• Effects of photobiomodulation associated with orofacial myofactional therapy on temporomandibular joint dysfunction Artigo Original

    Alves, Giorvan Ânderson dos Santos; Gondim, Yanne Rabelo da Rocha; Lima, Jully Anne Soares de; Silva, Mayze Azevedo Pereira da; Florêncio, David Sildes Fidelis; Almeida, Larissa Nadjara Alves de; Silva, Hilton Justino da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Investigar a influência da fotobiomodulação associada à terapia miofuncional orofacial (TMO) em pacientes com disfunção temporomandibular muscular (DTM). Método Trata-se de uma pesquisa do tipo ensaio-clínico randomizado e cego, com uma amostra de 11 mulheres com DTM muscular, dividida em dois grupos. O Grupo Experimental (GE) composto por 05 voluntárias submetidas à TMO associada à fotobiomodulação, e o Grupo Controle Positivo (GC) composto por 06 mulheres submetidas à TMO associada à fotobimodulação inativa (placebo). A intervenção foi realizada em 12 sessões: uma avaliação, 10 sessões de fonoterapia associada à fotobiomodulação, e uma reavaliação. Para os desfechos foram consideradas a investigação da percepção de dor, com a Escala Visual Analógica (EVA), a investigação da sensibilidade à palpação com o protocolo Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD), e a verificação da qualidade de vida (QV) por meio do protocolo Oral Health Impact Profle – short form (OHIP-14). Resultados o GE teve aumento nas medidas dos movimentos de abertura e de protrusão mandibular, e evidenciou melhora na avaliação da QV. Conclusão A TMO quando associada à fotobiomodulação contribuiu no aumento da amplitude dos movimentos mandibulares e com ganhos importantes na percepção da qualidade de vida, e com melhora significativa nos quadros dolorosos das voluntárias com DTM.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To investigate the influence of photobiomodulation associated with orofacial myofunctional therapy (OMT) in patients with temporomandibular muscle disorders (TMD). Methods Randomized, blinded trial clinical study with a sample of eleven women with muscle TMD divided into two groups. The experimental group (EG) consisted of five women submitted to orofacial myofunctional therapy associated with photobiomodulation, and the control group (CG) consisted of six women submitted to orofacial myofunctional therapy associated with inactive photobiomodulation (placebo). The intervention was performed in the following twelve sessions: one evaluation, ten speech therapy sessions associated with photobiomodulation, and one reevaluation. For outcomes, investigation on pain perception using the visual analogue scale (VAS), investigation of palpation sensitivity with the research diagnostic criteria for temporomandibular disorders (RDC/TMD), and quality of life (QOL) verification through oral health impact profile – short form (OHIP-14) were considered. Results The EG increased measurements of mandibular movements of opening and protrusion and improved in the evaluation of QOL. Conclusion Orofacial myofunctional therapy, when associated with photobiomodulation, contributed to increase the range of mandibular movements, with important improvements in the perception of quality of life and with significant improvement in the painful conditions of volunteers with TMD.
  • Position of lips and tongue in rest in newborns with and without ankyloglossia Original Article

    Campanha, Silvia Márcia Andrade; Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Palhares, Durval Batista

