Introdução
A revista Pro-Posições, criada em 1990 como um periódico do campo da educação em suas variadas e múltiplas interfaces, é uma publicação quadrimestral de editoria da Faculdade de Educação da Unicamp.
No ano de 2009, quando a revista completou 20 anos de existência, Agueda Bernardete Bittencourt e Elizabeth Mercuri (2009) escreveram o artigo “Entre capas e letras, embates e crenças - 20 anos de Pro-Posições”, no qual se propuseram a
compreender ou imaginar – pelos traços deixados em quase 60 números, a partir de diferenças e oposições que colocam frente a frente revistas e editores – a história de uma revista, cujo lugar no mundo acadêmico foi conquistado e consolidado ao longo de duas décadas. (p. 162)
Passados dez anos dessa publicação, constatamos que a história cuidadosamente narrada pelas autoras foi ganhando novos contornos e, em sua trajetória, a Pro-Posições continua assumindo um lugar de destaque dentre os periódicos da área da educação que ampliaram significativamente as temáticas publicadas. A Pro-Posições é uma revista sintonizada com temas emergentes, originais e/ou pouco considerados, entre os quais podemos incluir estudos e pesquisas do e sobre o corpo, que, muito embora apenas muito recentemente se tenham tornado objeto de investigação das ciências humanas e do campo da educação, têm estado presentes nas publicações da revista, em distintas abordagens e perspectivas teóricas, que apresentaremos neste artigo.
De acordo com Góis Junior, Soares e Terra (2015), deve-se à Escola dos Analles a eleição do corpo como um objeto da história no campo das ciências humanas.
Isso porque essa maneira de fazer história em que o corpo ganha estatuto de objeto é própria da Escola dos Analles e das fronteiras e interações que estabelecem os intelectuais que a ela se filiam, da necessidade que sugerem de aproximação com as outras Ciências Sociais, com a Educação, Filosofia, Psicanálise e a Arte. Essa compreensão é tributária de pensadores como o etnólogo Marcel Mauss (1936) que, com seu clássico estudo sobre as técnicas corporais, tratou o corpo como arquivo simbólico das sociedades, dos seus modos de se educar e de viver, do habitus; de Norbert Elias (1994; 1995) e seus estudos sobre os processos civilizatórios publicados a partir de 1939, nos quais historiciza a economia psíquica a partir do aporte da Sociologia e da Psicanálise; de historiadores como Marc Bloch (1987; 2001), que na década de 1940 afirmava que era necessário farejar a carne humana e pensar os seres humanos por detrás de toda a vida social e que uma “... história mais digna de tal nome do que os tímidos ensaios a que nossas possibilidades nos limitam hoje teria em consideração as aventuras do corpo ...” (2001, p. 91); de Michel Foucault (1980, 1998, 2003, 2008), que nos anos 1970 produziu inúmeros estudos sobre a centralidade do corpo na medicina, no poder sobre o crpo e sobre a vida, no biopoder e na biopolítica. (pp. 974-975)
Trata-se, portanto, de um movimento do pensamento que contribuiu para a consolidação de estudos e pesquisas do e sobre o corpo5 como objeto das ciências humanas e da educação. Há, então, um objeto múltiplo, polissêmico, complexo, que possibilita trazer para o centro do debate educacional distintas dimensões da vida em sociedade.
Considerar o corpo como um objeto do campo da educação torna necessário aproximá-lo ou mesmo fundi-lo a campos diversos que lhe fornecem outras perspectivas de aproximação e lhe servem de esclarecimento. Assim, pensar em seus itinerários demonstra a existência de lugares nos quais, em uma dada conjuntura e em condições mais precisas e possíveis de análise, eclodem interesses inéditos por esse objeto – o corpo –, interesses que triunfam sobre outros preexistentes, apoderando-se de áreas até então negligenciadas da esfera social. Parece igualmente legítimo descrever e perscrutar essas preocupações meticulosas, perenizadas em torno da saúde, da prevenção, da educação em múltiplas esferas e que foram reunidas sob a forma corrente de educação física (Vigarello, 1988), mas também de ginástica, de dança, de esporte, de lazer e de recreação.
Nosso artigo, portanto, tem como objetivo apresentar a produção da revista Pro-Posições, relacionada aos estudos e às pesquisas do e sobre o corpo, desde a sua criação em 1990 até 2018. Esta produção foi repertoriada por meio de buscas nos campos título, resumo e palavras-chave,6 utilizando descritores, selecionados por serem correlatos à temática, tais como: corpo; cuerpo; educação física; ginástic; gímnic; dança; esport; lazer; recrea.7 Encontramos algumas dificuldades ao realizar as buscas nos arquivos digitalizados da revista, entre os anos de 1990 e 1999, pois eles estão num formato que não permite o acesso às palavras dos textos por meio de comandos de busca. De 2000 a 2003, a maior parte dos arquivos permite esse acesso e, a partir de 2004, não tivemos mais essa limitação.
