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Linguagem em (Dis)curso, Volume: 8, Número: 2, Publicado: 2008
  • Apresentação

    Bonini, Adair
  • Para além da hora do recreio: a representação da realidade em anúncios de bonecas de moda Research Article

    Almeida, Danielle Barbosa Lins de

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa os significados expressos pelo discurso dos anúncios virtuais da boneca brasileira Susi, extraídos do site www.estrela.com.br. Apoiado na Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1994), o artigo analisa as estruturas de transitividade e os grupos nominais, ao enfocar os temas que os anúncios da Susi contemplam, os papéis que eles refletem e o tipo de relacionamento que é estabelecido entre seus participantes. A análise das estruturas de transitividade dos anúncios da Susi aponta para a construção de um mundo textualmente caracterizado por atividades típicas de classe média-alta, que giram em torno de processos materiais e relacionais. As análises dos itens lexicais especificam a natureza destas atividades, ao abordarem temas como moda, beleza, dieta, esportes, lazer, estudos e carreira, alterando, assim, uma visão tradicional da figura feminina, exclusivamente centrada no contexto doméstico.

    Resumo em Francês:

    Cet article fait l'analyse des sens exprimés par les discours virtuels de la poupée brésilienne Susi, extraits du site www.estrela.com.br. Appuyé dans la Grammaire Systémique Fonctionnel de Halliday (1994), l'article analyse les structures de transitivité et les groupes nominaux, en focalisant les sujets que les annonces publicitaires de la Susi contemplent, les rôles qu'ils postulent et le type de rapport qui est établi parmi les participants. L'analyse des structures de transitivité des annonces publicitaires de la Susi indiquent la construction d'un monde textuellement caractérisé par des activités typiques de la classe moyenne/haute, qui tourne autour de procès matériels et relationnels. Les analyses des thèmes lexicaux spécifient la nature de ces activités, tout en s'adressant aux sujets comme mode, diète, sports, loisirs, études et carrière, changeant, ainsi, une vision traditionnelle de la figure féminine, exclusivement centrée dans le contexte familial.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza los significados expresados por el discurso de los anuncios virtuales de la muñeca brasilera Susi, extraídos del sitio www.estrela.com.br. Apoyado en la Gramática Sistémico-Funcional de Halliday (1994), el artículo analiza las estructuras de transitividad y los grupos nominales, al enfocar los temas que los anuncios de Susi contemplan, los papeles que ellos reflejan y el tipo de relación que es establecido entre sus participantes. El análisis de las estructuras de transitividad de los anuncios de Susi apunta para la construcción de un mundo textualmente caracterizado por actividades típicas de clase media-alta, que giran en torno de procesos materiales y relacionales. Los análisis de los ítems lexicales especifican la naturaleza de estas actividades, al abordar temas como moda, belleza, dieta, deportes, ocio, estudios y carrera, cambiando, de esta manera, una visión tradicional de la figura femenina, exclusivamente centrada en el contexto doméstico.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the meanings conveyed by the discourse of web advertisements of the Brazilian fashion doll Susi, extracted from www.estrela.com.br. Drawing on Halliday's (1994) Systemic Functional Grammar for the analysis of the transitivity features and nominal groups, it focuses on the topics that Susi's ads reflect, the roles they convey and the type of relationship established among its participants. The analyses of the transitivity features of Susi's virtual advertisements have pointed to the construction of a world textually characterized by activities typical of the upper-middle class, which revolve around material and relational processes. The analysis of the nominal groups further specify the nature of such activities by relating them to affairs such as fashion, beauty, diet, sports, leisure, studies and career, altering, therefore, a traditional view on women's representation centered on the domestic sphere.
  • A seleção do professor de Português e suas relações com o ensino da escrita Artigo De Pesquisa

    Silva, Simone Bueno Borges da

    Resumo em Português:

    Este artigo visa analisar uma prova de concurso que selecionou professores de Português em uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais. O principal objetivo da análise é observar as relações entre os conteúdos lingüísticos abordados na prova e as perspectivas lingüísticas para o ensino da escrita. O estudo utiliza a interface metodológica que procura conjugar a análise qualitativa da prova aos dados quantitativos do desempenho dos candidatos. Do ponto de vista teórico, os Estudos do Letramento e a Análise Crítica do Discurso sustentam a discussão em que os conceitos de evento de letramento, letramento autônomo e letramento para o trabalho são centrais.

