• Anthropology of Education: an introduction SEÇÃO TEMÁTICA: ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    Bartlett, Lesley; Triana, Claudia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O que é antropologia da educação e qual é sua contribuição para o estudo da educação? Estas perguntas orientam este número especial da revista Educação & Realidade. As antropologias de educação variam ao redor do mundo (Anderson-Levitt, 2012a). Aliás, conforme Elsie Rockwell (2002, p. 3) observa, “[…] as categorias analíticas usadas para elaborar textos etnográficos não são autônomas; estão enraizados nas sociedades em que são usadas primeiro e refletem os modos concretos de nelas construir a diferença”. No entanto, podemos identificar alguns compromissos fundamentais que evoluíram ao longo do tempo.

    Abstract in English:

    Abstract: What is the anthropology of education, and what does it contribute to the study of education? Those questions orient this special issue of Educação & Realidade. Anthropologies of education vary around the world (Anderson-Levitt, 2012a). Indeed, as Elsie Rockwell (2002, p. 3) notes, “[...] the analytic categories used to construct ethnographic texts are not autonomous; they are rooted in the societies in which they are first used, and they reflect actual ways of constructing difference in those societies”. Nonetheless, we might identify some fundamental commitments that have evolved over time.
  • Transworlding: navigating spaces and negotiating the self in online schooling SEÇÃO TEMÁTICA: ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    Koyama, Jill

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Com base em dados de uma etnografia com duração de quarenta e dois meses acerca de redes de refugiados no Arizona, exploro a questão de jovens refugiados forjando identidades e espaços híbridos em contextos educacionais dos Estados Unidos. Ao utilizar a noção de abrir espaço (Das Gupta, 2006), demonstro como eles captam vídeos em webcam de um campo de refugiados ou música de seu país natal enquanto realizam tarefas de aula em um programa on line de recuperação de créditos ou disciplinas de Ensino Médio. Eles se envolvem naquilo que refiro como transmundificar, ou a prática de mediar identidades emergentes e encontrar seu caminho em mundos figurados (Holland; Lachicotte; Skinner; Cain, 1998) de aprendizagem de refugiado ao enfrentar práticas educacionais normativas e marginalizantes.

    Abstract in English:

    Abstract: Drawing on data from a 42-month ethnography of refugee networks in Arizona, I explore refugee youth forging hybrid identities and spaces in US educational contexts. Utilizing the notion of space-making (Das Gupta, 2006), I demonstrate how they simultaneously stream webcam video from a refugee camp or music from their home countries while completing lessons in an online credit recovery program or high school course. They engage in what I refer to as transworlding, or the practice of mediating emergent identities and navigating figured worlds (Holland; Lachicotte; Skinner; Cain, 1998) of refugee learning while challenging normative and marginalizing educational practices.
  • Transnational Care Constellations and Education: im/migrant children’s family ties across borders SEÇÃO TEMÁTICA: ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    Oliveira, Gabrielle

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Muitas vezes os pesquisadores educacionais se interessam pelas diferenças linguístico-culturais que os estudantes imigrantes trazem à escola, negligenciando a proeminência da cidadania legal e cultural para a formação da identidade e a participação em sala de aula. Além disso, em geral rotulam as crianças (i)migrantes como estudantes e aprendizes de língua inglesa ou, (mais raramente) bilíngues emergentes. Esta rotulação estreita dificulta evidenciar determinados aspectos das complexas vivências dos estudantes, com implicações importantes para a aprendizagem. Este artigo destaca evidências antropológicas para apresentar maneiras mais holísticas de representar e discutir as vivências de famílias imigrantes em um mundo globalizado. Este artigo questiona: como uma perspectiva antropológica sobre famílias transnacionais pode nos ajudar a compreender como a imigração modela a vida educacional das crianças? Assim, abordo como as constelações transnacionais de cuidado como abordagem metodológica contribuem para discussões continuadas sobre equidade e pertencimento em estudos no campo educacional.