A nossa opção por pesquisar os títulos, os resumos e as palavras-chave possibilitou a realização de um amplo levantamento, e foi este o critério para organizarmos as produções em tabelas, que serão apresentadas mais adiante. Algumas resenhas selecionadas nestas tabelas nem sempre trazem no título os descritores, mas foram incluídas porque fazem parte de dossiês dedicados aos estudos e às pesquisas do e sobre o corpo ou referem-se a obras relacionadas à temática. No entanto, o número de produções da revista que abordamos estudos e as pesquisas sobre esse tema é ainda maior do que as listadas nas tabelas deste artigo, uma vez que em muitas delas esta temática aparece secundariamente. Isso pôde ser constatado quando utilizamos os descritores “corpo” ou “cuerpo” e encontramos várias publicações que os mencionam ao longo do texto,8 embora não os tragam nos campos elegidos para nossas buscas.9
De acordo o critério de pesquisa estabelecido, pudemos identificar um conjunto significativo de 105 publicações entre os anos de 1992 e 2018, que abrangem artigos, apresentações, resenhas e outros textos10(http://www.scielo.br/revistas/pp/pinstruc.htm), contemplando as diferentes seções da revista.
Isso demonstra que o periódico esteve/está sintonizado com temáticas emergentes, originais e/ou pouco tratadas na área da educação, como é o caso do tema aqui abordado. O material compilado evidencia que a Pro-Posições acolheu em suas páginas, desde seus primeiros anos de circulação, estudos e pesquisas do e sobre o corpo a partir de diferentes perspectivas, conforme veremos a seguir pelos assuntos reunidos em cada uma das décadas de sua existência.
Da criação a 1999: corpo, dança e educação física
Desde sua criação e na primeira década, 19 produções remetem aos estudos e às pesquisas do e sobre o corpo: 12 artigos, 06 resenhas e 01 apresentação.
As primeiras publicações ocorreram em 1992 (v. 3, n. 2, maio/ago.), sendo um artigo e uma resenha. A última publicação do período foi em 1998 (v. 9, n. 2, maio/ago.), com um número temático da revista totalmente dedicado à dança, organizado por Isabel A. Marques (https://www.fe.unicamp.br/publicacoes/lancamentos/1963), contendo um editorial, oito artigos e uma resenha. Foram abordados nesse número temas como: corpo;dança contemporânea e educação;dança voltada para meninos e meninas; dança inserida na cultura jovem e na escola; relações entre dança, gênero e uma pedagogia feminista e crítica; dança moderna americana;problemática do ensino da dança, suas técnicas e suas correntes estéticas na relação com o currículo escolar; dança no âmbito da educação somática; e, ainda, dança e dança-teatro de Pina Bausch.
Embora tenhamos duas produções sobre outros temas, como a violência no corpo do trabalhador e esquema corporal da criança, nesse período predomina a dança, já que o número temático da revista era totalmente dedicado a esse assunto, somando-se a mais alguns artigos de demanda espontânea a ele correlatos.
Ainda nessa década, encontramos algumas resenhas de livros sobre educação física escolar; educação psicomotora; história da educação física; e história das práticas higiênicas.
Na Tabela 1, a seguir, trazemos os títulos11 e os(as) autores(as), assim como os dados das publicações e os links de acesso aos textos.
Tabela 1 Publicações de estudos e pesquisas do e sobre o corpo na revista Pro-Posições no período de 1990 a 1999
V./ano | Título | Autor(a) | Link |
---|---|---|---|
v. 3, n. 2 (1992) | A produção da violência no corpo do trabalhador | Rosa, Maria Inês | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2467/8-artigos-rosami.pdf |
v. 3, n. 2 (1992) | Resenha do livro: De corpo e alma: O discurso da motricidade, de João Batista Freire | Novaski, Augusto João Crema | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2473/8-resenha-novaskia.pdf |
v. 4, n. 2 (1993) | Resenha do livro: O Jogo no contexto da Educação Psicomotora, de Vânia Carvalho de Araujo | Brenelli, Rosely Palermo | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1773/11_resenha_breellirp.pdf |
v. 4, n. 2 (1993) | Resenha do livro: Metodologia do Ensino de Educação Física, de Carmen Lúcia Soares, Celi NelzaZülke Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Ortega Escobar e Valter Bracht | Porto, Eline Tereza Rozante | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1775/11_resenha_portoetr.pdf |
v. 4, n. 3 (1993) | Esquema corporal da criança que enxerga e da criança privada de visão | Oliveira, Gislene de Campos | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1784/12_artigo_oliveiragc.pdf |
v. 6, n. 3 (1995) | Uma pedagogia feminista para Dança da Criança | Stinson, Susan W. | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1863/18_artigo_stinsonsw.pdf |
v. 6, n. 3 (1995) | Resenha do livro: Educação Física: raízes europeias e Brasil, de Carmen Lúcia Soares | Daolio, Jocimar | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1867/18-resenhas-daolloj.pdf |
v. 7, n. 3 (1996) | O corpo nas vozes e nas danças das culturas jovens | Marques, Isabel A. | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1899/21_artigo_marquesia_1.pdf |
v. 8, n. 1 (1997) | Resenha do livro: O limpo e o sujo: uma história da higiene corporal, de Georges Vigarello | Bufalo, Joseane Maria Parice | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1915/22-resenhas-bufalojmp.pdf |
v. 9, n. 2 (1998) | Editorial do número temático sobre Dança | Marques, Isabel A. | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1967/26-editorial-marquesia.pdf |
v. 9, n. 2 (1998) | Dança moderna americana: um esboço | Gitelman, Claudia | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1968/26-artigos-gitelmanc.pdf |
v. 9, n. 2 (1998) | O currículo e a moralidade da estética | Stinson, Susan | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1969/26-artigos-stinsons.pdf |
v. 9, n. 2 (1998) | Em direção a professores transformadores: perspectivas feminista e crítica no ensino de dança | Shapiro, Sherry B. | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1970/26-artigos-shapirosb.pdf |
v. 9, n. 2 (1998) | Como “criaturas selvagens” domaram as distinções de gênero | Bond, Karen E. | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1971/26-artigos-bondke.pdf |
v. 9, n. 2 (1998) | Reflexões sobre a dança e os meninos | Stinson, Susan | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1972/26-artigos-stinsonsii.pdf |
v. 9, n. 2 (1998) | Vozes de meninos adolescentes | Stinson, Susan W. | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1973/26-artigos-stinsonsiii.pdf |
v. 9, n. 2 (1998) | Corpo, dança e educação contemporânea | Marques, Isabel A. | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1974/26-artigos-marquesia.pdf |
v. 9, n. 2 (1998) | Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança | Fortin, Sylvie | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1975/26-artigos-fortins.pdf |
v. 9, n. 2 (1998) | Resenha do livro: O Teatro de Pina Bausch, de LeonettaBentivoglio | Marques, Isabel A. | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1976/26-resenha-marquesia.pdf |
Fonte: Elaborada pelas autoras
Neste cenário inicial, verificamos, portanto, um interesse pelos estudos e pelas pesquisas do e sobre o corpo, bem como um acolhimento a eles, que, como veremos mais adiante, se intensificou nos anos seguintes.
