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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 30, Issue: 1, Published: 2013
  • Introduction

    Wechsler, Solange Muglia
  • Postpartum depression and child development in first year of life Articles

    Morais, Maria de Lima Salum e; Lucci, Tania Kiehl; Otta, Emma

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do estudo foi investigar características do desenvolvimento infantil aos 4, 8 e 12 meses de idade em função de depressão pós-parto. A porcentagem de mães com depressão pós-parto - medida pela Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo -, aos 4 meses após o parto foi de 30,3%; aos 8 meses, 26,4%; e, aos 12, 25,0%. Utilizaram-se testes de Qui-quadrado para comparar filhos de mães com e sem depressão pós-parto em relação a marcos do desenvolvimento. Constatou-se pior desempenho de bebês de mães deprimidas em: 2 indicadores interacionais aos 4 meses, 2 indicadores motores aos 8 meses, e 1 indicador motor amplo aos 12 meses. Filhos de mães com depressão pós-parto, contudo, mostraram melhores resultados em 1 indicador de motricidade fina e em 2 de linguagem aos 12 meses. Conclui-se pela necessidade de considerar fatores externos e internos da mãe e do bebê no estudo dos efeitos da depressão materna sobre o desenvolvimento infantil.

    Abstract in English:

    The aim of the study was to investigate the characteristics of infant development at four, eight and twelve months of age, as result of postpartum depression. The prevalence of Postpartum Depression - measured by the Edinburgh Postnatal Depression Scale - at four months after delivery was 30.3%; at eight months, 26.4%; and at 12 months, 25.0%. Chi-square tests were used to compare children of mothers with and without Postpartum Depression in relation to developmental milestones. It was found developmental delay in infants of mothers with Postpartum Depression in: two interactional indicators at four months, two motor indicators at eight months and one gross motor indicator at twelve months. However, children of mothers with Postpartum Depression showed better results in one fine motor and in two language items at 12 months. The results point to the necessity of considering external and internal factors of mother and infant in the study of the effects of maternal depression on child development.
  • Factorial structure analysis of the Torrance Test with Portuguese students Articles

    Primi, Ricardo; Nakano, Tatiana de Cássia; Morais, Maria de Fátima; Almeida, Leandro Silva; David, Ana Paula Marques

    Abstract in Portuguese:

    Com a finalidade de verificar a estrutura fatorial dos testes de Torrance, duas atividades verbais e duas figurais foram aplicadas em 193 estudantes do 10º e 12º ano do ensino secundário de Portugal. Tentou-se demonstrar que a colinearidade das variáveis fluência e flexibilidade podem criar artefatos metodológicos que dificultam o entendimento da estrutura interna subjacente ao teste. A análise fatorial dos componentes principais, sem controle da colinearidade, indicou uma solução composta por quatro fatores que separam basicamente as atividades. Controlando-se a colinearidade, encontrou-se uma nova solução, também composta por quatro fatores, que, diferentemente da anterior, organizou variáveis com processos semelhantes, mas de diferentes atividades. O tipo de conteúdo, verbal e figural, mostrou-se ainda um importante elemento na organização dos fatores. Esse novo arranjo fez mais sentido diante da teoria que embasa os instrumentos, ao separar os diferentes processos e conteúdos por eles avaliados.

    Abstract in English:

    In order to verify the factorial structures of the Torrance verbal and figural tests, two activities of each instrument were applied with 193 students from the 10th and 12th years of education in Portugal. We tried to demonstrate that the collinearity of the fluency and flexibility variables could create methodological artifacts that hinder the understanding of the internal structure underlying the test. The principal component analysis without control of collinearity indicated a solution composed of four basic factors that separeted activities. Controlling for collinearity, we found a new solution, which also contained four factors that, unlike the previous result, grouped variables with similar processes but of different activities. The verbal and figural content is also an important element in the factor structure. This new arrangement makes more sense with the theory that underlies the instruments separating the different processes and content which are being measured by the activities.
  • Social representations formulated by high school students Articles