    Resumo em Francês:

    Cet article a l'intention d'analyser une épreuve d'un concours qui a chosi des professeurs de Portugais dans une ville en province, à l'État de Minas Gerais. L'objectif principal de l'analyse est celui d'observer les rapports parmi les contenus linguistiques abordés dans l'épreuve et les perspectives linguistiques pour l'enseignement de l'écriture. L'étude se sert de l'interface méthodologique qui cherche à conjuguer l'analyse qualitative de l'épreuve aux données quantitatives de la performance des candidats. Du point de vue théorique, les Études de l'Alphabétisation et l'Analyse Critique du Discours soutiennent la discussion dans laquelle les notions de l'événement de l'alphabétisation, alphabétisation autonome et alphabétisation pour le travail sont fondamentaux.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo visa analizar una prueba de concurso que seleccionó profesores de Portugués en una ciudad del interior del Estado de Minas Gerais. El principal objetivo del análisis es observar las relaciones entre los contenidos lingüísticos abordados en la prueba y las perspectivas lingüísticas para la enseñanza de la escritura. El estudio utiliza la interfase metodológica que procura conjugar el análisis cualitativo de la prueba a los datos cuantitativos del desempeño de los candidatos. Desde el punto de vista teórico, los Estudios del Letramiento y el Análisis Crítico del Discurso sostienen la discusión en que los conceptos de evento de letramiento, letramiento autónomo y letramiento para el trabajo son centrales.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at analyzing an entrance exam which selected Portuguese teachers in a small city in the countryside of Minas Gerais. The analysis' main objective is to observe the relations between the linguistic contents included in the exam and the linguistic perspectives on the teaching of writing. The study employs a methodological interface which attempts to combine the qualitative analysis of the exam to the quantitative data of the candidates' performance. The theoretical framework includes Literacy Studies and Critical Discourse Analysis as a support for the discussion of the concepts of literacy, autonomous literacy and literacy event.
  • A leitura e o processamento da anáfora conceitual Artigo De Pesquisa

    Silva, Adriana da

    Resumo em Português:

    Apresentamos uma investigação sobre a leitura de anáfora conceitual (AC). Em um experimento com universitários, investigamos como eles lêem as anáforas. Realizamos um teste self-paced e apresentamos frases contendo anáforas conceituais e outras com anáforas pronominais (AP). Esperávamos que as anáforas conceituais fossem lidas mais lentamente do que as outras anáforas. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa na leitura das anáforas. Nossa conclusão é que a leitura é um processo dinâmico e que os leitores têm um papel importante neste processo.

    Resumo em Francês:

    On présente une recherche sur la lecture de l'anaphore conceptuelle (AC). Dans un essai avec des étudiants universitaires, on a recherché comment eux, ils lisent les anaphores. On a fait un test self-paced et on a présenté des phrases contenant des anaphores conceptuelles et d'autres avec des anaphores pronominales (AP). On attendait que les anaphores conceptuelles fussent lues plus doucement que les autres. Les résultats ont démontré qu'il n'y a pas eu de différence marquante dans la lecture des anaphores. Notre conclusion porte sur la lecture qui est un procès dynamique et que les lecteurs ont un rôle important dans ce procès.

    Resumo em Espanhol:

    Presentamos una investigación sobre la lectura de anáfora conceptual (AC). En un experimento con universitarios, investigamos como ellos leen las anáforas. Realizamos una prueba self-paced y presentamos frases conteniendo anáforas conceptuales y otras con anáforas pronominales (AP). Esperábamos que las anáforas conceptuales fuesen leídas más lentamente de lo que las otras anáforas. Los resultados mostraron que no hubo diferencia significativa en la lectura de las anáforas. Nuestra conclusión es que la lectura es un proceso dinámico y que los lectores tienen un papel importante en este proceso.

    Resumo em Inglês:

    This study presents an investigation of conceptual anaphor reading (CA). The work analyzed how a group of undergraduate students read anaphors. A self-paced test was carried out and some sentences containing conceptual anaphors and others with pronominal anaphors (PA) were presented. Our initial hypothesis, that conceptual anaphors were more slowly read than other anaphors, was not confirmed. Results demonstrated that there was no significant difference on the reading of anaphors. Therefore, we concluded that reading is a dynamic process and that readers have an important role in this process.
  • As categorias conhecimento e processos de Perfetti na leitura em língua materna: um experimento Artigo De Pesquisa

    Baldo, Alessandra

    Resumo em Português:

    Perfetti et al. (1996) dividem em duas grandes categorias os componentes presentes na compreensão leitora: a de processos e a de conhecimento. Na primeira, estão os processos lexicais, a capacidade da memória de trabalho, a realização de inferências e o monitoramento da compreensão; na segunda, o significado das palavras e o conhecimento de domínio. O presente artigo tem como objetivos mostrar a importância dos tipos de conhecimento implicados na segunda categoria para o processo global de compreensão leitora, como também a interdependência entre as duas categorias. Para tanto, foi realizada uma comparação entre as estratégias utilizadas por oito leitores adultos ao responderem a questões específicas de inferência de vocabulário, a partir da aplicação de um teste de compreensão leitora em língua materna pela técnica dos protocolos verbais. Com base nos escores obtidos, os participantes foram divididos em dois grupos distintos de proficiência em leitura. A análise veio a corroborar a intrínseca relação entre significado de palavras e conhecimento de domínio nos processos de compreensão leitora, em especial de inferência lexical.

    Resumo em Francês:

    Perfetti et al. (1996) partagent en deux catégories les composants présents dans la compréhension de la lecture: celle de procès et celle de connaissance. Dans la première, il y a les procès lexicaux, la capacité de la mémoire de travail, l'accomplissement d'inférences et le contrôle de la compréhension; dans la deuxième, le sens des mots et la connaissance de domaine. Cet article a comme objectif démontrer l'importance des types de connaissance impliqués dans la deuxième catégorie pour le procès global de compréhension de la lecture, et aussi l'interdépendance entre les deux catégories. Pour autant, on a réalisé une comparaison entre les stratégies utilisées par huit lecteurs adultes qui ont répondu à des questions spécifiques d'inférence de vocabulaire, à partir de l'emploi d'un test de compréhension de lecture en langue maternelle par la technique des protocoles verbaux. En s'appuyant dans les scores obtenus, les participants ont été partagés en deux groupes distincts de compétence en lecture. L'analyse a aidé à confirmer l'intrinsèque rapport entre signification de mots et connaissance de domaine dans des procès de compréhension de la lecture, surtout d'inférence lexicale.

    Resumo em Espanhol:

    Perfetti et al. (1996) dividen en dos grandes categorías los componentes presentes en la comprensión lectora: la de procesos y la de conocimiento. En la primera, están los procesos lexicales, la capacidad de la memoria de trabajo, la realización de inferencias y el monitoramiento de la comprensión; en la segunda, el significado de las palabras y el conocimiento de dominio. El presente artículo tiene como objetivos mostrar la importancia de los tipos de conocimiento implicados en la segunda categoría para el proceso global de comprensión lectora, como también la interdependencia entre las dos categorías. Para tanto, fue realizada una comparación entre las estrategias utilizadas por ocho lectores adultos al responder las cuestiones específicas de inferencia de vocabulario, a partir de la aplicación de una prueba de comprensión lectora en lengua materna por la técnica de los protocolos verbales. Con base en los puntajes obtenidos, los participantes fueron divididos en dos grupos distintos de proficiencia en lectura. El análisis vino a corroborar la intrínseca relación entre significado de palabras y conocimiento de dominio en los procesos de comprensión lectora, en especial de inferencia lexical.

    Resumo em Inglês:

    Perfetti et al. (1996) classify the components of reading comprehension into two main categories: process and knowledge categories. While lexical processes, working memory capacity, inference making and comprehension monitoring are situated in the first one, word knowledge and domain knowledge are placed in the second one. This paper aims at showing the relevance of the types of knowledge that make up the second category to the overall reading comprehension process, as well as the interdependence between both categories. In order to do so, a comparison was made between the strategies used by eight adult readers while answering specific questions related to vocabulary inference as part of an L1 reading test carried out through the verbal protocol technique. Participants were divided into two groups of reading proficiency, according to their scores on the test. Data analysis ratified the intrinsic relationship between word meanings and domain knowledge on reading comprehension processes, more specifically on lexical inferencing.
  • Chats na Web: a linguagem proibida e a queda de tabus Artigo De Pesquisa

    Araújo, Júlio César

    Resumo em Português:

    Neste artigo, discuto a suposição de que a linguagem proibida e os tabus a ela associados se dissolvem quando adentram o ambiente digital dos chats. A discussão é guiada pelas perspectivas sociolingüística de Preti (1983, 1992, 2000, 2001) e enunciativa de Benveniste ([1974] 1989), uma vez que esses trabalhos auxiliam aqui a analisar fragmentos de interação via chat , sendo, neste caso, considerados os vocábulos que se associam à gíria, à obscenidade, à blasfêmia, ao palavrão e à grosseria, sejam eles utilizados nos nicknames dos internautas ou na conversação. A análise dos fragmentos permite concluir que o anonimato conferido aos participantes, através dos seus apelidos, mostra-se como um dos fatores mais produtivos para o "livre" uso da linguagem marginal, a qual parece estar circunscrita não somente aos limites do verbal, mas também a outras semioses utilizadas pelos usuários.

