• Ensino de Humanidades Editorial

    Bosi, Alfredo
  • Limites e possibilidades do ensino de filosofia Ensino de Humanidades

    Silva, Franklin Leopoldo e

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Trata-se de examinar a questão das perspectivas e possibilidades de vida que a educação pode oferecer aos jovens de hoje, que vivem num mundo fragmentado em que as desilusões e as decepções podem se tornar, a todo momento, a tônica da existência. O caminho para uma reintegração ética e política passa pela formação da consciência crítica que venha a contestar o presente e a resistir a um futuro determinado pela alienação. A filosofia tem como levar a um enfrentamento dos riscos sociais e históricos, de modo a que os indivíduos não submerjam na decomposição existencial, ética e política que nos ameaça.

    Abstract in English:

    Abstract We examine the prospects and possibilities of the life that education can offer to today’s young people, who live in a fragmented world where disappointments and unrealized hopes can at any moment become the key issue of existence. The path toward their ethical and political reintegration involves the development of a critical awareness that may challenge the present and resist a future determined by alienation. Philosophy provides the means to confront societal and historical risks, preventing individuals from submerging in the existential, ethical and political decomposition that threatens us.
  • Prefácio para a reedição de Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire Ensino de Humanidades

    Beiseigel, Celso de Rui

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Trata-se da apresentação a um dos livros mais importantes de Paulo Freire, e mais conhecidos. O autor analisa com profundidade o contexto e as questões de onde emanam as ideias centrais das propostas de uma educação popular comprometida com as necessidades da população mais pobre.

    Abstract in English:

    Abstract The article introduces one of Paulo Freire’s most important and best known books. The author analyzes in depth the context and the issues from which emerge the central ideas of the proposals for a popular education committed to the needs of the poorest.
  • A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação Ensino de Humanidades

    Ferretti, Celso João

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo aborda a reforma do Ensino Médio brasileiro, promovida, em 2017, pelo Ministério da Educação do governo Temer. Nessa perspectiva são discutidos criticamente os interesses políticos e econômicos contemplados, as disputas ideológicas presentes, os objetivos oficiais apresentados, tanto quanto os não expressos e a estrutura dessa etapa da Educação Básica, conferindo-se especial atenção à flexibilização curricular e à concepção de qualidade da educação em que se baseia. São considerados também os desdobramentos da reforma para os professores, assim como as relações entre ela e as demais promovidas pelo governo Temer.

    Abstract in English:

    Abstract The article addresses the reform of Brazil’s high school carried out in 2017 by the Ministry of Education of the Temer administration. From this perspective, it provides a critical discussion of the political and economic interests involved, the ongoing ideological disputes, the official objectives presented (as well as the unexpressed ones) and the structure of this stage of Elementary Education, with special attention given to curricular flexibilization and the notion of quality education on which it is based. The article also considers the outcomes of the reform for teachers, as well as the relations between this reform and the others promoted by the Temer administration.
  • Reflexões sobre o aprendizado formal em Humanidades com base no projeto “Práticas de leitura e escrita acadêmicas” Ensino de Humanidades

    Sacrini, Marcus; Marco, Valéria De

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo apresenta o histórico e as principais características de uma disciplina de graduação com estrutura interdisciplinar - Práticas de leitura e escrita acadêmicas -, cujo projeto foi elaborado em 2014, vem sendo desenvolvido e ampliado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, desde 2015, com o engajamento de crescente número de professores, alunos e monitores. Dado seu caráter inusual, a disciplina convoca seus participantes a um processo contínuo de avaliação, de reflexão e sucessivas transformações. Este texto destina-se a um balanço do “estado da questão”, pois a experiência coletiva acumulada ao longo de seis semestres permite, cremos, apontar o potencial inovador do projeto no que tange a dois dos constituintes centrais do processo de aprendizado formal, a saber, formas privilegiadas de interação entre corpo docente e discente e procedimentos de organização do conhecimento por parte dos estudantes.

