Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 63, Número: 1, Publicado: 2023
  • ANÁLISE PRAGMATISTA DE ORGANIZAÇÕES Artigos

    Serva, Maurício

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo apresenta uma modalidade de análise organizacional de cunho crítico, que vem sendo construída no Brasil desde 2010 e é fundamentada nos pragmatismos filosófico e sociológico. Após esclarecer seus fundamentos ontológicos, epistemológicos e ético-políticos, são apresentados posicionamentos teóricos sobre organizações, gestão, emprego de modelos e integração dos níveis de análise. Também são apresentados exemplos de sua aplicação, detalhando estudos realizados. Como resultado do trabalho, contribui-se para os Estudos Organizacionais com uma via analítica que privilegia a ação, adota o conceito de ação coletiva, integra níveis de análise e oferece uma abordagem crítica centrada na realidade brasileira, em favor da transformação social, democracia e justiça social.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo presenta una modalidad de análisis organizacional de carácter crítico, que se construye en Brasil desde 2010 y se basa en el pragmatismo filosófico y sociológico. Luego de esclarecer sus fundamentos ontológicos, epistemológicos y ético-políticos, se presentan posiciones teóricas sobre las organizaciones, la gestión, el uso de modelos y la integración de niveles de análisis. También se presentan ejemplos de su aplicación, detallando los estudios realizados. Como resultado, este trabajo, contribuye a los estudios organizacionales con un enfoque analítico que privilegia la acción, adopta el concepto de acción colectiva, integra niveles de análisis y ofrece un abordaje crítico centrado en la realidad brasileña, a favor de la transformación social, la democracia y justicia social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article presents a modality of organizational analysis of a critical nature, which has been built in Brazil since 2010 and is based on philosophical and sociological pragmatism. After clarifying its ontological, epistemological, and ethical-political foundations, the articles presents theoretical positions on organizations, management, use of models, and integration of levels of analysis. Examples of its application are also presented, detailing studies carried out. As a result of the work, it contributes to organizational studies with an analytical approach that privileges action, adopts the concept of collective action, integrates levels of analysis, and offers a critical approach centered on the Brazilian reality, in favor of social transformation, democracy, and social justice.
  • RELAÇÃO ENTRE OTIMISMO E ONDAS DE FUSÃO E AQUISIÇÃO: EVIDÊNCIAS DO MERCADO BRASILEIRO Artigos

    Fonseca, Rodrigo Raposo da; Almeida, Vinicio de Souza e

    Resumo em Português:

    RESUMO O motivo de as fusões e aquisições (F&As) acontecerem em ondas é ainda um tema pouco explorado na literatura financeira, especialmente no contexto de mercados fora dos EUA e Reino Unido. Diante disso, o presente trabalho investiga se o otimismo dos agentes econômicos pode levar a uma onda de F&As, utilizando dados brasileiros entre 2007 e 2017 sobre as transações e o Índice de Confança do Empresário, que mede o otimismo dos empresários com a situação atual e futura da economia. Foi utilizada a definição de onda de F&As como em Harford (2005). A partir de um modelo de resposta binária logit, os resultados apontam que o otimismo aumenta a probabilidade de ocorrência de uma onda de F&As. O Ibovespa foi a variável que apresentou maior efeito nas probabilidades de ocorrência de uma onda de F&As. Os resultados foram significantes para diferentes lags.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La razón por la que las fusiones y adquisiciones suceden en oleadas sigue siendo un tema poco explorado en la literatura financiera, especialmente en el contexto de los mercados fuera de los Estados Unidos y el Reino Unido. Ante esto, el presente trabajo investiga si el optimismo de los agentes económicos puede conducir a una ola de fusiones y adquisiciones, utilizando datos brasileños entre 2007 y 2017 sobre transacciones y el Índice de Confanza del Emprendedor, que mide el optimismo de los emprendedores con la situación actual y futuro de la economía. La definición de ola de fusiones y adquisiciones se utilizó como en Harford (2005). Basado en un modelo de respuesta binaria Logit, el trabajo señaló que el optimismo aumenta la probabilidad de que ocurra una ola de fusiones y adquisiciones. El Ibovespa fue la variable que tuvo mayor efecto sobre la probabilidad de que ocurra una ola de fusiones y adquisiciones. Los resultados fueron significativos para diferentes rezagos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The reason why mergers and acquisitions occur in waves is still a subject rarely explored in the financial literature, especially in a context of markets outside the USA and UK. Therefore, the present study investigates whether the optimism of the agents could led to a wave of M&A, using Brazilian data from 2007 to 2017 of transactions and the Business Confidence Index, wich measures the optimism of the entrepreneurs about the current and future economy scenario. We used Harford (2005)’s definition for a M&A wave. Using a Logit binary response model, the study pointed out that optimism increases the probability of M&A wave. Ibovespa was the variable that had the greater effect on the probabilities of a M&A wave. The results were significant for different lags.
  • EFEITO CASCATA DAS CAPACIDADES DE MARKETING ESTÁTICAS E DINÂMICAS NA PERFORMANCE INTERNACIONAL: ANALISANDO A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO COMO ANTECEDENTE Artigos

