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Texto Livre, Volume: 14, Issue: 3, Published: 2021
  • Research activities in the pandemic: the use of the PCIBEX online platform to do psycholinguistics experiments Artigos

    Fonseca, Aline Alves; Carvalho, Júlia Greco; Zanella, Samara Cristina da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo tem por principal objetivo analisar e explicar o uso da plataforma Penn Controller for Ibex (PCIbex) (ZEHR; SCHWARZ, 2018). Para isso, toma-se por base um dos experimentos do projeto de pesquisa “Processamento de sentenças e Foco: estudos de interface na Psicolinguística experimental”, que foi desenvolvido e aplicado na PCIbex. Essa plataforma é comparada a outras, similares, como a PsychoPy (PEIRCE, 2007), sendo ressaltadas as facilidades e dificuldades que cada uma proporciona. Considera-se este estudo relevante devido à escassez de literatura sobre essa ferramenta em língua portuguesa. Assim, espera-se contribuir para a disseminação do uso desse aplicativo na pesquisa brasileira.

    Abstract in English:

    Abstract This paper has the main goal of analyzing and explaining the use of the web platform for doing psycholinguistics experiments online called Penn Controller for Ibex (PCIbex) (ZEHR; SCHWARZ, 2018). To illustrate its use, we presented an experiment developed for the research: “Processamento de sentenças e Foco: estudos de interface na Psicolinguística experimental”. For further exemplification of the platform, we compared it to other similar tools called PsychoPy (PEIRCE, 2007). This study proves itself relevant because the literature in Portuguese about this platform is scarce. As a result, we aim to contribute to the dissemination of PCIbex in the Brazilian research community.
  • Transliteracy: Portuguese language teaching mediated by ICDT Artigos

    Glasser, Adriane Elisa; Santos, Maria Elena Pires

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A ampliação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar abre espaço para que a centralidade do ensino - que, quase sempre, recai sobre a figura do professor e/ou do aluno - se estabeleça na ‘aprendência’ enquanto processo (ASSMANN, 2001). Desse modo, situadas na área da Linguística Aplicada (KLEIMAN; CAVALCANTI, 2007) e à luz da pesquisa qualitativa/interpretativista e etnográfica (DENZIN; LINCOLN, 2006), objetivamos discutir como práticas pedagógicas ancoradas nos transletramentos podem contribuir, reciprocamente, para a formação crítica ampliada do professor e dos alunos, nas aulas de Língua Portuguesa da 3ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual. As discussões se fundamentaram basicamente nos conceitos de transletramentos (THOMAS et al., 2007), cultura (CANCLINI, 2009), texto multimodal (RIBEIRO, 2018), saberes locais (BASÍLIO, 2006) e multiletramentos (ROJO, 2013). A partir da análise, entendemos que uma abordagem ancorada nos transletramentos, mediada pelas TDIC e em sua relação com os saberes locais, possibilita a valorização dos conhecimentos próprios de cada grupo social, tornando a produção do conhecimento um processo mais significativo para o aluno, que deixa de ser mero receptor de conteúdos e passa a exercer um papel ativo, dividindo com o professor a responsabilidade pelo próprio aprendizado.

    Abstract in English:

    Abstract The arrival of Digital Information and Communication Technologies (ICDT) in the school context opens space for the centrality of teaching - which almost always falls on the figure of the teacher and / or the student - to be established in ’learning’ as a process (ASSMANN, 2001). Thus, located in the area of Applied Linguistics (KLEIMAN; CAVALCANTI, 2007) and in the light of qualitative / interpretive and ethnographic research (DENZIN; LINCOLN, 2006), we aim to discuss how pedagogical practices anchored in the translocations can contribute, reciprocally, to the training expanded criticism from the teacher and students, in Portuguese language classes in the 3rd grade of high school at a state school. The discussions were basically based on the concepts of transliteracies (THOMAS et al., 2007), culture (CANCLINI, 2009), multimodal text (RIBEIRO, 2018), local knowledge (BASÍLIO, 2006) and multi-obstacles (ROJO, 2013). From the analysis, we understand that an approach anchored in the transliteracies, mediated by TDIC and in its relationship with local knowledge, allows the valorization of the knowledge specific to each social group, making the production of knowledge a more meaningful process for the student, who ceases to be a mere recipient of content and starts to play an active role, sharing the responsibility for learning with the teacher.
  • Far beyond the pitch: football, nationalism and social media Artigos

    Di Fátima, Branco; Gouveia, Célia; Miranda, Sandra

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo analisa as formas como os fãs das seleções de Portugal, Espanha, Marrocos e Irã, o Grupo B do Mundial de Futebol 2018, se envolveram com as suas respectivas páginas oficiais no Facebook e como as páginas se relacionaram com os stakeholders. A estratégia adotada assenta numa abordagem quantitativa aos fluxos de dados produzidos, entre 1 de abril de 2017 e 3 de maio de 2018, pelas fanpages e por seus utilizadores. A amostra é formada por 3,068 publicações e perto de 11 milhões de interações na rede. Os resultados revelam que os contextos sociais offline potencializam as oportunidades e barreiras para o envolvimento, numa lógica em que o futebol vai muito além do relvado. Os dados apontam que a rede das fanpages do Grupo B é formada basicamente por entidades, e só um ator humano integra o TOP 10 dos influenciadores.

    Abstract in English:

    Abstract This paper analyzes how fans of the national teams of Portugal, Spain, Morocco and Iran, the so-called Group B of the 2018 World Cup, got involved with their respective official Facebook pages and how the fanpages related to stakeholders. The strategy adopted is based on a quantitative approach to the data flows produced, between April 1, 2017 and May 3, 2018, by fanpages and their users. The sample consists of 3,068 posts and close to 11 million interactions on the network. Results reveal that offline social contexts highlight the opportunities and the involvement bans, in a logic in which football goes far beyond the pitch. Data show that the network of these pages is basically formed by institutions, and only a human actor is part of the TOP 10 of influencers.
  • Technological barriers: a limiting factor in the accessibility of people with disabilities Artigos

    Porte, Marcelo de Santana; Trindade, José Damião Rocha

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A presente pesquisa visa avaliar a literatura sobre as barreiras tecnológicas existentes no Brasil direcionadas às Pessoas com Deficiência (PcD). Foram utilizadas as publicações da SciELO Citation Index que estão indexadas na base de dados da Web of Science desde o ano de 2002, ano de sua indexação, até 2019. Foram realizadas a análise Estatística Textual, a Classificação Hierárquica Descendente e a Análise de Similitude com Nuvem de Palavras de 50 artigos científicos sobre a temática em foco. Os resultados mostram que a literatura sobre as barreiras tecnológicas possui um forte direcionamento para a área da educação, principalmente voltada ao ensino superior, com foco de estudo nos alunos que possuem deficiência visual nas universidades públicas. A literatura sobre barreiras tecnológicas para PcD mostrou que está normalmente associada a outras barreiras de acessibilidade, principalmente as barreiras nas comunicações e informações, sendo raramente encontrada como única variável dos estudos de acessibilidade. Seria relevante expandir os estudos sobre barreiras tecnológicas analisando as principais coleções indexadas na Web of Science, o que tornaria possível ter um conhecimento do que vem sendo publicado em periódicos internacionais.

