Acessibilidade / Reportar erro
Abrir menu
Brasil
Lista alfabética de periódicos
Lista temática de periódicos
Busca
Métricas
Sobre: Brasil
Contatos
SciELO.org - Rede SciELO
Coleções nacionais e temáticas
Lista alfabética de periódicos
Lista de periódicos por assunto
Busca
Métricas
Acesso OAI e RSS
Sobre a Rede SciELO
Contatos
Blog SciELO em Perspectiva
Open Access
Revista Brasileira de Educação Especial
Publicação de:
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Área:
Ciências Humanas
Versão impressa ISSN:
1413-6538
Versão on-line ISSN:
1980-5470
Español
English
Submissão de manuscritos
Sobre o periódico
Corpo Editorial
Instruções aos autores
home do periódico
todos os números
« Número anterior
Número atual
Número seguinte »
buscar
métricas
todos
« número anterior
número atual
buscar
métricas
Compartilhe
Outras redes sociais
Google+
LinkedIn
Reddit
StambleUpon
CiteULike
Mendeley
Nossa Missão
Difundir conhecimento em educação especial.
Número mais recente
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Press-releases
2019-12-09 15:00
Quantos de nós veem? Nova “gramática visual” auxilia na criação de vídeos em línguas de sinais
2019-10-17 15:00
Qual o papel da escola no uso da LIBRAS para educação de surdos?
2018-08-21 15:00
Autoeficácia docente: escala de avaliação específica para professores de alunos com autismo
2018-07-30 15:00
A atuação de professores de Educação Física com alunos portadores de deficiência auditiva
Artigos mais recentes
DIÁLOGO ENTRE DANÇA E DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Ensino de Comportamentos Pré-Requisito do Empatizar para Crianças Autistas: uma Revisão de Escopo
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Materiais Acessíveis para o Ensino de Matemática para Educandos com deficiência visual: uma revisão de literatura
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA MÃES E PAIS COM DEFICIêNCIA VISUAL: ENFOQUE NA INTRODUÇÃO ALIMENTAR DO LACTENTE
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
ATITUDES DOS ESTUDANTES UNIVERSITáRIOS EM RELAÇÃO àS PESSOAS COM DEFICIêNCIA: O TIPO, A EXPOSIÇãO E A NECESSIDADE DE APROVAÇÃO SOCIAL IMPORTAM?
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: VERSÃO PARA PROFESSORES E ALUNOS
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
INCLUSÃO LITERÁRIA: AUDIOBOOK COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM DISLEXIA
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO CUIDADO À PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS CENTROS ESPECIALIZADOS EM REABILITAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: ANÁLISE DA OPINIÃO DE LÍDERES
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
INTERACCIONES Y CONVIVENCIA ESCOLAR EN CLAVE DE INCLUSIÓN: APUNTES A PARTIR DE LAS CONCEPCIONES DOCENTES
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
PERFIL DE AUTODETERMINAÇÃO DE ADULTOS COM E SEM DIFICULDADES INTELECTUAIS E DESENVOLVIMENTAIS: ESTUDO COMPARATIVO
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
ATITUDES, AUTOEFICáCIA E INTENÇãO DE ENSINAR EM AULAS INCLUSIVAS DE PROFESSORES EM SERVIÇO NO CHILE: VALIDAÇÃO DE ESCALAS
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE USUÁRIOS DE IMPLANTE COCLEAR
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
“UM ESTRANHO NO NINHO”: TENSÕES E CONTRADIÇÕES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONFRONTADAS PELA PRESENÇA DE ESTUDANTES COM TEA EM SALAS DE AULA COMUNS
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Análise de Apoios Catalães para Jovens Adultos com Deficiência Intelectual e/ou Autismo no Contexto Brasileiro
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Em Defesa de Escolas Bilíngues de Surdos: Interlocuções dos Movimentos de Resistência em Portugal e Brasil
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Necessidades Formativas do Professor Frente à Demanda de Alunos da Educação Especial em Classes Comuns
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Altas Habilidades ou Superdotação em um Instituto Federal: dos Anseios dos Gestores à Construção de Formação Continuada
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Relação entre a Ficha de Observação do Desenvolvimento Mental da Criança de Helena Antipoff e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Recontextualização do Texto da Política de Inclusão de Estudantes com Deficiência: os (Des)Caminhos da Educação inclusiva
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
La Figura del Intérprete en Lengua de Señas Chilena: Estado Actual y Desafíos en el Contexto Escolar
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Pessoa com Deficiência Intelectual e o Ambiente de Trabalho
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
O Homem Que Calculava em Libras: Tradução, Contação de História e Matemática
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
O Impacto da Consciência Morfológica na Leitura e na Ortografia
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Prática Pedagógica, Contextos Físicos e Sociais: Implicações Para a Inclusão
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA DECOLONIALIDADE POSSÍVEL CONTRA A COLONIALIDADE DE PODER LINGUÍSTICO
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
ENSINO FUNCIONAL OU ACADÊMICO EM CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA OU AUTISMO?
