Horizontes Antropológicos, Volume: 13, Issue: 28, Published: 2007
  • Apresentação

    Oliven, Ruben George; Pinheiro-Machado, Rosana
  • O mundo dos bens, vinte anos depois Artigos

    Douglas, Mary

    Abstract in Portuguese:

    A partir do anúncio da reedição de seu livro O Mundo dos Bens, publicado originalmente em 1979, a autora faz uma reflexão do contexto intelectual em que sua obra foi fundamentada. Ela discute as bases da importância do estudo do consumo para a economia e para a antropologia, salientando que isso pode contribuir para alcançar o projeto de "totalidade" dos fenômenos sociais, na perspectiva de Marcel Mauss - autor que teve grande influência para O Mundo dos Bens. O artigo ainda mostra trabalhos e debates clássicos sobre o tema das trocas que contribuíram para as reflexões desenvolvidas no livro. É retomado o argumento de que a pobreza deve ser entendida como um processo de exclusão de informação e, nesse sentido, a autora expõe porque o estudo sobre o consumo é de grande valia para a antropologia.

    Abstract in English:

    Taking into account the announcement of the re-edition of her book The World of Goods, originally published in 1979, the author develops a reflection on the intellectual context in which her work was created. She discusses the bases of the importance of Consumption Studies for Economics and Anthropology, suggesting that they help to attain the project of "totality" in the study of social phenomena, following the notion of Marcel Mauss - an author who exerted a great influence in the The World of Goods. The article also analyses classical works and discussions about exchanges that contributed to the reflections developed in the book. She resumes her central point, that is, that poverty must be understood as a process concerning the exclusion of information. In this sense, she presents the reasons the study on consumption is of great value for Anthropology.
  • Consumo como cultura material Artigos

    Daniel, Miller

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo pretende considerar as conseqüências de se enxergar o consumo através das lentes dos estudos de cultura material contemporâneos. O artigo inicia reconhecendo as razões pelas quais o consumo é freqüentemente visto como a destruição da cultura material e portanto intrinsicamente maligno. Em seguida explora as várias abordagens disciplinares ao consumo, tal como da história e sociologia, antes de se concentrar na antropologia e em diversas perspectivas regionais. Ele então explora abordagens mais específicas oriundas dos estudos de cultura material, primeiro teoricamente, e em seguida substantivamente, em termos de quatro gêneros: a casa, vestuário, a mídia e o carro. Dois interesses mais amplos seguem, o da análise da cadeia de commodities e da relação geral entre pessoas e coisas. O artigo conclui que, ao invés de promover o materialismo, uma perspectiva de cultura material enfatiza o quanto o consumo pode ser usado para entender a nossa humanidade.

    Abstract in English:

    This article is aimed to consider the consequences of viewing consumption through the lens of contemporary material culture studies. It starts by acknowledging the reasons consumption is often seen as the destruction of material culture and therefore intrinsically evil. It then explores various disciplinary approaches to consumption such as history and sociology before concentrating on anthropology and various regional perspectives. It then explores more specific approaches from material culture studies, first theoretically, and then substantively in terms of four genres of home, clothing the media and the car. Two broader concerns follow, that of commodity chain analysis and the general relationship between persons and things. It concludes that so far from promoting materialism, a material culture perspective emphasis how consumption can be used to understand our humanity.
  • "Shopping" à la française: approvisionnement alimentaire et sociabilité

    Chevalier, Sophie

    Abstract in Portuguese:

    A autora descreve as práticas de abastecimento alimentar doméstico de habitantes de três cidades francesas, Paris, Lyon e Besançon, contrastando-as com aquelas dos moradores dos subúrbios. Ela mostra que aqueles que vivem nas áreas centrais das cidades freqüentam os pequenos estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios da proximidade. A análise dessas práticas revela que a dimensão social é a mais importante a ser examinada para compreender essas práticas de abastecimento, relacionadas com a sociabilidade de vizinhança. Trata-se da possibilidade de criar laços personalizados entre comerciante e cliente, e de "ser um cliente reconhecido como morador do bairro". Os estabelecimentos comerciais que "fazem" a vida do bairro para a maioria dos interlocutores das áreas centrais da cidade estudados. Existe então, ao mesmo tempo, uma sociabilidade e uma socialização em torno da atividade de abastecimento alimentar doméstico: "fazer as compras" cria o laço social.