    Reimann, Caroline; Carvalho, Fernando; Duarte, Marcelo

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta investigação tem como objetivo analisar as relações entre as capacidades de marketing estáticas (CME), capacidades de marketing dinâmicas (CMD) e desempenho internacional de pequenas e médias empresas (PMEs), bem como a conexão entre CME e CMD. Também analisamos o papel da orientação para o mercado (OM) como um antecedente das capacidades de marketing. Foi desenvolvido um estudo quantitativo, utilizando-se um inquérito como método de pesquisa. Foram coletadas 335 respostas válidas das PMEs portuguesas internacionalizadas por meios do modelo B2B. Para testar as hipóteses propostas, utilizou-se o modelo de equações estruturais. Os resultados mostram uma relação direta e positiva entre o CME e o desempenho internacional. A CMD foi positivamente ligada à CME, exercendo, assim, sua influência indireta no desempenho internacional. Além disso, observou-se uma relação positiva entre a OM e ambas as capacidades de marketing, revelando sua natureza antecedente sobre as capacidades analisadas. Este estudo contribui para a área da pesquisa relacionada às capacidades de marketing na medida em que as inter-relações entre diferentes tipos de capacidades de marketing nunca foram estudadas antes. Além disso, chama a atenção dos gestores para a importância de desenvolver recursos básicos de marketing mix, uma vez que aparecem como elemento com influência direta no desempenho internacional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La presente investigación tiene como objetivo analizar las relaciones entre las capacidades de marketing estáticas (SMC), las capacidades de marketing dinámicas (DMC) y el desempeño internacional de las pymes, B2B, así como la interconexión entre SMC y DMC. También se analiza el papel de la orientación al mercado (MO) como antecedente de las capacidades de marketing. Se desarrolló un estudio cuantitativo, utilizando un método basado en encuestas. Se recopilaron 335 respuestas válidas de pymes B2B portuguesas internacionalizadas. Para probar las hipótesis propuestas, se utilizó el modelo de ecuaciones estructurales. Los resultados muestran una relación directa y positiva entre las SMC y el desempeño internacional. Las DMC se vincularon positivamente con las SMC, ejerciendo así su influencia en el desempeño internacional de manera indirecta. Además, se observó una relación positiva entre la MO y ambas capacidades de marketing, revelando su carácter antecedente sobre las capacidades de marketing. Este estudio contribuye a la investigación de las capacidades de marketing dado que nunca se habían estudiado las interrelaciones entre los diferentes tipos de capacidades de marketing. Además, llama la atención de los gerentes sobre la importancia de desarrollar capacidades básicas de marketing mix, ya que aparecen como el vínculo directo con el desempeño internacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This investigation analyzes the relationships between static marketing capabilities (SMC), dynamic marketing capabilities (DMC), and business-to-business (B2B) small and medium-sized enterprises’ (SME) international performance, and the interconnection between SMC and DMC. We also analyze the role of market orientation (MO) as an antecedent of marketing capabilities. A quantitative study was developed using a survey-based method. We collected 335 valid responses from internationalized Portuguese B2B SMEs. Structural equation modeling was used to test the proposed hypotheses. Results show a direct and positive relationship between SMC and international performance. DMC was positively linked with SMC, thus indirectly exerting its influence on international performance. Also, a positive relationship between MO and both marketing capabilities was observed, revealing its antecedent nature over marketing capabilities. This study contributes to marketing capabilities research, given that interrelationships between different types of marketing capabilities were never studied before. Furthermore, it draws managers’ attention to the importance of developing basic marketing-mix capabilities since they appear as the direct link to international performance.
  • GASLIGHTING: A ARTE DE ENLOUQUECER GRUPOS MINORITÁRIOS NO AMBIENTE DE TRABALHO Artigos

