Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 03/09/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

Breve Histórico

 

A Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), lançou seu primeiro volume no ano de 1979. É publicada sob a responsabilidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e vem contribuindo com a divulgação, do conhecimento produzido em Educação Física/Ciências do Esporte.

Ao longo da trajetória, a RBCE vem registrando a história da Educação Física brasileira a partir de diferentes olhares e concepções, de distintas abordagens, temas, objetos e problematizações.

Por ocasião do lançamento da RBCE em setembro de 1979 e nos dez anos seguintes, a revista privilegiou a publicação de artigos originais, crônicas, notícias, anais de congressos, cursos, relatos de experiências, entrevistas, cartas de leitores, resenhas de teses e dissertações, além de focalizar temas como motricidade humana, dirigente esportivo, educação física especial, bem como trabalhos referentes aos dez anos do CBCE.

O volume 12, aglutinando os números 1, 2 e 3 publicado no ano de 1992, configurou a primeira edição temática da revista, focalizando o tema do lazer. Durante a década de 1990, as edições temáticas foram mantidas e os temas determinados a partir das demandas dos associados, das Secretarias Estaduais e considerando-se os eventos organizados pelo CBCE. Ensino da Educação Física, aprendizagem motora, currículo, questões de gênero, legislação, metodologia do ensino, avaliação, esporte, comunicação e mídia, lazer e meio ambiente, conferências e textos apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, orientaram as edições temáticas daquela década.

O vol. 30, n. 1 (set/2008) da RBCE demarca uma suspensão da orientação temática que vinha regendo a dinâmica editorial da revista, um deslocamento importante de indução da demanda de trabalhos na Educação Física/Ciências do Esporte. Esse remate colocou-se em favor do movimento da própria área, que tem se fortalecido com a criação de novos programas de pós-graduação e com o incremento na divulgação do conhecimento científico por meio da publicação de artigos com distintos enfoques e oriundos de investigações em diferentes linhas de pesquisa.

A partir de setembro de 2008, por ocasião do seu vigésimo nono aniversário, a RBCE ganha sua versão digital, favorecendo a ampliação da disseminação, da transferência de informações científicas e o intercâmbio com entidades nacionais e internacionais, estudantes e profissionais ligados à área da Educação Física/Ciências do Esporte e demais interessados.

No ano de 2019, começa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass) dando mais celeridade ao processo de veiculação dos artigos aprovados.

No ano de 2023 lança duas novas seções: o Dossiê e o Painel, como forma de marcar temas de relevância nacional e ao mesmo tempo dar ênfase para a internacionalização da RBCE.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

A RBCE está buscando adotar gradualmente práticas que alinhem com a Ciência Aberta, implicando maior transparência nos processos que envolvem a pesquisa, sua produção, avaliação e veiculação, desde o artigo em si, até dados e outros elementos relacionados.  Neste sentido, a revista aceita a submissão de preprints (ver o tópico “preprints”), publicará junto ao artigo o nome dos editores responsáveis por sua avaliação, e segue o modelo Gold Open Access, ou seja, todos os artigos são de acesso aberto, disponível gratuitamente, e autores contribuem para o custeio da revista por meio de taxas (ver abaixo o item “Cobrança de taxas”).

Os autores de artigos encaminhados para a RBCE devem preencher e encaminhar via sistema de submissão ScholarOne o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta

 

 

Ética na Publicação

 

A autoria, no ato da submissão do artigo, se compromete a declarar que as diretrizes e procedimentos éticos foram respeitadas em todas as etapas do desenrolar da pesquisa,  a informar fontes de financiamento e as agências de pesquisa que lhe forneceram suporte. Nos casos aplicáveis, a autoria deve declarar que a pesquisa foi submetida a algum comitê de ética e por ele aprovado. Para pesquisas realizadas em ambiente virtual, a RBCE sugere que os autores sigam o estabelecido pelo CONEP. Para pesquisas advindas de outros países, deve-se consultar documento equivalente ou entrar em contato com a RBCE.  A adequada conduta e observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade do autor.