    Abstract in French:

    L'auteur décrit les pratiques d'approvisionnement alimentaire des habitants de trois villes françaises, Paris, Lyon et Besançon, en les contrastant avec des banlieusards. Elle montre que ces citadins des centres villes fréquentent les commerces alimentaires de proximité L'analyse de ces pratiques révèlent que c'est la dimension sociale qui est la plus importante à examiner pour comprendre ces pratiques d'approvisionnement, en lien avec la sociabilité de quartier. C'est la possibilité de créer des liens personnalisés entre commerçant et client, et "d'être un client reconnu comme habitant d'un quartier". Les commerces "font" la vie de quartier pour la plupart des interlocuteurs des centres villes étudiés. Il existe donc à la fois une sociabilité et une socialisation autour de l'activité d'approvisionnement: "faire ses courses" crée du lien social.
  • Feijão com arroz e arroz com feijão: o Brasil no prato dos brasileiros Artigos

    Barbosa, Lívia

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem como objetivo oferecer um panorama dos hábitos alimentares brasileiros no universo doméstico a partir do ponto de vista da população. Ele encontra-se baseado em uma pesquisa empírica, que utilizou métodos qualitativos e quantitativos, a partir de uma amostra domiciliar probabilística. Os resultados apresentados aqui se concentram no sistema de refeições e são discutidos à luz de algumas das teses sobre as tendências da alimentação contemporânea. Entre estas se destacam a da individualização das refeições, a da gastro-anomia e da homogeneização do gosto alimentar.

    Abstract in English:

    The objective of this article is to offer an overall view of eating habits in Brazilian homes from the point of view of the population. Empirical research made use of qualitative and quantitative methods based on a probabilistic home sample. The results presented here concentrate on the system of meals and are discussed in the light of various theses concerning the trends of contemporary alimentation. These trends include individualized meals, gastro-anomie and homogenized taste.
  • Um pé no reino e outro no mundo: consumo e lazer entre pentecostais Artigos

    Mesquita, Wania Amélia Belchior

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo analisa como os elementos doutrinários orientam as vidas de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, o modo como interpretam e cumprem as prescrições religiosas e o seu direcionamento para o consumo e o lazer. Focaliza a corrente teológica chamada Teologia da Prosperidade e como esta possibilita a acomodação da mensagem pentecostal a um contexto socioeconômico em que os fiéis valorizam a poupança e os investimentos como estratégias de uma ética de consumo. Deslocando-se a relação religião/produção para religião/reprodução social.

    Abstract in English:

    This article assesses how doctrinal elements shape the lives of followers of the Igreja Universal do Reino de Deus, how they interpret and obey religious prescriptions, and their behavior towards consumerism and leisure. It focuses on a theological strand called the Theology of Prosperity and how it allows for the accommodation of a Pentecostal message to a socioeconomic context in which church-goers value savings and investment as strategies prescribed by a consumer ethic. This is made possible by replacing the religion/production notion with that of religion/social reproduction.
  • A ética confucionista e o espírito do capitalismo: narrativas sobre moral, harmonia e poupança na condenação do consumo conspícuo entre chineses ultramar Artigos

    Pinheiro-Machado, Rosana

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, partindo de uma reflexão sobre as transformações da China contemporânea concernentes ao mercado e ao consumo, discuto o papel da diáspora no resgate de valores "tradicionais", especialmente em relação às noções de harmonia, trabalho árduo e poupança, cuja base está no legado filosófico e religioso confucionista. Se hoje assistimos a um consumismo intenso das novas gerações que vivem na China, em sentido oposto, a condenação do consumo de bens supérfluos e a privação individual passam a ser sinais distintivos entre os imigrantes chineses, que trabalham como importadores e distribuidores de bens made in China em Ciudad del Este (Paraguai). Devido a tais características, esboço uma comparação com a ética calvinista, tal qual analisada por Max Weber, traçando aproximações e distinções entre protestantismo e confucionismo, no que diz respeito ao gasto conspícuo, à ética do trabalho e à acumulação de riquezas.