    Abstract in English:

    Abstract: Educational researchers often foreground the linguistic-cultural differences that immigrant students bring to school, overlooking the salience of legal and cultural citizenship for identity formation and classroom participation. Moreover, they usually frame (im)immigrant children as students and English language learners, or (more rarely) emergent bilinguals. This narrow framing obscures certain aspects of students’ complex experiences, with important implications for learning. This article leverages anthropological evidence to present more holistic ways of representing and discussing immigrant families’ experiences in a globalized world. This article asks: how can an anthropological perspective on transnational families help us understand how immigration shapes the educational lives of children? Thus, I address how transnational care constellations as a methodological approach contribute to ongoing discussions about equity and belonging in educational scholarship.
  • Playing School: female elementary school teachers’ stories of childhood games and post-feminist tomorrows SEÇÃO TEMÁTICA: ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    Campbell Galman, Sally; Mallozzi, Christine A.

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Não apenas muitas garotinhas nos Estados Unidos e em outros lugares brincam de escolinha, mas, por vezes, ao crescerem, se tornam professoras, um ponto em que o relato de brincadeiras se escolinha assume uma nova função narrativa e discursiva. Por meio de teorias da narrativa e da performance e da análise de discurso, examinamos relatos de brincadeiras de escolinha contados como parte de um estudo qualitativo multilocal de histórias de vida de professoras norte-americanas dos anos iniciais do ensino fundamental graduadas recentemente e em formação. Analisamos estas narrativas com um olhar sobre a cultura pop e os tempos de menina a partir de meados da década de 1990 até seu final e outro sobre como o brincar de escolinha é colocado tanto em prática quanto discursivamente. Implicações para a preparação e a identidade profissional de professores, além da face sexista do trabalho docente, concluem o artigo.

    Abstract in English:

    Abstract: Not only do many little girls in the United States and elsewhere play school, but when they grow up, they sometimes become teachers, at which point the story of playing school takes on a new narrative and discursive function. Using narrative and performance theories, and discourse analysis, we analyze stories about playing school told as part of a multi-site qualitative study of new and pre-service American elementary teachers’ life histories. We examined these narratives with one eye on pop culture and mid to late 1990s girlhood, and the other on the use to which the game of playing school is put both discursively and in practice. Implications for teacher preparation and professional identity, as well as the gendered face of teachers’ work, conclude the paper.
  • Cultures of Accountability in Indigenous Early Childhood Education in Mexico SEÇÃO TEMÁTICA: ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    Anzures Tapia, Aldo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: As políticas de responsabilização têm o objetivo de melhorar a qualidade educacional; porém, muitas vezes, interferem na qualidade da educação, inclusive na educação bilíngue. Com base em dezoito meses de trabalho etnográfico em uma pré-escola indígena multisseriada na península de Yucatán, no México, descrevo como Elisa, professora, diretora e zeladora, cumpria as exigentes tarefas administrativas enquanto implementava diferentes programas governamentais que impunham sobre ela uma significativa carga burocrática. Isto também a levava a deslocar sua atenção de uma cultura de responsabilização por ensino-aprendizagem para uma cultura de responsabilização burocrática. Este estudo mostra que a educação infantil em comunidades indígenas no México depende da perspicácia e da preparação de trabalhadores da linha de frente, como professores e supervisores escolares, pois cumprem com habilidade a cultura da responsabilização burocrática imposta pelas políticas governamentais enquanto tentam não sacrificar uma responsabilização frente ao seu próprio dever junto aos estudantes.

    Abstract in English:

    Abstract: Accountability policies are meant to improve educational quality; yet, too often, they interfere with quality instruction, including bilingual instruction. Drawing on 18 months of ethnographic work in a multigrade Indigenous preschool in the Yucatan Peninsula in Mexico, I describe how Elisa, the teacher, principal and janitor, navigated demanding administrative tasks while implementing different governmental programs, placing on her a significant bureaucratic burden. Also, this led her to shift her attention from a culture of teaching-learning accountability to a culture of bureaucratic accountability. This study shows that early childhood education in Indigenous communities in Mexico depends on the astuteness and preparedness of frontline workers, such as teachers and school supervisors, as they keenly navigate the culture of bureaucratic accountability that governmental policies impose, while trying not to sacrifice an accountability to their own responsibility to the learners.
  • When someone Talk Politics to Me, I am Reminded of the Romans: Chilean high school students’ frameworks for making political use of history SEÇÃO TEMÁTICA: ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    Mayorga, Rodrigo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo examina como estudantes chilenos de ensino médio envolvidos em protestos estudantis demonstram e fazem uso de sua compreensão sobre política e história para informar e orientar suas próprias ações políticas. Com base em trabalho de campo realizado em 2014 em uma escola chilena de ensino médio, utilizo a análise de discurso para examinar entrevistas de estudantes como um tipo específico de trabalho social. Nestas entrevistas, defendo que os estudantes apresentavam e participavam da produção constante de marcos coerentes em que história e política estão conectadas. A compreensão de história e política dos estudantes informa e afeta uma à outra, bem como se torna significativa em sua educação em cidadania.