Dos anos 2000 a 2009: a consolidação de estudos e pesquisas do e sobre o corpo
Em sua segunda década de existência, a Pro-Posições seguiu com os estudos e as pesquisas do e sobre corpo circunscritos em torno da dança e da educação física, ao mesmo tempo em que ampliou em direção a temas correlatos, como é o caso do lazer e da recreação. Para além dessa expansão temática, a revista passou a delimitar com mais acuidade e profundidade problemáticas de investigação, tendo os estudos e as pesquisas do tema como centralidade e uma forte interlocução com as ciências humanas. Nesse sentido, podemos afirmar a consolidação dessa temática no conjunto de textos publicados nessa década.
Houve, nesse período, um total de 40 produções, sendo 32 artigos, 05 resenhas, 01 apresentação de dossiê e 02 textos na seção “Diversos e Prosas”.12
Foi nessa década que a revista consolidou sua seção “Dossiê”, tendo sido o primeiro deles, denominado “Educação especial e políticas inclusivas”, organizado por Maria Teresa Egler Mantoan e Regina Maria de Souza (https://www.fe.unicamp.br/publicacoes/lancamentos/2120), publicado no ano de 2001 (v. 12, n. 2-3, jul./nov.).
Dois anos mais tarde, em 2003 (v. 14, n. 2, maio/ago.), o dossiê “A visibilidade do corpo”, organizado por Carmen Lúcia Soares (https://www.fe.unicamp.br/publicacoes/lancamentos/2205), composto por uma apresentação e nove artigos, inaugurou uma discussão a respeito de temáticas que versam sobre a historicidade do corpo;os sinais da morte;a alimentação como espetáculo; a interface entre medicina, higiene e educação; a indústria cultural e o debate sobre o corpo na sociedade contemporânea; as pedagogias do corpo e da saúde; as intervenções estéticas no corpo; corpo e sexualidade; e corpo e natureza.
Apesar de essa fase ter se iniciado “timidamente”, com apenas uma publicação em 2000, nenhuma em 2001 e duas em 2002, a partir de 2003, assistimos ao adensamento das produções relativas aos estudos e às pesquisas do e sobre o corpo, como explicitamos anteriormente, e registramos publicações em todos os anos subsequentes. Na década anterior, por quatro anos – 1990, 1991, 1994 e 1999 – não apareceram tais produções.
De 2000 a 2009, a Pro-Posições publicou, ainda, os seguintes temas: corpo e gestualidade infantil no cinema; imagens da infância nos parques; erotização dos corpos infantis; lugar do corpo em jogos teatrais; debate sobre o corpo numa perspectiva filosófica e estética e de sua virtualização no mundo contemporâneo; compreensão das possibilidades e formas de memória inscritas no corpo e na linguagem; currículo e corpo; as práticas corporais esportivas; uma história dos uniformes escolares; e o corpo feminino e imagens da mulher na Revista Educação Física (1932 a 1945).
As modificações corporais como o uso depiercings, escarificações, tatuagens e implantes estéticos; a estatuária grega e os pressupostos estéticos e higiênicos do corpo; o corpo clownesco; a dança em diferentes abordagens; as linguagens da ginástica e da dança; as relações entre saúde, gênero e sexualidade, foram temáticas igualmente contempladas nas diferentes produções.
No que se refere à educação física, de modo mais específico, encontramos artigos relacionados às práticas avaliativas e às ações didáticas em suas aulas, assim como a orientações legais no âmbito do ensino médio e à formação profissional nessa área.
A respeito de lazer e recreação, foram publicados artigos que analisam as políticas públicas desse setor na relação com a escola e o esporte; as representações dos excluídos no lazer, no trabalho e na família; o lazer da criança no mundo rural em sua ligação com a escola; e a recreação operária entre 1920 e 1940.
Quanto às resenhas, encontramos temas relacionados à ginástica; à educação física escolar; ao campo das artes – englobando estudos sobre a dança, o ritmo e a música; sobre o corpo no âmbito das ciências humanas e educação. Observamos, igualmente, a circulação de novas temáticas, que não tinham sido abordadas nas resenhas da primeira década.