    Abstract in English:

    In this article, starting with a reflection on change of contemporary China concerning its market and consumption, I discuss the Diaspora role in the rediscovering of "traditional" values, especially related to harmony, hard work and saving notions which are based on religious and philosophic Confucian heritage. If, on one hand, today we can observe a deep consumerism among the young generations who live in China, on the other hand, the denying of conspicuous consumption appears as a distinctive feature among Chinese immigrants who live in Ciudad del Este (Paraguay) and work as importers and distributors of made in China goods. Due to these characteristics, I outline a comparison with the Calvinist Ethic, analyzed by Max Weber, drawing approaches and differences between Protestantism and Confucianism regarding conspicuous spending, work ethic and wealth accumulation.
  • Ethos "emergente": as pessoas, as palavras e as coisas Artigos

    Lima, Diana Nogueira de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo reflete sobre o modo como alguns segmentos da "elite" do Rio de Janeiro vêm se servindo dos elementos do universo mercantil para fazerem valer um novo critério classificatório na sociedade brasileira. Com base em análise de material de imprensa sobre a rede de relações carioca conhecida como a "Nova Sociedade Emergente", o argumento central é o de que está em jogo nesse processo de identificação social um ethos que valoriza, concomitantemente, o trabalho árduo e o consumo conspícuo. Tal ethos passou a ser característico de alguns meios sociais a partir de um momento recente de transição na história político-econômica do país. Identifico no jornalismo social o surgimento e funcionamento de um sistema discursivo feito de imagens e notícias que associam sujeitos "bem-sucedidos" ao consumo de bens de alto custo, e que, desde a "abertura dos mercados", na década de 1990, positiva o binômio trabalho/êxito material, fornecendo sustentação simbólica a esse recurso classificatório.

    Abstract in English:

    This article is an ethnographic study of the ways whereby some sectors of Rio de Janeiro's elites have been playing a key role in shaping the consumption universe and, therefore, creating new classification criteria of the Brazilian society. Using newspaper evidence on the network of relations known as "The New Emerging Society" and direct observation of those elites' life style, my main hypothesis is that those elites share attitudes and a type of mentality that concomitantly cultivate the work ethics and conspicuous consumption. Such attitudes and mentality have become defining features of certain social groups at a given moment in the country's recent political-economic history. Finally, based on evidence culled from the press media, I endeavor to identify the birth and functioning of a discursive system that sanctions the positive value placed on the binomial work ethics and material success, and, relying on the very notion of success, symbolically upholds this classification system.
  • Nós, os outros: construção do exótico e consumo de moda brasileira na França Artigos

    Leitão, Débora Krischke

    Abstract in Portuguese:

    Esse artigo trata do consumo de produtos - especialmente de moda e vestuário - brasileiros na França como uma forma de consumo do exótico. Para tanto, parto de dez meses de pesquisa de campo na França, balizando os dados ali obtidos com experiência de pesquisa anterior, realizada no Brasil. O artigo discute, em primeiro lugar, o exotismo, temática que invariavelmente abre portas para um debate a respeito de identidades e alteridades. Em seguida, são examinadas algumas particularidades do "consumir o outro" presentes nos discursos franceses que versam sobre produtos brasileiros. Por fim, conclui-se que a construção de um exotismo à brasileira é situada, a um só tempo, no imaginário francês sobre o outro brasileiro e na própria produção brasileira de modas de vestir.