    Abstract in English:

    Abstract This research aims to evaluate the literature on the technological barriers in Brazil aimed at People with Disabilities (PwD). SciELO Citation Index publications indexed in the Web of Science database since 2002, were used until 2019. Textual Statistical Analysis, Descending Hierarchical Classification and Similitude Analysis with Cloud of Words of 50 scientific articles on the subject in focus were carried out. The results show that the literature on technological barriers has a strong focus on the area of education, mainly focused on higher education, with a focus on studying students with visual impairment in public universities. The literature on technological barriers for PwD is usually associated with other accessibility barriers, especially barriers in communications and information, and is rarely found as the only variable in accessibility studies. It would be relevant to expand the studies on technological barriers by analyzing the main collections indexed in the Web of Science, in this way it would be possible to have a knowledge of what has been published in international journals.
  • The PROENEM project portal (UNILAB) as a pedagogical platform for argumentation and writing teaching Artigos

    Clemente, Adriely da Silva; Ferreira, Leonardo Chaves; Garantizado Júnior, José Olavo da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo os materiais didáticos de duas oficinas, disponibilizados tecnologicamente no Portal Educacional PROENEM (Unilab), contribuíram para a construção da argumentação nos textos de estudantes pré-universitários, integrantes das ações do Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM). Teoricamente, nosso trabalho está alicerçado nos estudos de Perelman e Tyteca (1996) e Fiorin (2018) sobre as técnicas argumentativas e em Bottentuit Junior (2013) sobre as características pedagógicas de um portal educacional. Foram analisadas dez redações estilo ENEM de estudantes que, ao participarem do Curso de Redação Gratuito PROENEM (Unilab), acessaram o Portal para realizar suas produções textuais.

    Abstract in English:

    Abstract This paper aims to analyze how the teaching materials of two workshops, technologically available on the PROENEM Educational Portal (Unilab), contributed to the construction of argumentation in the texts of preuniversity students, members of the actions of the Extension Project Interdisciplinary Lectures and Textual Production Workshops for Enem (PROENEM). Theoretically, our work will be based on the studies of Perelman and Tyteca (1996) and Fiorin (2018) about argumentative techniques and Bottentuit Junior (2013) on the pedagogical characteristics of an educational portal. Ten ENEM style essays from students who, participating in the PROENEM Free Writing Course (Unilab), accessed the Portal to make their textual productions.
  • An analysis of social communicative acts among MMORPG players Articles

    Casañ-Pitarch, Ricardo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar os atos comunicativos utilizados por jogadores de videogame para se socializarem em MMORPG. O método de análise desses atos comunicativos é baseado nos resultados obtidos a partir de um questionário no qual os jogadores de MMORPG participaram respondendo a uma série de questões fechadas. Esse questionário teve como foco a análise de alguns hábitos de comunicação socializante dos participantes segundo a classificação de Guntermann e Phillips (1982, p. 26), e visa determinar como uma série de variáveis interfere no processo de socialização com outros jogadores. Essas variáveis que determinam como interferem no processo de socialização entre os jogadores de MMORPG são idade, extroversão, experiência, dedicação e línguas faladas. Assim, nossos resultados mostram a correlação entre os usos de diferentes atos comunicativos para socializar com outros jogadores virtuais de acordo com as variáveis anteriores.

    Abstract in English:

    Abstract This research aims to analyze the communicative acts used by video-game players to socialize with other ones in MMORPG. The method to analyze these communicative acts is based on the results obtained from a questionnaire in which MMORPG players participated by responding to a series of closed questions. This questionnaire focused on analyzing some of the participants’ socializing communication habits following the classification of Guntermann and Phillips (1982, p. 26), and it aims to determine how a series of variables interfere in the socializing process with other players. These variables determining how they interfere in the socializing process among MMORPG players are age, extroversion, experience, dedication, and languages spoken. Thus, our results show the correlation between the uses of different communicative acts to socialize with other virtual players according to the previous variables.
  • Digital games and accent mark: possible connections between learning and playfulness Artigos

    Couto, Ana Luiza de Souza; Silveira, Letícia Pena; Castro, Marcelo de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Embora os jogos digitais sejam vistos de forma pejorativa por pais e professores (LEFFA et al., 2012), eles são objetos de ensino-aprendizagem que podem beneficiar a leitura e a escrita (RIBEIRO, A. L., 2016). No que se refere à acentuação, não é raro escutar colocações, por parte de alguns docentes, sobre a ausência e/ou o uso errado de acento gráfico nos textos formais escritos pelos alunos (COUTO; GUIMARÃES, 2020). Nesse contexto, este estudo articula a acentuação gráfica - que se apresenta como um conteúdo de difícil ensino - e os jogos - ferramentas capazes de contribuir para uma prazerosa aprendizagem. Assim, o objetivo foi analisar jogos digitais voltados à aprendizagem da acentuação gráfica, de modo a discutir as conexões possíveis entre aprendizagem e ludicidade inerentes (ou não) a eles. Este trabalho pauta-se nas teorizações sobre os jogos digitais (LEFFA et al., 2012; RIBEIRO, F. R., 2013; RIBEIRO, A. L., 2016) e o ensinoaprendizagem da acentuação gráfica (MARRA, 2012; COUTO; GUIMARÃES, 2020; CRISTÓFARO-SILVA; ALMEIDA; MARRA, 2020). Metodologicamente, trata-se de uma investigação descritivo-interpretativista de abordagem qualitativa (PAIVA, 2019). Os resultados evidenciaram que os jogos analisados foram construídos sob a égide do ensino mecânico e descontextualizado da escrita, com foco na memorização, e propiciam uma aprendizagem tímida com ludicidade mínima ou nula.