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Verificar a posição de lábios e língua no repouso em recém-nascidos com e sem anquiloglossia. Método Estudo transversal, realizado com 130 recém-nascidos em um Hospital Universitário. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora e por fonoaudiólogas do Hospital. Foi coletado informações sobre idade gestacional, sexo, peso, altura, dias de vida dos recém-nascidos. Foi avaliada a posição dos lábios e língua no repouso, com os recém-nascidos adormecidos, por inspeção visual. Após os recém-nascidos serem despertos, foi realizada Triagem Neonatal do Protocolo validado de avaliação do frênulo da língua em bebês, para detecção da alteração do frênulo lingual. Os dados obtidos foram descritos e submetidos à análise estatística através do teste Qui-Quadrado, para verificar a associação entre posição dos lábios com a língua e para comparar posição de lábios e língua com e sem anquiloglossia. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para verificar o comportamento das variáveis que diferiam entre recém-nascidos com e sem anquiloglossia. Foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados Houve diferença significativa entre: peso e altura com e sem anquiloglossia; entre posição de lábios e língua. Encontrou-se também associação entre posição de língua e de lábios com e sem anquiloglossia. Conclusão Os recém-nascidos sem alteração de frênulo lingual têm a tendência de permanecerem com os lábios fechados e a língua elevada durante o repouso, e recém-nascidos com anquiloglossia, têm a tendência de manterem os lábios entreabertos e a língua baixa durante o repouso.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose Verify the position of lips and tongue at rest in newborns with and without ankyloglossia. Methods Cross-sectional study, carried out with 130 newborns in University Hospital. Data collection was performed by the researcher and speech-language pathologists from the Hospital. Information on gestational age, sex, weight, height and days of life was collected. The position of the lips and tongue at rest was evaluated through visual inspection with the newborns asleep. After the newborns were awakened, Neonatal Screening of the validated Protocol for the evaluation of the lingual frenulum for infants was performed to detect the alteration of the lingual frenulum. The data obtained were described and submitted to statistical analysis using the Chi-Square test to verify the association between the position of the lips with the tongue and to compare the position of the lips and tongue with and without ankyloglossia. The Mann-Whitney test was used to verify the behavior of the variables the differed between newborns with and without ankyloglossia. The significance level of 5% was adopted. Results When comparing the data, a significant difference was found between: weight and height with and without ankyloglossia; position of lips and tongue. An association between the position of the tongue and lips with and without ankyloglossia was also found. Conclusion Newborns without alteration of the lingual frenulum have a tendency to remain with their lips closed and their tongue elevated during rest and newborns with ankyloglossia have a tendency to keep their lips parted and their tongue low during rest.
  • Factors associated with the initiation of breastfeeding in a maternity hospital in Lima, Peru Artigo Original

    Rech, Rafaela Soares; Chávez, Bertha Angélica; Fernandez, Pili Berrios; Fridman, Camila Goldstein; Faustino-Silva, Daniel Demétrio; Hilgert, Juliana Balbinot; Hugo, Fernando Neves

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Verificar os fatores anatomofisiológicos, psicológicos, socioculturais do binômio mãe neonato e sua associação com o início da prática do aleitamento materno. Método Estudo transversal realizado em uma Maternidade de Lima Peru. A amostra foi de 304 neonatos sadios e suas respectivas mães. O desempenho na amamentação foi estimado por avaliação clínica utilizando-se a escala de Avaliação Clínica da Eficácia da Amamentação e a autopercepção materna pela Escala de Autoeficácia da Amamentação. Razões de Prevalência (RP) multivariadas foram estimadas pela Regressão de Poisson com Variância Robusta e intervalos de confiança (IC) de 95%. Resultados A prevalência de baixo desempenho clínico na amamentação foi de 27,6%. Primíparas associarem-se a maior prevalência de baixo desempenho quando não confiavam em ter sucesso [RP:2,02(IC95%:1,18-3,44)] e menor prevalência em ter boa pega [RP:0,52(IC95%:0,29-0,95)], assim como em enfrentar com êxito [RP:0,59(IC95%:0,37-0,91)]. As multíparas, apresentaram maior prevalência quando não confiavam em manter-se motivadas [RP:3,47(IC95%:1,67-7,22)] e em acalmar o neonato [RP:4,07(IC95%:1,83-9,95)]. Houve menor prevalência em manter o neonato acordado [RP:0,32(IC95%:0,14-0,75)] e quando não se sentiam confiantes na presença de seus familiares [RP:0,29(IC95%:0,13-0,64)]. Conclusão É importante que profissionais da saúde estejam atentos às questões emocionais, sociais e culturais para a promoção de um aleitamento materno com qualidade.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To verify the anatomophysiological, psychological, and sociocultural factors of the mother-newborn binomial, as well as their association with the initiation of breastfeeding. Methods Cross-sectional study conducted in a maternity hospital in Lima, Peru. The sample consisted of 304 healthy neonates and their mothers. Breastfeeding performance was estimated by clinical assessment using the Clinical Evaluation of Breastfeeding Efficacy scale and maternal self-perception by the Breastfeeding Self-Efficacy Scale. Multivariate Prevalence Ratios (PR) were estimated by Poisson Regression with Robust Variance and 95% confidence intervals (CI). Results The prevalence of clinical low breastfeeding performance was 27.6%. Primiparous women were associated with higher prevalence of low performance when they did not trust to succeed [PR:2.02(95%CI:1.18-3.44)] and lower prevalence in having a good latch [PR:0.52(95%CI:0.29-0.95)], as well as in coping successfully [PR:0.59(95%CI:0.37-0.91)]. Multiparous women showed higher prevalence when they were not confident in staying motivated [PR:3.47(95%CI:1.67-7.22)] and in calming the neonate [PR:4.07(95%CI:1.83-9.95)]. There was lower prevalence in keeping the neonate awake [PR:0.32(95%CI:0.14-0.75)] and when they did not feel confident in the presence of their family [PR:0.29(95%CI:0.13-0.64)]. Conclusion It is important that health professionals be aware of emotional, social, and cultural issues to promote quality breastfeeding.
  • Occurrence of reading and writing cognitive processes and perception visual skills in students with Visual Dyslexia Artigo Orginal