    Abstract in English:

    This article discusses the consumption of Brazilian products - especially fashion and clothing - in France as a means of consuming the exotic. Therefore, the author starts from ten months in fieldwork in France, evaluating the data collected there with the experience from a previous research, carried out in Brazil. Firstly, the article discusses the exoticism, a topic that invariably opens doors to a debate about identities and alterities. Afterwards, some particularities of "consuming the other" are analyzed, present in French discourses concerning Brazilian products. At last, it follows that the construction of an exoticism after the Brazilian fashion is situated simultaneously in the French imaginary about the Brazilian other and in the very Brazilian production of garment fashion.
  • Indumentária funk: a confrontação da alteridade colocando em diálogo o local e o cosmopolita Artigos

    Mizrahi, Mylene

    Abstract in Portuguese:

    O artigo se propõe a compreender as lógicas que regem a apropriação e o consumo dos elementos que compõem a indumentária funk a partir da tensão ente os sistemas classificatórios de bens e as abordagens que se centram sobre a materialidade dos objetos. Para tal empresa, o gosto funk é apreendido no trânsito entre as esferas da festa e cotidiana, que envolve o ir e vir entre a favela e outras áreas da cidade, como o próprio baile, a escola e o trabalho. Dessa perspectiva, as marcas das roupas e calçados, cujos símbolos vemos reproduzidos nas vestimentas e nos adornos corporais, são tomadas como indicadores de uma relação tensa com a modernidade, onde o conflito surge como traço constitutivo da socialidade dos jovens e elemento estruturante de sua cosmologia.

    Abstract in English:

    The article aims to comprehend the logics governing the appropriation and consumption of the elements that compose the funk attire, through the dialogue between the classificatory systems and the approaches that focuses upon the materiality of the object. In order to do that, the funk taste will be taken in its transit between the party and daily life, which includes the come and go from the "favelas" to other areas of the city, as the ball itself, school and work. From this point of view, the brands of the garments are seen as indicators of a tense relation with Modernity, wherein the conflict appears as a constituent trait of the youngsters sociality and structuring element of their cosmology.
  • Consuming children and making mothers: birthday parties, gifts and the pursuit of sameness Articles

    Clarke, Alison J.

    Abstract in Portuguese:

    Festas de aniversário infantil, e o consumo ligado a elas, formam uma parte integral do processo social da criação dos filhos na cultura de consumo contemporânea. Da escolha do presente "certo" à preparação do tema "apropriado" para a festa, uma grande pressão é exercida sobre as mães para manter um equilíbrio através da circulação de suas crianças e seus presentes entre e além das famílias. Uma pesquisa etnográfica na Grã-Bretanha sugere que o crescimento econômico dos preparativos e serviços para festas infantis está ligado a um discurso popular que lamenta a perda da festa de aniversário "autêntica", baseada na relação familiar e nos preparativos feitos em casa. Em contraste a este discurso falado, este artigo revela como as mulheres, na verdade, adotam com avidez produtos e serviços do mercado, como uma forma de gerar uma cultura da mesmice que evita os riscos (à maternidade, como um fenômeno coletivo e localizado) de uma criação dos filhos incomum ou declaradamente realizada. Os produtos e serviços para aniversários comercializados e produzidos em massa são usados como um meio de limitar as relações expressivas de presentes e hospitalidade. Neste sentido, a busca pela mesmice, através da prática cultural de fazer festas infantis, é ao mesmo tempo libertadora e potencialmente opressiva em seu esforço pela exclusão normativa e inadvertida de "outros" cuidadores. Além disso, as crianças, e a cultura material relacionada a elas, são consumidas através do circuito de festas de aniversário, como um meio de gerar tipos específicos de criação dos filhos.

