O movimento de formação docente no ensino de Geometria nos anos iniciais

The movement of teachers' education for Geometry teaching in the elementary school

Resumos

Neste artigo, discorremos sobre a organização de um grupo do qual participavam quatro professoras que planejaram, desenvolveram e avaliaram uma proposta de ensino. Nosso intuito foi discutir sobre a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, tendo em vista os desafios de organizar uma Atividade Orientadora de Ensino de Geometria. Para isso, pautamo-nos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, e, especificamente da Teoria da Atividade (Leontiev, 1983; 1988) e da Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 1996; 2010). Foi possível evidenciar que o conhecimento matemático das docentes atuou como norteador das ações e que o compartilhamento destas mostrou-se como preponderante para que se constituíssem como formadoras.

Formação de Professores; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Educação Matemática; Ensino de Geometria


This paper reports the organization of a group of four teachers who planned, developed, and evaluated a teaching proposal. The aim of this study was to discuss the education of teachers who teach mathematics for the Elementary School, considering the challenge of organizing a Guiding Activity for Geometry Teaching. In order to do so, the researchers referred to the Historical-cultural Theory, more specifically to the Activity Theory (Leontiev, 1983; 1988) and the Educational Guiding Activity (Moura, 1996; 2010). It was possible to show that the teachers' mathematical knowledge served as guidance for the teaching practices, and that their sharing proved to be preponderant for their constitution as teachers.

Teachers' Education; Elementary School Education; Mathematics Education; Geometry Teaching


  • ARAÚJO, Elaine Sampaio. Da Formação e do Formar-se: a atividade de aprendizagem docente em uma escola pública. 2003. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
  • CURI, Edda. A Matemática e os Professores dos Anos Iniciais São Paulo: Musa Editora, 2005.
  • DAVIDOV, Vasili Vasilievich. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscou: Progresso, 1988.
  • IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber, 2008.
  • LANNER DE MOURA, Anna Regina. Movimento Conceptual em Sala de Aula. In: MIGUEIS, Marlene; AZEVEDO, Maria da Graça. Educação Matemática na Infância Vila Nova de Gaia: Gailivros, 2007. P. 65-84.
  • LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. Actividad, Conciencia e Personalidad Havana: Editorial Pueblo y Educacion, 1983.
  • LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. Uma Contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem 5. ed. São Paulo: Ed. Ícone, 1988. P. 59-83.
  • LIMA, Luciano Castro; MOISÉS, Roberto Perides. A Forma: movimento e número: proposta didática para a aprendizagem da linguagem geométrica. São Paulo: Programa Integrar - CUT, SP, 1998.
  • LIMA, Luciano Castro; MOISÉS, Roberto Perides. Uma Leitura do Mundo: forma e movimento. São Paulo: Escolas Associadas, 2002.
  • MOURA, Manoel Oriosvaldo de; SFORNI, Marta Sueli de Faria; ARAÚJO, Elaine Sampaio. Objetivação e Apropriação de Conhecimentos na Atividade Orientadora de Ensino. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2011. Disponível em: <www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v14n1/04.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2012.
  • MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.). Controle da Variação de Quantidade: atividades de ensino. Textos para o ensino de Ciências n. 7. Oficina Pedagógica de Matemática. São Paulo: USP, 1996.
  • MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O Educador Matemático na Coletividade de Formação: uma experiência com a escola pública. 2000. 131 f. Tese (Livre-Docência em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
  • MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Matemática na Infância. In: MIGUEIS, Marlene; AZEVEDO, Maria da Graça. Educação Matemática na Infância Vila Nova de Gaia: Gailivros, 2007. P. 39-64.
  • MOURA, Manoel Oriosvaldo de et. al. A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.). A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural Brasília: Líber, 2010. P. 81-110.
  • MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A Aprendizagem Inicial do Professor em Atividade de Ensino. In: LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; TREVISOL, Maria Teresa Ceron; PEREIRA, Patrícia Sândalo (Org.). Formação de Professores em Diferentes Espaços e Contextos Campo Grande: Editora UFMS, 2011. P. 87-102.
  • NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion. A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
  • RIGON, Algacir José; ASBAHR, Flavia da Silva Ferreira; MORETTI, Vanessa Dias. Sobre o Processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural Brasília: Líber, 2010. P. 13-44.
  • ROSA, Josélia Euzébio et al. As Particularidades do Pensamento Empírico e do Pensamento Teórico na Organização do Ensino. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural Brasília: Líber, 2010. P. 67-80.
  • RUBTSOV, Vitaly. A Atividade de Aprendizagem e os Problemas Referentes à Formação do Pensamento Teórico dos Escolares. In: GARNIER, Catherine et al. (Org.). Após Vygotsky e Piaget: perspectiva social e construtivista - Escola russa e ocidental. Tradução de Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. P. 129-137.
  • VIGOTSKI, Lev Semenovich. A Construção do Pensamento e da Linguagem Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins fontes, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Aceito
    06 Jun 2014
  • Recebido
    25 Mar 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br