    Resumo em Francês:

    Dans cet essai, je discute la supposition concernat le fait que le langage interdit et les tabous qui lui sont associés se dissolvent au moment d'entrer dans l'ambiance des chats. La discussion est guidée par les perspectives sociolinguistiques de Dino Preti (1983; 1992; 2000; 2001) et énonciative de Benveniste ([1974] 1989), une fois que ces travaux aident ici à analyser des fragments d'interaction par l'intermédiaire des chats, considérant, dans ce cas, les mots qui s'associent aux mots d'argot, à l'obscenité, à la blasphème, aux gros mots et à la grossièreté, soient utilisés dans les nicknames des internautes ou dans la conversation. L'analyse des fragments permet de conclure que l'anonymat accordé aux participants, qui se servent de surnoms, se montre comme l'un des facteurs plus productifs pour le « libre » emploi du langage marginal, lequel paraÎt être circonscrit non seulement aux limites du verbal, mais aussi à d'autres sémioses employés par les usagers.

    Resumo em Espanhol:

    En este ensayo, discuto la suposición de que el lenguaje prohibido y los tabúes a ella asociados se disuelven cuando entran al ambiente digital de las charlas. La discusión es guiada por las perspectivas sociolingüísticas de Dino Preti (1983; 1992; 2000; 2001) y enunciativa de Benveniste ([1974] 1989), una vez que esos trabajos ayudan aquí a analizar fragmentos de interacción vía chat, siendo, en este caso, considerados los vocablos que se asocian al lunfardo, a la obscenidad, a la blasfemia, a la mala palabra y a la grosería, sean ellos utilizados en los apodos de los internautas o en la conversación. El análisis de los fragmentos permite concluir que el anonimato conferido a los participantes, a través de sus apodos, se muestra como uno de los factores más productivos para el "libre" uso del lenguaje marginal, el cual parece estar circunscrito no solamente a los límites de lo verbal, sino también a otras semiosis utilizadas por los usuarios.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the assumption that forbidden language and its associated taboos are dissolved when it comes to the digital environment of chats. The discussion is based on the sociolinguistic perspective of Dino Preti (1983; 1992; 2000; 2001), and on the enunciative perspective of Benveniste ([1974] 1989). These perspectives were chosen since they help in the analysis of extracts of interaction via chat, taking into consideration words associated with slang, obscenity, blasphemy, swearing and rudeness, used both in the chatters' nicknames and in their conversations. The data analysis indicates that the non-identification of participants through the use of their nicknames is one of the most productive elements to the "free" use of marginal language, which is not only restricted to the limits of verbal language, but also to other semioses employed by the users.
  • O pé biográfico e a constituição da autoria em artigos de jornal Artigo De Pesquisa

    Alves Filho, Francisco

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é observar a constituição da autoria em artigos de jornal quando sua constituição é produzida pelos próprios articulistas, especialmente através dos modos de elaboração do pé biográfico. O corpus é constituído por artigos publicados nos jornais O Dia, Meio Norte e Diário do Povo, os quais circulam nos estados do Piauí e Maranhão. Duas regularidades emergiram do material pesquisado: o fato de um mesmo autor construir diferentes pés biográficos para diferentes textos por ele assinados e a ocorrência de pés biográficos contendo dados que emergem dos e reportam aos próprios textos. Vista no conjunto dos artigos investigados, a constituição da autoria aponta para traços da cultura do lugar social onde os jornais circulam, sendo um deles o saliente acento valorativo conferido à formação acadêmica dos articulistas.