    Mantovani, Silvana; Magro, Rafael Ribeiro; Ribeiro, Rita de Cassia Helu Mendonca; Marini, Adriana Maira; Martins, Marielza Regina Ismael

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Avaliar e classificar escolares disléxicos visuais, considerando que, subtipos de dislexia do desenvolvimento não são diferenciados na maioria dos diagnósticos e que os mesmos incidem em uma abordagem generalizada. Método Estudo transversal, observacional, analítico composto de 80 escolares, divididos em dois grupos, GA (disléxicos) e GB (sem queixa de dificuldade de aprendizagem) aplicando o PROLEC (prova de avaliação dos processos de leitura), o TVPS–3 (Teste Visual de Habilidades Perceptuais) e TPMBO (Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky) – subtestes 7 e 8. Resultados Comparando os grupos, os escolares do GA apresentaram desempenho inferior em todas as provas do PROLEC e no teste do TVPS−3. A execução nos testes de coordenação visuomotora e destreza manual do TPMBO foram inferiores. Em uma segunda etapa, triando os disléxicos visuais foram encontrados 12 (30%) escolares, que apresentaram melhor desempenho na leitura de palavras frequentes, quando comparados ao desempenho na leitura de palavras não frequentes e pseudopalavras. Nas habilidades perceptuais visuais (TVPS-3), obtiveram valores abaixo de 50%, exceto na subescala constância de forma. As ocorrências de trocas na leitura em voz alta, foram em confusão de letras, silabas ou palavras com pouca diferença na forma de escrever, mas diferentes na direção, os mesmos escolares não apresentaram trocas ou confusões entre letras, que possuem mesmo ponto e modo articulatório, e cujos sons são acusticamente próximos. Conclusão Assim caracterizar o subtipo da dislexia é fundamental, porque a aplicação das técnicas terapêuticas, dependerá do correto enfoque das alterações observadas. Portanto, é necessário um diagnóstico exato e multidisciplinar.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose to evaluate and classify visual dyslexic students, considering that developmental dyslexia subtypes are not differentiated in most diagnoses and that they affect a generalized approach. Methods Cross-sectional, observational, analytical study composed of 80 students, divided into two groups, GA (dyslexics) and GB (without complaints of learning difficulties) using PROLEC (proof of assessment of reading processes), TVPS – 3 (Visual Test of Perceptual Skills) and TPMBO (Bruininks-Oseretsky Motor Proficiency Test) - subtests 7 and 8. Results Comparing the groups, the students of GA presented inferior performance in all the PROLEC tests and in the TVPS3 tests. The TPMBO tests of visuomotor coordination and manual dexterity tests were inferior. In a second stage, screening the visual dyslexics, 12 (30%) schoolchildren were found, who presented better performance in reading frequent words, when compared to the performance in reading infrequent words and pseudowords. In the visual perceptual skills (TVPS-3), they obtained values below 50%, except for the subscale constancy of form. The occurrences of exchanges in reading aloud were in confusion of letters, syllables or words with little difference in the way of writing, but different in the direction, the same students did not present exchanges or confusions between letters, which have the same point and manner of articulation, and whose sounds are acoustically close. Conclusion Thus, characterizing the dyslexia subtype is fundamental, because the application of therapeutic techniques will depend on the correct focus of the observed changes. Therefore, an accurate and multidisciplinary diagnosis is required.
  • Risk factors for fine and gross motor development in preterm and term infants Original Article