    Abstract in English:

    Children's birthday parties, and related consumption, form an integral part of the social process of mothering in contemporary consumer culture. From the choosing of the 'right' present to the arrangement of the 'appropriate' party theme, an enormous pressure is exerted upon mothers to maintain social equilibrium through the circulation of their children and gifts amongst and across households. Ethnographic research in Britain suggests that the economic growth of children's party provision and services is coupled with a popular discourse that laments the loss of 'authentic' kinship-based birthday parties and home-made provisioning. In contrast to this spoken discourse, this article reveals how women in fact avidly embrace market goods and services; as a means of generating a culture of sameness that avoids the risks (to the motherhood as a collective, localised phenomenon) of exceptional or overtly accomplished mothering. Commercialised, mass produced goods and birthday services are used as a means of limiting expressive gift relations and hospitality. In this sense, the search for sameness, through the cultural practice of making children's parties, is at once liberating and potentially oppressive in its strive for the normative and its inadvertent exclusion of 'other' care-givers. Furthermore, children and their related material culture are consumed, through the birthday party circuit, as a means of generating specific types of mothering.
  • Identidades coletivas, consumo e política: a aproximação entre mercado GLS e movimento GLBT em São Paulo Artigos

    França, Isadora Lins

    Abstract in Portuguese:

    Neste trabalho, procuro me centrar na análise de alguns aspectos da aproximação entre movimento GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e mercado GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) verificada a partir da década de 1990, especialmente em como uma nova postura dos atores associados ao mercado possibilitou tal aproximação. No período que compreende de meados da década de 1990 até os dias de hoje, o movimento homossexual, hoje conhecido como movimento GLBT, volta a florescer no Brasil, especialmente em São Paulo, ao mesmo tempo em que o antigo circuito de estabelecimentos direcionados a homossexuais diversifica e expande suas atividades em direção à constituição de um mercado mais amplo, aglutinado sob a sigla GLS. Tal processo se faz acompanhar de mudanças nos discursos do movimento e do mercado, com a construção de uma linguagem comum baseada em idéias como visibilidade e orgulho, trazendo uma maior interlocução e também novas tensões entre os dois campos.

    Abstract in English:

    This paper focuses in some aspects about the connections between GLBT movement (Gays, Lesbians, Bisexuals, Transvestites and Transsexuals) and gay market as well as analyze the ways by which it was possible. In the period that goes from the middle of 1990's until these days, the homosexual movement, nowadays known as GLBT movement has grown in Brazil especially in Sao Paulo. Meanwhile, the circuit of bars, night-clubs and other places related to homosexuals has diversified and expanded its activities towards the constitution of a more amplified market organized under the term GLS (Gays, Lesbians and Sympathizers). This process has been accompanied of a change in the way this market and the movement is presented, constructing a common language based in ideas like visibility and pride, which also brought a greater dialogue and new tensions between movement and market.
  • Fansites ou o "consumo da experiência" na mídia contemporânea Artigos

    Gomes, Laura Graziela

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que pretendeu investigar uma faceta do consumo de mídia contemporâneo, especialmente associado ao uso da tecnologia digital. Para a realização da investigação, escolhi investigar e observar fansites de séries norte-americanas de TV, criados e administrados por fãs brasileiros para discutirem suas séries preferidas, divulgarem-nas, produzirem e trocarem entre si suas fanarts: fanfics, fanvideos, icons ou avatares, banners ou assinaturas e wallpapers. O resultado dessa investigação e observação participante demonstrou que, além de jovens, os participantes desses fansites vêm promovendo mudanças significativas no consumo de mídia. Em 2006, o confronto entre a Polícia Federal, a Associação de Defesa da Propriedade Intelectual (Adepi) e o fórum Lost Brasil deixou evidente que esses jovens estavam dispostos a mudar os paradigmas de transmissão televisual no Brasil.

