Teacher Training for YAE |
OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas/São Paulo: Associação de Leitura do Brasil/Mercado de Letras/Ação Educativa, 2001. p. 15-43. (Coleção Leituras no Brasil) |
Diversity and Inclusion in YAE |
ARROYO, M. G. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L. et al. Diálogos na educação de jovens e adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 19-50. |
Elderly, Old Age and Aging |
PY, L. et al. Tempo de envelhecer: percursos e dimensões psicossociais. 2. ed. Holambra: Setembro, 2006. p. 97-120. |
Education |
DEMO, P. Cidadania pequena: fragilidade do associativismo no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleção Polêmica do Nosso Tempo, n. 80). |
Citizenship |
MARTINS, M. F. Uma “catarsis” no conceito de cidadania: do cidadão cliente à cidadania com valor ético-político. Revista Ética, Campinas, v. 2, n. 2, p. 106-118, jul./dez. 2000. |
Social exclusion |
MARCON, Emília Perez Bertan. (Fundação Municipal para Educação Comunitária. In: SALAZAR, Adriana Garlipp Tagliolato.. et al. Projeto Casa-Escola: a concretização de um sonho. Campinas: Prefeitura Municipal de Campinas/FUMEC Cândido Ferreira, 2008. |
Dialogicity |
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. |
Genre |
MERGÁR, A. A representação social do gênero feminino nos autos criminais na Província do Espírito Santo (1853-1870).2006. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2006. VASCONCELOS, T. M. P. A Perspectiva de gênero redimensionado a disciplina histórica. Revista Ártemis, n. 03, dez., 2005 (A), p. Disponivel em: <http://www.prodema.ufpb.br/resvistaartemis>. Acesso em: 11 dez. 2010. |
YAE |
FREIRE, P. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. ARROYO, M. G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, M. A. G. C.; GOMES, Nilma Lino. (orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19- 50. |
Awareness/ Liberation |
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. |
Curriculum, Discourse and Power |
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996 VEIGA-NETO, A. Currículo e história: uma conexão radical. In: COSTA, M. V. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. p. 93-104. POPKEWITZ, T. S. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 173-210. LEITE, C. M. F. O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para Ciência e Tecnologia; Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002. SILVA, T. T. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000. |
Subjectivation Practices of the self |
FISCHER, R. M. B. Foucault e o desejável conhecimento do sujeito. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 39-60, 1999. FOUCAULT, M. A escrita de si. In: ______. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. p. 144-162. (Col. Ditos & Escritos, v. 5). CASTRO-GÓMEZ, S. Ciencias sociales, violencia epistémica y el problema de la invención del otro. In: LANDER, E. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: FLACSO, 2003. p. 145-162. MOITA LOPES, L. P. da (1998) Discursos de Identidade em sala de aula de leitura de L1: A construção da diferença. In: SIGNORINI, I. (Org.). Língua(gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras. p. 303-332. |
Subject |
GONZAGA, Y. M. Sujeitos de mudanças e mudanças de sujeitos: as especificidades do público da Educação de Jovens e Adultos. In: SOARES, Leôncio (Org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. TOURRAINE, A. Poderemos viver juntos? A discussão pendente: EL destino del Hombre em la Aldea Global. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica Argentina, 2002. |
Rejuvenation/ Human development |
D´ANDREA, F. F. Desenvolvimento da personalidade: enfoque psicodinâmico. 10. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991. |
Youth / School Senses |
ABRANTES, P. Os sentidos da Escola. Identidades Juvenis e Dinâmica de Escolaridade. Oeiras: Celta Editora, 2003. DUBET, F. & MARTUCCELLI, D. À l’École: sociologie de I´experience scolaire. Paris: Seuil, 1996. CARRANO, P. C. & MARTINS, C. H. (2011). A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Educação. 36(1) 43-56. Recuperado em 08 de abril, 2016, de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2910. DAYRELL, J. (2007). A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação de Sociedade, 28(100) 1105-1128. Recuperado em 08 de abril, 2016, de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101- 73302007000300022&script=sci_abstract&tlng=p |
Youths / Career and technical programs in rural areas |
GONÇALVES, A. O conceito de governo. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 14, 2006, Florianópolis. Anais...Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. P.1-16. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/XIVCongresso/078.pdf >. Acesso em: 01 maio 2015. MOLL, J. Políticas de jovens e adultos no Brasil: desafios da contemporaneidade. In: BAQUEIRO, R.; BROILO, C. (Org.s). Pesquisando e Gestando Outra Escola: desafios contemporâneos. São Leopoldo: Unisinos, 2001. P. 202-210. |
YAE/Legal rights |
GADOTTI, M. (2013). Educação de Adultos como Direito Humano. EJA em debate (2)12-29. Recuperado em 22 de dezembro, 2015, de https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/download/1004/pdf |
Youth / Identity / Interaction |
GOFFMAN, E. A representação do Eu na Vida Cotidiana. 15. Ed. Petrópolis: Ed. Vozes. 2008. |
Socio-discursive imaginary / discursive ethos |
CHARAUDEAU, P. Discurso político. Patrick Charaudeau; tradução: Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. - 1ª ed., 1ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2008. CHARAUDEAU, P. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO. M. (Org) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Copa, 2009. P. 309-326. CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso; coordenação da tradução Fabiana Komesu. 3ª ed., São Paulo: Contexto, 2014. |
Sociological conceptions of youth |
MAFFESOLI, M. O tempo das tribos. O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987. LATOUR, B Jamais fomos modernos: ensaio de Antropologia Simétrica. Rio de Janeiro: Editorial 34, 1994. DAYRELL, J. jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, 24 (1), pp. 40-52. 2003. |