A RBCE adere aos princípios do Committee on Publication Ethics (COPE), aos Códigos de Ética da SciELO e ao Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ).

 

 

Foco e Escopo

 

A Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE, eISSN 2179-3255), é um periódico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), editada e mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Goiás (UFG) em parceria com o SciELO Brasil e a Editora Cubo. Apresenta investigações originais sobre temas atuais e relevantes provenientes de profunda reflexão teórica e/ou rigorosa investigação empírica. Além disso, a RBCE publica revisões abrangentes sobre temas atuais em Educação Física/Ciências do Esporte, que refletem a significativa diversidade teórica, metodológica, disciplinar, interdisciplinar e geográfica da área.

 

 

Preservação Digital

 

A RBCE segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. Como Política de Arquivamento, este periódico usa o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Mais informações em https://www.lockss.org/.

O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System[OJS] no Brasil. Finalmente, a RBCE mantém uma página, OJS, como repositório e memória onde mantém todos os volumes publicados desde o primeiro no ano de 1979.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Revista Brasileira de Ciências do Esporte
  • Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Online)
  • Publicação de: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1979
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

A RBCE aceita submissão de artigos depositados em servidores de preprints, como Preprints.org, SciELO Preprints, dentre outros. Sua submissão é optativa ao autor, devendo ser informado o nome do servidor de preprint e seu DOI no momento da submissão, por meio do  Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta. Adverte-se que a opção de submissão de preprint implica na abstenção do duplo-cego, visto que a autoria do preprint quebra o anonimato.

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

A avaliação dos artigos submetidos à RBCE segue um fluxograma simples. O artigo passa incialmente por uma avaliação de forma, no qual a Editora Executiva avalia a adequação do artigo às normas da revista, e seu alinhamento às subáreas Biodinâmica, Sociocultural e Pedagógica da Educação Física. Artigos da subárea da Biodinâmica devem ser submetidos obrigatoriamente em língua inglesa. Artigos das subáreas Sociocultural e Pedagógica podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol. Os artigos aprovados neste processo são enviados aos Editores Associados, que, juntamente com os Editores Assistentes, encaminham o artigo para pareceristas ad hoc. Estes podem dar três tipos de parecer: aprovação, reprovação ou revisões (grandes ou pequenas).

Artigos aprovados são encaminhados para diagramação e publicação. Uma versão do artigo aprovado (em PDF) será enviada pela empresa de editoração por e-mail para o autor correspondente, que poderá solicitar ajustes e correções na versão antes de sua publicação. Instruções sobre essa correção do arquivo PDF estarão no e-mail. Vale ressaltar que esta versão de aprovação se destina apenas a verificação da composição, edição, completude e correção do texto, tabelas e números. Alterações significativas no artigo aceito para publicação só serão consideradas nesta fase com a permissão do editor-chefe da RBCE.

Artigos reprovados são encaminhados para os autores, junto com os pareceres detalhando os motivos da decisão.

Artigos com parecer de revisões são reenviados aos autores, que devem adequar e submeter o trabalho a uma nova rodada avaliativa. Os autores devem ressubmeter seus artigos utilizando o mesmo ID, ou seja, uma nova submissão NÃO DEVE ser criada. Para ressubmeter o artigo durante o processo de revisão, os autores devem manter os arquivos “termo de acordo dos autores” e “folha de rosto”. Contudo, devem-se excluir as versões anteriores do arquivo principal do artigo e incluir os seguintes arquivos:

  • Carta em resposta aos revisores, pontuando as mudanças no artigo (arquivo complementar para avaliação);
  • Manuscrito com as alterações destacadas (arquivo complementar para avaliação);
  • Manuscrito com as alterações inseridas (arquivo documento principal).

A RBCE adota a política de abertura na qual constam no artigo publicado os nomes dos editores responsáveis pela sua avaliação.