Outro ponto a mencionar diz respeito às publicações na seção “Diversos e Prosas”, inaugurada nesse período. Novamente a dança entra em cena, com a tradução das partes I a IV do livro A dança moderna, de John Martin (publicado em 1933).
Assim como fizemos anteriormente, apresentamos a seguir a Tabela 2 com os dados das produções.
Tabela 2 Publicações de estudos e pesquisas do e sobre o corpo na revista Pro-Posições no período de 2000 a 2009
V./ano | Título | Autor/a | Link |
---|---|---|---|
v. 11, n. 2 (2000) | “Sair para o mundo” - As representações dos excluídos sobre trabalho, família e lazer | Nasser, Ana Cristina Arantes | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2069/32-artigos-nasseraca.pdf |
v. 13, n. 1 (2002) | Repensando a escola - com a palavra: a criança da área rural | Leite, Maria Isabel Ferraz Pereira | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2133/37-artigos-leitemifp.pdf |
v. 13, n. 2 (2002) | Crianças nos parques: imagens de infância | Gobbi, Márcia | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2149/38-artigos-gobbim.pdf |
v. 14, n. 1 (2003) | Resenha do livro: O ensino das artes: construindo caminhos, de Sueli Ferreira (Orgs.) | Faria, Jane de Oliveira | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2185/40-resenhas-fariajo.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | Apresentação do dossiê: a visibilidade do corpo | Soares, Carmen Lúcia | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2189/41-dossie-soarescl.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | A história e os modelos do corpo | Vigarello, Georges | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2190/41-dossie-vigarellog.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | As provas do corpo, os sinais da morte nos séculos XVIII-XIX | Crespo, Jorge | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2191/41-dossie-crespoj.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | Bom para os olhos, bom para o estômago: o espetáculo contemporâneo da alimentação | Sant'anna, Denise Bernuzzi | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2192/41-dossie-santannadb.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | O processo de apreensão e de re-criação do mundo | Hasse, Manuela | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2193/41-dossie-hassem.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | Corpo, educação e indústria cultural na sociedade contemporânea: notas para reflexão | Vaz, Alexandre Fernandez | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2194/41-dossie-_vazaf.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadas | Soares, Carmen Lúcia, & Fraga, Alex Branco | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2195/41-dossie-soarescl_etal_1.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | Las huellas de la vida. Intervenciones estéticas y modelado del Yo | Gómez, Zandra Pedraza | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2196/41-dossie-gomezzp.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | O corpo e a sexualidade das mulheres: do século XVIII ao período entre guerras | Houbre, Gabrielle | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2197/41-dossie-houbreg.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | Histórias de bugres e tigres: corpo e natureza em terras catarinenses do século XIX | Silva, Ana Maria,Perini, Cecilia Guimarães, & Agostini, Maria de Souza Pedroso | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2198/41-dossie-silvaam_etal.pdf |
v. 14, n. 2 (2003) | Nas linhas e entrelinhas dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Educação Física/Ensino Médio | Silva, Cinthia Lopes da | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2200/41-artigos-silvacl.pdf |
v. 14, n. 3 (2003) | Erotização dos corpos infantis na sociedade de consumo | Felipe, Jane, & Guizzo, Bianca Salazar | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2214/42-dossie-felipej_etal.pdf |
v. 15, n. 1 (2004) | O trabalho do ator: a preparação que antecede a cena | Monis, Fátima Cristina | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2235/43-artigos-monisfc.pdf |
v. 15, n. 1 (2004) | A dimensão estética da experiência do outro | Frayze-Pereira, João A. | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2224/43-dossie-pereirajaf.pdf |
v. 15, n. 2 (2004) | Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em Educação Física: trajetória, orientações legais e implicações pedagógicas | Souza Júnior, Marcílio | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2254/44-artigos-souzajuniorm.pdf |
v. 16, n. 1 (2005) | Cuando las apariencias no engañan: una historia comparada de los uniformes escolares en Argentina y Estados Unidos (siglos XIX-XX) | Dussel, Inés | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2292/46-dossie-dusseli.pdf |
v. 16, n. 2 (2005) | A bela mãe e mulher | Goellner, Silvana Vilodre | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2312/47-dossie-goellner.pdf |
v. 16, n. 2 (2005) | Resenha do livro: Ginástica geral e educação física escolar, de Eliana Ayoub | Federici, Conrado Augusto Gandara | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2320/47-resenhas-federicicag.pdf |
v. 17, n. 1 (2006) | Do corpo identitário ao corpo virtual: algumas implicações para a Educação Física | Roble, Odilon José, & Daolio, Jocimar | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2354/49_artigo_roblejr_etal.pdf |
v. 17, n. 1 (2006) | Experiência e discurso como lugares de memória: a escola e a produção de lugares comuns | Smolka, Ana Luiza Bustamante | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2368/50_dossie_smolka_alb.pdf |
v. 17, n. 2 (2006) | Peles fílmicas – Considerações sobre modificações corporais e cinema | Pires, Beatriz Ferreira | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2371/50_artigo_pires_bf.pdf |