    Abstract in English:

    Abstract The article presents the history and main features of an interdisciplinary undergraduate course - Practices of Academic Reading and Writing - developed in 2014. It has been offered and expanded by FFLCH-USP since 2015, with a growing number of professors, assistants and students. The course requires an ongoing process of evaluation, reflection and successive transformations. This text provides an as is assessment, because we believe the collective experience from six semesters allows us to point to the innovative aspects of our project regarding two central elements of the process of formal learning: the privileged forms of interaction between professor and students and the ways students organize knowledge.
  • Os preteridos e os preferidos: sinal dos tempos da educação Ensino de Humanidades

    DONATO, AUSONIA; CERQUEIRA, MONIQUE BORBA

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Um cenário de grave inconsistência atinge os níveis educacionais brasileiros. É preciso investir na infraestrutura educacional, na carreira do professor, nos mecanismos de controle social, incentivando a participação das famílias e comunidade. Mas é fundamental dar centralidade aos aspectos éticos, políticos e pedagógicos capazes de favorecer a liberdade de ensinar e aprender, concorrendo para uma política efetiva de transformação do sujeito.

    Abstract in English:

    Abstract A scenario of major inconsistency is reaching Brazilian educational levels. It is necessary to invest in educational infrastructure, teachers’ careers, and the mechanisms of social control, while encouraging the participation of families and the community. It is, however, crucial to give centrality to the ethical, political and pedagogical aspects that are capable of favoring the freedom to teach and to learn, striving for an effective policy of transformation of the individual.
  • Autobiografias do começo de uma aula1 Ensino de Humanidades

    Natali, Marcos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O texto ensaia uma reflexão sobre a sala de aula, passando por questões como o início da aula, a relação entre o programa e o improviso, o lugar da explicação no ensino e o problema do endereçamento e da solidão na aula. Trata-se da versão revisada de dois blocos do Memorial Acadêmico submetido em junho de 2016 ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo, como parte de um concurso para a Livre-Docência. Outra parte do texto, identificada, foi apresentada no início da disciplina de pós-graduação “Questões de literatura e ética” no primeiro semestre de 2016 na USP.

    Abstract in English:

    Abstract The text attempts a reflection on the classroom through questions such as the beginning of a class, the relationship between program and improvisation, the place of explanation in teaching, and the problems of addressing people and loneliness in the classroom. It is the revised version of two sections of an Academic Mémoire submitted in June 2016 to the Department of Literary Theory and Comparative Literature of the University of São Paulo, as part of the requirements for applying for the position of Associate Professor. Another part of the text, identified below, was presented at the beginning of the graduate course “Questions of Literature and Ethics” in the first semester of 2016 at the University of São Paulo.
  • Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas Ensino de Humanidades

    Rezende, Neide Luzia de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Observa-se que a leitura literária é reconhecidamente objeto de ensino nas escolas, enquanto a escrita literária encontra-se ausente. Diante desse cenário, descortinado por pesquisas da área de Educação e relatórios de estágio, busca-se refletir como a dimensão do leitor pode alimentar o trabalho de autor, supondo-se que a introjeção de um interlocutor poderia transformar e potencializar a escrita de textos com intenção artística. Têm-se em perspectiva as culturas juvenis contemporâneas e as práticas sociais de leitura e escrita de jovens que podem - e devem - ser apropriadas pela escola para transformar as práticas escolares.

    Abstract in English:

    Abstract It is known that literary reading is an object of teaching in schools, whereas literary writing is absent, as has been shown by educational research and training reports. Considering this reality, this paper aims to analyze how the reader’s dimension may feed the author’s work, assuming that the introjection of an interlocutor may transform and enhance texts of artistic intent. We have in mind contemporary youth cultural, as well as social reading and writing practices of children and young people that can - and should - be appropriated by the school to transform school practices.
  • À margem - experiências de literatura com pessoas encarceradas Ensino de Humanidades

    Pereira, Ana Vieira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Durante os anos 2012 e 2013, a autora participou de uma série de oficinas de Escrita Criativa e Mediação de Leitura no Presídio Militar Romão Gomes. Numa parceria da SPLeituras e da Fundação Nacional de Amparo ao Presidiário (Funap), as oficinas estavam direcionadas à formação de novos leitores. O texto apresenta o relato desse trabalho, que extrapolou em muito as suas aspirações iniciais, apoiado especialmente na percepção da literatura e do contar da própria história como mecanismos poderosos para a reorganização pessoal e a descoberta de novas formas dentro do campo da linguagem.

