• Editorial

    Gandin, Luís Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú
  • Apresentação - Matemática nos anos iniciais Seção Temática: Matemática nos Anos Iniciais

    Carneiro, Reginaldo Fernando; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
  • Narrativa de aula de uma professora sobre a investigação estatística Seção Temática: Matemática nos Anos Iniciais

    Grando, Regina Célia; Nacarato, Adair Mendes; Lopes, Celi Espasandin

    Abstract in Portuguese:

    Este texto analisa a narrativa de aula de uma professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que participa de um grupo que desenvolve uma pesquisa colaborativa, no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com o objetivo de investigar os letramentos matemáticos escolares e as práticas de formação docente. Em sua narrativa, a professora descreve o processo de investigação estatística desenvolvido com uma turma de 1º ano. A análise traz indícios de aprendizagens docente, relativos ao letramento estatístico das crianças - em particular, no que se refere ao desenvolvimento da linguagem gráfica - , e revela a apropriação de práticas de letramento pela professora.

    Abstract in English:

    In this paper we analyze the lesson narrative of a mathematics teacher for the Elementary School. She is a member of a group developing a collaborative research as part of the 'Educational Observation Project', aiming to investigate mathematical literacy and the teaching education practices of mathematics teachers. In her narrative, she describes the statistic investigation process developed with a 1st grade group. There is evidence revealing the teacher's hints of learning related to the children's statistics literacy, mainly referring to the development of graphical language, as well as evidence of ownership of literacy practices by the teacher.
  • O movimento de formação docente no ensino de Geometria nos anos iniciais Seção Temática: Matemática nos Anos Iniciais

    Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira; Vaz, Halana Garcez Borowsky

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, discorremos sobre a organização de um grupo do qual participavam quatro professoras que planejaram, desenvolveram e avaliaram uma proposta de ensino. Nosso intuito foi discutir sobre a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, tendo em vista os desafios de organizar uma Atividade Orientadora de Ensino de Geometria. Para isso, pautamo-nos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, e, especificamente da Teoria da Atividade (Leontiev, 1983; 1988) e da Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 1996; 2010). Foi possível evidenciar que o conhecimento matemático das docentes atuou como norteador das ações e que o compartilhamento destas mostrou-se como preponderante para que se constituíssem como formadoras.

    Abstract in English:

    This paper reports the organization of a group of four teachers who planned, developed, and evaluated a teaching proposal. The aim of this study was to discuss the education of teachers who teach mathematics for the Elementary School, considering the challenge of organizing a Guiding Activity for Geometry Teaching. In order to do so, the researchers referred to the Historical-cultural Theory, more specifically to the Activity Theory (Leontiev, 1983; 1988) and the Educational Guiding Activity (Moura, 1996; 2010). It was possible to show that the teachers' mathematical knowledge served as guidance for the teaching practices, and that their sharing proved to be preponderant for their constitution as teachers.
  • Aciepe histórias infantis e Matemática: uma instância formativa Seção Temática: Matemática nos Anos Iniciais

    Souza, Ana Paula Gestoso de; Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, analisa-se a dinâmica da Atividade Curricular de Integração Ensino Pesquisa e Extensão (Aciepe) Histórias Infantis e Matemática nas séries iniciais, a partir da trajetória de cinco egressas do curso de Pedagogia, participantes da atividade. Optou-se pelo estudo de caso da Aciepe e tomaram-se como dados os depoimentos das cinco participantes, utilizando-se múltiplas fontes de coleta de dados: registros escritos produzidos ao longo da Aciepe, entrevista e questionário respondidos após o término da atividade. A análise dos dados mostra a constituição da Aciepe como uma instância formativa, respaldada pela instituição, que impulsiona o desenvolvimento profissional e a aprendizagem da docência.

    Abstract in English:

    This paper analyzes the dynamics of the Curricular Activity of Teaching, Research, and Extension Integration (Aciepe), called Children's Stories and Mathematics in the Elementary School, based on the trajectory of Pedagogy graduates. We chose the case study of ACIEPE, based on the account of its five participants. We analyzed multiple data sources - written records produced over this research, interviews, and questionnaires answered after the end of the activity. The results show the constitution of Aciepe as an educational instance that promotes the teacher's professional development and learning, supported by the institution.
  • O professor que ensina Matemática e a sua formação: uma experiência em Portugal Seção Temática: Matemática nos Anos Iniciais

    Serrazina, Maria de Lurdes

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo discute características da formação continuada de professores polivalentes em Matemática, que podem conduzir a alterações na sua relação com a Matemática e nas suas práticas de sala de aula. Para isso retoma o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM), desenvolvido em Portugal. Discute o conhecimento do professor para ensinar Matemática, tipos de conhecimento necessários para um ensino proficiente e relaciona-os com o desenvolvimento de uma atitude de confiança do professor como professor que ensina Matemática. Apresenta, o caso de uma professora, formanda do PFCM durante dois anos, evidenciando o contributo do Programa para o desenvolvimento do seu conhecimento e da sua postura como professora que ensina Matemática.

