Educar em Revista, Issue: 53, Published: 2014
  • Editorial

  • Apresentação Dossiê: Educação, Cotidiano E Participação: Desafios E Contribuições Para A Formação

    Freitas, Maria de Fatima Quintal de; Souza, Jusamara
  • Protests, participation and public education: discourse about the public matter in students' mobilizations in Chile

    Berroeta, Héctor; Sandoval, Juan

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo tem como objetivo analisar os significados que estudantes universitários chilenos atribuem às práticas de protesto e ocupação do espaço público que têm sido realizadas no marco das mobilizações estudantis no ano 2011. Para isto foi planejada uma amostra intencional composta por estudantes de universidades públicas e privadas da região de Valparaíso, Chile, utilizando-se como técnica de produção de informação o focusgroup e como técnica de análise um procedimento de análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em cinco temas que expressam a maneira como os estudantes universitários representam as formas de ação coletiva: "contra o modelo, tomando como referência o próprio modelo", "protesto e espaço público", "a transformação da esfera pública: o individualismo e a mercantilização", "ocupação dos meios de comunicação e construção da opinião pública" e "conscientização dos alunos e da sociedade". Concluiu-se que o jovem universitário estabeleceu significados complexos a respeito de suas práticas de protesto e de mobilização social, que se expressam em formas de ação não convencional e em tensões com o modelo do qual são também herdeiros.

    Abstract in Spanish:

    El presente artículo se propone analizar los significados que le asignan los estudiantes universitarios chilenos a las prácticas de protesta y ocupación del espacio público que se realizan en el marco de las movilizaciones estudiantiles del año 2011. Para esto se diseña una muestra intencional compuesta por estudiantes de universidades públicas y privadas de la región de Valparaíso y se utiliza como técnica de producción de información el focusgroup y como técnica de análisis un procedimiento de análisis de contenido. Los resultados se organizan en cinco ejes temáticos que expresan el modo como los jóvenes universitarios significan sus formas de acción colectiva: "contra el modelo desde el modelo", "protesta y espacio público", "la transformación de lo público: individualismo y mercantilización", "ocupar los medios de comunicación y construir opinión pública", y "los estudiantes como concientizadores de la sociedad". Se concluye que los jóvenes universitarios establecen significados complejos acerca de sus prácticas de protesta y movilización social, que se expresan en formas de acción no convencional y en tensiones con el modelo del que son herederos.

    Abstract in English:

    The present article aims at analyzing the meanings assigned by the Chilean university students to the protests practices and occupation of public spaces, which have been carried out in the framework of the student protests of 2011. For that purpose, an intentional sample composed of students from public and private universities in the region of Valparaíso, Chile, was designed. As information production technique, we used the focus group. As analysis technique, the "content analysis" was used. The results were organized into thematic categories, which express the way in which university students signify forms of collective action: "against the model, considering the model itself", "protest and public space", "transformation of the public scope: individualism and commercialization", "occupying the communication media and building public opinion" and "the students as consciousness-raising of society". We conclude that young university students established complex meanings about their practices of protest and social mobilization, expressed in forms of unconventional action and tensions with the model of which they are heirs.
  • Training in community psychology: pedagogical contributions towards civic participation Dossiê: Educação, Cotidiano E Participação: Desafios E Contribuições Para A Formação

    Ornelas, José; Vargas-Moniz, Maria

    Abstract in Portuguese:

    Neste trabalho procura-se documentar os processos através dos quais a formação académica avançada pode contribuir para o aprofundamento da formação cívica dos estudantes e para gerar novos polos de liderança e/ou mudança social em contextos sociais diversificados. Descreve-se o percurso do ensino da Psicologia Comunitária como formação especializada no âmbito da Psicologia e como curriculum formativo autónomo, bem como o debate sobre as competências profissionais neste domínio científico-pedagógico. Apresentam-se os resultados de um questionário sobre competências sociais e profissionais em Psicologia Comunitária e da Análise SWOT com estudantes de Mestrado e Doutoramento que serviram de base para a avaliação da formação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (http://www.a3es.pt/pt). A análise dos resultados permite concluir que os diplomados em Psicologia Comunitária escolheram causas cívicas diversificadas nos seus percursos profissionais e que utilizam as competências formativas adquiridas no seu percurso formativo na sua prática profissional. Através da análise qualitativa dos dados recolhidos através de análise SWOT, realça-se a relevância atribuída à liberdade de escolha durante o percurso formativo e as oportunidades de contacto com realidades sociais diversificadas. A participação em contextos comunitários tem permitindo compreender melhor a complexidade da aplicação prática dos princípios, bem como do papel que pode desempenhar a investigação com base em pressupostos de relevância e utilidade para o desenvolvimento dos indivíduos, grupos e/ou comunidades.

    Abstract in English:

    With this paper we aim to document how advanced academic training may contribute towards the students' civic engagement, and to generate renovated social and community leadership in diverse social contexts. We described The development of teaching Community Psychology as a special domain within Psychological Sciences, and as an autonomous curriculum, including the debate about scientific and professional competencies in that scientific-pedagogical field. The results presented derive from a survey on social and professional competencies on Community Psychology to current students of the Master's and Doctoral Programs, which, together with the results of a SWOT Analysis, formed the basis for the curriculum evaluation by the Portuguese National Agency for Evaluation and Validation of Higher Education (http://www.a3es.pt/pt). The results indicate that the graduate students have chosen diversified civic causes in their professional careers, and they use the competencies acquired during their training in their professional affairs. The qualitative data of the SWOT Analysis emphasizes that the students consider relevant the freedom of choice during the training, and the opportunity of contact and participation within diverse social realities, that facilitate the understanding of the practical application of principles, as well as the role of research anchored in assumptions of relevance and utility for the development of individuals, groups or communities.
  • Pedagogy, solidarity and social transformation

    Osorio, Jorge Mario Flores

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo é resultado do trabalho de pesquisa e intervenção/transformação realizado em comunidades indígenas de Chiapas e Guatemala, em torno da educação indígena autônoma. O trajeto da pesquisa orientou-se por uma proposta de investigação pedagógica alternativa se comparada com aquelas desenvolvidas nos espaços ocidentais. Essa proposta de pesquisa pressupõe ainda que, além de contribuir para o processo de conscientização dos indígenas sobre a sua condição de excluídos e empobrecidos, sejam geradas estratégias didáticas para a formação de homens e mulheres que possam preparar-se para construir um outro-mundo-possível. Postula-se que o processo pedagógico no marco da exclusão/pobreza deve ter como finalidade a formação de seres humanos comprometidos com a necessidade de transcender e ultrapassar o presente e de construir o projeto de futuro, ou seja, o real utópico ou eutópico. Destaca-se no artigo que o processo de trans-formação e construção do porvir/devir necessita da ação pedagógica comunitária centrada em uma ética da vida, da solidariedade e da convivência.

    Abstract in Spanish:

    El presente artículo es consecuencia del trabajo de investigación y transformación realizado en comunidades indígenas de Chiapas y Guatemala en torno a la educación indígena autónoma. El trayecto de investigación se orienta por una propuesta de investigación pedagógica alternativa a las desarrolladas en los espacios occidentales. El trayecto de investigación supone que además de contribuir al proceso de concientización de su condición de excluidos y pauperizados, genere estrategias didácticas para la formación de hombres y mujeres preparados para concretar el otro-mundo-posible. Postulo que el proceso pedagógico en el marco de la exclusión/pauperización debe tener como finalidad la formación de seres humanos comprometidos con la necesidad de trascender el presente y de construir el proyecto de futuro, es decir, lo real utópico o eutópico. Señalase en el artículo que el proceso de trans-formación y construcción del porvenir necesita de la acción pedagógica comunitaria centrada en una ética de la vida, de la solidaridad y la convivencia.

