trabajadores mineros atacaron radicalmente el régimen de subcontratación en 2006-2007. Con mucha investigación empírica acumulada al respecto, la agencia socioespacial de los trabajadores, sin embargo, ha recibido escasa atención. El presente texto propone una aproximación marxista territorial de la subcontratación para subsanar esa debilidad. Buscando testear esta teoría, la metodología consiste en la reinterpretación de la amplia evidencia del caso chileno y de la evidencia original focalizada. Dos hallazgos socioespaciales nuevos y centrales son: i) los trabajadores se organizan de manera territorial y multiescalar para forzar la negociación con la empresa mandante; y ii) utilizan “espacios seguros” estratégicos para enfrentar a la policía, centrales para imponerse en el conflicto. Con ello, concluyo que existe una estrategia sindical territorial radical, la cual responde a contradicciones maximizadas por los recursos naturales, pero que es relativamente reproducible por trabajadores en la estructura urbana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In Chile’s neoliberalism, unlike what has been experienced in similar countries in the region, mining workers radically attacked the subcontracting regime in 2006-2007. With much accumulated empirical research, the workers’ social-spatial agency, however, has received little attention. This paper proposes a territorial Marxist approach about outsourcing to remedy this weakness. Looking to test this theory, the methodology consists of the reinterpretation of the ample evidence of the Chilean case and the focused original evidence. Two new and central socio-spatial findings are: i) workers organize in a territorial and multiscale manner to force negotiation with the client company; and ii) they use strategic “safe spaces” to confront the police, central to prevailing in the conflict. With this, I conclude that a radical territorial union strategy exists, which responds to contradictions maximized by natural resources, but which is relatively reproducible by workers in the urban structure.
  • A Fantástica Obra da Paz: o Teleférico do Alemão e a Produção de Infraestrutura Urbana no Rio de Janeiro Artigos Originais

    Cavalcanti, Mariana; Campos, Marcos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto esboça uma etnografia da trajetória do Teleférico do Complexo do Alemão, entre a sua construção, desativação e abandono. Seu objetivo é destrinchar as diferentes temporalidades que a construção do teleférico produziu e que permitiram concebê-lo como uma obra e infraestrutura de transportes viável no Rio de Janeiro. Com base em perspectivas da antropologia das infraestruturas, em que essas são tomadas como processos multiescalares a serem investigados, e não como dados a priori do espaço urbano, o caso do teleférico surge aqui como bom para pensar o fim do último grande ciclo de investimentos em provisão de infraestruturas urbanas no Rio de Janeiro. Não são apenas estações que se encontram em ruínas no topo dos morros, mas os futuros projetados pela conjuntura do presente da virada da última década.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Ce texte esquisse une ethnographie de la trajectoire du téléphérique du Complexo do Alemão, depuis sa construction, sa désactivation et son abandon. L’objectif est de démêler les différentes temporalités que la construction du téléphérique a produites et qui ont permis de le concevoir comme une infrastructure de transport viable à Rio de Janeiro entre 2007 et 2011. À partir de perspectives de l’anthropologie des infrastructures, dans lesquelles ceux-ci sont pris comme des processus multi-échelles à investiguer, et non comme des données a priori de l’espace urbain, le cas Teleférico apparaît ici comme une bonne manière de penser la fin du dernier grand cycle d’investissements dans la fourniture d’infrastructures urbaines à Rio de Janeiro. Ce ne sont pas seulement des gares en ruines au sommet des collines, mais des futurs qui ont été projetés à la dernière décennie.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este texto hace un esbozo de una etnografía de la trayectoria del Teleférico del Complexo do Alemão , entre su construcción, desactivación y abandono. Su objetivo es desvelar las diferentes temporalidades que produjo la construcción do Teleférico y que permitieron concebirlo como una obra e infraestructura de transportes viable en Rio de Janeiro entre los años 2007 y 2011. A partir de perspectivas de la antropología de las infraestructuras, en las que estas son tomadas como procesos multiescalares que serán investigados, y no como datos a priori del espacio urbano, el caso del Teleférico surge aquí como pertinente para pensar el fin del último grande ciclo de inversiones en provisión de infraestructuras urbanas en Rio de Janeiro. No se trata apenas de estaciones que se encuentran en ruinas, sino de los futuros que habían sido proyectados por la coyuntura del presente del cambio de la última década.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article sketches an ethnography of the trajectory of the gondola cable car system known as the Teleférico built in the Complexo do Alemão, in Rio de Janeiro’s north zone, between 2007 and 2016. In order to elaborate its construction, deactivation and abandonment, we analyze the different temporalities of the cable car system that made its construction as a mass public transportation system possible. Drawing on theoretical insights of recent anthropological scholarship on infrastructures, we consider the social life of the Teleférico as the result of multi scalar processes and conflicts. We suggest that the Teleférico constitutes an exemplary case think through the provision of urban infrastructures in the run up to the 2016 Olympics in Rio de Janeiro, and thus the material ruins of the Teleférico shed light on the ruins of the various projected futures of Rio’s recent past.
  • Quando o Tempo Importa: Mudanças Federais, Temporalidade e Recentralização no Brasil Artigos Originais

    Vale, Helder Ferreira do

    Resumo em Português:

    RESUMO Grande parte dos trabalhos acadêmicos sobre o federalismo brasileiro há muito se concentra nas maneiras através das quais a descentralização produziu certa paralisia institucional diante de conflitos intergovernamentais. Este artigo, ao contrário, sugere que o Brasil está passando por uma transformação gradual desde sua democratização, o que levou a uma recentralização do poder nas mãos do governo federal. Apresenta-se uma estrutura que explica como um processo inicial de descentralização (1983-1994) se transformou em um processo de centralização (1995-2007) que, em última instância, aumentou os poderes regulatórios e de coordenação do governo federal brasileiro. Além disso, a análise mostra que dois blocos principais de partidos políticos competiram para influenciar a sequência e a velocidade de implementação da legislação relacionada aos processos de descentralização e centralização. Especificamente, esses partidos usaram duas estratégias temporais concorrentes – segurar o fluxo ( foot-dragging ) e definir o ritmo ( pace-setting ) – para desacelerar ou acelerar a aprovação da legislação que regulamentaria a autonomia subnacional. Depois que o bloco centralizador de partidos promulgou legislação centralizadara, utilizou a estratégia de construção de cercas ( fence-building ), a fim de institucionalizar as relações intergovernamentais, consolidando assim os poderes de coordenação do centro. A principal contribuição deste artigo é avançar uma abordagem temporal das mudanças federais, explicando como o governo federal brasileiro centralizou a autoridade sob a égide de uma Constituição descentralizadora.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Une grande partie des travaux universitaires sur le fédéralisme brésilien s’est longtemps concentré sur les façons dont la décentralisation a produit une paralysie institutionnelle dans le cadre de conflits intergouvernementaux. Cet article, en revanche, suggère que le Brésil a connu une transformation progressive depuis sa démocratisation, qui a conduit à une recentralisation du pouvoir entre les mains du gouvernement fédéral. Il présente un cadre qui explique comment un processus initial de décentralisation (1983-1994) s’est transformé en un processus de centralisation (1995-2007) qui a finalement accru les pouvoirs de réglementation et de coordination du gouvernement fédéral brésilien. En outre, l’analyse montre que deux blocs principaux de partis politiques se sont affrontés pour influencer la séquence et la vitesse de la législation liée aux processus de décentralisation et de centralisation. Plus précisément, ces partis ont utilisé deux stratégies temporelles concurrentes ( foot-dragging et pace-setting ) pour ralentir ou accélérer l’approbation de la législation réglementant l’autonomie infranationale. Une fois que le bloc centralisateur de partis a promulgué une legislation-clé, ils ont utilisé le fence-building pour institutionnaliser les relations intergouvernementales, consolidant ainsi les pouvoirs de coordination du Centre. La principale contribution de cet article est de proposer une approche temporelle des changements fédéraux, ce qui explique comment le gouvernement fédéral brésilien a centralisé l’autorité sous une Constitution décentralisatrice.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Gran parte del trabajo académico sobre el federalismo brasileño se ha centrado durante mucho tiempo en las formas en las que la descentralización ha producido una parálisis institucional bajo el conflicto intergubernamental. Este artículo, por el contrario, sugiere que Brasil ha experimentado una transformación gradual desde su democratización, lo que llevó a una recentralización del poder en manos del gobierno federal. Se presenta un marco de análisis que explica cómo un proceso de descentralización inicial (1983-1994) se convirtió en un proceso de centralización (1995-2007) que finalmente aumentó los poderes de regulación y coordinación del gobierno federal brasileño. Además, el análisis muestra que dos grupos principales de partidos políticos compitieron para influir en la secuencia y velocidad de la legislación relacionada con los procesos de descentralización y centralización. Específicamente, estos partidos utilizaron dos estrategias temporales – generar demoras ( foot-dragging ) y marcar el ritmo ( pace-setting ) – que competían para ralentizar o acelerar la aprobación de la legislación que regula la autonomía subnacional. Una vez que el bloque centralizador de partidos promulgó legislación centralizadora clave, utilizó la estrategia de construcción de vallas ( fence-building ) para institucionalizar las relaciones intergubernamentales, consolidando así los poderes de coordinación del centro. La principal contribución de este artículo es avanzar en un enfoque temporal de los cambios federales, lo que explica cómo el gobierno federal brasileño centralizó la autoridad bajo una Constitución descentralizadora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Much of the scholarly work on Brazilian federalism has long focused on the ways in which decentralization has produced institutional paralysis under intergovernmental conflict. This article, by contrast, suggests that Brazil has been under a gradual transformation since its democratization, which led to a recentralization of power in the hands of the federal government. It presents a framework that explains how an initial decentralization process (1983-1994) turned into a centralization process (1995-2007) that ultimately increased the regulatory and coordination powers of the Brazilian federal government. In addition, the analysis shows that two main blocs of political parties competed to influence the sequence and speed of legislation related to the decentralization and centralization processes. Specifically, these parties used two competing temporal strategies – foot-dragging and pace-setting – to slow down or accelerate the approval of legislation regulating subnational autonomy. Once the centralizing bloc of parties enacted key centralizing legislation, they used the strategy of fence-building to institutionalize intergovernmental relations, thereby consolidating the coordination powers of the center. The main contribution of this article is to advance a temporal approach to federal changes, which explains how the Brazilian federal government centralized authority under a decentralizing Constitution.
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