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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 14, Issue: 29, Published: 2004
  • Editorial

    Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
  • Use of evaluation and the evaluation of its use (on evaluation of university teaching quality)

    Silva, José Aparecido da

    Abstract in Portuguese:

    Nesse artigo são apresentados e discutidos os principais componentes de um programa de avaliação da qualidade ou excelência do ensino universitário conhecido como avaliação circular. Esses componentes são: 1) avaliação da qualidade do ensino através das opiniões e percepções dos estudantes, 2) avaliação pelos professores de suas relações e interações com os estudantes, e do ambiente acadêmico em que desenvolvem suas atividades de ensino e pesquisa, e 3) avaliação pelos professores das avaliações realizadas pelos seus estudantes (meta-avaliação). Os objetivos e as principais vantagens desse sistema de avaliação são apresentados e discutidos. O artigo conclui que, sob condições apropriadas, as escalas de avaliações dos estudantes sobre a qualidade do ensino são multidimensionais, confiáveis e estáveis.

    Abstract in English:

    This paper presents and discuss the main components of an evaluation program of the university teaching quality or teaching excellence, known as circular evaluation. These components are: 1) evaluation of teaching quality from student's judgments, 2) faculty evaluation of their relationship and interaction with students, and evaluation of the academic setting in which their teaching and research activities are carried out, and 3) faculty evaluation of their students' evaluations (meta-evaluation). The purposes and the main advantages of this evaluation system are presented and discussed. The article indicates that, under appropriate conditions, the scales for student's evaluation of teaching are multidimensional, reliable and stable.
  • Differential manifestations of self-concept in the portuguese senior high-school education

    Faria, Luísa; Azevedo, Ângela Sá

    Abstract in Portuguese:

    649 alunos do Ensino Secundário (60,4% sexo feminino, 39,6% masculino) foram avaliados em aspectos diferenciais do autoconceito, perspectiva multidimensional, segundo as variáveis idade, sexo, nível sócio-profissional, sócio-cultural, cursos, agrupamento de estudos, retenções escolares, participação em acções de orientação vocacional. Utilizou-se a adaptação portuguesa do Self-Description Questionnaire III de Marsh. RESULTADOS: os alunos mais novos apresentam autoconceito superior nas três dimensões acadêmicas, nas relacionadas com Honestidade/Fiabilidade e Estabilidade Emocional; diferenças no Autoconceito Acadêmico favorecem as raparigas e no Não-Acadêmico os rapazes; as diferenças no Acadêmico favorecem alunos de cursos de carácter geral e do agrupamento 1; no Autoconceito de Honestidade/Fiabilidade favorecem os que frequentam cursos de carácter geral; as diferenças em todas as dimensões acadêmicas e na Honestidade/Fiabilidade favorecem alunos sem retenções; diferenças em função da participação em orientação vocacional favorecem os que frequentaram acções de orientação no Autoconceito Não Acadêmico. Discutem-se os resultados comparando com estudos anteriores no contexto português.

    Abstract in English:

    649 Secondary Students (60.4% females and 39.6% males) were evaluated in different aspects of individuals' self-concept, in multidimensional perspective, in variables as: age, gender, socio-professional status, socio-cultural status, secondary level vocational choices; academic failures; participation in vocational guidance courses. It was used the Portuguese adaptation of the Self-Description Questionnaire III, from Marsh to evaluate self-concept. RESULTS: differences favoring the younger students in three academic dimensions, in total academic self-concepts, in Honesty/Reliability and Emotional Stability nonacademic dimensions; differences in Academic Self-Concept favors girls, Nonacademic Self-Concept favors boys; differences in Academic Self-Concept favoring those students from general vocational and scientific and technological courses, and in the Honesty/Reliability favoring the students from general vocational courses; differences in all dimensions of Academic Self-Concept and Honesty/Reliability favoring the students without academic failures; differences favored the Nonacademic Self-Concepts of those students who have participated in vocational guidance courses. Results were discussed and compared with those from previous studies in the Portuguese context.
  • The relationship between father involvement and children's academic performance