    Abstract in English:

    Abstract During 2012 and 2013, the author participated in a series of writing workshops on Creative Writing and Reading Mediation at the Romão Gomes Military Penal Institution in São Paulo, Brazil. In a partnership between SPLeituras and the National Foundation for Prisoner Protection (Funap), these workshops aimed at preparing new readers. This article presents an account of the work at these workshops, which greatly exceeded its initial aspirations and was supported mainly by the perception of literature as well as by the narration of one’s own story as a powerful mechanism for personal reorganization and for the discovery of new ways within the field of language.
  • O latim e o grego em uma escola municipal de Ensino Fundamental Ensino de Humanidades

    Corrêa, Paula da Cunha

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este texto descreve o processo de criação e implementação de um projeto de extensão e cultura da Universidade de São Paulo (Projeto Minimus, 2013- ), que introduziu o ensino das línguas clássicas (grego e latim) na EMEF Desembargador Amorim Lima.

    Abstract in English:

    Abstract This text describes the process of creation and implementation of an outreach project of the University of São Paulo (Project Minimus, 2013) that introduced classical language courses (Ancient Greek and Latin) in the Desembargador Amorim Lima Elementary and Middle Public School.
  • Reflexões sobre o ensino de História Ensino de Humanidades

    Bittencourt, Circe Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O texto apresenta o percurso do ensino de História no Brasil a partir de sua inserção nos currículos das Humanidades propostas para uma educação escolar nos países católicos ocidentais. A trajetória da História como disciplina escolar é apresentada em meio aos confrontos sobre seus objetivos para a formação de uma elite política e econômica caracterizada por uma prática de exclusão dos diferentes grupos sociais dos sistemas de ensino dos séculos XIX ao XXI. O ensino de História é apresentado pelas determinações das políticas educacionais e práticas dos professores no processo de criação de conteúdos e métodos nos currículos das Humanidades clássicas ao científico pelo qual constituíram conceitos de História da Civilização, História Sagrada, História do Brasil, História das Sociedades.

    Abstract in English:

    Abstract These reflections present the trajectory of history teaching in Brazil from its insertion in the curricula of the Humanities proposed for a school education in the western Catholic countries. The trajectory of history as a school discipline is presented amidst the confrontations about its objectives for the education of a political and economic elite characterized by a practice of exclusion of different social groups from the education systems in the nineteenth to the twenty-first century. The teaching of history is presented by the determinations of the educational policies and the practices of the teachers in the process of creating contents and methods in the curricula of the classical Humanities to the scientific by which they established the concepts of History of Civilization, Sacred History, History of Brazil, History of Societies.
  • Ensino de História e seus conteúdos Ensino de Humanidades

    Fernandes, Antonia Terra de Calazans

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A partir da consideração de que hoje em dia são muitas as solicitações do que os estudantes devem aprender no ensino de História na escola para dar conta das problemáticas contemporâneas, este artigo procura questionar quais foram as preocupações de outras épocas no ensino de História, fazendo o recorte de determinados temas, como a história dos povos indígena e afro-brasileiros. A intenção é apresentar, a partir de fontes disponíveis, sem esgotá-las, como a legislação e os livros didáticos, quais conteúdos estavam sendo ensinados, quais mudanças e permanência ocorreram em longa temporalidade, sem a pretensão de explorar, nesse momento, os contextos dos fundamentos de tais escolhas.

    Abstract in English:

    Abstract Based on the consideration that there are many requests today for what students should learn in the teaching of History at school to deal with contemporary problems, this article seeks to question what were the concerns of other ages with regard to the teaching of History, including topics such as the history of indigenous peoples and Afro-Brazilians. The intention is to present, from available sources, without exhausting them, such as legislation and textbooks, what contents were taught, what changed and remained the same over time, without the pretension of exploring, at this moment, the contexts of the bases for such choices.
  • O ensino de Geografia como prática espacial de significação Ensino de Humanidades

    Straforini, Rafael

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este texto tem por objetivo retomar o debate em torno da importância do ensino de Geografia como disciplina escolar na Educação Básica brasileira. Defendemos que essa disciplina escolar tem um papel importante na formação do cidadão crítico reflexivo ao possibilitar aos escolares a compreensão da espacialidade dos fenômenos, de modo que possam operar os conhecimentos geográficos em sua vida cotidiana e produzir práticas espaciais insurgentes.

