Acessibilidade / Reportar erro

O que foge do olhar das reformas curriculares: nas aulas de biologia, o professor como escritor das relações entre ciência, tecnologia e sociedade

Resumos

O artigo analisa os processos de produção de conhecimento escolar em aulas de Biologia nas quais um professor trabalha temáticas dentro do contexto das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Traz contribuições para a compreensão de aspectos dos fenômenos das reformas educacionais para os quais se faz cada vez mais necessária a incorporação de outros tipos de conhecimentos culturais, tais como os produzidos nas práticas em aula.

currículo; ensino de biologia; produção de conhecimento escolar


This article analyses the process of school knowledge production in Biology classes by teachers who work themes in a science, technology and society context. It contributes to understand aspects of educational reforms and indicates the necessity of incorporation the diversity of cultural knowledges like those produced in classroom practies.

curriculum; biology teaching; school knowledge production


ARTIGOS

O que foge do olhar das reformas curriculares: nas aulas de biologia, o professor como escritor das relações entre ciência, tecnologia e sociedade

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

Professor Assistente Doutor do Departamento de Metodologia de Ensino, Grupo Formar – Ciências, Faculdade de

Educação, Unicamp. Campinas, SP (e-mail: acamorim@unicamp.br)

RESUMO

O artigo analisa os processos de produção de conhecimento escolar em aulas de Biologia nas quais um professor trabalha temáticas dentro do contexto das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Traz contribuições para a compreensão de aspectos dos fenômenos das reformas educacionais para os quais se faz cada vez mais necessária a incorporação de outros tipos de conhecimentos culturais, tais como os produzidos nas práticas em aula.

Unitermos: currículo; ensino de biologia; produção de conhecimento escolar

ABSTRACT

This article analyses the process of school knowledge production in Biology classes by teachers who work themes in a science, technology and society context. It contributes to understand aspects of educational reforms and indicates the necessity of incorporation the diversity of cultural knowledges like those produced in classroom practies.

Keywords: curriculum; biology teaching; school knowledge production

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AIKENHEAD, G. The integration of STS into science education. Theory into Practice, v.31, n.1, 1991 p.27-35.
  • AMARAL, I. A. Currículo de ciências: das tendências clássicas aos movimentos atuais de renovação. In: BARRETO, E. S. S. (Org.). Os currículos do ensino fundamental para as escola s brasileiras. Campinas: Autores Associados: São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1998. p.201-232.
  • AMORIM, A. C. R. Trajetória metodológica de professores de ciências sob a ótica das interações entre forma e conteúdo. Congresso iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales, II, Atas.. Universidade de La Serena, La Serena, Chile: 1998a. p.112-4.
  • ______. Biologia, tecnologia, cultura: inspirações para analisar a produção de conhecimento na escola. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação, 21, Grupo de trabalho: Currículo. Setembro de 1998b. 5p. Disponível em <http://www.ufrgs.br/faced/gtcurric>
  • ______. Avaliar e dimensionar a prática científica e tecnológica: contexto para aulas de ciências. In: Escola de verão para Professores de Prática de Ensino de Feisica, Química e Biologia, 4, Atas... Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999 p.67-75.
  • ______. Os olhares do caminhante nos territórios do ensino de biologia Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação.; Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2000.
  • AMORIM, A. C. R. El cuerpo humano en las dimensiones biológica y cultural: tema para clases de Biología. Revista de Educación en Biología v.3, n.2, outubro de 2000b. 14p. (aceito para publicação)
  • BATISTA, A. A. G. Sobre o ensino de português e suas investigação: quatro estudos exploratórios. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1996.
  • BECERRA, A. G. El tránsito desde la ciencia básica a la tecnología: la Biología como modelo. Revista Iberoamericana de Educación, n.18, 1998. p.91-106.
  • BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
  • BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código e controle. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Luís Fernando Gonçalves Pereira. Petrópolis: Vozes, 1996.
  • BIZZO, N. et al. Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 6, Coletânea... Campinas: Gráfica Central, Universidade Estadual de Campinas, 2000.
  • BRAGAW, D. H. Society, technology, and science: Is there room for another imperative? Theory into Practice, v.31, n.1, 1992. p.4-12.
  • BRUSIC, S. A. Achieving STS goals through experiential learning. Theory into Practice, v.31, n.1, 1992. p.44-51.
  • BYBEE, R. W. Science-Technology-Society in science curriculum: The policy-practice gap. Theory into Practice, v.30, n.4, 1991. p.294-302.
  • CALVINO, I. As Cidades Invisíveis Tradução: Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
  • CARTER, C. Science-Technology-Society and access to scientific knowledge. Theory int o Practice, v.30, n.4, 1991. p.273-279.
  • FULLICK, P. Addressing science and technology issues in the United Kingdom: The SATIS Project. Theory into Practice, v.31, n.1, 1992. p.36-43.
  • HURD, P. D. Closing the educational gaps between science, technology and society. Theor y into Practice, v.30, n.4, 1991. p.251-8.
  • MARANDINO, M., AMORIM, A. C. R., KAWASAKI, C. S. (Orgs.). Coletânea do VI I Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia" e I Simpósio Latino-americano da IOSTE São Paulo, 2 a 4 de fevereiro de 2000.849p.
  • MEGID NETO, J. (Coord.). O Ensino de Ciências no Brasil: catálogo analítico de teses e dissertações: 1972-1995. Campinas: UNICAMP/FE/CEDOC, 1998.
  • ______. Tendências das Pesquisa Acadêmica sobre o Ensino de Ciências no Nível Fundamental Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
  • MOREIRA, M. A. et al. (Org.) Atas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino d e Ciências Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 1997.
  • MOREIRA, M. A. e OSTERMANN, F. (Orgs.). Atas do II Encontro Nacional de Pesquis a em Educação em Ciências Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 1999.
  • OLIVEIRA, M. R. N. S. Didática: Ruptura, Compromisso e Pesquisa. Campinas: Papirus, 1993. p.131-41.
  • OLIVEIRA, D. L. (Orgs). Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Medição, 1997, p.97-112.
  • POPKEWITZ, T. S. História do Currículo, Regulação Social e Poder. In: SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação: Estudos Foucaultianos. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p.173-210.
  • SANTOS, L. L. C. P. Poder e Conhecimento: a constituição do saber pedagógico. In: OLIVEIRA, M.R.N.S. Didática: Ruptura, Cpmpromisso e Pesquisa. Campinas: Papirus, 1993, p.131-41.
  • SANTOS, L. H. S. Incorporando outras representações culturais de corpo In: OLIVEIRA, D. L. (Org.). Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Mediação, 1997. p.97-112.
  • ______. Pedagogias do corpo: representação, identidade e instância de produção. In: SILVA, L.H. (Org.) Século XXI: Qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999. p.194-212.
  • SANTOS, L. L. C. P. História das Disciplinas Escolares: outras perspectivas de análise. In: Encontro de Didática e Prática de Ensino, 7, Goiânia, GO,1994. p.158-65.
  • WORTMANN, M. L. C. Currículo e Ciências - As Especificidades Pedagógicas do Ensino de Ciências. In: COSTA, M. V. (Org.). O currículo nos Limites do Contemporâneo Rio de Janeiro: DP&A, 1998. p.129-58.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br