    Abstract in English:

    Abstract Although digital games have been seeing in a pejorative way by parents and teachers (LEFFA et al., 2012), they are teaching-learning objects that can benefit reading and writing (RIBEIRO, A. L., 2016). With regard to accent mark, it is common to hear some teachers statements about the absence and/or wrong use of accent mark in formal texts written by students (COUTO; GUIMARÃES, 2020). Considering this context, this paper articulates accent mark - which presents itself as a difficult teaching content - and games - tools capable of contributing to a pleasurable learning experience. Thus, the objective was to analyze digital games in accent mark learning, in order to discuss the possible connections between learning and playfulness inherent (or not) to them. This work is based on theories about digital games (LEFFA et al., 2012; RIBEIRO, F. R., 2013; RIBEIRO, A. L., 2016) and the teaching-learning of accent mark (MARRA, 2012; COUTO; GUIMARÃES, 2020; CRISTÓFARO-SILVA; ALMEIDA; MARRA, 2020). Methodologically, it is a descriptive-interpretative investigation with a qualitative approach (PAIVA, 2019). The results showed that the analyzed games were built under the aegis of mechanical teaching and decontextualized writing, with a focus on memorization, and provide a timid learning with minimal or no playfulness.
  • Trends in the state-of-the-art mobile audiovisual narratives in the 21st century: systematic review of the literature Artículos

    Manso, Valeriano Durán; Carrillo-Durán, María-Victoria; Trabadela-Robles, Javier

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A investigação sobre narrativas audiovisuais móveis como produtos ficcionais tem tido uma presença irregular na literatura científica do século XXI. A rápida expansão dos dispositivos móveis tem favorecido suas possibilidades como oportunidade de negócio para a indústria do entretenimento, surgindo inicialmente séries específicas para este meio, as chamadas moviseries. Neste artigo, foi realizada uma análise bibliográfica sistemática, de 2000 a 2018, das principais bases de dados, WOS, Scopus e Google Scholar, através de uma selecção de palavras-chave que definem o objecto de estudo: moviseries, novas narrativas, contos, séries televisivas. Do corpus inicial de 750 referências, 36 trabalhos correspondentes às Ciências Sociais, e especificamente, à categoria de Comunicação, foram filtrados. Os resultados mostram, em primeiro lugar, as diferentes abordagens dos trabalhos. Por um lado, existem trabalhos descritivos que falam sobre estruturas narrativas, sua origem e evolução (abordagem predominante), por outro lado, existem trabalhos realizados a partir do campo educacional, que se concentram na percepção e hábitos de consumo do usuário e, finalmente, existem trabalhos realizados a partir da dimensão tecnológica. Em segundo lugar, são extraídos resultados sobre as metodologias utilizadas. A este respeito, destacam-se os estudos qualitativos e os estudos de caso. Em terceiro lugar, são tiradas conclusões sobre o estado da questão em diferentes países. A partir destas considerações, a internacionalização é um padrão dominante, embora os artigos de autores de universidades do mesmo país sejam mais numerosos do que as colaborações internacionais.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La investigación sobre narrativas audiovisuales móviles como productos de ficción ha tenido una presencia irregular en la bibliografía científica del siglo XXI. La rápida expansión de los dispositivos móviles ha favorecido sus posibilidades, apareciendo inicialmente series específicas para este soporte, las denominadas moviseries. En este trabajo se ha realizado un análisis bibliográfico sistemático, desde 2000 a 2018, de las principales bases de datos, WOS, Scopus y Google Scholar, mediante una selección de palabras clave que definen el objeto de estudio: moviseries, nuevas narrativas, storytelling, series de televisión. Del corpus inicial de 750 referencias, se filtraron 36 trabajos correspondientes a las Ciencias Sociales, y, en concreto, a la categoría de Comunicación. En los resultados se muestran, primero, los diversos enfoques de los trabajos. Por una parte, existen trabajos de corte descriptivo que hablan de las estructuras narrativas, su origen y evolución (enfoque predominante), por otra parte, existen trabajos realizados desde el ámbito educativo, que inciden en la percepción y los hábitos de consumo del usuario, por último, están los trabajos realizados desde la dimensión tecnológica. En segundo lugar, se extraen resultados sobre las metodologías empleadas. A este respecto, sobresalen los trabajos de carácter cualitativo y los estudios de caso. En tercer lugar, se extraen conclusiones sobre el estado de la cuestión en distintos países. Desde estas consideraciones, la internacionalización es una pauta dominante, si bien los artículos realizados por autores de universidades de un mismo país son más numerosos que las colaboraciones internacionales.

    Abstract in English:

    Abstract Research on mobile audiovisual narratives as fiction products has had an irregular presence in the scientific literature of the 21st century. The rapid expansion of mobile devices has fostered their possibilities, with the initial appearance of specific series for this medium, the so-called moviseries. In this work, a systematic analysis of the literature has been carried out (2000-2018) from the main databases, WOS, Scopus and Google Scholar, using a selection of keywords that define the object of study: moviseries, new narratives, storytelling and television series. From the initial corpus of 750 references, 36 research works corresponding to the Social Sciences, and specifically to the Communication category, were filtered out. The results show, first of all, the different approaches of the works. On one hand, there are descriptive works that talk about narrative structures, their origin and evolution (predominant approach), on the other hand, there are works carried out in the educational field, which focus on the user’s perception and consumption habits, and finally, there are works carried out from the technological dimension. Secondly, results are drawn from the methodologies used. In this respect, qualitative studies and case studies stand out. Thirdly, conclusions are drawn on the state of the art in different countries. From these considerations, internationalisation is a dominant pattern, although articles by authors from universities in the same country are more numerous than international collaborations.
  • Mathematics and Physics in Free Robotics experiments: exploring the ultrasonic sensor Artigos

    Silva, Marcelo Pires da; Barbosa, Fernando da Costa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste presente artigo, abordamos a aprendizagem de Matemática e Física por intermédio da Robótica Educacional em uma perspectiva livre, com a utilização de materiais livres, para que os estudantes criassem seus conhecimentos a partir da ideia do Construcionismo, alinhada à Espiral de Aprendizagem Criativa. A construção deste manuscrito foi possível a partir de uma pesquisa de campo, com um estudo de caso de caráter qualitativo, aplicada em uma turma de 9º ano de uma escola pública do estado de Goiás durante o segundo semestre de 2019, na qual foi utilizada a plataforma Arduino e peças de hardwares livres. Por intermédio do desenvolvimento de robôs, com sequências de montagem, foi possível, imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir, perpassando a construção da Espiral de Aprendizagem Criativa. Dessa perspectiva, prepara-se o “terreno” para a aprendizagem de Matemática, Física, Engenharia, Tecnologias, Arte e Ciências, embutida ao processo de desenvolvimento do robô. Com as sequências desenvolvidas, aqui neste artigo, foi possível a aprendizagem de conceitos e habilidades, como: ondas ultrassônicas, velocidade média, conversão de unidades de medidas, funções e intervalos numéricos. Como resultado, pode-se salientar a importância do estudo da Matemática e das Ciências, alinhadas ao uso das tecnologias livres, encurtando a distância entre conhecimento curricular e o desenvolvimento tecnológico sustentável.