    Irigaray, Hélio Arthur Reis; Stocker, Fabricio; Mancebo, Rafael Cuba

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo compreender em que medida ocorrem ações de gaslighting no ambiente de trabalho. Para tal, elaboramos uma pesquisa empírica, na qual visitamos 37 empresas de diferentes portes, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e entrevistamos 72 trabalhadores com diversos traços psicográficos. Essas entrevistas e nossas anotações de campo foram submetidas à Análise Crítica de Discurso. Identificamos duas categorias a priori (“gaslighting racial” e “gaslighting misógino”), duas emergentes (“gaslighting LGBTQIAP+-fóbico” e “gaslighting instrumental”), e construímos a axial, denominada “gaslighting pecuniário”. O campo revelou que gaslighting ocorre em todos os tipos de empresas pesquisadas e é uma estratégia de manipulação exercida por homens brancos heterossexuais não só sobre grupos não hegemônicos, mas contra seus pares. Este estudo traz como implicações gerenciais e à teoria a discussão e reflexão sobre como práticas discriminatórias têm sido naturalizadas e marginalizadas, não só no campo de estudos, mas na cultura organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación tiene como objetivo comprender hasta qué punto se producen las acciones de gaslighting en el entorno laboral. Para ello, realizamos una encuesta empírica, en la que visitamos 37 empresas de diferentes tamaños, en Río de Janeiro y São Paulo, y entrevistamos a 72 trabajadores de diferentes rasgos psicográficos. Estas entrevistas y nuestras notas de campo fueron sometidas a un análisis crítico del discurso. Identificamos dos categorías a priori, (“gaslighting racial” y “gaslighting misógino”), dos emergentes (“gaslighting LGBTQIAP + -fóbico” y “gaslighting instrumental”) y construimos la categoría axial, llamada “gaslighting pecuniario”. El campo reveló que el gaslighting ocurre en todo tipo de empresas y es una estrategia de manipulación ejercida por hombres blancos heterosexuales no solo sobre grupos no hegemónicos, sino contra de sus pares. Este estudio trae como implicaciones gerenciales y teóricas, la discusión y refexión sobre cómo las prácticas discriminatorias han sido naturalizadas y marginadas, no solo en el campo de estudios, sino en la cultura organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research aims to understand the extent to which gaslighting actions occur in the work environment. To this end, we conducted an empirical survey, in which we visited 37 companies of different sizes, in Rio de Janeiro and São Paulo and interviewed 72 workers of different psychographic traits. These interviews and our field notes were subjected to Critical Discourse Analysis. We identified two categories a priori, (“racial gaslighting” and “misogynistic gaslighting”), two emerging ones (“LGBTQIAP + -phobic gaslighting” and “instrumental gaslighting”) and built the axial, called “pecuniary gaslighting”. The field revealed that gaslighting occurs in all types of companies and is a manipulation strategy exercised by heterosexual white men not only on non-hegemonic groups, but against their peers. This study brings as managerial implications and theory, the discussion and reflection on how discriminatory practices have been naturalized and marginalized, not only in the field of studies, but in the organizational culture.
  • AS INTRINCADAS RELAÇÕES SISTÊMICAS ENTRE MERCADO DE TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM CONTEXTO PANDÊMICO Artigos