    Abstract in English:

    Abstract: This article examines how Chilean high school students who are involved in student protests demonstrate and make use of their understandings of politics and history, in order to inform and orient their own political actions. Based on fieldwork conducted in 2014 in a Chilean public high school, I use discourse analysis to examine students’ interviews as a particular kind of social work. In these interviews, I argue that students were displaying and participating in the constant production of coherent frameworks in which history and politics are connected. Students’ understandings of history and politics inform and affect each other, as well as become significant in their citizenship education.
  • Theoretical-Methodological Contributions to Research on Literacy at School4 SEÇÃO TEMÁTICA: ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo propor uma perspectiva teórico-metodológica para o estudo do letramento na escola que amplie a lente para além dos Novos Estudos do Letramento (NEL) com o pressuposto de que a complexa realidade da escola e da sala de aula não pode ser compreendida por uma abordagem única de pesquisa. O texto discute os aspectos ou as várias facetas que envolvem a perspectiva teórico-metodológica que tem sido construída ao longo dos últimos 15 anos pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GPEALE). Tal abordagem inspira-se na etnografia derivada dos NEL, que adota uma perspectiva antropológica de pesquisa, articulando-a à concepção crítica da pedagogia e da alfabetização de Paulo Freire e à concepção de linguagem derivada dos estudos de Bakhtin. As análises indicam que o desenho metodológico adotado permitiu uma compreensão mais aprofundada e holística das práticas de letramento na escola ao utilizar-se de diferentes ferramentas de pesquisa para adensar a perspectiva etnográfica.

    Abstract in English:

    Abstract: This article aimed at proposing a theoretical and methodological perspective for the study of literacy in school that goes beyond the New Literacy Studies (NLS) based on the assumption that the complex reality of schools and classrooms cannot be understood by a single research approach. The text discusses various aspects involving the theoretical-methodological perspective built over the last 15 years by the Research Group in literacy, Language and Decoloniality (GPEALE). This approach is inspired by the ethnography derived from the NLS, which adopts an anthropological perspective of research, articulating it to the critical pedagogy and literacy of Paulo Freire and to the conception of language derived from Bakhtin’s studies. The analysis indicated that the methodological design adopted allowed more in-depth and holistic understanding of literacy practices at the school through the use of different research tools to consolidate the ethnographic perspective.
  • Transcending Civic Disjunctures: transnational youth organizing in a community-based educational space SEÇÃO TEMÁTICA: ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    Borns, Ariel

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: As recentes políticas migratórias nacionais - separação de famílias migrantes na fronteira entre Estados Unidos e México, aumento no número de prisões e remoções pelo Serviço de Imigração e Controle Alfandegário dos Estados Unidos, e o banimento de viagem de muçulmanxs - levantam questões de discriminação com base em raça, etnia e religião. Este artigo examina como, durante épocas de tensão e conflito racial, imigrantxs latinxs e refugiados muçulmanos que são membros de uma organização de imigrantes jovens desafiam narrativas baseadas em déficit por meio de uma ação coletiva em um espaço educacional comunitário. Defendo que um espaço educacional comunitário (EEC) em uma grande cidade do meio-oeste dos Estados Unidos proporciona um espaço único para que a juventude imigrante transnacional construa coalizões pan-étnicas transformadoras de maneiras que abordem a disjunção cívica - o conflito entre as realidades cotidianas dos jovens e os ideais cívicos democráticos adotados por currículos e funcionários de escola - e as mensagens concorrentes de escolas, comunidades e conflitos nacionais e globais dos estudantes.