    Abstract in English:

    Abstract This text aims to readdress the debate on the importance of teaching geography as a school subject in Brazilian basic education. We argue that this school subject plays an important role in shaping the critical thinking of individuals by enabling schoolchildren to understand the spatiality of phenomena so that they can operate geographic knowledge in their daily lives and produce insurgent spatial practices.
  • O Estado e a educação religiosa: observações a partir da psicologia1 Ensino de Humanidades

    Paiva, Geraldo José de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O tema da educação religiosa oferecida pelo Estado é tratado do ponto de vista das condições psicológicas adequadas sua eficiente ministração, a saber, estabelecimento de relações interpessoais no pequeno grupo, nitidez na apresentação das informações e inserção num grupo de referência mais abrangente. Como base filosófica, necessária ao ponto de vista psicológico, é apresentada a visão de Habermas e Ratzinger do Estado democrático, cuja função é não só tolerar, mas promover a diversidade cultural dos grupos que o compõem, sobre o pressuposto da ação comunicativa ou do diálogo.

    Abstract in English:

    Abstract Religious education offered by the State is dealt with from the point of view of the adequate psychological conditions to be efficiently provided: interpersonal relations in a small group, distinctiveness of stimuli, and insertion into a broader reference group. As a philosophical basis, necessary to the psychological point of view, it presents Habermas’ and Ratzinger’s concept of democratic State, whose function is not only to tolerate but to promote cultural diversity of its component groups, according to the assumption of communicative action or dialog.
  • Considerações sobre o ensino da música no Brasil Ensino de Humanidades

    Carrasqueira, Antonio Carlos Moraes Dias

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo propõe que o ensino da Música no Brasil contemple de forma mais profunda aspectos da formação do músico, como criatividade, domínio da linguagem musical e sintonia com sua herança cultural. Sugere uma forma de estudo baseada na criação de conteúdo, que vise não somente ao desenvolvimento técnico-instrumental, mas também ao pleno entendimento da linguagem musical e desenvolvimento da consciência harmônica. Tem como referência o aprendizado dos instrumentos melódicos - de sopro e de cordas não dedilhadas - foco de pesquisa do autor em tese de doutoramento.

    Abstract in English:

    Abstract This article is about the teaching of the flute and others melodic instruments - namely winds and strings. It argues that music education in Brazil must address more deeply certain important aspects to empower musicians to have creative mastery of their instrument in a dialogue with their cultural heritage. The author proposes a methodology that seeks not only technical development on an instrument, but also the complete understanding of the musical language and the development of harmonic awareness. With this aim, he proposes a manner of practicing based on creativity, improvisation and composition, instead of the mere repetition of established patterns.
  • “Caminhos da reforma sanitária”, revisitado Vida urbana e saúde

    Cohn, Amélia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo revisita análise realizada há três décadas sobre os caminhos percorridos pela reforma sanitária brasileira até então, atualizando a discussão sobre a complexidade da proposta e do projeto de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). É dada ênfase à estratégia política da sua implementação e aos desafios atuais para a permanência de seus princípios e diretrizes constitucionais após o “golpe burocrático-parlamentar” de 2016.

    Abstract in English:

    Abstract This text reviews an analysis I made over three decades ago, focused on the path which the Brazilian sanitary reform went through, updating the debate about the complexity of both the proposal and the project of implementing the Unified Health System (Sistema Único de Saúde, SUS). It emphasizes the political strategy for its implementation, along with the contemporary challenges, in order to maintain its principles and constitutional guidelines, especially after the recent “bureaucratic- legislative coup” in 2016.
  • Violência em favelas e saúde Vida urbana e saúde

    Sawaya, Ana Lydia; Albuquerque, Maria Paula de; Domene, Semiramis Martins Álvares

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O tráfico de drogas tornou-se o principal fator para a crescente escalada da violência e um dos maiores obstáculos para o sucesso dos serviços públicos de saúde nas favelas. O Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo como o país com mais anos de vida perdidos pela violência. As favelas brasileiras surgiram nas colinas do Rio de Janeiro no início do século XX e foram construídas por ex-escravos. Nas últimas décadas, a velocidade de seu crescimento se intensificou. Entre 2000 e 2010, o crescimento de favelas foi doze vezes maior que o aumento anual das famílias brasileiras. O número de pessoas vivendo nessas condições (61% afro-brasileiras) aumentou de 6,5 milhões em 2000 para mais de 14 milhões em 2010. São Paulo abriga 27% de todas as favelas no Brasil. Desde a década de 2000, essas comunidades foram ocupadas por trabalhadores pobres (65% com permissão de trabalho) que não têm renda suficiente para pagar o aluguel. Aproximadamente dois milhões de pessoas residem nas favelas de São Paulo. Esses territórios têm a maior prevalência de subnutrição entre as crianças causada por moradia insalubre e a maior prevalência de obesidade em adultos causada pelo consumo de alimentos ultraprocessados ​​de baixo custo. A coexistência dessas duas doenças representa uma carga dupla para a intervenção na saúde e aumenta consideravelmente o custo de implementação de políticas públicas. Este artigo apresenta evidências de que a violência está aumentando os efeitos negativos da vizinhança nas favelas brasileiras, condição que implica intervenções mais complexas e específicas, direcionadas para esses territórios.

