Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 27, Issue: 1, Published: 2022
  • Scientific research on postgraduation: information literacy elements on a learning object Artigos

    Jacobsen, Priscila Saraiva; Miletto, Evandro Manara; Loureiro, Carine Bueira

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este trabalho aborda o resultado da experiência de aplicação de um objeto de aprendizagem com temáticas relacionadas à pesquisa científica e à competência informacional. Está baseado nos conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries e nos componentes do Global Media and Information Literacy Framework da UNESCO sob a ótica do ensino de competências proposto por Zabala e Arnau. O objeto é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que visa à investigação, à evidenciação e à inserção das temáticas no currículo de cursos de pós-graduação. Apresenta aspectos conceituais concernentes à information literacy e considerações acerca dos Frameworks. Utiliza a pesquisa-ação como procedimento técnico e tem como sujeitos de pesquisa estudantes de mestrados profissionais de um instituto federal de educação. Informa o resultado da análise de questionários aplicados antes e depois da utilização do objeto. Conclui que houve mudança de opinião dos sujeitos quanto ao uso de recursos e ferramentas na pesquisa científica e que o objeto de aprendizagem foi considerado de grande utilidade para a melhoria das atividades de pesquisa.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This work presents the result of the experience of applying a learning object with themes related to scientific research and information literacy. It is based on the concepts of the Framework for Information Literacy for Higher Education of the Association of College and Research Libraries and the components of UNESCO's Global Media and Information Literacy Framework and the theory of teaching of competencies from Zabala and Arnau. The learning object is the result of a professional masters research that aims for investigation, propagation and insertion of the information literacy themes in the curriculum of postgraduate courses. It presents conceptual aspects about information literacy and Framework´s considerations. It uses action research as a technical procedure and has as research subject, students of professional masters of a federal institute of education. Reports the result of the analysis of questionnaires applied before and after the learning object use. It concludes that there was a change of opinion of the subjects about the use of resources and tools in scientific research and that the learning object was considered of great utility for the improvement of the research activities.
  • Digital heritage under discussion in the area of Information Science Artigos

    Karpinski, Cezar; Kressin, Fernanda Barbizan; Vieira, Keitty Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo do artigo é o de comparar a produção científica nacional sobre Patrimônio Digital indexada na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) ao que se produziu em âmbito internacional e está indexado na Web of Science (WoS). Advém de pesquisa básica, qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e bibliográfico. O corpus de análise é de 34 artigos, 16 da BRAPCI e 18 da WOS, dos quais os principais resultados são: publicação escassa, mas constante desde 2005; 50% dos artigos publicados em periódicos Qualis A1; na comparação, o Brasil se destaca em pesquisas básicas, problematizando o conceito de memória no ciberespaço. Na produção internacional, as pesquisas se detêm na realidade social do patrimônio digital e seu poder transformador na preservação e difusão da memória; a maior distinção se dá na forma de tratar o patrimônio digital como objeto de pesquisa, pois 37,5% das pesquisas no Brasil são de caráter aplicado, enquanto a produção internacional tem um índice de 77,8% neste quesito. Assim, torna-se necessário reforçar, no debate informacional brasileiro, o efeito dinâmico e catalizador do conceito de patrimônio na interface digital, fomentando novas pesquisas e divulgando projetos/iniciativas já existentes no escopo aplicado da área.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The objective of the article is to compare the Brazilian scientific production on Digital Heritage indexed in the Reference Database of Journal Articles in Information Science (BRAPCI) to what has been produced internationally and is indexed in the Web of Science (WoS). It comes from basic, qualitative, exploratory, descriptive, and bibliographic research. The corpus of analysis consists of 34 articles, 16 from BRAPCI and 18 from WOS, of which the main results are: scarce publication, but constant since 2005; 50% of articles published in Qualis A1 journals; in comparison, Brazil stands out in basic research, questioning the concept of memory in cyberspace. In international production, research focuses on the social reality of digital heritage and its transforming power in the preservation and dissemination of memory; the biggest distinction is in the way of treating digital heritage as an object of research, as 37.5% of research in Brazil is of an applied nature, while international production has an index of 77.8% in this aspect. Thus, it is necessary to reinforce, in the Brazilian informational debate, the dynamic and catalyzing effect of the concept of heritage in the digital interface, promoting new research and disseminating existing projects/initiatives in the applied scope of the area.
  • Potentialities of the development of cloud computing regarding information management scope Artigos