    Abstract in English:

    This article is the result of a research work on intervention/transformation in indigenous communities of Chiapas and Guatemala around the autonomous indigenous education, the path of research is oriented by a pedagogical research proposal that is alternative to those developed in the western areas. Research path is that in addition to contributing to the process of awareness of their status as excluded and impoverished, generate instructional strategies for the training of men and women prepared to realize the other-world-possible. I am running the educational process within the framework of exclusion/impoverishment must have intended the formation of human beings committed with the need to transcend the present and build the future project, i.e., the real utopian or eutopico. I point out in the article that the mindsets and construction of the future process needs the pedagogical Community action focused on the ethics of life, solidarity and coexistence.
  • Culture, identity and alternatives to the consumer culture

    Kagan, Carolyn M.; Burton, Mark H.

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo explora questões da identidade e cultura no tocante às atuais crises sistemáticas que desafiam a vida humana neste planeta. Problematiza-se a intensa busca pelo crescimento econômico e cultura do consumo. Utiliza-se o conceito de complexos da Ideologia-Ação-Estrutura para entender a natureza de caráter saturante da dominação social, política e econômica. Assim, exploram-se as intervenções nestes complexos, que assumem características da educação informal para promover o crescimento cultural, criando cenários novos que objetivam estabelecer uma ideologia e aliança contra-hegemônica. Sugere-se que, ao se conseguir unir intervenções e movimentos ainda fragmentados e localizados, pode existir a esperança que poderia transformar o modo de vida da sociedade para as pessoas em que o enriquecimento cultural apoiaria um modelo econômico e cultural que explorasse menos os recursos ambientais.

    Abstract in English:

    This article explores questions of identity and culture in relation to the present systemic crises that confront human life on the planet, problematizing the pursuit of economic growth and consumerist culture. It uses the concept of Ideology-Action-Structure complexes to understand the saturating nature of social, political and economic domination, and then explores interventions in these complexes, which all have characteristics of informal education, to promote cultural growth, create new settings and establish a counter-hegemonic ideology and alliance. It is suggested that by joining up fragmented local interventions and movements, there is hope that society's way of life can be shifted to one where cultural enrichment supports a less resource-exploitative economic and cultural model.
  • Music, education and everyday life: notes of a musical sociography Dossiê: Educação, Cotidiano E Participação: Desafios E Contribuições Para A Formação

    Souza, Jusamara

    Abstract in Portuguese:

    O artigo relata o processo e partes dos resultados de uma sociografia musical feita em uma pequena cidade localizada no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários e entrevistas realizadas durante visitas ao município, contatos com grupos musicais organizados e conversas com músicos locais. O objetivo foi analisar as relações entre práticas musicais existentes, a inserção destas práticas na comunidade e suas potencialidades para a educação musical. A partir dos dados obtidos, discute-se como a música na escola pode dialogar com a vitalidade cultural da comunidade na qual está inserida.

    Abstract in English:

    This article describes the process and some outcomes of a musical sociography taken in a small town located in Rio Grande do Sul - Brazil. The research was carried out through questionnaires and interviews, developed during visits to the municipality, contacts with organized musical groups, and conversations with local musicians. The aim was to analyze the relationships among existing musical practices, the inclusion of these practices in the community and its potential for musical education. Based on the data obtained, the article discusses how music in school can dialogue with the cultural vitality of the community in which it operates.
  • Women in youth and adult education in search of their lost schooling: an overview on music education Dossiê: Educação, Cotidiano E Participação: Desafios E Contribuições Para A Formação

