Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: avaliar e comparar a percepção de trabalhadores sobre aspectos de conforto e uso de dois tipos de protetores auriculares (tipo concha e inserção) em três unidades de uma empresa madeireira com tempos diferentes de implantação de Programas de Preservação Auditiva (PPA). MÉTODOS: trata-se de um estudo transversal, que comparou a percepção de 440 trabalhadores de três unidades de empresa do estado do Paraná, com tempos diferentes de Programa de Preservação Auditiva, sobre protetores auriculares. Foram aplicados dois questionários fechados (9 e 10 questões) com escala de respostas de 1 a 5 (escala Likert) sobre percepção de conforto de protetores auriculares e analisadas as audiometrias. RESULTADOS: 17,5% apresentaram audiogramas alterados. Em relação ao questionário de percepção de conforto, a importância da atenuação do ruído (média 4,25) foi o aspecto mais relevante, seguido da possibilidade de comunicação (média 4,15). Na avaliação do protetor utilizado, a Unidade A com mais tempo de PPA apresentou pontuações melhores tanto para a percepção dos aspectos importantes do protetor auricular pelos trabalhadores quanto na avaliação do protetor auricular utilizado. Houve diferença significativa sobre a dificuldade de comunicação com o uso de protetor auricular entre trabalhadores com audiogramas normais e alterados (p=0,0371). Quanto ao conforto global na comparação dos trabalhadores usuários do protetor auricular do tipo concha com os do tipo inserção, não houve diferença (p=0,2264) independente da Unidade. CONCLUSÃO: Em geral, os trabalhadores das unidades apresentaram uma boa percepção de aspectos importantes da proteção auditiva para a utilização de ambos os tipos de protetores auriculares.Abstract in English:
PURPOSE: To evaluate and compare the workers' perception of comfort and use aspects regarding two types of hearing protectors (shell and earplug), in three units from a lumbering company, with different implantation times for Hearing Preservation Programs. METHODS: This is a cross-sectional study comparing 440 workers' perception of hearing protectors, from three companies in Paraná State (Brazil), with different times for Hearing Preservation Programs. Two closed questionnaires were applied (9 and 10 questions, respectively), with a scale of answers varying from 1 to 5 (Likert's scale) regarding the perception of the comfort of hearing protectors. Then, audiometry results were analyzed. RESULTS: About 17.5% presented audiogram examinations with alterations. With regard to the questionnaire about the comfort perception, the importance of noise attenuation (mean of 4.25) was the most relevant aspect, followed by communication possibility (mean of 4.15). In the protector assessment, Unit A with more Hearing Preservation Program time presented better scores for both the worker's perception of important aspects regarding hearing protector and for the assessment of the used hearing protector. There was a significant difference on communication difficulty with the use of a hearing protector among workers with normal and altered audiograms (p=0.0371). With regard to the global comfort in the comparison of workers using the shell-type hearing protector with those using insert-type hearing protectors, there was no difference (p=0.2264), irrespective of the type of the unit. CONCLUSION: In general, the unit workers presented a good perception of the important aspects about the hearing protection use of both types of hearing protectors.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Verificar o efeito do uso de próteses auditivas em testes de percepção da fala em idosos deficientes auditivos com e sem zumbido. MÉTODOS: Foram avaliados 24 idosos com perda auditiva neurossensorial de grau moderado e idades entre 60 e 70 anos, distribuídos em dois grupos conforme a presença ou não de zumbido. Todos foram adaptados com próteses auditivas microcanais de mesmo fabricante e modelo, e submetidos a testes de percepção da fala. As avaliações ocorreram com e sem os dispositivos de amplificação após um e três meses de uso efetivo. Para análise dos dados foi utilizado o teste de Mann-Whitney. RESULTADOS: Os idosos do grupo com zumbido apresentaram, nos testes de percepção da fala, desempenho inferior aos do grupo sem zumbido. Nas avaliações com os dispositivos, o desempenho de ambos os grupos foi melhor do que quando avaliados sem as próteses auditivas. CONCLUSÃO: A estimulação acústica por meio do uso efetivo de próteses auditivas propiciou melhor percepção da fala, independentemente da presença do zumbido.Abstract in English:
PURPOSE: To verify the effect of the use of auditory prostheses on speech perception tests in elderly individuals with and without tinnitus having hearing impairment. METHODS: We evaluated 24 elderly patients with moderate sensorineural hearing loss, aged between 60 and 70 years, distributed into two groups according to the presence or absence of tinnitus. All of them were fitted with micro-canal auditory prostheses from the same manufacturer and model, and underwent speech perception tests. The assessments were performed with and without the amplification devices after 1 and 3 months of effective use. For data analysis, Mann-Whitney test was used. RESULTS: Elderly people from the tinnitus group presented lower performance in speech perception tests than those from the group without tinnitus. In the evaluations with the devices, the performance of both groups was better than when they were evaluated without hearing aids. CONCLUSION: The acoustic stimulation through the effective use of hearing aids produced better speech perception, regardless of the presence of tinnitus.Abstract in Portuguese:
O objetivo do presente estudo foi investigar os sistemas de memória de trabalho, memória declarativa e memória procedural em crianças portadoras de distúrbio do processamento auditivo (central) que apresentam baixo desempenho na avaliação da consciência fonológica. A amostra foi constituída de 30 crianças, na faixa etária entre 9 e 10 anos, que foram distribuídas em 2 grupos: um grupo controle, constituído de 15 crianças com desenvolvimento normal e um grupo experimental, constituído de 15 crianças com distúrbio do processamento auditivo (central), que foram classificadas de acordo com 3 testes comportamentais e com baixo desempenho na avaliação da consciência fonológica por intermédio da bateria de testes CONFIAS. Os sistemas de memória foram avaliados por meio de testes adaptados no programa E-Prime 2.0. A memória de trabalho foi avaliada com base na Working Memory Test Battery for Children (WMTB-C), enquanto a memória declarativa foi avaliada por meio de um teste de nomeação de figuras, e a memória procedural, por meio de um teste de processamento morfossintático. Os resultados revelaram que, quando comparadas ao grupo controle, as crianças do grupo experimental apresentaram desempenho inferior na avaliação dos sistemas de memória de trabalho, declarativa e procedural. O presente estudo sugere que, em crianças com distúrbio do processamento auditivo (central), o processamento fonológico está relacionado com os sistemas de memória em estudo.Abstract in English:
This study aims to investigate working, declarative, and procedural memory in children with (central) auditory processing disorder who showed poor phonological awareness. Thirty 9- and 10-year-old children participated in the study and were distributed into two groups: a control group consisting of 15 children with typical development, and an experimental group consisting of 15 children with (central) auditory processing disorder who were classified according to three behavioral tests and who showed poor phonological awareness in the CONFIAS test battery. The memory systems were assessed through the adapted tests in the program E-PRIME 2.0. The working memory was assessed by the Working Memory Test Battery for Children (WMTB-C), whereas the declarative memory was assessed by a picture-naming test and the procedural memory was assessed by means of a morphosyntactic processing test. The results showed that, when compared to the control group, children with poor phonological awareness scored lower in the working, declarative, and procedural memory tasks. The results of this study suggest that in children with (central) auditory processing disorder, phonological awareness is associated with the analyzed memory systems.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de escolares de 5º ano do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em vocabulário receptivo e compreensão leitora de orações e textos, e verificar possíveis correlações entre ambas. MÉTODOS: Pesquisa aprovada pela Comissão de Ética em Pesquisa da Instituição (nº 098/13). Participaram deste estudo 52 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de 2 escolas públicas, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e avaliação fonoaudiológica para aplicação dos critérios de inclusão, os sujeitos realizaram uma prova específica para avaliação padronizada do vocabulário receptivo e compreensão leitora. Foi realizada análise estatística dos dados, utilizando o teste de Kruskal-Wallis, técnica de análise de variância e coeficiente de correlação de Spearman com nível de significância de 0,05. Foi construída uma curva ROC, na qual a compreensão de leitura foi considerada padrão-ouro. RESULTADOS: Os escolares sem indicativos de alterações de leitura e escrita apresentaram melhor desempenho em todas as provas. Não foi encontrada correlação significativa entre as provas que avaliaram a compreensão leitora em ambos os grupos. Foi encontrada associação entre a compreensão leitora de textos e o vocabulário receptivo no grupo sem indicativos. CONCLUSÃO: Na ausência de indicativos de alterações de leitura e escrita, a presença de um bom vocabulário contribui significativamente para uma compreensão de leitura de textos proficiente.Abstract in English:
PURPOSE: To characterize the performance of students from the 5th year of primary school, with and without indicatives of reading and writing disorders, in receptive vocabulary and reading comprehension of sentences and texts, and to verify possible correlations between both. METHODS: This study was approved by the Research Ethics Committee of the institution (no. 098/13). Fifty-two students in the 5th year from primary school, with and without indicatives of reading and writing disorders, and from two public schools participated in this study. After signing the informed consent and having a speech therapy assessment for the application of inclusion criteria, the students were submitted to a specific test for standardized evaluation of receptive vocabulary and reading comprehension. The data were studied using statistical analysis through the Kruskal-Wallis test, analysis of variance techniques, and Spearman's rank correlation coefficient with level of significance to be 0.05. A receiver operating characteristic (ROC) curve (was constructed in which reading comprehension was considered as gold standard. RESULTS: The students without indicatives of reading and writing disorders presented a better performance in all tests. No significant correlation was found between the tests that evaluated reading comprehension in either group. A correlation was found between reading comprehension of texts and receptive vocabulary in the group without indicatives. CONCLUSION: In the absence of indicatives of reading and writing disorders, the presence of a good range of vocabulary highly contributes to a proficient reading comprehension of texts.