    Bortagarai, Francine Manara; Moraes, Anaelena Bragança de; Pichini, Fernanda dos Santos; Souza, Ana Paula Ramos de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Investigar a associação de fatores sociodemográficos, obstétricos e psíquicos com atraso no desenvolvimento motor fino e grosso, em crianças nascidas a termo e prematuras. Método Os bebês nascidos a termo e pré-termo foram avaliados pelo teste Denver II para motricidade fina e grossa em três fases: 165 crianças na fase 1 (3 meses e 1 dia a 4 meses e 29 dias), 130 crianças na fase 2 (8 meses e 1 dias a 9 meses e 29 dias) e 102 crianças na fase 3 (11 meses e 1 dia a 12 meses e 29 dias). Os dados sociodemográficos, obstétricos e psicossociais foram obtidos em entrevista inicial e o risco psíquico foi avaliado pelos indicadores clínicos de risco ao desenvolvimento infantil e pelos sinais PREAUT. A análise estatística foi realizada por meio de regressão logística. Resultados Os fatores significativos na associação com atraso motor fino e grosseiro foram: histórico gestacional e obstétrico materno (gravidez planejada, tipo de parto, número de consultas pré-natais, uso de medicamentos e intercorrência gestacional), características e riscos biológicos do bebê (sexo, ventilação mecânica, dificuldade de alimentação), fatores sociodemográficos (carreira e nível de escolaridade materna, número de filhos e pessoas na casa) e questões psicossociais relacionadas à participação rotineira da família e presença de risco psíquico. Conclusão Houve associação significativa entre atraso no desenvolvimento motor dos lactentes, variáveis ambientais e biológicas, com ênfase no risco psíquico.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To investigate the association of sociodemographic, obstetrical and psychosocial factors with fine and gross motor developmental delay in preterm and term infants, in the age group of three months and one day to twelve months and twenty-nine days. Methods The term and preterm infants were evaluated by the Denver II Test for fine and gross motor skills, investigated in three phases: 165 infants in phase 1 (3 months and 1 day to 4 months and 29 days), 130 infants in stage 2 (8 months and 1 day to 9 months and 29 days) and 102 infants in phase 3 (11 months and 1 day to 12 months and 29 days). Sociodemographic, obstetrical and psychosocial data were obtained through an initial interview with family members and the psychic risk assessment through the Child Development Risk Indicators and PREAUT protocols. Statistical analysis was performed using the logistic regression model. Results Significant factors in the association with fine and gross motor delay were: maternal gestational and obstetric history (planned pregnancy, type of delivery, number of prenatal consultations, use of medication and gestational intercurrence), features and biological risks of the baby (gender, mechanical ventilation, feeding difficulty), sociodemographic factors (career and level of maternal schooling, number of children and people in the house) and psychosocial issues concerning to the family routine participation and presence of psychic risk. Conclusion There was a significant association between motor development delay of the infants, environmental and biological variables, with emphasis on psychic risk.
  • Do vocabulary and narrative skills correlate in preschoolers with typical language development? Artigo Original