    Ribas, Maria Guiomar

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho está baseado em dados empíricos de uma pesquisa sobre música na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola pública em Porto Alegre-RS, cujos resultados mostram que aprendizagens musicais se tecem por meio de uma articulação entre os(as) estudantes, permeada por conflitos e trocas geracionais. O recorte desse artigo incide sobre as mulheres participantes da referida pesquisa, considerando suas experiências educativas e musicais antes, bem como durante a EJA. O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a educação escolar e musical dessas mulheres, cujas buscas de formação quando crianças e jovens resultaram em exclusão, interrupções, falta de acesso, porém, chegando posteriormente à realização da escolaridade por meio da EJA. Associado a esse debate da escolaridade e música no cenário da EJA, abordam-se as categorias geracionais baseando-se em estudos das ciências sociais e humanas.

    Abstract in English:

    This work is based on empirical data from a research about music in Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA). It was carried out on a case study in a public school in Porto Alegre, Brazil. Its results show that the musical learning process is achieved through an interaction permeated by some conflicts, as well as by exchanges among students of different generations. This article focuses on women participating in this research, considering their educational and musical background before, as well as during the EJA experience. The paper's aim is to reflect upon schooling, including the music education of these women, whose search for education as children or as youths found exclusion, interruptions and a lack of access to school. However, the attainment of education through EJA came after. Associated with this debate related to music and education in EJA, it has approached the generational subject, based on studies in the field of social science and humanities.
  • Participatory citizenship in the daily life of schools: the voice and turn of children and young people Dossiê: Educação, Cotidiano E Participação: Desafios E Contribuições Para A Formação

    Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro

    Abstract in Portuguese:

    Ao longo dos últimos 60 anos, a Europa tem vivido vagas de transição democrática que envolveram profundas mudanças políticas e uma forte ênfase no papel da Educação na promoção de uma cidadania democrática e europeia. No entanto, e apesar do seu passado autoritário, Portugal tem assistido a uma forte inconsistência das políticas educativas nesta área, em que momentos de grande ênfase na promoção da cidadania vão se alternando com momentos em que o foco é colocado em competências nas disciplinas "básicas". No entanto, é escassa a investigação sobre o impacto destas mudanças no cotidiano das escolas. Numa pesquisa sobre educação para a cidadania, realizamos um estudo junto de alunos de escolas portuguesas envolvidos na construção de perfis comunitários sobre a democracia e a participação no passado, no presente e no futuro. O perfil comunitário envolve um processo de investigação participativa em que os alunos recolhem - através de análise documental, entrevistas ou questionários - e analisam dados sobre as oportunidades de exercício da cidadania, no passado e no presente, e refletem sobre as possibilidades que se abrem no futuro. Os alunos revelaram um grande envolvimento neste processo cujo impacto é analisado a partir dos seus discursos e dos seus professores. O estudo revela como a aprendizagem da cidadania pode manter-se como espaço de resistência às políticas educativas no cotidiano das escolas.

    Abstract in English:

    During the last 60 years, Europe has faced a series of democratization processes that have generated profound social and political transformations and a strong emphasis on the role of education in promoting a European and democratic citizenship. However, and in spite of its authoritarian past, Portugal has witnessed a strong inconsistency of educational policies in this domain, with moments of intense emphasis on encouraging citizenship that are followed by periods of complete devaluation with a 'back to the basics' approach. However, there is almost no research on the impact of these changes in the daily life of schools. This paper describes a research that involved Portuguese pupils in the construction of community profiles in the past, present and future of democracy and participation. Community profiling involves pupils in a participatory research process in which they collect - through document analysis, interviews, or questionnaires - and analyze data on opportunities for citizenship, now and in the past, and they reflect over possible evolutions in the future. The analysis of the process and its impacts on pupils is based on interviews with teachers and pupils, suggesting a strong commitment. The research also reveals how citizenship learning can be a space for resisting education policies in the daily life of schools.
  • Participatory research and community intervention in the everyday life of Pibid/CAPES Dossiê: Educação, Cotidiano E Participação: Desafios E Contribuições Para A Formação