    Abstract in English:

    Abstract: Recent national migration policies - separations of migrant families at the U.S.-Mexico border, increased arrests and removals by United States Immigration and Customs Enforcement, and the Muslim travel ban - raise questions of discrimination based on race, ethnicity, and religion. This article examines how, during times of racial tension and conflict, Latinx immigrant and Muslim refugee members of an immigrant youth organization have challenged deficit-based narratives through collective action in a community-based educational space. I argue that a community-based educational space (CBES) in a large Midwestern city offers a unique space for transnational immigrant youth to build transformative panethnic coalitions in ways that attend to civic disjuncture - the conflict between youths’ daily realities and the democratic civic ideals espoused by school curricula and staff - and competing messages from students’ schools, communities, and national and global conflicts.
  • Respecting Aboriginal Parents’ Involvement in their Children’s Learning SEÇÃO TEMÁTICA: ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    Harwood, Valerie; Murray, Nyssa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Na Austrália (e possivelmente em muitos outros países), a participação parental na aprendizagem dos filhos é dominada por noções ocidentais de aprendizagem, educação, pedagogia e conhecimento. Discutimos a aplicação de uma antropologia crítica sob o ângulo da educação a estes discursos e recursos metodológicos dominantes, pois nos incentiva a estar no campo, despender tempo e, com reflexividade crítica, escutar e aprender. Descrevemos como trabalhamos para criar uma abordagem Aborígene-Orientada e nos embasamos em Protocolos de Pesquisa Aborígene para manter uma ênfase firme e acentuada sobre nossa prática como pesquisadoras.

    Abstract in English:

    Abstract: In Australia (and arguably in many other countries) parent involvement in their child’s learning is dominated by Western notions of learning, education, pedagogy and knowledge. We discuss the application of a critical anthropology of education angle to these dominant discourses and methodological resources that encourage us to be in the field, to take time, and to, with critical reflexivity, listen and learn. We describe how we worked to create an Aboriginal Guided approach and drew on Aboriginal Research Protocols to maintain a steady and sharp emphasis on our practice as researchers.
  • From The Ignorant Master to The Initiator: school form and intellectual emancipation OUTROS TEMAS

    Carvalho, José Sérgio Fonseca de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Ao narrar a aventura intelectual de Joseph Jacotot, Rancière escova a história a contrapelo - na bela metáfora benjaminiana -, fazendo ressoar uma voz até então condenada ao esquecimento. Este artigo expõe as formas pelas quais Jacotot opõe o mestre embrutecedor ao mestre emancipador, que verifica no presente a igual capacidade de todos e de cada um para compreender as obras da inteligência humana. Em face dessa dicotomia proponho uma imagem intermediária: a de um mestre iniciador, para quem um processo educativo comprometido com o princípio da igualdade clama tanto pela emancipação intelectual quanto pela transmissão intergeracional de um legado de experiências simbólicas que confere durabilidade a um mundo comum de realizações históricas.

    Abstract in English:

    Abstract: By narrating the intellectual adventure of Jacotot, Rancière brushes the story against the grains - resorting to the Benjaminian metaphor -, echoing a voice that seemed condemned to oblivion. This text aims at exposing the ways in which Jacotot opposes a stultifying master to an emancipating one, who verifies in the present the equal capacity of everyone to understand the works of human intelligence. In face of this dichotomy, I propose an intermediate image: the master as an initiator, for whom an educational process committed to the equality principle cries out for both the intellectual emancipation and the intergenerational transmission of a legacy of symbolic experiences that provides durability to a world of historical achievements.
  • The Education in the Weft of Language OUTROS TEMAS

    Sichelero, Junior Jonas

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo trazer à discussão o tema da linguagem a partir da perspectiva hermenêutica inscrita no pensamento heideggeriano. Tendo como fio condutor o método fenomenológico-reconstrutivo, explora algumas possibilidades interpretativas que esta tradição de pensamento oferece para a construção de um diálogo com a educação. Assim, desde uma dobradiça de análise com a educação, busca olhar para a linguagem a partir de seus princípios internos de proliferação e, na contramão das concepções clássicas sobre o tema, expõe a tese de que nada acontece fora da linguagem. Por fim, entende que é na linguagem que moram às possibilidades de instauração de sentido em educação.