    Souza, Marcelle Stella de Lima; Cáceres-Assenço, Ana Manhani

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Caracterizar o desempenho de pré-escolares com desenvolvimento típico de linguagem em tarefas de vocabulário expressivo e de narrativa oral e verificar possíveis correlações. Método Participaram dessa pesquisa 39 crianças com idade entre 4 a 6 anos, de ambos os gêneros, sem queixas sobre o desenvolvimento de linguagem. As mães responderam um questionário de classificação socioeconômica, enquanto para avaliação do vocabulário foi utilizada a prova de Vocabulário Expressivo do ABFW e para eliciar a narrativa oral da criança foi utilizado o livro “Frog, where are you?”. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Resultados Com relação ao vocabulário expressivo, a maioria dos pré-escolares (92,3%) apresentou designação verbal usual (DVU) total adequada para a faixa etária e os campos semânticos com maior DVU foram “animais”, “formas e cores”, “brinquedos e instrumentos musicais”, “meios de transporte” e os com menor foram “profissões” e “locais”. O tipo de narrativa predominante foi causal, seguido pela intencional. Não houve correlação entre DVU e o uso de palavras nas narrativas, mas houve correlação positiva entre o total de palavras e o número de palavras diferentes utilizadas na narrativa. Conclusão Não houve correlação entre o vocabulário expressivo (DVU) e o uso de palavras na narrativa, mas os pré-escolares que usaram mais palavras em suas narrativas também apresentaram maior variedade lexical nesta amostra.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To characterize the performance of preschoolers with typical language development in tasks of expressive vocabulary and oral narrative and to verify possible correlations. Methods The study included 39 children aged 4 to 6 years old, of both genders, with no complaints about language development. Mothers answered a questionnaire of socioeconomic classification, while the ABFW Vocabulary Test was used to evaluate the vocabulary and the book “Frog, where are you?” was used to elicit the child's oral narrative. The data collected were submitted to descriptive and inferential statistical analysis. Results Regarding expressive vocabulary, the majority of preschoolers (92.3%) had the usual verbal designation (UVD) suitable for the age group, and the semantic fields with the highest UVD were “animals”, “shapes and colors”, “toys and musical instruments”, “transportation” and those with children were “professions” and “local”. The predominant type of narrative was causal, followed by intentional. There was no correlation between UVD and the use of words in the narratives, but there was a positive correlation between the total and the number of different words used in the narrative. Conclusion There was no correlation between the expressive vocabulary (UVD) and the use of words in the narrative, but the preschoolers who used more words in their narratives also showed greater lexical variety in this sample.
  • Speech Intelligibility Index and the Ling 6(HL) test: correlations in pediatric hearing aid users Artigo Original

    Souza, Marilia Rodrigues Freitas de; Iorio, Maria Cecília Martinelli

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Avaliar a audibilidade de fala em crianças usuárias de próteses auditivas e correlacionar o Índice de Inteligibilidade de Fala à detecção de fonemas. Método 22 crianças e adolescentes usuários de próteses auditivas passaram por avaliação audiológica básica, verificação in situ (e consequente obtenção do Índice de Inteligibilidade de Fala - SII - para condições com e sem próteses auditivas) e pesquisa dos limiares de detecção para fonemas por meio do teste Ling-6(HL). Resultados O SII médio foi 25,1 sem próteses auditivas e 68,9 com amplificação (p <0,001*). Os limiares de detecção de fonemas em campo livre, em dBNA, foram, sem amplificação /m/=29,9, /u/=29,5, /a/=35,5, /i/=30,8, /∫/=44,2 e /s/=44,9, e com amplificação /m/=13,0, /u/=11,5 /a/=14,3, /i/=15,4, /∫/=20,4 e /s/=23,1 (p <0,001*). Houve correlação negativa entre SII e os limiares de todos os fonemas na condição sem próteses (p≤0,001*) e entre SII e o limiar do /s/ com próteses (p = 0,036*). Conclusão Os limiares de detecção de todos os fonemas são menores do que na condição sem próteses. Há correlação negativa entre SII e os limiares de todos os fonemas na situação sem próteses e entre SII e o limiar de detecção do fonema /s/ na situação com próteses auditivas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To evaluate speech audibility in schoolchildren hearing aids users and correlate the Speech Intelligibility Index to phonemes detecion. Methods 22 children and adolescents hearing aids users, underwent audiological evaluation, in situ verification (and consequent obtaining the Speech Intelligibility Index - SII - for conditions with and without hearing aids) and detection thresholds for phonemes by Ling-6 (HL) test. Results The average value for the SII was 25.1 without hearing aids and 68.9 with amplification (p <0.001 *). The phoneme detection thresholds in free field, in dBHL, were, without amplification /m/ = 29.9, /u/ = 29.5, /a/ = 35.5, /i/ = 30.8, /∫/ = 44.2 e /s/ = 44.9, and with amplification /m/ = 13.0, /u/ = 11.5 /a/ = 14.3, /i/ = 15.4, /∫/ = 20.4 e /s/ = 23.1 (p<0.001*). There was a negative correlation between SII and the thresholds of all phonemes in the condition without hearing aids (p≤0.001*) and between SII and the /s/ threshold with hearing aids (p = 0.036*). Conclusion The detection thresholds for all phonemes are lower than without hearing aids. There is a negative correlation between SII and the thresholds of all phonemes in the situation without hearing aids and between SII and the detection threshold of the phoneme / s / in the situation with hearing aids.
  • Biomechanics of the tongue during swallowing after total laryngectomy: an integrative review Revisão Sistemática