    Abstract in English:

    Abstract In this article, we approach Mathematics and Physics learning through Educational Robotics in a free perspective, with the use of free materials, so that students could create their knowledge from the idea of Constructionism, aligned with the Creative Learning Spiral. The construction of this manuscript was possible from a field research, with a qualitative case study, applied in a 9th grade class of a public school in the state of Goiás, Brazil, during the second semester of 2019, in which the Arduino platform and free hardware parts are used. Through the development of robots, with assembly sequences, it was possible to imagine, create, play, share and reflect, permeating the construction of the Creative Learning Spiral. From this perspective, the “ground” is prepared for the learning of Mathematics, Physics, Engineering, Technologies, Art and Sciences, embedded in the robot development process. With the sequences developed here in this article, it was possible to learn concepts and skills, such as: ultrasonic waves, average speed, conversion of measurement units, functions and numerical intervals. As a result, it is possible to emphasize the importance of studying Mathematics and Science, aligned with the use of free technologies, shortening the distance between curricular knowledge and sustainable technological development.
  • The digital competence of secondary school literature teachers in Spain Artículos

    Muñoz, Francisco José Rodríguez; Ruiz-Domínguez, María del Mar

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esta pesquisa se baseia no interesse em conhecer a competência digital de professores de literatura do ensino médio na Espanha. Dada a natureza multidimensional dessa competência, este estudo procura responder especificamente ao grau de conhecimento e utilização dos recursos TIC na aula de literatura. Para isso, foi elaborado e respondido um questionário por 71 professores ativos da especialidade de Língua e Literatura Espanholas, lotados em centros educacionais espanhóis. A análise estatística dos dados (descritiva, t-Student, chi-quadrado e r de Pearson) revelou informações significativas sobre aspectos como a baixa percentagem de professores com intenção de formação em TIC, as relações entre a utilização de recursos TIC e as variáveis gênero e idade, por um lado, e propriedade e localização dos centros, por outro, bem como o grau de utilidade que os professores do ensino médio percebem ao trabalhar com recursos educacionais específicos de TIC e ao avaliar seu uso em relação a diferentes elementos da educação literária.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Esta investigación parte del interés de conocer la competencia digital del profesorado de Educación Secundaria que enseña literatura en España. Dada la naturaleza multidimensional de esta competencia, el presente estudio busca responder específicamente al grado de conocimiento y uso de los recursos educativos TIC en el aula de literatura. Para ello, se diseñó un cuestionario que cumplimentaron 71 docentes en activo de la especialidad de Lengua Castellana y Literatura adscritos a centros educativos españoles. El análisis estadístico de los datos (descriptivo, t-Student, chi-cuadrado y r de Pearson) reveló información significativa sobre aspectos tales como el bajo porcentaje de profesorado con intención de formarse en TIC, las relaciones entre el uso de recursos TIC y las variables género y edad, por un lado, y titularidad y ubicación de los centros, por otro, así como sobre el grado de utilidad que los docentes de Secundaria perciben al trabajar con recursos educativos TIC concretos y al valorar su aprovechamiento en relación con distintos elementos de la educación literaria.

    Abstract in English:

    Abstract This research arises from the interest of knowing the digital competence of secondary school teachers who teach literature in Spain. Given the multidimensional nature of this competence, the study seeks to look specifically at the level of knowledge and the use of ICT educational resources in the literature classroom. To do this, a questionnaire was designed which was completed by 71 active teachers attached to Spanish schools, whose specialty is Spanish Language and Literature. The statistical data analysis (descriptive, Student’s ttest, chi-squared and Pearson’s r) revealed significant information regarding, on the one hand, aspects such as the low percentage of teachers who intend to train themselves in ICT, the relationships between the use of ICT resources and the gender and age variables; and on the other, the types of educational centres and their locations as well as how useful secondary school teachers perceive working with specific ICT educational resources is, and assessing how they make use of them in relation to the different elements of literary education.
  • “I see they are engaged”: mediation, interaction and investment in the development of reading comprehension in English in the emergency remote teaching mode Artigos

    Souza, Manuela da Silva Alencar de; Nicolaides, Christine Siqueira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Os resultados trazidos neste artigo são parte de um projeto de pesquisa, cujos dados foram gerados a partir de uma narrativa baseada em uma entrevista com uma professora de línguas, aqui denominada CÍNTIA. O objetivo da entrevista foi observar como a docente promoveu o desenvolvimento de compreensão leitora da língua inglesa, em turma regular de uma escola privada do ensino fundamental, em contexto de ensino remoto emergencial (ERE). Buscou-se, portanto, refletir sobre as seguintes questões: 1) Como os instrumentos de mediação (SWAIN; KINNEAR; STEINMAN, 2015) podem favorecer a compreensão leitora em inglês em contexto de ensino remoto emergencial?; 2) Como a interação (ELLIS, 2020; FIGUEIREDO, 2019) pode ser desenvolvida na aula de compreensão leitora de inglês no ensino fundamental, em contexto de ensino remoto emergencial?; e 3) Em que medida é possível perceber o investimento (DARVIN; NORTON, 2016; NORTON, 2013) do aprendiz do ensino fundamental no seu processo de desenvolvimento da compreensão leitora em inglês, em contexto de ensino remoto emergencial? Uma entrevista semiestruturada foi realizada com uma professora de inglês de uma escola privada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A narrativa de CÍNTIA demonstra que o investimento empregado pelos aprendizes se relaciona com instrumentos físicos (computador, internet, dicionário online) e simbólicos (língua adicional e língua materna) de mediação utilizados pela professora e pelos aprendizes em espaços de interação realizados de maneira totalmente virtual.