 

 

Dados Abertos

 

Como forma de adoção das práticas da Ciência Aberta, a RBCE sugere que autores compartilhem seus dados, códigos, métodos e materiais por meio de repositórios confiáveis. Sugerimos a leitura dos materiais abaixo:

 

 

Cobrança de Taxas

 

A RBCE adota uma taxa de processamento de artigos de US$ 100,00, quando todos os autores do artigo não são não associados ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), com anuidade em dia. Excepcionalmente, artigos submetidos no ano de 2024 estarão isentos da taxa de publicação. Essa isenção é por tempo determinado e o corpo editorial comunicará qualquer alteração. Os autores se responsabilizam pela revisão gramatical dos artigos, caso os avaliadores solicitem, independente da linguagem original do artigo (português, inglês, espanhol).

Para maiores detalhes sobre os custos referentes ao funcionamento e manutenção de periódicos, sugere-se a leitura da Declaração SciELO sobre Sustentabilidade Financeira: https://mailchi.mp/scielo/declaracao-sobre-sustentabilidade

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Por autoria entende-se todos os responsáveis pela elaboração do artigo submetido, identificados no momento da submissão, cujos papéis estejam devidamente atribuídos conforme as diretrizes do CRedit (ver abaixo em “Contribuição dos Autores”). Estes sujeitos devem atestar que a pesquisa seguir preceitos éticos em sua elaboração, e enviar a devida documentação comprobatória.

A RBCE reforça que as pesquisas e suas implicações éticas são responsabilidade da autoria. Neste sentido, más condutas percebidas durante o processo avaliativo do artigo serão discutidas pela equipe editorial e reportadas aos autores. Caso o artigo tenha sido publicado, os autores erão convocados a prestar esclarecimentos ao periódico e à comunidade científica, podendo sofrer sanções editoriais a depender da natureza da má conduta.

Caso se percebam erros ou inconsistências no artigo após sua publicação, desde que não sejam de má conduta, haverá a publicação de erratas, tratadas conforme o Guia para o registro e publicação de Errata: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_errata.pdf

Erros severos ou identificações de más condutas poderão exigir a publicação de retratações parciais ou totais (cancelamento) do artigo, conforme o guia para o registro e publicação de retratação: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_retratacao.pdf

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

A RBCE espera que autores, avaliadores e editores trabalhem com máxima transparência acerca de possíveis conflitos de interesse, sejam eles de ordem financeira e/ou comercial, e/ou político, e/ou acadêmico, e/ou pessoal.

Os autores devem, obrigatoriamente, declarar a existência ou não de conflitos de interesse em campo específico do sistema de submissão ScholarOne, e na folha de rosto (ver abaixo em “Preparação do manuscrito> folha de rosto). Essa informação será mantida na publicação em campo específico. Por exemplo: “Declaramos que possuímos conflito de interesse de ordem financeira e/ou comercial, e/ou político, e/ou acadêmico, e/ou pessoal”. Não havendo conflitos de interesse acrescentar a seguinte informação: “Os autores declaram não haver conflitos de interesse”. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

Avaliadores devem declarar a existência de conflito de interesse no formulário de avaliação que consta no sistema ScholarOne da RBCE.

Editores, caso tenham conflito de interesse de qualquer natureza, devem solicitar que outro editor seja o responsável pelo artigo, por meio de comunicação interna na RBCE.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

A RBCE adota o software de verificação de similaridade iThenticate®, em que todos os artigos aprovados na etapa de avaliação de forma passam pelo software. Artigos com altos índices de similaridade são avaliados pela editora executiva e pela equipe editorial da RBCE, que pode optar pela reprovação imediata e arquivamento da submissão, ou solicitar esclarecimentos e correções à autoria.