    Abstract in English:

    Abstract: This article aims to bring to the discussion the theme of language from the hermeneutic perspective inscribed in heideggerian thought. Having as a guiding thread the phenomenological-reconstructive method, explores some interpretive possibilites that this tradition of thought offers for the construction of a dialogue with education. Like this, through a hinge of analysis with education, seeks to look at language from its internal principles of proliferation and, in the opposite direction to the classic conceptions on the subject, exposes the thesis that noting happens outside of language. Therebyl, understands that it’s in the language that live the possibilites of establishment of sense in education.
  • Rorty’s Redescription and the Pedagogical Context: enunciation possibilities OUTROS TEMAS

    Trevisan, Marlon Dantas; Carneiro, Marcelo Carbone

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O texto analisa relações da redescrição de Rorty - perspectiva filosófica analítica, neopragmática - e abordagens sobre educação, tendo como objetivos específicos: refletir sobre epistemologia, em especial o abandono da noção de conhecimento como representação; meditar sobre a redescrição como metaprática inerente aos contextos da educação básica e superior, inspirando rotinas pedagógicas mais libertárias, éticas, criativas e políticas; apresentar a redescrição intitulada Negociações Cronocapilares, de 2019, produzida no Centro Oeste, instalação artística que deverá circular por escolas estaduais. A redescrição, metodologia do ensaio, propõe um desafio docente, ao questionar, desde os fundamentos do conhecer, até mesmo práticas educativas.

    Abstract in English:

    Abstract: The text analyzes relations of Rorty’s redescription - neo-pragmatic, analytical philosophical perspective - and approaches on education, with specific objectives: to reflect on epistemology, particularly the abandonment of the notion of knowledge as representation; to meditate on redescription as a metapractice inherent to the contexts of basic and college education, inspiring more libertarian, ethical, creative and political pedagogical routines; to present the redescription named Negociações Cronocapilares, of 2019, produced in the Mid-West, an artistic installation that should circulate among state schools. The redescription, methodology of the essay, proposes a teaching challenge, by questioning, from the foundations of knowing, even educational practices.
  • The Subjects of YAE in Youth and Adult Education Research OUTROS TEMAS

    Santos, Pollyana dos; Silva, Gabriela da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O trabalho refere-se ao estado do conhecimento das produções científicas sobre sujeitos da EJA no Brasil. O problema de pesquisa foi: quais os principais fundamentos teórico-metodológicos presentes nas produções resultantes das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil que versam sobre os sujeitos estudantes? A coleta de dados utilizou os descritores: sujeitos+EJA, identidade+EJA e sociabilidade+EJA. A análise dos 13 artigos localizados evidenciou: o caráter interdisciplinar dos estudos; a predominância de pesquisas qualitativas; a diversidade teórica que fundamenta esse campo de investigação. Diante do restrito número de publicações, percebeu-se a importância de explorar essa área de pesquisa e produção do conhecimento.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper refers to the state of knowledge of scientific productions on subjects of YAE in Brazil. The research problem was: What are the main theoretical and methodological foundations present in the productions resulting from research in the field of Youth and Adult Education in Brazil that deal with student subjects? We used the following descriptors for data collection: subjects + YAE, identity +YAE, and sociability + YAE. The analysis of 13 articles showed the interdisciplinary nature of the studies, the predominance of qualitative research, and the theoretical diversity that underlies this field of investigation. Given the limited number of publications, we perceived the importance of exploring this area of research and knowledge production.
  • EJA and Teaching Work in Freedom Deprivation Spaces OUTROS TEMAS

    Cabral, Paula; Onofre, Elenice Maria Cammarosano; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O artigo analisa a tônica de políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como foco a modalidade nas unidades penais brasileiras. A partir desse movimento se estabelecem relações com as pesquisas no campo que tratam do trabalho de professores nos espaços de privação e restrição de liberdade. A produção, com abordagem qualitativa, é fruto de estudos bibliográficos e análises documentais. As reflexões apresentadas permitem compreender aspectos das diretrizes educacionais e de estudos na área, articulados às consequências para o trabalho docente, em vista de disputas e consensos produzidos no contexto das reformas neoliberais.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper analyzes the emphasis of educational policies for Youth and Adult Education (EJA), focusing on the modality in Brazilian penal units. From this movement, relationships established with research in the field that deals with the work of teachers in spaces of deprivation and restriction of freedom. The production, with a qualitative approach, is the result of bibliographic studies and documentary analysis. The reflections presented allow us to understand aspects of educational guidelines and studies in the area, articulated to the consequences for teaching work, given clashes and consensus produced in the context of neoliberal reforms.
  • The Political and Academic Fields and the Discourse on Special Education OUTROS TEMAS