    Amorim, Wilson Aparecido Costa de; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; Sarsur, Amyra Moyzes; Fischer, André Luiz; Lima, Aline Zanini; Bafti, André

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa como as organizações interpretam as relações sistêmicas envolvendo o mercado e relações de trabalho em suas estratégias de gestão de recursos humanos (GRH) na pandemia da Covid-19. Por meio de abordagem qualitativa, realizaram-se quatro grupos focais com 24 gestores de pessoas e entrevistas com quatro representantes sindicais em três regiões do Brasil: Sul (Joinville, SC), Nordeste (Fortaleza, CE) e Centro-Oeste (Brasília, DF). Os achados indicam lacunas de conhecimento das áreas de GRH sobre mercado e relações de trabalho, práticas similares de GRH em patamares distintos, institucionalizadas por repertório comum, enquanto os sindicatos adaptam-se à nova legislação trabalhista. O contexto pandêmico trouxe mudanças estruturais, como o teletrabalho, ajuste à legislação e organização do trabalho, e também mudanças comportamentais, e efeitos na saúde do trabalhador. O estudo contribui teoricamente ao discutir a GRH sob a abordagem institucional; metodologicamente propicia pesquisas comparativas; e empiricamente ilustra como acontece a GRH em distintas regiões do País.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo analiza cómo las organizaciones interpretan las relaciones sistémicas que involucran el mercado de trabajo y las relaciones laborales en sus estrategias de gestión de recursos humanos (GRH) en el contexto de la pandemia COVID-19. A través de un enfoque cualitativo, se realizaron cuatro grupos focales con 24 gestores de personas y entrevistas con cuatro representantes sindicales en tres regiones de Brasil: Sur (Joinville, SC), Nordeste (Fortaleza, CE), y Centro-Oeste (Brasília, DF). Los hallazgos indican lagunas de conocimiento en las áreas de GRH sobre el mercado y las relaciones laborales, prácticas similares de GRH en diferentes niveles, institucionalizadas por un repertorio común, mientras los sindicatos se adaptan a la nueva legislación laboral. El contexto de la pandemia trajo cambios estructurales (e. g.: teletrabajo, ajuste a la legislación y organización del trabajo) y conductuales, incluida la salud de los trabajadores. El estudio contribuye teóricamente al ampliar el análisis de la GRH bajo el enfoque institucional; metodológicamente al propiciar las investigaciones comparativa; y empíricamente al ilustrar cómo funciona la gestión de recursos humanos en diferentes regiones del país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes how organizations interpret the systemic relationships among labor market and labor relations in their human resource management (HRM) strategies in the Covid-19 pandemic. Through a qualitative approach, four focus groups were carried out with 24 people managers, and interviews with four union representatives in cities at three regions in Brazil: Northeast (Fortaleza, CE), South, (Joinville, SC) and Central-West (Brasília, DF). The findings indicate knowledge gaps in the HRM areas about market and labor relations, similar HRM practices at different levels, institutionalized by a common repertoire; while the unions adapt to the new labor legislation. The pandemic context brought structural changes such as telework, adjustment to legislation and work organization; and behavioral including the health of workers. The study contributes theoretically by expanding the analysis of HRM under the institutional approach; methodologically it provides comparative research; and empirically illustrates HRM practices in different regions of the country.
  • ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OPORTUNIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA Artigos