    Freitas, Maria de Fatima Quintal de

    Abstract in Portuguese:

    O artigo analisa as dimensões psicossociais do processo de participação e formação de um grupo de alunos da licenciatura de pedagogia, filosofia e ciências sociais, junto ao projeto Interdisciplinar-Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/CAPES-UFPR. A atuação dos graduandos em duas escolas da rede pública de Curitiba-PR privilegiou a construção e a implementação conjunta de um plano de ação em direitos humanos e redes de solidariedade na comunidade. Os trabalhos de intervenção foram desenvolvidos apoiados na proposta de pesquisa participante de Orlando Fals Borda, nos aportes filosóficos da educação conscientizadora de Paulo Freire e na perspectiva teórico-metodológica da psicologia social comunitária latino-americana. Foram realizadas, com os participantes do projeto, reuniões e oficinas semanais de capacitação, grupos focais temáticos e conversações críticas avaliativas. As informações obtidas foram sistematizadas e submetidas à análise de conteúdo, nos seguintes eixos: razões para ingresso no projeto Pibid; atividades realizadas e metodologias para formação e sensibilização; e dificuldades sentidas nas atividades e geração dos produtos. O desenvolvimento das atividades contribuiu para um envolvimento e compromisso com a realidade educacional, colaborando para a quebra de mitos a respeito dessa realidade, com a diminuição de receios e eliminação de preconceitos sobre as escolas públicas. Observou-se que as práticas participativas, comunitárias e educacionais fortaleceram uma proximidade entre universidade e escola, colocando a docência como possível escolha futura desses estudantes e, consequentemente, colaborando para o reconhecimento social do trabalho do professor.

    Abstract in English:

    This paper analyzes the psychosocial dimensions of the participation and training process of a group of students of bachelor's degree in pedagogy, philosophy and social sciences, in the Interdisciplinary Pedagogy project from the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID)/CAPES-UFPR. The work of the students in two public schools in Curitiba-PR favored the construction and implementation of a joint action plan on human rights and solidarity networks in the community. The intervention works were developed supported by the participatory research proposal by Orlando Fals Borda, the philosophical contributions of Paulo Freire's awareness wakening education and the theoretical and methodological perspectives of Latin American Community social psychology. The project participants attended weekly meetings and training workshops, thematic focus groups and evaluative critical conversations. The information collected has been systematized and submitted to content analysis in the following areas: motives to join the Pibid project; activities carried out and methodologies for training and awareness; and difficulties in activities and generation of products. The development of the activities contributed to an involvement and commitment to the educational reality, collaborating to break myths about this reality, reducing prejudices and eliminating fears about state schools. It was observed that participatory, community and educational practices strengthened proximity between universities and schools, putting teaching as a possible future choice for these students and thus contributing to the social recognition of the teachers' work.
  • History and implementation of the legislation of internship in Brazil Demanda Contínua

    Colombo, Irineu Mario; Ballão, Carmen Mazepa

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem como objetivo analisar a legislação de estágio no Brasil, desde sua institucionalização até a atualidade, como forma de apresentar as alterações que promoveram a inserção do estágio no processo educacional como um componente curricular. Trata-se de uma pesquisa histórica e comparativa de abordagem dialética, cujos dados foram coletados em fontes primárias e secundárias. O resultado evidenciou que, ao longo da história, houve uma evolução positiva no que diz respeito à concepção de estágio como componente curricular, bem como na relação entre o estudante, a empresa e a escola.