v. 17, n. 3 (2006) | Relação lazer, escola e esporte nas políticas públicas de esporte na Cidade Maravilhosa | Melo, Marcelo Paula | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2388/51_artigos_melomp.pdf |
v. 18, n. 1 (2007) | Mito e beleza: a estatuária grega na revista Educação Physica | Suguihura, Felipe Magaldi | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2411/52-artigos-suguihurafm.pdf |
v. 18, n. 1 (2007) | Diversos e Prosas (tradução de Rogério Migliorini; apresentação e revisão técnica de Márcia Strazzacappa): A dança moderna (Partes I e II) | Martin, John (1930) | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2413/52-diverso-martinj.pdf |
v. 18, n. 1 (2007) | Resenha do livro: O Ritmo, a música e a educação, de Émile Jaques Dalcroze | Madureira, José Rafael | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2415/52-leituras-madureirajr.pdf |
v. 18, n. 2 (2007) | Entre paisagens | Garcia, Wladimir A. C. | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2427/53-dossie-garciawac.pdf |
v. 18, n. 2 (2007) | Diversos e Prosas (tradução de Rogério Migliorini; revisão técnica de Márcia Strazzacappa): A dança moderna (Partes III e IV) | Martin, John (1930) | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2434/53-diverso-martinj.pdf |
v. 18, n. 3 (2007) | Na jornada de formação: tocar o arquétipo do mestre-aprendiz | Ostetto, Luciana Esmeralda | https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2448/54-artigos-ostetole.pdf |
v. 19, n. 1 (2008) | O serviço de recreação operária e o projeto de conformação da classe operária no Brasil | Peixoto, Elza | http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n1/a15v19n1.pdf |
v. 19, n. 1 (2008) | A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios” de conhecimento | Rodrigues Júnior, José Carlos, & Silva, Cinthia Lopes da | http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n1/a17v19n1.pdf |
v. 19, n. 2 (2008) | Pequena Miss Sunshine: para além de uma subjetividade exterior | Fischer, Rosa Maria Bueno | http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a05v19n2.pdf |
v. 19, n. 2 (2008) | Gênero, adolescências e prevenção ao HIV/aids | Asinelli-Luz, Araci, & Fernandes Júnior, Nelson | http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a07v19n2.pdf |
v. 19, n. 2 (2008) | Resenha do livro: Ginástica expressiva, de Rudolf Bode | Madureira, José Rafael | http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a16v19n2.pdf |
v. 19, n. 3 (2008) | Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança | Brasileiro, Lívia Tenorio, & Marcassa, Luciana Pedrosa | http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n3/v19n3a10.pdf |
v. 20, n. 1 (2009) | Resenha do livro: Pesquisas sobre o corpo: ciências humanas e educação, de Carmen Lúcia Soares (Orgs.) | Fontana, Roseli Aparecida Cação | http://www.scielo.br/pdf/pp/v20n1/v20n1a15.pdf |
v. 20, n. 3 (2009) | Experimentar, devir, contagiar: o que pode um corpo? | Kasper, Kátia Maria | http://www.scielo.br/pdf/pp/v20n3/v20n3a13.pdf |
Fonte: Elaborada pelas autoras
O que nos chama a atenção nesse período é o aumento significativo das publicações, de 19 para 40, mais que o dobro, comparativamente à década anterior.
Se, por um lado, essa expansão mostra o próprio movimento de consolidação da revista como um periódico importante no âmbito da educação e áreas afins, como afirmam Bittencourt e Mercuri (2009), por outro, traz indícios de que a Pro-Posições passou a ser considerada por autores(as) oriundos(as) de diferentes campos e instituições como um importante espaço acadêmico para as discussões em torno das temáticas relacionadas aos estudos e às pesquisas do e sobre o corpo.
Dos anos 2010 a 2018: um diálogo amplo e qualificado do tema
Na última década em análise, incluindo todos os anos do período, temos 46 publicações acerca dos estudos e das pesquisas do e sobre o corpo, dentre as quais são 39 artigos, 01 resenha, 02 apresentações de dossiê e 04 textos na seção “Diverso e Prosa”.
Logo no início da década, em 2010 (v. 21, n. 2, maio/ago.), foi publicado um dossiê concernente aos estudos e às pesquisas do e sobre o corpo em suas relações com a arte, intitulado “Entrelugares do corpo e da arte”, organizado por Márcia Strazzacappa, Ana Angélica Albano e Eliana Ayoub (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-730720100002& lng= pt&nrm=iso). Nesse dossiê composto por oito artigos, aparecem assuntos que abrangem discussões a respeito das relações entre corpo e palavra; do corpo entre a ciência e a tecnologia; do corpo, gesto e expressão em Merleau-Ponty; das relações entre dança, corpo e desenho; e da educação somática e suas relações com a dança. Interessante constatar que esse dossiê retoma alguns temas que foram retratados em 1998, no número temático dedicado à dança, agora com outras delimitações. Embora os dois últimos artigos do dossiê – “Jung e a arte” e “Com a cabeça nas nuvens”– não tragam nenhum dos descritores utilizados em nossas buscas nos campos do título, do resumo ou das palavras-chave, eles estão sendo aqui considerados, uma vez que compõem a temática geral do dossiê.
No ano seguinte, o dossiê intitulado “Pedagogias, Racionalidades e Representações do/sobre o corpo (XIX-XX)”, organizado por Luciano Mendes de Faria Filho (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-730720110003&lng= pt&nrm=iso), traz novos temas em seis artigos que versam sobre a vestimenta esportiva em sua historicidade; a história da educação física escolar como lugar de cultivo dos corpos; o corpo e a história da educação em Afrânio Peixoto; as representações do corpo infantil em livros didáticos mexicanos; os significados da saúde e da doença nos corpos femininos no século XIX; e, ainda, sobre as práticas corporais em Juiz de Fora na imprensa da cidade. Podemos identificar que tais discussões se relacionam com as que fazem parte do dossiê “A visibilidade do corpo”, publicado em 2003.
