Abstract in Portuguese:
O artigo propõe a discussão e a problematização do tema "currículo e história". Na primeira parte explicita os fundamentos propostos para a abordagem, as concepções de currículo e história. Na segunda, privilegia as indicações de autores e a experiência pessoal para: a) caracterizar o que têm sido os currículos e o ensino de história, particularmente no ensino fundamental, comentan-do suas implicações; b) examinar alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates da atualidade. Sugere que a aprendizagem de conteúdos históricos na escola, para além da mera aquisição de informações, implica a produção ativa de subjetividades, ou maneiras de ser, conhecer e interpretar o mundo e a si próprio.Abstract in English:
This article proposes to discuses and to question the theme "curriculum & history". On first part, it explains the fundaments proposed to the dissertation, the conception of curriculum & history. On the second, it grants privilege upon authors remarks and personal experience for purpose to: a) characterize what were the curricular activities and the teaching of history, inside primary school particularly, with comments about its implications. b) examine alternatives and forwarding proposed by present debates. It suggests that in the school the apprenticeship around historical contents, other than a pure acquisition of information, implies and actives production of subjectivities or manners of being, knowing and interpreting the world and oneself.Abstract in Portuguese:
Este trabalho trata da construção da proposta curricular de História para o Estado de São Paulo, entre os anos de 1986 e 1992, e da relação que a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) estabeleceu com o processo de confecção dessa proposta, que esteve envolvida em muitos conflitos e polêmicas, algumas delas, frutos de discussões acadêmicas e políticas tornadas públicas pela imprensa.Abstract in English:
This dissertation is about the making of the curriculum proposal of the History for the state of São Paulo, between the years of 1986 and 1992, and the relation that the Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) established with the process of developing this proposal, that had been involved in many conflicts and controversies, some of them, results of the academic and political discussions shown to the public by the press.Abstract in Portuguese:
Este artigo analisa as percepções dos professores de História da Rede Estadual de Ensino de São Paulo a respeito do seu trabalho, seu papel, sua formação acadêmica, seus alunos, órgãos governamentais, e mesmo suas concepções sobre a História e a produção do conhecimento, no período de discussão que precedeu a reforma curricular de 1989. Demonstra a profunda heterogeneidade de concepções entre o professorado paulista, revelando um tempo de execução das políticas de Estado (no caso, a reforma educacional) que não coincide com o tempo necessário para construção de um projeto comum dos educadores.Abstract in English:
This article analyses São Paulo state system History teachers' perceptions of their jobs, their role, academic background, students, as well as their conception of History and knowledge production, during the discussions which preceded the 1989 curriculum reform. It demonstrates the intense heterogeneity of conceptions among teachers from São Paulo, revealing a period of state policy (educational reform, in this case) which is not adequate to the time necessary to build an education project common to the teachers.Abstract in Portuguese:
O objetivo deste texto é refletir sobre as representações e linguagens mais usadas na produção do conhecimento histórico, no ensino funda-mental. Enfocamos o uso da fotografia, do desenho, da narrativa dos cronistas, dos conceitos e do livro didático como representações do real.Abstract in English:
The objective of this text is to think about the most common ways of expressions used in the production of historical knowledge for the elementary education. We focused in the use of photography, drawings, the narrative of the chroniclers, the concepts and the text book as a representation of the construction of the real world.Abstract in Portuguese:
Desde que a História se estruturou como disciplina escolar, a formação e o fortalecimento do sentimento de identidade nacional foi um dos objetivos de seu ensino. A questão da identidade nacional brasileira se colocava com muita força entre intelectuais e educadores brasileiros da primeira metade deste século. Entre estes últimos, os que participaram dos órgãos pú-blicos educacionais procuraram fazer com que a História fosse um veículo para suas idéias, que foram incorporadas pelos programas e pelos manuais escolares. Ao incorporarem tais idéias, os programas da disci-plina e os livros didáticos deram especial importância à formação do povo brasileiro, à integridade territorial e administrativa do Brasil, bem como à unidade cultural do Brasil.Abstract in English:
Since History has been structured as a school matter, the formation and strenghtness of a national identity feeling became the main goal of its teaching. The issue of brazilian identity was always a problem among intelelectuals and professionals in the first half of this century. The ones who were a part of public organizations, used History as a vehicle to their ideas, that were incorporated by programs and school manuals. These programs and manuals gave a special highlight to brazilian people's formation, Brazil's territorial integrity as well its cultural unity.Abstract in Portuguese:
O artigo apresenta as idéias centrais da dissertação homô-nima, preocupada com a identificação da ideologia do regionalismo do Estado de São Paulo, a construção de deter-minadas imagens utilizando a história tradicional por parte dos intelectuais da oligarquia paulista, bem como a projeção dessas características histórico-tradicionais dessa ideologia através do tempo via ensino público.Abstract in English:
The article presents the central ideas of the homonymous dissertation, preoccupied about the identification of the regionalist ideology of the São Paulo's state, the building of some images utilizing the tradicional history, by the paulista oligarchy's intelectuals, and also the projection of those historic-traditional characteristics of that ideology through the time by way of public teaching.Abstract in Portuguese:
A partir da análise do discurso da imprensa laica e religiosa de Pernambuco, no Estado Novo, e do conteúdo da correspondência particular do interventor Agamenon Magalhães, tornou-se possível identificar uma admi-nistração que reificou o papel da educação e do pedagogo como veículos de construção da ordem e da desordem na sociedade. A sustentação de um clima de insegurança, terror e violência assegurava a implantação de uma situação de fato: exonerações e aposentadorias forçadas transfor-maram-se em instrumentos de punição e armas de combate contra aqueles que eram apontados como representantes da pedagogia da desordem.Abstract in English:
As from the discourse analysis of the lay and religious press of Pernambuco, during the Estado Novo (New State), and the contents of the private mail of the intervenient Agamenom Magalhães it was possible to identify an administration which overwhellmed the role of education and of the pedagogue as vehicles for the construction of order and disorder in society. The maintainance of an insecurity atmosphere, terror and violence assured the implantation of a fact situation: exonerations, forced retirements were transformed into punishment instruments and combat weapons against those who were pointed at as representatives of the disorder pedagogy.Abstract in Portuguese:
Este artigo analisa projetos, relatórios e publicações a respeito da radiodifusão educativa no Brasil, entre as décadas de 1930/40, discutindo particularmente imagens e símbolos da História do Brasil a serem distribuídos pelas ondas do rádio, elaborados por intelectuais e técnicos do governo.Abstract in English:
This article analyse projects, reports and publications about educative broadcasting in Brazil, between the 1930/40 decades, discussing particularly images and symbols of Brazil's history that would be distributed by radio's waves, elaborated by intellectuals and government's technicians.Abstract in Portuguese:
Este estudo representa a aplicação do modelo centro-periferia no contexto do Brasil colonial em dois níveis: metrópole-colônia e intracolô-nia. Examina as dimensões políticas, administrativas, sociais, econômicas e culturais nesta dinâmica. O autor esclarece a maneira em que o princípio mercantilista e a hegemonia metropolitana sofreram uma progressiva erosão por causa de uma descentralização sistêmica, e a aplicação de uma prática da "autoridade negociada". Conclui que a história do Brasil colonial representa uma trajetória em direção a uma crescente autonomia, que se retro-alimenta, se expande e corrobora para a criação de uma identidade que se pode chamar de brasileira.Abstract in English:
This study applies the paradigm of center _ periphery relations in the context of colonial Brazil at two levels: first, metropolis _ colony; secondly, intracolonial. The author examines political, social, administrative, economic and cultural dimensions to what was a dynamic. The author demonstrates how metropolitan hegemony and the mercantilist principle were progressively undermined by systemic descentralization and the practice of negotiated authority. He concludes that the history of Colonial Brazil is a trajectory toward increasing autonomy, self reliance, and creation of self identification with Brazil.Abstract in Portuguese:
O presente artigo visa analisar o papel representado pelas Câmaras Municipais Ultrama-rinas no interior do Império Colonial Português. Ele centra sua análise sobre a Câmara do Rio de Janeiro ao longo dos séculos XVII e XVIII, no sentido de ilustrar a composição das municipalidades, suas funções rotineiras, sua ação nos tempos de crise e de guerra, e o tipo de suas demandas dirigidas aos representantes da Coroa nos dois lados do Atlântico. Enquanto centro político-administrativo, de imposição de tributos, de comércio e defesa, o Rio de Janeiro se tornou locus privilegiado do exercício do domínio metropolitano sobre a vasta região do Atlântico-Sul. Este artigo pretende discutir as tensões, negociações e compro-missos entre a política metropo-litana e o papel de uma das mais importantes municipalidades no mundo luso-americano.Abstract in English:
The present article analises the role played by the overseas municipal councils in Portuguese Colonial Empire. It focus the Municipal Council of Rio de Janeiro during the seventeenth and eighteenth centuries, in order to illustrate the composition of the municipalities, their routine functions, their action in times of crisis and war, and the kind of it's demands to the Crown representatives on both sides of the Atlantic. As the center of political administration, tax collection, commerce, and defense, Rio de Janeiro was the privileged stage for the exercise of metropolian dominance over the vast South-Atlantic world. This article intends to discuss the tensions, negociations, and compromises between metropolitan politics and the role of one of the most important luso-american municipalities.Abstract in Portuguese:
Estudos mais recentes sobre a vila de São Paulo no período colonial têm destacado seu grau de mercantilização crescente e a formação de uma sociedade rigidamente hierarquizada. Preten-de-se, tomando como baliza os inícios do século XVIII, apontar para a sedimentação de uma elite paulistana que concentra em suas mãos terras, escravos, produção agrícola, criação de gado e comércio e, que, através das relações patrimonialistas no âmbito da Coroa Portuguesa, consolida-se progressivamente no poder.Abstract in English:
Lately, the bibliography about the village of São Paulo in the colonial period insists on the importance of mercantile relations and points out the formation of a rigid social hierarchy. This article deals with the settlings, in the beginning of the 18th century, of a paulistana elite which concentrates slaves, agricultural production, cattle raising and commerce, establishing patrimonial relationships and consolidating political power.Abstract in Portuguese:
A virada do século XVIII para o XIX tem sido objeto freqüente de análises dos historiadores nestes últimos anos, sendo o Rio de Janeiro focalizado como espaço privilegiado da gênese do Brasil independente. O debate sobre a dinâmica do poder local e das redes de poder situadas no interior dessa sociedade colonial têm sido também fortemente favorecidos. Este artigo dedica-se a discutir alguns destes elementos, caracterizando o perfil dos homens bons do Rio de Janeiro no período supracitado.Abstract in English:
The period established between the end of the eighteenth and the beginning of the nineteenth centuries has been more frequently studied by historians in the recent years. Rio de Janeiro has been focused as the main site for the genesis of independent Brazil. The debate over the local government workings and the power network located inside this colonial society have been strongly emphasised. This article discuss some of the aspects characterising the local councilmen (homens bons) profile in Rio de Janeiro in the period.Abstract in Portuguese:
Este trabalho discute o processo de Independência do Brasil na província de Pernambuco, onde federalistas e centralistas disputavam o poder, resultando na vitória da facção centralista.Abstract in English:
This paper dicusses the process of Brazilian Independence in the province of Pernambuco, where federalists and centralists struggled for preeminence, leading to the victory of the centralist faction.Abstract in Portuguese:
Este texto aborda a maneira pela qual as Câmaras de todo país aderiram à figura de D. Pedro I no início da década de 1820, celebrando assim um novo contrato social que fundava o Brasil como um corpo político autônomo. Tal adesão implicava tanto uma cena pública que explicitava a relação entre a localidade e o governante, quanto arregimentava as tropas e conferia uma importância à praça pública.Abstract in English:
In this article I intend to analyse links between D. Pedro I and the adhesion of the cities councils in Brazil, when one must establish another social contract. This question is concerned with Brazil's new condition as an autonomous political body. This adhesion requires special attention to armies and allows to discovery of the importance of the city square within the political culture at the beginning of 19th century.Abstract in Portuguese:
O artigo aborda a temática da identidade nacional a partir da análise do texto escrito pelo pensador e agente político Frei Caneca no início do século XIX. Atentando para as implicações decorrentes da particularidade do processo de Independência, o artigo busca realçar a importância histórica do texto enfocado, demonstrando o quanto a problemática da identidade nacional já implicava nas relações sociais então estabelecidas. Procurou-se assim ressaltar o sentido histórico do abandono do modelo de unidade "luso-brasílica" ao tempo em que se buscava uma noção de coletividade do povo brasileiro dentro de uma concepção estritamente nacional.Abstract in English:
This article concerns the subject of the Brazilian national identity analysing a text written in the beginning of XIX Century by the scholar and political activist Frei [Friar] Caneca. Looking at the Independence process particularities, this article tries to accentuate the historical importance of the Frei Caneca's text, showing for how long the national identity matters involved the established social relationships. With this article we tried to emphasize the historical meaning of the abandon of the Brazilian-Portuguese union project in the same moment that a people collectivity idea was searched in a strictly Brazilian sense.