    Carvalho, Wilma Nascimento dos Santos Ganso; Andrade, Márcia Siqueira de

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo desta pesquisa é identificar as representações sociais sobre aprendizagem formuladas por adolescentes. Para se alcançar o objetivo proposto, realizou-se estudo de caso descritivo de caráter transversal com alunos do ensino médio de três escolas. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário semiestruturado. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica da análise de conteúdo, e os dados quantitativos, por análises descritivas e inferenciais. Foram levantadas, a posteriore, três categorias teóricas que emergiram dos discursos dos participantes, o que indica distintas representações sociais sobre aprendizagem: concepção tradicional, renovada e contemporânea. Os resultados apontam a predominância da concepção contemporânea nos grupos estudados. Essa situação sugere que os adolescentes que assumiram a concepção contemporânea representem a aprendizagem de forma vinculada ao sistema periférico, dispositivo que prepara as transformações cristalizadas, amortecendo o confronto entre realidade subjetiva e elementos consensuais, constitutivos do núcleo central das representações sociais.

    Abstract in English:

    The aim of this research is to identify and analyze the social representations of learning formulated by adolescents. In order to do so, three descriptive case studies were carried out using transversal methodology with High School students from three schools. For data collection, a semi-structured questionnaire was used. Two forms of analysis were performed at a later stage: the qualitative data was analyzed by the technician of Content Analysis; the quantitative data was submitted to descriptive and inferential analysis. A posteriore, three theoretical categories that emerged from the discourse used by the participants pointing to different social representations about learning traditional, renewed and contemporary conceptions. The results show the predominance of the contemporary concept among the studied groups. This scenario suggests that the adolescents who assumed the contemporaneous concept represent the learning connected to the peripheral system, a device that prepares crystallized transformations, diminishing the confrontation between subjective reality and consensual elements, which are part of the central core of social representations.
  • Three focuses on intelligence: a study of manual workers

    Rigo, Daiana Yamila; Donolo, Danilo Silvio

    Abstract in Spanish:

    Se presenta un estudio de la inteligencia que tiene como objetivo general conocer si los años de experiencia influyen en el modo de ser inteligente de un grupo particular de trabajadores manuales: expertos y novatos. La propuesta se enmarca en tres teorías consolidadas en el campo; nos referimos a la teoría general de la inteligencia, la teoría de las inteligencias múltiples y la teoría triárquica de la inteligencia. La investigación se realiza con 149 trabajadores manuales, a los cuales se les administra el RAVEN, el Multiple Intelligences Developmental Assessment Scale y el Sternberg Triarchic Abilities Test. Los resultados muestran diferencias significativas en las inteligencias presentes en el grupo cuando se lo estudia en función a los años de experiencia: expertos y novatos. Se concluye que tal variable está relacionada con el contexto laboral por cuanto delimita las formas de inteligencias que se van desarrollando conforme se adquiere experiencia en el campo práctico de la profesión.

    Abstract in English:

    We present a study of intelligence with the aim of knowing if years of experience influence the way of intelligence among a particular group of manual workers: experts and novices. The proposal is framed within three consolidated theories in the field; we refer to the general theory of intelligence, the multiple intelligences theory and the triarchic theory of intelligence. The research is carried out using 149 manual workers, who are given the RAVEN, the Multiple Intelligences Developmental Assessment Scale and the Sternberg Triarchic Abilities Test tests. The results show significant differences in the intelligence present in the group when studied on the basis of years of experience: experts and novices. We conclude that this variable is related to work context which delimits the forms of intelligence that are developed while acquiring experience in the practical area of the profession.
  • Anxiety and the use of psychoactive substances among adolescents Artigos