    Abstract in English:

    This article aims to analyze the legislation of internship in Brazil since its institutionalization until today as a way to introduce changes that promoted the internship integration in the educational process as a curriculum component. It is a historical and comparative study of dialectical approach whose data were collected from primary and secondary sources. The result showed that throughout history there have been positive developments regarding the concept of internship as a curricular component as well as the relationship between students, companies and schools.
  • High abilities/giftedness and disability: reflections about the twice stigma Demanda Contínua

    Rangni, Rosemeire de Araújo; Costa, Maria da Piedade Resende da

    Abstract in Portuguese:

    A produção de estigmas em pessoas com alguma marca considerada desvalorizada pelos padrões sociais é antiga. As pessoas com deficiência, inseridas no rol dos visivelmente marcados, eram e são estigmatizadas por não condizerem aos padrões exigidos pelo modelo social. Na mesma situação, as pessoas com indicadores de altas habilidades/superdotação igualmente carregam consigo os preconceitos, rótulos e discriminações por sua diferença. Assim, o objetivo deste artigo é trazer a reflexão sobre a possibilidade das pessoas possuírem duplicidade de necessidades educacionais especiais (DNEE), quais sejam: altas habilidades/superdotação e deficiência, e com isso a condição do duplo estigma. A metodologia adotada no presente artigo se deu por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Os resultados indicam que há escassez de estudos sobre a DNEE e que os estudantes com essa condição matriculados nas escolas brasileiras podem apresentar a duplicidade de estigma.

    Abstract in English:

    The production of stigma in individuals with some mark considered devalued by social standard is old. The individuals with disabilities, in the list of the visibly marked ones, were and are stigmatized because they do not match the demanded standard for a social model. In the same situation, the individuals with characteristics of high abilities/giftedness also carry on with themselves prejudices, labels and discrimination because of their differences. In this way, the aim of this paper is to reflect about the possibility of individuals to have twice special education needs (TSEN), which are: high abilities/giftedness and disability, and with this, the situation of twice stigma. The methodology used in the present paper was conducted by bibliographical and documental researches. The results indicate that there is scarceness of studies about TSEN and the students in this condition enrolled in the Brazilian schools might present the twice stigma.
  • Academic performance and motivation of children study Demanda Contínua

    Martinelli, Selma de Cássia

    Abstract in Portuguese:

    A motivação tem permeado as discussões dos profissionais da educação uma vez que à sua ausência tem sido atribuída uma queda de investimento pessoal do aluno na realização das tarefas de aprendizagem. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar a motivação e o desempenho em leitura, escrita e aritmética de estudantes e investigar a relação entre as variáveis. Participaram da pesquisa 127 estudantes de uma escola pública do interior de São Paulo, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos e que cursavam o 3º, 4º e 5º ano escolar. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação; a Escala de Avaliação da Motivação Escolar (EAME-IJ) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram relações entre o desempenho em escrita e a motivação intrínseca e extrínseca dos estudantes. O desempenho escolar geral também se correlacionou com a motivação intrínseca e a motivação extrínseca dos estudantes.

    Abstract in English:

    Motivation has permeated the discussions of education professionals since its absence has been attributed to a drop in the student's personal investment in the tasks of learning. Thus, the present study was aimed to assess the motivation and performance in reading, writing and arithmetic of students and to investigate the relationship between the variables. 127 students of a public school in upstate São Paulo, of both sexes, aged 7-12 years and attending the 3rd, 4th and 5th school grade participated. Two instruments were used for evaluation; a Rating Scale of School Motivation (EAME-IJ) and an Academic Achievement Test (TDE). The results revealed the relationship between writing performance and intrinsic and extrinsic motivation of students and the overall school performance also correlated with intrinsic motivation and extrinsic motivation of students.
  • Coherence in school written narratives: a piagetian analysis Demanda Contínua

    Pinheiro, Flávia Isaia; Becker, Maria Luiza Rheingantz

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas.