    Resumo em Francês:

    Le but majeur de cette étude est l'observation du mode de constitution de la fonction d'auteur dans des articles de journal lors de la production par les articulistes eux-mêmes, surtout au moyen des formes d'élaboration de la note biographique. Le corpus est constitué par des articles publiés dans les journaux O dia, Meio Norte et Diário do Povo, qui circulent dans les états de Piauí et Maranhão (Brésil). Deux régularités ont émergé des données: le fait qu'un même auteur construit des différentes notes biographiques pour des différents textes signés par lui, et l'occurrence de notes biographiques contenant des données ressortissant de ces textes en se rapportant à eux en même temps. Par rapport à l'ensemble des articles sous investigation, la constitution de la fonction d'auteur signale des traits de la culture du lieu social où les journaux circulent, dont l'un est l'accent de valeur très marqué pour la formation académique des articulistes.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es observar la constitución de la autoría en artículos de peridódico cuando su constitución es producida por los propios articulistas, especialmente a través de los modos de elaboración del pie biográfico. El cuerpo es constituído por artículos publicados en los periódicos O Dia, Meio Norte y Diário do Povo, los cuales circulan en los estados de Piauí y Maranhão. Dos regularidades emergieron del material investigado: el hecho de un mismo autor construir diferentes pies biográficos para diferentes textos por él firmados y la ocurrencia de pies biográficos conteniendo datos que emergen de los textos y reportan a los mismos textos. Vista en el conjunto de los artículos investigados, la constitución de la autoría apunta para rasgos de la cultura del lugar social donde los periódicos circulan, siendo uno de ellos el saliente acento valorativo conferido a la formación académica de los articulistas.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at observing the constitution of authorship in newspaper articles when this constitution is produced by the article writers themselves, especially through the working out modes of 'biographic footnotes'. The corpus is composed of articles published in the newspapers O Dia, Meio Norte and Diário do Povo, all of which circulate in the Brazilian states of Maranhão and Piauí. Two regularities emerged from the researched materials: the fact that the same author creates different 'biographical footnotes' for his/her signed articles and the occurrence of 'biographic footnotes' containing data that emerge from and refer to the texts themselves. The constitution of authorship, as seen in the articles studied, points out to cultural traces of the social place where the newspapers circulate, one of the most important of them being the high value given to the academic degrees held by the article writers.
  • Interdito e o silêncio: duas abordagens do impossível na linguagem Ensaio

    Tfouni, Fabio Elias Verdiani

    Resumo em Português:

    Este artigo empreende uma investigação epistemológica e lógica sobre a linguagem, filiada à análise do discurso pêcheutiana, procurando verificar quais as condições lógicas para a existência da linguagem. Para realizar tal tarefa, é preciso ir até a fronteira da linguagem, aqui tratada como o silêncio. Argumentamos que o silêncio e também o interdito constituem-se como condições estruturantes e constitutivas para a existência da linguagem. Nossa tese central é a de que, para que se diga algo, é preciso que outros dizeres possíveis sejam silenciados, tanto num sentido estrutural, quanto no que tange a silêncios locais (censura). Nesses termos, consideramos o silêncio como causa necessária, mas não suficiente, do dizer. Esse deslocamento se dá através do acréscimo do operador do interdito à reflexão. A verificação das condições de existência da linguagem requer uma investigação que leve a questão para além dos preenchimentos imaginários do discurso, da linguagem e do dizer, motivo pelo qual escolhemos o caminho da lógica, e não um caminho histórico, embora a questão da história seja fundamental para a compreensão dos discursos.

    Resumo em Francês:

    Cet article se met à entreprendre une recherche épistémologique et logique sur le langage, affiliée à l'analyse du discours de Pêcheux, cherchant à vérifier quelles sont les conditions logiques pour l'existence du langage. Pour accomplir telle tâche, il faut aller jusqu'à la frontière du langage, ici traitée comme le silence. On argumente que le silence et aussi l'interdit se constituent comme des conditions structurantes et constitutives pour l'existence du langage. Notre thèse centrale est celle que, pour qu'on puisse dire quelque chose, il faut que d'autres dires possibles se fassent taire, autant dans un sens structural, quant en ce qui concerne des silences locaux (censure). Dans ces termes, on considère le silence comme cause nécessaire, mais pas suffisante, du dire. Ce déplacement arrive à travers l'ajout de l'opérateur de l'interdit à la refléxion. La vérification des conditions de l'existence du langage requiert une investigation qui amène la question au-delà des remplissages imaginaires du discours, du langage et du dire, raison qui a motivé le choix du chemin de la logique, et non un chemin historique, quoique la question de l'histoire soit fondamentale pour la compréhension des discours.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo emprende una investigación epistemológica y lógica sobre el lenguaje, afiliada al análisis del discurso pécheutiana, buscando verificar cuales son las condiciones lógicas para la existencia del lenguaje. Para realizar tal tarea, es preciso ir hasta la frontera del lenguaje, aquí tratada como el silencio. Argumentamos que el silencio y también el interdicho se constituyen como condiciones estructurantes y constitutivas para la existencia del lenguaje. Nuestra tesis central es la de que, para que se diga algo, es preciso que otros diceres posibles sean silenciados, tanto en un sentido estructural, como en lo que toca a silencios locales (censura). En esos términos, consideramos el silencio como causa necesaria, mas no suficiente, del decir. Ese deslocamiento se da a través del agregado del operador del interdicho a la reflexión. La verificación de las condiciones de existencia del lenguaje requiere una investigación que lleve la cuestión para más allá de los rellenos imaginarios del discurso, del lenguaje y del decir, motivo por el cual escogemos el camino de la lógica, y no un camino histórico, aunque la cuestión de la historia sea fundamental para la comprensión de los discursos.