Dentre os outros 25 textos publicados na seção “Artigos” ou em outros dossiês, encontramos aqueles que versam sobre o contexto escolar e a formação docente, abordando temas como mimesis e educação do corpo na escola; heterotopia nas aulas de educação física; educação física e sociabilidade na escola; avaliação na educação física escolar; atividades culturais e esportivas e a vida escolar dos estudantes; teoria histórico-cultural no contexto da educação física; saberes docentes e formação continuada em educação física; formação de professores; corpo e processos formativos identitários.
Outros artigos discutem temáticas como a educação corporal pela natureza; a educação dos sentidos e suas implicações pedagógicas; a exposição dos corpos; a homofobia e o sexismo; o corpo travesti, gênero e sexualidade; corporeidade, deficiência e ação comunicativa; as diferentes abordagens filosóficas e sociológicas na relação com os estudos do corpo; a formação moral de jovens em clubes sociais/esportivos de prestígio; e os usos corporais e as hierarquias simbólicas.
Corpo e teatro; corpo e cinema; corpo e poesia; corpo e infância; cultura corporal e educação infantil; dança e educação da feminilidade; dança na cultura popular brasileira; e avaliação em dança em festivais universitários da educação física, são, igualmente, temas tratados nos artigos deste período.
Neste percurso, constatamos, ainda, um artigo que aborda a educação bancária e uma pedagogia libertadora sobre o corpo dos educadores, com base na obra de Paulo Freire, a qual se torna cada vez mais imprescindível nesses tempos tão sombrios que vive a sociedade brasileira e, em particular, a educação.
Temos também a resenha de um livro que discute sexualidade e teoria queer e quatro textos na seção “Diverso e Prosa” (incluindo duas traduções), dois deles com assuntos já tematizados em outros números como música e educação em Jaques-Dalcroze, e outros dois que propõem reflexões sobre a percepção social do corpo com base nos estudos de Pierre Bourdieu.
Segue a Tabela 3 com as informações a respeito das publicações do período.
Tabela 3 Publicações de estudos e pesquisas do e sobre o corpo na revista Pro-Posições no período de 2010 a 2018
V./ano | Título | Autor/a | Link |
---|---|---|---|
v. 21, n. 1 (2010) | Diverso e Prosa (apresentação): Jaques-Dalcroze: música e educação | Madureira, José Rafael, & Banks-Leite, Luci | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n1/v21n1a14.pdf |
v. 21, n. 1 (2010) | Diverso e Prosa (tradução José Rafael Madureira e Luci Banks-Leite): Os estudos musicais e a educação do ouvido | Jaques-Dalcroze, Émile (1898) | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n1/v21n1a15.pdf |
v. 21, n. 2 (2010) | Apresentação do dossiê: “Entrelugares do corpo e da arte” | Strazzacappa, Márcia, Albano, Ana Angélica, & Ayoub, Eliana | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n2/v21n2a02.pdf |
v. 21, n. 2 (2010) | La palabra corporizada | Porter, Luis | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n2/v21n2a03.pdf |
v. 21, n. 2 (2010) | O corpo entre a ação e a contemplação na sociedadelaboratório | Moura, Rogério | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n2/v21n2a04.pdf |
v. 21, n. 2 (2010) | Educação somática: limites e abrangências | LIMA, José Antonio de Oliveira | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n2/v21n2a05.pdf |
v. 21, n. 2 (2010) | O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo | Domenici, Eloisa | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n2/v21n2a06.pdf |
v. 21, n. 2 (2010) | Corpo, gestos e expressão: notas sobre uma ontologia sensível em Merleau-Ponty | Nóbrega, Terezinha Petruciada | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n2/v21n2a07.pdf |
v. 21, n. 2 (2010) | Dança, corpo e desenho: arte como sensação | Martins, Carlos José | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n2/v21n2a08.pdf |
v. 21, n. 2 (2010) | Jung e a arte | Gaillard, Christian | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n2/v21n2a09.pdf |
v. 21, n. 2 (2010) | Com a cabeça nas nuvens | Gambini, Roberto | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n2/v21n2a10.pdf |
v. 21, n. 3 (2010) | A dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira | Brasileiro, Lívia Tenorio | http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n3/v21n3a09.pdf |
v. 22, n. 1 (2011) | Mimesis e rememoração da natureza no sujeito em Theodor W. Adorno: para pensar a educação do corpo na escola | Bassani, Jaison José, & Vaz, Alexandre Fernandez | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n1/12.pdf |
v. 22, n. 1 (2011) | Uma educação pela natureza: vida ao ar livre e métodos terapêuticos nas colônias de férias infantis do Estado de São Paulo (1940) | Dalben, André, & Soares, Carmen Lúcia | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n1/13.pdf |
v. 22, n. 2 (2011) | Poesia e infância: o corpo em viva voz | FronckowiAK, Ângela | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n2/v22n2a08.pdf |