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Verificar e descrever a velocidade e fluência de fala de crianças com Distúrbio Fonológico (DF) com e sem intervenção fonoaudiológica. MÉTODOS: 30 crianças, 5 a 8 anos de idade, ambos os gêneros, sendo: Grupo experimental 1 (G1) - dez crianças com DF em intervenção; Grupo experimental 2 (G2) - dez crianças com DF sem intervenção; e Grupo controle (GC) - dez crianças com desenvolvimento típico. As amostras de fala foram coletadas e analisadas segundo parâmetros de protocolo específico da área. RESULTADOS: As crianças do GC apresentaram maior quantidade de palavras por minuto em comparação às crianças do G1, que, por sua vez, apresentaram melhor desempenho nesse aspecto em comparação às crianças do G2. Em relação à quantidade de sílabas por minuto, o GC foi o que apresentou melhor resultado. Nesse aspecto, as crianças do G1 apresentaram resultados melhores que os das crianças do G2. CONCLUSÃO: Comparando o desempenho das crianças dos grupos analisados nas provas aplicadas, as crianças com DF em intervenção apresentaram tempo maior de amostra de fala e velocidade de fala adequada, podendo ser indicativo de um maior monitoramento auditivo da própria fala como resultado da intervenção.Abstract in English:
PURPOSE: To identify and describe the speech rate and fluency of children with phonological disorder (PD) with and without speech-language therapy. METHODS: Thirty children, aged 5-8 years old, both genders, were divided into three groups: experimental group 1 (G1) - 10 children with PD in intervention; experimental group 2 (G2) - 10 children with PD without intervention; and control group (CG) - 10 children with typical development. Speech samples were collected and analyzed according to parameters of specific protocol. RESULTS: The children in CG had higher number of words per minute compared to those in G1, which, in turn, performed better in this aspect compared to children in G2. Regarding the number of syllables per minute, the CG showed the best result. In this aspect, the children in G1 showed better results than those in G2. CONCLUSION: Comparing children's performance in the assessed groups regarding the tests, those with PD in intervention had higher time of speech sample and adequate speech rate, which may be indicative of greater auditory monitoring of their own speech as a result of the intervention.Abstract in Portuguese:
INTRODUÇÃO: Tendo em vista a relevância da investigação sobre a função pragmática para o diagnóstico dos transtornos de linguagem e a necessidade da utilização de testes com evidências de validade, o objetivo deste trabalho foi examinar a equivalência psicométrica entre as versões americana e brasileira do Test of Pragmatic Language - Second Edition (TOPL-2). MÉTODO: Um total de 81 escolares do terceiro ao sétimo ano do ensino fundamental público do município de São Paulo (63% meninas; média de idade=9,42, DP=0,93) foi escolhido por seus professores em função da ausência de queixas ou indicadores de baixo rendimento escolar. Responderam à aplicação oral de questões da versão traduzida e adaptada para o português brasileiro do TOPL-2. Replicaram-se alguns dos estudos conduzidos para a padronização americana (versão original) com a análise de dificuldade, consistência interna, discriminação e funcionamento diferencial. RESULTADOS: A maioria dos itens (86%) apresentou dificuldade semelhante à da amostra americana. Os valores de consistência interna mostraram-se dentro dos limites aceitáveis (0,70). Poucos itens (26%) tiveram discriminação adequada, porém 49% mostraram-se próximos do desejável. Oito itens apresentaram funcionamento diferencial, cinco favoráveis aos meninos. CONCLUSÃO: Apesar das limitações de tamanho e variabilidade da amostra, quase metade dos itens demonstrou equivalência psicométrica com a versão americana.Abstract in English:
INTRODUCTION: Considering the relevance of the investigation about the pragmatic function for language disorders diagnosis, as well as the relevance of validity evidence for test interpretation, this paper aimed to explore the psychometric equivalence between the American and Brazilian versions of the Test of Pragmatic Language, Second Edition (TOPL-2). METHODS: A total of 81 students from the third to seventh year from public elementary schools of São Paulo (63% girls; average age=9.42 years, SD=0.93) with no complaints or indicators of low school performance were selected. Students answered the verbal application of the TOPL-2 Brazilian-Portuguese version. Some of the psychometric inquiries reported in the original version of the test were reproduced focusing on the analyses of difficulty, internal consistency, discrimination, and differential item functioning. RESULTS: Most of the items (86%) presented similar difficulties to the American version. The internal consistency index had acceptable values (0.70). Few items (26%) showed adequate discrimination, but 49% were close to the desirable cutoffs. Eight items showed differential functioning; of which, five were favorable to boys. CONCLUSION: Despite sample limitations related to size and variability, almost half of the items showed psychometric equivalence to the American version.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Caracterizar as habilidades de escrita de escolares, comparar o desempenho dos estudantes das escolas pública e privada, e verificar uma possível evolução com o decorrer dos anos escolares. MÉTODOS: 160 estudantes de escolas pública e privada escreveram três textos (narrativa, descrição de regras de jogo e bilhete ou carta) que foram analisados por protocolo específico. Foi realizada análise estatística descritiva. Para a comparação do desempenho geral no protocolo entre os anos escolares, foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis e Miller, e entre as escolas (particular e pública), o teste de Mann-Whitney. RESULTADOS: Os valores das medianas dos aspectos estética, coerência, clareza e concisão e descrição de regras de jogo dos estudantes da escola pública mantiveram-se um ponto abaixo da pontuação máxima. Os alunos da escola privada atingiram a pontuação máxima já na mediana. Ao comparar os estudantes de cada escola, os de instituição privada obtiveram melhor desempenho, com diferença significativa. Quanto às comparações entre os anos escolares, diferença estatística foi encontrada entre o 4º e 6º anos da escola pública e entre o 4º e 5º anos da escola privada. CONCLUSÃO: A maioria das crianças da escola privada apresentou consolidação das habilidades avaliadas nos diferentes anos, já as da escola pública mostram essa consolidação a partir do 6º ano. O desempenho dos estudantes da escola privada é superior aos da pública. Há uma tendência de evolução do 4º ao 6º ano da escola pública; já na escola privada o desempenho geral é semelhante nos diferentes anos.Abstract in English:
PURPOSE: To characterize the writing skills of students, to compare the performance of students in public and private schools, and to identify enhancements in the course of the school year. METHODS: Three texts (narrative, game rules description, and a note or letter) written by 160 students from public and private schools were analyzed based on a specific protocol. Descriptive statistical analysis was performed. To compare the overall performance by the protocol between school grades, the Kruskal-Wallis and Miller tests were used, and to compare results as to schools (private and public), Mann-Whitney test was used. RESULTS: Median values of aesthetic aspects, coherence, clarity, and concision for game rules description among public school students remained one point below the top score. Students from private schools achieved the highest score at medians. When comparing schools, private institutions had students with better performances, with significant difference. As to grades, statistical difference was found between the fourth and sixth grades of public schools and between the fourth and fifth grades of private schools. CONCLUSION: Most of the private school children showed consolidation of skills assessed in the different grades. However, public school children had this consolidation only at the sixth grade. Students from private schools had better performances compared to those from public schools. There is tendency to evolution from the fourth to sixth grades in public schools. However, the overall performance is similar in all grades in private schools.Abstract in Portuguese:
INTRODUÇÃO: A rinite alérgica pode causar alterações nas funções estomatognáticas; tais modificações podem alterar a dinâmica mandibular. A eletrognatografia é utilizada no registro dos movimentos de mandíbula, o que a torna válida para análise desses movimentos na fala. OBJETIVO: Caracterizar a amplitude e a velocidade dos movimentos de mandíbula durante a fala em crianças com e sem rinite alérgica. MÉTODOS: A amostra foi composta por 32 crianças com idade entre 7 e 12 anos, atendidas em um hospital universitário, divididas em dois grupos, um de riníticos e outro de não riníticos. Para captação dos movimentos mandibulares durante a fala, foi utilizado um eletrognatógrafo com o auxílio de uma lista de figuras foneticamente balanceadas. Na análise dos dados utilizaram-se, além da estatística descritiva, os testes não paramétricos, coeficiente de correlação de Spearman e o teste de Mann-Whitney, considerando significativo o valor de p=0,05. RESULTADOS: Não se observou diferença significativa nos movimentos mandibulares entre os grupos, com valores de p iguais a 0,175, 0,650 e 0,462, para a amplitude e as velocidades de abertura e o fechamento mandibular, respectivamente. No entanto, houve correlação forte entre as variáveis velocidade e amplitude de abertura da boca, sendo discretamente maior no grupo de crianças com rinite alérgica. CONCLUSÃO: Observou-se que a amplitude e a velocidade dos movimentos mandibulares são semelhantes em crianças com e sem rinite alérgica, e que existe correlação entre estas variáveis; além disso, seus valores apresentaram-se de forma mais heterogênea nos não riníticos.Abstract in English:
INTRODUCTION: Allergic rhinitis can cause changes in stomatognathic functions, which may alter the mandibular dynamics. Electrognathography is used in the recording of jaw movements, making it valid for analysis of movements in speech. PURPOSE: To characterize the amplitude and velocity of jaw movements during speech in children with and without allergic rhinitis. METHODS: The sample consisted of 32 children aged 7-12 years, treated at a university hospital, divided into two groups: one with rhinitis and the other without rhinitis. To capture the jaw movements during speech, we used an electrognathography with the aid of a list of phonetically balanced figures. For the analysis of data, we used, in addition to descriptive statistics, nonparametric tests, Spearman correlation coefficient and the Mann-Whitney test, with a significant value of p=0.05. RESULTS: No significant difference was observed in jaw movements between groups, with values of p equals to 0.175, 0.650, and 0.462 for amplitude and jaw opening and closing velocity, respectively. However, a strong correlation was observed between the variables velocity and amplitude of mouth opening, being slightly higher in the group of children with allergic rhinitis. CONCLUSION: The amplitude and velocity of jaw movements are found to be similar in children with and without allergic rhinitis, and a correlation exits between these variables. In addition, they were more heterogeneous in the group without allergic rhinitis.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Comparar os achados nasoendoscópicos relacionados ao gap velofaríngeo entre pacientes com fissura labiopalatina operados do palato pela técnica de Furlow (F) e aqueles operados pela de Von Langenbeck (vL) que permaneceram com insuficiência velofaríngea (IVF). MÉTODOS: Os dados analisados foram coletados do banco de gravações de exames de nasoendoscopia da instituição. A amostra foi constituída por 70 gravações de nasoendoscopia obtidas de 22 pacientes operados do palato pela técnica de F e de 48 pela de vL, que permaneceram com IVF e que foram submetidos à nasoendoscopia para definição de conduta para correção da IVF, entre as idades de 5e 15 anos (média: 8 anos). As imagens foram editadas em sequência aleatória em um DVD e julgadas por três fonoaudiólogas experientes quanto ao movimento e deslocamento do véu palatino; ao movimento e descolamento das paredes laterais da faringe; ao movimento e deslocamento da parede posterior da faringe; à ocorrência da prega de Passavant e ao tamanho e tipo do gap velofaríngeo. RESULTADOS: Os resultados quanto à comparação das medidas entre as técnicas cirúrgicas (F versus vL) não foram estatisticamente significantes. CONCLUSÃO: A técnica cirúrgica utilizada na palatoplastia primária não foi relevante para determinar diferença no tamanho do gap velofaríngeo para os pacientes que permaneceram com IVF.Abstract in English:
PURPOSE: To compare the nasoendoscopic findings related to the velopharyngeal gap among patients with cleft palate who underwent the Furlow (F) technique and those who underwent the von Langenbeck (vL) technique for primary palatal surgery, who remained with velopharyngeal insufficiency (VPI). METHODS: The analyzed data were retrieved from the institution's data of recordings of nasoendoscopic exams. The sample comprised 70 recorded nasoendoscopic exams obtained from 22 patients who underwent the F technique and from 48 who underwent the vL technique during primary palatoplasty, who remained with VPI after surgery and were submitted to nasoendoscopy, between the ages of 5 and 15 years (mean age: 8 years), for definition of the best treatment for VPI. The images were edited into a DVD in a randomized sequence to be assessed by three experienced speech language pathologists regarding displacement and excursion of the soft palate; displacement and excursion of lateral pharyngeal's walls; displacement and excursion of the posterior pharyngeal's wall; and presence of the Passavant ridge and size and type of velopharyngeal gap. RESULTS: The results of the comparison of measurements between F and vL groups were not statistically significant. CONCLUSION: The surgical technique used in primary palatoplasty was not relevant to determine the difference in the size of the velopharyngeal gap for patients who maintained VPI.Abstract in Portuguese:
OBJETIVOS: Mensurar e comparar a atividade elétrica dos músculos temporal, masseter e supra-hióideos de prematuros durante o aleitamento materno e por copo. MÉTODOS: Estudo transversal observacional, realizado por meio da avaliação eletromiográfica de superfície em 36 prematuros, 53% do gênero masculino, com idade gestacional média de 32 semanas e peso médio ao nascimento de 1.719 g, em aleitamento misto, com suplementação de dieta por copo, até 15 dias após a alta hospitalar. Crianças com alterações neurológicas, síndromes genéticas, malformações craniofaciais, que utilizaram mamadeira, chupeta e/ou bico intermediário de silicone foram excluídas. A atividade elétrica dos músculos temporal, masseter e supra-hióideos foi comparada nos diferentes tipos de alimentação, entre os gêneros e entre as classificações do Apgar no 1º e 5º minuto e correlacionadas às variáveis idade gestacional ao nascimento, idade