 

 

Adoção de softwares uso de recursos de Inteligência Artificial

 

A RBCE não se opõe ao uso dos recursos de Inteligência Artificial (I.A) por autores, editores e avaliadores, desde que elas não se configurem como àquelas que elaboraram o texto e/ou realizou a avaliação do artigo. Nos casos em que houver o uso de recursos de Inteligência Artificial, a RBCE exige que seja observado o que consta no Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO, sumariamente:

  • Todo e qualquer uso deve ser registrado e avisado à RBCE, bem como seguir as boas práticas éticas na comunicação científica.
  • Apenas humanos podem ser autores. As ferramentas de I.A podem auxiliar na preparação, elaboração, revisão e tradução dos textos.
  • As fontes e materiais de IA devem ser citadas e referenciadas.
  • Deve-se verificar a segurança dos dados inseridos nos recursos de I.A, visto que nos artigos cujo processo avaliativo pressupõe anonimato de conteúdo e identidade de autores e avaliadores, o vazamento destas informações pode implicar em prejuízos para ambas as partes.
 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da RBCE, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a RBCE observa e vem construindo a equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados dentro dos termos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (disponível em: http://conselho.saude.gov.br/comissao/conep/resolucao.html), quando envolver experimentos com seres humanos; e de acordo com os Princípios éticos na experimentação animal do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal - COBEA (disponível em: http://www.cobea.org.br/etica), quando envolver animais.

Todos os manuscritos que apresentem experimentos com seres humanos ou experimentação animal devem detalhar nos métodos do estudo que a pesquisa está de acordo com os princípios éticos que norteiam as resoluções acima citadas.

O nome do Comitê de Ética que aprovou o estudo, junto com o número de referência, deve ser incluído durante o processo de produção do artigo, caso ele seja aceito para publicação, ou seja, estas informações deverão estar ocultas para garantir a anonimato dos autores durante o processo de revisão por pares. Eventuais isenções, concedidas pelo Comitê de Ética, também deverão ser detalhadas no manuscrito.

 

 

Direitos Autorais

 

A RBCE adota licença Creative Commons 4.0 (CC BY 4.0) para todos os artigos publicados.

Autores de artigos publicados pela RBCE mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem a Revista Brasileira de Ciências do Esporte o direito de primeira publicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Exceto onde especificado de maneira distinta, todo o conteúdo da RBCE se encontra sob licença Creative Commons 4.0 (CC BY 4.0). Autores de artigos publicados pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte mantém os direitos autorais de seus trabalhos, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.

A RBCE encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

 

CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

   

 

Editora Executiva

 

 

 

 

Editor(es) Associados ou de Seção

   

 

Editores Assistentes

   

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

A RBCE segue as práticas editoriais que incentivam as recomendações de ética na pesquisa, como o Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica (SciELO). Artigos da subárea da Biodinâmica devem ser submetidos obrigatoriamente em língua inglesa. Artigos das subáreas Sociocultural e Pedagógica podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

 

 

Tipos de Documentos Aceitos

 

Atualmente a RBCE aceita os seguintes tipos de trabalho:

  1. Artigos originais: artigos que comunicam resultados de pesquisas empíricas e/ou teóricas originais sobre temas relevantes e inéditos, apresentando, preferencialmente, as seguintes seções fundamentais – ou variações destas, de acordo com a exposição do objeto e resultados da investigação: introdução; delineamento metodológico; resultados e discussão; conclusões; referências. As submissões nesta seção podem ser realizadas a qualquer tempo, em sistema de demanda contínua.
  2. Artigos de revisão: revisão ou artigo sumário do estado da arte, isto é, artigos com o objetivo de sintetizar e/ou avaliar trabalhos científicos já publicados, estabelecendo um recorte temporal, temático, disciplinar e/ou geográfico para análise da literatura consultada. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.
  3. Ensaios: reflexão teórico-conceitual produzida a partir da experiência autoral para defender determinada posição que vise aprofundar ou problematizar discussões de relevo para a área, apresentando novas contribuições sem, necessariamente, fundamentar-se em revisão ou produção de empiria. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.
  4. Dossiê: reúne artigos e ensaios submetidos a partir de indução e chamamento público, pelo qual a RBCE se propõe mobilizar a comunidade científica da área, a partir do agendamento de debates em torno de temas emergentes no cenário nacional. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.
  5. Painel: reúne artigos e ensaios submetidos a partir de indução, proposta por grupos de pesquisa consolidados em interlocução com grupos vinculados a instituições estrangeiras, que se dedica ao agendamento científico de debates em torno de temas emergentes no cenário internacional. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.
  6. Entrevista: entrevistas induzidas pela RBCE por convite dedicadas a provocar o diálogo entre pesquisadores(as) expoentes sobre temas de relevo ou tendências de desenvolvimento da área. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.
  7. Editorial: texto introdutório do periódico manifestando opiniões, comentários e/ou posicionamentos escrito por membros da equipe editorial acerca do desenvolvimento da área e da RBCE. Esta seção é exclusiva para demanda induzida, ou seja, o Corpo editorial convidará autores a submeterem seus artigos. Artigos direcionados indevidamente para esta seção serão arquivados.
  8. Preprints: textos já publicados em servidores de preprints reconhecidos, conforme descrito na seção “POLÍTICA EDITORIAL > Preprints”.
 