    Abstract in English:

    Abstract The results brought in the article are part of a research, in which data was generated based in a narrative drawn from an interview with a language teacher, here called CINTIA. The objective of the interview was to find out how she promoted the development of reading in English in a junior high school in the private sector in the Emergency remote teaching mode since it was done during the pandemic due to the COVID-19 virus, and, thus, students were not having face-to-face classes. The analysis intended to reflect over the following aspects: 1) How mediation tools (SWAIN; KINNEAR; STEINMAN, 2015) could promote English reading development in remote teaching contexts? 2) How can interaction (ELLIS, 2020; FIGUEIREDO, 2019) be developed in reading English classes of a junior high school in an emergency remote teaching and 3) In which aspects is it possible to perceive a Junior high learner’s investment (DARVIN; NORTON, 2016; NORTON, 2013) while developing his reading in English in the teaching remote mode? For this study, a semi-structured interview was carried out with an English teacher from junior high school of the private sector in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. CINTIA’s narrative seems to show that the investment employed in this group of students seem to be related to physical tools (computer, internet, online dictionary), as well as symbolic ones (second and mother language) of mediation used by the teacher and her learners in interactional spaces done totally in the virtual mode.
  • Personalized and adaptive learning: educational practice and technological impact Articles

    Costa, Rebeca Soler; Tan, Qing; Pivot, Frédérique; Zhang, Xiaokun; Wang, Harris

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A Tecnologia da Educação avança muitos aspectos da aprendizagem. Cada vez mais aprendizagem está a ter lugar online. Os comportamentos de aprendizagem, estilo e desempenho dos aprendentes podem ser facilmente perfilados através de análises de aprendizagem que recolhem as suas filmagens de aprendizagem on-line. Permite e encoraja a investigação educacional, o desenvolvimento de aplicações de software de aprendizagem, e práticas de educação em linha para uma aprendizagem personalizada e adaptativa. À medida que continuamos a ver progressos na aprendizagem personalizada e adaptativa, devemos também prestar atenção aos impactos negativos que alimentam a nossa investigação. Neste documento, apresentaremos a nossa introspecção de aprendizagem personalizada e adaptativa e argumentaremos que é da responsabilidade social e moral dos educadores e instituições aplicar sabiamente a aprendizagem personalizada e adaptativa na sua prática educativa. Os educadores e as instituições devem também reconhecer as diversidades realistas dos estilos de aprendizagem dos estudantes individuais e o progresso variável da aprendizagem, a acessibilidade à aprendizagem contextualmente dependente, e as suas necessidades de apoio correspondente para as actividades de aprendizagem de grão fino. Argumentamos que as práticas estrategicamente equilibradas e a tecnologia de aprendizagem inovadora são cruciais para uma experiência de aprendizagem optimizada para os alunos.

    Abstract in English:

    Abstract Education Technology advances many aspects of learning. More and more learning is taking place online. Learners’ learning behaviors, style, and performance can be easily profiled through learning analytics which collects their online learning footage. It enables and encourages educational research, learning software application development, and online education practices towards personalized and adaptive learning. As we continue to see personalized and adaptive learning progress, we must also pay attention to the negative impacts that feed into our research. In this paper, we will present our introspection of personalized and adaptive learning and argue that it is the social and moral responsibility of educators and institutions to apply personalized and adaptive learning wisely in their education practice. Educators and institutions should also recognize the realistic diversities of individual students’ learning styles and variable learning progress, contextually dependent learning accessibility, and their correspondent support needs for the fine-grained learning activities. We argue that the strategically balanced practices and innovated learning technology are crucial towards an optimized learning experience for the learners.
  • Pre-service Teachers’ perceptions on instant messaging and orthographic competence Articles

    Núñez-Román, Francisco; Gómez-Camacho, Alejandro; Errázuriz-Cruz, María Constanza; Núñez-Cortés, Juan Antonio

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este trabalho examina a percepção que os professores espanhol em formação no Chile e na Argentina têm da norma escrita digital em mensagens instantâneas, juntamente com sua opinião sobre a influência dos textismos na aquisição de competência ortográfica por parte dos alunos do ensino médio. O estudo utiliza uma abordagem transacional baseada em pesquisas e usos e aplica um design descritivo não experimental. Os resultados, quando comparados com estudos da variante espanhola européia, mostraram que professores de pré-serviço no Chile e na Argentina consideraram o uso de textos como prejudicial ao desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos do ensino médio, apesar de seu próprio uso frequente de textos. Entretanto, uma das principais conclusões é um certo grau de tolerância de tipos específicos de textos na escrita digital, assim como uma abordagem mais integrativa dessas variáveis escritas por parte dos participantes na Argentina.

    Abstract in English:

    Abstract This work examines the perception held by pre-service teachers of Spanish in Chile and Argentina of the digital written norm in IM, together with their opinion regarding the influence of textisms on secondary students’ acquisition of orthographic competence. The study uses a transactional approach based on surveys and uses and applies a descriptive non-experimental design. Results, when compared with studies for the European Spanish variant, showed that pre-service teachers in Chile and Argentina considered use of textisms as harmful to secondary students’ development of orthographic competence, despite their own frequent use of textisms. However, one of the main findings is a certain degree of tolerance of specific types of textisms in digital writing, as was a more integrative approach to those written variables on the part of participants in Argentina.
  • Mobile applications as digital pedagogical resources: a mapping through formal education Artigos

    Policarpo, Kadhiny; Bergmann, Juliana Cristina Faggion

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O telefone móvel, mais precisamente o smartphone, vem se destacando muito nos últimos anos muito por conta de sua mobilidade, por ser uma tecnologia nômade e também por ser metamídia, ou seja, convergem muitos meios de comunicação em um só aparelho (SUÁREZ GÓMEZ; GRANÉ ORÓ; TARRAGÓ, 2019). Dentro desse dispositivo, instalamos softwares, chamados de aplicativos, que funcionam como atalhos para as atividades que queremos desempenhar (GARDNER; DAVIS, 2014), e que vão desde a comunicação até a locomoção, entre muitos outros. Entretanto, essa realidade é percebida de maneira efetiva dentro da escola e com objetivos pedagógicos. Sendo assim, esta revisão sistemática tem como intuito mapear, e conhecer o estado da arte, quanto ao uso de aplicativos móveis como recursos didáticos digitais nas salas de aula de língua estrangeira na educação básica.