corrigida, idade cronológica, peso ao nascimento, estatura e perímetro cefálico ao nascimento. RESULTADOS: Não houve diferença entre os métodos de alimentação avaliados quanto à atividade elétrica dos músculos temporal e masseter, no entanto verificou-se maior atividade da musculatura supra-hióidea durante a alimentação por copo (p=0,001). As demais variáveis não apresentaram correlação com a atividade elétrica dos músculos estudados durante os diferentes métodos de alimentação. CONCLUSÃO: Parece haver equilíbrio entre a atividade dos músculos temporal e masseter durante a alimentação ao seio materno e por copo. A musculatura supra-hióidea apresentou-se mais ativa no copo, o pode ser justificado pela maior amplitude de movimentação da língua, já que geralmente os RNPT realizam a protrusão da língua para obter o leite no copo.Abstract in English:
PURPOSE: To measure and compare the electrical activity of masseter, temporal, and suprahyoid muscles in premature newborn infants during breast-feeding and cup-feeding. METHODS: This cross-sectional observational study was carried out by the electromyographic assessment of 36 preterm infants, 53% of whom were male, with mean gestational age of 32 weeks and birth weight of 1,719 g, fed via oral route, by full breast-feeding and supplementation of diet, through cup with expressed breast milk, until 15 days after hospital discharge. Children with neurological disorders, genetic syndromes, oral-motor, and/or congenital malformations were excluded. The different methods of feeding and the variables gestational age at birth, corrected gestational age, chronological age, birth weight and size, head circumference, and Apgar scores at 1 and 5 minutes were analyzed and compared by appropriate statistical analysis. RESULTS: No difference was observed between breast-feeding and cup-feeding in the analysis of the temporal and masseter muscles. However, higher activity of suprahyoid musculature was observed during cup-feeding (p=0.001). The other variables were not correlated with the electrical activity of the muscles during the different feeding methods. CONCLUSION: There may be a balance between the activity of the temporal and masseter muscles during breast-feeding and cup-feeding. There was higher activity of suprahyoid musculature during cup-feeding. This can be explained by the greater range of tongue movement, as premature infants usually perform tongue protrusion to get the milk from the cup.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Avaliar a influência da habilidade motora oral do prematuro sobre seu desempenho alimentar oral e crescimento, durante o período de internação neonatal. MÉTODOS: Foram avaliados 51 recém-nascidos (RNs) internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal de um hospital do Sul do Brasil, entre julho 2012 e março 2013. A avaliação da habilidade de alimentação oral, segundo Lau e Smith, foi realizada após prescrição para início da alimentação por via oral (VO). O desempenho alimentar oral foi avaliado por meio das variáveis dias de transição da sonda para VO plena e tempo de internação. O crescimento foi avaliado por peso, comprimento e perímetro cefálico (PC), utilizando as curvas de Fenton, no nascimento, liberação VO, VO plena e alta hospitalar. RESULTADOS: Ao nascer, 71% dos prematuros eram adequados para idade gestacional, a maioria era do sexo masculino (53%), tendo média de 33,6 (±1,5) semanas de idade gestacional. A idade gestacional nos momentos avaliados não influenciou na habilidade oral do pré-termo, não diferindo entre os níveis. O tempo de transição da sonda para VO plena e o período de internação hospitalar foram menores quanto maior o nível de habilidade oral. Ao nascer, houve uma tendência a baixo peso e baixa habilidade oral. Na liberação da VO, as crianças do nível IV apresentaram maior peso. CONCLUSÃO: O nível de habilidade oral do prematuro interferiu positivamente no tempo de transição alimentar da sonda para VO plena e permanência hospitalar. O crescimento, representado pelo ganho de peso, não sofreu influência do nível de habilidade oral.Abstract in English:
OBJECTIVE: To evaluate the influence of oral motor skills of premature infants on their oral feeding performance and growth, during neonatal hospitalization. METHODS: Fifty-one newborns hospitalized in the neonatal intensive care unit of a hospital in Southern Brazil, between July 2012 and March 2013, were evaluated. The evaluation of oral feeding skills, according to Lau and Smith, was applied after prescription for starting oral feeding. The oral feeding performance was analyzed using the following variables: days taken to start independent oral feeding and hospital discharge. Growth was measured by weight, length, and head circumference, using the curves of Fenton, at birth, first and independent oral feeding, and hospital discharge. RESULTS: At birth, 71% preterm infants were proper for gestational age, most of them were males (53%), with average of 33.6 (±1.5) weeks of gestational age. The gestational age in the assessment did not influence the oral feeding performance of the premature infant and did not differ between levels. Time of transition from tube feeding to oral feeding and hospital stay was shorter when the oral skills were higher. At birth, there was a tendency of low weight and low oral feeding performance. Level IV premature infants in the release of oral feeding presented higher weights. CONCLUSION: The level of oral skills of the premature infant interfered positively on time of feeding transition from tube to independent oral feeding and hospital stay. Growth, represented by weight gain, was not affected by the level of oral skill.