    Lopes, Andressa Pereira; Rezende, Manuel Morgado

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi relacionar ansiedade e consumo de substâncias psicoativas em adolescentes da cidade de Maceió, Alagoas. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com 407 estudantes de 14 a 18 anos. Para coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico, escala de ansiedade do adolescente e um questionário sobre o consumo de substâncias psicoativas. Fez-se a análise através do teste Qui-quadrado e exato de Fisher. O álcool foi a substância lícita mais consumida, e o solvente, a ilícita mais consumida. Os participantes apresentaram maior percentual no nível moderado: 28%. O uso na vida de solventes (p=0,037) e energéticos (p=0,023), o uso no ano de cigarro (p=0,043) e álcool (p=0,007) e o uso frequente de álcool (p<0,001) relacionaram-se com ansiedade. A pesquisa apontou a necessidade da realização de projetos de prevenção de drogas e promoção de saúde que visem aumentar a reflexão sobre o estilo de vida e a ansiedade.

    Abstract in English:

    This aim of this study was to relate anxiety with psychoactive substances use among adolescents in Maceió, Alagoas, Brazil. It is a cross sectional study with 407 students, aged 14 to 18. Data was collected using a sociodemographic questionnaire; the adolescent anxiety scale; and a questionnaire regarding the consumption of psychoactive substances. The analysis of the relationship between psychoactive substance consumption and anxiety was performed using the chi-square and Fisher's exact tests. Alcohol was the most consumed legal substance, with solvents, the most popular illicit substances. A higher percentage of participants presented moderate levels of anxiety: 28%. The lifetime use of solvents (p=0.037) and energy drinks (p=0.023); cigarette (p=0.043) and alcohol (p=0.007) use in the pervious year; and the frequent use of alcohol (p<0.001) correlated with anxiety. The study evidenced the need to carry out health promotion and drug prevention projects aiming to increase the reflection about lifestyle and anxiety.
  • Healthcare team and the play of the child with burns Artigos

    Azevêdo, Adriano Valério dos Santos

    Abstract in Portuguese:

    A pesquisa objetivou analisar as percepções da equipe de saúde sobre o brincar da criança hospitalizada com queimaduras. Participaram da amostra 30 profissionais de saúde da Unidade de Tratamento de Queimados. Utilizou-se um questionário, e a análise destacou que a equipe de saúde considera relevante o brincar no hospital devido às contribuições para a adesão ao tratamento, evolução clínica, adaptação e interação social da criança com queimaduras. Na perspectiva desses profissionais, o brincar por meio da função terapêutica permite que a criança hospitalizada desenvolva a criatividade, enfrente a dor, e utilize o manejo nas situações de estresse, o que possibilita auxiliar o processo de recuperação da saúde integral. Os dados positivos evidenciam a importância do brincar para a criança na situação de doença e hospitalização.

    Abstract in English:

    The aim of this study was to analyze the perceptions of the healthcare team regarding the play of children hospitalized with burns. A total of 30 healthcare professionals of the Burns Treatment Unit composed the sample. A questionnaire was used and the analysis detected that the healthcare team considered play important in the hospital due its contributions to treatment adherence, clinical evolution, adaptation, and social interaction of the child with burns. From of these professional's perspective, play as a therapeutic function allows the hospitalized child to develop creativity, cope with pain, and manage situations of stress, which represent a possibility to assist the recovery process of integral health. The positive data evidenced the importance of play for the child in situation of illness and hospitalization.
  • Validity of G-36 and knowledge tests in relation to performance at a training program Articles

    Vasconcelos, Alina Gomide; Sampaio, Jáder dos Reis; Nascimento, Elizabeth do

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo teve como objetivo investigar a validade preditiva da nota na prova de conhecimentos acadêmicos e o escore no G-36 em relação ao desempenho no treinamento. A amostra foi composta por 83 candidatos de uma organização pública, com média de idade de 22,91 anos (DP=2,99), sendo 81,9% do sexo masculino e 98,8% com nível médio de escolaridade. Dentre os resultados, não houve correlação significativa entre a nota na prova e as notas nas disciplinas no treinamento. Associações significativas, iguais a 0,5 e 0,41, foram obtidas entre o escore do G-36 e as disciplinas teóricas e práticas respectivamente. Análise de regressão linear indicou que o escore no G-36 apresenta uma variância compartilhada igual a 23,0% em relação às disciplinas teóricas. Novas pesquisas deverão ser conduzidas para esclarecer os resultados do estudo e a contribuição das provas de conhecimentos amplamente utilizadas na seleção de pessoas em concursos públicos.