    Cia, Fabiana; D´Affonseca, Sabrina Mazo; Barham, Elizabeth Joan

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho foi o de estudar o impacto da qualidade do relacionamento entre pai e filho sobre o desempenho acadêmico de crianças escolares. Participaram deste estudo 58 pais e seus filhos da 5ª e 6ª séries. Os pais preencheram o questionário "Qualidade da interação familiar na visão paterna" e os filhos preencheram o questionário "Interação pai-filho". Para investigar como o envolvimento dos pais afetou o desempenho acadêmico dos seus filhos, as crianças foram avaliadas com o "Teste de Desempenho Escolar". Observou-se que, quanto maior a freqüência de comunicações entre pai e filho e quanto maior o envolvimento dos pais nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados demonstram a importância do pai para o desempenho acadêmico dos filhos e apontam para a necessidade de educar os homens para conhecerem as muitas ações que podem melhorar seu desempenho enquanto pais.

    Abstract in English:

    The aim of this paper was to study the impact of the quality of the father-child relationship on children's academic performance. A total of 58 fathers and their children (in the fifth and sixth grades) participated in this study. The fathers completed a questionnaire, "Quality of family interaction - fathers' perspective" and the children completed a questionnaire "Father-child interaction". To investigate how the fathers' involvement affected their children's academic performance, the children were evaluated using the School Performance Test. The results indicate that, the higher the frequency of father-child communication and the greater the fathers' involvement in the children's school, cultural and leisure activities, the higher the children's academic performance. These results indicate the importance of fathers' involvement, to maximize children's academic performance, and the necessity of educating men with respect to the ways in which they can improve their parental performance.
  • Visual images as pedagogical resources in the education of a deaf teenager: a case study

    Nery, Clarisse Alabarce; Batista, Cecília Guarnieri

    Abstract in Portuguese:

    O uso de imagens visuais vem sendo ressaltado por Reily como recurso pedagógico no trabalho com crianças surdas. No presente estudo, essa proposta foi testada com uma jovem surda, visando observar possíveis contribuições do uso de imagens visuais no processo de aprendizagem dessa jovem, durante os atendimentos em pedagogia, que constituem parte das atividades de que ela participa em clínica-escola especializada. Foram realizadas três sessões pedagógicas, com utilização sistemática de representações visuais (desenho, fotos, pinturas). As sessões foram filmadas, transcritas e analisadas de modo qualitativo. Os resultados indicaram o desenvolvimento de uma prática discursiva com diálogos extensos, abordando elementos descritivos e estabelecendo relações e inferências entre os assuntos propostos. O estudo confirmou achados anteriores sobre o efeito facilitador da imagem visual na educação do surdo e trouxe a discussão sobre as dificuldades de inclusão social dos jovens surdos.

    Abstract in English:

    Visual images have been adopted by Reily as a pedagogical resource with deaf children. In the present study, this use was tested with a deaf teenager girl. The objective was to identify possible contributions of the use of visual images in her learning process. The study was conducted during the meetings with the pedagogue, at an institution for especial education. For the three meetings analyzed, visual images were systematically used (drawings, photos, pictures). The sessions were taped, transcribed and then analyzed. The results indicated the development of discursive practices with extended dialogues, that included descriptions, associations and inferences among the topics. The study confirmed previous data about the facilitating effect of visual images in the education of a deaf person. It brought forward the discussion about the difficulties of social inclusion of young deaf people.
  • Effectiveness of the early intervention program with preterm infants

    Formiga, Cibelle Kayenne; Pedrazzani, Elisete Silva; Silva, Fernanda Pereira dos Santos; Lima, Carolina Daniela de

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa de intervenção, com e sem treinamento das mães, no desenvolvimento de bebês pré-termo. Participaram do estudo 08 bebês pré-termo e suas mães, oriundos do Serviço de Acompanhamento e Intervenção em Bebês de Risco da cidade de São Carlos, SP. Os participantes foram divididos em dois grupos: 04 bebês participaram do grupo intervenção com orientação e treinamento das mães (grupo experimental - GE) e 04 bebês participaram do grupo intervenção sem orientação e treinamento das mães (grupo controle - GC). Os bebês foram avaliados pelo Inventário Portage, operacionalizado por um período de quatro meses, considerando as seguintes áreas: estimulação infantil, socialização, cognição, linguagem, autocuidados e desenvolvimento motor. Os dados foram submetidos à análise de regressão. Os resultados demonstraram que os bebês do GE obtiveram maior evolução dos comportamentos avaliados em relação ao GC.