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Cenas Musicais na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São João Del-Rei (MG): uma Leitura Fenomenológica das Aulas de Musicalização para Crianças com Diversidade Funcional Intelectual
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Notícias
2024-09-18 12:00:52
Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica
A ferramenta How Equitable Is It?, lançada na conferência OASPA 2024, foi desenvolvida por um Grupo de Trabalho com várias partes interessadas convocadas por cOAlition S, Jisc e PLOS, com o objetivo fornecer uma estrutura para avaliar os modelos e arranjos de comunicação acadêmica no eixo da equidade. …
Continue lendo »
2024-09-06 13:00:45
Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença
A Revista Brasileira de Estudos da Presença implementou mudanças importantes ao adotar práticas de Ciência Aberta com foco nos princípios IDEIA, sendo pioneira na área de Artes Cênicas no Brasil. Antes dessa adesão, o periódico já seguia princípios afins, como evidenciado na seção temática “Performance e Relações Étnico-raciais”, publicada em 2017. …
Continue lendo »
2024-09-05 13:00:46
Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX
Dossiê sobre o encenador Jerzy Grotowski ressalta a relevância de suas práticas teatrais e abordagens transculturais, apresentando artigos que revisitam o seu legado para propor novas perspectivas para a arte teatral contemporânea. …
Continue lendo »
2024-09-04 13:00:08
Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein
As obras da marionetista e dançarina Ilka Schönbein desafiam as percepções sobre vida e morte, provocando reflexões sobre erotismo e finitude. Suas criações revelam uma singularidade poética que provoca inquietante estranheza nas relações entre o humano e o animado. …
Continue lendo »
2024-09-03 13:00:44
A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas
Ao longo de sua atuação, a Revista Brasileira de Estudos da Presença tem dado visibilidade a diversos temas das artes da cena, focalizando no conceito de presença. Apresentamos artigos que discutem esse assunto em diálogo com a filosofia e as artes midiáticas, para além do hic et nunc do acontecimento cênico. …
Continue lendo »
2024-09-02 13:00:41
A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva
A Programação Especial da Revista Brasileira de Estudos da Presença, que ocorre durante esta semana, irá explorar temas como a noção de presença, diversidade metodológica e questões sociais na pesquisa em artes cênicas. A programação inclui análises, discussões e um panorama detalhado sobre o impacto social do periódico, ressaltando a sua importância e atuação no âmbito da Ciência Aberta. …
Continue lendo »
2024-08-15 13:00:28
Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina
Aqui é apresentada uma análise crítica dos fundamentos lógico-epistêmicos do aprendizado de máquina, com foco na limitação da autonomia dos sistemas de IA na geração de conhecimento. Ela contrasta essa possibilidade com as restrições teóricas impostas pelo teorema da incompletude de Chaitin, que argumenta que a IA não pode superar a capacidade cognitiva humana. Texto em inglês. …
Continue lendo »
2024-07-31 18:45:38
Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]
A busca pela origem da frase “publish or perish” (publicar ou perecer) tem sido intrigante desde que foi mencionada pela primeira vez por Eugene Garfield, em 1996. Com base em descobertas recentes relacionadas a esta questão, Vladimir Moskovkin discute a evolução do termo e identifica seu uso mais antigo conhecido até o momento. …
Continue lendo »
2024-07-24 13:00:10
Os 115 anos das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, reflexões sobre o modelo atual e o futuro dos periódicos científicos
Reflexões sobre o atual cenário das grandes editoras, do aparecimento das editoras “caçadoras de dinheiro” e dos periódicos qualificados, que não cobram por publicação e que tentam sobreviver diante de um modelo científico que valoriza métricas em um ciclo vicioso tanto para pesquisadores, instituições, periódicos e agências de fomento. …
Continue lendo »
2024-07-10 13:00:07
Trans/Form/Ação adere oficialmente aos preprints como modalidade de submissão
Em continuidade às comemorações dos seus 50 anos, a Trans/Form/Ação passa a receber preprints como modalidade de submissão. Este modelo piloto busca incentivar o debate científico e o aprimoramento de textos de interesse filosófico. Doutores ou doutorandos aprovados em exame de qualificação podem submeter seus manuscritos em fluxo contínuo. …
Continue lendo »
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail:
revista.rbee@gmail.com
Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Abrir menu
Brasil
Revista Brasileira de Educação Especial
Número atual:
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Números
• todos
« anterior
atual
próximo »
Periódico
Submissão de manuscritos
Sobre o periódico
Corpo Editorial
Instruções aos autores
Contato
×
Close
Mensagem
×
Close
Mensagem