    Carreira, Fernanda Cassab; Barretto, Ricardo; Santiago, Isabella Cruvinel; Brunstein, Janette

    Resumo em Português:

    RESUMO A pandemia da Covid-19 preconizou o ensino remoto (ER) como tendência no ensino de gestão. Esta pesquisa traz reflexões sobre quais seriam os elementos centrais para tornar o ER uma experiência de aprendizagem transformadora (AT) a partir do estudo de caso de uma disciplina de sustentabilidade, ancorada na AT e migrada para o ER durante a pandemia. Teoricamente, propomos um framework de referência articulando as teorias de AT, educação para sustentabilidade e ecossistema comunicativo (EC); e ampliamos o conceito de ER, cunhando o termo ensino remoto transformador (ERT). Na prática, a escuta dos estudantes aponta para três elementos para um ERT: explorar diferentes janelas de conhecimento; repensar o papel docente; e adaptar ferramentas a serviço do processo de ensino-aprendizagem. Concluímos ressaltando ser preciso avanços nos estudos sobre ERT dada a tendência do ER e a necessidade de mais propostas educativas ancoradas em mudanças epistemológicas, paradigmáticas e transformadoras.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La pandemia de COVID-19 ha predicho la Enseñanza a Distancia (EAD) como una tendencia en la educación de gestión. Esta investigación aporta reflexiones sobre cuáles serían los elementos centrales para hacer de la EAD una experiencia de aprendizaje transformador (AT) a partir del estudio de caso de una disciplina de sostenibilidad, anclada en el AT y migrada a la EAD durante la pandemia. Teóricamente, proponemos un marco de referencia que articula las teorías de AT, educación para la sostenibilidad (EPS) y ecosistema comunicativo (EC); y ampliamos el concepto de EAD acuñando el término Enseñanza a Distancia Transformadora (EADT). En la práctica, la escucha de los estudiantes apunta a tres elementos para una EADT: explorar diferentes ventanas de conocimiento; repensar el rol docente; y adaptar las herramientas al servicio del proceso de enseñanza-aprendizaje. Concluimos destacando la necesidad de avanzar en los estudios sobre EADT, dada la tendencia de la EAD y la necesidad de más propuestas educativas ancladas en cambios epistemológicos, paradigmáticos y transformadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Covid-19 pandemic has reinforced remote teaching (RT) as a trend in management education. This research reflects on the central elements that make RT a transformative learning (TL) experience, based on a case study of a TL-anchored sustainability discipline that was migrated to RL during the pandemic. Theoretically, we propose a framework or reference that combines TL, education for sustainability (EfS), and communicative ecosystem (CE) theories; we also extend the concept of RL, coining the term ‘transformative remote teaching’ (TRT). With regard to practice, students’ feedback points to three elements that are key for TRT: exploring different windows of knowledge; rethinking the teaching role; and adapting tools to support the teaching-learning process. We conclude by highlighting the need to approach education in ways anchored in epistemological, paradigmatic, and transformative changes.
  • COPRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM GESTÃO EM (A PARTIR DE) PAÍSES E SOCIEDADES EMERGENTES Artigos

    Faria, Alexandre

    Resumo em Português:

    RESUMO Em uma era de descolonização e império, o campo da gestão abraçou a contrarrevolução neoliberal liderada pelos EUA e desafiou a hierarquia eurocêntrica teoria-prática para produzir conhecimento relevante por meio de teorias de aprendizagem gerenciada. Contra a ameaça de “relevância reversa” promovida por bárbaros emergentes/ressurgentes essa contestada revolução gerencial (RG) reformista e mercadocêntrica subalterniza teorias-práticas sulistas do multifacetado campo de administração do desenvolvimento (AD) e “desdesenvolve” a maioria global ao privilegiar grandes corporações e elites transnacionais. A RG é expandida nos anos 1990 por meio de uma perspectiva social pós-Consenso de Washington baseada em dinâmicas reocidentalizantes branqueadoras de apropriação-contenção de neoliberalismos desenvolvimentistas e movimentos contra-hegemônicos sulistas informados por dinâmicas desocidentalizantes e decoloniais que desafiam-reafirmam estruturas do capitalismo racial. Em uma Era do Desenvolvimento, a RG é rearticulada nos anos 2000 em resposta a hibridismos “irresponsáveis” em países e sociedades emergentes impulsionados por dinâmicas sulistas de aprendizagem-desaprendizagem-reaprendizagem. Este artigo investiga coprodução de relevância sulista do conhecimento no Brasil por meio de cumplicidade subversiva a partir de um nexo organização-escola privilegiado. A análise mostra como gestores e pesquisadores (re) mobilizam teorias-práticas sulistas para coproduzir relevância sob uma perspectiva transformacional-reformista. No final, apresentamos discussões e sugestões para reapropriação coletiva da relevância sulista engajada com o outro em sociedades emergentes/ressurgentes no Sul e Norte.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En una era de descolonización e imperio, el campo de la administración abrazó la contrarrevolución neoliberal liderada por Estados Unidos y desafió la jerarquía eurocéntrica teoria- práctica para producir conocimiento relevante a través de teorías del aprendizaje administrado. Contra el riesgo de la ‘relevância inversa’, esta contestada revolución gerencial (RG) reformista y centrada en el mercado contra la amenaza de “relevancia inversa” fomentada por los bárbaros emergentes/resurgentes subalterniza las teorías-prácticas del sur del campo multifacético de la administración del desarrollo (AD) y de-desarolla a la mayoría global al privilegiar a las grandes corporaciones y las élites transnacionales. RG se expande en la década de 1990 a través de una perspectiva de giro social posterior al Consenso de Washington basada en las dinámicas blanqueadoras reocidentalizadoras de apropiación-contención de los neoliberalismos desarrollistas y los movimientos contrahegemónicos del sur informados por dinámicas desoccidentalizadoras y decoloniales que desafian y reafirman las estructuras del capitalismo racial. En una Era de Desarrollo, RG se rearticula en la década de 2000 en respuesta a hibridismos ‘irresponsables’ en países y sociedades emergentes impulsados por dinámicas sureñas de aprender-desaprender-reaprender. Este trabajo investiga la coproducción de la relevância del conocimiento en Brasil desde una perspectiva sureña de complicidad subversiva a partir de un e un nexo organización-escuela privilegiado. El análisis muestra cómo gestores e investigadores (re)mobilizan teorías-prácticas del sur para coproduzir relevancia desde una perspectiva transformacional-reformista. Al final presentamos discusiones y sugerencias para la reapropiación colectiva de relevancia del sur comprometida con el ‘otro’ en las sociedades emergentes/resurgentes del Sur y Norte.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In an era of decolonization and empire, the management field embraced the US-led neoliberal counterrevolution and challenged the Eurocentric theory-practice hierarchy to produced relevant knowledge through managed learning theories. This contested reformist and market-centric management revolution (MR) against the threat of “reverse relevance” fostered by emerging/resurging barbarians subalternizes Southern theories-practices of the multifaceted field of development administration-management (DA) and de-develops the global majority by privileging large corporations and transnational elites. MR expanded in the 1990s through a post-Washington Consensus social perspective based on re-Westernalizing whitening appropriation-containment dynamics of developmental neoliberalisms and Southern counter-hegemonic movements informed by dewesternization and decolonial dynamics which challenge-reaffirm racial capitalism structures. In an Age of Development, MR was re-organized in the 2000s in response to “irresponsible” hybridisms in emerging countries and societies triggered by Southern learning-unlearning-relearning dynamics. This article investigates the Southern co-production of relevant knowledge in Brazil through subversive complicity, focused on a privileged organization-school nexus. Analysis shows how managers and researchers (re)mobilize Southern theories-practices to co-produce relevant knowledge from a transformational-reformist perspective. In the end, the article presents discussions and suggestions for collectively re-appropriating Southern relevant knowledge engaged with the ‘other’ in emerging/resurging societies in both the South and North.
  • QUAL A POSIÇÃO DAS MULHERES NA REDE DE BOARD INTERLOCKING DO BRASIL? UMA ANÁLISE PARA O PERÍODO DE 1997 A 2015 Artigos