    Abstract in English:

    This study aimed to investigate the predictive validity of academic grades and G-36 scores in personnel selection. The sample was compose by 83 individuals from public organization with mean age of 22.01 (SD=2.99) years old, being 81.9% males and 91.6% with eleven years of education (High School at least). Pearson correlation and regression analysis were used to verify the association between training performance and both predictors. Significant correlations were observed between variables range. Linear regression indicated a shared variance of 23.0% between G-36 and theoretical disciplines results. New research could be development to investigate the contribution of knowledge tests to personnel selection.
  • "I keep making comparisons": maternal expectations during pregnancy regarding the second child Artigos

    Vivian, Aline Groff; Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Geara, Gabriela Ballardin; Piccinini, Cesar Augusto

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi investigar as expectativas e os sentimentos de gestantes de segundo filho em relação ao bebê. Participaram 25 mulheres, no último trimestre de gestação, com idades entre 28 e 43 anos. Todas residiam com o pai dos dois filhos, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Realizou-se entrevista semiestruturada, submetida à análise qualitativa de conteúdo. Os resultados indicaram diferentes expectativas maternas quanto ao segundo filho, tanto em relação ao sexo e ao nome, como quanto às características emocionais e físicas, com destaque para as comparações com o primogênito. As mães grávidas do segundo bebê depararam com o desafio de acolher e aceitar o desconhecido. O significado do segundo filho para a mãe ainda precisa ser contemplado em estudos sobre o tema.

    Abstract in English:

    The present study aimed to investigate the expectations and feelings of pregnant women regarding their second child. A total of 25 second-time mothers, aged 28 to 43, in the last trimester of their second pregnancy, took part in the study. They lived with their partners, in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. A semi-structured interview was carried out, which was analyzed according to qualitative content analysis. The mothers reported their expectations concerning the second child regarding gender, name, and physical and emotional characteristics, often making comparisons with the firstborn. Mothers who are expecting a new baby are faced with the challenge of welcoming and accepting the unknown that the new infant represents. The meaning the second child has for the mother must be explored in future studies on the subject.
  • Late adoption by a divorced couple with biological children: new contexts for parenting Artigos

    Otuka, Livia Kusumi; Scorsolini-Comin, Fabio; Santos, Manoel Antônio dos

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo de caso é discutir a experiência de um casal divorciado, com filhos biológicos, que realizou uma adoção tardia. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual semiestruturada e analisados mediante o referencial teórico da psicanálise winnicottiana. Os resultados mostraram que, após três anos divorciados, os participantes adotaram um adolescente, destacando como motivação o altruísmo. Em termos do amadurecimento emocional dos membros do casal divorciado, nota-se que eles renovaram o bom vínculo preexistente não apenas mediante o exercício da parentalidade adotiva, mas também pelo "desejo de ajudar" o adolescente por meio de sua inserção em um núcleo familiar. Nas falas dos pais, pôde-se perceber que a noção de família transcende a ideia de um simples arranjo nuclear tradicional constituído em torno do casal, uma vez que a conjugalidade não foi mencionada como condição para a adoção. Em contrapartida, a conjugalidade foi valorizada como condição para o nascimento do primeiro filho biológico, denotando que são atribuídas diferentes significações à parentalidade biológica e adotiva.