    Abstract in English:

    This paper discusses the characteristics of continuing education for polyvalent teachers in mathematics, which may lead to changes in their attitude towards mathematics and their classroom practices. It approaches the Continuous Education Program in Mathematics (PFCM), developed in Portugal. It discusses the knowledge of the teacher to teach mathematics, the types of knowledge required for a proficient teaching, and relates them to the development of a confidence attitude in the teacher as the one who teaches mathematics. It presents the case of a teacher, trainee of PFCM for two years, highlighting the contribution of the program for the development of her knowledge and position as a teacher who teaches mathematics.
  • Fazer da matemática problema a ser inventado inventando formação Seção Temática: Matemática nos Anos Iniciais

    Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo traz um evento que se deu em salas de aulas da formação de professores e professoras que ensinarão matemática nas séries iniciais. Na tensão de um vivido e com a atenção num vivido põe a pensar a formação de professores e professoras como inquietude e processualidade na experiência. Aproximando-se das filosofias da diferença, principalmente em Foucault e Deleuze, faz ação da teoria e ação da prática, no revezamento teoria-prática, dando a pensar a formação ao fazer da matemática problema a ser inventado. A produção matemática dá condições da invenção na formação de professores e professoras.

    Abstract in English:

    This paper presents an event that occurred in classrooms for education of teachers who will teach mathematics in the Elementary School. In the tension of an experienced and with attention on an experience, it leads to think about the education of teachers as restlessness and processuality in the experience. Approaching the philosophies of difference, especially in Foucault and Deleuze, it makes action from the theory and action from the practice, alternating theory and practice, leading to think on education when making mathematics a problem to be invented. The mathematics production provides for the invention in the education of teachers.
  • Competencias del profesor de educación primaria

    Lupiáñez, José Luis

    Abstract in Spanish:

    En este documento recojo diferentes acercamientos al establecimiento de las competencias que deberían desarrollar los profesores de matemáticas de Educación Primaria. Para ello, en primer lugar analizo el papel de la noción de competencia en el marco de la formación de profesores. A continuación me centro en las directrices europeas que se han empleado para el diseño de las nuevas titulaciones dirigidas a la formación de maestros, prestando especial atención al caso español. Finalmente, analizo diferentes trabajos en investigaciones centradas en el área de matemáticas.

    Abstract in English:

    In this document I collect various approaches to the establishment of the competences that mathematics teachers should develop in Elementary School. To do this, first I analyze the role of the notion of competence as part of teachers' education. Next, I focus on the European guidelines that have been used for the design of new qualifications aimed at the teachers' education, with special attention to the Spanish case. Finally, I analyze different papers in research focused on the area of mathematics.
  • Concepções de matemática de alunas-professoras dos anos iniciais Seção Temática: Matemática nos Anos Iniciais

    Carneiro, Reginaldo Fernando; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem como objetivo discutir as concepções sobre matemática de alunas-professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um curso de Pedagogia à distância, no qual realizamos uma pesquisa qualitativa durante o trabalho nas disciplinas referentes à matemática. As atividades virtuais ali desenvolvidas geraram dados cuja análise evidenciou alguns aspectos da concepção de matemática como resolução de problemas. Tal análise também enfatizou a necessidade de pautar o ensino na compreensão e na justificativa das fórmulas, dos procedimentos e dos algoritmos. Além disso, apontou que as alunas-professoras refletiram e problematizaram suas concepções.