    Abstract in English:

    Abstract The smartphone has been taking a highlight place nowadays because of its mobility, for being a nomadic technology, and also for being a metamedia, in other words, it converges a lot of medias in one single device (SUÁREZ GÓMEZ; GRANÉ ORÓ; TARRAGÓ, 2019). On this gadget, we can download softwares, called applications, that work as shortcuts (GARDNER; DAVIS, 2014) to activities that we want to perform, which can be from communication to locomotion activities and others. However, this reality has been perceived inside the school and with pedagogical goals. Therefore, this systematic review has the aim to map, and to acquire knowledge about the mobile applications as pedagogical resource in foreign language classroom at school.
  • Post-editing strategies in automatic translation of proverbs by FFL and translation learners Articles

    Kandeel, Rana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Essa pesquisa pretende analisar as estratégias usadas na pós-edição de provérbios traduzidos automaticamente do francês para o árabe pelo Francês como Língua Estrangeira (FLE). Apresentaremos primeiro as bases teóricas da tradução automática de provérbios e, em seguida, o estado da arte. O estudo utiliza uma abordagem metodológica mista. O método quantitativo inclui um questionário distribuído aos estudantes de FLE para descobrir a ferramenta de tradução mais usada na tradução automática. O método qualitativo se concentra na coleta de dados sobre erros de tradução, bem como na observação direta das estratégias implementadas na pós-edição de provérbios traduzidos pelo Google Tradutor. Os resultados do estudo mostram que o Google Tradutor é a ferramenta mais usada na tradução e que os erros na tradução automática são sintáticos, léxicos, semânticos e estilísticos. As estratégias implementadas na pós-edição são variadas, como dividir provérbios em unidades linguísticas para a busca de seus significados, usando uma linguagem pivô, o inglês, para conhecer o significado de provérbios e buscar equivalentes em recursos de referência. O estudo conclui que, embora a tradução automática de provérbios em pares de idiomas distantes, como o par franco-árabe, pareça complexa, o Google Tradutor tem sido uma ferramenta para ajudar um aprendiz de FLE a entender o significado de expressões proverbiais, a encontrar seus equivalentes e a pós-editá-los.

    Abstract in French:

    Résumé Cette recherche a pour objectif d’analyser les stratégies utilisées dans la post-édition des proverbes traduits automatiquement du français en arabe par des apprenants du Français Langue Étrangère (FLE). Nous présenterons d’abord les fondements théoriques de la traduction automatique des proverbes ainsi que l’état de l’art. L’étude utilise une approche méthodologique mixte. La méthode quantitative comprend un questionnaire distribué sur les étudiantes de FLE pour connaître l’outil de traduction le plus utilisé dans la traduction automatique. La méthode qualitative est axée sur la collecte des données concernant les erreurs de traduction ainsi que sur l’observation directe des stratégies mises en oeuvre dans la post-édition de proverbes traduits par Google Translate. Les résultats de l’étude montrent que Google Translate est l’outil le plus utilisé en traduction et que les erreurs de traduction automatique sont d’ordre syntaxique, lexical, sémantique et stylistique. Les stratégies mises en oeuvre dans la post-édition sont variées : découpage des proverbes en unités linguistiques pour la recherche de sens, recours à une langue-pivot (l’anglais), et recherche des équivalents dans des ressources de référence. L’étude conclut que bien que la traduction automatique des proverbes dans les paires de langues éloignées telles que le français et l’arabe semble complexe, Google Translate a constitué un outil d’aide à la compréhension des mots constitutifs des proverbes pour des apprenants FLE, ce qui a permis la compréhension du sens des expressions proverbiales, de trouver leurs équivalents et de les post-éditer.

    Abstract in English:

    Abstract This research aims to analyze the strategies used in the post-editing of proverbs translated automatically from French into Arabic by French as a Foreign Language (FFL) learners. We will first present the theoretical foundations of machine translation of proverbs as well as the state of the art. The study uses a mixed methodological approach. The quantitative method includes a questionnaire distributed for FFL students to find out the most used translation tool in machine translation. The qualitative method focuses on collecting data on translation errors as well as on directly observing the strategies implemented in the post-editing of proverbs translated by Google Translate. The results of the study show that Google Translate is the most widely used tool in translation and that errors in machine translation are syntactic, lexical, semantic, and stylistic. The strategies implemented in the post-edition are varied such as splitting proverbs into linguistic units for the search of their meanings, using a pivot language, namely English to know the meaning of proverbs and searching for equivalents in reference resources. The study concludes that although the automatic translation of proverbs into distant language pairs such as the French-Arabic pair appears complex, Google Translate has been a tool to help an FFL learner to understand the meaning of proverbial expressions, to find their equivalents and to post-edit them.
  • The issue of organ donation on Facebook: analysis of the Ecuadorian INDOT fanpage Artículos

    Martínez, Gabriel Francisco Cevallos; Cabrera, Jonathan Bladimir Zhiminaicela; Gonzales, María Fernanda Fernández; Santos, Sueny Paloma dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisa as interações da fanpage Facebook do Instituto Nacional de Doação e Transplante de Órgãos, Tecidos e Células (INDOT) do Equador, a fim de observar o tema da doação como objeto de diálogo em setores da cidadania equatoriana. Duas análises foram escolhidas: primeiro, para considerar métricas de fanpage como seguidores, reações, ações, visitas, número de administradores e avaliações; segundo, uma análise lexicométrica aplicada aos textos das publicações, comentários recebidos e descrições das imagens. A Análise Reinert foi executada com o Iramuteq como um mecanismo de pré-categorização e depois interpretada pelos pesquisadores. Ambas as análises foram aplicadas a uma matriz criada manualmente de dados coletados entre 2012 e junho de 2020. Os resultados mostraram que a fanpage tem uma visibilidade aceitável para a população equatoriana e uma boa avaliação. Entretanto, ele não reflete um diálogo significativo, o que é consistente com uma experiência anterior no Twitter que mostrou que a doação de órgãos no Equador tem visibilidade zero, mesmo quando cada cidadão é doador por lei, a menos que de outra forma indicado. A análise de Reinert revelou como principais categorias a consciência da doação, ênfase na missão do instituto e casos de transplante bem sucedidos, estes últimos gerando um maior diálogo refletido em comentários de apoio e pedidos de ajuda. Há evidências de um amplo potencial deste espaço como disseminador de doações - o que corresponde a experiências em outros países - e de prestação de contas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo analiza las interacciones de la fanpage de Facebook del Instituto Nacional de Donación y Trasplante de Órganos, Tejidos y Células (INDOT) del Ecuador, para observar el tema de la donación como objeto de diálogo en sectores de la ciudadanía ecuatoriana. Se optó por dos análisis: primero, considerar métricas de la fanpage como seguidores, reacciones, compartidas, registro de visitas, número de administradores y evaluaciones; segundo, un análisis lexicométrico aplicado a los textos de publicaciones, comentarios recibidos y descripciones de las imágenes. El Análisis de Reinert fue ejecutado con Iramuteq como mecanismo de precategorización y después interpretado por los investigadores. Ambos análisis se aplicaron a una matriz de datos recopilados entre el año 2012 y junio del 2020 creada de forma manual. Los resultados mostraron que la fanpage tiene una visibilidad aceptable para la población ecuatoriana y buena evaluación. Sin embargo, no se refleja un diálogo significativo, lo que concuerda con una experiencia previa de Twitter que mostró que la donación de órganos en Ecuador tiene visibilidad nula, incluso cuando todo ciudadano es donante por ley a menos que señale lo contrario. El análisis de Reinert reveló como categorías principales la concienciación por la donación, el énfasis en la misión del instituto y los casos exitosos de trasplante, estos últimos que generan mayor diálogo reflejado en comentarios de apoyo y solicitud de ayuda. Se evidencia una amplia potencialidad de este espacio como difusor de la donación -lo cual se corresponde con experiencias de otros países- y para rendición de cuentas.