    Abstract in English:

    The aim of this case study is to discuss the experience of a divorced couple with biological children, who made a late adoption. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed through the theoretical framework of Winnicott's psychoanalysis. The results showed that, three years after the divorce, the participants adopted an adolescent, highlighting altruism as their motivation. In terms of the emotional maturation of the couple, it was noted that they renewed the preexisting strong relationship through the exercise of adoptive parenthood and the "desire to help" the adolescent through his inclusion in a nuclear family. In the statements of the parents, it could be seen that the notion of family transcends the idea of a simple traditional nuclear arrangement constituted around the couple, since conjugality was not mentioned as a condition that effected the adoption. In contrast, conjugality was valued as a condition in the birth of their first biological child, showing that different meanings are attributed to biological and adoptive parenting.
  • Child labor in academic articles by psychologist: an ideological interpretation Artigos

    Prado, Renata Lopes Costa

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo teve como objetivo oferecer uma interpretação do tratamento dado ao tema trabalho infantojuvenil na produção acadêmica brasileira da Psicologia. Foram analisados 29 artigos publicados entre 1985 e 2012. Contou-se, para tanto, com aportes dos estudos sociais sobre a infância, dos estudos sobre construção de problemas sociais e da produção de John Thompson sobre ideologia. No plano metodológico, buscou-se articular o método da hermenêutica de profundidade, tal como proposto por Thompson, às técnicas da análise de conteúdo. Apreendeu-se o uso de retórica dramática que estigmatiza crianças, adolescentes trabalhadores e famílias pobres. Assim, essa produção pode ser reinterpretada como ideológica na medida em que sustenta relações de dominação entre idades e entre classes sociais.

    Abstract in English:

    The aim of the present study was to offer an interpretation of the treatment given to the child and adolescent labor theme in the Brazilian academic production in Psychology. A total of 29 articles published between 1985 and 2012 were analyzed. The social studies about childhood, the studies regarding the construction of social problems and the production of John Thompson regarding ideology were considered. At the methodological level, we sought to link depth hermeneutics, as proposed by John Thompson, to the content analysis techniques. We observed the use of dramatic rhetoric that stigmatizes working children and poor families. This production can be (re)interpreted as ideological, in the sense that it supports relationships of domination between ages and social classes.
  • Solution-focused therapy and its relationship to the social constructionist discourse Artigos

    Martins, Pedro Pablo Sampaio; Santos, Carla Pellicer dos; Rasera, Emerson Fernando

    Abstract in Portuguese:

    Buscando contribuir com a reflexão sobre a constituição heterogênea da clínica construcionista social, marcada por diferentes vocabulários e posturas terapêuticos, este artigo analisa as relações entre o discurso construcionista social e os conceitos e práticas da Terapia Focada na Solução, descrita por alguns autores como partilhando ênfases promovidas pelo construcionismo. Por meio de seleção da literatura e da análise conceitual e comparativa, identificam-se pontos de convergência - especialmente a ênfase nas potencialidades e na ação e o abandono da procura por descrições essencialistas sobre a realidade do cliente -, e também de divergência -, a postura terapêutica diretiva e de especialidade, o foco em mudanças comportamentais e a concepção individualista de self presentes na Terapia Focada na Solução. Conclui-se que a Terapia Focada na Solução pode ser uma opção discursiva útil e convida-se a uma reflexão sobre suas implicações para cada contexto terapêutico situado.

    Abstract in English:

    The aim of this study is to contribute to the reflection regarding the heterogeneous constitution of social constructionist psychotherapy, characterized by different vocabularies and postures. This article analyses the relationship between the social constructionist discourse and Solution-focused Therapy concepts and practices, which are described by some authors as sharing the emphasis promoted by social constructionism. Through a selection of the literature and conceptual and comparative analysis, we identified points of similarity - especially the emphasis in potentialities and action and the abandoning of the quest for essential descriptions about the client's reality - and also differences - the directive and specialist therapeutic stance, the focus on behavioral changes and the individualist concept of self sustained by Solution-focused Therapy. We concluded that Solution-focused Therapy can be a useful discursive option and we invite a reflection about its implications in each therapeutic context.
  • The role of subjectivity category in understanding the comunity context and the transforming intervention Articles