    Abstract in English:

    Abstract Drug trafficking has become the main factor in the escalation of violence and one of the greatest obstacles to the success of public health services in slums. Brazil ranks number one in the world as the country with the most years of life lost through violence. Brazilian slums emerged in the hills of Rio de Janeiro in the early 20th century and were built by former slaves. In the last decades, the speed of their growth has intensified. Between 2000 and 2010, the growth of slums was twelve times higher than the annual increase in Brazilian households. The number of people living in these conditions (61% Afro-Brazilians) increased from 6.5 million in 2000 to more than 14 million in 2010. São Paulo houses 27% of all the slums in Brazil. Since the 2000s, these communities have been occupied by poor workers (65% with work permits) who do not have a sufficient income to pay rent. Approximately 2 million people reside in the slums of São Paulo. These territories have the highest prevalence of malnutrition among children caused by unhealthy housing and the highest prevalence of adult obesity caused by the consumption of low-cost, ultraprocessed foods. The coexistence of these two diseases constitutes a double burden for health intervention and greatly increases the cost of implementing public policies. This article provides evidence that violence is increasing the negative neighborhood effects in Brazilian slums, a condition that implies more complex and targetet interventions in these territories.
  • A metrópole e a saúde de seus habitantes Vida urbana e saúde

    Ribeiro, Helena
  • A busca por cidades saudáveis Vida urbana e saúde

    Angeoletto, Fabio
  • Abdias do Nascimento nos Estados Unidos: um “pintor de arte negra”1 Artes e cultura

    Jaremtchuk, Dária

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Abdias do Nascimento foi para os Estados Unidos em 1968 com bolsa da Fairfield Foundation, retornando ao Brasil somente uma década depois. Durante esses anos, a pintura tornou-se atividade significativa, o que fez que ele precisasse elaborar uma nova identidade e qualificar a produção dessas imagens. Nesse processo, acabou por se considerar um “pintor de arte negra” e reafirmar seu compromisso com a criação de obras alinhadas com a herança cultural africana.

    Abstract in English:

    Abstract Abdias do Nascimento first went to the United States in 1968 on a Fairfield Foundation scholarship, returning to Brazil only a decade later. During that time, painting became a meaningful activity, which demanded that he create a new identity and qualify the production of his images. In this process, he ended up declaring himself a “painter of black art” and reaffirming his commitment with the creation of works aligned with African cultural heritage.
  • Sobre conquistas e tensões Artes e cultura

    Oliveira, Lúcia Maciel Barbosa de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Discute-se a emergência de novas dinâmicas culturais, ancoradas nas tecnologias de informação e comunicação, que despontam pelos espaços da cidade, circulam pelas redes digitais e se materializam em intervenções culturais e artísticas. Tal emergência coloca desafios às políticas culturais e às instituições culturais que não têm mais o privilégio de definir e dar balizas para a criação e os usos da arte e da cultura. O momento atual exige uma compreensão não simplificadora das inúmeras representações, contradições, vozes e dos silêncios que disputam visibilidade na arena pública.

    Abstract in English:

    Abstract The emergence of new cultural dynamics, anchored in information and communication technologies, that flourish in the spaces of the city, circulate through digital networks and materialize in cultural and artistic interventions, poses challenges to cultural policies and cultural institutions that no longer have the privilege of defining and setting goals for the creation and uses of art and culture. The present moment demands a non-simplifying understanding of the innumerable representations, contradictions, voices and silences that struggle for visibility in the public arena.
  • Os gigantes da montanha e o semblante do real Artes e cultura

    Ribeiro, Martha

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A questão que acompanhou Pirandello em suas reflexões sobre o teatro, refletida em sua composição dramatúrgica, foi a convicção da impossibilidade de representar o real do personagem (a máscara) por um ator. Todo personagem pirandelliano exige que o tomemos como real. Estamos diante de um modo de pensar o teatro que revoga a representação na própria cena, apontando como impossível o ato de representar um personagem. Em nosso autor a máscara nua é um elemento de combate ao mundo sensível, nos indicando como saída a este mundo forjado, simplesmente o impensável: personagens verdadeiramente vivos, que resistem ao real intimidador do mundo sensível. Tal pensamento, que coloca às avessas o real, se materializa de forma indiscutível em Os gigantes da montanha (1936), texto deixado incompleto e construído na matéria dos sonhos.

