Planejamento |
Entrada |
A preocupação é relacionada ao planejamento, se vai dar tempo de aplicar, se não vai dar tempo, porque há períodos que o planejamento é muito grande (E1). |
Consolidação |
No estado, o planejamento é muito falho. Se faz um planejamento anual, somente os conteúdos, não precisa detalhar as atividades... está lá para “inglês ver”. (C2). |
Diversificação |
-
|
Renovação |
Aqui na escola para melhoria do nosso próprio trabalho conseguimos sistematizar o conteúdo do primeiro, do segundo e do terceiro trimestre. Infelizmente a EF não tem essa sistematização... (R4) |
Maturidade |
Até nós professores aqui da escola não temos sequência de conteúdos, porque cada um tem um pensamento. Então teria que ter um planejamento sequencial pra todos, facilitaria o nosso trabalho (M1). |
Avaliação |
Entrada |
A avaliação não tem um critério para os professores de EF, não é discutido. Não é tentar melhorar a avaliação por si só, abstratamente desvinculado do ensino da EF (E3). |
Consolidação |
A avaliação fica a cargo do professor, ele pode avaliar pela prática, pela escrita. Eu vejo que cada professor cria o seu método de avaliação. Mas a avaliação [...] poderia ter alguma coisa assim, algo mais especifica voltado para a EF (C1). |
Diversificação |
Eu particularmente acho que a avaliação é meio furada. É o sistema que manda e eu preciso atribuir uma nota, então você acaba entrando no barco junto (D4). |
Renovação |
Isso aí é uma história..., acho que não vamos conseguir resolver [risos], porque é um problema que tem desde quando eu entrei na EF (R1). |
Maturidade |
-
|
Número de alunos por turma |
Entrada |
Uma turma de 33 alunos, há conversa, há indisciplina, é complicado, é desgastante, você sai acabada, de tanto pedir, você tá dando a aula e tá toda hora tendo que chamar a atenção... Você entra numa turma menor, eles já mantem um foco, conseguem manter concentração (E4). |
Consolidação |
Eu sei que não é uma questão que nós professores possamos resolver. É mais uma questão administrativa, burocrática e de infraestrutura. Pra mim é um dos principais empecilhos para a aprendizagem. [...] Aqui eu dou aula em 9 turmas, 30 pessoas cada turma. A gente “malemá” sabe o nome de cada um (C2). |
Diversificação |
Muito não só pela quantidade, mas principalmente pela estrutura física que geralmente são salas pequenas que comportam 25 alunos e nós temos que colocar de 30 a 35 (D3). |
Renovação |
Difícil hein? Muitas vezes o objetivo da gente não é alcançado, a gente passa certo estresse e vai levando conforme a gente consegue. Muitas vezes a gente deixa até de trabalhar algumas aulas porque a dispersão é muito grande (R3). |
Maturidade |
-
|
Infraestrutura e Materiais |
Entrada |
A infraestrutura não é boa e também há falta de materiais. São materiais caros e é difícil comprar coisa básica, ainda mais material de EF que é considerado caro e supérfluo (E2). |
Consolidação |
Incomoda bastante, porque às vezes planeja uma atividade, e naquela escola não tem o material necessário para realizar, ai você tenta adaptar e não tem material necessário para adaptar (C1). |
Diversificação |
A falta de material, porque a gente poderia trabalhar muitas outras atividades... (D4). |
Renovação |
Temos apenas uma quadra coberta, mas em dias de chuva não é possível utiliza-la, eu vou tentando me adaptar, mas se eu tivesse mais espaço eu seria uma profissional mais realizada [risos] (R3). |
Maturidade |
Porque a EF tem que dar aula em uma quadra que muitas vezes não é limpa, não é varrida, não é lavada? (M4). |
Questões Burocráticas |
Entrada |
-
|
Consolidação |
-
|
Diversificação |
A burocracia na prefeitura é bem “amarradinha”, tem bastantes obstáculos em relação ao plano de cargos e salários (C1). |
Renovação |
São questões que não competem à organização da escola, são atribuições que vem de cima, nós estamos acabando de sair de um final de trimestre, então há correção de provas, entrega de livros, correção de trabalhos, isso daí é bem pesado (R3). |
Maturidade |
Eu acho que o professor tá cada vez mais soterrado de tarefas, é a tarefa de além de ele trabalhar o seu conteúdo específico, trabalhar o seu relacionamento com o aluno. Tem as questões cada vez mais impostas pela questão da burocracia (M4). |