Abstract in Portuguese:
RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o estado atual dos processos relacionados à Gestão do Conhecimento no Sistema de Bibliotecas Integradas do Instituto Federal de Santa Catarina, visando propor um conjunto de práticas que contribua para a sistematização da Gestão do Conhecimento nessas bibliotecas. A pesquisa trata de um estudo de caso de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Para coleta de dados, conduziram-se sete entrevistas semiestruturadas aplicadas a bibliotecários atuantes no referido sistema de bibliotecas, além da pesquisa documental, utilizada para triangulação dos resultados. A análise de conteúdo foi empregada para o tratamento dos dados. Os principais resultados indicaram que o Fórum de Bibliotecas é uma importante estratégia do sistema de bibliotecas. O acervo físico é elementar, porém existem esforços para ofertar recursos digitais. Os diversos perfis de usuários exigem estratégias para atender a diferentes públicos. A infraestrutura tecnológica é apropriada, contudo não são empregadas tecnologias emergentes. Os espaços físicos são amplamente utilizados e são heterogêneos entre as bibliotecas do sistema. Há potencial para organizar um Grupo de Trabalho que proporcione a evolução de discussões sobre Gestão do Conhecimento. O Framework GC@BU reconhece as bibliotecas como Sistemas Adaptativos Complexos e pode amparar a sistematização da Gestão do Conhecimento, considerando a necessidade de adaptação.Abstract in English:
ABSTRACT The objective of this article is to analyze the current state of the processes related to Knowledge Management in the Integrated Library System of the Federal Institute of Santa Catarina, aiming to propose a set of practices that contribute to the systematization of Knowledge Management in these libraries. The research deals with a case study with a qualitative approach and descriptive character. For data collection, seven semi-structured interviews were applied to librarians working in the referred library system, in addition to documentary research, used to triangulate the results. Content analysis was used to process the data. The main results indicated that the Library Forum is an important strategy for the library system. The physical collection is elementary, but there are efforts to offer digital resources. The different user profiles require strategies to serve different audiences. The technological infrastructure is appropriate, however, emerging technologies are not employed. Physical spaces are widely used and are heterogeneous among the system's libraries. There is potential to organize a Working Group to provide the evolution of discussions on Knowledge Management. The GC@BU Framework recognizes libraries as Complex Adaptive Systems and can support the systematization of Knowledge Management, considering the need for adaptation.Abstract in Portuguese:
RESUMO O aumento exponencial de dados publicados na Web e a diversidade de sistemas requerem adoção de boas práticas para alcançarem índices de qualidade que possibilitem a descoberta, o acesso e o reúso. Para identificar as boas práticas, utilizou-se a revisão integrativa, assim como procedimentos da metodologia ProKnow-C. Após a aplicação dos procedimentos do ProKnow-C aos documentos recuperados nas bases de dados Web of Science, Scopus e Library, Information Science & Technology Abstracts, foi realizada a análise de 31 itens. Essa análise permitiu observar que, nos últimos 20 anos, as diretrizes para publicação de dados governamentais abertos tiveram grande impacto na implementação do modelo Linked Data em diversos domínios e, atualmente, os princípios FAIR e as Data on the Web Best Practices são as mais destacadas na literatura. Essas diretrizes apresentam orientações em relação a vários aspectos para publicação de dados, de forma a contribuir para a otimização da qualidade, independente do contexto em que são aplicadas. Já os princípios CARE e FACT, que embora não tenham sido formulados com o mesmo objetivo do FAIR e das Best Practices, representam grandes desafios para os cientistas da informação e da tecnologia no que se refere a ética, responsabilidade, confidencialidade, imparcialidade, segurança e transparência dos dados.Abstract in English:
ABSTRACT The exponential increase of published data and the diversity of systems require the adoption of good practices to achieve quality indexes that enable discovery, access, and reuse. To identify good practices, an integrative review was used, as well as procedures from the ProKnow-C methodology. After applying the ProKnow-C procedures to the documents retrieved from the Web of Science, Scopus and Library, Information Science & Technology Abstracts databases, an analysis of 31 items was performed. This analysis allowed observing that in the last 20 years the guidelines for publishing open government data had a great impact on the Linked Data model implementation in several domains and currently the FAIR principles and the Data on the Web Best Practices are the most highlighted in the literature. These guidelines presents orientations in relation to various aspects for the publication of data in order to contribute to the optimization of quality, independent of the context in which they are applied. The CARE and FACT principles, on the other hand, although they were not formulated with the same objective as FAIR and the Best Practices, represent great challenges for information and technology scientists regarding ethics, responsibility, confidentiality, impartiality, security, and transparency of data.Abstract in Portuguese:
RESUMO A difusão de inovação em gestão pública e o uso de tecnologias em prol do acesso à informação, da transparência, e da participação social são marcas dos esforços governamentais para o desenvolvimento e expansão do paradigma do Governo Aberto no Brasil. O presente artigo pretende divulgar os resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou o paradoxo entre a vasta quantidade de dados governamentais disponibilizados na tomada e prestação de contas dos administradores públicos federais e a baixa percepção e apropriação do conhecimento gerado pelo cidadão. Seu propósito central consistiu em realizar uma modelagem do domínio de conhecimento da tomada e da prestação de contas anual dos gestores públicos federais a fim de facilitar e acelerar o desenvolvimento de agentes de software cívicos. Do ponto de vista metodológico, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória qualitativa com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e documental. Utilizou-se o framework Protégé 5.5.0 e a metodologia OntoForInfoScience, proposta por Mendonça (2015), para desenvolver o protótipo de ontologia. Como resultado, foi criada a ontologia de domínio chamada OntoAccount para representar os conceitos e os relacionamentos do domínio, além de possibilitar responder a questionamentos sobre as instâncias do domínio da tomada e prestação de contas anual dos gestores públicos federais.Abstract in English:
ABSTRACT The diffusion of innovation in public management and the use of technologies in favor of access to information, transparency, and social participation are hallmarks of government efforts to develop and expand the Open Government paradigm in Brazil. The present article intends to disclose the results of a doctoral research that investigated the paradox between the vast amount of governmental data available in the taking and rendering of accounts of federal public administrators and the low perception and appropriation of the knowledge generated by the citizen. Its main purpose was to carry out a modeling of the domain of knowledge of the taking and annual accountability of federal public managers in order to facilitate and accelerate the development of civic software agents. From the methodological point of view, an exploratory qualitative research was developed with technical procedures of bibliographic and documental research. The Protégé 5.5.0 framework and the OntoForInfoScience methodology, proposed by Mendonça (2015), were used to develop the ontology prototype. As a result, a domain ontology called OntoAccount was created to represent the concepts and relationships of the domain, in addition to making it possible to answer questions about the instances of the domain of taking and rendering annual accounts of federal public managers.Abstract in Portuguese:
RESUMO O presente estudo se deu com os resultados de pesquisas em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos, buscando, dentro da área da Ciência da Informação, o estabelecimento de um campo de estudo interdisciplinar denominado Fotodocumentação, a partir do entendimento da gestão e da pesquisa científica com documentos fotográficos como foco. Nesse viés, tem-se a proposta de um estudo de caso no Núcleo de Estudios y Documentación de la Imagen da Universidade Nacional del Nordeste, que sustenta empiricamente essa nova conceituação. A Fotodocumentação, de viés transversal, se fundamenta no conceito de Ciclo da Informação. Sua consolidação se dá a partir da correspondência de resultados e ações na área, tanto pelas atividades técnicas de gestão documental de acervos fotográficos como pela divulgação em eventos e produção cientifica oriunda da pesquisa com tais materiais. O fundamento teórico do Ciclo da Informação trata da delimitação conceitual do estudo da informação relacionada aos documentos fotográficos, estabelecendo, assim, uma correlação dialógica entre os conceitos e o objeto empírico, em busca de evidências e sob o ponto de vista da Fotodocumentação - área de estudo que ocupa o espaço definido pelos dois extremos do Ciclo da Informação, abrangendo as atividades técnicas e analíticas referentes aos materiais fotográficos.Abstract in English:
ABSTRACT The present study was carried out with the results of research in development by the Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos, seeking, within the area of Information Science, the establishment of an interdisciplinary field of study called Photodocumentation, based on the understanding of management and scientific research with photographic documents as the focus. In this vein, there is a proposal for a case study at the Núcleo de Estudios y Documentación de la Imagen of the Universidade Nacional del Nordeste, which empirically supports this new conceptualization. Photodocumentation, with a transversal bias, is based on the concept of the Information Cycle. Its consolidation takes place from the correspondence of results and actions in the area, both by the technical activities of document management of photographic collections and by the dissemination in events and scientific production arising from the research with such materials. The theoretical foundation of the Information Cycle deals with the conceptual delimitation of the study of information related to photographic documents, thus establishing a dialogical correlation between the concepts and the empirical object, in search of evidence and from the point of view of Photodocumentation - area of study that occupies the space defined by the two extremes of the Information Cycle, covering technical and analytical activities related to photographic materials.Abstract in Portuguese:
RESUMO Este trabalho buscou analisar a atividade de duas agências brasileiras de turismo nas mídias sociais e o comportamento online de seus consumidores. A pesquisa utilizou recursos de processamento de linguagem natural, apoiados pelas técnicas de análise de sentimento e análise de conteúdo. Os principais resultados indicaram que há prevalência de comentários positivos nas páginas das empresas, sendo que as empresas são mais responsivas aos usuários em páginas que possuem um maior número de comentários positivos de seus clientes. Apontou-se, ainda, uma tendência de maior interação por parte das empresas com comentários de usuários que expressam sentimentos positivos.Abstract in English:
ABSTRACT This paper aims to analyze the activity of two Brazilian tourism agencies in social media and the online behavior of their consumers. The research used Natural language processing resources supported by sentiment and content analysis techniques. The main results show a prevalence of positive comments on the companies' pages, and companies are more responsive to users on pages with a higher number of positive comments. There is also a tendency towards more significant company interaction with user comments that express positive emotions.Abstract in Portuguese:
Resumo A transformação ágil, como é denominada nas empresas que adotaram em algum nível organizacional a nova prática de trabalho, está sendo aplicada pelas empresas que pretendem rever os próprios valores presentes na cultura organizacional, e como uma nova forma de construir e manter seus produtos. Este artigo teve como objetivo identificar as práticas e os valores da cultura organizacional e a gestão da mudança podem auxiliar na transformação cultural com adoção dos métodos ágeis. Foi aplicado questionário on-line (322 respondentes) e realizadas 7 entrevistas com profissionais que estão passando pela mudança organizacional com a adoção dos métodos ágeis. Os dados foram analisados mediante análise estatística e de conteúdo. Observaram-se um maior igualitarismo nos diversos níveis, autonomia para os profissionais, preocupação com o trabalho coletivo, entre outros. constatou-se as principais motivações em busca de melhorias nos processos, acelerar a entrega de software, melhorar o alinhamento de TI e os negócios, aumentar a produtividade. Já as melhorias na adoção dos métodos ágeis englobaram inovação, satisfação do usuário, qualidade, valor do negócio, processos e produtividade. A adoção de métodos ágeis afeta a cultura organizacional com os princípios e valores ágeis, gerando impactos positivos para as pessoas e a capacidade de inovação nas empresas.Abstract in English:
Abstract Agile transformation, as it’s called in companies that have adopted the new work practice at some organizational level, is being applied by companies that intend to review their own values present in the organizational culture, and as a new way to build and maintain their products. This article aimed to identify the practices and values of organizational culture and change management can assist in cultural transformation with the adoption of agile methods. An online questionnaire was applied (322 respondents) and 7 interviews were conducted with professionals who are undergoing organizational change with the adoption of agile methods. The data were analyzed using statistical and content analysis. Greater egalitarianism was observed at different levels, autonomy for professionals, concern with collective work, among others. it was found the main motivations in search of process improvements, accelerate software delivery, improve IT and business alignment, increase productivity. Improvements in the adoption of agile methods included innovation, user satisfaction, quality, business value, processes and productivity. The adoption of agile methods affects the organizational culture with agile principles and values, generating positive impacts for people and the capacity for innovation in companies.Abstract in Portuguese:
RESUMO Analisa o perfil das demandas por levantamento bibliográfico no Serviço de Referência da Biblioteca Hospitalar. Trata-se de pesquisa retrospectiva, com amostra de 189 formulários de levantamento bibliográfico solicitados entre 2016 e 2021. Entre os solicitantes do levantamento bibliográfico predominou o sexo masculino (50,8%), o tempo médio gasto para realização foi de 6,5 (±7,1) dias. As especialidades que mais solicitaram o serviço foram ginecologia (12,2%), mastologia (11,6%) e cirurgia geral (11,6%). As abordagens mais procuradas se relacionaram ao tratamento (48,1%), diagnóstico (34,4%) e aspectos cirúrgicos (28,6%), principalmente estudos no idioma inglês e na Base de dados PubMed®. O levantamento bibliográfico é um serviço essencial da Biblioteca Hospitalar para auxiliar a equipe médica na tomada de decisão sobre tratamento, diagnóstico, abordagem cirúrgica, entre outros aspectos. O inglês foi o idioma predominante nas publicações de saúde, sendo o PubMed® a base de dados mais requisitada para o levantamento bibliográfico. Treinamento em base de dados e proficiência na língua inglesa são requisitos essenciais ao Bibliotecário Clínico para a realização de levantamento bibliográfico. Uma entrevista de referência adequada com o médico é essencial para compreender a necessidade de informações em saúde e realizar uma pesquisa de banco de dados satisfatória.Abstract in English:
ABSTRACT It analyzes the profile of the demands for a Literature Search in the Hospital Library Reference Service. This is retrospective research, with a sample of 189 Literature Search forms requested between 2016 and 2021. Among the requesters of the Literature Search, males predominated (50.8%), the average time spent to perform it was 6.5 (±7.1) days, specialties that most requested service were gynecology (12.2%), mastology (11.6%) and general surgery (11.6%). The most requested approaches were related to treatment (48.1%), diagnosis (34.4%) and surgical aspects (28.6%), mainly studies in English and in the PubMed® database. The Literature Search is an essential service of the Hospital Library to assist the medical team in making decisions about treatment, diagnosis, surgical approach, among other aspects. English was the predominant language in health publications, with PubMed® being the most requested database for bibliographic research. Database training and English language proficiency are essential requirements for the Clinical Librarian to carry out a Literature Search. A proper referral interview with the physician is essential to understanding the need for health information and performing a satisfactory database search.Abstract in Portuguese:
RESUMO Considera a relevância na formação do bibliotecário a que é voltada para a sua conscientização das carências sociais dos ambientes em que atua, preparando-o para contribuir para a superação das desigualdades que caracterizam o país. Os princípios da Biblioteconomia Social são apresentados como instrumentos para essa conscientização, que se dá a partir de dois eixos fundamentais: a mediação e a apropriação da informação. Aborda a literatura que destaca esses conceitos e sua relevância na formação profissional. Analisa, à luz da Biblioteconomia Social, os Projetos Pedagógicos (PPCs) de dois cursos de Biblioteconomia, especificamente, a ênfase em ações de extensão universitária e nos conteúdos voltados às bibliotecas escolares. Conclui que em ambos PPCs mostram, ênfase em diversos aspectos da Biblioteconomia Social, considera, entretanto, que ainda se está longe de efetivar uma ação pedagógica que promova plenamente a Biblioteconomia Social.Abstract in English:
ABSTRACT This article considers the importance of the contribution of professional training for the development librarians’ consciousness of the social needs of the different environments in which they are expected to act. During their courses they should acquire information and the capacity to be able to contribute to the overcoming of the great social inequalities in the country. Two basic principles of social librarianship are here presented and discussed as basic instruments for acquiring this consciousness and capacity: information mediation and information appropriation. As empirical evidence of attention to social librarianship during professional training, two Brazilian librarianship courses programs are analyzed here, considering their emphasis to university extension activities and to school libraries. The analyzes presented indicate that both courses offer opportunities in social librarianship training, but do not yet indicate full attention to the theme.Abstract in Portuguese:
RESUMO Este trabalho tem por objetivo identificar possibilidades de usos de indicadores sociais e de vulnerabilidade social na avaliação da Competência em Informação no Brasil. Com abordagem qualitativa e pesquisas bibliográfica e documental, contempla oito temas de indicadores sociais. Os resultados encaminham para os possíveis usos de indicadores sociais em conexão com a Competência em Informação, tomando por base um framework, em três eixos: eixo 1 - conceito de indicadores sociais; conceito de Competência em Informação, conceito de vulnerabilidade social e de vulnerabilidade em informação; eixo 2 - Matriz para o Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn), nas dimensões técnica, estética, ética e política; virtudes necessárias a indicadores; e, tendências, relativas à avaliação da Competência em Informação e as temáticas a considerar; e, eixo 3 - Agenda 2030 e 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).Abstract in English:
ABSTRACT This work aims to identify possible uses of social indicators and social vulnerability indicators in the assessment of Information Literacy in Brazil. A qualitative approach, bibliographic and documentary research, it includes eight themes of social indicators. The results point to the possible uses of social indicators in connection with information literacy, based on a framework, in three axes: axis 1 - concept of social indicators; concept of Information Literacy concept of social vulnerability and vulnerability in information; axis 2 - PDCIn Matrix in the technical, esthetic, ethical and political dimensions of Information Literacy; functional virtues to indicators; and trends, relating to the assessment of Information Literacy and the themes to be considered; and axis 3 - Agenda 2030 and the 17 Sustainable Development Goals (SDGs).Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo: Identificar a presença do bibliotecário em revisões sistemáticas de odontologia. E ainda se há diferenças em relação ao fator de impacto, disponibilidade da estratégia de busca, número de bases de dados pesquisadas e registro do protocolo nas revisões sistemáticas que contaram ou não com um bibliotecário. Métodos: Foram incluídas revisões sistemáticas de odontologia, em inglês, publicadas em periódicos odontológicos, indexadas de 1º de julho de 2018 a 1º de julho de 2019, no MEDLINE/PubMed. Para análise estatística, foram utilizados o teste t e o teste qui-quadrado de Pearson. O nível de significância foi de 5%. Resultados: Das 280 revisões incluídas, 14% mencionam a participação de bibliotecários, 9% como consultores e 5% como coautores. Não houve diferença estatística para fator de impacto (p = 0,928), estratégia de busca (p = 0,850) e número de bases de dados (p = 0,240). A participação do bibliotecário foi associada ao registro do protocolo das revisões. As bases de dados mencionadas com mais frequência foram MEDLINE, Cochrane e Embase. Conclusão: A frequência de participação do bibliotecário nas revisões sistemáticas incluídas foi de 14%, sendo consultor o papel mais frequente. As revisões sistemáticas com bibliotecário na equipe foram associadas a mais registros de protocolo.Abstract in English:
ABSTRACT Objective: Identify the librarian presence in dentistry systematic reviews. The primary outcome was the frequency and role of librarian presence. The secondary outcomes were to assess whether there are differences regarding impact factor, strategy availability, number of databases, and registration of protocol, in the systematic reviews that included or not a librarian. Methods: It were included systematic reviews in dentistry, in English, published in dental journals, indexed from July 1st, 2018 to July 1st, 2019 available on MEDLINE/PubMed. For statistical analysis, the T-test and Pearson's chi-squared test were used. The significance level was 5%. Results: Among 280 included studies 14% systematic reviews mention librarian participation, 9% as consultants and 5% as co-authors. There was no statistical difference for impact factor (p=0.928) outcomes, search strategy available (p=0.850), and number of database (p=0.240) among the studies that had or not the presence of the librarian. The number of systematic reviews registered was higher when the librarian was present. The databases mentioned more frequently were MEDLINE, Cochrane, and Embase. Conclusion: The frequency of librarian participation in the included systematic reviews was 14%. The most frequent participation was as consultants. Systematic reviews with a librarian on the team were associated with more protocol registration.Abstract in Portuguese:
RESUMO Este artigo objetiva apresentar princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres rurais sob a perspectiva feminista do empoderamento. Os dados empíricos foram coletados por meio de dez entrevistas em profundidade, de natureza qualitativa e semiestruturada, realizadas com mulheres rurais engajadas no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) no Estado de Santa Catarina, Brasil. A análise temática dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultados são propostos princípios à elaboração de estratégias, ações e programas de competência em informação sob quatro aspectos principais: técnicas de ensino e aprendizagem apropriadas às mulheres rurais; condições físicas do ambiente; abordagem teórico-prática; e, diretrizes nacionais e internacionais para a construção de programas. Concluímos que a competência em informação contribui para minimizar algumas vulnerabilidades a que as mulheres rurais estão expostas por contribuir ao processo de empoderamento, individual e coletivo, e por qualificar a ação dessas mulheres enquanto agentes de mudanças. Enfatizamos a necessidade de governos criarem indicadores de monitoramento e políticas públicas para o desenvolvimento da competência em informação.Abstract in English:
ABSTRACT This article aims to present principles for developing rural women's information literacy from a feminist perspective of empowerment. Empirical data were collected through ten in-depth interviews, of a qualitative and semi-structured nature, conducted with rural women engaged in the Peasant Women's Movement (MMC) in the State of Santa Catarina, Brazil. Thematic analysis of the data was performed using the content analysis technique. As a result, principles are proposed for the elaboration of strategies, actions and programs of information literacy under four main aspects: teaching and learning techniques appropriate to rural women; physical conditions of the environment; theoretical-practical approach; and, national and international guidelines for building programs. We conclude that information literacy contributes to minimizing some vulnerabilities to which rural women are exposed by contributing to the individual and collective empowerment process, and by qualifying the action of these women as agents of change. We emphasize the need for governments to create monitoring indicators and public policies for the development of information literacy.