    Abstract in English:

    The aim of this study was to assess the effectiveness of an intervention program with and without the mothers' training in the development of preterm infants. The participants were 08 preterm infants and their mothers who have been participating in the Intervention and Follow-up Service of Risk Infant in the city of São Carlos, SP. The participants were divided in two groups: 04 infants participated on the intervention group with mothers' orientation and training (experimental group - EG) and 04 infants participated of the intervention group without mothers' orientation and training (control group - CG). The preterm were assessed through Operational Portage Inventory for four months, considering the following areas: infant stimulation, social development, cognition, language, self-care and motor development. The data were then submitted to the regression analysis. The results demonstrated that the EG obtained a larger evolution of the appraised behaviors than the CG one.
  • Las multiples violencias de la "violencia" en la escuela: desarrollo de un enfoque teorico y metodologico integrativo

    Bringiotti, María Inés; Krynveniuk, Marta; Lasso, Silvia

    Abstract in Portuguese:

    Foram investigados diversos tipos de violência, no âmbito escolar, que ocasionam aumento do risco para a ocorrência de maltrato infantil. Na primeira etapa a amostra ficou composta por quatro escolas de Buenos Aires, duas de educação inicial e duas primárias, selecionadas ao acaso, em dois distritos predominantemente com classes sociais diferentes (média e baixa). Foram encontradas correlações entre o potencial de maltrato, a História da Educação, nível sócio econômico e educacional da mãe, problemas comportamentais e emocionais da criança. Mediante a análise de regressão foram obtidos modelos específicos para os dois grupos da amostra e encontrados aspectos de violência social, institucional e na interação com os pares (infantil). Na segunda etapa foram encontradas correlações entre o potencial de maltrato, depressão, apoio social. Foram implementados programas de intervenção para pais e, para docentes e autoridades de um jardim da infância, analisando as variáveis de cambio e as que resistiram a uma modificação.

    Abstract in English:

    Different types of violence that come together in the school area, causing an increase of risk for infantile maltreatment, were investigated. In the first stage of the study four schools from the City of Buenos Aires, two kindergarten and two elementary schools, were raffled off from two districts selected by their differences in social class (middle and low). Correlation between potential of maltreatment, rearing History, socio-economic and educational level of the mother, overcrowding and child behaviour and emotional problems were found. By means of regression analysis, specific models were obtained for both groups of the sample. Social, institutional and interaction between peers (children violence) were also found. In the report carried out in the second stage, correlation between potential of maltreatment, depression, social support were found. Intervention programs for parents, teachers and authorities have been implemented in one of the kindergartens, trying to analyse the variables of change and those that resisted it.
  • Difficulties in teacher/student relationship: a challenge to be overcome

    Cabral, Fábia Moreira Squarça; Carvalho, Maria Aparecida Vivan de; Ramos, Rosângela Mancini

    Abstract in Portuguese:

    O relacionamento professor - aluno é um tema que vem sendo investigado, através de diferentes estratégias metodológicas. Este trabalho trata a questão a partir da visão dos atores que participam do processo de ensino e aprendizagem, tendo por base professores e alunos de uma 8ª Série, de uma escola estadual da região de Londrina, Paraná, que responderam a um questionário, elaborado com questões abertas. Um estudo comparativo entre as informações fornecidas pelos dois grupos de participantes elucida momentos de tensão e de entrosamento entre estes personagens que constroem e reconstroem vivências e experiências capazes de expor valores e modos de vida. A luta pela sobrevivência de objetos alvo da escola, a aprendizagem e o conhecimento, é de interesse de todos, que consciente ou inconscientemente, participam do processo em busca de um caminho harmônico de convivência e crescimento.