    Cândido, Ana Clara; Araújo Júnior, Rogério Henrique de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Apresenta e discute as potencialidades da evolução da cloud computing do ponto de vista da inovação e da sua adoção sob o prisma organizacional. Para tal, adota-se a inovação disruptiva como característica na origem e disseminação deste conceito computacional no mercado. A justificativa para esta escolha se dá, sobretudo, pelo seu potencial em alterar o hábito dos usuários em termos de recursos para o armazenamento de dados e informação, o que impacta a gestão da informação nas organizações. A cloud computing passou por alguns questionamentos até a sua consolidação enquanto modelo computacional, algumas destas ainda não sanadas na sua totalidade, mas fator que não tem impedido a sua disseminação, pois os benefícios se sobressaem. Na ambiência organizacional, este aspecto é percebido pela possibilidade de redução do investimento em suporte de tecnologias de informação e comunicação em detrimento de suportes convencionais, ou seja, investimento nos centros de dados próprios. Este estudo se caracteriza como exploratório e adota a pesquisa bibliográfica como método, o estudo resulta na proposta de um modelo que colige a cloud computing e a gestão da informação. O estudo evidencia que a computação em nuvem pode ser uma alternativa efetiva para a gestão da informação, desde que seja considerado o pleno conhecimento das necessidades informacionais dos usuários, sendo este um fator crítico de sucesso para a correta gestão dos recursos de dados e informações tratados e organizados na nuvem.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study aims to present and discuss potentials of the evolution of cloud computing from the point of view of innovation and its adoption from the organizational prism. For such, disruptive innovation is adopted as a characteristic in the origin and dissemination of this computational concept to the market. The potential in changing the habits of users in terms of resources for storing data and information is the main reason for this characterization, especially in the impact on information management in organizations. Cloud computing has had some questioning until it’s consolidation as a computer model, some of these have not yet entirely resolved but a factor that has not prevented its spread because the benefits stand out. In the organizational environment, this aspect is perceived by the possibility of reducing the investment in support of Information and Communication Technologies in detriment of conventional support, that is, investment in the own data center. This study is characterized as exploratory and adopts bibliographic research as a method, the study results in the proposal of a model that combines cloud computing and information management. The study shows that cloud computing can be an effective alternative for information management, provided that full knowledge of users' information needs is considered, which is a critical success factor for the correct management of data resources and information. and organized in the cloud.
  • Models of governance in services of digital collections in network: elements for the production of a Brazilian public cultural policy Artigos

    Martins, Dalton Lopes; Carmo, Danielle do; Silva, Marcel Ferrante

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO No cenário mundial despontam uma gama de serviços que, além de integrar acervos de diferentes instituições culturais, os colocam à disposição do usuário de forma integrada e acessível, como é o exemplo da Europeana, plataforma que abrange países europeus e possui mais de 3.500 instituições colaboradoras em 39 países e possibilita o acesso a mais de 53 milhões de objetos culturais digitais. No Brasil, as iniciativas existentes se revelam limitadas e isoladas, com baixo alcance e integração entre as instituições. A presente pesquisa busca identificar elementos relativos ao modelo de governança de vinte serviços de acervos em rede, apresentados em estudo técnico da Europeana, procurando destacar seu modo de funcionamento em termos institucionais e de financiamento e apresenta uma visão categórica de seu modelo de gestão, tentando identificar os modelos de governança emergentes do campo empírico da presente pesquisa exploratória. Como resultado foi possível observar alguns modelos que podem auxiliar na elaboração de arranjos que permitam a criação de serviços de acervos digitais integrados sustentáveis para a realidade brasileira.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In the world scenario, a range of services are emerging that, in addition to integrating collections from different cultural institutions, make them available to the user in an integrated and accessible way, as is the example of Europeana, a platform that covers European countries and has more than 3,500 collaborating institutions in 39 countries and provides access to more than 53 million digital cultural objects. In Brazil, existing initiatives are limited and isolated, with low reach and integration between institutions. This research seeks to identify elements related to the governance model of twenty network services, presented in a technical study of Europeana, seeking to highlight its way of functioning in institutional and financing terms and presents a categorical view of its management model, trying to identify the emerging governance models of the empirical field of this exploratory research. As a result, it was possible to observe some models that can help in the elaboration of arrangements that allow the creation of sustainable integrated digital collections services for the Brazilian reality.
  • Deaf people and interaction on the web: analysis of the Lattes Curriculum - CNPq Artigos

    Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos; Kafure, Ivette

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O avanço tecnológico vem influenciando as relações entre os indivíduos, com diferentes necessidades e habilidades. Nesse cenário, encontram-se os Surdos que usam a Libras como primeira língua e principal forma de comunicação e expressão. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como se dá a interação do usuário Surdo com a informação na web, especificamente no contexto da página do currículo Lattes - CNPq. A abordagem é quali-quantitativa, com propósito descritivo, método direto e natureza aplicada. É baseado no levantamento de dados a partir de um roteiro com observação e análise no estudo comparativo. Constatou-se que a web é capaz de democratizar a informação e promover a interação do usuário Surdo. É necessário, no entanto, a implementação de iniciativas que considerem suas especificidades linguísticas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Technological advancement has been influencing relationships between individuals, with different needs and skills. In this scenario, the Deaf use Libras as their first language and main form of communication and expression. The article presents a research that sought to understand how Deaf users interact with information on the web, specifically in the context of the Lattes - CNPq curriculum page. The approach is quali-quantitative, with descriptive purpose, direct method and applied nature. It is based on collecting data from a script with observation and analysis in the comparative study. It was found that the web is able to democratize information and promote Deaf user interaction. However, it is necessary to implement initiatives that consider their linguistic specificities.
  • Information management: towards a proposal for a current and consensual definition for the term Artigos