    Abstract in English:

    This paper addresses school texts and assembles contributions from the fields of Linguistics, Education and Psychology for the doctoral thesis (PINHEIRO, 2012). It aims to make theoretical articulations between general processes for cognitive development and the construction of coherence in tale narratives as a specific expertise in written language. Studies on the fourth stage of Piaget's work (1977, 1978, 1997) were fundamental for the analysis of evidences as they provided concepts which explained the cognitive development through the processes of grasp of consciousness and logic of meanings. The field research was conducted through multiple case studies in a public municipal school in Porto Alegre. This paper presents the differences found in the students' narratives writing and the important evidences for both supporting school practices and widening the research on school written narratives.
  • Discourses on educational efficiency: proximities and distances between educational technicians and teachers (Brazil, 1950s to 1970s) Demanda Contínua

    Lugli, Rosario Genta; Silva, Vivian Batista da

    Abstract in Portuguese:

    Neste texto articulam-se resultados de investigações sobre a produção e circulação de conhecimentos pedagógicos. Comparecem aqui três fontes diferenciadas na produção desses saberes: a documentação dos Congressos Nacionais de Professores Primários; discursos dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais; e textos dos manuais pedagógicos, usados nas escolas de formação do magistério primário. Esses materiais são especialmente úteis para compreender como os apelos de racionalização do trabalho docente com ênfase nos métodos e técnicas de ensino, característicos do discurso educacional entre meados do século XX e a década de 1970, são construídos em instâncias diversas do campo educacional brasileiro. Nessa perspectiva, é possível evidenciar as disputas envolvidas nessa ênfase na dimensão técnica do ensino, entre os agentes localizados em diferentes posições: autoridades oficiais do Estado, pesquisadores e professores primários. No entrecruzamento desses textos é notável a progressiva adesão aos valores vindos de uma visão técnica do ensino como verdades inquestionáveis e a constituição da "teoria" como um tipo diferenciado de conhecimento pedagógico associado à maior legitimidade dos "técnicos em educação", constituídos simultaneamente pelos vínculos com a Universidade e com o Estado.

    Abstract in English:

    This article combines the results of research works on the production and circulation of pedagogical knowledge. We use here three different sources from the creation of such knowledge: documents from the National Reunions of Elementary Teachers; speeches from the Regional Centers for Educational Research and the textbooks used in the initial preparation of elementary teachers. These three sets of documents are particularly useful for the understanding of the arising and settlement of work rationalization on teaching activities emphasizing their methods and procedures that are characteristic of the Brazilian educational speech between the 1950s and the 1970s as well as the way they were built in various branches of the Brazilian educational field. From that point of view, it is possible to identify the disputes over the definition of technical dimensions of teaching among the agents located in different spots of the educational field, and sometimes simultaneously in more than one position: official state authorities, educational researchers and primary teachers. It is remarkable, when these discourses are compared, the increasing power of a technical view of teaching as unquestionable truth, as well as the constitution of the "theory" as a separate kind of pedagogical knowledge associated to the increasing legitimacy of the "educational technicians", that were simultaneously linked to the university and to the state.
  • The daycare center and the families: mothers' trust in the institution of early childhood education Demanda Contínua

    Silva, Isabel de Oliveira e

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo analisar a questão do estabelecimento da confiança das mães de crianças de 0 a 3 anos na Instituição de Educação Infantil (IEI) pública. As análises dessa dimensão das relações entre família e Instituição de Educação Infantil foram realizadas tomando a noção de confiança desenvolvida por Anthony Giddens em sua análise das consequências da Modernidade. As análises apresentadas focalizam os sentidos e significados construídos pelas mães a respeito da opção pela creche como alternativa de apoio ao cuidado e educação dos filhos. Sustenta-se em pesquisa qualitativa, com realização de entrevistas individuais e em grupo com mães de crianças que frequentam instituições públicas de Educação Infantil. As conclusões indicam a agência das mães no processo de construção das relações com a IEI no que diz respeito ao estabelecimento de relações de confiança e da legitimidade da escolha por contar com a IEI pública para seus filhos desde bebês. Tal agência revela-se tanto no empreendimento de ações que reduzam a lacuna de conhecimentos dos familiares sobre a IEI bem como na busca por construir uma narrativa sobre a Educação Infantil e suas professoras que lhes ofereça maior segurança.