    Abstract in English:

    Teacher-student relationship is a subject that is investigated using different methodological strategies. This essay is about the teacher/student relationship under the view of actors who participate in the teaching and learning process, and the focus are the professors and students of one 8th grade class, in a state school in the region of Londrina, Paraná, who answered to a questionnaire of open questions. A comparative study of the data collected from the two groups of participants shows moments of tension and adaptation among them, which build and rebuild knowledge and life experiences that will expose values and ways of living. The striving for the survival of the target objects of the school, the learning and the knowledge, is of everyone's interest who, aware of it or not, takes part in the process of searching for a nice living and growing way.
  • Suburbian scholarly representations of the space they live in

    Fernandes, Maria Esther

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no âmbito do Programa de Políticas Públicas da Fapesp, cujo objetivo fundamental foi compreender aspectos da vida e luta das camadas populares que habitam a periferia da cidade, através de sua fala. Nele, tentamos analisar as representações de escolares residentes em bairros periféricos de Ribeirão Preto-SP, sobre o espaço em que vivem. O material empírico foi levantado a partir de redações aplicadas aos alunos que cursavam as 4as e 5as séries do 1º grau, no 1º semestre de 2000, da rede estadual e da rede municipal que atendem à clientela dos bairros compreendidos no universo da pesquisa: Jardim Progresso, Conjunto Habitacional Avelino Alves Palma e conjunto dos Jardins Anhanguera, Grajaúna, Novo Mundo e Zara, aí incluída a favela do Zara. Os textos revelam uma das faces mais cruéis da exclusão social-crianças privadas do acesso aos bens básicos da vida.

    Abstract in English:

    This article is part of a broader research based and developed on the Fapesp Public Policy, and its fundamental goal was to understand, through their speech, aspects and struggles of life of people from popular social classes who dwell in the suburbs. In this research it was tried to analyze the scholarly representations about the space they live in (the periphery of Ribeirão Preto, State of São Paulo). The empiric material was raised from a written narration applied to students attending 4th and 5th grades in elementary degrees in the first semester of 2000, in public (state-run and county-run schools) which support the pupils of the suburbs referred in this research: Jardim Progresso, Conjunto Habitacional Avelino Palma, Jardim Anhanguera, Grajaúna, Novo Mundo and Zara including its slums. The texts reveal one of the most cruel aspects of children social exclusion deprived of access to basic life welfare.
  • Fathering: some considerations about the relathionship between fathers and children after divorce

    Dantas, Cristina; Jablonski, Bernardo; Féres-Carneiro, Terezinha

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho busca investigar a construção e a manutenção do vínculo afetivo entre pai e filhos após a separação focalizando a questão da paternidade e a da própria formação da identidade masculina, além, é claro, do que se sabe hoje acerca da "paternidade à distância" e de seus efeitos sobre os filhos. Com a família contemporânea em franco processo de reformulação, presenciamos um crescente intercâmbio entre as funções materna e paterna, já que nos dias de hoje tanto os homens quanto as mulheres dividem seu tempo entre o trabalho fora de casa e os cuidados destinados aos filhos. Além disso, o divórcio e, posteriormente, o recasamento dos componentes da família criam uma teia complexa de relacionamentos que necessita ser estudada, principalmente no que diz respeito ao papel a ser exercido pelos homens, como pais separados e sua relação para com seus filhos.

    Abstract in English:

    The purpose of this paper is to investigate the formation and preservation of the affectionate union between the fathers and their children during a post-divorce or separation period, focusing on fathering and the formation of masculine identity, as well as what we know today about "distant fathering" and its effects on children. The family today is in an unmistakable process of change and all of us are witnesses of a growing interchanging course between the traditional roles of the father and the mother, who are forced to manage their time between working and taking care of their children. Divorce and remarriage thereafter create a complex web of relationships within the family that must be studied, mainly regarding the roles performed by men as divorced fathers and the relationship with their children.
  • Children's personality traits and emotions: evidence of validity

    Sisto, Fermino Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo analisou as relações entre traços de personalidade e a autopercepção das emoções de alegria, tristeza, coragem e medo, com vistas a evidências de validades. A Escala de Traços de Personalidade para Crianças e o teste de Autopercepção de Emoções foram aplicados, em sala de aula e coletivamente, a 1095 crianças com idades de 8 a 10 anos. Quanto ao traço psicoticismo e neuroticismo as hipóteses foram confirmadas. Para o primeiro foram encontradas correlações positivas para as emoções coragem e tristeza, e negativas para alegria; e para o segundo, a maior parte de seus coeficientes significativos estavam relacionados ao medo e tristeza. Em relação ao traço de extroversão foram confirmadas as expectativas de correlações positivas com alegria e coragem, e negativas com tristeza, mas houve exceções. Finalmente, em relação ao traço sociabilidade confirmou-se parcialmente a hipótese, pois para os meninos não houve correlação significativa com as emoções avaliadas.