v. 22, n. 3 (2011) | Apresentação do dossiê: Pedagogias, Racionalidades e Representações do/sobre o corpo (XIX-XX) | Faria Filho, Luciano Mendes de | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n3/02.pdf |
v. 22, n. 3 (2011) | Temperar a alma, retemperar os músculos: corpo e História da Educação em AfranioPeixoto | Gondra, José G. | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n3/03.pdf |
v. 22, n. 3 (2011) | Representaciones del cuerpo infantil en los libros de texto mexicanos, 1880-1940 | Moctezuma, Lucia Martínez | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n3/04.pdf |
v. 22, n.3 (2011) | Práticas corporais em Juiz de Fora (1876-1915) | Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n3/05.pdf |
v. 22, n. 3 (2011) | Nascer de novo na cidade-jardim da República: Belo Horizonte como lugar de cultivo de corpos (1891-1930) | Moreno, Andrea, & Vago, Tarcísio Mauro | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n3/06.pdf |
v. 22, n. 3 (2011) | As roupas destinadas aos exercícios físicos e ao esporte: nova sensibilidade, nova educação do corpo (Brasil, 1920-1940) | Soares, Carmen Lúcia | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n3/07.pdf |
v. 22, n. 3 (2011) | Cuerpos femeninos en movimiento o acerca de los significados sobre la salud y la enfermedad a fines del siglo XIX en Argentina | Scharagrodsky, Pablo Ariel | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n3/08.pdf |
v. 22, n. 3 (2011) | A influência de condições especiais de corporeidade na construção comunicativa de consensos | Gutierrez, Gustavo Luis, Almeida, Marco Antonio Bettinede, & Marques, Renato Francisco Rodrigues | http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n3/12.pdf |
v. 23, n. 2 (2012) | Construções identitárias de estudantes de farmácia no trote universitário: questões de gênero e sexualidade | Siqueira, Vera Helena Ferraz de,Fonseca, Marina Cardoso Gondinda, Sá, Márcia Bastos de, & Lima, Ana Cristina Moreira | http://www.scielo.br/pdf/pp/v23n2/a10v23n2.pdf |
v. 23, n. 3 (2012) | Corporeidade: o legado de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty | Daolio, Jocimar,Rigoni, Ana Carolina Capellini, & Roble, Odilon José | http://www.scielo.br/pdf/pp/v23n3/11.pdf |
v. 24, n. 1 (2013) | Resenha do livro: Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer, de Guacira Lopes Louro | Barreiro, Alex | http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n1/v24n1a16.pdf |
v. 24, n. 3 (2013) | O corpo como espaço de aprendizagem: reflexões a partir das vivências de um grupo de teatro formado por adultos na maturidade | Almeida, EvanyBettine,Azevedo-Martins, Anna Karenina, & Nunes, Viviane Abreu | http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n3/12.pdf |
v. 25, n. 1 (2014) | A linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil | Ehrenberg, Mônica Caldas | http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n1/v25n1a10.pdf |
v. 25, n. 1 (2014) | Diverso e Prosa (apresentação): Apresentação de “Observações preliminares sobre a percepção social do corpo” | Pulici, Carolina | http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n1/v25n1a13.pdf |
v. 25, n. 1 (2014) | Diverso e Prosa (tradução de Ana Maria F. Almeida): Notas provisórias sobre a percepção social do corpo | Bourdieu, Pierre | http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n1/v25n1a14.pdf |
v. 25, n. 2 (2014) | Formação continuada de professores: quando a experiência e os saberes docentes se limitam à vivência | Cruz Junior, Antônio Fernandes da,Fonte, Sandra Soares Della, & Loureiro, Robson | http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n2/11.pdf |
v. 25, n. 2 (2014) | “Encontrando Bianca”: discursos sobre o corpo-travesti | Dinis, Nilson Fernandes, & Pamplona, Renata Silva | http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n2/12.pdf |
v. 25, n. 2 (2014) | Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola | Oliveira, Rogério Cruz de, & Daolio, Jocimar | http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n2/13.pdf |
v. 26, n. 2 (2015) | La formación moral de los jóvenes de elite en circuitos de educación privada en Buenos Aires | Fuentes, Sebastian | http://www.scielo.br/pdf/pp/v26n2/0103-7307-pp-26-02-0075.pdf |
v. 26, n. 3 (2015) | Educação dos sentidos na contemporaneidade e suas implicações pedagógicas | Rodrigues, Luiza Silva, & Roble, Odilon José | http://www.scielo.br/pdf/pp/v26n3/0103-7307-pp-26-03-0205.pdf |
v. 27, n. 1 (2016) | Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora | Brighente, Miriam Furlan | http://www.scielo.br/pdf/pp/v27n1/1980-6248-pp-27-01-00155.pdf |
v. 27, n. 3 (2016) | Formación de maestros: reflexiones desde la didáctica y el cuerpo subjetivo (motricidad) | Ayala Zuluaga, Jose, & Souza Neto, Samuel de | http://www.scielo.br/pdf/pp/v27n3/1980-6248-pp-27-03-00013.pdf |
v. 27, n. 3 (2016) | Avaliação em dança: o caso dos festivais universitários da Educação Física | Carbinatto, Michele Viviene,Moreira, Wagner Wey, Souza, Luciene Almeida,Chaves, Aline Dessupoio,Simões, Regina, & Ehrenberg, Mônica Caldas | http://www.scielo.br/pdf/pp/v27n3/1980-6248-pp-27-03-00057.pdf |
