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Educação & Sociedade

versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

SOARES, José Francisco  e  XAVIER, Flávia Pereira. Pressupostos educacionais e estatísticos do Ideb. Educ. Soc. [online]. 2013, vol.34, n.124, pp.903-923. ISSN 1678-4626.  https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300013.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) assume que as escolas devem ser avaliadas não só pelos seus processos de ensino e gestão ou pelos recursos disponíveis, mas também pelo aprendizado de seus alunos sobre as capacidades básicas e pela sua trajetória escolar. O primeiro objetivo deste artigo é, através da descrição dos algoritmos do Ideb, explicitar sua concepção de qualidade e de equidade de escolas. Isso permite identificar os efeitos diretos e indiretos que seu uso induz nas escolas e que reorientam suas políticas e práticas, buscando sua maximização. Em seguida, mostra-se que algumas opções feitas na sua concepção têm consequências indesejáveis. Diante disso, o artigo traz sugestões de aperfeiçoamento, junto com propostas de mudanças na forma de divulgação e uso, que tornam o Ideb mais relevante pedagogicamente.

Palavras-chave : Ideb; Educação básica; Indicadores educacionais.

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