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O ensino de biologia por investigação: um estudo de caso contextualizado no ensino de jovens e adultos* * Este capítulo foi escrito com base na dissertação de mestrado da autora Monique Cesnik Martins dos Santos, pelo Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade Federal da Paraíba, Campus I.

ENSEÑANZA DE BIOLOGÍA A TRAVÉS DE LA INVESTIGACIÓN: UN ESTUDIO DE CASO CONTEXTUALIZADO EN LA ENSEÑANZA DE JÓVENES Y ADULTOS

RESUMO

O ensino por investigação caracteriza-se como uma prática que visa estimular o protagonismo, o pensamento crítico e a autonomia do aluno. A abordagem metodológica foi quantitativo-qualitativa, descritiva e fez uso de observação participante. Os dados, coletados por meio de questionários, resultaram na análise qualitativa dos alunos, que demonstraram motivação, liderança e autonomia na construção do conhecimento. Isso resultou em uma afirmação medida quantitativamente pelo aumento significativo no número de alunos que declararam, no questionário, que “entendem sem dificuldade” os temas abordados. Esses resultados apontaram para a avaliação positiva do tema e da abordagem metodológica utilizada. Ao fim, revelaram, por meio de suas percepções e atitudes, o desenvolvimento de aprendizagens significativas e o potencial de multiplicar os conhecimentos construídos, atuando como transformadores de sua realidade.

PALAVRAS-CHAVE
metodologias ativas; protagonismo; aprendizagem significativa

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