    Abstract in English:

    Abstract This article analyzes the interactions of the Facebook fanpage of the National Institute of Donation and Transplantation of Organs, Tissues and Cells (Indot) of Ecuador, to observe the donation as an object of dialogue in sectors of the Ecuadorian citizenship. Two analyzes were chosen: first, use of fanpage metrics such as followers, reactions, shares and others; and second, a lexicometric analysis applied to the texts of publications, comments, and descriptions of the images, the Reinert Analysis was executed with Iramuteq (R´s interface) as a precategorization mechanism, later interpreted by the researchers. Both analyzes were applied to a data matrix created manually between 2012 and June 2020. The results showed that the fanpage has an acceptable visibility for the Ecuadorian population and a good evaluation; on the other hand, a meaningful dialogue is not reflected, which corresponds to a previous Twitter experience that showed that organ donation in Ecuador has zero visibility, even when every citizen is a donor by law unless otherwise indicated. Reinert’s analysis revealed donation awareness, emphasis on the Institute’s mission, and successful transplant cases as main categories, the last one generating more dialogue reflected in supportive comments and requests for help. A wide potentiality of this space is evidenced as a diffuser of donations -which corresponds to the experiences of other countries- and for transparency.
  • Intertextuality in hypertexts: an analysis of didactic tweets Artigos

    Azevedo, Ana Claudia Oliveira; Pereira, Márcia Helena de Melo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar diferentes categorias do fenômeno de intertextualidade em tweets de cunho didático. O termo “intertextualidade”, que está relacionado ao conceito bakhtiniano de dialogismo, vem da teoria literária e é usado para se referir ao diálogo entre textos, tanto em sentido restrito quanto em sentido amplo. Trata-se de um aspecto comum a todos os textos, inclusive nos textos da internet, isto é, nos hipertextos, caracterizados, dentre outros aspectos, por um alto grau de multimodalidade. Neste artigo, foram observados os tipos de intertextualidade elencados por Koch, Bentes e Cavalcante (2012) em quatro (hiper)textos do gênero tweet que abordam conteúdos didáticos de diferentes áreas do conhecimento - Ciências Naturais, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática -, coletados por meio de capturas de tela. A análise mostrou que diversas categorias de intertextualidade ocorrem produtivamente em (hiper)textos do gênero tweet, o que confirma o pressuposto de que esse fenômeno é constitutivo da linguagem. Além disso, constatou-se que a intertextualidade não se dá apenas no âmbito verbal, considerando que o tweet, por ser um hipertexto, permite a convergência de linguagens.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of this article is to analyze different categories of the intertextuality phenomenon in didactic tweets. The term “intertextuality”, which is related to the Bakhtinian concept of dialogism, comes from the literary theory and is used to refer to the dialogue between texts, both in a strict and in a wide sense. This is a common aspect to all the texts, including internet texts, that is, hypertexts, characterized, among other aspects, by a high degree of multimodality. In this article, the types of intertextuality listed by Koch, Bentes, and Cavalcante (2012) were observed in four (hyper)texts of the tweet genre. These tweets approach educational contents from different areas of knowledge - Natural Sciences, Human Sciences, Languages, and Mathematics - and were collected through screenshots. The analysis showed that several categories of intertextuality occur productively in (hyper)texts of the tweet genre, which confirms the assumption that this phenomenon is constitutive of the language. Moreover, it was found that intertextuality does not occur only verbally, since tweet, as a hypertext, allows the convergence of languages.
  • Applications used and recommendations provided by university professors for self-regulation of learning in the context of COVID-19 pandemic Artículos

    Infante-Villagrán, Valeria Aylín; Pellerano, Bianca Maria Pia Dapelo; Cobo-Rendon, Rubia; López-Angulo, Yaranay; Escobar-Alaniz, Bertha; Beyle, Christian