    Nonato, Rafael dos Santos; Aganette, Elisângela Cristina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A Gestão da Informação (GI) é uma necessidade em vários contextos organizacionais e esta exigência se estende aos processos e seus respectivos fluxos informacionais. Todavia e a partir da literatura consultada, nota-se que não há um consenso teórico e prático sobre o que é a GI e quais são suas características essenciais. Sob esta argumentação, justifica-se a proposição deste estudo. O presente artigo objetiva levantar os aspectos teóricos e conceituais da GI propondo uma definição atual e consensual para este termo. Metodologicamente, em um primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica sobre os princípios e os fundamentos da GI foi realizada. Em um segundo momento, baseada na Teoria do Conceito de Dahlberg e nos princípios de indexação do UNISIST foi proposta uma definição atual e consensual para a GI. Buscou-se responder a seguinte questão: considerando o panorama teórico e conceitual, quais são as características essenciais para propor uma definição atual e consensual ao termo GI? Como resultado, constatou-se que a GI está relacionada à gestão do ciclo de vida da informação, aos fluxos informacionais, à gestão organizacional e à tecnologia da informação e comunicação. Espera-se que os desdobramentos proporcionados por este estudo tragam luz e sejam utilizados pelos profissionais e pela comunidade acadêmica seja no aperfeiçoamento da teoria, seja na pratica organizacional relativa à GI.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Information Management (IM) is a necessity in several organizational contexts and this requirement extends to processes and their respective information flows. However, from literature consulted, it is noted that there is no practical and practical consensus on what IM is and what are its characteristics. Under this argument, the proposition of this study is justified. This article aims to raise the theoretical and conceptual aspects of IM by proposing a current and consensual definition for this term. Methodologically, at first, a bibliographic research on the principles and foundations of IM was carried out. In a second moment, based on Dahlberg's Theory of Concept and on the UNISIST indexing principles, a current and consensual definition for IM was proposed. The following question was answered: considering the theoretical and conceptual panorama, what are the essential characteristics to propose a definition for IM term? As a result, it was found that IM is related to the information life cycle management, information flows, organizational management and information and communication technology. It is hoped that the advances provided by this study bring light and be used by professionals and the academic community, whether in the improvement of theory or in organizational practice related to IM.
  • Accessibility and the five laws of Ranganathan: dialogue with Librarianship and Information Science Artigos

    Costa, Michelle Karina Assunção; Oliveira, Dalgiza Andrade de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O acesso à informação é um direito de todos os cidadãos. Considerando-se a multiplicidade de sujeitos informacionais, entende-se que é necessária uma reflexão acerca da acessibilidade informacional em bibliotecas. Essa reflexão contribui para que pessoas ouvintes, surdas, cegas, autistas, com deficiência física, múltipla, entre outras, possam ter acesso à informação, seja em meio impresso ou virtual. Tendo em vista esse cenário, realizou-se um diálogo das Cinco Leis de Ranganathan no contexto da acessibilidade na Biblioteconomia e na Ciência da Informação no Brasil. A partir desse diálogo, conclui-se que a temática é investigada em muitas linhas de pesquisas em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, estão presentes no cotidiano de trabalho do bibliotecário e se inter-relacionam em um movimento cíclico e dinâmico para democratizar a informação. Assim, entende-se que a leis continuam atuais podendo ser contextualizadas na perspectiva da gestão inclusiva para prover melhorias para as bibliotecas, permitindo que o bibliotecário reflita a respeito das suas práticas nesse contexto e que se aproprie da sua responsabilidade social, contribuindo, assim, para a eliminação de barreiras. Compreende-se como indispensável perceber os diferentes tipos de usuários e suas especificidades de acesso à informação e repensar as formas de processar, compartilhar e disseminar a informação.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Access to information is a right for all citizens. Considering the multiplicity of informational subjects, it is understood that a reflection on informational accessibility in libraries is necessary. This reflection contributes so that listeners, deaf, blind, autistic people, with physical, multiple disabilities, among others, can have access to information, either in printed or virtual media. In view of this scenario, a dialogue of the Five Laws of Ranganathan took place in the context of accessibility in Library and Information Science in Brazil. From this dialogue, it is concluded that the theme is investigated in several lines of research in Postgraduate Programs in Information Science, the laws are present in the daily work of the librarian and are interrelated in a cyclical and dynamic movement to democratize information. Thus, it is understood that the laws remain current and can be contextualized from the perspective of inclusive management to provide improvements for libraries, allowing the librarian to reflect on their practices in this context and to appropriate their social responsibility, thus contributing to for the elimination of barriers. It is essential to understand the different types of users and their specificities of access to information and to rethink the ways of processing, sharing and disseminating information.
  • Elementos de um modelo para a descrição de léxicos documentários Artigos

    Lara, Marilda Lopes Ginez de; Kobashi, Nair Yumiko
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