Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo Este estudo foi conduzido para identificar as variáveis associadas ao diagnóstico de respiração oral em crianças, baseado nos domínios multidisciplinares. Método Cento e dezenove crianças, de seis a 12 anos, realizaram uma avaliação abrangente composta por uma anamnese e exames fonoaudiológico (estruturas orofaciais e funções estomatognáticas), otorrinolaringológico (avaliação clínica e endoscópica), odontológico (conservação oral e oclusão) e fisioterapêutico (postura corporal e permeabilidade nasal). A permeabilidade nasal foi aferida utilizando-se o Pico de Fluxo Inspiratório Nasal (PFIN) e a escala NOSE (Nasal Obstruction Symptom Evaluation). Foi realizada uma regressão logística múltipla, considerando o modo respiratório como variável dependente e as covariáveis de cada avaliação multidisciplinar como variáveis associadas. Resultados Foi encontrada uma associação do diagnóstico de respiração oral com variáveis de cada domínio profissional: relato de obstrução nasal (Odds ratio - OR=5,55), tempo de uso de chupeta (OR=1,25), tipo facial convexo (OR=3,78), ângulo nasolabial obtuso (OR=4,30), postura de lábios entreabertos e abertos (OR=4,13), postura de língua no assoalho oral (OR=5,88), largura do palato duro reduzida (OR=2,99), contrações inesperadas durante a mastigação (OR=2,97), tonsilas faríngeas obstrutivas (OR=8,37), má oclusão classe II de Angle (OR=10,85) e estado gengival regular (OR=2,89). Conclusão Concluiu-se que o diagnóstico multidisciplinar é importante, uma vez que as avaliações dos domínios fonoaudiológico, otorrinolaringológico e odontológico obtiveram variáveis associadas ao diagnóstico de respiração oral. As variáveis relacionadas à postura corporal e permeabilidade nasal não foram associadas ao diagnóstico de respiração oral.Abstract in English:
ABSTRACT Purpose : This study was conducted to identify variables associated with mouth breathing diagnosis in children, based on multidisciplinary domains. Methods 119 children, six to 12 years old, underwent anamnesis, speech therapy (orofacial structures and stomatognathic functions), otorhinolaryngologic (OTRL) with clinical and endoscopic examinations, dental (occlusion) and physiotherapy (body posture and nasal patency) assessments. Nasal patency was evaluated using Peak Nasal Inspiratory Flow (PNIF) and the Nasal Obstruction Symptom Evaluation (NOSE) scale. A multiple logistic regression was performed considering breathing mode as the dependent variable and the co-variables from each multidisciplinary assessment as associated variables. Results Association with MB diagnosis was found in each professional domain with: nasal obstruction report (Odds ratio - OR=5.55), time of pacifier use (OR=1.25), convex facial type (OR=3.78), obtuse nasal angle (OR=4.30), half-open or open lip posture (OR=4.13), tongue position on the mouth floor (OR=5.88), reduced hard palate width (OR=2.99), unexpected contraction during mastication (OR=2.97), obstructive pharyngeal tonsils (OR=8.37), Angle Class II malocclusion (OR=10.85) and regular gingival maintenance (OR=2.89). Conclusion We concluded that a multidisciplinary diagnosis is important, given that each evaluation domain, including OTRL, dental and speech therapy, presented variables associated with MB diagnosis. Body posture and nasal patency variables were not associated with MB.Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo Conhecer facilitadores e barreiras no uso da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) na percepção de familiares/cuidadores e fonoaudiólogos que atuam com pessoas usuárias de CSA nos contextos familiar, social e terapêutico. Método Estudo transversal quantitativo e qualitativo com 20 fonoaudiólogos (GF) e 20 familiares e/ou cuidadores de usuários de CSA (GFC). Realizou-se a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com questionários específicos para cada grupo, videogravadas e transcritas para análise. Os dados foram categorizados, conforme critérios de relevância e repetição, em dois eixos temáticos principais: barreiras e facilitadores, contendo categorias e subcategorias. Resultados Ambos os grupos apontaram como barreiras: custo dos materiais, utilização de outras formas de comunicação, familiar como intérprete, dificuldades linguístico-cognitivas e de aceitação de uso da CSA pelos usuários, falta de compreensão/conhecimento da CSA pelos familiares e inibição da fala na percepção dos familiares. Ambos indicaram como facilitadores: utilização de recursos de alta tecnologia, versatilidade/disponibilidade, envolvimento/adesão familiar, uso contextualizado, importância do ambiente terapêutico, equipe e estratégias utilizadas. Conclusão Os principais interlocutores na implementação da CSA, profissionais ou familiares, podem se constituir como barreiras quando dificultam os usuários de exercer sua autonomia na comunicação ou facilitadores quando incentivam e utilizam a CSA com os usuários.Abstract in English:
ABSTRACT Purpose To investigate the facilitators and barriers involved in the use of Augmentative and Alternative Communication (AAC) by people with complex communication needs in social and therapeutic environments under family members/caregivers and speech-language pathologists (SLP) perceptions. Methods This is a transversal quantitative and qualitative study with 20 family members/caregivers (FCG) and 20 SLP (SLPG). The data was collected by semistructured interviews with specific questionnaires for each group; recorded and transcribed for further analysis. Data was categorized in thematic axes, categories and subcategories, using recurrent and salient criteria. The two most important topics were: barriers and facilitators. Results Both groups indicate as barriers: high material cost, using other ways to communicate, family member as interpreter, language and cognitive deficits, acceptance of AAC for users and family members, lack of comprehension of AAC and family perceptions of AAC as speech suppress. As facilitators, both groups indicate the use of high technology, versatility and availability of AAC systems, family adherence and engagement, contextualized use of AAC outside of therapeutic contexts and the importance of therapeutic setting and team support. Conclusion In this way, the main interlocutors in AAC implementation, professionals or family members can be barriers when they make it difficult for users to exercise their autonomy in communication, or facilitators when they encourage and use AAC with users.Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo Avaliar a associação entre risco psíquico e maturação da via auditiva. Método Neste estudo de coorte longitudinal, 54 crianças ouvintes (31 sem risco e 23 em risco psíquico) de 1 a 12 meses foram avaliadas. Todas foram submetidas à avaliação da maturação auditiva através dos Potenciais Evocados Auditivos Corticais. O risco psíquico foi avaliado com os Indicadores de Risco de Desenvolvimento Infantil (IRDI) e Sinais PREAUT. Uma variedade de métodos estatísticos foi utilizada para análise de resultados. Resultados A análise das latências de P1 e N1 mostraram respostas similares entre os grupos. Diferenças estatisticamente significantes entre os grupos foram observadas somente para as variáveis latência e amplitude de N1 no primeiro mês. A maturação auditiva foi significante nos dois grupos (p<0,05). Houve correlação moderada entre latência de P1 e a fase II dos IRDI, demonstrando que crianças com maior latência aos 12 meses apresentaram maior probabilidade de exibir a ausência desses indicadores na Fase II, estando em maior risco psíquico. A fase II dos IRDI também teve correlação moderada com as latências de P1 e N1 aos 6 meses e latências de N1 ao 1 mês; novamente, crianças com latência mais longa estavam em maior risco. Conclusão A menor maturação auditiva correlacionou-se com a presença de risco psíquico. Problemas na relação mãe-filho durante os primeiros 6 meses de vida são prejudiciais não apenas ao desenvolvimento cognitivo, mas também à audição. Um relacionamento frágil pode refletir diminuição da estimulação auditiva e linguística.Abstract in English:
ABSTRACT Purpose To assess the potential association between psychological risk and limited auditory pathway maturation. Methods In this longitudinal cohort study, 54 infants (31 non-risk and 23 at-risk) were assessed from age 1 to 12 months. All had normal hearing and underwent assessment of auditory maturation through cortical auditory evoked potentials testing. Psychological risk was assessed with the Child Development Risk Indicators (CDRIs) and PREAUT signs. A variety of statistical methods were used for analysis of results. Results Analysis of P1 and N1 latencies showed that responses were similar in the both groups. Statistically significant differences between-groups were observed only for the variables N1 latency and amplitude at 1 month. Significant maturation occurred in both groups (p<0.05). There was moderate correlation between P1 latency and Phase II CDRIs, which demonstrates that children with longer latencies at age 12 months were more likely to exhibit absence of these indicators in Phase II and, therefore, were at greater psychological risk. The Phase II CDRIs also correlated moderately with P1 and N1 latencies at 6 months and N1 latencies at 1 month; again, children with longer latency were at increased risk. Conclusion Less auditory pathway maturation correlated with presence of psychological risk. Problems in the mother-infant relationship during the first 6 months of life are detrimental not only to cognitive development, but also to hearing. A fragile relationship may reflect decreased auditory and linguistic stimulation.Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo Investigar o desempenho de falantes do português brasileiro no Test of Narrative Language e correlacionar o desempenho nas tarefas de produção e compreensão da narrativa. Método Participaram 140 indivíduos, entre 5 e 11 anos e 11 meses de idade com desenvolvimento típico de linguagem, divididos de acordo com a faixa etária. Resultados Diferença significativa foi encontrada entre o grupo de 5 anos e todos os demais grupos etários, bem como para o grupo de 6 anos quando comparado ao grupo de 8, 9, 10 e 11 anos. O grupo de 7 anos não diferiu estatisticamente dos grupos de 6 e 8 anos. Metade do grupo de 7 anos cursava o primeiro ano e a outra metade, o segundo ano, o que pode ter contribuído para a não diferenciação do grupo com as faixas etárias fronteiriças. Não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos a partir dos 8 anos. Observou-se correlação positiva entre o desempenho de compreensão e produção nos grupos etários de 5, 6 e 7 anos, o que não ocorreu para os demais grupos. Conclusão O teste diferenciou as faixas etárias de 5, 6 e 7 anos, o que não ocorreu nas faixas etárias a partir dos 8 anos. Também, a partir dos 8 anos, não foi encontrada correlação entre a produção e a compreensão narrativa, sinalizando o domínio de ambas as habilidades a partir desta faixa etária.Abstract in English:
ABSTRACT Purpose Investigate the performance of native speakers of Brazilian Portuguese in the Test of Narrative Language (TNL) and correlate their performance in its oral narration and narrative comprehension subtests. Methods Participants were 140 individuals with typical language development aged 5-0 to 11-11 (years-months) divided according to age group. Results Statistically significant difference was observed between the 5-year-old group and all the other age groups and between the 6-year-old group and the 8-, 9-, 10- and 11-year-old groups. The 7-year-old group did not differ from the 6- and 8-year-old groups. Half of the 7-year-old group was in 1st grade of Elementary School and the other half was in 2nd grade, which may have contributed to the non-differentiation between this group and its border-age groups. No statistically significant difference was found between groups as of the age of eight years. Positive correlation was observed between performance in the narrative comprehension and oral narration subtests of the TNL in the 5-, 6- and 7-year-old groups, which did not occur for the other age groups. Conclusion The Test of Narrative Language differentiated the 5-, 6- and 7-year-old groups, but did not differentiate groups as of the age of eight years. No correlation was found between performance in the oral narration and narrative comprehension subtests of the TNL as of the age of eight years, which suggests mastery of both skills from this age.Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo Verificar indicadores de desenvolvimento cognitivo, habilidades de linguagem receptiva e padrões comportamentais adaptativos em pré-escolares com Síndrome de Williams (SW). Método A amostra foi composta por 8 crianças de ambos os sexos, com idade entre 48 e 72 meses com SW. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram Denver Developmental Screening Test II; Peabody Picture Vocabulary Test; Escala de comportamento adaptativo Vineland; Child Behavior Checklist (CBCL) para as idades 1½-5 e 6 a 18; Inventário de Problemas de Comportamento (BPI-01) e Escala de Maturidade Mental Columbia. Resultados Os principais prejuízos de desenvolvimento foram associados a habilidades motoras finas e habilidades de cuidados pessoais. Os déficits em linguagem receptiva e habilidades de comunicação foram relatados de acordo com o PPVT e Denver II, respectivamente. Os cuidadores relataram problemas comportamentais e emocionais associados às escalas de ansiedade e depressão e de problemas de atenção do CBCL. Conclusão Os pré-escolares demonstraram déficits no funcionamento adaptativo e dificuldades comportamentais, motoras e cognitivas, como desatenção e hiperatividade, estereotipias e comportamento agressivo.Abstract in English:
ABSTRACT Purpose To verify indicators of cognitive development, receptive language skills and adaptive behavioral patterns in toddlers with Williams syndrome (WS). Methods The sample comprised 8 children of both sex, aged between 48 and 72 months with WS. Instruments of data collection were Denver Developmental Screening Test II; Peabody Picture Vocabulary Test; Vineland Adaptive Behavior Scale; Child Behavior Checklist for Ages 1½-5and 6 to 18; Columbia Mental Maturity Scale (CMMS), and Behavior Problems Inventory-01. Results The major developmental impairments were associated with fine motor skills and personal care abilities. Deficits in receptive language and communication skills were reported according to the PPVT and Denver II, respectively. The caregivers reported behavioral and emotional problems associated to anxiety and depression, and attention problems scales of CBCL. Conclusion The toddlers demonstrated deficits in adaptive functioning and behavioral, motor and cognitive difficulties such as inattention and hyperactivity, stereotypies and aggressive behavior.Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo Elaborar um instrumento para avalição de compreensão de leitura textual e verificar a influência do vocabulário receptivo na compreensão de leitura de escolares típicos de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Método Todos os preceitos éticos foram realizados. Participaram do estudo 69 estudantes de 3º, 4º e 5º anos, com média de idade de 8,2, 9,2 e 10 anos, respectivamente, sendo 35 meninas, que tiveram classificação típica no Teste de Desempenho Escolar. Metade da amostra realizou a prova de compreensão de leitura pelo método de perguntas e respostas, e a outra metade fez a prova com a técnica de Cloze. Todos os escolares realizaram o Teste de Vocabulário de Figuras USP com 139 estímulos. Resultados Os escolares apresentaram bom desempenho em vocabulário receptivo, apesar do nível socioeconômico baixo. Os escolares tiveram melhor desempenho em perguntas explícitas do que em implícitas. Demonstraram desempenho mais homogêneo e semelhante entre os anos escolares na técnica de Cloze . Não foram observados resultados conclusivos quanto à correlação entre vocabulário receptivo e compreensão de leitura pelos dois métodos. Conclusão Há indícios da influência do vocabulário sobre a compreensão de leitura textual, principalmente no método de perguntas e respostas. O instrumento elaborado, incluindo dois métodos avaliativos da compreensão de leitura, é eficiente para investigação e caracterização da compreensão de leitura textual em escolares típicos do 3º, 4º e 5º anos, sendo que ambos os métodos diferenciaram de forma significativa os escolares de 3º e 5º anos.Abstract in English:
ABSTRACT Purpose Prepare an instrument to evaluate reading comprehension and verify the influence of receptive vocabulary on the reading comprehension of 3rd to 5th-grade Elementary School students with typical development. Methods All ethical precepts were accomplished. Study participants were 69 3rd-, 4th- and 5th-grade students (35 girls) with mean ages of 8.2, 9.2, and 10 years, respectively, with typical development in the School Performance Test. Half of the sample underwent the reading comprehension test using the question-and-answer method and the other half took the test using the Cloze technique. All students completed the Teste de Vocabulário por Figuras USP (TVFUSP) with 139 stimuli. Results The schoolchildren presented good performance in receptive vocabulary despite their low socioeconomic level. Better performance was observed in explicit questions compared with that in implicit questions. Students demonstrated more homogeneous and similar performance between the school years in the Cloze technique. No conclusive results were found regarding the correlation between receptive vocabulary and reading comprehension by the two methods. Conclusion There is evidence of the influence of receptive vocabulary on the reading comprehension of texts, mainly in the question-and-answer method. The prepared instrument, including both assessment methods of reading comprehension, is efficient to investigate and characterize the reading comprehension of 3rd to 5th-grade Elementary School students, and both methods significantly differentiated students in the 3rd and 5th grades.Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo Investigar a percepção auditiva de juízes leigos quanto ao gênero de mulheres com edema de Reinke, relacionada com o grau do edema e a frequência fundamental da voz. Método Estudo observacional, analítico e transversal. Participaram 46 juízes leigos que analisaram 48 vozes disfônicas - 24 vozes de mulheres com Edema de Reinke (Grupo Edema de Reinke - GER) e 24 vozes de mulheres e homens com outros tipos de disfonias (Grupo Controle - GC). Os juízes analisaram a contagem de números de 1 a 10 e julgaram as vozes como pertencentes a homem ou mulher, além de descreverem também se tinham certeza ou dúvida quanto à resposta. Os resultados do GER foram associados ao Grau do Edema (1, 2 ou 3) e à frequência fundamental média (F0), analisada por meio da vogal /Ɛ/. Resultados Observou-se que a porcentagem de erros em relação ao gênero foi maior no GER quando comparada à do GC, o percentual de certezas quanto ao gênero foi maior no GC. No GER, edemas de grau 1 ocasionaram menos erros quando comparados aos graus 2 e 3. A média da F0 das mulheres cujas vozes foram julgadas como masculinas (141 Hz) foi menor do que as identificadas corretamente (149 Hz). Conclusão Por meio da avaliação de juízes leigos, as vozes das mulheres com edema de Reinke são identificadas como vozes masculinas. O aumento do grau do edema e a redução da F0 estão relacionados à maior quantidade de erros e/ou dúvidas em relação à identificação do gênero de mulheres com edema de Reinke .Abstract in English:
ABSTRACT Purpose To investigate the auditory perception of lay judges of the voice gender identification of women with Reinke's edema and to associate it with its severity and fundamental frequency (F0). Methods This is an observational, analytical and cross-sectional study. A total of 46 lay judges analyzed 48 samples (counting numbers 1 to 10) of 24 women with Reinke’s edema – the Reinke’s Edema Group (REG) and 24 individuals, men and women, with other types of voice disorders – Control Group (CG). The judges had to classify the voices as being of a man or a woman. Additionally, they needed to indicate their certainty or not about their choice. Results were associated with the severity of the Reinke’s edema (Type 1, 2 or 3) and the F0 (extracted from the vowel /Ɛ/). Results Misidentification of gender was higher in the REG and certainty about the choice was higher in the CG. Type 1 cases caused fewer misidentifications compared to type 2 and 3. The women’s voices that were identified as male voices had a lower F0 (141Hz) when compared to voices that were correctly identified (149Hz). Conclusion Women with Reinke's edema are frequently identified as men. Lower F0 was related with more misidentification and less certainty when assessing the speaker’s gender.Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo Avaliar os limiares auditivos nas altas frequências, buscando comparar as respostas entre as orelhas, verificar a correlação do nível de audibilidade com o aumento da idade e analisar as respostas por frequência para adultos normo-ouvintes. Método Este estudo foi prospectivo, quantitativo e transversal, com amostra por conveniência. Fizeram parte da amostra 60 sujeitos, com idade entre 18 e 58 anos, média de idade de 25,8 anos, com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade de 250 a 8000 Hz e normalidade de resultados nas medidas de imitância acústica. Para a pesquisa das altas frequências foi utilizado o equipamento de modelo AS10 HF da marca Interacoustics com fones de ouvido do tipo KOSS R/80 e com limiares expressos em dBNPS. Resultados Quanto aos limiares de audibilidade há um aumento para a orelha direita, com significância estatística em 10, 11 e 14 kHz e uma tendência à significância em 13 kHz, assim como a partir da frequência de 14 kHz há um aumento progressivo diretamente proporcional à frequência bilateralmente e quanto maior for a idade dos indivíduos, maiores serão os limiares para todas as frequências. Conclusão Os limiares de audibilidade de altas frequências tornam-se maiores com um aumento progressivo proporcional ao avanço de frequência e idade de indivíduos normo-ouvintes com valores mais elevados para a orelha direita.Abstract in English:
ABSTRACT Purpose Evaluate high-frequency auditory thresholds, seeking to compare responses between the ears, to verify the correlation between hearing level and aging and analyze frequency responses in normal hearing adults. Methods This is a prospective, quantitative, transversal study conducted with a convenience sample. Study participants were 60 individuals aged 18 to 58 years (mean=25.82) with auditory thresholds within normality standards (250-8000 Hz) and normal results in acoustic immittance measurements. High-frequency pure-tone hearing thresholds were determined using an Interacoustics AS10HF audiometer with electrodynamic high-fidelity KOSS R/80 headphones, with thresholds expressed in dBNPS. Results Hearing thresholds showed an increase for the right ear with statistical significance at the 10, 11 and 14 kHz frequencies and a tendency to significance at 13 kHz. As of the 14 kHz frequency, a progressive increase directly proportional to the frequency was observed bilaterally, with the thresholds increasing proportionally to age advancement for all frequencies. Conclusion High-frequency auditory thresholds progressively increase proportionally to frequency and age advancement in normal hearing individuals, with higher values for the right ear.Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo analisar os efeitos do Programa Integral de Reabilitação Vocal (PIRV) e os estágios motivacionais durante a terapia de voz em professoras com disfonia comportamental. Método estudo observacional longitudinal retrospectivo com dados de prontuários de 33 professoras referente à análise perceptivo-auditiva, acústica, autopercepção vocal e Protocolo de Índice de Desvantagem Vocal (IDV-10) nas situações pré e pós-fonoterapia e estágios motivacionais de adesão ao tratamento. Resultados Na avaliação perceptivo-auditiva da voz, 64,7% das participantes melhoraram a qualidade vocal pós-fonoterapia. Quando comparados os momentos pré e pós-fonoterapia, observou-se que 82,4% das professoras melhoraram a voz segundo a autopercepção. O IDV-10 não mostrou diferença entre os momentos pré e pós-fonoterapia (p=0,879). Na análise acústica da voz, observou-se melhora da média de todos os parâmetros avaliados. Houve associação estatisticamente significante na análise entre os momentos pré e pós-fonoterapia apenas nas variáveis tempo máximo de fonação e shimmer. A maioria das professoras encontrou-se no estágio de contemplação na escala URICA-VOZ. Não houve significância estatística na análise de associação entre o IDV-10, análise perceptivo-auditiva, tempo máximo de fonação e parâmetros da análise acústica com a autopercepção vocal das professoras e com a avaliação perceptivo-auditiva da voz. Conclusão o uso do PIRV para tratamento de disfonias comportamentais promoveu resultados positivos quando comparada a avaliação vocal antes e após tratamento. Quanto à motivação, as professoras acreditavam com firmeza na possibilidade de enfrentar o problema, mas ainda sem muito esforço para mudar essa situação.Abstract in English:
ABSTRACT Purpose Analyze the effects of the Comprehensive Vocal Rehabilitation Program (CVRP) and the motivational stages during speech therapy in teachers with behavioral dysphonia. Methods Retrospective, longitudinal, observational study using data from the medical records of 33 teachers regarding auditory-perceptual, acoustic, self-perception analyses and the Voice Handicap Index (VHI-10) protocol in pre- and post-speech therapy situations, and motivational stages of adherence to treatment. Results Auditory-perceptual assessment of the voice showed that 64.7% of the participants improved voice quality post-speech therapy. Comparison between the pre- and post-speech therapy moments showed that 82.4% of the teachers improved their voice according to self-perception. The VHI-10 showed no statistically significant difference between the pre- and post-speech therapy moments (p=0.879). Acoustic analysis of the voice showed improvement in the means of all evaluated parameters. Statistically significant correlation was observed in the analysis between the pre- and post-speech therapy moments only for the variables maximum phonation time and shimmer. Most of the teachers were at the stage of contemplation on the URICA-VOICE scale. No statistical significance was observed in the correlation analysis between VHI-10, auditory-perceptual assessment of the voice, maximum phonation time, and parameters of acoustic analysis with vocal self-perception of teachers and with auditory-perceptual assessment of voice. Conclusion The use of CVRP for the treatment of behavioral dysphonia presented positive results in the pre- and post-speech therapy evaluation. As for motivation, the teachers strongly believed in the possibility of facing the problem, but still without much effort to change this situation.Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo Analisar e comparar o desempenho cognitivo-linguístico de uma criança usuária de implante coclear em relação aos seus pares ouvintes em processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Método A amostra foi constituída por 11 crianças (na faixa etária de 7 a 10 anos de idade) ouvintes e uma usuária de implante coclear na orelha direita, matriculadas no 3º ano do ensino fundamental. O instrumento de avaliação utilizado foi o Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-linguísticas. Os dados referentes às crianças foram transcritos e analisados utilizando-se a estatística descritiva. Resultados Os subtestes que apresentaram o maior percentual de crianças com desempenho superior foram: alfabeto em sequência (82%); leitura de pseudopalavras (82%); segmentação silábica (73%); repetição de palavras (82%); cópia de formas (72%); nomeação rápida (100%). Desses subtestes, a criança usuária de implante coclear apresentou desempenho superior em todos, exceto o de repetição de palavras, em que obteve desempenho médio. No subteste de ritmo, nenhuma criança obteve desempenho superior e a usuária de implante coclear obteve desempenho inferior. Conclusão A criança usuária de implante coclear apresentou um perfil cognitivo-linguístico bastante semelhante ao dos seus pares ouvintes. Ao que parece, as dificuldades de realização de algumas tarefas cognitivo-linguísticas estão relacionadas a fatores que vão além da integridade auditiva, haja vista que, em alguns subtestes, crianças ouvintes, obtiveram desempenho abaixo do esperado.Abstract in English:
ABSTRACT Purpose When children becom cochlear implant users, they have already had the opportunity to develop phonological skills; however, it is possible that they miss sound information during speech and, consequently, present difficulties in competences associated with the learning of reading and writing. Methods The study sample consisted of 11 normal hearing children aged 7-10 years and a right-ear cochlear implant user enrolled in the 3rd grade of Elementary School. The Cognitive-Linguistic Assessment protocol was used to evaluate the study participants. Data were transcribed and analyzed using descriptive statistics. Results The following sub-tests presented the highest percentage of children with superior performance: alphabet in sequence (82%), reading of pseudo-words (82%), syllable segmentation (73%), word repetition (82%), copying of shapes (72%), and rapid naming (100%).The cochlear implant user presented superior performance in all the sub-tests except for word repetition, in which average performance was observed. In the rhythm sub-test, none of the normal hearing children presented superior performance, and the cochlear implant user performed poorly. Discussion It was possible to observe that the condition of being a cochlear implant user is not the only determinant for a child's school failure. There are issues that go beyond auditory integrity, because some normal hearing children performed poorly in sub-tests such as repetition of pseudo-words, rhythm, and alliteration. Conclusion The cochlear implant user presented a cognitive-linguistic profile very similar to those of his hearing peers.Abstract in Portuguese:
RESUMO Objetivo Caracterizar o desempenho em aspectos fonoaudiológicos de pacientes ambulatoriais segundo as categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ). Método Trata-se de estudo observacional descritivo, baseado em análise retrospectiva de dados secundários coletados em serviço fonoaudiológico ambulatorial da rede pública, com prontuários de pacientes com idades entre 5 e 16 anos avaliados entre 2010 e 2014. Foram analisados elementos dos relatórios de anamnese e avaliação, sendo identificadas categorias da CIF-CJ referentes aos componentes Funções do Corpo, Atividades e Participação e Fatores Ambientais. As categorias presentes foram definidas como as variáveis do estudo. Todas foram armazenadas como variáveis categóricas, sendo realizada análise descritiva por meio da distribuição de frequências. Resultados Foram incluídos 180 prontuários e das 168 categorias pré-selecionadas, 65 foram identificadas. Para as Funções do Corpo, 13 itens foram verificados, sendo a categoria com mais frequência referida em que se observa deficiência a funções mentais da linguagem. Para as 34 categorias identificadas pertencentes às Atividades e Participação, as mais frequentemente apontadas como dificuldade foram: aprender a ler – desempenho e realização das tarefas domésticas – desempenho. Das 18 categorias dos Fatores Ambientais, a descrita na maior parte dos relatórios como Barreira foi a atitudes individuais de conhecidos, pares, colegas, vizinhos e membros da comunidade. Conclusão Foram verificadas alterações em categorias dos três componentes da CIF-CJ analisados, indicando a existência de questões que afetaram o desempenho funcional em aspectos fonoaudiológicos de crianças e jovens atendidos em ambiente ambulatorial.Abstract in English:
ABSTRACT Purpose Characterize the performance of outpatients regarding aspects of communication disorders according to the categories of the International Classification of Functioning, Disability and Health - Children and Youth Version (ICF-CY). Methods This is a descriptive, observational study based on a retrospective analysis of secondary data collected at a Speech-language Pathology outpatient clinic of the public health network, from records of patients aged 5-16 years, evaluated between 2010 and 2014. Elements of anamnesis and assessment reports were analyzed with identification of ICF-CY categories related to the following components: Body Functions, Activities and Participation, and Environmental Factors. These categories were defined as the study variables, stored as categorical variables, and had their frequency distribution investigated by descriptive statistical analysis. Results One hundred eighty medical records were included in the study, and 65 of the 168 pre-selected categories were identified. As for the component Body Functions, 13 items were verified, with the category related to impairment in Mental functions of language as the most frequently mentioned. Of the 34 categories identified in the component Activities and Participation, Learning to read - Performance and Doing housework - Performance were the ones that most frequently presented difficulties. Of the 18 categories of the component Environmental Factors, the one described in most reports as Barrier was Individual attitudes of acquaintances, peers, colleagues, neighbors, and community members. Conclusion Changes were found in categories of the three components of the ICF-CY analyzed, indicating the existence of issues that affected the functional performance regarding aspects of communication disorders of children and adolescents assisted at an outpatient environment.