    Abstract in English:

    The present study analyzed the relationships among personality traits and self-perception of the emotions related to happiness, sadness, courage and fear to gather evidences of validity. The Escala de Traços de Personalidade para Crianças (Personality Traits Scale for Children) and the Autopercepção de Emoções (Self- Perception of Emotion Test) were collectively applied on 1095 children aged 8 to 10 years old, in their own classroom. Regarding to psychoticism and neuroticism traits, the hypotheses were confirmed. For the first one positive correlations were found for courage and sadness, and negative correlations for happiness; for the last one the major part of the significant coefficients were related to fear and sadness. Concerning extroversion trait the expectation of positive correlation with happiness and courage and negative correlation with sadness were confirmed, although there were exceptions. Finally, about sociability trait, the hypothesis was partially confirmed, since there were no significant correlations between boys and the evaluated emotions.
  • Adaptation of the implicit and explicit homophobia scale to the Brazilian context

    Marinho, Carla de A.; Marques, Ethyenny F. M.; Almeida, Daniela R. de; Menezes, Anderson R. B. de; Guerra, Valeschka M.

    Abstract in Portuguese:

    O grande número de atitudes agressivas e comportamentos discriminatórios reportados com relação aos homossexuais tem sido amplamente discutido. Estudos recentes têm mostrado que o preconceito se modificou, tornando-se mais sutil. No entanto, são escassos os estudos que procuram enfatizar essa modificação no que diz respeito ao preconceito frente a estes grupos minoritários. Assim, o objetivo deste estudo foi adaptar a Escala de Homofobia Implícita e Explícita para o contexto brasileiro. Participaram desta pesquisa 231 estudantes universitários, com idade variando de 17 a 55 anos (M = 24,0; DP = 5,38), sendo a maioria (51,5%) do sexo masculino. Estes responderam à escala mencionada e questões sócio-demográficas. Os resultados da análise fatorial confirmatória corroboraram a estrutura bi-fatorial da medida. Conjuntamente, o instrumento apresentou consistência interna (alfa de Cronbach = 0,87), mostrando-se uma medida fidedigna para utilização neste contexto.

    Abstract in English:

    The great number of aggressive attitudes and discriminatory behavior reported toward homosexuals has been widely discussed. Recent studies have shown that the prejudice has changed, becoming more subtle. However, the researches that try to emphasize this change in relation to the prejudice toward these minority groups are insufficient. Therefore, this study aimed at adapting the Explicit and Implicit Homophobia Scale to the Brazilian context. A sample of 231 university students participated in this research, ages varying from 17 to 55 years old (M = 24.0; SD = 5.38), mostly males (51.5%). They have answered the above-mentioned scale as well as socio-demographic questions. The results of the confirmatory factor analysis corroborated the bi-factorial structure of the instrument. The measure has also presented a satisfactory internal consistency (Cronbach's Alpha = .87).
  • The teacher /child interaciton scale

    Bhering, Eliana; Sganderla, Ana Paola

    Abstract in Portuguese:

    A qualidade da interação professor/criança é importante para a educação infantil e tem sido tópico de investigação na literatura nacional e internacional. Portanto, esta nota técnica apresenta e analisa uma escala proposta por Farran & Collins (1996) que avalia a interação professor/criança a partir da atuação do professor com crianças entre três e seis anos durante o período de brincadeira livre em sala. A escala é dividida em 11 comportamentos que são avaliados em três aspectos: quantidade, qualidade e adequação.

    Abstract in English:

    The quality of teacher/child interaction is important for early childhood education and it has been a national and international research theme. Having that said, this paper presents and analyzes a scale done by Farran & Collins (1996) in which its aim is to assess teacher/child interaction. The scale may be used in three to six year-old classrooms while free play is taking place; it is divided in 11 behaviors; each of those assessed in three aspects: quantity, quality and adequability.
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