    Barros, Thiago de Sousa; Kirschbaum, Charles

    Resumo em Português:

    RESUMO Até bem recentemente, os conselhos de administração das empresas apresentavam forte predominância masculina, imperando resultados controversos quanto à inserção das mulheres nesses órgãos. Em face disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar a evolução da participação feminina nos conselhos de administração das empresas brasileiras listadas na B3 e a posição dessas conselheiras na rede corporativa de board interlocking, entre 1997 e 2015. Para entender esse fenômeno, foi adotada a metodologia Análise de Redes Sociais (ARS) e diversos indicadores foram calculados. Os resultados indicam que as mulheres aumentaram sua participação na alta administração do ambiente corporativo brasileiro e começam a integrar os conselhos de administração, cenário ainda distante da realidade observada em países desenvolvidos. No entanto, quando foram analisados os membros conectados na rede corporativa, concluímos que as mulheres alcançam alta proximidade, uma vez que têm alto grau de centralidade na rede, mas também carecem de potencial de intermediação. Tais resultados sinalizam a necessidade de aumentar a diversidade de gênero no alto escalão das empresas, o que poderia elevar a qualidade do debate nos conselhos de administração e melhorar os níveis de governança corporativa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los consejos de administración de las empresas presentaban, hasta muy poco tiempo, un fuerte predominio masculino, prevaleciendo resultados controvertidos en cuanto a la inserción de la mujer en estos órganos. En vista de eso, esta investigación tuvo como objetivo investigar la evolución de la participación de las mujeres en los consejos de administración de empresas brasileñas que cotizan en B3 y la posición de estos directores en la red corporativa de board interlocking, entre 1997 y 2015. Para ello, la metodología de Análisis de Redes Sociales (ARS) fue utilizada y se calcularon varios indicadores para comprender este fenómeno. Los resultados indican que las mujeres han aumentado su participación en la alta dirección del ambiente corporativo brasileño y comienzan a integrar los consejos de administración, un escenario aún alejado de la realidad observada en los países desarrollados. A pesar de esto, cuando se analizan los miembros conectados en la red de empresas, es posible concluir que las mujeres alcanzan una alta proximidad, ya que tienen un alto grado de centralidad en la red, pero sin potencial de intermediación. Tales resultados señalan la necesidad de aumentar la diversidad de género en el nivel superior de las empresas, lo que podría elevar la calidad del debate en consejos y mejorar los niveles de gobernanza corporativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Until recently, the companies’ boards of directors have shown a strong male predominance, while controversial results regarding the insertion of women in these bodies have prevailed. Given this context, this research aimed to investigate the evolution of women’s participation in the boards of directors of Brazilian companies listed on B3 and the position of these directors in the corporate board interlock network, between 1997 and 2015. To understand this phenomenon, the Social Network Analysis (SNA) methodology was adopted and several indicators were. The results indicate that women’s participations have increased top management positions of the Brazilian corporate environment and women have begun to integrate the boards of directors, a scenario still far from the reality observed in developed countries. Nonetheless, by analyzing the members connected in the corporate network, we have concluded that women reach high proximity, since they have a high degree of centrality in the network, but they also lack the potential for intermediation. Such results signal the need to increase gender diversity at the top level of companies, which could raise the quality of debate on boards of directors and improve levels of corporate governance.
  • O OLHAR DA RUÍNA NA ERA NEOLIBERAL Resenha

    Ipiranga, Ana Silvia Rocha
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br