    Kafrouni, Roberta

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da categoria subjetividade, do ponto de vista teórico e metodológico, para a psicologia comunitária. A intervenção em psicologia comunitária não pode perder a dimensão subjetiva da realidade, posto que se constitui área do conhecimento psicológico. Nesse sentido, a psicologia sócio-histórica, o método materialista histórico dialético, a psicologia histórico-cultural e a teoria da subjetividade oferecem importantes contribuições para a análise da realidade e a intervenção comunitária transformadora. A categoria subjetividade apresenta uma alternativa às visões idealistas e dualistas de subjetividade, e, no artigo, são apresentados seus principais aspectos. Por fim, procura-se demonstrar como a categoria subjetividade pode subsidiar a prática em psicologia comunitária por meio da discussão de experiências junto a grupos comunitários.

    Abstract in English:

    The following article has as an objective to reflect on the importance of the category subjectivity, in the theoretical and methodological point of view, for Community Psychology. The intervention in Community Psychology cannot miss the subjective dimension of reality while it is part of the psychological field. In this sense, Social-Historical Psychology, the materialistic historical dialectic method and the subjectivity theory offer important contributions for the analysis of reality and transforming community intervention. The category subjectivity presents an alternative to the idealistic and dualistic visions of subjectivity. Its main features are presented in the article. In conclusion, this project tries to demonstrate how the method and the category subjectivity can offer a theoretical frame to the practice in Community Psychology through the consideration of practical experiences with community groups.
  • Stress and anxiety in chronic renal patients undergoing hemodialysis Artigos

    Valle, Lionezia dos Santos; Souza, Valéria Fernandes de; Ribeiro, Alessandra Mussi

    Abstract in Portuguese:

    A deficiência renal crônica é uma doença sistêmica que provoca a perda da autonomia do paciente, levando-o a limitações físicas, restrições laborais e também a perdas sociais. Pacientes com esse tipo de patologia geralmente são submetidos a sessões regulares de hemodiálise, um tratamento rigoroso e debilitante. O objetivo deste estudo foi investigar o nível de estresse e a ansiedade de pacientes submetidos à hemodiálise no Instituto do Rim de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: Inventário de Sintomas para Stress para Adultos de Lipp e Inventário de Ansiedade Traço-Estado. A amostra (n=100) apresentou homogeneidade em relação ao sexo, com média de idade de 46 anos e predominância de indivíduos casados, aposentados e com renda familiar baixa. Os resultados obtidos no primeiro instrumento revelaram que 71% dos pacientes encontravam-se estressados, dos quais 47% estavam na fase de resistência. Todos os pacientes entrevistados apresentaram ansiedade com níveis de moderado (66%) a severo (34%). Esses dados levam a descrever esse grupo de pacientes como altamente sujeitos ao estresse e à ansiedade.

    Abstract in English:

    Chronic renal failure is a systemic disease that provokes the loss of autonomy of the patient leading to physical limitations, work restrictions, and social losses. Patients with this type of pathology are usually treated by hemodialysis, a rigorous and debilitating treatment. The goal of this study was to assess levels of stress and anxiety in patients undergoing hemodialysis at the Instituto do Rim clinic in Natal in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. The Lipp Stress Symptoms Inventory and the Trait-State Anxiety Inventory were used for the data collection. The sample (n=100) showed homogeneity in relation to gender, with a mean age of 46 and a predominance of married and retired individuals, with low family incomes. The results showed that the majority of the patients (71%) suffered high levels of stress, specifically in the resistance phase, and the incidence of psychological symptoms was greater than the physical manifestations. Furthermore, all the individuals presented moderate (66%) or high levels (34%) of anxiety. According to these data patients with chronic renal failure showed high levels of stress and anxiety.
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