    Anjos, Larissa Mendonça dos; Ferreira, Thiago Emerson dos Santos; Pernambuco, Leandro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Sintetizar o estado do conhecimento científico sobre biomecânica da língua durante a deglutição após laringectomia total. Estratégia de pesquisa Formulou-se a questão PICO e combinações de descritores e termos livres para busca nas bases de dados PubMed/Medline, EMBASE, LILACS e SciELO. Critérios de seleção incluíram-se artigos nos idiomas português, inglês ou espanhol; sem limite de tempo; com resultados sobre a biomecânica da língua durante a deglutição em laringectomizados totais; e estudos do tipo ensaio clínico randomizado ou não randomizado, coorte, caso controle, transversal, série de casos e estudos de caso. Análise dos dados analisou-se ano, país, população, objetivo, delineamento do estudo, instrumentos de avaliação, principais desfechos e qualidade metodológica. Resultados Foram incluídos quatro estudos realizados nos Estados Unidos, um na Austrália e um no Brasil, publicados entre 1986 e 2014. Em todos os estudos incluídos a biomecânica da língua foi um desfecho secundário. A maioria dos artigos teve baixa qualidade metodológica, com amostras pequenas, predomínio do sexo masculino e desenho transversal prevalente. Os instrumentos de avaliação foram videofluoroscopia, manometria, acelerômetro ou dispositivo para captar pressão de língua. Resultados principais indicaram mais força de propulsão da base de língua para superar a alta resistência da neofaringe ao fluxo do bolo alimentar; redução do contato e pressão entre base de língua e parede posterior da faringe; resíduo em base de língua após deglutição; pressão aumentada e resistência reduzida da língua oral. Conclusão Existem indícios de movimentos compensatórios de língua durante a deglutição após laringectomia total, porém, as evidências científicas são insuficientes.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To synthesize the state of scientific knowledge about biomechanics of the tongue during swallowing after total laryngectomy. Research strategy The PICO question and combinations of descriptors and single terms were formulated in the PubMed/Medline, EMBASE, LILACS, and SciELO databases. Selection criteria Articles in Portuguese, English, or Spanish were included, without time limit, with results on the biomechanics of the tongue during swallowing and total laryngectomy, and studies on randomized or non-randomized clinical trials, cohort, case control, cross-sectional, case series, and case studies. Data analysis year, country, population, objective, study design, assessment methods, main outcomes, and methodological quality were analyzed. Results There were four studies in the United States, one in Australia, and one in Brazil, all published between 1986 and 2014. In all studies, the biomechanics of the tongue was the secondary outcome. Most articles had low methodological quality, small samples, predominance of the male gender, and a prevalent cross-sectional design. The assessment instruments were fluoroscopy, manometry, accelerometer or a device to capture tongue pressure. Main results indicated a higher propulsion force of the tongue base to overcome the high resistance of the neopharynx to the bolus flow, reduced contact and pressure between the base of the tongue and the posterior pharyngeal wall, residues in the tongue base after swallowing, increased pressure, and reduced resistance of the oral tongue. Conclusion There are indications of compensatory tongue movements during swallowing after total laryngectomy; however, the scientific evidence is insufficient.
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