    Abstract in English:

    This article aims to analyze the emergence of building trust by the mothers of children from 0 to 3 years old towards the public Institution of Early Childhood Education - Instituição de Educação Infantil (IEI). The analyses of this dimension of the relationships between the family and the Institutions of Early Childhood Education have been made based on the concept of trust as developed by Anthony Giddens as he analyzed the consequences of Modernity. The presented analyses focus on the senses and significances built by the mothers regarding their choice for the daycare center as the support for the children's care and education. They are founded on qualitative research involving both individual and group interviews with mothers whose kids attend public Institutions of Early Childhood Education. The conclusions indicate that the mothers act on the process of building a relationship with the school regarding the establishment of trust relationships and the legitimacy of the choice for the IEI for their children since the first years of their lives. This is shown by their actions towards reducing the lack of family knowledge about the IEIs as much as by the will to construct a narrative about Childhood Education and its teachers which will offer them more security.
  • Musical rationality and formative natural experience in Rousseau Demanda Contínua

    Rajobac, Raimundo; Dalbosco, Claudio A.

    Abstract in Portuguese:

    O estudo tem como objetivo investigar o estatuto da racionalidade melódica no Ensaio sobre a origem das línguas de Rousseau na busca por articular o fazer musical no ocidente com problemas epistemológicos característicos da racionalidade iluminista, pondo em foco as concepções sobre a educabilidade humana e suas respectivas formas de experiências formativas inseridas no amplo processo de relação tensional entre expressão musical e formas de racionalidade. Após a apresentação da hipótese e problema de pesquisa, três passos fundamentais serão desdobrados: o primeiro analisa o significado epistemológico do Ensaio como crítica à episteme cartesiana. O segundo reconstrói a concepção rousseauniana de música, atendo-se na melodia como seu princípio básico. O terceiro e último apresenta uma reconstrução esquemática da distinção entre razão perceptiva e razão intelectual, pondo em foco a arquitetônica pedagógica do Emílio, e o lugar que nela ocupa a educação natural, sustentada pela razão perceptiva como base da educação do corpo e do refinamento dos sentidos.

    Abstract in English:

    This study aims at investigating the statute of the melodic rationality in Rousseau's Essay on the Origin of Languages in the search for articulating the making of music in the west with epistemological problems, typical in the illuminist rationality, focusing on the conception of human educability and its respective forms of formative experiences inserted in the broad process of a tensional relation between musical expression and forms of rationality. After the introduction of the hypothesis and research problem, three main steps will be unfolded: the first analyses the epistemological meaning of the Essay as criticism to the Cartesian episteme. The second rebuilds Rousseau's conception of music, abiding in the melody as its basic principle. The third and last step presents a schematic reconstruction of the distinction between perceptive reasoning and intellectual reasoning, focusing on the pedagogical architectonics of Emile, and the position taken by the natural education, supported by the perceptive reasoning as the basis for the education of the body and the refinement of the senses.
  • Women's history, life histories of teachers: elements to think about teaching Demanda Contínua

    Araújo, Sônia Maria da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.

    Abstract in English:

    Through two life histories of riverine teachers, this article reflects on teaching that happens in the context of Guajará Archipelago, in Belém of Pará, Brazil. It points out common features between those life histories as sexual violence during childhood, poverty, and schooling in order to demonstrate that teaching cannot be thought out of a wider context of women's constitution. It argues that the women status in this region has historically performed singular possibilities that explain how and why girls who were excluded from the school world for a long period turned into teachers. It demonstrates how being a teacher joins to the social processes of the riverine space, ensuring a whole interrelation process.
  • PAIVA, A. R. (Org.). Juventude, cultura cívica e cidadania. Rio de Janeiro: Garamond, 2013 Resenha

    Freitas, Maria de Fatima Quintal de; Souza, Jusamara
  • Errata

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