    Abstract in English:

    Abstract The issue that accompanied Pirandello in his reflections about the theater and was captured in his dramaturgical composition, was the belief in the impossibility of representing the reality of the character (the mask) by an actor. Every Pirandellian character demands to be taken as real. We behold a way of thinking about the theater that repeals the representation in the scene itself and deems impossible the act of representing a character. In our author, the “naked mask” is an element of combat to the sensitive world, indicating to us a way out of this forged world, namely the unthinkable: characters truly alive, that resist to the intimidating reality of the sensitive world. This thought, that turns reality upside down, is indisputably materialized in The Mountain Giants (1936), a text left incomplete and built on the stuff of dreams.
  • Walter Zanini e a formação de um sistema de arte contemporânea no Brasil1 Artes e cultura

    Baldini, Isis; Grossmann, Martin; Prado, Pamela; Spricigo, Vinicius

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Nesta entrevista inédita realizada pelo Fórum Permanente IEA-USP em 17 de dezembro de 2009, o historiador, crítico de arte, curador e dirigente cultural Walter Zanini fala sobre sua formação internacional em artes visuais, sua experiência como docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, da Escola de Comunicações e Artes da USP e da Fundação Alvaro Penteado; assim como seu papel na constituição e desenvolvimento das bases conceituais e curatoriais do Museu de Arte Contemporânea da USP, o primeiro museu de arte contemporânea no mundo, durante sua gestão (1963-1978). Relembra também sua atuação como curador de duas Bienais Internacionais de Arte de São Paulo no início dos anos 1980, que transformaram a matriz epistemológica desse evento que é uma centralidade no sistema da arte contemporânea no Brasil.

    Abstract in English:

    Abstract In this unpublished interview held by the Fórum Permanente IEA-USP on December 17, 2009, Walter Zanini, historian, art critic, curator and cultural manager, talks about his international training in the Visual Arts; his experience as a lecturer at Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Escola de Comunicações e Artes da USP and Fundação Alvaro Penteado; as well as his role in the constitution and development of the conceptual and curatorial bases of the Museu de Arte Contemporânea da USP, the first contemporary art museum in the world, during his tenure as director (1963-1978). He also recalls his role as curator of two International Art Biennials of São Paulo in the early 1980s that transformed the epistemological matrix of this event, which is a centrality in the contemporary art system in Brazil.
  • O ensino das Artes Visuais na Universidade Artes e cultura

    Barbosa, Ana Mae

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este ensaio se reporta aos inícios dos Cursos Superiores de Artes Visuais na Academia Imperial de Belas Artes e analisa o pioneirismo da Universidade do Distrito Federal em relação ao ensino das Artes Visuais. Salientando os problemas políticos, entra em considerações sobre a renovação representada pelo Instituto de Artes da UnB fechado pela ditadura militar em 1965 e se detém mais especificamente na renovação que a ECA/USP representou para o ensino das Artes Plásticas no Brasil. Chega à conclusão que o Ensino das Artes só pode se desenvolver em situações democráticas.

    Abstract in English:

    Abstract This essay refers to the beginnings of the Superior Courses of Visual Arts at the Imperial Academy of Fine Arts and analyzes the pioneer role of the University of the Federal District in the teaching of the Visual Arts. Emphasizing political problems, it takes into account the difficult situation of UNB’s Institute of Arts, which was closed by the military dictatorship in 1965, and focuses more specifically on the renewal that ECA/USP represented in the teaching of Visual Arts in Brazil. It reaches the conclusion that the Teaching of the Arts can only develop in democratic situations.
  • O que se espera de uma escola de arte hoje? Artes e cultura

    Grossmann, Martin

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Na trajetória histórica do ensino da arte no Brasil qual é o papel ou a influência da Academia? Em que momento e circunstâncias o ensino da arte deixa a Academia para ingressar na Universidade? Existe uma influência das vanguardas artísticas nesse percurso? E o modernismo, é determinante? Este artigo procura responder essas questões com o intuito de propor novos parâmetros e referenciais para a formação em arte hoje.

