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Estética organizacional

Resumos

Estamos acostumados a imagem de empresas como arranjos racionais e utilitários. Entre acadêmicos, e principalmente entre executivos, quem mencionar a palavra estética associada a questões empresariais correrá o risco de ser mal compreendido ou de não ser levado a sério. Entretanto, contra a corrente positivista-funcionalista dominante em estudos organizacionais, alguns pesquisadores vêm se apropriando de conceitos relacionados à estética e aplicando-os à compreensão de fenômenos organizacionais. Neste ensaio introdutório, afiliamo-nos a esta corrente alternativa e propomos a percepção estético-visual como recurso para a apreensão e compreensão de fenômenos organizacionais. Apresentamos algumas abordagens para o tema, a partir do trabalho de pesquisadores americanos e europeus, e discutimos brevemente exemplos de aplicação. Acreditamos que a perspectiva estética possa abrir novos caminhos para a percepção e interpretação de fenômenos complexos em nosso campo de estudo e pesquisa.


The image of companies to which we are used to is one of rational and utilitarian arrangements. Among academics, and mainly among executives, whoever mentions the word aesthetics associated to managerial questions might be misunderstood or underestimated. Despite this and against the positivist-functionalist mainstream of organizational studies, some researchers have been embracing aesthetic concepts and applying them for the comprehension of organizational phenomena. In this introductory essay, we have embraced this alternative stream and propose the aesthetic-visual perception as a resource for the grasping and comprehension of organizational phenomena. We present some approaches for the theme, starting from works of American and European researchers, and we discuss briefly examples of applications. We believe that the aesthetic perspective may open new frontiers for the perception and interpretation of complex phenomena in our field of study and research.


ARTIGOS / ARTICLES

Estética organizacional 1 1 Versões preliminares deste artigo foram apresentadas no 10 ENEO – Encontro Nacional de Estudos Organizacionais. Curitiba, Paraná, 2000 e no 2nd International Critical Management Studies Conference, UMIST, Manchester, UK, 2001. Agradecemos aos avaliadores anônimos dos dois eventos por sua contribuição para o aperfeiçoamento do texto.

Thomaz Wood Jr.; Paula Csillag

EAESP/FGV

R ESUMO

Estamos acostumados a imagem de empresas como arranjos racionais e utilitários. Entre acadêmicos, e principalmente entre executivos, quem mencionar a palavra estética associada a questões empresariais correrá o risco de ser mal compreendido ou de não ser levado a sério. Entretanto, contra a corrente positivista-funcionalista dominante em estudos organizacionais, alguns pesquisadores vêm se apropriando de conceitos relacionados à estética e aplicando-os à compreensão de fenômenos organizacionais. Neste ensaio introdutório, afiliamo-nos a esta corrente alternativa e propomos a percepção estético-visual como recurso para a apreensão e compreensão de fenômenos organizacionais. Apresentamos algumas abordagens para o tema, a partir do trabalho de pesquisadores americanos e europeus, e discutimos brevemente exemplos de aplicação. Acreditamos que a perspectiva estética possa abrir novos caminhos para a percepção e interpretação de fenômenos complexos em nosso campo de estudo e pesquisa.

A BSTRACT

The image of companies to which we are used to is one of rational and utilitarian arrangements. Among academics, and mainly among executives, whoever mentions the word aesthetics associated to managerial questions might be misunderstood or underestimated. Despite this and against the positivist-functionalist mainstream of organizational studies, some researchers have been embracing aesthetic concepts and applying them for the comprehension of organizational phenomena. In this introductory essay, we have embraced this alternative stream and propose the aesthetic-visual perception as a resource for the grasping and comprehension of organizational phenomena. We present some approaches for the theme, starting from works of American and European researchers, and we discuss briefly examples of applications. We believe that the aesthetic perspective may open new frontiers for the perception and interpretation of complex phenomena in our field of study and research.

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    Versões preliminares deste artigo foram apresentadas no 10 ENEO – Encontro Nacional de Estudos Organizacionais. Curitiba, Paraná, 2000 e no 2nd International Critical Management Studies Conference, UMIST, Manchester, UK, 2001. Agradecemos aos avaliadores anônimos dos dois eventos por sua contribuição para o aperfeiçoamento do texto.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Ago 2001
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