    Resumo em Inglês:

    This article carries out an epistemological and logical investigation on language, following the principles of discourse analysis as proposed by Pêcheux, as a means of examining the logical conditions for the existence of language. In order to reach that goal, we believe it is necessary to reach the boundary of language, i.e., silence. We argue that not only silence, but also interdiction, are both structural and constitutive conditions for the existence of language. Our main argument is that, in order to say something, other sayings have to be silenced, both in a structural and a local sense (censorship). Following these trends, we consider silence as a necessary but not sufficient cause of saying. The logical setting for uttering becomes sufficient only when interdiction is added to it. The verification of the conditions of language existence requires an investigation that goes beyond the imaginary meanings of discourse, language and sayings, and that is the reason why we chose the logical and not the historical approach, although we still consider that history remains crucially important to discourse analysis.
  • Em busca do gênero lenda urbana Ensaio

    Lopes, Carlos Renato

    Resumo em Português:

    O presente ensaio tem como objetivo situar, do ponto de vista teórico, um gênero narrativo em ampla circulação nas sociedades contemporâneas, em especial nos meios virtuais: as chamadas lendas urbanas. Num primeiro momento, são discutidas diferentes definições de lenda urbana - propostas dentro de campos de investigação distintos, como os estudos de folclore e a sociologia -, buscando-se dar ênfase aos aspectos discursivos implicados na constituição do gênero. Em seguida, são explorados os limites e intersecções entre esse e outros dois gêneros afins e freqüentemente confundidos: o rumor e o fait divers. Conclui-se a discussão por meio de uma revisão e questionamento da própria problemática da delimitação de um gênero discursivo.

    Resumo em Francês:

    Cet essai a comme objectif situer, du point de vue théorique, un genre narratif en large circulation dans les sociétés contemporaines, surtout dans les milieux virtuels: ce qu'on appelle légendes urbaines. Tout d'abord, on discute plusieurs définitions de légende urbaine - proposées dans des champs de recherche distincts, comme les études de folklore et la sociologie -, cherchant à donner accent aux aspects discursifs impliqués dans la constitution du genre. Ensuite, on exploite les limites et les intersections entre celui et autres deux genres du même avis et souvent confondus: la rumeur et le fait divers. On conclut la discussion à travers une révision et un questionnement de la propre problématique de la délimitation d'un genre discursif.

    Resumo em Espanhol:

    El presente ensayo tiene como objetivo situar, desde el punto de vista teórico, un género narrativo en amplia circulación en las sociedades contemporáneas, en especial en los medios virtuales: las llamadas leyendas urbanas. En un primer momento, son discutidas diferentes definiciones de leyenda urbana - propuestas dentro de campos de investigación distintos, como los estudios de folklore y la sociología -, buscando dar énfasis a los aspectos discursivos implicados en la constitución del género. Enseguida, son explorados los límites e intersecciones entre ese y otros dos géneros afines y frecuentemente confundidos: el rumor y el fait divers. Se concluye que la discusión por medio de una revisión y cuestionamiento de la propia problemática de la delimitación de un género discursivo.

    Resumo em Inglês:

    The present essay aims at locating, from a theoretical point of view, a narrative genre in widespread circulation in contemporary societies, particularly in the virtual media: the so-called urban legends. Firstly, we discuss different definitions of urban legends - proposed within distinct research areas, such as folklore studies and sociology -, with a focus on the discursive aspects involved in the constitution of the genre. Secondly, we explore the boundaries and intersections between this and two similar, and frequently confused genres: the rumor and the fait divers. We conclude our discussion by reviewing and questioning the very issue of the delimitation of a genre.
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