    Abstract in English:

    Abstract In the historical trajectory of art education in Brazil, what is the role or influence of the Academy? At what time and in which circumstances does art education leave the Academy to enter the University? Is there an influence of the artistic avant-gardes on this journey? And is Modernism decisive? This article attempts to answer these questions with the intention of proposing new parameters and references for art education today.
  • Bophana e a persistência da memória Artes e cultura

    Ramos, Paulo Roberto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O propósito deste texto é o de analisar a representação do genocídio no Camboja, ocorrido entre 1975 e 1979, através da discussão do documentário Bophana, uma tragédia cambojana (1996), realizado pelo cineasta Rithy Panh. No centro da narrativa está a correspondência estabelecida entre a protagonista e Ly Sitha, seu marido. Para o diretor, essa correspondência representa a resistência do indivíduo ante o regime do Khmer Vermelho ao expressar dois elementos vistos como nocivos pelo estado totalitário: o amor e a cultura.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to discuss certain issues of the genocide in Cambodia, which occurred between 1975 and 1979, through the documentary Bophana, a Cambodian tragedy (1996), directed by Rithy Panh. At the center of the narrative is the correspondence established between the protagonist and Ly Sitha, her husband. For Panh, this correspondence represents the individual’s resistance to the Khmer Rouge regime by expressing two elements seen as harmful by the totalitarian State: love and culture.
  • Paul Singer: uma vida de luta e de trabalho pelo socialismo e pela participação democrática Paul Singer

    Andrada, Cris; Esteves, Egeu

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Poucos reúnem grandeza intelectual, humildade genuína e uma profunda coerência entre o que escreve e pratica, como ele. Paul Singer não apenas refletiu sobre as violências do mundo do trabalho, como se dedicou a fazê-lo junto de trabalhadores, ombro a ombro, anos a fio. Ao seu estilo, como um igual, dando o mesmo valor a cada fala e pessoa. Nesse processo, ajudou a construir um dos mais bonitos movimentos de resistência brasileiros, um projeto de emancipação com vistas a enfrentar essas violências, a Economia Solidária. A entrevista foi realizada para o projeto “Vozes da Economia Solidária: narrativas de resistência no mundo do trabalho”, que teve por objetivos compreender as origens da Economia Solidária brasileira a partir da perspectiva de seus pioneiros/as. Nela, Paul Singer rememora a migração para o Brasil, a juventude na São Paulo do pós-guerra - período de sua participação no movimento sionista - quando surgiram a inspiração para o trabalho como professor e a decisão de ficar e lutar pelo socialismo no Brasil. Logo, ele fala sobre sua relação com o movimento sindical, vivida como operário, e de sua participação na icônica Greve dos 300 mil, cuja comissão de salários compôs, experiência que representou uma das fontes de seu interesse pela economia. De seu percurso militante, ele destaca ainda a aproximação com os socialistas cristãos e com os fenômenos que mais tarde viria a nomear de Economia Solidária que, para ele, deve ser entendida como um fenômeno indissociável da luta de classes.

    Abstract in English:

    Abstract Few people combine intellectual greatness, genuine humility and a deep coherence between what they write and do as Paul Singer. He not only reflected upon violence in the world of work, but also did it side by side with the workers themselves, shoulder to shoulder, for many years. In his own way, as one among many, listening to each one speak and considering each person as an equal. Throughout this process, he helped to build one of the most beautiful Brazilian resistance movements, an emancipatory project that sought to confront this violence: the Solidarity Economy. This interview was conducted for the project “Voices of the Solidarity Economy: narratives of resistance in the world of work”, which aims to comprehend the origins of the Brazilian Solidarity Economy from the perspective of its pioneers. In this interview, Paul Singer recalls his migration to Brazil and his post-war youth in the city of São Paulo - the period of his participation in the Zionist movement - when he was inspired to work as a teacher and decided to stay and fight for socialism in Brazil. Right after that, he talks about his relationship with the Union movement from the standpoint of a blue-collar worker, and his participation in the iconic Strike of the 300,000, in which he joined the strike’s salary committee, an experience which was quite significant for his later interest in Economics. From his militant trajectory, he highlights how he became close to Brazilian Christian socialists and to the phenomena he would later call Solidarity Economy, which, in his point of view, should be understood as an inseparable aspect of the class war.
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