    Souza, Sirleine Brandão de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Objetivou-se analisar e discutir permanências e rupturas na identidade da educação especial e a estreita relação entre o campo acadêmico e as políticas educacionais. Recorreu-se às contribuições de Pierre Bourdieu, especificamente os conceitos de linguagem e campo e como metodologia à análise das narrativas produzidas em publicações da Revista Brasileira de Educação Especial. Concluiu-se que a relação entre esses campos reflete a busca incessante de um conjunto de pesquisadores para precisar com maior cuidado o campo da educação especial e a coexistência temporal de perspectivas afins, distintas e antagônicas, configurando ao campo uma identidade multifacetada, refletindo o movimento contraditório da sociedade e das políticas sociais.

    Abstract in English:

    Abstract: The objective of this study was to analyze and discuss permanence and ruptures in the identity of special education and the close relationship between the academic field and educational policies. The contributions of Pierre Bourdieu were used, specifically the concepts of language and field and as a methodology for the analysis of the narratives produced in publications of the Brazilian Journal of Special Education. It was concluded that the relationship between these fields reflects the constant search of a set of researchers to more carefully specify the field of special education and the temporal coexistence of similar, distinct and antagonistic perspectives, configuring the field with a multifaceted identity, reflecting the contradictory movement of society and social policies.
  • Problematization of Phylosophy Teaching and Teacher Formation in Brazil OUTROS TEMAS

    Avanço, Leonardo Dias

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O objetivo deste artigo é elucidar dois problemas radicais: o primeiro diz respeito aos obstáculos relativos ao reconhecimento da ampliação do conceito de filosofia, enquanto o segundo concerne à retomada da compreensão da natureza específica da atividade filosófica. Abordam-se os conceitos de humanidade e de filosofia em perspectiva uni-versal, bem como a originária função antropológica da docência. Essa abordagem contribui atualmente com o alargamento da liberdade no âmbito da intervenção educativa de professores de filosofia em variados níveis de ensino no Brasil e em contextos similares. Conclui-se com o ensaio de uma síntese das soluções propostas aos referidos problemas.

    Abstract in English:

    Abstract: The objective of this study is to enlighten two problems: the first regards the obstacles that oppose acknowledging the broadening of the concept of Philosophy, whereas the second concerns resuming the comprehension of the specific nature of philosophical activity. The concepts of humanity and philosophy are approached in a uni-versal perspective, as well as the original anthropological function of teaching. The study aims to contribute with enhancing the freedom of educative intervention by philosophy teachers in Brazil. The conclusion proposes an expansion of the concept of philosophy and encourages teaching practices that set the conditions for a harmonious and multi-rational coexistence among various forms of love for wisdom.
  • Why Cultural Studies? OUTROS TEMAS

    Bonin, Iara Tatiana; Ripoll, Daniela; Wortmann, Maria Lúcia Castagna; Santos, Luis Henrique Sacchi dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Argumenta-se, neste texto, que a vitalidade dos Estudos Culturais está na abertura e receptividade para promover enlaces conceituais e teóricos variados. De modo a adensar a discussão sobre o frutífero encontro entre Estudos Culturais e Educação, no presente artigo promove-se um rastreamento de pesquisas sobre natureza e, também, daquelas dedicadas às temáticas indígenas e afro-brasileiras de modo a indicar enlaces teóricos, caminhos investigativos e pontos de atenção promovidos por pesquisadores identificados com este campo articulatório. Observa-se que, como parte de um projeto ético-político mais amplo, estes estudos questionam essencialismos, fundamentalismos, eurocentrismos, racismos e acenam para possíveis formas de resistência político-acadêmica.

    Abstract in English:

    Abstract: In this text it is argued that the vitality of Cultural Studies is in its openness and receptivity to promote varied conceptual and theoretical articulations. In order to deepen the analysis on the productive encounter between Cultural Studies and education, this article makes a survey of researchs on nature and, also, of those themes dedicated to indigenous and afro-Brazilians. It is done in order to indicate theoretical articulations, investigative paths and points of attention promoted by researchers identified with this articulatory field. As part of a broader ethical-political project, it is observed that these studies question essentialisms, fundamentalisms, eurocentrisms, racisms, and point to possible forms of political-academic resistance.
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