 

Contribuição dos Autores

 

Os autores devem identificar a contribuição de cada autor listado conforme as diretrizes do CRedit (Contributor Roles Taxonomy). 

Por exemplo: "Autor X responsabilizou-se por…; Autor Y responsabilizou-se por…; Autor Z responsabilizou-se por…, etc."

Esta identificação deve ser realizada no sistema ScholarOne de submissão, e em arquivo da Folha de Rosto (vide abaixo).

 

 

Preparação do Manuscrito

 

O artigo deve ser submetido por meio do sistema editorial ScholarOne da RBCE.

O(a) responsável pela submissão deverá preencher corretamente todas as informações, indicar os dados de todos os autores, e inserir os seguintes arquivos/documentos que compõe a submissão:

  1. Artigo (ver abaixo em “Formato de Envio dos Artigos”);
  2. Arquivos individuais de figuras e vídeos (ver abaixo em “Ativos Digitais”).
  3. Termo de acordo dos autores (ver abaixo em “Documentos Suplementares”;
  4. Folha de Rosto (ver abaixo em “Documentos Suplementares”). 
  5. Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional.
 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

O texto deve ser submetido em formato editável Microsoft Word, escrito em uma única coluna com fontes padrão, por exemplo, Arial ou Times New Roman. Não deve conter qualquer identificação de autoria, incluindo as informações presentes nas “propriedades do arquivo”, isto é, o nome do arquivo.  Esta regra de identificação de autoria não se aplica aos preprints.

  1. Título: No idioma da submissão, e independente da subárea, deve ser acompanhado de suas versões dentre os três idiomas que a RBCE adota, português, inglês e espanhol
  2. Resumo: Deve ser elaborado um resumo informativo, incluindo objetivo, metodologia, resultados, conclusão. Cada resumo que acompanhar o artigo deverá ter, no máximo, 790 caracteres (contando espaços). Deve estar na língua em que o artigo será submetido (Português, Inglês ou Espanhol). Em seguida, deverão constar as mesmas informações correspondentes, com a mesma formatação, traduzidas para os demais idiomas (português, inglês e espanhol). Importante ressaltar que cada resumo deverá respeitar o limite máximo de 790 caracteres (português, inglês e espanhol).
  3. Palavras-chave em português e inglês: constituídos de quatro termos que identifiquem o assunto do artigo separados por ponto e vírgula. Recomendamos a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível em: http://decs.bvs.br e/ou MeSH, disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/ . Deverão estar na língua em que o artigo será submetido (Português, Inglês ou Espanhol). Em seguida, deverão constar as mesmas informações correspondentes, com a mesma formatação, traduzidas para os demais idiomas (português, inglês e espanhol). Importante ressaltar que cada resumo deverá respeitar o limite máximo de 790 caracteres (português, inglês e Espanhol.
  4. Comprimento dos manuscritos: O tamanho máximo dos artigos da subárea da Biodinâmica é de 25.000 caracteres (contando espaços). O tamanho máximo dos artigos das subáreas Sociocultural e Pedagógica é de 35.000 caracteres (contando espaços e todos). O número de caracteres será contabilizado incluindo todos os elementos presentes no manuscrito da introdução até as considerações finais, inclusive notas de rodapé, tabelas, títulos e fontes de tabelas e ilustrações. Excluem-se desta contabilização o  título do artigo, resumo, palavras-chaves e referências bibliográficas. Importante ressaltar que, mesmo após processo de revisão editorial, o manuscrito deverá manter-se dentro do limite máximo de caracteres de acordo com a subárea.
  5. Notas de rodapé: Somente notas explicativas e que devem ser evitadas ao máximo. As notas contidas no artigo devem ser indicadas com algarismos arábicos e de forma sequencial imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Observação: não inserir Referências completas nas notas, apenas como referência nos mesmos moldes do texto.
 

