O professor que ensina Matemática e a sua formação: uma experiência em Portugal

The teacher who teaches Mathematics and their education: an experience in Portugal

Resumos

Este artigo discute características da formação continuada de professores polivalentes em Matemática, que podem conduzir a alterações na sua relação com a Matemática e nas suas práticas de sala de aula. Para isso retoma o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM), desenvolvido em Portugal. Discute o conhecimento do professor para ensinar Matemática, tipos de conhecimento necessários para um ensino proficiente e relaciona-os com o desenvolvimento de uma atitude de confiança do professor como professor que ensina Matemática. Apresenta, o caso de uma professora, formanda do PFCM durante dois anos, evidenciando o contributo do Programa para o desenvolvimento do seu conhecimento e da sua postura como professora que ensina Matemática.

Teacher Knowledge; Confidence; Proficient Education; Continuing Education


This paper discusses the characteristics of continuing education for polyvalent teachers in mathematics, which may lead to changes in their attitude towards mathematics and their classroom practices. It approaches the Continuous Education Program in Mathematics (PFCM), developed in Portugal. It discusses the knowledge of the teacher to teach mathematics, the types of knowledge required for a proficient teaching, and relates them to the development of a confidence attitude in the teacher as the one who teaches mathematics. It presents the case of a teacher, trainee of PFCM for two years, highlighting the contribution of the program for the development of her knowledge and position as a teacher who teaches mathematics.

Teacher Knowledge; Confidence; Proficient Education; Continuing Education


  • ALARCÃO, Isabel. Reflexão Crítica sobre o Pensamento de D. Schon e os Programas de Formação de Professores. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação Reflexiva de Professores, Estratégias de Supervisão Porto: Porto Editora, 1996. P. 9-39.
  • BALL, Deborah. Research on Teaching Mathematics: making the subject-matter knowledge part of the equation. In: BROPHY, Jere (Org.). Teachers' Knowledge of Subject Matter as it Relates to their Teaching Practice Greenwich: JAI Press. 1991. P. 11-48.
  • BALL, Deborah; BASS, Hyman. Toward a Practice-Based Theory of Mathematical Knowledge for Teaching. In: DAVIS, Brent; SIMMT, Elaine (Org.). Proceedings of the 2002 Annual Meeting of the Canadian Mathematics education Study Group Edmonton, AB: CMESG/GCEDM, 2003. P. 3-14.
  • BALL, Deborah; THAMES, Mark; PHELPS, Geoffrey. Articulating Domains of Mathematical Knowledge of Teaching Paper Presented at the American Educational Research Conference, Montreal, Québec, 2005.
  • BALL, Deborah; THAMES, Mark H.; PHELPS, Geoffrey. Content Knowledge for Teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, nov./dez, p. 389-407, 2008.
  • BESWICK, Kim; ASHAM, Di CALLINGHAM Rosemary; MCBAIN, David. Teachers' and Pre-service Teachers' Confidence to Teach Primary School Mathematics. In: PROCEEDINGS OF THE 2011 AUSTRALIAN ASSOCIATION FOR RESEARCH IN EDUCATION CONFERENCE, Hobart, Tasmânia, 27 nov./1 dez. 2011. Hobart, Austrália. P. 1-10.
  • CURI, Edda. A Matemática e os Professores dos Anos Iniciais São Paulo: Musa Editora, 2005.
  • CURI, Edda; PIRES; Célia Maria Carolino. Pesquisas sobre a Formação do Professor que Ensina Matemática por Grupos de Pesquisa de Instituições Paulistanas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, PUC/SP, 2008, n. 10, p. 151-189, 2008.
  • FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair M.; PINTO, Renata A. Saberes da Experiência Docente em Matemática e Educação Continuada. Quadrante, Lisboa, Associação de Professores de Matemática, n. 8, p. 33-59, 1999.
  • GRAVEN, Mellony. Investigating Mathematics Teacher Learning within an in-service Community of Practice: the centrality of confidence. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, Springer, p. 2, 57, 177-211, 2004.
  • JAWORSKI, Barbara. The Professional Development of Teachers - the Potential of Critical Reflection. British Journal of In-Service Education, Abingdon, Oxon, Taylor & Francis, v. 19, p. 37-42, 1993.
  • KILPATRICK, Jeremy; SWAFFORD, Jane; FINDELL, Bradford (Org.). Adding it Up Washington, DC: National Academy Press, 2001.
  • MARTINS, Cristina. O Desenvolvimento Profissional de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: contributos da participação num programa de formação continua em matemática. 606 f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Lisboa, 2011.
  • NACARATO, Adair M.; MENGALI, Brenda L. S.; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
  • OCDE. Learning for Tomorrow World - first results of PISA 2003 2004. Disponível em: <http://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/pisa2003/learningfortomorrowsworldfirstresults frompisa2003.htm>. Acesso em: 30 out. 2013.
  • PONTE, João Pedro. Gestão Curricular em Matemática. In: GTI (Org.). O Professor e o Desenvolvimento Curricular Lisboa: APM, 2005. P. 11-34.
  • PORTUGAL. Ministério da Educação (ME). Programa de Matemática do Ensino Básico Lisboa; Ministério da Educação, DGIDC, 2007.
  • SCHON, Donald. The Reflective Practioner: how profissionals think in action. New York: Basic Books, 1983.
  • SERRAZINA, Lurdes. Reflexão, Conhecimento e Práticas Lectivas em Matemática num Contexto de Reforma Curricular no 1º Ciclo. Quadrante, Lisboa, Associação de Professores de Matemática, p. 8, 139-167, 1999.
  • SERRAZINA, Maria de Lurdes. O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: balanço possível. Interacções, Santarém, Escola Superior de Educação, n. 12, p. 4-22, 2009.
  • SERRAZINA, Maria de Lurdes. O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo e a Melhoria do Ensino da Matemática. Revista da Investigação às Práticas, Lisboa, Escola Superior de Educação, CIED, n. 3, v. 2, p. 75-97, set. 2013.
  • SERRAZINA, Lurdes; CANAVARRO, Paula; GUERREIRO, António; ROCHA, Isabel; PORTELA, José; SARAMAGO, Maria João. Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo. 2005. Disponível em: <http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=31>. Acesso em: 30 out. 2012.
  • SHULMAN, Leo. Those who Understand Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, Washington, American Educational Research Association, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
  • STEIN, Mary Kay; REMILLARD, J.; SMITH, Margaret Schan. How Curriculum Influences Student Learning. In: LESTER, Frank (Org.). Second Handbook of Research on Mathematic Teaching and Learning: a project of the national council of teachers of mathematics. Charlotte: Information Age Publishing, v. II, p. 319-369, 2007.
  • STEIN, Mary Kay; SMITH, Margaret Shan. Mathematical Tasks as a Framework for Reflection: from research to practice. Mathematics Teaching in the Middle Schoool, Reston, Va, National Council of Teachers of Mathematics, v. 3, n. 4, 1998. P. 268-275.
  • VIEIRA, Flávia. Uma Prática Reflexiva de Formação de Professores Rio Tinto: Edições ASA, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    25 Mar 2014
  • Aceito
    23 Jul 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br