    Abstract in English:

    This article presents some results of a research about an aspect of contemporary media consumption, especially associated to the use of digital technology. In this investigation were chosen Americans TV drama shows fansites, created and managed by Brazilians fans to discuss and diffuse their dearest shows, produce, show and change their fanarts: fanfics, fanvideos, icons, avatars, banners and wallpapers. The results of the investigation showed that this young people who take part in these fansites are promoting significant changes in media consumption. In 2006 the confrontation between Federal Police, ADEPI and Lost Brasil forum made clear that these fans are prepared to change the standards of TV transmission in Brazil.
  • Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos: uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre Artigos

    Cavedon, Neusa Rolita; Castilhos, Rodrigo Bisognin; Biasotto, Lívia Donida; Caballero, Indira Nahomi; Stefanowski, Fabiana de Lima

    Abstract in Portuguese:

    No presente artigo, buscamos desvendar o comportamento de consumo dos colecionadores de livros. Por meio do método etnográfico, percorremos o universo dos bibliófilos que circulam por dois sebos de Porto Alegre. O trabalho de campo revelou aspectos que extrapolam a visão funcionalista utilitária da aquisição de bens, evidenciando sociabilidades e reações emocionais ligadas ao consumo. Os referenciais de comportamento do consumidor e da antropologia do consumo nos permitiram acessar algumas particularidades dos bibliófilos, que incluem sociabilidades masculinas, consumo obsessivo, construção e reforço de uma identidade por meio do consumo. A principal contribuição do estudo reside na análise de um universo consumidor com características extremas, o que provê subsídios para a compreensão de alguns elementos do consumo na sociedade contemporânea, notadamente no que tange às propriedades simbólicas dos bens e os processos de apropriação e personalização das mercadorias quando da sua passagem do domínio da produção para o domínio do consumo.

    Abstract in English:

    Our paper aims to study the behavior of consumption of book collectors. Through ethnography we investigate the world of the bibliophiles that frequent two second-hand bookstores in the city of Porto Alegre. The fieldwork has revealed some aspects that go beyond a utilitarian approach of goods acquisition and usage. Our analysis is based on previous works in Consumer Behavior and Anthropology of Consumption. This framework has permitted us to access a universe of consumption, which include male sociability, obsessive consumption, and the building of an identity through the consumption. The main contribution of this paper lies in the analysis of one extreme way of consumption, which can help us to understand some aspects of consumption in contemporary society, especially the symbolic proprieties of goods and the process of appropriation of goods in their moving from production to consumption.
  • Subjetividade e crítica cultural Espaço Aberto

    Ortner, Sherry B.

    Abstract in Portuguese:

    Nos muitos trabalhos que tentam resgatar "o ator" em algum sentido, existe uma tendência a evitar questões de subjetividade, ou seja, "estruturas de sentimento" complexas (na expressão de Raymond Williams). Este artigo retorna ao trabalho de Max Weber e Clifford Geertz para considerar várias questões de subjetividade, incluindo tanto ansiedades existenciais fundamentais como construções sociais e históricas específicas de "consciência". O artigo conclui com uma releitura de vários textos recentes sobre a consciência pós-moderna como uma configuração específica de ansiedades, ligadas a formações do "capitalismo tardio".

    Abstract in English:

    In the many works that try to bring back 'the actor' in some sense, there is a tendency to avoid questions of subjectivity, that is, complex 'structures of feeling' (in Raymond Williams's phrase). This article returns to the work of Max Weber and Clifford Geertz to consider various issues of subjectivity, including both fundamental existential anxieties, and specific cultural and historical constructions of 'consciousness'. The article concludes with a rereading of several recent texts on postmodern consciousness as a specific configuration of anxieties, tied in turn to formations of 'late capitalism'.
  • Remaking Israeli Judaism: the challenge of Shas Resenhas

    Topel, Marta F.
  • História e cultura: apologias a Tucídides Resenhas

    Verde, Filipe
  • Infiel: notas de uma antropóloga Resenhas

    Leitão, Débora Krischke
  • Memória da antropologia no Sul do Brasil Resenhas

    Rieth, Flávia
  • À margem do corpo Resenhas

    Romero, Fanny Longa
  • Sociedade de consumo Resenhas

    Silva, Marluce Pereira da
  • Teses e dissertações em antropologia defendidas na Univeridade Federal do Rio Grande do Sul no período de abril a julho de 2007 Noticiário

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br