 

Ativos Digitais

 

Tabelas e Quadros: deverão estar inseridos no corpo do texto e numerados por ordem de aparecimento no texto com números arábicos. Deve ter um título (antes da tabela ou quadro), uma legenda explicativa (após a tabela ou quadro) e apresentar as fontes que lhes correspondem. Devem estar em formato editável.

  • Figuras, Imagens e Ilustrações: Quando for o caso, devem ser numeradas por ordem de aparecimento no texto com números arábicos. No corpo do artigo, deve ter um título (antes), uma legenda explicativa (após) e apresentar as fontes que lhes correspondem. Deverão ser enviadas em arquivos individuais, separadas do texto principal do artigo, nominados conforme a ordem em que estão inseridos no texto (ex.: Figura 1, Figura 2, etc.). Devem estar em alta definição (300 dpi) e em formato de imagem, por exemplo JPG, PNG, TIFF. Quando for o caso, deverão vir acompanhadas de autorização específica para cada uma delas, em que seja informado que a imagem a ser reproduzida no artigo foi autorizada, especificamente, para esse fim. No caso de fotografias, a autorização tem de ser feita pelo fotógrafo (mesmo quando o fotógrafo é o próprio autor do artigo) e pelas pessoas fotografadas. Obras cujo autor faleceu há mais de 71 anos já estão em domínio público e, portanto, não precisam de autorização.
 

 

Citações e Referências

 

A RBCE adota o estilo Vancouver para citações e referências, no sistema autor data das entradas do texto, e lista de referências em ordem alfabética em sessão específica do artigo. Devem ser atualizadas contendo, preferencialmente, os trabalhos mais relevantes sobre o tema publicados nos últimos cinco anos. Deve conter apenas trabalhos referidos no texto. A apresentação deverá seguir o formato denominado "Autor-Data.' As citações no texto devem referir-se a: 1. Autor único: sobrenome do autor (sem iniciais, a menos que haja ambiguidade) e ano de publicação; 2. Dois autores: ambos os sobrenomes dos autores e o ano de publicação; 3. Três ou mais autores: sobrenome do primeiro autor seguido de “et al.” e o ano de publicação. Sugere-se o uso do DOI quando disponível. Exemplos:

Balay FB, Galak E. Escuela y escolarización de los cuerpos en la formación superior: un análisis de las prácticas profesionales de Educación Física (UDELAR, Uruguay) desde la perspectiva de Pierre Bourdieu. Rev Bras Ciênc Esporte [Internet]. 2023;45:e20230063. Available from: https://doi.org/10.1590/rbce.45.e20230063

Borowski EB von, Frasson JS, Medeiros TN, Bossle F. A Educação Física Escolar na educação profissional: um estudo a partir do conhecimento produzido. Rev Bras Ciênc Esporte [Internet]. 2023;45:e20220066. Available from: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e20220066

Correia MAA, Pinto JM de R. Educação infantil na Emilia-Romagna, Itália: participação social e desafios na garantia do direito à educação. Educ Soc [Internet]. 2024;45:e270328. Available from: https://doi.org/10.1590/ES.270328