    Abstract in English:

    This paper aims to discuss the conceptions about mathematics of the Elementary School student-teachers of a Pedagogy distance learning course, in which we performed a qualitative research while working in the disciplines related to mathematics. The virtual activities generated data which analysis revealed some aspects of mathematics conception as problem solving. It also emphasized the need to guide the teaching in the understanding and rationale of formulae, procedures, and algorithms. In addition, it pointed out that the student-teachers had reflected on and problematized their conceptions.
  • O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras Outros Temas

    Mota Junior, William Pessoa da; Maués, Olgaíses Cabral

    Abstract in Portuguese:

    O artigo analisa o documento elaborado pelo Banco Mundial Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: Próximos Passos, o qual realiza um balanço dos últimos vinte anos das políticas educacionais implementadas no Brasil e traça perspectivas para os próximos anos, segundo a concepção de educação e sociedade do Banco. Este organismo internacional avalia positivamente o caráter das políticas educacionais implementadas e os resultados atingidos no período assinalado. Questiona-se e problematiza-se os critérios da avaliação, o balanço e as perspectivas traçados pelo Banco Mundial sobre a educação brasileira.

    Abstract in English:

    The paper analyzes the document prepared by the World Bank Achieving a World-Class Education In Brazil: The Next Agenda, which performs an assessment of the last twenty years of educational policies implemented in Brazil, and outlines perspectives for the coming years, according to the Bank's conception of education and society. This international body assesses as positive the character of the implemented educational policies and the results achieved in the indicated period. The criteria of the evaluation, the assessment, and the outlined perspective by the World Bank on Brazilian education are questioned and problematized.
  • A imagem e as ciências humanas: a poética visual como possibilidade de construção do saber Outros Temas

    Costa, Luis Artur; Fonseca, Tania Mara Galli da; Axt, Margarete

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo propõe uma nova perspectiva sobre o papel da imagem na produção do conhecimento, especialmente no que se refere às ciências humanas. Na modernidade científica a imagem foi considerada um ente de ontologia falha. Na contemporaneidade a imagem ganhou uma nova importância: ela se tornou nosso principal meio de expressão e comunicação além de servir importante estratégia de pesquisa. Por outro lado, a produção de saber/conhecimento através de imagens poéticas e experimentais é ainda hoje um tabu na academia. Contra esta concepção, muitos artistas e pensadores criaram outro modo de pensar as relações entre imagem e ciência: a imagem é real e imanente ao nosso mundo, posto que ambos nada mais são do que ação. A imagem poética produz uma grande variedade de transformações nos nossos modos de ver ao mundo, resultando em uma interessante estratégia para a pesquisa.

    Abstract in English:

    The article proposes a new perspective on the role of image in the production of knowledge, particularly with respect to the humanities. In the scientific modernity, image was regarded as an entity of imperfect ontology. Nowadays images have acquired a new importance: they have become our chief means of expression and communication, apart from their important role in research strategies. On the other hand, the production of knowledge through experimental and poetic images is still taboo in academia. Against such notion, many artists and thinkers have created a new way of conceiving the relations between images and science: the image is real and immanent to our world, since both are nothing more than action. The poetic image produces a large variety of transformations in our ways of seeing the world, resulting in an interesting research strategy.
  • Finitude, "Frequentação do Mundo" e formação humana em Michel de Montaigne Outros Temas

    Moura, Rosana Silva de

    Abstract in Portuguese:

    O artigo propõe pensar a formação humana a partir de alguns aspectos da filosofia de Michel de Montaigne que nos são dados no texto clássico Ensaios. Inicialmente apresenta-se um desenho da época renascentista, chão de sua perspectiva antropológica, marcada pela importância do homem no mundo. Tendo por base uma hermenêutica dos ensaios montaigneanos, interpreta-se a ideia de finitude e de frequentação postas pelo autor enquanto elementos fundantes de seu horizonte filosófico. A contribuição da filosofia da educação de Michel de Montaigne aponta, justamente, para o caráter aberto e inconclusivo (e, por isso, rico) da vida, da formação humana e da educação.

    Abstract in English:

    The paper aims to think about the human development from some aspects of the philosophy of Michel de Montaigne offered to us in the classic text Essays. Initially, it introduces an outline of the Renaissance age, the basis of his anthropological perspective, marked by the man's importance in the world. Based on a hermeneutics of Montaigne´s essays, it interprets the idea of finiteness and of frequentation brought by the author as part of foundational elements of his philosophical horizon. The contribution of Michel de Montaigne' philosophy of education points, precisely, to the open and inconclusive (and therefore rich) character of life, of human development and of education.
  • Aprender na atualidade e tecnologias: implicações para os estudos no ensino médio Outros Temas

    Reis, Rosemeire

    Abstract in Portuguese:

    Análise sobre o aprender, de sua relação com as tecnologias atuais e com o trabalho escolar no Ensino Médio, realizada, a partir do recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida por dois anos com estudantes de Ensino Médio em uma escola pública em Maceió. Privilegiaram-se resultados obtidos nos questionários e nos grupos de discussão. Identifica-se que o aprender na escola pode ter um papel diferenciado para garantir a mediação e a desnaturalização das informações veiculadas nesses artefatos culturais, desde que as condições objetivas sejam asseguradas e que tais informações sejam questionadas, investigadas, o que pode contribuir para que os jovens e adultos tenham acesso a processos significativos de apropriação de conhecimentos.

    Abstract in English:

    This is an analysis on learning and its relation with current technologies and school work at High School. It is part of a broader research performed during two years with students from a public High School in Maceió, the capital city of Alagoas State, Northeastern Brazil. Results from questionnaires and discussion groups are highlighted. Learning at school may have a prioritized role so as to guarantee mediating and denaturalizing information conveyed by means of these cultural artifacts, as long as objective conditions are ensured, and such information is questioned and investigated, thus contributing for teenagers and adults to have access to significant processes of knowledge apprehension.
  • Processos de inclusão excludente presentes no ensino superior privado Outros Temas

    Nunes, Mário Luiz Ferrari; Neira, Marcos Garcia

    Abstract in Portuguese:

    As pressões locais e globais por melhora nas formas de organização social incidiram em políticas públicas que visam garantir o acesso ao ensino superior de parcela da população, outrora desprivilegiada. Este artigo trata dos efeitos que esses processos de inclusão podem gerar. Os dados coletados através de uma etnografia em uma Instituição de Ensino Superior privado foram analisados mediante as noções de identidade e diferença produzidas pelos Estudos Culturais. Considera que os processos de inclusão reforçam e validam as identidades que se adéquam às imposições de consumo e performatividade, características do neoliberalismo, e marcam a diferença por meio de processos sutis de exclusão para aqueles que não se inserem na lógica social vigente.

    Abstract in English:

    The local and global pressures for new forms of social organization have focused on public policies aimed at granting access to higher education to a hitherto underprivileged segment of the population. This article deals with the effects that these inclusion processes can produce. The data collected through an ethnographic study in a private institution of higher education (IHE) were analyzed in the light of the concepts of identity and difference as produced by the field of Cultural Studies. The text proposes that the inclusion processes reinforce and validate only the identities that fit the imposition of consumption and performance characteristic of Neoliberalism, and signal this difference through subtle processes of exclusion of those who do not conform to the prevailing social logic.
  • Pedagogia da inclusão e a Justiça Restaurativa: escapes com Kafka Outros Temas

    Schuler, Betina; Matos, Sônia Regina da Luz

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo problematiza a pedagogia da inclusão como um discurso majoritário na contemporaneidade, aqui analisada especificamente em sua filiação ao campo jurídico em práticas escolares. Para tanto, escavamos genealogicamente o discurso da Justiça Restaurativa para entender como vem sendo operado na escola para o governo dos riscos. Esburacamos os efeitos de subjetivação nestas práticas escolares de segurança, localizando o rastelo escolar que produz um modo específico de existência, o ofensor, capturado em práticas disciplinares e de controle. Apresentamos uma investigação inspirada no pensamento da diferença e nas galerias da toca kafkiana, experimentando outros modos de existência para o espaço escolar a partir da arte do silêncio como uma ética kafkiana.

    Abstract in English:

    This paper problematizes the pedagogical proposal of inclusiveness as a majority discourse, which is here analyzed specifically in its filiation with the juridical branch in scholarly practices. We genealogically excavate the Restorative Justice discourse to understand how it has been operated at school to govern risks. Hence, we search for the effects of subjectivation in these scholarly practices of security. We try to locate the scholarly ripple, which produces a specific mode of existence, the offender, who now is captured in disciplinary and control practices. In this way, we present this analysis inspired by the thought of difference and by the galleries of Kafka's burrow, trying other modes of existence to the scholarly space from an art of silence as Kafkian ethics.
  • Esboço de uma antropologia filosófica americana Resenha Crítica

    Menezes, Magali Mendes de; Silva, Neusa Vaz e; Dorneles, Leonardo Castro
  • Educação popular e formação pedagógica: contribuições do educador Nilton Bueno Fischer Homenagem

    Haddad, Sergio
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