v. 27, n. 3 (2016) | Migração de classe e vergonha cultural: trajetórias ascendentes entre a crítica e o reconhecimento das hierarquias simbólicas | Pulici, Carolina | http://www.scielo.br/pdf/pp/v27n3/1980-6248-pp-27-03-00153.pdf |
v. 28, n. 1 (2017) | Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente | Silva, Maria Gabriela Queiroz Da, & Ehrenberg, Mônica Caldas | http://www.scielo.br/pdf/pp/v28n1/1980-6248-pp-28-01-00015.pdf |
v. 29, n. 2 (2018) | A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960) | Chaves, Elisângela, &Moreno, Andrea | http://www.scielo.br/pdf/pp/v29n2/0103-7307-pp-29-2-0259.pdf |
v. 29, n. 3 (2018) | Avaliação na Educação Física escolar: entre o prescrito e o vivido | Matsumoto, Marina Hisa, & Ayoub, Eliana | http://www.scielo.br/pdf/pp/v29n3/0103-7307-pp-29-3-0229.pdf |
v. 29, n. 3 (2018) | Individualidade, liberdade e educação (Bildung) em Max Stirner | Alves, Alexandre | http://www.scielo.br/pdf/pp/v29n3/0103-7307-pp-29-3-0281.pdf |
v. 29, n. 3 (2018) | Heterotopias das imagens: um combate aos clichês no filme Depois da chuva | Bom-Tempo, Juliana Soares, & Guido, Humberto Aparecido de Oliveira | http://www.scielo.br/pdf/pp/v29n3/0103-7307-pp-29-3-0339.pdf |
v. 29, n. 3 (2018) | Apropriações da teoria histórico-cultural na educação física | Almeida, Eliane Maria de, & Martineli, Telma Adriana Pacífico | http://www.scielo.br/pdf/pp/v29n3/0103-7307-pp-29-3-0383.pdf |
v. 29, n. 3 (2018) | Reflexões sobre a regulação e a heterotopia nas aulas de Educação Física | Giglio, Sérgio Setanni, & Nunes, Mário Luiz Ferrari | http://www.scielo.br/pdf/pp/v29n3/0103-7307-pp-29-3-0590.pdf |
Fonte: Elaborada pelas autoras
Nesta década, notamos, mais uma vez, um aumento do número de produções concernentes aos estudos e às pesquisas do e sobre o corpo, com 06 publicações a mais do que na década anterior, passando de 40 para 46. Nesse contexto, ressaltamos a importância da publicação de 02 dossiês em torno desse tema. Apenas no que diz respeito às resenhas, observamos uma queda significativa de 05 para 01. No entanto, assim como tivemos a publicação de 07 artigos a mais, também ocorreu um aumento do número de textos publicados na seção “Diverso e Prosa”, de 02 para 04.
Evidenciamos, uma vez mais, a variedade de temáticas nas produções desse período, o que nos permite reconhecer a presença de assuntos recorrentes que aparecem desde as primeiras publicações e identificar o surgimento de novos temas. Tais temáticas, dado o seu ineditismo, auxiliam-nos a compreender e imaginar possíveis rompimentos de fronteiras que, por caminhos nem sempre óbvios, os estudos e as pesquisas do e sobre o corpo podem produzir no diálogo entre diferentes campos do conhecimento. Diante disso, podemos afirmar que essa última década certamente assinalou o processo de consolidação das publicações do e sobre o corpo na revista Pro-Posições.
Considerações finais
Os 105 textos selecionados em nossa pesquisa e que constam das tabelas organizadas por décadas mostram tão somente uma parte do que a Pro-Posições vem publicando em relação aos estudos e às pesquisas do e sobre o corpo. Como já ponderamos anteriormente, esse número de publicações torna-se ainda mais expressivo, quando alargamos nossas buscas, utilizando os descritores “corpo” ou “cuerpo” ao longo dos textos, não nos limitando aos campos título, resumo e palavras-chave. Nesse caso, foram identificados 195 títulos,13 dentre aqueles que apenas mencionam “corpo” no texto e aqueles que aprofundam as discussões em torno desse tema.14Portanto, estamos diante de um volume de 300 publicações, presentes nas 88 edições da revista (até dezembro de 2018), de um total de 1.265 textos publicados (entre artigos, editoriais, resenhas e outros) nesses 30 anos de existência da Pro-Posições.
Considerando este expressivo volume de publicações, abrangendo uma pluralidade de perspectivas teóricas e metodológicas em torno dos estudos e das pesquisas do e sobre o corpo, reconhecemos a Pro-Posições como um periódico da área da educação fortemente aberto ao diálogo amplo e qualificado, que contempla temas emergentes e originais.
Bittencourt e Mercuri (2009), ao analisarem os complexos sistemas de avaliação e ranqueamento de periódicos, enfatizam que “enfrentar o risco de inovar, de acolher textos e temas estranhos pode ser um antídoto contra a massificação da cultura acadêmica” (p. 178). Seguramente, a Pro-Posições vem lançando mão deste “antídoto” nesses seus 30 anos de existência, e pensamos que, justamente por isso, ela tem se configurado como uma revista de destaque no cenário da educação e das áreas correlatas.
Por fim, imaginamos que realizar um levantamento dessa natureza em outras revistas importantes da área da educação poderá trazer informações comparativas relevantes que nos possibilitem compreender ainda mais profundamente os impactos e as repercussões da Pro-Posições no que concerne aos estudos e às pesquisas do e sobre o corpo em diálogo com a educação e as ciências humanas.