Mascarenhas F, Lazzarotti Filho A, Vianna LC. A RBCE e os desafios para o periodismo científico brasileiro. Rev Bras Ciênc Esporte [Internet]. 2023;45:e20230045. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.45.e20230045

 

 

Documentos Suplementares

 

Termo de acordo dos autores: Trata-se de uma carta que deverá ser assinada por todos os autores, autorizando a publicação do artigo e declarando que o mesmo é inédito e que não foi ou está submetido para publicação em outro periódico. A RBCE orienta que só devem assinar os trabalhos as pessoas que de fato participaram das etapas centrais da pesquisa, não bastando, por exemplo, ter revisado o texto ou apenas coletado os dados. Todas as pessoas relacionadas como autores, por ocasião da submissão de trabalhos na RBCE, estarão automaticamente declarando responsabilidade nos termos dos modelos disponíveis no link https://docs.google.com/document/d/1IR-KNTp7ml1vwhlIuvKQfXDIxD96Ddwz/edit?usp=sharing&ouid=101726963669889115419&rtpof=true&sd=true

Folha de Rosto: Este documento deve conter exclusivamente:

  • Título do trabalho;
  • Identificação completa de todos os autores, contendo: e-mail, último grau acadêmico, filiação institucional (Departamento ou Programa de Pós-graduação, Centro ou Setor, Instituição de Ensino ou Pesquisa - as afiliações devem ser apresentadas em ordem hierárquica decrescente (p.e Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria) e na língua original da instituição ou na versão em inglês quando a escrita não é latina (p.e: Johns Hopkins University, Universidade de São Paulo, Université Paris-Sorbonne), Cidade, Estado (unidade da Federação) e país;
  • ORCID de todos os autores;
  • Endereço postal e telefone (apenas do contato principal do trabalho);
  • Apoio financeiro: é obrigatório informar sob a forma de nota de rodapé, todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, inclusive bolsas, mencionando agência de fomento, edital e número do processo. Essa informação será mantida na publicação em campo específico, por exemplo: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”. Caso a realização do trabalho não tenha contado com apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação: “O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização”.
  • Conflitos de interesse: É obrigatório declarar a existência ou não de conflitos de interesse sob a forma de nota de rodapé. Essa informação será mantida na publicação em campo específico. Por exemplo: “Declaramos que possuímos conflito de interesse de ordem financeira e/ou comercial, e/ou político, e/ou acadêmico, e/ou pessoal”. Não havendo conflitos de interesse acrescentar a seguinte informação: “Os autores declaram não haver conflitos de interesse”.
  •  Agradecimentos: caso sejam mencionados, deverão vir sob a forma de notas de rodapé. Por exemplo: “Agradeço ao colega de laboratório pela leitura crítica e apontamentos no texto”.
  •  Contribuição dos autores: Relacionar a contribuição de cada autor listado conforme as diretrizes do CRedit (Contributor Roles Taxonomy).  Por exemplo: "Autor X responsabilizou-se por…; Autor Y responsabilizou-se por…; Autor Z responsabilizou-se por…, etc."

Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional; Ver acima a seção “Política editorial – Comitê de ética”.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes. Esta informação deve constar na submissão no ScholarOne e na Folha de rosto (ver item 4.5 acima).

 

 

Informações Adicionais

 

O acervo histórico da RBCE, cuja primeira publicação data do ano de 1979, pode ser encontrado aqui.

 

 

Contato

 

Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Educação Física e Dança
Programa de Pós-graduação em Educação Física
Avenida Esperança s/n, Câmpus Samambaia
CEP: 74690-900
Goiânia – Goiás – Brasil
Telefone: (55) 62 – 3521-1513
E-mail da RBCE: rbceonline@gmail.com

 

 

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Avenida Esperança s/n, Câmpus Samambaia, CEP: 74690-900, Telefone: +55 (62) 3521-1513 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com