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Verificar o efeito de duas abordagens de treinamento vocal em estudantes de Fonoaudiologia, uma direta e outra indireta. MÉTODOS: Participaram 25 estudantes de Fonoaudiologia, do gênero feminino, divididas em dois grupos: treinamento direto com exercícios vocais - GTD (n=13), e treinamento indireto com orientações vocais - GTI (n=12). Os treinamentos foram conduzidos pela mesma fonoaudióloga em seis sessões, com frequência de uma sessão de 30 minutos por semana. Ambos os grupos passaram por avaliação multidimensional da voz, pré e pós-treinamento: autoavaliação vocal; Escala de Sintomas Vocais (ESV); análise perceptivo-auditiva da vogal sustentada e da fala encadeada; análise acústica da voz por meio do Perfil de Extensão Vocal (PEV) e Perfil de Extensão de Fala (PEF); e questionário de Clima de Grupo, este somente ao final do treinamento. RESULTADOS: O GTD apresentou modificações para: análise perceptivo-auditiva da vogal, que ficou menos desviada após o treinamento; ampliação da extensão de voz no PEV e PEF, o que comprova melhor rendimento vocal. Porém, o GTI não mostrou mudanças em nenhum parâmetro avaliado. No Clima de Grupo, o GTI obteve maior escore conflito do que o GTD, pois provavelmente a abordagem indireta não favoreceu trocas no grupo e não permitiu uma interação de melhor qualidade. CONCLUSÃO: A abordagem direta proporcionou maiores benefícios às estudantes do que a abordagem indireta, com modificação significativa da qualidade vocal, e pode servir de inspiração aos cursos de Fonoaudiologia a fim de prevenir as disfonias.Abstract in English:
PURPOSE: To verify the effect of two approaches of vocal training in Speech Language Pathology and Audiology students, a direct and an indirect approach. METHODS: Participants were 25 female Speech Language Pathology and Audiology students divided into two groups: direct training with vocal exercises, DTG (n=13); and indirect training with vocal orientations, ITG (n=12). The training sessions were conducted by the same speech language pathologist in six weekly sessions of 30 minutes. Both groups underwent multidimensional voice assessment, pre- and post-training: vocal self-assessment; Vocal Symptoms Scale (VSS); auditory perceptual analysis of sustained vowel and connected speech; acoustic analysis of voice through the Vocal Range Profile (VRP) and Speech Range Profile (SRP); and Group Climate Questionnaire, only at the end of training. RESULTS: The DTG showed changes in auditory perceptual analysis of vowel, which was less diverted after training; and expansion of the voice range in the VRP and SRP, which proves best vocal performance. However, the ITG showed no changes in any of the parameters evaluated. In Group Climate, the ITG obtained the highest conflict score in comparison to the DTG, probably because the indirect approach did not favor exchange in the group and did not allow a better quality interaction. CONCLUSION: The direct approach provided greater benefits to students than the indirect approach, with significant change in voice quality, and can serve as inspiration to Speech Language Pathology and Audiology courses to prevent dysphonia.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Avaliar o comportamento da função fonatória e a sensação de esforço de mulheres jovens, antes e após uma prova de uso prolongado da voz, pelo período de uma hora contínua. MÉTODOS: Participaram 20 mulheres jovens, sem alterações laríngeas, submetidas à analise acústica vocal (MDVP-Advanced, CSL- Kay Pentax(r)), avaliação perceptivo-auditiva da voz, realizada por cinco juízes, e mensuração do nível de esforço fonatório utilizando uma escala visual analógica, antes e após o uso prolongado da voz, a partir da leitura de um texto padronizado por uma hora, em intensidade e frequência vocal habitual, sem pausas para hidratação ou repouso vocal. Foram realizadas a descrição e comparação entre as variáveis e aplicado o tratamento estatístico apropriado. RESULTADOS: Os parâmetros acústicos de frequência fundamental (f0) e de frequência grave da emissão (Flo) aumentaram após uma hora de uso da voz, enquanto as medidas de intensidade do tremor (Atri), da variação da amplitude (vAm), a relação harmônico-ruído (NHR) e a taxa de fonação suave (SPI) diminuíram após a prova de uso prolongado de voz. Os juízes concordaram com a diminuição do grau geral da disfonia (kappa=0,66), da rugosidade (kappa=0,59) e soprosidade vocal (kappa=0,73); o aumento da estabilidade fonatória (kappa=0,64); a projeção vocal (kappa=0,48); o pitch (kappa=0,74) e o loudness (kappa=0,65). O esforço fonatório aumentou significativamente após a prova (p=0,003). CONCLUSÃO: Uma hora de uso prolongado da voz parece favorecer uma adaptação laríngea e aumento da atividade da musculatura adutora para manter a eficiência vocal. Entretanto, a auto percepção do esforço fonatório fica evidente e pode ser compreendido como sinal de fadiga da musculatura ocasionada pelo uso contínuo.Abstract in English:
OBJECTIVES: To evaluate the behavior of the phonatory function and the perceived strain in Brazilian young women, before and after a test of prolonged voice use test, for a period of one continuous hour. METHODS: Twenty young women without laryngeal disorders participated in the study and were submitted to vocal acoustic analysis (MDVP-Advanced, CSL-Kay Pentax(r)), perceptual voice assessment, carried out by five judges, and the measurement of speech-strain level using a visual analog scale before and after a prolonged use of the voice, from the reading of a standardized text for one hour in usual vocal intensity and frequency, without breaks for hydration or vocal rest. The description and comparison between the variables and the appropriate statistical analysis were carried out. RESULTS: The acoustic parameters of fundamental (f0) and low frequency (Flo) of the emission increased after 1 hour of voice use, while the values for the amplitude tremor intensity index (Atri), amplitude variation (vAm), noise-to-harmonic ratio (NHR), and soft phonation index (SPI) were reduced after the prolonged voice use test. The judges agreed with the decrease in the overall level of dysphonia (kappa=0.66), roughness (kappa=0.59), and vocal breathiness (kappa=0.73); increased phonatory stability (kappa=0.64); vocal projection (kappa=0.48); pitch (kappa=0.74); and loudness (kappa=0.65). The phonatory strain increased significantly after the test (p=0.003). CONCLUSION: One hour of prolonged voice use seems to favor laryngeal adaptation and increased adductor muscle activity to maintain vocal efficiency. However, the self-perception of vocal strain is evident and can be understood as a sign of muscle fatigue caused by continuous use.Abstract in Portuguese:
OBJETIVO: Revisar sistematicamente estudos que utilizaram questionários de avaliação da restrição à participação auditiva em indivíduos adultos e idosos. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Estudos, dos últimos cinco anos, foram selecionados por meio de levantamento bibliográfico, em periódicos nacionais e internacionais, nas bases de dados eletrônicas: ISI Web of Science e Biblioteca Virtual em Saúde - BIREME, que engloba as bases de dados LILACS e MEDLINE. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Estudos disponíveis na íntegra; publicados em Português, Inglês ou Espanhol; cujos participantes eram adultos e/ou idosos e que utilizaram questionário para avaliação da restrição à participação auditiva. ANÁLISE DOS DADOS: Inicialmente, os estudos foram selecionados com base na leitura dos títulos e resumos. Em seguida, os artigos foram lidos na íntegra e as informações foram incluídas no checklist do Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE). RESULTADOS: Foram encontrados 370 estudos nas bases de dados pesquisadas. Destes, 14 foram excluídos, pois foram encontrados em mais de uma base. Foi realizada análise dos títulos e resumos de 356 artigos, sendo que 40 foram selecionados para a leitura na íntegra e, ao final, 26 artigos foram selecionados. Na revisão, foram encontrados nove instrumentos para a avaliação da restrição à participação auditiva. CONCLUSÃO: Os questionários mais utilizados para avaliar a restrição à participação auditiva foram o Hearing Handicap Inventory for the Elderly (HHIE), Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA) e Hearing Handicap Inventory for the Elderly - Screening (HHIE-S). A aplicação de questionários de restrição à participação auditiva pode auxiliar na validação de decisões na pratica clínica audiológica e ser útil na prática de adaptação dos aparelhos de amplificação sonora individual e resultados da reabilitação auditiva.Abstract in English:
PURPOSE: To systematically review studies that used questionnaires for the evaluation of restriction on auditory participation in adults and the elderly. RESEARCH STRATEGY: Studies from the last five years were selected through a bibliographic collection of data in national and international journals in the following electronic databases: ISI Web of Science and Virtual Health Library - BIREME, which includes the LILACS and MEDLINE databases. SELECTION CRITERIA: Studies available fully; published in Portuguese, English, or Spanish; whose participants were adults and/or the elderly and that used questionnaires for the evaluation of restriction on auditory participation. DATA ANALYSIS: Initially, the studies were selected based on the reading of titles and abstracts. Then, the articles were fully and the information was included in the Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) checklist. RESULTS: Three-hundred seventy studies were found in the researched databases; 14 of these studies were excluded because they were found in more than one database. The titles and abstracts of 356 articles were analyzed; 40 of them were selected for full reading, of which 26 articles were finally selected. In the present review, nine instruments were found for the evaluation of restriction on auditory participation. CONCLUSION: The most used questionnaires for the assessment of the restriction on auditory participation were the Hearing Handicap Inventory for the Elderly (HHIE), Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA), and Hearing Handicap Inventory for the Elderly - Screening (HHIE-S). The use of restriction on auditory participation questionnaires can assist in validating decisions in audiology practices and be useful in the fitting of hearing aids and results of aural rehabilitation.