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O uso estratégico de aplicativos digitais no ensino superior adquire especial relevância em tempos de pandemia de COVID-19. É apresentado um estudo exploratório no qual são identificadas as aplicações digitais que os professores universitários chilenos utilizam e aquelas que eles recomendam para a autorregulação da aprendizagem no contexto do ensino virtual, devido à pandemia de COVID-19. A metodologia foi de natureza qualitativa, com abordagem fenomenográfica, a partir de três grupos focais, com amostra intencional de 17 professores. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. 27 aplicativos digitais relevantes são identificados para facilitar a autorregulação da aprendizagem, 16 úteis para a fase de preparação, 19 para a fase de execução, 11 para a fase de autorreflexão e 8 para as três fases do modelo cíclico de Zimmerman. WhatsApp e Google Calendar são os aplicativos mais recomendados para processos de autorregulação, especificamente para a disposição do aprendizado. A convergência de conhecimentos sobre a autorregulação da aprendizagem e competências em TIC surgem como um desafio partilhado para promover uma utilização estratégica das aplicações digitais e favorecer a aprendizagem inclusiva e de qualidade na universidade, no contexto da pandemia de COVID-19.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El uso estratégico de las aplicaciones digitales en educación superior adquiere especial relevancia en tiempos de pandemia por COVID-19. Se presenta un estudio exploratorio en el cual se indaga en el uso de aplicaciones digitales y las que recomiendan docentes universitarios para la autorregulación del aprendizaje en contexto de enseñanza virtual, por COVID-19. La metodología fue de carácter cualitativa, con un enfoque fenomenográfico, basado en tres grupos focales, con una muestra intencional de 17 docentes. Los datos fueron analizados a través de la técnica de Análisis de Contenido. Se identifican 27 aplicaciones digitales pertinentes para facilitar la autorregulación del aprendizaje, las cuales fueron agrupadas según el modelo cíclico de Zimmerman, 16 fueron útiles para la fase de preparación, 19 para la fase de ejecución, 11 para la fase de autorreflexión y 8 para las tres fases del modelo. WhatsApp y Google Calendar son las aplicaciones más recomendadas para los procesos de autorregulación, específicamente para la disposición del aprendizaje. La convergencia de conocimiento sobre autorregulación del aprendizaje y competencias TIC emergen como un desafío compartido para promover el uso estratégico de las aplicaciones digitales y favorecer aprendizajes inclusivos y de calidad en la universidad, en contexto de pandemia por COVID-19.

    Abstract in English:

    Abstract The strategic use of digital applications in higher education acquired special relevance in times of COVID-19 pandemic. This exploratory study inquires which digital applications are used and recommended by Chilean higher education lecturers in order to promote self-regulated learning on the virtual education context. The methodology was qualitative, with a phenomenographic approach, based on three focus groups, with an intentional sample of 17 lecturers. The data were analyzed through Content Analysis technique. 27 relevant digital applications were identified to facilitate self-regulation of learning, 16 useful for the preparation phase, 19 for the execution phase, 11 for the self-reflection phase, and 8 for the three phases of the Zimmerman cyclical model. WhatsApp and Google Calendar are the most recommended applications for self-regulation processes, specifically for the disposition of learning. Taking benefit of the reciprocal influence of knowledge on self-regulation of learning and ICT skills emerges as a shared challenge to promote a strategic use of digital applications and to foster inclusive and quality learning in the university, in the context of emergency online education.
  • Social innovation laboratories for the social construction of knowledge: systematic review of literature Articles

    Yañez-Figueroa, José-Antonio; Ramírez-Montoya, María-Soledad; García-Peñalvo, Francisco-José

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Os Laboratórios de Inovação Social (LIS) são espaços para a construção do conhecimento onde os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO podem ser atingidos. O objetivo da investigação é identificar os estudos mais relevantes sobre a construção social do conhecimento, no âmbito do SIL, relacionados com problemas ambientais e analisá-los a fim de propor soluções para a sustentabilidade. O método utilizado para localizar os artigos publicados em acesso aberto, de 2010 a 2020, em Scopus, Web of Science e Google Academic, foi o Revisão Sistemática da Literatura. Os resultados mostram que os grupos de trabalho são multidisciplinares e dão origem a propostas de diferentes áreas da ciência. Os produtos são construídos com uma abordagem aberta. As universidades são os espaços que mais promovem a participação nos laboratórios para gerar ações de sustentabilidade aplicáveis na vida real e o trabalho é feito para ampliar os protótipos aos níveis local, nacional e internacional.

    Abstract in English:

    Abstract Social innovation laboratories (SIL) are spaces for the construction of knowledge where UNESCO’s Sustainable Development Goals can be met. The objective of the research was to identify the most relevant studies about the social construction of knowledge, within the framework of the SIL, related to environmental problems and to analyze them in order to propose solutions for sustainability. The method used to locate the articles published in open access, from 2010 to 2020, in Scopus, Web of Science and Google Academic, was the Systematic Literature Review. The findings show that the working groups are multidisciplinary and originate proposals from different areas of science. The products are built with an open approach. Universities are the spaces that most promote participation in the laboratories to generate sustainability actions applicable in real life and work is done to scale up the prototypes to local, national and international levels.
  • Fidelity and praxeologies in didactic applications developed for solving mathematical expressions Artículos

    Ríos, Alberto Camacho; Luján, Bertha Ivonne Sánchez; Caldera-Franco, Marisela

    Abstract in Portuguese:

    Resumo São analisados os resultados de um desenvolvimento tecnológico para verificar seu nível de confiança em relação aos conhecimentos matemáticos ministrados em sala de aula. O conceito de fidelidade foi utilizado em sua estrutura de programação, uma vez que foi projetada e construída em Python. O aplicativo possui quatro características importantes, das quais se destaca a portabilidade no celular do aluno. Ele resolve exercícios relacionados com equações diferenciais lineares de primeira ordem. A técnica matemática seguida para a resolução é caracterizada no artigo a partir da Teoria Antropológica da Didática. O estudo é complementado com a análise de outras aplicações semelhantes encontradas na web. As descobertas incentivam o uso de aplicativos em sala de aula, pois fortalecem a conquista de habilidades nos alunos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Se analizan los resultados de un desarrollo tecnológico para verificar su nivel de confianza respecto a los conocimientos matemáticos que se enseñan en el salón de clase. En su estructura de programación se utilizó el concepto de fidelidad, toda vez que diseñado y construido en Python. La aplicación posee cuatro características importantes de las que sobresale su portabilidad en el móvil de los estudiantes. Resuelve ejercicios relacionados con las ecuaciones diferenciales lineales de primer orden. La técnica matemática seguida para la resolución es caracterizada en el artículo desde la Teoría Antropológica de lo Didáctico. Se complementa el estudio con el análisis de otras aplicaciones semejantes que se encuentran en la web. Los hallazgos alientan el uso de aplicaciones en el salón de clase, toda vez que fortalecen el logro de capacidades en los estudiantes.

    Abstract in English:

    Abstract The results of a technological development are analyzed to verify their level of confidence regarding the mathematical knowledge taught in the classroom. The concept of fidelity was used a programming context, for it was designed and built in Python. The application has four important characteristics, Compatibility with student’s mobile devices being one of the most important. It can solve inquiries related to first-order linear differential equations. The mathematical technique it follows is taken from the Anthropological Theory of the Didactics. This paper is complemented by cross-referencing similar apps found on the internet. The findings encourage the use of mobile apps in the classroom, as they strengthen the student’s skills.
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