Acessibilidade / Reportar erro

RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA* * Este artigo apresenta resultados do Projeto de Pesquisa: Raymond Williams: crítica e crise como elementos constitutivos de cultura e educação no pós-guerra (1946-1961), desenvolvido na Graduação através do Departamento de Ciências Sociais na Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (Processo nº 17/02063-0).

Raymond Williams and the democratic education

Raymond Williams et l’éducation démocratique

RESUMO:

Partindo de uma perspectiva combinada entre a sociologia da cultura e a história cultural, para enfatizar a experiência inglesa da educação de adultos contada a partir da história particular de Raymond Williams e de duas instituições, Universidade de Oxford e Workers’ Educational Association, este artigo discutirá como um saber pedagógico foi produzido a partir da relação entre um tutor e seus estudantes adultos no contexto do pós-guerra. Para isso, o texto se organizará em dois momentos: primeiro, apresentará uma explanação geral sobre a educação de adultos como um projeto político, intelectual e voluntário atrelado à defesa da democracia na Inglaterra; segundo, discutirá como Raymond Williams participou desse processo, oferecendo significativas contribuições teórico-práticas para o debate da educação democrática daquele momento.

Palavras-chave:
Raymond Williams; Educação de adultos; Educação democrática

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br